Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAO E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL

O BELO E O GROTESCO1

Edelde Santos Ediclei Santos Rafael Lopes Marla Galdino Lorena Luan2

Resumo Nesta parte do trabalho apresentamos as representaes do Belo e do Grotesco no filme Sonhos de uma noite de vero Palavras-chave Belo; grotesco, sonhos de uma noite de vero.

Para os gregos, ser considerado Belo levava-se em conta trs caractersticas principais: esttica, moral e espiritual. No sentido esttico o belo tudo aquilo que visualmente nos d uma sensao agradvel. Ou seja, que agrada os nossos olhos e nossas sensaes, o que agrada aos olhos e ouvidos. No sentido moral o belo tudo que bom, que vem do bem. J no sentido espiritual o belo o conhecimento terico.

Trabalho apresentado disciplina Esttica e Cultura de Massa, do curso de Audiovsual, ministrada pela Prof. Esp. Iza , como requisito parcial de avaliao, durante o semestre letivo 2011.1.
2

Alunos do Curso Graduao em Comunicao Social Audiovisual, da Universidade Federal de Sergipe..

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAO E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL

Afinal o belo seria tambm a limpeza visual de algo e sua verdadeira essncia ou seria ainda a viso de cada um, ou ainda, a beleza tambm est nos olhos de quem se v. Plato, afirmou o ideal de beleza seria um conceito ligado pureza, verdade e alma, julgava uma coisa como bela de acordo com a sua proximidade com a beleza pura, que era essncia da alma. Para ele, a beleza se encontrava dividida em estgios diferentes, onde o primeiro deles seria a apreciao de alguma coisa apenas pela sua forma, pelo seu fsico, o segundo como a identificao da sua alma e a sobreposio da mesma perante o fsico e, o ltimo, onde ambos seriam colocados em mundos distintos: o corpo como espao do deplorvel, decante e ruim, e, a alma, sua beleza pura. O belo e o feio so relativos aos tempos e s culturas, entretanto, desde sempre tentouse definir padres em relao a um modelo estvel. O termo grotesco assume o sentido de bizarro, extravagante, caprichoso, mau gosto, irregular e, mesmo, ridculo. O feio revela muitas vezes a presena ou a representao do mal. Para melhor compreenso do conceito de beleza na arte, parece importante partir do grotesco, uma vez que o contrrio necessrio para que se entenda o outro, no caso, o Belo. Ao examinar os sinnimos de belo e feio tem-se que belo aquilo que bonito, prazeroso, atraente, tudo que se relaciona beleza, ao bem. O feio aquilo que repelente, horrendo, asqueroso, todo o universo voltado repulsa, ao mal. Para Plato, atravs do amor e da substituio da idealizao do corpo para a da eternidade da Beleza da alma, tem-se a passagem do mundo sensvel e das runas para o mundo da Beleza Absoluta. Seria a Beleza Pura, para Plato, a pureza e a luminosidade da essncia, em detrimento das limitaes da aparncia do corpo. No filme Sonho de uma noite de vero os personagens principais Hrmia, Helena, Lisandro e Demtrio vivem conflitos relacionados a beleza e ao grotesco, paralelo a esse drama no filme passa a histria de Titania, rainha das fadas que se apaixona por um homem com cabea de asno e v no seu amado a imagem do belo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAO E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL

Helena vive o conflito da beleza, pois sua auto-estima baixa e sente cimes das beleza de Hrmia a qual considera muito bela. Como a beleza est nos olhos de quem v Helena se v como a mais feia das mulheres, mesmo sendo considerada bela por outros, h na personagem uma preocupao desmedida com a imagem e a esttica, envenenando sua alma, tornando-a demasiadamente crtica em relao aparncia, o que a transforma em uma pessoa insegura e insatisfeita. Uma autoestima elevada saturada de prazer, bom humor, otimismo, autoconfiana, determinao, flexibilidade. A baixa autoestima envolvida em angstia, pessimismo, humor flutuante, autopunio, insegurana, rigidez. A sua autoimagem abre as comportas da autoestima, do amorprprio. A autoestima o sentimento que se tem em relao sua autoimagem, como voc interpreta a forma como se v......... No filme a personagem que se achava feia, lamentava muito sua aparncia e sua falta de sorte por ter nascido feia, pois assim ela se considerava, por conta de sua baixa estima vivia atrs de um amor no correspondido. Helena era apaixonada por Demtrio que amava Hrmia, Lisandro tambm amava Hrmia e era correspondido, mas o pai de Hrmia havia escolhido Demtrio para se casar com ela, por conta disso fugiram para uma floresta encantada por fadas e duendes e Oberon resolveu ajudar os mortais colocando um suco mgico nos olhos dos apaixonados, para essa funo pediu ao seu ajudante, um duende atrapalhado que colocou o suco nos olhos de lisandro que se apaixonou pela primeira mulher que viu ao abrir os olhos, mas ele viu Helena e passou a am-la. No mundo das fadas o duende tambm atrapalhou e colocou o suco nos olhos de Titnia que ao abrir se apaixonou pelo asno, mesmo tendo como esposo o mais belo, Oberon, seus olhos viam no asno a imagem do belo. Baseado numa obra de William Shakespeare, o filme brinca o tempo todo com o Belo e o Grotesco, mostrando que a beleza est nos olhos de quem v e que o amor cego, volvel e verdadeiro.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAO E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL

Referncias bibliogrficas

Shakespeare Sonho de Uma Noite de Vero Filme - William Shakespeare's A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma noite de Vero), Gnero: Comdia, Origem/Ano: EUA-ITA/1999, Durao: 116 mim, Direo: Michael Hoffman, Distribuio em Vdeo: Fox.

Vous aimerez peut-être aussi