Vous êtes sur la page 1sur 3

TERMO DE REFERNCIA EDITAL 2011-005 1 REPUBLICAO CDIGO N 2011-005-01 (04 vagas) Perfil: Consultor em Pesquisa Educacional.

. Objeto: Geral: Investigar a realidade educacional indgena, formulando uma anlise crtica acerca de sua participao nas avaliaes da Educao Bsica vigentes, a saber: Saeb/ Prova Brasil, Provinha Brasil, Encceja e Enem, de forma a possibilitar a criao de subsdios para constituio de avaliaes educacionais especficas para povos indgenas, em consonncia com suas demandas. Especfico: Pesquisar as realidades educacionais das escolas indgenas em quatro regies prdeterminadas, apontando caractersticas e destacando especificidades de seus Projetos Polticopedaggicos.

1 Atividades CONSULTOR 1: rea Norte 1 - Escolas Yanommi i. Elaborar documento metodolgico de pesquisa de campo, com bom nvel de detalhamento, sobre a realidade educacional do povo Yanommi, de forma a apontar suas caractersticas especficas e destacar as particularidades de seus projetos poltico-pedaggicos; Elaborar cronograma detalhado de atividades de campo e de produo das anlises com as devidas etapas a serem seguidas, de forma a possibilitar o controle e acompanhamento por parte do INEP; Apresentar o plano de pesquisa para aprovao pelo INEP e consulta SECAD/MEC e a FUNAI, para as devidas autorizaes; Realizar a pesquisa, segundo detalhamento metodolgico aprovado, sobre a realidade educacional do povo Yanommi, apontando caractersticas e destacando especificidades de seus projetos poltico-pedaggicos em relao s avaliaes educacionais do Inep; Participar de reunio tcnica para transferncia de conhecimentos sobre o panorama da realidade educacional do povo Yanommi junto a pesquisadores da Coordenao Geral de Instrumentos e Medidas CGIM/INEP para possveis ajustes; Participar de reunio tcnica para transferncia de conhecimentos sobre o panorama educacional dos Yanommi - aberta participao de tcnicos da SECAD/MEC e da FUNAI; Formalizar uma reflexo acerca das discusses e sugestes expostas nas reunies tcnicas, levantando os prs e contras das decises. Elaborar documento metodolgico de pesquisa de campo, com bom nvel de detalhamento, sobre a realidade educacional dos povos Tuyuka e Baniwa, de forma a apontar suas caractersticas especficas e destacar as particularidades de seus projetos poltico-pedaggicos; Elaborar cronograma detalhado de atividades de campo e de produo das anlises com as devidas etapas a serem seguidas, de forma a possibilitar o controle e acompanhamento por parte do INEP; Apresentar o plano de pesquisa para aprovao pelo INEP e consulta SECAD/MEC e a FUNAI, para as devidas autorizaes; Realizar a pesquisa, segundo detalhamento metodolgico aprovado, sobre as realidades educacionais dos povos Tuyuka e Baniwa, apontando caractersticas e destacando especificidades de seus projetos poltico-pedaggicos em relao s avaliaes educacionais do Inep; Participar de reunio tcnica para transferncia de conhecimentos sobre o panorama da realidade educacional dos povos Tuyuka e Baniwa junto a pesquisadores da Coordenao Geral de Instrumentos e Medidas CGIM/INEP para possveis ajustes; Apresentar, em reunio para estudo tcnico, aberta participao de tcnicos da SECAD/MEC e da FUNAI, panorama das realidades educacionais dos povos Tuyuka e Baniwa; Formalizar uma reflexo acerca das discusses e sugestes expostas nas reunies tcnicas, levantando os prs e contras das decises;

ii. iii. iv.

v.

vi. vii.

CONSULTOR 2: rea Norte 2 - Escolas Tuyuka e Baniwa i.

ii. iii. iv.

v.

vi. vii.

CONSULTOR 3: rea Centro-Oeste: Escolas dos povos Ikpeng e Kuikuro da regio da Terra Indgena Xingu i. Elaborar documento metodolgico de pesquisa de campo, com bom nvel de detalhamento, sobre a realidade educacional dos povos Ikpeng e Kuikuro, de forma a apontar suas caractersticas especficas e destacar as particularidades de seus projetos poltico-pedaggicos; Elaborar cronograma detalhado de atividades de campo e de produo das anlises com as devidas etapas a serem seguidas, de forma a possibilitar o controle e acompanhamento por parte do INEP; Apresentar o plano de pesquisa para aprovao pelo INEP e consulta SECAD/MEC e a FUNAI, para as devidas autorizaes; Realizar a pesquisa, segundo detalhamento metodolgico aprovado, sobre a realidade educacional dos povos Ikpeng e Kuikuro, apontando caractersticas e destacando especificidades de seus projetos poltico-pedaggicos em relao s avaliaes educacionais do Inep;

ii. iii. iv.

v.

Participar de reunio tcnica para transferncia de conhecimentos sobre o panorama da realidade educacional dos povos Ikpeng e Kuikuro junto a pesquisadores da Coordenao Geral de Instrumentos e Medidas CGIM/INEP para possveis ajustes; Apresentar, em reunio para estudo tcnico, aberta participao de tcnicos da SECAD/MEC e da FUNAI, panorama das realidades educacionais da Educao Escolar dos povos Ikpeng e Kuikuro da regio da Terra Indgena Xingu; Formalizar uma reflexo acerca das discusses e sugestes expostas nas reunies tcnicas, levantando os prs e contras das decises.

vi.

vii.

CONSULTOR 4: rea Nordeste Escolas do povo indgena Xucuru i. Elaborar documento metodolgico de pesquisa de campo, com bom nvel de detalhamento, sobre a realidade educacional do povo Xucuru, de forma a apontar suas caractersticas especficas e destacar as particularidades de seus projetos poltico-pedaggicos; Elaborar cronograma detalhado de atividades de campo e de produo das anlises com as devidas etapas a serem seguidas, de forma a possibilitar o controle e acompanhamento por parte do INEP; Apresentar o plano de pesquisa para aprovao pelo INEP e consulta SECAD/MEC e a FUNAI, para as devidas autorizaes; Realizar a pesquisa, segundo detalhamento metodolgico aprovado, sobre a realidade educacional do povo Xucuru, apontando caractersticas e destacando especificidades de seus projetos polticopedaggicos em relao s avaliaes educacionais do Inep; Participar de reunio tcnica para transferncia de conhecimentos sobre o panorama da realidade educacional do povo Xucuru junto a pesquisadores da Coordenao Geral de Instrumentos e Medidas CGIM/INEP para possveis ajustes; Apresentar, em reunio para estudo tcnico, aberta participao de tcnicos da SECAD/MEC e da FUNAI, panorama das realidades educacionais da Educao Escolar do povo Xucuru; Formalizar uma reflexo acerca das discusses e sugestes expostas nas reunies tcnicas, levantando os prs e contras das decises.

ii. iii. iv.

v.

vi. vii.

2 Prazo para Execuo do Contrato 120 (cento e vinte) dias. 3 Valor do Contrato R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais) pagos a cada consultor 4 Produtos Consultor 1: rea Norte 1 - Escolas Yanommi PRODUTO 1: Documento contendo Estudo Tcnico 1: Documento contendo a proposta metodolgica e instrumentos de coleta sobre os projetos poltico-pedaggicos das escolas indgenas do povo Yanommi. PRODUTO 2: Documento contendo Estudo Tcnico 2: Documento tcnico contendo estudo sobre a realidade educacional do povo Yanommi, de acordo com a metodologia aprovada no produto 1, bem como reflexo acerca das discusses e sugestes expostas em reunies com o Inep e Secad/Mec e Funai. Consultor 2: rea Norte 2 - Escolas Tuyuka e Baniwa PRODUTO 1: Documento contendo Estudo Tcnico 1: Documento contendo a proposta metodolgica e instrumentos de coleta sobre os projetos poltico-pedaggicos das escolas indgenas dos povos Tuyuka e Baniwa; PRODUTO 2: Documento contendo Estudo Tcnico 2: Documento tcnico contendo estudo sobre a realidade educacional dos povos Tuyuka e Baniwa, de acordo com a metodologia aprovada no produto 1, bem como reflexo acerca das discusses e sugestes expostas em reunies com o Inep e Secad/Mec e Funai. Consultor 3: rea Centro-Oeste: Escolas dos povos Ikpeng e Kuikuro da regio da Terra Indgena Xingu PRODUTO 1: Documento contendo Estudo Tcnico 1: Documento contendo a proposta metodolgica e instrumentos de coleta sobre os projetos poltico-pedaggicos das escolas indgenas dos povos Ikpeng e Kuikuro; PRODUTO 2: Documento contendo Estudo Tcnico 2: Documento tcnico contendo estudo sobre a realidade educacional dos povos Ikpeng e Kuikuro, de acordo com a metodologia aprovada no produto 1, bem como reflexo acerca das discusses e sugestes expostas em reunies com o Inep e Secad/Mec e Funai. Consultor 4: rea Nordeste Escolas do povo indgena Xucuru PRODUTO 1: Documento contendo Estudo Tcnico 1: Documento contendo a proposta metodolgica e instrumentos de coleta sobre os projetos poltico-pedaggicos das escolas indgenas do povo Xucuru; PRODUTO 2: Documento contendo Estudo Tcnico 2: Documento tcnico contendo estudo sobre a realidade educacional do povo Xucuru, de acordo com a metodologia aprovada no produto 1, bem como reflexo acerca das discusses e sugestes expostas em reunies com o Inep e Secad/Mec e Funai.

5 Qualificao - Formao Acadmica (Obrigatria): Graduao em qualquer rea do conhecimento. - Experincia (Obrigatria): Experincia comprovada de, no mnimo, 2 anos em atividades relacionadas ao tema de Educao Escolar Indgena. - Formao Acadmica (Desejvel): Graduao em Cincias Sociais e Humanas; Ps-graduao (Especializao, Mestrado e/ou Doutorado) em Educao Escolar Indgena. - Experincia (Desejvel): Experincia de, no mnimo 2 anos, para o setor pblico na rea de Educao Escolar Indgena. 6 Local do Trabalho CONSULTOR 1: REGIO: Norte - Roraima (escolas do povo Yanommi). CONSULTOR 2: REGIO: Norte - Alto Rio Negro (escolas dos povos Tuyuka e Baniwa da regio de So Gabriel da Cachoeira - AM). CONSULTOR 3: REGIO: Centro-Oeste - Mato Grosso (escolas dos povos Ikpeng e Kuikuro da regio do Alto da Terra Indgena Xingu). CONSULTOR 4: REGIO: Nordeste Pernambuco (escolas do povo Xucuru). Obs.: O custeio dos deslocamentos necessrios ao desenvolvimento dos servios de consultoria est condicionado autorizao prvia da Coordenao do Projeto. O comprovante de embarque e o Relatrio de Viagem devero ser apresentados Coordenao do Projeto no prazo mximo de 10 (dez) dias aps a realizao da viagem. 7 Prazo para envio de currculos CVs devem ser enviados UNICAMENTE por e-mail para processo.seletivo@inep.gov.br at o dia 22.05.2011. No campo Assunto da mensagem deve constar o Cdigo 2011-005-01, obrigatoriamente. 8 Modelo de Currculo Modelo de Curriculum Vitae sugerido est disponvel no site do Inep: http://www.inep.gov.br/selecao-2011 9 Condies Gerais do Processo Seletivo i. ii. iii. iv. v. O Processo Seletivo simplificado constar de anlise curricular e entrevista. O Processo Seletivo se dar em Braslia e os custos de transporte, hospedagem e alimentao, se necessrios, so de responsabilidade do candidato. A critrio da Direo do Projeto a etapa de entrevista poder ocorrer por vdeo-conferncia ou teleconferncia, nesse caso os dilogos sero obrigatoriamente gravados. A participao no processo seletivo implica na aceitao integral e irretratvel dos termos deste edital. O processo seletivo tem validade de 1(um) ano a contar da data de publicao deste edital.

10 Condies Gerais da Contratao i. As experincias profissionais devero ser comprovadas mediante apresentao de documentao comprobatria (Carteira de Trabalho, Contratos, Declaraes, etc), cpias autenticadas. ii. iii. A formao dos candidatos dever ser comprovada mediante apresentao de diplomas/certificados vlidos e devidamente reconhecidos. Em ateno ao Decreto 5.151/2004, no sero admitidos no mbito dos acordos de cooperao tcnica ou instrumentos congneres, servidores ativos da Administrao Publica Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidirias e controladas. Em conformidade com a Portaria MRE n 717/2006 vedada a contratao de consultor que j esteja cumprindo contrato de consultoria por produto vinculado a projeto de cooperao tcnica internacional. Nova contratao est condicionada ao cumprimento de interstcios, a saber: a) b) c) Noventa dias para contratao no mesmo projeto; Quarenta e cinco dias para contratao em projetos diferentes, executados pelo mesmo rgo ou entidade executora; Trinta dias para contratao para projetos executados em diferentes rgos ou entidades executoras.

iv.

Vous aimerez peut-être aussi