Vous êtes sur la page 1sur 28

O Detetive Castro

em quadrinhos

Escrito por

Dagomir Marquezi
Arte de

Flavio Colin

Apresentao
POR DAGOMIR MARQUEZI

Criei o detetive Castro nos anos 1980 para uma srie de folhetins publicados pela revista Homem (da editora Trs). Seu pai na verdade foi o ator Helio Souto, que inventou (e interpretou) o personagem num filme de 1960 chamado Conceio, hoje completamente esquecido. Assisti o filme na TV, ainda garoto e adorei a idia de um detetive particular no estilo Humphrey Bogart vivendo em So Paulo e andando de Kombi. Quando escrevi o folhetim (inspirado pelo meu guru literrio Helio do Soveral) para a revista Homem, exagerei seus aspectos mais satricos. Criei 3 histrias, O Caso do Lobisomem Libidinoso, O Caso da Mulher Drago e O Caso da Escada Para o Paraso. Mulher Drago depois virou livro (da editora Perspectiva) e roteiro de longa metragem e mini-srie, que o produtor/diretor Francisco Dreux tentou produzir, mas que acabou no saindo. A saga multimdia do Detetive Castro encontrou mais uma linguagem numa adaptao (escrita por mim mesmo) para quadrinhos, publicados pela revista Internacional (da editora Ondas). E para essa nova encarnao, tive a suprema honra de ver

meu personagem desenhado por um dos maiores e mais originais artistas grficos do Brasil: Flavio Colin (1930 2002).

No cheguei a encontrar o Colin pessoalmente. Mandei meu roteiro por fax para sua casa, em Curitiba, com confiana cega. Tivemos uma conversa por telefone para que eu explicasse o personagem e o clima da histria. E uma conversa foi o suficiente. Colin tinha esse estilo estranho que misturava um trao quase infantil com ilustraes realistas. Seus desenhos saam ao mesmo tempo fofinhos e crus. Tudo como sempre em preto-e-branco, chapado como numa gravura. Ele conseguiu reinventar o estilo noir com sua assinatura inconfundvel. E as mulheres que ele desenha so nada menos que deliciosas.

O Caso do Lobisomem Libidinoso saiu na edio nmero 1 da revista, que custava 3 mil cruzeiros. A publicao mereceu uma pgina de entrevista com o grande Colin. O Caso da Mulher Drago foi publicada no nmero 3 da revista (rebatizada Inter!) que a inflao descontrolada fez pular o preo para Cr$ 4.800. Mulher Drago era uma histria bem mais complicada, que comeava no centro de So Paulo, segui para Santos, cruzava meio mundo num navio cargueiro e era resolvida no baixo mundo de Hong Kong. No cabia em 10 pginas. Dividi o roteiro em 2 episdios. Mas o segundo infelizmente jamais foi produzido. Portanto, o que temos nas pginas seguintes uma histria e meia do Detetive Castro em quadrinhos. Mesmo incompleta, vale por cada um dos preciosos desenhos deste gnio chamado Flavio Colin.

O Detetive Castro
em

O Caso do Lobisomem Libidinoso

O Detetive Castro
em

O Caso da Mulher Drago


(Parte 1)

Este ebook DMP Dagomir Marquezi Produes 2011

Vous aimerez peut-être aussi