Vous êtes sur la page 1sur 20

VESTIBULAR MEIO DE ANO 2011

PROVA DE CONhECIMENTOS ESPECfICOS E REDAO

004. Linguagens e Cdigos


(Questes 25 - 36)
Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificao no corpo deste caderno acarretar a anulao da prova. Esta prova contm 12 questes discursivas e uma proposta de redao. A prova ter a durao total de 4h30. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. A resoluo e a resposta de cada questo devem ser apresentadas no espao correspondente. No sero consideradas questes resolvidas fora do local indicado. Os rascunhos no sero considerados na correo. VESTIBULAR MEIO DE ANO 2011 O candidato somente poder entregar este caderno e sair do prdio depois de transcorridas 2h15, contadas a partir do incio da prova.

20.12.2010

Assinatura do Candidato

NO ESCREVA NESTE ESPAO

Instruo: As questes de nmeros 25 a 28 tomam por base o poema Livros, do parnasiano brasileiro Afonso Celso (18601938) e uma passagem do livro Elementos de bibliologia, do fillogo e lexicgrafo brasileiro Antonio Houaiss (1915-1999).

Livros
De livros mil vivo cercado, Dias e noites passo a ler, Mas, francamente, o resultado Coisa no de agradecer. Nenhum me d paz e conforto, Nenhum me diz se eu amanh Vivo estarei ou se, j morto, Ter cessado o meu af. Nada afinal sabeis ao certo Sobre das almas o tropel... Do vosso cume v-se perto, Chatas montanhas de papel. Vs pretenses! Orgulho fofo! Do ser mesquinho que voz fez Tendes o mesmo vil estofo, Tendes a mesma pequenez. Cada vez mais, debalde, avulta Vossa mar... Tudo invadis; Mas no tornais quem vos consulta Nem menos mau, nem mais feliz. Que um cataclismo vos destrua, Mal no far... Sem o sentir, Serena a vida continua: Lutar, sofrer, sonhar, mentir.
(Afonso Celso. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro: H. Garnier Livreiro-Editor, 1904, p. 03-04. Adaptado.)

O livro e a documentao
Nas condies do atual desenvolvimento histrico da humanidade, o conhecimento de primeira mo no pode progredir sem o de segunda mo. Conhecimento de primeira mo o decorrente, digamos assim, da integrao do homem na natureza, para dela haurir continuidade especfica e felicidade individual; essa integrao, para consolidar-se, foi condicionada pela e condicionou a comunicao verbal, implicadora do conhecimento de segunda mo, a linguagem, no que ela encerra de transmisso cognitiva. Esse conhecimento de segunda mo multiplicou de importncia a partir do momento em que o homem pde mant-lo em conserva, graficamente, para uso de seus contemporneos e de seus psteros. A noosfera, gerando a grafosfera, aumentou os poderes e potncias do homem. E hoje a matria mentada e em conserva grfica to imensa e se renova em ritmo to intenso, que um dos mais graves problemas da civilizao e da cultura humanas conseguir torn-la relativamente acessvel a quantos queiram ou possam acrescentar seu esforo ao herdado das geraes anteriores, na luta pelo aumento do saber, vale dizer, do conhecer, vale dizer, do fazer, vale dizer, do conhecer-fazer-conhecer-fazer, vale dizer, da perpetuao especfica e da felicidade individual. Uma documentao ativa condio e imperativo, nesta altura, do progresso. Forma privilegiada da mensagem grfica, o livro se insere, necessariamente, na documentao, como um dos meios especficos mais poderosos e eficazes da mesma documentao; mas no apenas o livro, bvio, seno que quantas coisas realizadas, executadas, interpretadas, achadas, ordenadas, nominadas pelo homem.
(Antonio Houaiss. Elementos de bibliologia. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1967, vol II, p. 36-37.)

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 25
Considerando que o poema Livros surge num livro publicado em 1904 e uma bem-humorada crtica cultura livresca, sintetize a opinio sobre a utilidade dos livros manifestada pelo eu-lrico no poema de Afonso Celso.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 26
Ao demonstrar a utilidade dos livros, Houaiss estabelece dois conceitos: conhecimento de primeira mo e conhecimento de segunda mo. Releia o texto e explique a diferena entre esses dois conceitos.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 27
Mas no tornais quem vos consulta / Nem menos mau, nem mais feliz. Nestes versos, o eu-lrico se serve ao mesmo tempo de dois procedimentos tradicionais da poesia e da oratria, a personificao (ou prosopopeia), atribuio de vida, ao, movimento e voz a coisas inanimadas, e a apstrofe, recurso que consiste em o orador ou o eu-lrico dirigir-se a uma pessoa ou coisa real ou fictcia. Identifique a presena da personificao e da apstrofe nos versos citados e aponte as palavras que, por suas caractersticas gramaticais, permitem detectar esses procedimentos.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 28
Um conceito lgico pode ser expresso figuradamente, para ser melhor entendido. o que ocorre no texto de Houaiss na passagem o homem pde mant-lo em conserva. Explique o significado lgico dessa imagem no contexto em que surge.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Instruo: As questes de nmeros 29 a 32 tomam por base um poema de Mrio Faustino (1930-1962) e um fragmento do artigo Viagem ao dio dos irmos siameses, publicado na Folha de S.Paulo pelo jornalista Clvis Rossi (1943-).

Estava l Aquiles, que abraava


Estava l Aquiles, que abraava Enfim Heitor, secreto personagem Do sonho que na tenda o torturava; Estava l Saul, tendo por pajem Davi, que ao som da ctara cantava; E estavam l seteiros que pensavam Sebastio e as chagas que o mataram. Nesse jardim, quantos as mos deixavam Levar aos lbios que os atraioaram! Era a cidade exata, aberta, clara: Estava l o arcanjo incendiado Sentado aos ps de quem desafiara; E estava l um deus crucificado Beijando uma vez mais o enforcado.
(Mrio Faustino. Poesia de Mrio Faustino. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1966, p. 85.)

Viagem ao dio dos irmos siameses


O sangue mais recente a correr no conflito entre israelenses e palestinos apareceu perto da cidade de Hebron, na terafeira, dia em que foram assassinados quatro judeus que moravam em um assentamento prximo. Visitar Hebron como colocar sob uma lupa as razes do conflito e do comportamento das duas tribos. Fiz duas incurses pela cidade que tem forte carga mstica e histrica e por isso mesmo explosiva. Reproduzo o relato publicado pela Folha no dia 21 de janeiro de 1996, ano da primeira eleio palestina (janeiro) e de importante eleio em Israel (abril), para pr a lupa ao alcance do leitor: Segue-se o texto na ntegra: uma nica pessoa, cultuada por muulmanos e por judeus. Chama-se Avraham (Abrao, para os judeus) ou Ibrahimi (para os muulmanos) ou Al Khalil er Rahman, Amigo do Senhor. No tmulo, no entanto, Abrao/Ibrahimi so dois. O sepulcro fica na mesquita de Ibrahimi, em Hebron (35 km ao sul de Jerusalm), ou, como preferem os judeus, na caverna de Machpel. Foi l, ao lado do tmulo, que, em fevereiro de 1994, um mdico judeu fantico, Baruch Goldstein, entrou atirando contra muulmanos que oravam. Matou 29. A partir de ento, as autoridades israelenses dividiram em duas partes a mesquita/caverna. Uma entrada reservada s para judeus. A outra, para muulmanos ou no-judeus em geral. Cada um chega por seu lado tumba de Abrao/Ibrahimi. Cada um v de um ngulo diferente o sepulcro coberto por uma tapearia em que se l, em rabe: Esta a tumba do profeta Ibrahimi, que descanse em paz. No descansou nos sculos que se seguiram, e sua histria acaba sendo a sntese da histria de Israel e dos palestinos. So irmos siameses, que amam odiar-se, condenados a conviver no mesmo corpo de 89 351 km2 (pouco mais de 1% do territrio brasileiro). Ou, como prefere o mais conhecido escritor israelense, Amos Oz, um pacifista: O conflito entre israelenses e palestinos um conflito entre um direito e outro direito: eles tm direito aos territrios porque seus antepassados os haviam habitado faz 1 300 anos; ns temos direito aos territrios porque nossos antepassados os habitam h milhares de anos e no temos outra ptria. Por isso, Oz sugere dividir os territrios. No existe outra sada ao crculo de violncia. A eleio palestina faz parte do processo de diviso dos siameses, inevitavelmente dolorosa e de resultado incerto como qualquer cirurgia de grande porte. (...) A julgar pela disposio das duas partes, Abrao/Ibrahimi continuaro sendo dois na tumba da mesquita/caverna. (...)
(Clvis Rossi. Folha Online, 02.09.2010.)
VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 29
No poema de Mrio Faustino empregado por cinco vezes o advrbio l como referncia genrica a um lugar. Por duas vezes, no entanto, surgem substantivos que especificam o sentido desse l. Aponte esses substantivos.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 30
Explique por que o comportamento que as personagens apresentam no poema contribui para sintetizar a proposta de um mundo ideal, utpico, governado por um s sentimento.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

10

Questo 31
O artigo de Clvis Rossi focaliza o conflito terrvel que envolve israelenses e palestinos h muito tempo e parece longe de uma soluo. Explique a relao que h entre o ttulo do artigo Viagem ao dio dos irmos siameses e a expresso duas tribos, atribuda no contexto a palestinos e israelenses.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

11

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 32
No tmulo, no entanto, Abrao/Ibrahimi so dois. A concordncia do predicativo no plural destaca, com expressividade, um fato abordado com bastante nfase pelo jornalista no artigo. Aponte esse fato.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

12

Instruo: Leia o texto para responder, em portugus, as questes de nmeros 33 e 34.

Bob Marley: Life and Legacy


Bob Marley was a hero figure, in the classic mythological sense. His departure from this planet came at a point when his vision of One World, One Love inspired by his belief in Rastafari was beginning to be heard and felt. () Bobs story is that of an archetype, which is why it continues to have such a powerful and ever-growing resonance: it embodies political repression, metaphysical and artistic insights, gangland warfare and various periods of mystical wilderness. And his audience continues to widen: to westerners Bobs apocalyptic truths prove inspirational and life-changing; in the Third World his impact goes much further. Not just among Jamaicans, but also the Hopi Indians of New Mexico and the Maoris of New Zealand, in Indonesia and India, and especially in those parts of West Africa from which slaves were plucked and taken to the New World, Bob is seen as a redeemer figure returning to lead this. () The tiny Third World country of Jamaica has produced an artist who has transcended all categories, classes, and creeds through a combination of innate modesty and profound wisdom. Bob Marley, the Natural Mystic, may yet prove to be the most significant musical artist of the twentieth century. ()
(www.bobmarley.com/life_and_legacy.php)

Questo 33
De acordo com o ltimo pargrafo do texto, Bob Marley pode ser considerado o compositor e msico mais marcante do sculo vinte (the most significant musical artist of the twentieth century). Indique dois, dentre os vrios argumentos apresentados no texto, que justifiquem essa concluso.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

13

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 34
D os significados, no texto, das seguintes palavras e expresses: departure from this planet, to widen, slaves were plucked e profound wisdom.

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

14

Instruo: Leia a letra da msica para responder, em portugus, as questes de nmeros 35 e 36.

One Love (Bob Marley)


One Love, one heart Lets get together and feel all right Hear the children crying (One love) Hear the children crying (One heart) Sayin, Give thanks and praise to the Lord and I will feel all right Sayin, Lets get together and feel all right Whoa, whoa, whoa, whoa Let them all pass all their dirty remarks (One love) There is one question Id really love to ask (One heart) Is there a place for the hopeless sinner Who has hurt all mankind just to save his own? Believe me One Love, one heart Lets get together and feel all right As it was in the beginning (One love) So shall it be in the end (One heart) Alright, Give thanks and praise to the Lord and I will feel all right Lets get together and feel all right. One more thing Lets get together to fight this Holy Armageddon (One love) So when the Man comes there will be no, no doom (One song) Have pity on those whose chances grow thinner There aint no hiding place from the Father of Creation Sayin, One love, one heart Lets get together and feel all right. Im pleading to mankind (One love) Oh Lord (One heart) Whoa. Give thanks and praise to the Lord and I will feel all right. Lets get together and feel all right
(www.lyrics007.com)

15

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Questo 35
Explique o significado do verso Have pity on those whose chances grow thinner no contexto da letra de One Love. A quem se refere a palavra those, e por que se afirma, sobre essas pessoas, que chances grow thinner?

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

16

Questo 36
Considerando-se a mensagem principal e as demais ideias contidas na letra de One Love, a quem se refere a expresso the hopeless sinner, e qual a culpa atribuda a essas pessoas?

RESOLUO E RESPOSTA

CORREO

REVISO

17

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

REDAO
Instruo: Leia os trechos dos textos que se referem ao futuro do livro.

texto I
A possibilidade do fim do livro traumtica porque o livro no pode jamais ser visto apenas como material inerte ou simples objeto de consumo. antes um objeto simblico e uma instituio aos quais a cultura ps-Gutemberg confiou a tarefa de armazenar e fazer circular praticamente todo o conhecimento considerado relevante. Enquanto instituio, o livro representa uma forma de socializao que compreende todo um circuito de produo e consumo: autores, editores, leitores, crticos, comunidades interpretativas institucionalizadas. Como qualquer forma de socializao, a instituio do livro cria um espao pblico, estabelece hierarquias e constitui identidades nos grupos e nos indivduos que dela participam.
(Srgio Luiz Prado Bellei, O fim do livro e o livro sem fim. Universidade Federal de Santa Catarina: http://lfilipe.tripod.com.bellei.html)

texto II
Com relao ao desaparecimento do livro, os dois [Umberto Eco e Jean-Claude Carrire] observam com razo que as tecnologias digitais ficam obsoletas muito mais rapidamente que o livro impresso. Carrire vai buscar em sua biblioteca um pequeno incunbulo em latim, impresso em Paris em 1498; com exceo de umas poucas palavras obscuras, perfeitamente legvel como linguagem e como tecnologia, cinco sculos depois. E ele cita o caso de um cineasta belga, seu amigo, que tem no poro de casa 18 computadores diferentes, para poder consultar trabalhos antigos, criados em programas de PC que no so mais usados hoje. Os dois comentam que a possibilidade atual de armazenar quantidades imensas de dados no significa que tudo isto continuar armazenado (e acessvel) indefinidamente, e observam que mesmo uma biblioteca gigantesca no passa de uma mera seleo, um filtro de escolha, de prioridades, aplicado a uma cultura. O que devemos preservar? eis a questo, porque impossvel preservar tudo, tanto quanto impossvel consultar tudo quanto foi preservado (e que necessariamente uma pequena parte desse todo).
(Braulio Tavares. No contem com o fim do livro: http://jornaldaparaiba.globo.com/)

texto III
Ou seja, apesar de sua imagem idealizada s vezes, sacralizada de fonte de lazer, informao, conhecimento, fruio intelectual, o livro, enquanto objeto, apenas o suporte da leitura, o meio pelo qual o escritor chega ao leitor. E assim permanecer at que alguma coisa similar o substitua. Saber quanto tempo essa transio levar para se consumar mero e certamente intil exerccio de futurologia. At porque provavelmente no ocorrer exatamente uma transio, mas apenas a acomodao de uma nova mdia no amplo universo da comunicao. Tem sido assim ao longo da Histria. Tranquilizem-se, portanto, os amantes do livro impresso. Tal como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura, ele veio para ficar, pelo menos at onde a vista alcana. E no se desesperem os novidadeiros amantes de gadgets. Estes continuaro sendo inventados e aprimorados por fora da voracidade do business globalizado. E possvel at mesmo que algum deles venha a se tornar definitivo e entrar no time do livro, da colher, da roda...
(A. P. Quartim de Moraes. o fim do livro? Rir para no chorar. www.estadao.com.br/)

PROPOSIO Os e-readers, aparelhos de leitura de livros digitalizados, e os chamados tablets, que incorporam outras funes alm da leitura de livros e revistas, esto conquistando cada vez mais usurios. Hoje j possvel, com um desses leitores digitais, ter uma biblioteca de milhares de obras e, alm disso, acessar para leitura imediata jornais e revistas do mundo inteiro. Diante dessa nova realidade, caracterizada por uma competio muito grande entre empresas que pretendem criar o melhor aparelho eletrnico de leitura, muitos estudiosos j preveem o fim dos jornais e revistas e o fim dos livros. Outros, porm, questionam tais previses e afirmam que o livro no desaparecer. Que poder acontecer de fato? Com base nos textos apresentados na instruo e, se achar necessrio, levando em considerao os textos que serviram de base s questes de nmeros 25 a 28, escreva uma redao de gnero dissertativo, empregando a norma-padro, sobre o tema:

o futuro do lIvro
VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

18

RASCUNhO
Os rascunhos no sero considerados na correo.

NO ASSINE ESTA fOLhA


19

VNSP1105/004-CE-LingCdigos-Redao

Vous aimerez peut-être aussi