Vous êtes sur la page 1sur 15

Ensino secundrio

Decreto-Lei n42/03/20 de 20 de Outubro

Sistema de avaliao

Decreto-Lei n42/03/20 de 20 de Outubro Lei de Bases do Sistema Educativo-Lei n 103/III/90, de 29 de Dezembro, na nova redaco dada pela Lei n 113/V/99, de 18 de Outubro determina que o ensino secundrio d continuidade ao ensino bsico e permite o desenvolvimento dos conhecimentos e aptides obtidos no ciclo de estudos precedente e a aquisio de novas capacidades intelectuais e aptides fsicas necessrias interveno criativa na sociedade. O ensino secundrio visa ainda possibilitar a aquisio das bases cientficotecnolgicas e culturais necessrias ao procedimento dos estudos e ingresso na vida activa e, em particular permite, pelas vias tcnica e artstica, a aquisio de qualificaes profissionais para insero no mercado de trabalho. Sendo em conta a inadequao das normas por que se rege actualmente a avaliao no ensino secundrio e considerando a necessidade de, tanto na Via Geral como na Via Tcnica, se imprimir o necessrio rigor ao processo de avaliao, de modo a que este contribua para a promoo da qualidade do ensino, torna-se premente a aprovao de um novo regime de avaliao das aprendizagens no ensino secundrio. Nestes termos, No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1 (Objecto e mbito) O presente diploma tem por objecto o sistema de avaliao dos alunos do ensino secundrio. Artigo 2 (Organizao) A avaliao no ensino secundrio processa-se em conformidade com os ciclos em que est organizado, designadamente: a) 1 Ciclo ou Tronco Comum, a que correspondem, respectivamente o 7 e 8 anos de escolaridade; b) 2 Ciclo da Via Geral ou da Via Tcnica a que correspondem, respectivamente o 9e 10 anos de escolaridade; c) 3 Ciclo da Via Geral ou da Via Tcnica a que correspondem, respectivamente o 11 e 12 anos de escolaridade. Artigo 3 (mbito e objectivos da Avaliao) 1. A avaliao deve incidir sobre os conhecimentos, as capacidades e as competncias do aluno face ao plano curricular de cada disciplina. 2. A avaliao, tem como objectivos:

a) Melhorar o sistema educativo, fornecendo elementos para a seleco de mtodos e recursos educativos com vista adequao e reformulao dos programas e das metodologias; b) Orientar a interveno do professor na sua relao / com os alunos e com os pais e/ou encarregados de educao; c) Ajudar os alunos a seguir o seu prprio processo de aprendizagem; d) Propiciar ao encarregado de educao elementos para o acompanhamento do processo de aprendizagem do respectivo educando. Artigo 4 (Funes da Avaliao) 1. A avaliao indissocivel da prtica pedaggica e destina-se a recolher informaes indispensveis orientao do processo ensino aprendizagem. 2. A avaliao no ensino secundrio compreende as seguintes funes: a) Formativa; b) Classificativa. Artigo 5 (Funo formativa da avaliao) 1. A funo formativa prosseguida atravs de uma avaliao sistemtica e contnua e consiste na recolha e tratamento das informaes relativas aos vrios domnios de aprendizagem, que revelem os conhecimentos, as habilidades, as capacidades e as atitudes desenvolvidas pelos alunos. 2. As informaes recolhidas permitem caracterizar os pontos fortes e fracos, avaliar os xitos e os fracassos dos alunos, as necessidades, ritmos e oportunidades de melhoria da aprendizagem e, em funo destes elementos, aplicar medidas educativas de reorientao e de superao das dificuldades sentidas pelos alunos. Artigo 6 (Funo Classificativa da Avaliao) 1. A funo Classificativa consiste na obteno de elementos que permitam classificar o aluno, medindo as competncias individuais adquiridas ao longo do processo de aprendizagem. 2. A classificao certifica as competncias adquiridas atravs da avaliao dos conhecimentos, habilidades e capacidades dos alunos, quer para o prosseguimento de estudos, quer para melhor integrao na sociedade. Artigo 7 (Modalidades de Avaliao) A avaliao tem as seguintes modalidades, as quais devem harmonizar-se de forma a contriburem para o sucesso dos alunos e a qualidade do sistema de ensino, sendo elas:

a) Avaliao Diagnstica; b) Avaliao Formativa; c) Avaliao Sumativa; d) Avaliao Aferida. Artigo 8 (Avaliao diagnstica) 1. A avaliao diagnstica aplicada pelos professores com o fim de averiguar a posio do aluno face s aprendizagens anteriores que servem de base (pr-requisitos) para a aquisio de outras no sentido de prever as dificuldades futuras e, em certos casos, resolver situaes presentes. Esta modalidade aplicada antes de iniciar uma nova unidade ou ciclo de aprendizagem. Os resultados desta avaliao devero ser obtidos por objectivos, no fazendo sentido a atribuio de uma classificao. 2. A aplicao desta modalidade de responsabilidade conjunta do professor, em dilogo com os alunos e com os rgos de orientao tcnico/pedaggica. Artigo 9 (Avaliao Formativa) 1. A avaliao formativa uma modalidade de avaliao aplicada pelos professores com o fim de determinar a posio do aluno ao longo de uma unidade de ensino, no sentido de identificar as dificuldades e de lhes dar soluo. 2. Esta modalidade consiste na recolha e tratamento, com carcter sistemtico e contnuo, dos dados relativos aos vrios domnios de aprendizagem, que revelem os conhecimentos, as habilidades, as capacidades e atitudes desenvolvidas. 3. A avaliao formativa tem carcter qualitativo e aplicada atravs de instrumentos diversos aplicados individualmente ou em grupo, devendo registar-se as informaes de forma a permitir a tomada de medidas educativas de orientao e superao das dificuldades dos alunos. 4. A aplicao desta modalidade da responsabilidade conjunta do professor, em dilogo com os alunos e com os rgos e servios de coordenao e orientao tcnico pedaggicas. Artigo 10 (Avaliao Sumativa) 1. A avaliao Sumativa a modalidade de avaliao que permite ajuizar o progresso realizado pelos alunos no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir os resultados j recolhidos na avaliao formativa e obter indicadores que permitam aperfeioar o processo de ensino. 2. A avaliao Sumativa corresponde a um balano final e consiste na formulao de um juzo global sobre o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades, capacidades dos alunos no final de um perodo de ensino aprendizagem, tomando por referncia os objectivos relevantes do programa da disciplina, pelo que se realiza em momentos pontuais.

3. A Avaliao Sumativa compreende a avaliao Sumativa interna e avaliao Sumativa externa. 4. A Avaliao Sumativa interna consiste na realizao de testes escritos e ou orais, trabalhos de pesquisas e outros, organizados pelos professores e coordenadores de disciplina a nvel da escola, tanto nas disciplinas de carcter anual como bianual, e visa informar os alunos, os encarregados de educao e os rgos da escola do cumprimento dos objectivos curriculares e bem assim fundamentar a tomada de decises sobre o percurso escolar do aluno. 5. A avaliao Sumativa externa da responsabilidade do departamento governamental responsvel pela educao e consiste na realizao de provas e exames finais de mbito nacional, nos termos previstos neste diploma, com o objectivo contribuir para a homogeneidade nacional das classificaes no ensino secundrio. Artigo 11 (Avaliao aferida) 1. A avaliao aferida no tem efeitos na classificao ou na progresso escolar dos alunos e aplicada pela Direco Geral do Ensino Secundrio ou por outras entidades competentes designadas, para o efeito, pelo departamento governamental responsvel pela rea da educao, com o fim de controlar a qualidade do ensino e contribuir para a adequao de medidas de poltica educativa a adoptar. 2. Esta modalidade pode ser aplicada a nvel local ou nacional e realizada atravs de provas elaboradas por especialistas, as quais devem ser aferidas a critrios decorrentes dos objectivos do ensino, com base em padres comuns no domnio dos saberes e aptides. 3. Estas provas podero ser aplicadas em qualquer momento do processo de ensino aprendizagem e a anlise dos seus resultados contribuir para a tomada de decises para a melhoria do sistema educativo. Artigo 12 (Recolha de informaes) 1. A recolha de informaes sobre o desempenho dos alunos, pode assumir, entre outras, as seguintes formas: a) Perguntas orais e escritas; b) Trabalhos individuais ou de grupo; c) Testes escritos e orais; d) Visitas de estudo e trabalhos de pesquisa; 2. Na avaliao dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) deve-se ter em conta a natureza das necessidades, o tipo de ensino, a forma de expresso e os cdigos de comunicao utilizados.

Artigo 13 (Processo individual do aluno) 1. O percurso do aluno deve ser registado num processo individual que contenha todos os elementos teis para assegurar uma ateno personalizada. 2. O processo individual do aluno confidencial, acompanha-o ao longo de toda a escolaridade e organizado pelo respectivo director de turma. 3. Em caso de transferncia do aluno, este dever fazer-se acompanhar de cpia do respectivo processo, autenticada pelo Conselho Directivo da Escola. Artigo 14 (Registo de avaliao) 1. Os resultados das avaliaes dos alunos so registados ao longo do processo de aprendizagem. 2. A escola deve ter, entre outros, os seguintes instrumentos de registo da avaliao: a) Livro de Termos de Frequncia e Avaliao; b) Caderneta de Turma; c) Caderneta do Professor. Artigo 15 (Livro de Termos de Frequncia e Avaliao) 1. O Livro de Termos de Frequncia e Avaliao o instrumento de registo que contm, entre outros, informaes relevantes sobre a frequncia e o aproveitamento dos alunos por trimestre, ano lectivo e ciclo de estudos. 2. O Livro de Termos de Frequncia e Avaliao constitui documento matriz para efeitos de emisso de certificados, diplomas e declaraes de frequncia e avaliao. 3. O Livro de Termos de Frequncia e Avaliao fica guarda do Subdirector Administrativo ou do Secretrio do Conselho Directivo, conforme determinado por este rgo. Artigo 16 (Caderneta do professor) 1. A caderneta do professor o instrumento de avaliao que contm informaes relevantes sobre a frequncia e o aproveitamento do aluno durante os trs trimestres que compem o ano lectivo. 2. A caderneta do professor preenchida por este e dever ser entregue, no fim do ano lectivo, ao Coordenador de Disciplina que, aps apreciao, far a sua entrega ao Subdirector Pedaggico. 3. Sempre que se verifique mudana de professor, a caderneta devolvida ao Subdirector Pedaggico que far sua entrega ao novo professor.

Artigo 17 (Caderneta de turma) 1. A caderneta de turma o conjunto de fichas individuais dos alunos, sendo um instrumento de suporte que permite ao Director de Turma fazer o registo dos resultados de frequncia e avaliao dos alunos da respectiva turma. 2. A caderneta de turma preenchida pelo Director de Turma que, para o efeito, ter em conta, os elementos obtidos junto de cada professor e os apurados em Conselhos de Turma. 3. A caderneta de turma dever ser entregue, no fim do ano lectivo ou sempre que se verifique mudana na direco de turma, ao Subdirector Pedaggico. Artigo 18 (Efeitos da Avaliao) A avaliao tem por efeito a certificao das competncias adquiridas atravs da aferio dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos quer para o prosseguimento dos estudos, quer para o ingresso na vida activa. Artigo 19 (Classificao) Os resultados da avaliao, em qualquer das modalidades referidas nos artigos anteriores, em que se certifica as competncias adquiridas atravs da avaliao dos conhecimentos, habilidades e capacidades dos alunos traduzem-se em classificao do aluno. Artigo 20 (Classificao Qualitativa e Quantitativa) 1. As informaes classificativas so emitidas de forma quantitativa e qualitativa, nos seguintes termos: a) Muito Bom De 20 a 17 valores; b) Bom De 16 a 14 valores; c) Suficiente De 13 a 10 valores; d) Insuficiente Inferior a 10 valores. 2. As classificaes so arredondadas s unidades. Artigo 21 (Critrios de Classificao) 1. Em cada trimestre devem ser aplicados dois testes sumativos, no mnimo, e recolhidos outros elementos de avaliao sumativa, que devem ser classificados na escala de 0 a 20 valores. 2. Para efeitos deste diploma, entende-se por outros elementos de avaliao sumativa quaisquer meios que permitam ao professor aferir competncias cognitivas, afectivas e activas dos alunos, nomeadamente perguntas orais e escritas, trabalhos individuais e de grupo, pesquisas e trabalhos prticos ou estgios em empresas.

Artigo 22 (Classificao Trimestral) A classificao trimestral (CT) resulta da soma de oitenta por cento da mdia aritmtica dos testes sumativos (TS) e de vinte por cento de outros elementos de avaliao (OEA) e expressa-se pela frmula: CT = 0,2 OEA + 0,8 TS. Artigo 23 (Classificao Anual) 1. Nas disciplinas anuais e para o segundo ano das disciplinas bianuais, devido realizao das provas gerais internas e das provas gerais nacionais, aplica-se a seguinte frmula, tendo em conta a Classificao Trimestral do 1 Trimestre (CT1), Classificao Trimestral do 2 Trimestre (CT2), Classificao Trimestral do 3 Trimestre ( CT3): 1, 2 e 3 Ciclos: CA = 0,25 CT1 + 0,35 CT2 + 0,40 CT3. 2. Para o primeiro ano das disciplinas bianuais em que no h prova geral interna, aplica-se a seguinte frmula para a classificao anual: CA = 0,30 CT1 + 0,35 CT2 + 0,35 CT3. Artigo 24 (Classificao do Ciclo) A classificao do Ciclo (CC), resulta da soma da classificao anual do 1 ano (CA1) com a do 2 ano (CA2), cuja frmula a seguinte: CC = 0,45 CA1 +0,55 CA2. Artigo 25 (Critrios de Classificao na Via Tcnica) A classificao trimestral (CT) das disciplinas de carcter prtico deve resultar da soma da mdia aritmtica dos testes sumativos (TS) com outros elementos de avaliao sumativa (OEA) e com as prticas oficinais (P0), pela seguinte frmula: CT =0,2 OEA + 0,5 PO + 0,3 TS 1. A avaliao das prticas oficinais recai sobre as normas e tcnicas de manuseamento e preservao de materiais e equipamentos, de montagem e execuo d experincias, de realizao de trabalhos prticos e bem assim sobre a postura e interesse do aluno nas actividades 2. A classificao trimestral (CT) das disciplinas de carcter geral deve resultar da soma da mdia aritmtica dos testes sumativos (TS) com outros elementos de avaliao (OEA) pela seguinte frmula: CT = 0,2 OEA + 0,8 TS

Artigo 26 (Critrio de transio no 1 Ciclo) O aluno no 1 Ciclo transita do 7 ano para o 8 ano com duas disciplinas sem objectivos atingidos. Artigo 27 (Disciplina com objectivos atingidos) O aluno atinge os objectivos na disciplina quando a nota obtida for igual ou superior a dez valores. Artigo 28 (Aprovao no 1 Ciclo) O aluno fica aprovado no 1 Ciclo com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que no sejam, simultaneamente, Lngua Portuguesa e Matemtica. Artigo 29 (Critrio de transio no 2 Ciclo na Via Geral) O aluno no 2 Ciclo, transita do 9 ano para o 10 ano com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que as disciplinas no sejam ambas anuais. Artigo 30 (Aprovao no 2 Ciclo na Via Geral) O aluno fica aprovado no 2 Ciclo com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que no sejam, simultaneamente, Lngua Portuguesa e Matemtica. Artigo 31 (Transio para o 3 Ciclo na Via Geral) O aluno aprovado no 2 Ciclo transita para o 3 Ciclo, sem prejuzo do disposto no regime de acesso e permanncia no ensino secundrio, desde que tenha aprovao em todas as disciplinas, com nota igual ou superior a doze valores nas disciplinas especficas obrigatrias da respectiva rea de estudos. Artigo 32 (Transio no 3 Ciclo da Via Geral) O aluno transita do 11 ano para o 12 ano com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que no sejam ambas especficas obrigatrias da respectiva rea de estudos. Artigo 33 (Aprovao no 3 ciclo) 1. O aluno fica aprovado no 3 ciclo, tanto na via geral como na via tcnica, desde que tenha atingido os objectivos preconizados em todas as disciplinas anuais e bianuais do curriculum escolar.

2. Sem prejuzo do disposto no diploma que regula o acesso e a permanncia no ensino secundrio, o aluno do 12 ano que no atingiu os objectivos em qualquer disciplina dever repetir o ano na disciplina em causa. Artigo 34 (Transio no 2 ciclo da Via Tcnica) O aluno no 2 Ciclo da via tcnica transita do 9 ano para o 10 ano com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que nenhuma delas seja anual ou especifica obrigatria do curso. Artigo 35 (Aprovao no 2 Ciclo na Via Tcnica) O aluno fica aprovado no 2 Ciclo com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que no sejam, simultaneamente, Lngua Portuguesa, Matemtica ou qualquer disciplina especfica do curso. Artigo 36 (Transio para o 3 Ciclo da Via Tcnica) O aluno aprovado no 2 Ciclo com todos os objectivos atingidos transita para o 3 Ciclo, sem prejuzo do disposto no regime de acesso e permanncia no ensino secundrio, desde que obtenha nota igual ou superior a doze valores nas disciplinas especficas obrigatrias da respectiva rea de estudos. Artigo 37 (Transio no 3 ciclo da via tcnica) O aluno transita do 11 ano para o 12 ano com duas disciplinas sem objectivos atingidos, desde que no sejam ambas especficas obrigatrias. Artigo 38 (Avaliao final do 1, 2 e 3 ciclos) 1. O final de cada ciclo constitui momento para a realizao de uma sntese das avaliaes realizadas ao longo do ciclo, incluindo-se, nessa avaliao, a realizao das seguintes provas: a) Provas Gerais Internas (PGI); b) Prova Geral Nacional (PGN); c) Provas de Recurso (PR). 2. Em cada disciplina do plano de estudos correspondente, so dispensados da Prova Geral Nacional (PGN) os alunos que tiverem nota igual ou superior a catorze valores.

Artigo 39 (Provas gerais internas) 1. A prova geral interna uma prova de avaliao sumativa que se aplica a todos os alunos do ensino secundrio e abarca os objectivos do ano, para as disciplinas anuais, e do 2 ano de cada ciclo, para as disciplinas bianuais. 2. A prova geral interna elaborada, a nvel de cada escola, por professores indicados pelo Subdirector Pedaggico e realizada na ltima quinzena do 3 trimestre. 3. Para os alunos da via tcnica, as provas das disciplinas de carcter essencialmente prtico tm uma componente terica de quarenta por cento e urna componente prtica de sessenta por cento. Artigo 40 (Prova geral nacional) 1. A prova geral nacional a ltima prova de avaliao sumativa do 3 ciclo, que abarca os objectivos do ciclo e se aplica s disciplinas especficas obrigatrias. 2. A prova geral nacional elaborada pelos servios centrais competentes do departamento governamental responsvel pela educao, sob proposta das escolas, e realiza-se no fim do 2 ano do 3 ciclo. 3. Para os alunos da via tcnica as disciplinas de carcter essencialmente prtico, a prova tem uma componente terica de quarenta por cento e uma componente prtica de sessenta por cento. 4. A prova geral nacional realiza-se: a) Na data marcada, com uma 1 chamada; b) Uma semana depois da 1 chamada, com uma 2 chamada, destinada aos inscritos que, por motivos ponderosos devidamente justificados, se viram impossibilitados de prestar prova na data marcada. Artigo 41 (Provas de recurso) 1. As provas de recurso realizam-se em Julho ou Setembro e destinam-se aos alunos que: a) Tenham deficincia ou reprovao, no mximo de trs disciplinas, com nota no inferior a sete valores; b) Tendo ficado aprovados no 2 ciclo, pretendam transitar para o ciclo seguinte e possuam a nota mnima de doze valores, em apenas uma das disciplinas correspondentes s especficas obrigatrias da respectiva rea de estudos; c) Tenham em falta duas disciplinas para concluir 3 ciclo. 2. As provas de recurso abarcam os objectivos essenciais do programa do ano para as disciplinas anuais e do ciclo para as disciplinas bianuais. 3. A lista dos alunos com direito prova de recurso, assim como a data da realizao da mesma so afixadas juntamente com a publicao dos resultados do ano ou do

ciclo, depois de ouvido o aluno, sendo maior, ou o respectivo encarregado de educao. Artigo 42 (Aulas de recuperao) 1. Sem prejuzo da recuperao ao longo do ano, a escola dever organizar aulas especficas de recuperao aos alunos com direito prova de recurso durante um perodo mnimo de duas semanas, afectando para o efeito os professores necessrios. 2. As aulas de recuperao sero focalizadas nas dificuldades identificadas e nas necessidades especficas dos alunos, devendo estes ser orientados previamente no sentido do estudo efectivo das matrias sobre as quais incidiro as aulas de recuperao. Artigo 43 (Nota de recurso) A nota final do aluno na disciplina a que se submeteu a recurso calcula-se pela soma de quarenta por cento da nota do ano/ciclo com sessenta por cento da nota de prova de recurso, cuja a frmula a seguinte: NF = 40% NA/C + 60% NPR Artigo 44 (Exames Nacionais) 1. Os Exames Nacionais so provas de carcter nacional, realizadas em Julho, elaboradas pelos servios centrais do departamento governamental responsvel pela educao, aplicadas e corrigidas pelos professores das escolas pblicas, designadas para o efeito de centros de exames. 2. Os exames realizam-se no final de cada ano lectivo em todas as disciplinas do plano de estudos do 1, 2 e 3 Ciclo e abrangem os objectivos programticos de cada ciclo 3. Os exames nacionais realizam-se: a) Na data marcada com uma 1 chamada; b) Uma semana depois da ia chamada com uma 2 chamada destinada aos inscritos que, por motivos ponderosos devidamente justificados, se viram impossibilitados de prestar prova na data marcada Artigo 45 (Aplicao dos exames nacionais) 1. Os exames nacionais aplicam-se aos alunos que: a) Anularem a matrcula at ao trmino do ms de Maro do ano lectivo em curso; b) Suspenderam a matrcula por motivos atendidos pelo Conselho Directivo da Escola;

c) Tendo ficado aprovados no ano lectivo transacto, pretendem fazer melhoria de nota num mximo de trs disciplinas; d) Sendo, oriundos de escolas privadas, tenham sido inscritos em regime de disciplina; e) Frequentem Escolas Privadas do Ensino Secundrio 3 Ciclo e pretendam obter a respectiva certificao do 3 Ciclo; f) Alunos autodidactas.

2. Por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao, podero ser ainda submetidos a exames nacionais alunos das escolas pblicas e privadas, em disciplinas e anos de escolaridade a serem indicados no incio de cada ano lectivo. Artigo 46 (Regulamentao) Sem prejuzo do disposto nos artigos e nmeros anteriores, a matria referente aplicao, correco e classificao das provas gerais internas e nacionais, bem como de recurso e exame ser objecto de regulamentao por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 47 (Avaliao na disciplina de Formao Pessoal e Social) 1. A disciplina de Formao Pessoal e Social tem por objectivo a formao integral do indivduo. 2. Dado o carcter formativo da disciplina a avaliao qualitativa e deve privilegiar a auto-avaliao. 3. Os instrumentos de avaliao devero ser, entre outros, trabalhos de projecto, debates, trabalhos em equipa, palestras, seminrios promovidos pelos alunos, que permitam ao professor avaliar valores como a cidadania, tolerncia, respeito, solidariedade, valor pelo trabalho, conscincia do meio ambiente. 4. A classificao obtida na disciplina de Formao Pessoal e Social inferior a Suficiente significa reprovao na disciplina. 5. A classificao conta para efeitos de transio e aprovao como as demais disciplinas. Artigo 48 (Avaliao nas disciplinas de Educao Fsica, Educao Visual e Tecnolgica e Utilizao de Computadores) 1. A avaliao nas disciplinas de Educao Fsica, Educao Visual e Tecnolgica e Utilizao de Computadores obedecem aos mesmos critrios existentes para as outras disciplinas constantes no plano de estudos para o Ensino Secundrio. 2. A avaliao quantitativa e o professor dever realizar provas tericas e prticas.

Artigo 49 (Avaliao do Comportamento) A avaliao do comportamento deve ter em conta a assiduidade, as faltas, a responsabilidade do aluno, a atitude perante o estudo, o relacionamento interpessoal. Artigo 50 (Avaliao nas escolas secundrias privadas) 1. O disposto no presente diploma aplica-se s escolas secundrias privadas, desde que as mesmas renam as condies de organizao e funcionamento exigidas ao ensino pblico. 2. Compete ao departamento governamental responsvel pela educao, no incio de cada ano lectivo comunicar, mediante comprovao, as escolas isentas de prova de exame. 3. No caso das condies de organizao e funcionamento exigidas ao ensino pblico, nomeadamente ratio de alunos por turma, utilizao de instrumentos de registo de avaliao, cumprimento do plano curricular e da carga horria semanal das disciplinas, publicao trimestral dos resultados da avaliao dos alunos, no se encontrarem reunidas, o sistema de avaliao do presente diploma aplicado, com as seguintes adaptaes: a) No 1 e 2 Ciclo as provas gerais internas e as provas de recurso so validadas pelos servios competentes do departamento governamental responsvel pela educao; b) Os alunos que frequentam o 3 Ciclo num estabelecimento do ensino secundrio privado tero que, para a obteno do certificado realizar a prova de exame nacional; c) A nota de certificao do 3 Ciclo (CC) a soma de quarenta por cento do resultado da avaliao na escola (RA) com sessenta por cento da prova de exame (PEx) calculada da seguinte forma: CC = 0,4 RA + 0,6 PEx Artigo 51 (Articulao com a Formao Profissional) O aluno reprovado nas disciplinas de formao geral, mas que ficar aprovado na disciplina especfica da via tcnica, pode aceder a cursos de formao profissional, nos termos previstos no regime jurdico de formao profissional, de forma a obter qualificao profissional e o respectivo certificado. Artigo 52 (Encarregados de Educao) Os pais e ou encarregados de educao, enquanto intervenientes no processo educativo dos alunos menores devem ser informados directamente, quer atravs do Director de Turma, quer atravs do Subdirector Pedaggico da Escola, do processo escolar de aprendizagem dos seus educandos ao longo do ensino secundrio.

Artigo 53 (Certificao da avaliao) 1. Ao aluno que tiver sido aprovado em qualquer dos ciclos do ensino secundrio ser atribudo, a seu pedido, o respectivo certificado. 2. Ao aluno que tiver concludo o 3 ciclo do ensino secundrio ser atribudo, a seu pedido, o respectivo diploma. Artigo 54 (Instrumentos de registo de avaliao) Os modelos de certificados e diplomas e dos instrumentos de registo de avaliao a que se refere o presente diploma so aprovados por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 55 (Recurso) 1. Dos actos de avaliao dos alunos cabe recurso hierrquico, a interpor pelo encarregado de educao do aluno ou pelo aluno, sendo este maior, no prazo de sete dias teis, a contar da data de publicao dos resultados da avaliao. 2. Dos actos de avaliao dos alunos cabe ainda recurso contencioso, nos termos da lei. Artigo 56 (Revogao) Fica revogada toda a legislao que contrarie o disposto no presente diploma. Artigo 57 (Entrada em vigor) Este diploma entra imediatamente em vigor. Visto a aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves Victor Manuel Barbosa Borges. Promulgado em 13 de Outubro de 2003. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES. Referendado 15 de Outubro de 2003. O Primeiro Ministro, Jos Maria Pereira Neves.

Vous aimerez peut-être aussi