Vous êtes sur la page 1sur 3

ESCOLA ---------------------------------Cincias Fsico-Qumicas

2009/2010 8 ANO

Ficha de Avaliao Formativa n1


Matria para a Ficha de Avaliao Sumativa

Ondas (mecnicas ou electromagnticas) e sua representao grfica; grandezas fsicas que


caracterizam as ondas: A Amplitude Comprimento de Onda T perodo f frequncia
v = f

Propagao do som (em que meios se propaga, velocidade de propagao e energia


transportada pelas ondas);

Propagao da luz (em que meios se propaga, velocidade de propagao e energia


transportada pelas ondas); O que nos permite ver os objectos; Espectro Electromagntico; Espectro da luz visvel e disperso da luz; A cor dos objectos; Propagao rectilnea, raios e feixes luminosos. Para cada questo, assinala com um (X) a resposta correcta. 1. Um corpo que emite luz prpria chama-se: fonte de luz. receptor de luz. detector de luz. 2. Vemos os objectos quando: A. eles reenviam para os nossos olhos a luz que os nossos olhos lhes enviam. B. eles reenviam para os nossos olhos a luz que receberam de um objecto luminoso. C. eles reenviam para os nossos olhos a luz que receberam de um objecto iluminado. 3. Nos nossos olhos existe uma lente que se chama: A. ris. B. cristalino. C. pupila.
1

A. B. C.

4. A imagem dos objectos forma-se na retina dos nossos olhos e : A. direita e do mesmo tamanho do objecto. B. direita e menor do que o objecto. C. invertida e menor do que o objecto. 5. As ondas luminosas: A. so transversais e propagam-se em diferentes meios, incluindo o vazio.

B. so longitudinais e propagam-se em diferentes meios, incluindo o vazio.


C. so transversais e no se propagam no vazio. 6. A luz propaga-se por onda, sendo verdade que:

A. a mesma onda luminosa propaga-se com igual velocidade em qualquer meio transparente.
B. ondas luminosas diferentes propagam-se com a mesma velocidade no mesmo meio transparente, qualquer que ele seja. C. ondas luminosas diferentes propagam-se com a mesma velocidade no vazio.

7. As frequncias: 2 1014 Hz, 5 1014 Hz e 9 1014 Hz correspondem:


A. a radiaes visveis. B. respectivamente, a radiaes infravermelhas, visveis e ultravioletas. C. respectivamente, a radiaes ultravioletas, visveis e infravermelhas. 8. A luz branca constituda por luz de vrias cores que podem separar-se: A. aps reflexo da luz num objecto de vidro. B. aps passagem da luz atravs do ar, como acontece quando se forma o arco-ris.

C. aps passagem da luz atravs de um objecto de vidro onde as diferentes luzes se


propagam com velocidades diferentes. 9. As cores fundamentais para a luz so: A. vermelho, azul e amarelo. B. vermelho, azul e verde. C. verde, azul e amarelo. 10. Um objecto branco: A. absorve todas as cores da luz branca. B. reflecte todas as cores da luz branca. C. pode ser observado mesmo na ausncia de luz. 11. luz do sol as folhas das plantas so verdes porque: A. absorvem luz de todas as cores, excepto o verde. B. reflectem luz de todas as cores, excepto o verde. C. absorvem apenas luz verde.

12. Um objecto que, luz do sol, reflecte luz vermelha e verde: A. tem cor azul. B. tem cor amarela. C. tem cor magenta. 13. Um objecto que, luz do sol, tem cor azul: A. torna-se branco quando iluminado com luz azul. B. torna-se preto quando iluminado com luz azul. C. permanece azul quando iluminado com luz azul.

14. Um objecto que, luz do sol, reflecte o verde e o azul, torna-se preto:
A. quando iluminado com luz vermelha. B. quando iluminado com luz verde. C. quando iluminado com luz azul.

15. Um objecto que absorve preferencialmente a luz verde, visto atravs de um material que,
luz do sol, transmite luz amarela, v-se: A. verde. B. preto. C. vermelho. 16. Uma lmpada acesa emite um feixe de raios luminosos: A. convergentes. B. divergentes. C. paralelos.

Solues: 1. B 9. B 2. B 10. B 3. B 11. A 4. C 12. B 5. A 13. C 6. C 14. A 7. B 15. C 8. C 16. B

O/A Professor/a

Vous aimerez peut-être aussi