Vous êtes sur la page 1sur 6

1 UNIVERSIDADE Ou mais PAULISTA UNIP Universidade Paulista Campus Marqus Curso: Letras

O BOM PROFESSOR E SUA PRTICA

Benedita Ribeiro MARTINS / RA A70877-4

So Paulo

2011 O BOM PROFESSOR E SUA PRTICA

As caractersticas que compem a ideia de bom so frutos do julgamento individual do avaliador. claro que esta questo dimensionada socialmente. No h dvida de que existe entre alunos e professores um jogo de expectativas relacionadas aos respectivos desempenhos. A escola como instituio social determina aos seus prprios integrantes os comportamentos que espera deles. O modelo de sociedade define o modelo de escola e nele est contida a ideologia dominante. Os papis escolares esto definidos ideologicamente tambm na sociedade, identificados como a classe dominante, passando pelas formas de produo e distribuio do conhecimento. A instituio interfere na expectativa, tanto dos professores com dos alunos. Na percepo dos alunos os aspectos se entrelaam e dificilmente um aluno apontaria um professor como bom sem que este tenha as condies bsicas de conhecimento de sua matria de ensino ou habilidade para organizar suas aulas. A forma como o professor se relaciona com sua prpria rea de conhecimento fundamental, as caractersticas dos melhores professores esto em tornar as aulas mais atraentes, em estimular o aluno a participar das aulas, ao induzir ao aluno crtica, curiosidade e pesquisa, o bom professor procura formas inovadoras de desenvolver suas aulas, formas de interao. importante dizer que os alunos no apontam como bons professores os chamados bonzinhos. O aluno valoriza o professor que exigente, que cobra participao e tarefas. Mas significativo pensar sobre esta realidade. Mesmo entre os bons professores pouca produo de conhecimento de forma organizada.

Na histria de vida, interessante notar, porm, que, apesar das diferentes condies socioeconmicas das famlias, todos os nossos interlocutores apontaram a valorizao do estudo como algo comum. Os professores, mesmo sendo eles considerados bons pelos alunos, mostra que em determinado momento todos so afetados negativamente pelas circunstncias dirias. Nas entrevistas todos apontaram a baixa remunerao como fator de desvalorizao do magistrio. Nos seus depoimentos possvel perceber que h uma significativa verbalizao sobre a influncia que receberam ao longo de sua prpria trajetria escolar, especialmente de ex-professores, tanto em aspectos positivos quanto negativos. A influncia de atitudes positivas de ex-professores lembrada por grande parte dos participantes. H ainda exemplo marcante no sentido de honestidade e amor profisso. claro que todo professor tem um comportamento poltico, mesmo que este no seja consciente. Para todos os entrevistados a escola, como instituio, tem um valor social. Tanto que reconhecemos que a no valorizao social da educao ou um descaso do governo para com a populao ou uma estratgia de manuteno das desigualdades. No teremos uma sociedade melhor se no conseguimos transformar a escola, principalmente a escola pblica, importante na tarefa de conscientizao, para que os indivduos no sejam manipulados e percebam as condies sociais. Os professores falaram como desenvolvem sua pratica pedaggica e isso constitui o material mais rico da pesquisa realizada pela autora. A prtica pedaggica foi aqui delimitada com sendo a descrio do cotidiano do professor na preparao e execuo de seu ensino. As relaes que o professor estabelece entre o ser e o sentir so importantes para perceber que a produo de conhecimento, entretanto, no uma prtica ligada a concepo poltica de educao.

Trs pontos principais enunciados pelos professores esto intimamente relacionados questo mais amplas da educao. So eles; desvalorizao do magistrio, estrutura do ensino e condies de trabalho. preciso muita compreenso na importncia social do seu trabalho para se comea a dar uma dimenso transformadora sua ao, situada numa certa realidade que o professor sofre e na qual acaba por perceber o poltico a sustentar o pedaggico. O gostar de ensinar foi o aspecto mais apontado junto com o gostar de gente. O domnio do contedo, a capacidade de interpret-lo, desenvolver o esprito crtico e o gosto pelo o estudo, foi tambm uma constante no discurso dos professores. Alguns lembraram que preciso que o futuro professor tenha conscincia de seu papel na sociedade e que perceba que o exemplo a principal forma de ensinar. Ensinar tcnicas didticas no tudo, mas preciso ensin-las. Saber teorias importante, mas preciso saber aplic-las nossa realidade e ainda criar coisas novas de acordo com nossos interesses e recursos. O ritual escolar est basicamente organizado em cima da fala do professor. No h aqui nenhuma rotulao prvia da aula expositiva. H, sim, a constatao de que o professor a principal fonte da informao sistematizada. Por outro lado os estudantes esto condicionados a ter um tipo de expectativa em relao ao professor. Em geral, ela se encaminha para que o professor fale, d aula, enquanto ele, o aluno, escuta e intervm quando necessrio. O fato de se achar na condio de ouvinte confortvel ao aluno, especialmente se o professor possui habilidade de ensino que fazem com que a aula no se torne maante. Alguns professores, dentro da habilidade de organizao do contexto da aula, usam artifcio verbal para apontar as questes fundamentais dentro do contedo estudado. Usam expresses que induzem percepo do significado ou explicitam claramente o que mais importante. O uso de perguntas pelo professor, quando no intuito de incentivar a participao, provoca no aluno uma

disponibilidade maior de participar com suas prprias questes. Nelas inclu o esforo que o professor faz para, no seu discurso, tornar compreensvel o conhecimento que pe em disponibilidade para os alunos. Para trabalhar bem a matria de ensino, o professor tem de ter profundo conhecimento do que se propes a ensinar, o professor que tem domnio do contedo aquele que trabalha com a dvida, que analisa a estrutura de sua matria de ensino e profundamente estudioso naquilo que diz respeito. O discurso dos professores, muitas vezes, contempla a capacidade de reflexo do aluno. Em outras situaes os professores aproveitam as situaes engraadas para dar certo dinamismo aula. Os alunos gostam e respondem positivamente a este tipo de estmulo, pois rir juntos torna as pessoas mais prximas. este um dos fenmenos que, ao ter lugar entre professor e o aluno, contribui para desmitificar as relaes autoritrias. Estudar o cotidiano do professor um meio para a compreenso dos fenmenos sociais que cercam e, com esta compreenso, entender o prprio professor neste contexto. A ideia de bom professor varivel entre as pessoas porque contm em si a expresso de um valor. Podemos identificar trs reas a partir dos depoimentos dos professores: relao com o ser o sentir, relao com o saber e a relao com o fazer. Na relao com o ser e o sentir o professor da grande valor ao prazer de ensinar e gratificao que sente nas relaes com os alunos. Na relao como o saber h um destaque significativo na afetividade que liga sua matria de ensino, que leva ao gosto pelo estudo e possibilidade de produzir conhecimento junto com os alunos. Na relao com o fazer h um esforo de coerncia entre o que ele faz e o que ele pensa. O seu fazer muito intuitivo. O ponto de partida a ideia de que os indivduos escolhem ou podem escolher alternativas de vida. Os professores relatam o que aconteciam no seu cotidiano, numa tentativa consciente de dar sentido ou coerncia s expectativas fragmentadas da vida social e, consequentemente, pedaggicas.

Conclui-se ento, que o professor em sala de aula o principal agente de localizao, instruo e transmisso do conhecimento, seja qual for o currculo a ser seguido. Que os fatores como regionalismo, cultura, experincia de vida, formao didtica dentre outros menos, so primordiais para a formao do professor e definem a forma como esse professor atuar em sala de aula e se essa mesma atuao ser ou no satisfatria. O aspecto humano tambm conta como ponto primordial na formao docente. A forma como o docente de hoje recebeu influncias de seus professores e o interesse em poder contribuir com o conhecimento, leva o aluno a querer se espelhar no mestre e ser tal como. Esse aspecto , em muitos casos, determinante para a formao do futuro bom professor. Despertar o interesse nos alunos, utilizando a participao e incitando-os para que o faam da mesma forma entre eles mesmos, faz com que o conhecimento seja assimilado de forma mais clara e efetiva, tornando-o apto a realizar essa mesma tarefa com habilidade e eficcia.

BIBLIOGRAFIA CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e sua Prtica. 16 Ed. Editora Papiros. 2003

Vous aimerez peut-être aussi