Vous êtes sur la page 1sur 50

1

Ficha Catalogrfica
Autores Anna Carolina Lobo de Oliveira Fabrcio Scarpeta Matheus Roney Perez dos Santos Tatiana Vieira Bressan Colaborao Adriana Neves da Silva Ilustraes e Capa Thereza Camara Chini Nisi

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Introduo ..............................................................................................3 Ecoturismo ................................................................ .............................5 Principais Destinos ................................................................................ 20 Unidades de Conservao...................................................................... 28 Boas Praticas........................................................................................ 34 Anexos: ................................................................................................ 42 Glossrio.............................................................................................. 45 Bibliografia............................................................................................ 49

1. Introduo
O termo ecoturismo comeou a ser utilizado no inci o da dcada de 1980. Ele surgiu como um conceito de atividade de mnimo impacto, onde o turista, tambm, responsvel pelo ambiente que visita, em oposio ao modelo de turismo de massa desenvolvido desde o ps-guerra.

Embora o termo seja recente e implique uma srie de premissas, a natureza j atraa viajantes h muito tempo. Datam do sculo XV as primeiras investidas aos picos da regio dos Alpes , na fronteira entre a Frana, Itlia e Sua Nos Estados . Unidos, desde a segunda metade do sculo XIX, milhares de turistas j visitavam os Parques Nacionais de Yellowstone (criado em 1872) e Yosemite (criado em 1890). No Brasil, existem registros de expedies regio de Itatiaia (RJ), realizadas no fim do sculo XIX sendo que, em 1919, foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Centro Excursionista Brasileiro (CEB), primeiro grupo de montanhismo do pas.

Atualmente, o ecoturismo o segmento turstico que mais cresce no mundo. Este crescimento est relacionado ao aumento da conscincia ambiental da sociedade, principalmente, a partir das ltimas dcadas do sculo XX, quando os turistas passaram a ser relacionar de forma diferente com o local visitado, buscando ambientes naturais conservados e um maior envolvimento com as comunidades locais.

A atividade aparece como uma alternativa de desenvolvimento sustentvel frente s outras atividades , potencialmente, mais impactantes, principalmente, para aquelas comunidades inseridas em ambientes naturais conservados ou que apresentam maior fragilidade. Porm, apenas por meio de um processo de planejamento o ecoturismo pode funcionar, efetivamente, como uma ferramenta para o alcance da sustentabilidade.

Devido ao rpido crescimento da importncia econmica desse segmento e do seu potencial para garantir a conservao do meio ambiente, a Organizao das Naes Unidas ONU celebrou, em 2002, o Ano Internacional do Ecoturismo. Como parte das comemoraes e sob a gide do Programa de Meio Ambiente das Naes Unidas e da Organizao Mundial do Turismo OMT, foi realizada a Cpula de Especialistas em Ecoturismo, em Quebec, Canad, em maio de 2002. A Declarao de Ecoturismo de Quebec, principal produto dessa cpula, apresentou 41 recomendaes aos governos, setor privado, organizaes no-governamentais, associaes de base comunitria, instituies de ensino e pesquisa, instituies internacionais de financiamento, agncias de assistncia ao desenvolvimento, comunidades e organizaes locais. Dentre as recomendaes, destacam-se: o incentivo ao planejamento participativo, o processo de certificao voluntria, o desenvolvimento de prticas de mnimo impacto e a implantao de estratgias que aumentem os benefcios nas localidades receptoras.

J no ano de 2007, foi realizada, na Noruega, a Global Ecotourism Conference 2007 (GEC07), com o objetivo de discutir os resultados e os novos desafios no campo do Ecoturismo, desde 2002. Nessa conferncia, tambm, foi produzido um documento - Oslo Statement on Ecotourism. Esse documento apresenta 4 recomendaes: reconhecer o papel do ecoturismo no desenvolvimento sustentvel local; maximizar o potencial do ecoturismo bem gerido como um meio de conservao dos recursos naturais e culturais, tangveis e intangveis; apoiar a viabilidade e o desenvolvimento de empresas e atividades de ecoturismo, por meio de aes de marketing, educao e capacitao e, finalmente, tratar as questes crticas do ecoturismo para o fortalecimento de sua sustentabilidade (traduo livre do autor).
Address some of the critical issues facing ecotourism in strengthening its sustainability

2. Ecoturismo
2.1. Conceituao

Em 1994, o Ministrio da Indstria, Comrcio e Turismo (MICT) e o Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia Legal (MMA), em conjunto com representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e do Institut o Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), alm de empresrios e consultores, criaram as diretrizes para uma Poltica Nacional de Ecoturismo e estabelecido o seguinte conceito para a atividade:
Segmento da atividade turstica que utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes (MICT; MMA, 1994).

J a Organizao Mundial do Turismo (OMT), em 2002, definiu ecoturismo como:


Todas as formas de turismo em que a motivao principal do turista a observao e apreciao da natureza, de forma a contribuir para a sua preservao e minimizar os impactos negativos no meio ambiente natural e sociocultural onde se desenvolve (OMT, 2002).

Existem, ainda, diversas definies de ecoturismo, elaboradas por associaes de classe, acadmicos, iniciativa privada e poder pblico. Porm, ainda, no existe um conceito nico de ec oturismo aceito por todos os envolvidos com a atividade. Apesar disso, a maior parte das definies propostas gira em torno de trs conceitos bsicos:

Desenvolvimento Sustentvel; Educao Ambiental; e Envolvimento das Comunidades Locais.

O arquiteto Hector Ceballos -Lascurain amplamente reconhecido como o primeiro a empregar o termo ecoturismo. Em 1981, o autor comeou a utilizar o termo espanhol turismo ecolgico que, em 1983, foi reduzido para ecoturismo. Ceballos-Lascurain, presidente da organizao no governamental Pronatura e diretor -geral do Sedue do Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Ecologia do Mxico, empregava esse termo em debates, pois, na ocasio, lutava pela conservao das reas de floresta tropical do estado mexicano de Chiapas e por uma estratgia para manter a integridade dos ecossistemas florestais envolvidos na promoo do turismo ecolgico da regio (WEARING e NEIL, 2001).

A primeira definio do termo ecoturismo, elaborada por Ceballos-Lascurian, em 1987, foi:


A viagem a reas relativamente preservadas com o objetivo especfico de lazer, de estudar ou admirar paisagens, fauna e flora, assim como qualquer manifestao cultural existente.

2.1. Dados do Turismo Mundial

Para compreender a fundo o cenrio do ecoturismo, necessrio entender as tendncias do amplo mercado em que ele est inserido: o de turismo.

Classificado como um dos cinco principais itens geradores de receita na economia mundial, o turismo vem registrando taxas de crescimento, em receita, de 4% ao ano, desde 2004 (WTTC, 2008a),. De acordo com uma declarao constante da Conferncia de Haia, nos pases em que a atividade turstica ultrapassa 2% do Produto Interno Bruto PIB, ela passa a ser considerada um segmento slido e confirma a contribuio para o d esenvolvimento econmico nacional (RABAHY, 2003).

Segundo o WTTC ( orld Travel & Tourism Council), em 2008, a atividade ser W responsvel por 3,4% do PIB mundial. Nos pases em desenvolvimento, o

significado econmico do turismo ainda mais evidente: na Repblica das Maldivas , por exemplo, ele representa 90% do valor do PIB. J nos pases desenvolvidos, a mdia de influncia de 3,6%, com exceo, da Espanha (11,5%), da Frana (6,9%), da Itlia (6,1%), da Sua (6,1%) e da Austrlia (6,1%) (OMT, 2007).

Intrinsecamente ligado distribuio de renda, o turismo permite que haja maior diviso de recursos e atividades econmicas, devido ao fato de pessoas com grande poder aquisitivo se deslocar de centros urbanos para locais menos desenvolvidos estimulando, assim, o surgimento e o crescimento de outras atividades. Como exemplo, e de acordo com dados da EMBRATUR, no Brasil, a Regio Sudeste envia 15,2% da receita total do turismo domstico para a Regio Nordeste; j esta envia para o Sudeste 3,7% do total (EMBRATUR, 2003). De acordo com a Conta Satlite de Turismo, metodologia de pesquisa indicada pela OMT,, em 2008, a atividade turstica ser responsvel por 2, 5% do PIB nacional ou, aproximadamente, R$ 71 bilhes. Ela gera 2,27 milhes de empregos diretos e 3,23 milhes de empregos indiretos, totalizando 5,5 milhes de empregos ou 5,9% do pessoal ocupado (WTTC, 2008b).

O turismo o setor que apresenta a melhor expanso no mercado. De acordo com a OMT, a atividade foi considerada o maior negcio do mundo, res ponsvel por 10% do PIB mundial, considerando os seus impactos indiretos. A cada dez empregos gerados, um na atividade turstica (OMT, 2006).

Esse fato devido a uma srie de razes como, por exemplo, o reconhecimento do lazer para uma melhor qualidade de vida, a diminuio crescente da jornada de trabalho, a prpria percepo da atividade turstica como fonte geradora e distribuidora de renda e emprego e o interesse da populao em expandir conhecimentos, entrando em contato com novas culturas e lugares. Principalmente, em relao aos pases emergentes, as perspectivas so ainda mais animadoras,

uma vez que, esses mercados, j saturados, contribuem para o transbordamento dos fluxos tursticos para novas localidades.

No Brasil, a Poltica Nacional do Turismo pretende aumentar o nmero de chegadas de turistas estrangeiros de, aproximadamente 5 milhes, em 2006, para 7,9 , milhes, em 2010. Esse fato, se consumado, agregar balana de pagamentos 7,7 bilhes de dlares, sendo que para cada bilho so gerados de 160 a 170 mil empregos, diretos e indiretos.. Outra meta do Ministrio do Turismo criar mais de 1,7 milho de empregos, em quatro anos (2007 a 2010). O governo federal tambm pretende aumentar , em 2010, o nmero de viagens no mercado interno para 217 milhes. A Embratur instalou escritrios no exterior com o objetivo de divulgar o Brasil em diferentes pases (Ministrio de Turismo, 2007b).

2.2. Dados do Ecoturismo De acordo com a OMT, em 2004, o crescimento do segmento de ecoturismo foi 3 vezes maior que o do setor turstico como um todo. Alm disso, pesquisas mostram que os empreendimentos voltados para esse segmento contribuem mais para o desenvolvimento local, enquanto 80% do dinheiro arrecadado com a venda de pacotes tradicionais vo para empresas multinacionais (companhias areas, cadeias hoteleiras, etc.). As pousadas ecolgicas contratam mo de obra e compram insumos da localidade deixando, em alguns casos, at 95% de sua receita na economia local (United Nations Environment Programme).

Outros dados mostram que ecoturistas gastam mais que turistas tradicionais, por exemplo, na Ilha de Dominica, no Caribe, turistas hospedados em pequenos hotis de selva gastam at 18 vezes mais que os passageiros de cruzeiros que visitam a ilha (TIES).

Nos ltimos anos, com o crescimento da importncia da questo ambiental, os viajantes tm se mostrado mais conscientes dos impactos causados pela visitao. Mais de dois teros dos turistas americanos e australianos e aproximadamente, ,

90% dos britnicos consideram responsabilidade dos hotis a proteo do meio ambiente e o suporte s comunidades locais. Na mesma pesquisa, 70% dos turistas declararam que pagariam at US$ 150 a mais por uma estada de duas semanas em um hotel com responsabilidade ambiental (TIES).

2.3. CENRIO MUNDIAL DO ECOTURISMO

Por todo o mundo, experincias de planejamento e gesto do ecoturismo podem ser verificadas, como por exemplo, na Duna de Bouctouche, no Canad, e no Parque Nacional de Aggtelek, na Hungria. Em uma compilao de 55 boas prticas organizada pela OMT, em 2002, foi constatado que grande parte dos casos bemsucedidos contou com a cooperao de diversos investidores, como autoridades pblicas, companhias privadas, ONGs e instituies acadmicas e de pesquisa (OMT, 2002).

A publicao informa, tambm, outros pontos em comum entre boa parte das iniciativas de sucesso. A seguir, sero relacionados esses principais pontos .

2.3.1. Objetivos e estratgias 2.3. 1.1 Objetivos Conservao: Preservar a biodiversidade e os habitats naturais; Conservar o contexto natural, cultural e construdo; Esclarecer sobre o uso ilegal dos recursos naturais, bem como sobre o abuso na explorao; e Integrar reas naturais protegidas e os objetivos de conservao nos planos e programas de desenvolvimento locais e regionais.

Comunidades locais : Conscientizar as comunidades locais sobre os benefcios e impactos potenciais do ecoturismo; Incentivar o orgulho da comunidade local por seus recursos naturais e culturais motivando, assim, a preservao; Dar maior poder de deciso s comunidades quanto ao desenvolvimento e gesto de reas ecotursticas; Gerar benefcios diretos e indiretos para as comunidades (como renda e benefcios sociais); Conseguir uma melhor distribuio geogrfica e social dos benefcios econmicos gerados pelo ecoturismo; Oferecer alternativas de trabalho; Aumentar a experincia e a competncia das operadoras e dos prestadores de servio locais; s Criar empresas de ecoturismo locais financeiramente viveis e cientes dos problemas de preservao ambiental; Revitalizar econmica e socialmente as comunidades rurais, por meio da criao de novas oportunidades de emprego; e Incentivar a cooperao entre todos os investidores envolvidos nos projetos locais, regionais ou nacionais. De senvolvimento do turismo : Diversificar a oferta turstica desenvolvendo produtos ecotursticos e atraindo uma clientela com interesses especiais; Diversificar os produtos ecotursticos, incluindo aspectos e caractersticas da cultura tradicional e do estilo de vida rural das comunidades locais; Diminuir a sazonalidade do turismo; Desenvolver instalaes ecotursticas adequadas nas reas naturais; e Melhorar o marketing do produto ecoturstico.

10

2.3. 1.2. Estratgias Desenvolver sistemas institucionais e instrumentos legislativos e normativos que favoream a conservao e garantam a participao da comunidade nos benefcios gerados pelo ecoturismo; Criar formas de planejamento e gesto para operao e monitoramento dos locais e dos programas de ecoturismo; Oferecer incentivos financeiros e suporte tcnico para as organizaes de conservao que administram reas naturais e para os investidores locais envolvidos nos processos de desenvolvimento do ecoturismo; Facilitar a participao ativa das comunidades loc ais nos processos de planejamento e gesto do ecoturismo; Oferecer programas e atividades de capacitao e formao para as lideranas locais (autoridades pblicas, empresrios privados e membros da comunidade); Criar servios de difuso de conhecimento e assessoria ; Criar mecanismos para garantir maior cooperao e comunicao entre agentes de diferentes setores; Conduzir programas de educao ambiental para a comunidades locais e s para os turistas ; Introduzir novas tecnologias e tcnicas na gesto de recursos naturais; e Desenvolver atividades de marketing e promoo que favoream a viabilidade econmica dos projetos ecotursticos .

2.3. 2. Aspectos de sustentabilidade dos projetos 2.3. 2.1. Preservao das reas naturais Quase todos os estudos de caso mos tram que o turismo proporciona uma contribuio para a proteo continuada, criando valor econmico para as espcies endmicas ou em risco de extino e tambm, para os habitats naturais. Alguns , casos atestam a efetivi dade do ecoturismo como um ins trumento de persuaso para

11

a conservao da natureza, substituindo atividades agrcolas e extrativistas nosustentveis, como o caso do projeto Turismo no Rio e na Vila Cambuhat , nas Filipinas, e o Desenvolvimento Conservao do Ecoturismo Comunitrio nas Ilhas Togean, na Indonsia.

Outros aspectos importantes referentes preservao das reas naturais so o desenvolvimento e a aplicao de modelos de planejamento e gesto das localidades, de controle de visitao, de capacidade de carga e de construo de instalaes que minimi zem o impacto ambiental para limitar o tamanho dos grupos de visitantes, incentivar o uso de meios de transporte de baixo impacto, organizar o uso de veculos, etc.

2.3. 2.2. Outras abordagens mencionadas Incluso dos aspectos da biodiversidade nos planos de uso de territrio; Participao de redes de trabalho em reas protegidas, com o objetivo de trocar experincias e conhecimentos sobre a gesto de recursos naturais e do turismo; Prticas de reflorestamento conservao do solo, reabilitao de reas , naturais, habitats e espcies animais afetadas; Controle e/ou erradicao de espcies estranhas ao ambiente; Programas de pesquisa sobre flora, fauna e habitats; Utilizao de novas tecnologias e tcnicas na gesto de reas naturais (us o do Sistema de Informao Geogrfica e de modernas tcnicas de conservao de florestas, do solo e da gua); Diversificao da oferta de ecoturismo, por meio da criao de roteiros e programas que incluam aspectos da cultura e do modo de vida no campo, com o objetivo de aliviar o impacto nas reas frgeis e de maior visitao; e Garantia de que o ensino de prticas ambientais e de conservao para a equipe de trabalho em reas protegidas seja estendido s comunidades .

12

2.3. 2.3. Benefcios econmicos e comu nitrios A renda direta do turismo a partir da venda de ingressos, da remunerao dos guias, do comrcio de artesanato da hospedagem, das concesses uma s, importante contribuio, que cobre os custos operacionais, bem como os custos de novos projeto de ecoturismo. Somam-se a ela outros benefcios, econmicos e/ou s comunitrios: Oportunidades de negcio e de empregos diretos ou indiretos; s Des envolvimento da infra-estrutura; Melhoria das condies sociais, por meio da introduo de servios de sade e educao; Aumento do valor da terra; Treinamento para a populao local; Incentivo produo local e compra dos produtos locais por par te dos operadores de ecoturismo; Possibilidade de os membros da comunidade que participam do

desenvolvimento e da gesto de instalaes e reas de ecoturismo tornaremse proprietrios, formando a base para a criao de pequenas empresas; Criao de fundos de desenvolvimento comunitrio, para os quais parte da renda produzida pelo turismo direcionada, a fim de ser utilizada em infraestrutura e servios sociais; e Criao de novos mecanismos , para garantir a governana dos plos pela comunidade.

2.3. 2.4. Educao e interpretao ambiental A interpretao ambiental uma atividade educativa, que se propem a revelar significados e inter-relaes por meio do uso de objetos originais, do contato direto com o recurso e de meios ilustrativos, em vez de simplesmente comunicar a informao literal (TILDEN, 1957). Sua importncia reconhecida em vrios estudos de caso como um valor agregado ao ecoturismo, que pode contribuir 13

significativamente para a satisfao do consumidor, como o caso do Centro de Interpretao da Natureza do Vale de Ordino, em Andorra, que trabalha com a percepo sensorial das pessoas para aumentar o respeito pelo meio ambiente. A preocupao educacional tambm tem grande relevncia, especialmente para as novas geraes. So exemplos de idias relacionadas a esses elementos: Centros de informaes e de visitantes nas reas protegidas ou em outras reas naturais que abrigam exposies e oferecem programas audiovisuais, bem como informaes teis aos visitantes; Placas interpretativas e normativas; Passeios guiados e passeios de interesse especial; Formao de guias e intrpretes; Trilhas auto-explicativas; Instalaes para a observao de animais; Guias contendo as caractersticas locais, perspectivas sobre a gesto dos recursos naturais e listas de identificao de animais e plantas dos plos ecotursticos; Atividades de conservao envolvendo turistas, membros da comunidade local e estudantes; Programas de conscientizao e de educao ambiental e servios de extenso para os moradores locais; Educao ambiental em programas escolares (como atividades extracurriculares); e Documentao de atividades de conservao para difuso e publicao em mdias locais e nacionais.

2.3. 2.5. Prticas ambientais Avaliao dos impactos ambientais; Tcnicas de gesto de consumo de gua e esgoto;

14

Instalaes para os visitantes que reduzam os impactos fsicos; Utilizao de trilhas e outros caminhos; Utilizao de formas renovveis de energia; Coleta seletiva e reciclagem; Estmulo produo e compra de produtos orgnicos; e Construo de alojamentos e instalaes que reflitam o estilo de vida e a arquitetura tradicional, utilizando matrias -primas da regio. 2.4. Atividades de Ecoturismo Conforme citado anteriormente ( item 2.1), o conceito de ecoturismo envolve uma srie de premissas. Da mesma forma, as atividades desse segmento turstico, tambm, devem observar os mesmos pontos. Porm, apesar de muitas atividades serem divulgadas ou vendidas como tal, poucas so aquelas que, realmente, o fazem.

O ecoturismo se caracteriza como um segmento cujas principais atividades giram em torno da observao e da contemplao da natureza. Alm disso, o ecoturismo, tambm, pode englobar outras atividades que, normalmente, so relacionadas a outros segmentos tursticos como, por exemplo, turismo de aventura; turismo nutico; turismo de sol e praia; entre outros .

15

16

De todas as atividades de ecoturismo, a caminhada em trilha a mais simples e a mais intensa forma de interao entre o praticante e a natureza. Outras atividades consideradas ecotursticas so: arvorismo, montanhismo, rafting, observao de pssaros (birdwatching), entre outras.

No item 7. Anexos, esto listadas algumas atividades, freqentemente, associadas ao ecoturismo. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) publicou, em 2007, a norma NBR 15500 Turismo de Aventura Terminologia, com a definio de diversos termos relacionados ao ecoturismo e dentre eles algumas atividades. Essa norma, alm de outras ligadas ao turismo, foram disponibilizadas ao pblico por meio de uma parceria entre a ABNT e o Ministrio do Turismo.

No h nada mais bsico que uma trilha. Desde os tempos mais remotos a idia de um caminho definido, marcado, faz parte do nosso entendimento de mundo. Caminhos utilizados por milhes de pessoas pelo mundo sem estradas.

Mas trilhar com os prprios ps um caminho em meio natureza deixou de ser, para muitos, uma atividade vital. Em tempos de deslocamentos rpidos em nossos veculos, o simples ato de caminhar por dias assumiu novos significados.

Para alguns caminhantes pode representar a assimilao de conhecimento e conscincia da importncia do equilbrio natural, para outros, a relao com as populaes locais e suas culturas, ou a busca por uma mudana de estilo de vida, de harmonia com o meio e reencontro pessoal, a busca pela espiritualidade e devoo ou a simples superao esportiva, em que a trilha somente uma pista e o meio um cenrio.

2.4.1. ECOTURISMO, TURISMO DE AVENTURA, ESPORTES DE AVENTURA E ESPORTES RADICAIS O senso comum leva a crer que os termos do ttulo, e mais alguns so sinnimos, porm, pesquisadores do tema e a prtica levam a uma diferena bem marcada e 17

necessria. Longe de um purismo acadmico, o uso pouco preciso destes termos pode ajudar a vender pacotes de turismo, mas, tambm, leva a equvocos srios com reflexos no turismo, nos esportes e para toda a sociedade. O termo Ecoturismo no acrescentou a viagens natureza razoavelmente preservada uma real novidade, pois as atividades de lazer nestes ambientes ocorria desde h muito tempo (Kinker, 2002). O conceito inova, associando m valores ticos ao comportamento do turista, a sustentabilidade do local visitado e o aspecto educacional. Entretanto, em alguns casos, o novo termo foi apropriado pelo turismo como estratgia de marketing para definir qualquer tipo de turismo na natureza, conseqentemente desvi nculando, parcial ou totalmente, do conceito. Com o reforo da imprensa, o senso comum acaba por identificar desde a comercializao de uma atividade como rapel at o turismo educacional como ecoturismo, dificultando a retomada do conceito real e aglomerando tambm esportes menos divulgados praticados na natureza.

Visando atingir o grande potencial dos mercados europeu e americano foi implantado um processo de elaborao de normas tcnicas, inicialmente para as competncias dos condutores de atividades. Processo este conduzido por demanda das empresas que atuam nestes segmentos e do prprio Ministrio do Turismo. No texto das normas tcnicas o turismo de aventura est definido da seguinte forma: Aquelas oferecidas comercialmente, usualmente adaptadas das atividades de aventura, que tenham ao mesmo tempo o carter recreativo e envolvam riscos avaliados, controlados e assumidos (NBR15397, 2006).

As atividades de aventura que forneceram as tcnicas para o segmento de turismo se viram caracterizadas como tal, fomentando a discusso com o Ministrio dos Esportes para a definio e reconhecimento como atividades esportivas. Como no caso do montanhismo, que teve seu primeiro clube fundado em 1919. Resultado dessas discusses, dois grupos foram definidos como esportes (Ministrio dos Esportes, 2007) :

18

ESPORTE DE AVENTURA

Compreende o conjunto de prticas esportivas formais e no formais, vivenciadas em interao com a natureza, a partir de sensaes e de emoes, sob condies de incerteza em relao ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, gua, neve, gelo e terra), como explorao das possibilidades da condio humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestaes educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condies de uso dos equipamentos, da formao de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

ESPORTES RADICAIS

Compreende o conjunto de prticas esportivas formais e no formais, vivenciadas a partir de sensaes e de emoes, sob condies de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superao de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestaes educacionais, de laze e de rendimento, r sob controle das condies de uso dos equipamentos, da formao de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade scio-ambiental .

19

3. Principais Destinos
3.1. MUNDO

O rpido crescimento do ecoturismo nos ltimos anos fez surgir diversas destinaes ao redor do globo focadas neste segmento. O termo ecoturismo se tornou uma forma usual para promover os destinos, embora em muitos deles os princpios bsicos das atividades no sejam aplicados. Porm, existem algumas experincias que vm buscando atender ess as premissas: conservao do meio ambiente; educao ambiental e desenvolvimento das comunidades locais.

Existem destinos j consolidados e conhecidos pelos brasileiros como, por exemplo, a Costa Rica e a Nova Zel ndia. Outros, porm, ainda so desconhecidos do grande pblico, apesar de possurem grande atratividade como o caso de Palau, Belize e Borno.

A seguir so apresentadas algumas informaes sobre importantes destinos ecotursticos no mundo: Estados Unidos da Amrica

O EUA o pas que apresenta o maior mercado de ecoturismo no mundo, movimentado, principalmente, por seus viajantes domsticos. Os principais locais onde a atividade acontece so as Unidades de Conservao, especialmente os Parques Nacionais. No ano de 2007, de acordo com o rgo responsvel pela administrao das Unidades de Conservao federais norte americanas (National Park Service NPS), os Parques Nacionais receberam mais de 62 milhes de visitantes, de um total de 275.581.547 visitas em UCs. Os locais mais visitados foram, respectivamente, Blue Ridge Parkway, com aproximadamente 17.300.000 visitantes e Golden Gate National Recreation rea, com mais de 14 milhes de visitas no ltimo ano.

20

O pas foi um dos pioneiros na rea de conservao da nat ureza, sendo responsvel pela criao da primeira UC do mundo, o Parque Nacional de Yellowstone, inaugurado em 1 de maro de 1872. Alm deste, os EUA apresentam outros importantes destinos de ecoturismo como, por exemplo: Grand Canyon; Montanhas Rochosas; Alasca; Hava; entre outros.

Nova Zelndia

A Nova Zelndia vm se destacando como um importante destino de ecoturismo no planeta, oferecendo diversas opes de atividades como, por exemplo, mergulho no Parque Marinho de Poor Knights, caminhadas no Parque Nacional de Tongariro e escalada no Monte Cook.

De acordo com o Departamento de Conservao neozelands, o pas recebeu em 2006, 2.223.500 milhes turistas , sendo que deste total 668.400 visitaram algum Parque Nacional. O Parque mais visitado foi o Parque Nacional de Fiordland com 415.200 visitantes internacionais em 2006 (Department of Conservation NZ).

Costa Rica

A Costa Rica reconhecida mundialmente por suas aes de conservao. Aproximadamente um quarto do territrio do pas est dentro de alguma Unidade de Conservao. O pas possui um total de 160 reas protegidas, das quais apenas 32 recebem visitantes.

Cerca de 60% dos turistas internacionais que chegam Costa Rica visitam alguma Unidade de Conservao. Em 2004, as reas protegidas do pa s receberam aproximadamente 1 milho de visitantes, sendo que 55% deles foram estrangeiros.

21

De acordo com o ICT (Instituto Costaricense de Turismo), em 2005 o pas recebeu 1.679.051 turistas internacionais, o que representou um crescimento de 15% em relao a 2004, impulsionado, principalmente, pelo ecoturismo. Em 2005, o turismo foi responsvel pela entrada de US$ 1,569 bilho, o que equivale a 22,4% do total de exportaes do pas.

Qunia

Situado na frica oriental e banhado pelo Oceano ndico, o Qunia apresenta em seus, aproximadamente, 580 km 2, diversos tipos de ecossistemas como, glaciais, desertos ridos, cadeias montanhosas, savanas e florestas tropicais. O pas, que um dos principais destinos africanos para safri, possui outros importantes atrativos, como as praias, principalmente na regio de Mombaa, e o Monte Qunia com 5.199 m de altitude.

O Qunia recebeu em 2007, em torno de 2 milhes de turistas internacionais, o que representa um crescimento de 12,5% em relao a 2006. O turismo a principal atividade econmica do pas, responsvel por 10% do PIB queniano e pela gerao de mais de 9% do total de empregos. De acordo com o Kenya National Bureau of Statistics os parques e reservas do Qunia receberam mais de 2,3 milhes de visitantes no ano de 2006, incluindo quenianos e estrangeiros.
3.2. BRASIL

O Brasil apresenta u enorme potencial para o desenvolvimento de atividades m ecotursticas. Nosso territrio abriga grandes reas de diferentes biomas em bom estado de conservao, alm de recurs os naturais de grande atratividade como praias, cachoeiras, cavernas, montanhas, alm de fauna e flora exuberantes.

De acordo com a diviso de estatsticas da ONU, em 2005, o Brasil possua 57,2% de sua rea total coberta por florestas e mais 1.600.000 km2 de reas protegidas, o que representa 18,7% do territrio nacional. O pas conta com 292 Unidades de

22

Conservao federais (2008), administradas pelo Instituto Chico Mendes, o mais novo rgo ambiental do pas. O Brasil conta ainda com centenas de UCs Estaduais, Municipais e particulares. Apesar desse grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, o pas ainda tem uma participao tmida no mercado mundial. Estima-se que apenas meio milho de pessoas pratica atividades de ecoturismo no Brasil, sendo que o segmento no pas apresenta uma taxa de crescimento 50% menor que a mdia mundial. Ainda assim, o ecoturismo j contribui para a gerao de emprego e renda no pas, que conta com, aproximadamente, 250 operadores especializados e mais de 2000 meios de hospedagem voltados para este mercado (Ministrio do Turismo, 2007a).

Com relao ao mercado interno, o ecoturismo tambm tem muito espao para crescer. Em pesquisa realizada pela FIPE em 2006, apenas 5% dos brasileiros entrevistados apontaram a ativ idade como o motivo principal de suas viagens.

Das principais destinaes de ecoturismo no Brasil, destaca -se:

Amaznia

A Amaznia o destino ecoturstico brasileiro mais conhecido no mundo, porm ainda no recebe um nmero de visitantes expressivo. Em 2005, a Amaznia brasileira foi responsvel por apenas 0,05% (400 mil turistas) do total de chegadas internacionais no mundo. Porm, pesquisas realizadas para o PROECOTUR Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amaznia Legal , mostram que a regio pode atrair at 3 milhes de turistas por ano. A regio da Amaznia Legal engloba 9 estados brasileiros e corresponde a, aproximadamente, 60% do territrio nacional. Nela esto localizados atrativos mpares como, por exemplo, o encontro dos rios Negro e Solimes, o Monte

23

Roraima, a Serra do Divisor, o Pico da Neblina e diversos outros Parques Nacionais de rara beleza.

Pantanal

A regio do pantanal, uma das maiores reas alagveis do planeta, foi reconhecida pela UNESCO, no ano 2000, como Patrimnio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. A regio abriga uma das maiores biodiversidades do globo, de acordo com a WWF, existem 656 espcies de aves no Pantanal, mais do que na Amrica do Norte inteira.

A atividade de ecoturismo vem se desenvolvendo rapidament e nesta regio, que j era reconhecida como um importante destino de turismo de pesca. Atualmente os principais destinos de ecoturismo do Pantanal so, na poro sul, os municpios de Miranda, Aquidauana e Corumb e, na regio norte, Pocon, Cceres e Baro de Melgao.

Fernando de Noronha

O arquiplago de Fernando de Noronha, localizado no oceano atlntico a 360 km de Natal (RN), constitudo por 21 ilhas, rochedos e ilhotas, totalizando, aproximadamente, 26 km2. Devido a sua impressionante beleza cnica, uma situao geogrfica singular, existncia de espcies endmicas (que s ocorrem no arquiplago), concentrao de um potencial gentico, em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (IBAMA).

O arquiplago reconhecido como um dos principais exemplos de turismo planejado no pas. Grande parte de seus atrativos possui um limite dirio de visitantes, com o objetivo de minimizar os impactos negativos do turismo. O prprio arquiplago possui um limite de entrada de 246 visitantes por dia e um limite total de 4 visitantes simultneos, uma vez que cada turista permanece, 50 normalmente, mais de um dia no local.

24

Parque Nacional do Iguau

O Parque Nacional do Iguau foi o segundo parque nacional a ser criado no Brasil, em 1939. O parque, que abriga uma das mais espetaculares cataratas do planeta, foi reconhecido pela UNESCO, em 1986, como Patrimnio Natural da Humanidade.

Atualmente ele o parque mais visitado do pas. Em 2007, de acordo com dados do Instituto Chico Mendes, o parque recebeu 1.055.433 visitantes, sendo aproximadamente 57% estrangeiros. O nmero de visitantes do parque vem crescendo em um ritmo acelerado, no perodo de 2002 a 2007 o aumento foi de 63,42%. Alm disso, o Parna Iguau o caso brasileiro mais bem-sucedido de concesso da operao e administrao de algumas reas e atividades iniciativa privada. As principais concesses so: o Hotel Cataratas, o Centro de Visitantes e o Macuco Safri.
3.3. SO PAULO

O estado de So Paulo apresenta em seu territrio destinos de ecoturismo de grande atratividade como, por exemplo, as praias, em seus mais de 700 km de litoral e 70 ilhas, as cavernas no Vale do Ribeira, as corredeiras em Brotas e as montanhas na Serra da Mantiqueira. O principal pblico que freqenta estes locais o prprio paulista. Apesar do aeroporto internacional de Guarulhos ser o maior porto de entrada de turistas estrangeiros no pas, poucos so aqueles que visitam esses destinos.

No estado so encontradas as maiores reas de remanescentes de Mata Atlntica do pas, concentrados, principalmente, na sua faixa litornea. Alm da Mata Atlntica, em So Paulo tambm so encontrados remanescentes de cerrado, , concentrados na poro central do estado. A maior parte dessas reas protegida

25

por Unidades de Conservao federais, estaduais, municipais e particulares, que correspondem a 17,29% do territrio paulista (SEADE, 2003). Brotas

O municpio de Brotas, localizado na regio central do estado, reconhecido internacionalmente como um destino de ecoturismo. O principal atrativo da regio o rio Jacar Pepira, excelente local para a pratica do rafting, da canoagem e de outros esportes de aventura.

Os principais atrativos do municpio esto localizados em propriedades privadas. Assim, de modo a controlar os impactos da visitao e garantir a qualidade da experincia do turista, a prefeitura criou o Sistema Municipal de Controle da Visitao Turstica. Este sistema trabalha com a emisso de vouchers, baseado no mtodo utilizado no municpio de Bonito MS.

Litoral Norte

O Litoral Norte paulista, composto pelos municpios de Caraguatatuba, So Sebastio, Ilhabela e Ubatuba, apresenta grandes reas de remanescentes de Mata Atlntica protegidas, principalmente, pelos Parques Estaduais da Serra do Mar e de Ilha bela.

A regio um dos principais destinos tursticos do estado, chegando a receber mais de 1 milho de visitantes durante os meses de vero, o que faz do turismo a principal atividade econmica do local. Os turistas so motivados, principalmente, pelas belas praias da regio. Porm, esta faixa do litoral possui um enorme potencial para o ecoturismo, dado a existncia de diversas trilhas, cachoeiras e fauna e flora exuberantes. Vale do Ribeira

A regio apresenta u ma das maiores reas de remanescentes de Mata Atlntica no Brasil, onde ainda so encontradas amostras desse bioma em timo estado de 26

conservao. Ela abriga o continuum ecolgico de Paranapiacaba, o maior contnuo de Mata Atlntica do pas, formado por 3 Parques Estaduais Intervales, PETAR e Carlos Botelho. A regio conta ainda com mais 5 Parques Estaduais, alm de Estaes Ecolgicas e APAs.

Os principais atrativos do Vale do Ribeira so as cavernas calcrias, que atraem visitantes de todo o globo. Somente o PETAR, um dos parques mais antigos do Estado, possui mais de 300 cavidades catalogadas. A regio conta ainda com trilhas e cachoeiras de grande beleza cnica.

27

4. Unidades de Conservao
Historicamente, parque nacional a primeira categoria de rea natural protegida com objetivos de conservao da natureza, criada em grandes extenses territoriais, a partir do que se definiram as bases legais e conceituais para a criao de outras categorias (SMA, 1999). No mbito mundial, a preocupao em conservar as reas naturais teve seu marco com a criao, nos Estados Unidos da Amrica, do Parque Nacional de Yellowstone em 1872, uma rea de grande beleza cnica e com objetivo principal de ser uma rea para a populao desfrutar da paisagem e da natureza. Sendo esta atitude seguida pelo Canad, Austrlia e Nova Zelndia. J no Brasil, seguindo a tendncia mundial de preocupao com o meio ambiente e principalmente com a proteo dos recursos naturais, ocorreu em 1937 a criao do primeiro parque nacional brasileiro, o Parque de Itatiaia, seguido pela criao dos Parques da Serra dos rgos e do Iguau ambos em 1939, nesta primeira fase seguindo o mesmo conceito americano de belas paisagens naturais para desfrute dos turistas. No Estado de So Paulo, a preocupao com as rea naturais, ou com o que restava dela, teve como marco o levantamento do patrimnio natural do Estado de So Paulo realizado pelo Instituto Florestal em 1974 onde cons tatou-se que apenas 18 % da cobertura original do Estado estava preservada. Umas das conseqncias dessa nova preocupao do Estado foi a criao do Parque Estadual da Serra do Mar em 1977, j sob uma abordagem predominantemente conservacionista, reafirmou a proteo de 315.000 hectares dos remanescentes de Mata Atlntica, reunindo reas de propriedade do Instituto florestal, entre outras. Em 18 de julho de 2000 foi publicada a Lei Federal n 9985 regulamentando o artigo 225, pargrafo primeiro, incisos I a III e VII da Constituio Federal de 1988 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao determinando a forma de estabelecimento e gesto das reas naturais protegidas e definindo o

28

conceito de Unidades de Conservao como espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. Conforme o SNUC as unidades de conservao possuem duas subdivises de acordo com o ecossistema protegido e com o objetivo de sua criao, podendo ser de Proteo Integral ou de Uso Sustentvel. Proteo Integral
Estao Ecolgica Reserva Biolgica Parque Nacional Monumento Natural Refugio da Vida Silvestre

Uso Sustentvel
rea de Proteo Ambiental rea de Relevante Interesse Ecolgico Floresta Nacional Reserva Extrativista Reserva de Fauna Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Reserva Particular do Patrimnio Natural

As unidades de proteo integral tm como objetivo a preservao da natureza e esto subdividas em Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, Parque Estadual, Monumental Natural e Refugio da Vida Silvestre. Tendo as Estaes Ecolgicas o objetivo de preservar a natureza e a realizao de pesquisas cientficas; a Reserva Biolgica com objetivo de preservar integralmente a biodiversidade no sendo permitida qualquer tipo de interferncia na rea natural; Monumento Natural prima pela preservao dos stios naturais raros ou de beleza cnica; e o Refugio da V ida Silvestre protege os espaos naturais com importncia para a reproduo e manuteno de espcies de fauna e flora. J os Parques Nacionais e Estaduais tm como objetivo primordial a preservao dos ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, neles so permitidas as pesquisas cientficas, atividades de recreao e educ ao ambiental, bem como a realizao de turismo.

29

Porm, essas atividades devem ser realizadas dentro de regulamentos e normas estabelecidas pelo rgo gestor de cada parque. Por fim, as Unidades de Conservao de uso sustentvel tm como objetivo maior a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela de seus recursos naturais, sendo composta pelas seguintes subdivises de espaos especialmente protegidos: rea de Proteo Ambiental; rea de Relevante Interesse Ecolgico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentvel; e Reserva Particular do Patrimnio Natural. Mais informaes podem ser encontradas no Caderno Ambiental de Unidades de Conservao.

4.1 - Secretaria de Estado do Meio Ambiente A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) a organizao responsvel pela administrao de grande parte das reas naturais paulistas legalmente protegidas. Para viabilizar a gesto e otimizar as aes de conservao, em 2006, foi criado o Sistema Estadual de Florestas (SIEFLOR), atravs do Decreto n. 51.453. O objetivo principal desta iniciativa governamental o aprimoramento da gesto das UCs, por meio d atuao integrada entre o Instituto Florestal e a Fundao a Florestal, responsveis, respectivamente, pela pesquisa cientfica e gesto administrativa do sistema. Do total de 184 reas naturais institudas pelo governo do Estado de So Paulo, 133 so administradas pelo SIEFLOR, 17 por outras instituies da SMA ou a ela vinculadas e 37 por outros organismos estaduais.

30

Unidades de Conservao SIEFLOR Unidades de Proteo Integral Parque Estadual Estao Ecolgica Refugio de Vida Selvagem Unidades de Desenvolvimento Sustentvel Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Reserva Extrativista rea de Proteo Ambiental Floresta Estadual Unidades de Produo Estao Experimental Horto Florestal Viveiro Florestal Outras reas Naturais Especialmente Protegidas Parque Ecolgico Reserva Estadual TOTAL
Fonte: Fundao Florestal, 2008

[a1] Comentrio: Resultado final?

53 29 23 1 49 7 2 27 13 27 19 6 2 4 2 2 133

31

32

As Unidades de Conservao paulistas, principalmente os Parques Estaduais, j so destinos ecotursticos conhecidos no pas e recebem um nmero de visitantes expressivo. De acordo com dados da FF, em 2007, as UCs estaduais receberam cerca de 1,5 milho de visitantes. Em 2008, este nmero deve ser ainda maior, at junho desse ano, as Unidades receberam quase 1 milho de visitantes. Neste ltimo perodo a 3 UCs mais s visitadas foram, respectivamente: Parque Ecolgico Guarapiranga; Parque Estadual da Serra do Mar (Ncleo Picinguaba); e Parque Estadual Jaragu. Alm destes, destaca-se tambm o Parque Estadual da Ilha Anchieta que, apesar de ser a quarta UC em nmero de visitantes, responsvel por quase 50% da arrecadao com visitao em todas as Unidades de Conservao estaduais administradas pela Fundao Florestal . Tal fato ocorre, uma vez que no cobrado ingresso em todas as UCs.

33

5. Boas Praticas
5.1 Pega Leve! Conforme dito anteriormente, o conceito de ecoturismo surgiu como uma alternativa ao modelo de tu rismo que vinha sendo praticado no ps-guerra, somando-se ao turismo de natureza que cresceu muito nas ltimas dcadas . Consequentemente h cada vez mais visitantes nas reas naturais. A grande maioria destes visitantes sensvel aos problemas ambientais (Kinker, 2002), todavia so potenciais causadores de impactos nos ambientes que tanto admiram, em especial aqueles que o fazem esporadicamente. A questo fica evidente nas unidades de conservao. Os parques, por exemplo, lidam com o aparente conflito entre uso pblico e conservao, em que o uso intensivo de algumas reas provoca degradaes que podem at refletir em vrias escalas. No exterior a questo antiga e suscitou diversas estratgias de avaliao e gesto da visitao pblica. Com o refinamento das metodologias, verificou-se que a atitude de quem freqenta uma rea natural, ou mesmo uma comunidade mais tradicional, muito mais importante que o nmero e a freqncia de pessoas que utilizam uma rea. Com conscincia crescente, em que todos compartilham d responsabilidade, e a que um conjunto de atitudes simples, so muito efetivas na manuteno dos ambientes freqentados , surgem no exterior os cdigos de conduta em reas naturais, como um movimento independente das entidades governamentais e identificados em duas vertentes, uma do trade turstico e outra para os freqentadores das reas naturais. Surgidas na esteira do movimento ambientalista e do conceito de desenvolvimento sustentvel, entretanto a aderncia das empresas foi relativa (Wearing, S.; Neil, J. 2001). Os movimentos mais conhecidos so: o Leave no Trace nos E.U.A; e o New Zealand Mountain Safety Council na Nova Zelndia. Na mesma linha, o Ministrio do Meio Ambiente brasileiro, lanou um programa chamado Conduta Consciente

34

em Ambientes Naturais(MMA,1999), voltado aos freqentadores das unidades de conservao federais. No Brasil, atualmente, o movimento que est se tornando referncia nas prticas de mnimo impacto o Programa Pega Leve!, desenvolvido pelo CEU (Centro Excursionista Universitrio) com o apoio da WWF. Utilizando a experincia desenvolvida no exterior e no pas, este programa detalha as prticas de mnimo impacto para biomas e atividades diversas mais praticadas. Adotar comportamentos menos agressivos ao meio natural envolve conhecimento de como os diversos processos de um ecossistema ocorrem e suas inter-relaes, consequentemente quais aes so potencialmente geradoras de impactos e como evita-los. Conhecimento que est distante da maioria da populao. Para incentivar a mudana de atitude este conhecimento foi sintetizado em poucos itens de fcil assimilao. A experincia logo contou com apoio dos rgos pblicos que administram as unidades de conservao como um valioso instrumento de conservao. Segue a adaptao das referncias brasileiras no tema, para as unidades de conservao paulistas do SIEFLOR, conservando a mesma estrutura e itens das verses editadas pelo Ministrio do Meio Ambiente, no mbito do programa Conduta Consciente em Ambientes Naturais e do programa PegaLeve! desenvolvido pelo Centro Excursionista Universitrio, com o apoio da WWF. Estas iniciativas formam um grande estimulo ao desenvolvimento de uma cultura de convivncia responsvel com os ambientes naturais e com as comunidades que habitam estas regies, atitude que materializa o desejo de contribuir com a conservao da biodiversidade. Reduzindo os impactos do uso pblico ser possvel compatibilizar as atividades de conservao e ecoturismo respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas, a qualidade da experincia dos visitantes e das populaes do entorno das unidades de conservao. Tornando mais prximo o ideal de sustentabilidade ambiental e social, sem abdicar da educao ambiental. Segue o texto adaptado com nfase para as unidades de conservao como os parques, porem so recomendaes aplicveis a qualquer lugar:

35

5.1.1. Mnimo Impacto em reas Naturais Voc pode evitar o impacto da poluio e da destruio das reas que freqenta. s seguir algumas regras simples, que ajudam a proteger o meio ambiente, do maior prazer sua visita e previ nem acidentes, que nesses lugares afastados, podem ter graves conseqncias. Estas regras de mnimo impacto, resumidas em 8 princ pios, esto sendo adotadas por pessoas em todo o planeta. Seguindo e ajudando a divulgar o contedo dessa publicao, voc es tar ajudando a preservar os lugares que vem desfrutando hoje, sempre na melhor condio, para voc e para os outros visitantes. O mais importante voc lembrar que praticar o mnimo impacto uma questo de atitude. Lembre-se sempre dos oito princpios.
1. Planejamento Fundamental 2. Voc responsvel por sua segurana 3. Cuide das trilhas e locais de acampamento 4. Traga seu lixo de volta 5. Deixe cada coisa em seu lugar 6. Evite fazer fogueiras 7. Respeite os animais e as plantas 8. Seja co rts com outros visitantes e com a populao local

36

5.1. 2. Planejamento Fundamental


Tenha o conhecimento necessrio sobre as atividades que voc vai realizar, principalmente se elas envolverem tcnicas especficas e no pretende contratar um profissi onal ou empresa especializada. Aprenda a utilizar mapas e instrumentos de orientao, os equipamentos especficos para cada atividade. Entre em contato prvio com a administrao da unidade de conservao que voc vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restries existentes. Verifique se as atividades que voc pretende realizar so permitidas. Em reas particulares pea permisso com antecedncia. Informe-se sobre as condies climticas do local e consulte a previso do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais, adeqei alimentao e vesturio e equipamentos. O planejamento deve considerar se a atividade ser possvel dependendo das condies do tempo meteorolgico. Viaje em grupos pequenos. Grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e so potencialmente menos impactantes. Evite viajar para reas populares durante feriados e frias. Locais muito cheios aumentam a chance de impactos, alem de sobrecarregar a administrao das unidades e os servios do entorno. Certifique -se de que voc possui uma forma de acondicionar seu lixo em sacos plsticos, por exemplo, para traz-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessrias. Escolha as atividades que voc vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento fsico e seu nvel de experincia, assim como do grupo.

5.1. 3. Voc responsvel por sua segurana


O salvamento em ambientes naturais caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, no se arrisque sem necessidade e sem conhecimento. Caso no possua experincia suficiente, contrate os servios de profissionais capacitados, preferencialmente dos locais visitados. Calcule o tempo total que passar viajando e deixe um roteiro de viagem com algum de confiana, com instrues para acionar o resgate, caso necessrio. Informe sobre sua visita para os responsveis da rea, ou unidades de conservao, sobre sua experincia, o tamanho do grupo, o equipamento que vocs esto levando. O roteiro e a data esperada de retorno. Estas informaes facilitaro qualquer providncia. Aprenda as tcnicas bsicas de segurana, como navegao (saiba usar um mapa e uma bssola) e primeiros socorros. Aprenda as tcnicas especficas para atividades de maior complexidade. Para tanto, procure os clubes, cursos especializados, etc.

37

Tenha certeza de que voc dispe do equipamento apropriado para cada situao. Grande parte dos acidentes e agresses natureza causada por improvisaes, negligncia, desconhecimento e uso inadequado de equipamentos. Leve sempre os itens essenciais: lanterna, agasalho, capa de chuva, chapu, um estojo de primeiros socorros, alimento e gua, mapa e bssola, mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de durao. Caso voc no tenha experincia, no se arrisque sozinho, entre em contato com empresas de ecoturismo ou monitores ambientais habilitados da regio. Pessoas inexperientes podem causar impactos sem perceber e correr riscos desnecessrios. Caso queira aprofundar seus conhecimentos praticar atividades cientficas ou esportivas, como espeleologia ou escalada em rocha, procure grupos especializados.

5.1. 4. Cuide dos locais por onde passa, das trilhas e dos acampamentos
Mantenha -se nas trilhas pr -determinadas - no use atalhos, pois estes favorecem a eroso e a destruio da vegetao. Mantenha -se na trilha mesmo se ela estiver molhada , lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Se voc contorna a parte danificada de uma trilha, estar contribuindo para a ampliao do dano. Evite impactos nas margens dos rios e lagoas, usando as pedras ou reas j abertas, cuide para que a vegetao permanea integra. Acampando, evite reas frgeis que levaro um longo tempo para se recuperar aps o impacto. Acampe somente em locais pr-estabelecidos, quando existirem. Em qualquer situao em que no tenha reas determinadas, acampe a pelo menos 60 metros da gua e em terreno elevado. No cave valetas ao redor das barracas escolha melhor o local, de modo que a , gua escorra naturalmente sem acumular e use um plstico sob a barraca. Bons locais de acampamento so encontrados, no construdos. No corte nem arranque a vegetao, nem remova pedras ao acampar. Remova todas as evidncias de sua passagem. Ao percorrer uma trilha, ou ao sair de uma rea de acampamento, certifique-se que esses locais permaneceram como se ningum houvesse passado por ali.

5.1.5. Traga seu lixo de volta Embalagens vazias pesam pouco e ocupam um espao mnimo em sua mochila. Se voc pode levar uma embalagem cheia, pode traz-la vazia na volta. No queime nem enterre o lixo. Frequentemente proibido acender fogueiras nas unidades de conservao. As embalagens podem no queimar

38

completamente, e animais podem cavar at o lixo e espalh-lo. Traga todo o seu lixo de volta. Utilize as instalaes sanitrias que existirem. Caso no haja instalaes sanitrias (banheiros) na rea, cave um buraco com quinze centmetros de profundidade a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de gua, trilhas ou locais de acampamento, em local onde no seja necessrio remover a vegetao. Em situaes especiais como em cavernas, leve seus dejetos para descarte em instalaes sanitrias. Traga papel e outros produtos higinicos de volta, bem acondicionados no causam odores. No use sabo nem lave utenslios e panelas em fontes de gua . Lave o que for necessrio a pelo menos 60 metros das fontes dgua, depositando a gua com resduos em um pequeno buraco no solo, cobrindo em seguida. Tome banho sem sabonete ou xampu nos rios e lagoas, ou faa da mesma forma para os utenslios.

5.1.6. Deixe cada coisa em seu lugar No construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. No quebre ou corte galhos de rvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais. Resista tentao de levar "lembranas" para casa . Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc. onde voc os encontrou, para que outros tambm possam apreci-los. Cada coisa possui seu papel na natureza, qualquer coisa removida poder causar algum impacto no ambiente. Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, e leve apenas suas memrias uma mxima utilizada desde h muitos anos por diversos grupos como espelelogos, escaladores e caminhantes.

5.1.7. Evite fazer fogueiras Fogueiras so frequentemente proibidas pois so potenciais perigos para o ambiente e acender uma fogueira pode ser at considerando crime. Fogueiras matam o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma grande causa de incndios florestais. Para cozinhar, utilize um fogareiro prprio para acampamento. Os fogareiros modernos so leves e fceis de usar. Cozinhar com um fogareiro muito mais rpido e prtico que acender uma fogueira. Para iluminar, utilize um lampio ou uma lanterna em vez de uma fogueira.

39

5.1.8. Respeite os animais e as plantas Observe os animais distncia. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaa e provocar um ataque, mesmo por parte de pequenos animais e eles podem transmitir doenas por meio da mordida. A proximidade pode causar stress e alterar o comportamento dos animais, prejudicando a espcie. No alimente animais. Os animais podem acabar se acostumando com a comida que oferecemos e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros acampamentos. No retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes. A coleta seletiva pode ser um dos fatores de desequilbrio de um ecossistema. No compre produtos de origem animal ou vegetal feitos com matrias prima no sustentveis, como palmito, artesanato com penas entre tantos. A compra destes itens contribui para a reduo da biodiversidade e para a criminalidade.

5.1.9. Seja corts com outros visitantes e com a populao local Ande e acampe em silncio, preservando a tranqilidade e a sensao de harmonia que a natureza oferece, o rudo excessivo pode afetar os hbitos da fauna. No grite e deixe rdios e instrumentos sonoros em casa. Respeite os direitos dos outros visitantes que no querem compartilhar seus gostos musicais. Pense nos outros, seja solidrio e de o respeito que gostaria de receber. Trate os moradores da regio com cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e no entre em casas, galpes sem pedir permisso, cuidado com as plantaes e no moleste os animais domsticos. Seja diplomtico e educado, comporte-se com cuidado para no causar situaes constrangedoras, muitas comunidades possuem usos e costumes diferentes, tente no transgredi-los impondo seus hbitos. Nunca ria ou faa pouco dos costumes locais, voc que o estranho no lugar. Aproveite para aprender algo sobre os hbitos e a cultura do local. Prefira contratar os servios locais de hospedagem, transporte, monitoria e outros servios tursticos. Desse modo, voc estar colaborando para que os recursos financeiros permaneam na comunidade, auxiliando no desenvolvimento local. Certifique-se que o que est consumindo da produo local no est sendo extrado das reas naturais de forma no sustentvel. Respeite os funcionrios da unidade de conservao. Eles tm por dever conservar a rea e auxiliar na segurana dos visitantes Deixe os animais domsticos em casa, pois podem causar problemas srios como a introduo de doenas e ameaas ao ambiente natural. Caso traga o seu animal com voc, mantenha-o controlado todo o tempo. As fezes dos animais devem ser tratadas da mesma maneira que as humanas. Elas tambm esto sob sua responsabilidade. Muitas reas no permitem a entrada de animais domsticos, verifique com antecedncia.

40

Evite usar cores brilhantes que podem ser vistas a quilmetros e quebram a harmonia dos ambientes naturais. Use roupas e equipamentos de cores neutras ou suaves, para evitar a poluio visual em locais muito freqentados. Porm, no h necessidade de utilizar vestimentas e equipamentos camuflados. Divulgue os princpios de mnimo impacto.

41

6. Anexos:
6.1. Trilhas e Atrativos dos Parques

6.2. Norma NBR 15500 Turismo de Aventura Terminologia Arvorismo (arborismo): locomoo por percursos em altura instalados em rvores ou em outras estruturas; Bungee jump: atividade em que uma p essoa se desloca em queda livre, limitada pelo amortecimento mediante a conexo a um elstico. O elstico desenvolvido especificamente para a atividade; Cachoeirismo : descida de quedas dgua, seguindo ou no o curso dgua, usando tcnicas verticais. A descida de duas ou mais cachoeiras em seqncia pode caracterizar a prtica de canionismo; Canionismo: descida de cursos dgua, usualmente em cnions, sem embarcao, com transposio de obstculos aquticos ou verticais. O curso dgua pode ser intermitente; Caminhada : realizao de percursos a p; Caminhada (em turismo de aventura): atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a caminhada; Caminhada de longo curso (em turismo de aventura): caminhada em ambientes naturais, que envolva pernoite. O pernoite pode ser realizado em locais diversos, como em acampamentos, pousadas, fazendas, bivaques, entre outros; Cicloturismo: atividade de turismo que tem como elemento principal a realizao de percursos com o uso de bicicleta. A atividade pode envolver pernoite;

42

Escalada : ascenso de montanhas, paredes ou blocos rochosos. A escalada segura exige a aplicao de tcnicas e utilizao de

equipamentos especficos; Espeleoturismo: atividades desenvolvidas em cavernas, oferecidas

comercialmente, em carter recreativo e de finalidade turstica; Espeleoturismo de aventura : espeleoturismo praticado no mbito do turismo de aventura; Espeleoturismo vertical: espeleoturismo de aventura que utiliza tcnicas verticais; Montanhismo: atividade de caminhada ou escalada praticada em ambiente de montanha; Mergulho autnomo turstico (produto turstico): produto em que a atividade principal o mergulho autnomo e o praticante no necessariamente um mergulhador qualificado; Percurso (em arvorismo): conjunto de obstculos ou passarelas interligados por plataformas, que pode ser dividido ou no em sees; Rafting: descida de rios com corredeiras em botes inflveis; Rapel: tcnica de descida em corda utilizando equipamentos especficos; Rapel (produto turstico): produto em que a atividade principal a descida, em ambientes secos, em corda, utilizando procedimentos e equipamentos especficos . A descida em corda dentro de cavernas est includa na atividade de espeleoturismo vertical; Tcnicas verticais: conjunto de tcnicas de subidas, descidas e movi mentao em desnveis verticais. Usualmente estas tcnicas exigem a aplicao de mtodos e equipamentos especficos; Tirolesa (em arvorismo): linha area tensionada ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnvel, onde o cliente conectado a ela desliza entre um ponto e outro, utilizando procedimentos e equipamentos 43

especficos . No arvorismo, a tirolesa pode ser considerada um dos obstculos ou o prprio percurso, caso o percurso tenha somente este obstculo; Tirolesa (produto turstico): produto em que a atividade principal o deslizamento do cliente em uma linha area ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnvel, utilizando procedimentos e equipamentos especficos; Trilha : via estreita, usualmente no-pavimentada e intransitvel para veculos de passeio; Trilha de passagem individual (single track ): trilha por onde s possvel passar uma pessoa ou bicicleta por vez.

44

7. Glossrio
Atrativo : todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse para o turismo (EMBRATUR, 1992). 2. "... todo elemento material que tem a capacidade prpria, ou em combinao com outros, para atrair visitantes de um determinada localidade ou zona" (CERRO, 1992). 3. Constitui o componente principal e mais importante do produto turstico, pois determina a seleo, por parte do turista, do local de destino de uma viagem, ou seja, gere uma corrente turstica at a localidade. Os atrativos tursticos podem ser naturais, culturais, manifestaes e usos tradicionais e populares, realizaes tcnicas e cientficas contemporneas e acontecimentos programados. Biodiversidade : Diversidade biolgica. Riqueza de espcies e variao biolgica em determinada rea. Abrange todas as espcies de plantas, animais e microorganismos bem como os sistemas a que pertencem. A biodiversidade pode ser dividida em trs categorias hierarquizadas: a) diversidade gentica que se refere variao de gens dentro das espcies; b) diversidade de espcies que se refere variedade de espcies dentro de uma regio; c) diversidade de ecossistemas que se refere variedade de ecossistemas. Bioma: Amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos de vegetao fisionomicamente semelhantes. No Brasil, ocorrem os seguintes grandes bromas: Floresta Amaznica, Floresta Atlntica, Cerrado, Caatinga, Floresta de Araucria, Campos e Zonas de Transio (Pantanal, Zona Costeira). O termo b ioma usado para denominar um grande sistema biolgico ou ecossistema de propores regionais e at sub-continentai s (se caracteriza pela existncia de um tipo). Os principais biomas do planeta esto assim representados: Parte terrestre florestas, campos,savanas e desertos ; Parte aqutica ecossistemas de gua doce (lagos, rios e alagados), ecossistemas marinhos (oc eano aberto, guas costeiras e esturios). Demanda: a quantidade de um bem ou servio que os consumidores desejam e podem comprar a um dado preo em um dado tempo. Demanda Potencial: a quantidade de bens e servios tursticos que 45

podem ser consumidos face a determinado nvel de oferta e existncia de fatores facilitadores de acesso e incentivo ao consumo (EMBRATUR, 1992). Educao Ambiental: A Conferncia Intergovernamental de TBILISI, em 1977, define que: "A educao ambiental um processo de reconhecimento de valores e clarificao de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relao ao meio, para entender e apreciar as interrelaes entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofsicos. A educao ambiental tambm est relacionada com a prtica das tomadas de decises e a tica que conduzem para a melhoria da qualidade de vida". Embratur: Instituto Brasileiro de Turismo Excursionista: Tambm conhecido como "turista itinerante", excursionista toda pessoa que se desloca individualmente ou em grupo para um local diferente de sua residncia permanente, por perodo inferior a 24 horas, sem efetuar pernoite (EMBRATUR, 1992). Infra -estrutura Turstica: o conjunto de obras e de instalaes de estrutura fsica e de servios urbanos bsicos que do suporte ao

desenvolvimento da atividade turstica em determinada rea. So exemplos de Infra-estrutura Turstica: sistema de transportes e de comunicaes, hotis, locadoras, posto de informaes, bares e restaurantes, entretenimento, etc. Interpretao Ambiental: uma atividade educativa, que se propem a revelar significados e inter-relaes por meio do uso de objetos originais, do contato direto com o recurso e de meios ilustrativos, em vez de simplesmente comunicar a informao literal (TILDEN, 1957). Oferta Turstica : o conjunto de atrativos tursticos, assim como bens e servios, que provavelmente induzir as pessoas a visitarem especialmente um pas, uma regio ou uma cidade. A oferta turstica compe-se dos servios de alojamento, de alimentao, de agenciamento, de lazer e de outros, bem como da infra-estrutura local. Produto Turstico : 1. "(...) a amlgama de elementos tangveis e intangveis, centralizados numa atividade especfica e numa determinada destinao, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a

46

combinao de atividades e arranjos" (MEDLIK & MIDLETON apud CONGRS DE L'AIEST). 2. Bem ou servio negociado na indstria turstica; pode ser unitrio (passagem area, servio de guia do turismo, hospedagem, etc.) ou um conjunto destes (pacote de viagem) (SO PAULO, s.d.). Segmento Turstico: o conjunto de consumidores com caractersticas comuns (ex.: terceira idade) ou ainda subdiviso do mercado por atividades (ex.: turismo de negcios, cientfico, ecoturismo) (SO PAULO, s.d.), servios tursticos, atraes, acessos e facilidades colocados no mercado, disposio dos turistas, em conjunto ou individualmente, visando atender suas necessidades, solicitaes ou desejos (EMBRATUR, 1992). Trade: um conjunto de agentes, operadores, hoteleiros, transportadores e prestadores de servios tursticos; utilizado tambm como sinnimo de mercado ou de setor empresarial (SO PAULO, s.d.). Turismo de Massa: Sob todos os aspectos o mais importante devido expressiva quantidade de turistas envolvida tanto nos fluxos internacionais como no interno, porquanto rene os estratos que formam a classe mdia, incluindo-se a os profissionais liberais, funcionrios categorizados, empresariais e p blicos, que desfrutam da relativa disponibilidade de meios econmico-financeiros, contando com subvenes ou poupanas prprias. Este estrato de demanda por Turismo, o agente de substituio dos ncleos tradicionais de elite e consequentemente o incentivador e propulsor da expanso da infra-estrutura de equipamentos e servios tursticos nos ncleos receptores, gerando dessa forma um consumo de equipamentos e servios em larga escala. Considerando ainda as variveis da demanda por Turismo verificam-se, e geral, gastos moderados no m custo-dia com consumo de servios e equipamentos de primeira categoria, mas no de luxo, utilizao de meios de transporte mais econmicos com servios includos nos pacotes comercializados pelas agncias de viagens, com percursos mais curtos e permanncia menos prolongada nos ncleos receptores visitados, menor nvel de gastos suprfluos restringindo-se aos que atendem s necessidades bsicas, carter estaciona) coincidindo com a poca de frias, ocupao de hotis de nvel mdio de trs a duas estrelas, ampla utilizao do

47

sistema de credirio para o financiamento da viagem. Turismo Domstico : aquele que se processa pelos habitantes de um mesmo pas dentro de seus limites (BENI, 1998). Turismo Emissivo: aquele gerado pela sada de pessoas residentes no pas/regio, as quais permanecem mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, no recebendo remunerao no local visitado (EMBRATUR, 1992). Turismo Receptivo: aquele gerado por visitantes de outros pases ou regies emissoras, os quais permanecem mais de 24 horas e menos de um ano no local de chegada, no recebendo remunerao no pas/regio visitada (EMBRATUR, 1992). Turista: aquele que se desloca para fora de seu local de residncia permanente, por mais de 24 horas, realizando pernoite, por motivo outro que no o de fixar residncia ou exercer atividade remunerada, realizando gastos de qualquer espcie com renda auferida fora do local visitado (EMBRATUR, 1992). Visitante: So pessoas que se deslocam do seu local de residncia para realizar viagens curtas para negcios, participar de eventos, lazer, visitar parentes ou a amigos. Caso haja pernoite, j se classifica como turista.

48

8. Bibliografia
CENTRO EXCURSIONISTA UNIVERSITRIO CEU. 2003. Pega Leve! Disponvel em <http://www.pegaleve.org.br/ >. ltimo acesso em 14/07/2008. GLOBAL ECOTOURISM CONFERENCE, 2007. Oslo Statement on Ecotourism . Disponvel em <http://www.ecotourismglobalconference.org>. ltimo acesso em 22/07/2008. KINKER, Snia. 2002. Ecoturismo e conservao da natureza em parques nacionais. Campinas, SP. Editora Papirus. LEAVE NO TRACE. Leave no Trace Program. <http://www.lnt.org/ >. ltimo acesso em 14/07/2008. Disponvel em

MINISTRIO DA INDSTRIA, COMRCIO E TURISMO MICT, MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE MMA. 1994. Diretrizes para uma Poltica Nacional de Ecoturismo. Braslia, DF. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. 1999. Conduta Consciente em Ambientes Naturais. Folheto. Braslia, DF. MINISTRIO DO TURISMO. 2007a. Caminhos do Futuro: Ecoturismo. Braslia, DF. ______________________. 2007b. Plano Nacional de Turismo 2007 / 2010, Uma viagem de incluso. Braslia, DF. ______________________. 2008. Ecoturismo: Orientaes Bsicas. Braslia, DF. NEW ZEALAND MOUNTAIN SAFETY COUNCIL. Outdoor Safety. Disponvel em <http://www.mountainsafety.org.nz/ >. ltimo acesso em 14/07/2008. Organizao Mundial do Turismo OMT, 2002. Declarao de Ecoturismo de Quebec. Disponvel em <http://www.world-tourism.org/sustainable/IYE/quebec/anglais/declaration.html>. ltimo acesso em 22/07/2008. __________________________ _______, 2004. Desenvolvimento Sustentvel do Ecoturismo Uma Compilao de Boas Prticas So Paulo, SP. Editora . Roca. RABAHY, Wilson. 2003. Turismo e Desenvolvimento. Barueri, SP. Editora Manole.

49

SANTOS, Roney P. 1989. Excursionismo Consciente Folheto. Centro Excursionista Universitrio. So Paulo, SP. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, 1997. Diretrizes para uma Poltica Estadual de Ecoturismo. So Paulo, SP. ________________________________, 1999. Conhecer para conservar: as unidades de conservao do Estado de So Paulo . So Paulo, SP. Editora Terra Virgem. WEARING, Stephen e NEIL, John. 2001. Ecoturismo Impactos, Potencialidades e Possibilidades Traduo: Carlos David Szlak. Barueri, SP. . Editora Manole. WESTERN, David. 2001. Definindo Ecoturismo. Ecoturismo um guia para planejamento e gesto. 3 Edio. So Paulo, SP. Editora SENAC. WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL WTTC, 2008a. Progress and Priorities 2008/09. Londres, Inglaterra. _____________________________________________. 2008b. The 2008 Travel & Tourism Economic Research Brazil. Londres, Inglaterra.

50

Vous aimerez peut-être aussi