Vous êtes sur la page 1sur 3

A CARREIRA DO QUADRO COMPLEMENTAR DO CORPO DE INTENDENTES (QC-IM)

1 O CORPO DE INTENDENTES o Corpo de Oficiais que gerenciam e conduzem as atividades de Administrao, Abastecimento e Finanas nas Organizaes Militares da Marinha. Atualmente, os oficiais do Corpo de Intendentes so formados pela Escola Naval ou admitidos com graduao em Economia, Administrao ou Cincias Contbeis no Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM), podendo ascender at o posto de Vice-Almirante. Nos postos de Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente e Capito-Tenente, exercem funes nos navios da Esquadra e Oceanogrficos, Distritos Navais, Depsitos Navais, Organizaes Militares (OM) do Corpo de Fuzileiros Navais, Bases Navais e Hospitais Navais, dentre outras. Como Oficial Superior, podero exercer funes tcnicas ou de direo de OM, tpicas das reas de Administrao, Abastecimento, Finanas, Auditoria e Assessoria da alta administrao da Marinha do Brasil. 2 O CURSO DE FORMAO DOS QC-IM Os candidatos aprovados para o Quadro Complementar do Corpo de Intendentes (QC-IM) realizaro um curso de nove (9) meses, no Centro de Instruo Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baa de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro. Durante o curso, realizado anualmente de maro a dezembro, no posto de Guarda-Marinha (GM), os militares tero as seguintes vantagens: - Vencimentos mensais de cerca de R$ 5.150,00; - Auxlio para aquisio de uniformes; - Assistncia mdica-hospitalar; - Alojamento e alimentao, entre outros benefcios. O curso de Formao militar-naval e profissional consta basicamente das seguintes disciplinas: - Treinamento Fsico-Militar; - Armamento porttil e tiro; - Organizao da Marinha; - Histria Naval; - Liderana; - Direito; - Organizao e Administrao - Gesto Contempornea - Tcnica de Comunicao Oral - Comunicaes Navais; - Segurana das Comunicaes; - Combate a incndio, entre outras disciplinas de interesse militar-naval. Do curso consta tambm uma parte prtica (Estgio de Aplicao) realizado a bordo de navios, Bases e outras Organizaes Militares. Aps a aprovao no curso de formao, os Guardas-Marinha M (QC-IM) sero nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Segundo-Tenente (QC-IM) e permanecero, de fevereiro a junho, no CIAW, onde realizaro o Curso de Especializao na rea de Intendncia e seguiro um Plano de Carreira definido.

3 O CURSO DE ESPECIALIZAO E O PRIMEIRO EMBARQUE Nesse novo curso so ministradas disciplinas referentes basicamente licitao, noes de planejamento governamental, gerncia e execuo financeira, gerncia de sistemas de intendncia, noes gerais de redes, gerncia de abastecimento e treinamento fsico militar. Aps concludos os cursos, os oficiais do sexo masculino, embarcaro em navios e unidades operativas do Corpo de Fuzileiros Navais por cerca de um ano e meio, bem como os oficiais do sexo feminino, sero indicadas para servir nas organizaes militares tpicas da rea de intendncia. Os jovens tenentes, do sexo masculino, portanto, juntamente com aqueles que vieram da Escola Naval, ajudaro a conduzir, a operar e a manter os navios, bases e tropas do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Quando embarcados em navios viajaro pelo Brasil, podendo ter a oportunidade de visitar outros pases. Os oficiais do sexo feminino, tambm como os oficiais oriundos da Escola Naval, exercero funes nos Distritos Navais, Depsitos Navais, Diretorias Tcnicas, Bases Navais e Hospitais Navais, dentre outras, atuando em funes de Administrao, Abastecimento, Licitaes, Finanas, Auditoria e Assessoria contbil e financeira. Aps dois (2) anos como Segundo-Tenente (QC-IM), sero promovidos a Primeiro-Tenente (QC-IM). 4 O CURSO DE APERFEIOAMENTO Durante o segundo ano como Primeiro-Tenente (QC-IM), sero selecionados para realizar o Curso de Aperfeioamento em Intendncia, junto com os Oficiais oriundos da Escola Naval.

5 A PASSAGEM PARA O CORPO DE INTENDENTES Aps trs (3) anos como Primeiro-Tenente (QC-IM), os Oficiais que tiverem obtido avaliao favorvel para permanncia definitiva no Servio Ativo da Marinha (SAM) sero promovidos a Capito-Tenente (QC-IM). Nesse novo posto realizam um curso de Estado-Maior, onde aprendem basicamente Planejamento Militar Naval e, aps o quarto ano de Capito-Tenente (QC-IM), avaliados por uma Comisso Especial, deixaro o Quadro Complementar e passaro a integrar o Corpo de Intendentes, podendo, a partir da, serem designados para as mesmas comisses que os Oficiais Intendentes formados pela Escola Naval. Aqueles que no lograrem xito na avaliao podero optar para o Quadro Tcnico, a critrio da Marinha, continuando sua carreira. 6 AS VANTAGENS Durante sua carreira, os oficiais, que iniciaram no Quadro Complementar e depois passaram para o Corpo de Intendentes, tero a oportunidade de concorrer, em p de igualdade, s mesmas comisses disponibilizadas aos Oficiais Intendentes formados pela Escola Naval. Realizaro cursos de carreira e tero oportunidade de: - realizarem cursos extraordinrios em instituies civis e militares no Brasil e no exterior; - dirigirem organizaes militares; - trabalharem no exterior e desempenharem outras atividades de interesse da Marinha. Graas aos cursos e ao desempenho nas suas atividades podero alcanar os diversos postos da Marinha, chegando por seus mritos ao de Capito-de-Mar-e-Guerra (IM), ou ainda, por escolha de uma Comisso de Avaliao, ser Almirante e chegar at o posto de Vice-Almirante (IM), o mais alto do Corpo de Intendentes da Marinha. A Carreira Naval possui inmeras vantagens e benefcios, tais como: perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira; bom ambiente de trabalho;

plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascenso contnua com aumento de salrios proporcionais; estabilidade aps cinco anos de servio; ingresso sem exigncia de experincia anterior; salrio inicial compatvel com o mercado ; salrios indiretos e benefcios, tais como: Transferncias remuneradas; Possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro; Assistncia mdico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalaes exclusivas da Marinha; Instalaes scio-recreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade; Ajuda para aquisio de uniformes; Alimentao; Aposentadoria com vencimentos integrais etc.

Ao ingressar no Quadro Complementar do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, o candidato estar optando por abraar a carreira militar como Oficial da Marinha, e no por exercer apenas sua profisso tcnica. Sero abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes do que aquelas permitidas por sua formao original. Por isso, se voc deseja ultrapassar os limites de sua formao tcnica, ampliando seus horizontes e seguindo uma carreira cheia de possibilidades e emoes, plena de realizao profissional, numa das mais antigas e conceituadas instituies do pas, inscreva-se j. A carreira militar muito mais que uma simples profisso, uma grande aventura e um compromisso de vida, que prima pela observncia de valores ticos e morais. Ao escolher a Marinha do Brasil, voc far parte de uma equipe capacitada, motivada e atuante, sempre a servio do pas e do cidado brasileiro. No perca tempo! Junte-se a ns! Venha para a Marinha do Brasil!

Vous aimerez peut-être aussi