Vous êtes sur la page 1sur 3

Viso Geral da Manuteno

A manuteno utilizada em todo tipo de empresa para evitar possveis falhas e quebras - em mquinas e instalaes, entre outros. Ela importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e at para diminuir desperdcios. H vrios tipo de manuteno que podem ser empregados, como a planejada e a preventiva, por exemplo O importante ter em mente que a mquina no vai funcionar para sempre. E que a "escolha" de quando isso vai acontecer pode ser deciso da empresa. A manuteno deve ser uma poltica da empresa. Para isso, preciso dar ateno a dados tcnicos e econmicos. A escolha de como e quando faz-la gerencial. Implantar e praticar a engenharia de manuteno significa uma mudana cultural para a maioria das empresas. Significa deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas fundamentais e gerenci-las.

Importncia
Aumenta a confiabilidade, a boa manuteno gera menos parada de mquinas. Melhora a qualidade, mquinas e equipamentos mal ajustados tm mais probabilidade de causar erros ou baixo desempenho e podem causar problemas de qualidade. Diminui os custos, quando bem cuidados, os equipamentos funcionam com maior eficincia Aumenta a vida til, cuidados simples, como limpeza e lubrificao, garantem a durabilidade da mquina, reduzindo os pequenos problemas que podem causar desgaste ou deteriorao. Melhora a segurana, mquinas e equipamentos bem mantidos tm menos chance de se comportar de forma no previsvel ou no padronizada, evitando assim, possveis riscos ao operrio.

Manuteno Preventiva (MP)


a manuteno realizada com a inteno de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento. Para isso, utiliza-se um plano antecipado com intervalos de tempo definidos. Aqui, os cuidados preventivos servem para evitar quebras ou falhas.

Onde Utilizar
Onde no for possvel fazer a manuteno preditiva (manuteno continua); Se houver riscos de agresso ao meio ambiente; Nos equipamentos fundamentais; Nos sistemas complexos e/ou de operao contnua (linhas de acabamento de superfcie, por exemplo); Quando o equipamento possuir aspectos relacionados com a segurana pessoal ou da instalao.

Torno Mecnico
A seguir temos um exemplo de planilha de uma MP em um Torno Mecnico.

Manuteno Preventiva no Torno Mecnico


Equipamento Torno Lubrificante rea de trabalho Barramentos Polias e Engrenagens Eixos Torno Filtros de Limpeza Barramentos Polias Engrenagens Botes Fios de Alimentao Lubrificante Fluido de Corte Eixos Estrutura do Torno Bomba do Fluido de Corte Motor Estrutura da maquina Procedimentos Manuteno Diria Limpar com ar comprimido Verificar o nvel de leo Limpeza Manuteno Semanal ou Quando Necessrio Lubrificao Verificar desgastes e lubrificar Verificar desgastes e alinhamento Manunteno Mensal Verificar se os conjuntos esto fixados Verificar se no esto cogestionados Limpeza e lubrificao Limpeza e verificar tenso Limpeza e lubrificao Verique se esto bem fixados e funcionado Verificar o izolamneto Verificar nvel e qualidade Verificar qualidade e quantidade Verificar desgastes e alinhamento Verificar nivelamento e limpeza superficial Manuteno Anual Verificar vedaes e presso da bomba Verificar fora motriz, mancais e rolamentos Verificar se h indiciu corroses e oxidao Realizador Operador Operador Operador Operador Operador Operador Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Mecnico Macnico/Operador Mecnico Mecnico Mecnico

ericssendelima@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi