Vous êtes sur la page 1sur 6

ACUPUNTURA DESCRIO Medicina - Mtodo teraputico, usado desde milnios pelos chineses e japoneses, que consiste na introduo de agulhas

muito finas em pontos cutneos precisos, para tratamento de certas perturbaes funcionais ou para aliviar dores. Puno em local de picada.

A Acupuntura na Biomedicina

O que Acupuntura?
Tcnica utilizada para a manuteno da sade e tratamento de distrbios energticos que levam ao desencadeamento das doenas orgnicas.

Como a atuao do biomdico acupunturista? O Biomdico acupunturista tem na sua formao um currculo bsico que lhe permite ter competncia para desenvolver as prticas energticas chinesas, e entre elas a acupuntura, exercendo um importante papel na rea da Sade, uma vez que aprende anatomia e neuroanatomia, fisiologia, bioqumica, biofsica, patologia, embriologia, farmacologia, biologia humana. Essas matrias, alm de outras mais especficas, permitem ao profissional biomdico ter um embasamento suficiente para discernir os contextos de distrbios de 2o. Grau da energia, que podem exigir acompanhamento mdico, ou que lhe permite entender a linguagem mdica quando recebe um encaminhamento mdico de um paciente. Como o paciente avaliado? Componentes diagnsticos mais direcionadores: Pulsologia: atravs da palpao de trs regies especficas no pulso radial, obtm-se a informao de como est circulao de energia nos meridianos principais. So seis posies superficiais (trs de cada lado), que refletem o estado dos meridianos yang, e seis posies intermedirias e profundas (tambm trs em cada brao), que refletem os meridianos yin.

Observao da lngua : - os aspectos da lngua, tais como tamanho, motilidade e cor, quantidade , presena ou no e cor da saburra, refletem o estado dos rgos, no que diz respeito qualidade da circulao de Qi e sangue nos mesmos. Em que consiste o tratamento?

Agulhas Cada paciente tem o seu prprio jogo de agulhas, que so devidamente acondicionadas em um tubo de ensaio com uma pastilha de formol , para garantir uma melhor desinfeco das mesmas a cada aplicao. Moxabusto Consiste na queima de artemsia (moxa), e na aproximao desse calor em pontos ou reas da pele. indicada nas sndromes de frio, e contra-indicada em hipertensos, estados febris ou em sndromes do calor. Eletroestimulao So estmulos eltricos aplicados nas agulhas ou diretamente na pele. Estes estmulos podem ser por corrente contnua ou alternada. O aparelho de eletroestimulao provido de controle de intensidade da corrente. muito til em casos de contraturas graves, para potencializar o efeito da agulha, para tonificar ou sedar e para analgesiar. aplicado em pontos reativos eletropermeveis (PREPs). Auriculoterapia A orelha um micros sistema orgnico, onde esto relacionados todos os pontos do corpo. Estes pontos podem ser estimulados atravs de pequenas agulhas esfricas chamadas de semi permanentes, pois so fixadas com esparadrapo (micropore, antialrgico) e ficam atuando nos pontos por alguns dias (em geral em torno de cinco dias, pois depois disso o prpria pele tende a expulsar a agulha). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a orelha a antena do corpo, portanto, atravs desta tcnica h necessidade de se conhecer adequadamente os pontos.

Fitoterapia Sem dvida o mtodo mais antigo de tratamento. Desde que comearam a aparecer as doenas, o homem tratou de combat-la usando as ervas. As plantas podem ser utilizadas de vrias maneiras diferentes, levando-se em considerao seus princpios ativos. Existem atualmente estudos no mundo todo e muitas plantas j foram pesquisadas e aprovadas, conhecendo-se perfeitamente os seus efeitos, o que facilita a sua utilizao. Outra tcnica ligada a fitoterapia a fito estimulao, que consiste na colocao de sementes, fixadas com esparadrapo, sobre o ponto de acupuntura, conseguindo-se assim um efeito de presso, equilbrio energtico e liberao de princpio ativo, no ponto. O biomdico Dr. Srgio Franceschini aprimorou essa tcnica com a utilizao de diferentes sementes combinando devidamente as suas propriedades com os pontos de acupuntura. Magnetoterapia a utilizao de ms em pontos de acupuntura, baseada nas leis de polaridade magntica. O polo norte utilizado para sedar e tem efeito de uma bolsa de gelo, promovendo vasoconstrio, e portanto, tem efeito anti inflamatrio. O polo sul utilizado para tonificar a circulao das energias e tem o efeito de uma bolsa de gua quente, promove vasodilatao local, e contra indicado em processos cancergenos. Hidroterapia O termo hidroterapia se refere a vrias tcnicas, desde a ingesto de gua proveniente de fontes minerais at os banhos com ervas ou com algas marinhas. Esses banhos so classificados conforme a temperatura da gua em termais (entre 37 e 40o.C), sub termais (at 34o.C) e hipertermais (40 a 54o.C). Essncias Vibracionais Consiste na utilizao de essncias florais, elixires e essncias ambientais, interna, e externamente em pontos de acupuntura sistmica e auriculoacupuntura. Feng Shui Antiga tcnica chinesa para o reequilbrio dos ambientes atravs da aplicao do ba gua (8 cantos), baseado na utilizao dos trigramas. Quiroacupuntura Consiste na aplicao de agulhas de acupuntura de tamanho pequeno em pontos especficos de trajetos dos meridianos existentes nas mos , e obedece os mesmos princpios do raciocnio diagnstico dos cinco elementos. Ventosa Tcnica na qual se cria uma presso negativa no interior de copos de plstico ou de vidro , atravs de processos de combusto ou por suco, que faz puxar o sangue para o

exterior do corpo, promovendo sua circulao. Quanto mais rapidamente a pele ficar avermelhada, mais evidente essa indicao teraputica.

Os efeitos da acumputura Efeito analgsico: atravs da regulao da circulao de Qi e sangue. Efeito regulador: atravs do equilbrio das alteraes funcionais dos Zang Fu (rgos e vsceras), promove-se a homeostase orgnica. Efeito psicoemocional: cada rgo possui um componente psco-energtico que garante a elaborao das emoes correspondentes. A utilizao das leis energticas dos 5 elementos permite se organizar uma associao de pontos que promovem um efeito psicoemocional normalizador das funes energticas desses rgos, evitando-se ,atravs do alvio de tenses, os processos de psicossomatizaes. Observa-se que o indivduo adquire maior conscincia de si mesmo e de seus propsitos de vida, desenvolvendo ou acentuando a clareza mental nos seus processos relacionais de vida. http://biomedicinacomangelica.blogspot.com/2008/06/acupuntura-na-biomedicina-o-que.html ACUPUNTURA ACUPUNTURA: NOVA VITRIA DA BIOMEDICINA NA JUSTIA A Biomedicina obteve mais uma vitria na Justia. O juiz federal Hamilton de S Dantas, da 21 Vara (DF), decidiu no mrito pela improcedncia da ao ordinria movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com a finalidade de declarar ilegal a Resoluo 02/95, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), que dispe sobre a prtica da Acupuntura pelos profissionais biomdicos. "A questo posta em juzo", afirma o magistrado em sua sentena, " saber se houve ilegalidade na Resoluo 02/95 do CFBM ao permitir a prtica da Acupuntura pelos biomdicos, quando, segundo o CFM, ela se restringe especialidade mdica, inclusive reconhecida pela Resoluo CFM n 1.455/95". O principal argumento do CFM que a prtica da Acupuntura se constitui ato mdico, sendo 'um mtodo cirrgico invasivo', da o perigo de dano irreparvel, 'pois a Acupuntura um procedimento cirrgico em que h a insero de diversas agulhas que atravessam vrios tecidos do organismo, inclusive nervosos', acrescentando que 'a prtica equivocada de algum ato mdico por profissional sem formao tcnica

especfica pode gerar diversos danos sociedade'. "Entendo no lhe assistir razo", considera o juiz Hamilton de S Dantas. E acrescenta: "O cerne da controvrsia, contudo, no est na prtica da Acupuntura por profissionais inabilitados, eis que, a Resoluo questionada condiciona a sua prtica pelo profissional que 'apresentar ao CFBM ttulo, diploma ou certificado de concluso de curso especfico, patrocinado por entidade de Acupuntura de reconhecida idoneidade cientfica ou estabelecimento de Ensino Superior'. Com estas exigncias no est o ru (CFBM) autorizando a prtica da Acupuntura por profissional inabilitado. Ao contrrio, exige que o profissional seja possuidor de formao especfica e adequada capacitao. Cabe aqui uma simples indagao: o profissional mdico pode praticar a Acupuntura sem freqentar curso especfico? A resposta, evidentemente, s pode ser negativa. Ademais, como j sabido, a atividade de acupuntor no est regulada por lei especfica, no podendo sofrer limitaes ao seu exerccio, sob pena de ferir-se o inciso XII do art. 5 da Constituio Federal. Assim, entendo que somente a lei pode limitar o exerccio profissional, no sendo a Resoluo do Conselho Federal de Medicina, reconhecendo a Acupuntura como especialidade mdica, o instrumento normativo adequado a conferir a exclusividade da prtica aos mdicos, tal atitude viola, sobremaneira, o Princpio da Legalidade." O magistrado cita dois exemplos de jurisprudncia do Tribunal Regional Federal da 1 Regio. Um deles a apelao do CFM contra o CFBM em funo das mesmas Resolues 02/95 do CFBM e 1.455/95 do CFM (AC 2001.34.00.0317983/DF rel des. Federal Daniel Paes Ribeiro): "1. Inexistindo lei especfica regulando a atividade de acupuntor, o seu exerccio no pode ser limitado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina, sob pena de ofensa ao inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal. 2. A Resoluo do Conselho Federal de Medicina no o instrumento normativo apropriado ao reconhecimento da Acupuntura como atividade privativa do mdico, por falta de previso legal. 3. Sentena confirmada. 4. Apelao desprovida." E completa o juiz Hamilton de S Dantas: "Por todo o exposto, com fundamento do art. 269, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, e com apoio na diretriz jurisprudencial invocada no corpo desta sentena, resolvo o mrito da presente demanda, julgando improcedente o pedido ofertado na presente ao." (Ao Ordinria n 2001.34.00.032977-9). O CFM ter de pagar as custas processuais e a verba honorria.

http://www.crbm1.com.br/acupuntura.asp

REAS DE ATUAO DOS BIOMDICOS Acupuntura Anlises Ambientais Criminologia Embriologia Imunologia Infectologia

Anlises Bromatolgicas Anlises Clnicas Bacteriologia Banco de Sangue Biofsica Biologia Molecular Bioqumica Citologia Onctica

Fisiologia Gasometria Gasoterapia Gentica Hematologia Histologia Imagenologia

Anatomia Patolgica Microbiologia de Alimentos Patologia Clnica Parasitologia Radioterapia Reproduo Humana Virologia

Outras reas de atuao do Biomdico: Indstria e Comrcio de equipamentos, kits e produtos laboratoriais Pesquisa Cientfica Docncia Sade Pblica http://www.geocities.ws/carolparada/areaatuacao.htm#acupuntura

Vous aimerez peut-être aussi