Vous êtes sur la page 1sur 16

MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE

(CARDERNO I MANUAL DO CANDIDATO)

Manual de Procedimentos Para Utilizao do sistema EXAME SUPLETIVO ONLINE (SIGEDUCA)

APRESENTAO
O Exame Supletivo Online o sistema de agendamento e Exames de Suplncia ONLINE. O processo de realizao dos Exames Supletivos em Mato Grosso foi todo informatizado e possibilitar desde o agendamento da(s) prova(s) at a realizao da(s) mesma(s) via WEB interligando assim a oferta do exame nos 22 Centros de Educao de Jovens e Adultos (CEJAs) do Estado. O sistema possibilita ao candidato, a realizao do pr-cadastro e agendamento do exame Supletivo pela internet (acessado pelo site da Seduc) para a realizao do mesmo no laboratrio de informtica em um dos CEJA(s). Atravs do Exame Supletivo Online, a Seduc/MT proporcionar aos jovens e adultos a regularizao funcional e/ou escolar por meio da aplicao do Exame Supletivo Eletrnico que ocorrer diariamente, de acordo com o agendamento realizado pelo candidato via sistema (ONLINE) oferecendo maior comodidade, agilidade e transparncia na sua realizao.

INFORMAES GERAIS:
Algumas informaes devem ser atentadas pelo candidato: a) O candidato dever efetuar sua inscrio pessoalmente ou com ajuda de terceiros, preenchendo o pr-cadastro via online, informando seus dados pessoais, ficando este inteiramente responsvel pelas informaes prestadas na referida ficha de inscrio (pr-cadastro). As mesmas sero atestadas pelo CEJA na realizao do exame em data agendada; b) Para a confirmao do pr-cadastro, necessrio que o candidato informe um email e registre uma senha, a fim de que possa acessar o portal do Supletivo Online com sigilo suas informaes, agendar o Exame e obter os resultados dos exames realizados atravs do pelo portal (o email do candidato seu login e por meio deste receber todas as informaes necessrias e requeridas a respeito do Exame e outras informaes constantes no banco de dados do Sistema, necessrias a sua certificao ou de condio em relao aos exames); c) Na data agendada para o exame, o candidato dever comprovar atravs da apresentao de documentao a idade mnima para participar do exame: Ensino Fundamental: pode se inscrever, candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 (quinze) anos, independente de comprovao da escolaridade anterior. Ensino Mdio: pode se inscrever, candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 (dezoito) anos, independente de comprovao da escolaridade anterior. d) Para candidato indgena ou Pessoas privadas de liberdade, no ser exigida a apresentao do CPF no ato da inscrio, apenas os demais documentos. Nos demais casos, a incluso do CPF no pr-cadastro obrigatria. e) As vagas para agendamento do Exame por CEJA ser de acordo com a disponibilidade e n de agendamentos j realizados para a data/perodo (vagas estabelecidas de acordo com a capacidade de cada rede fsica disponibilizada para a realizao do Exame Supletivo On Line sendo 10 vagas por perodo de atendimento do exame em cada CEJA); f) O candidato pode visualizar seu resultado aps o trmino do exame, na secretria do CEJA (oficialmente) ou pelo portal do Exame Supletivo;

Para participar o Exame Supletivo Online, antes da prova, o candidato dever realizar via WEB, os seguintes procedimentos:

Preenchimento do pr-cadastro candidato; Ativao do pr-cadastro; Agendamento do Exame Supletivo Online (pelo Portal do Exame).

1) Preenchimento do pr-cadastro candidato:

No site da Seduc/MT (WWW.seduc.mt.gov.br), na barra de SISTEMAS, clique no link do Exame Supletivo,

Clique para acessar o Prcadastro

Ou digite na barra de endereo do navegador:

http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/ged/hwteolprecadastrotelaini.aspx

O candidato ser direcionado para a tela de validao do acesso ao pr-cadastro.

Digite os caracteres da imagem no campo e clique em

O sistema ir direcionar para a tela de preenchimento do cadastro. Os campos com o asterisco (*) so campos obrigatrios e devem ser preenchidos para a confirmao do cadastro.

Caso o candidato tenha alguma necessidade especial a ser informada para o exame, e a mesma conste na relao, a mesma deve ser selecionada n cadastramento dos dados.

Clique em

para confirmar os dados do cadastro.

2) ATIVAO DO PR-CADASTRO
Ao confirmar o cadastro, ser emitida a seguinte mensagem:

Clique em acesso).

. O sistema encaminhar email para o endereo informado (login de

O candidato dever acessar o email informado no cadastro e ativar a o pr-cadastro realizado.

No email, o candidato deve clicar em e clique no boto conta.

para ativao da

Ser emitida a mensagem de ativao.

Ao clicar em para ser direcionado ao portal do Exame Supletivo para realizar o 1 acesso e finalizar a ativao.

Clique em

. Para finalizar a ativao, informe o cdigo de validao .

enviado pelo sistema no email e clique em

Acesse o portal (http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/ged/hweolportallogin.aspx ) informando para o usurio e senha os dados de email informados no pr-cadastro e clique em

Caso o candidato no realize a ativao do pr-cadastro em at 30 dias, este cadastramento expiar e o candidato ter que realizar um novo pr-cadastro.

3) AGENDAMENTO DO EXAME:

Ao acessar o portal, clique em exame.

para realizar o agendamento do

Para segurana do candidato, os dados de identificao do candidato (nome e CPF) estaro visveis. Clique em para agendar o(s) exame(s).

O sistema apresentar a tela para o agendamento.

na tela de agendamento o aluno informar o CEJA onde pretende realizar o Exame.

Clique em para pesquisar e informar LOCAL PARA EXAME sero apresentados os dados dos CEJAs). .

Clique em

, clique no cdigo do CEJA apresentado.

Retornar a tela de agendamento, onde o candidato deve selecionar um dos programas de atendimento do exame.

Aps informar o programa de atendimento, o candidato dever selecionar de acordo com o programa uma rea de conhecimento/disciplina.

Selecione o perodo pretendido para o agendamento do exame.

Aps informar o CEJA e o perodo, o candidato dever selecionar entre as datas de agendamento disponveis, a data para realizar o Exame.

OBS: os dias disponveis esto em preto, colocando o mouse sobre o dia um balo informar a quantidade de vagas disponveis para o dia.

Para agendar clique no dia disponvel pretendido para o exame e marque o horrio para o exame na data selecionada.

Clique em

para gravar o agendamento.

O sistema emitir o comprovante de inscrio para a impresso

De acordo com a disponibilidade de vagas, o candidato poder agendar os exames que realizar pelo portal do Exame Supletivo, nas datas pretendidas.

A cada exame agendado ser emitido um novo comprovante. O candiato poder acompanhar pelo portal, tanto os agendamentos de exame A REALIZAR como os exames REALIZADOS.

Caso queira, o candidato poder reimprimir os comprovantes de inscrio pelo portal clicando em .

Vous aimerez peut-être aussi