Vous êtes sur la page 1sur 7

UNINORTE CURSO DE CINCIAS ECONMICAS RECURSOS PRODUTIVOS / FATORES DE PRODUO Prof. Antnio G. Gadelha, Economista, Msc.

OUTUBRO 2010

INTRODUO A histria da cincia econmica to velha como a prpria histria da humanidade. Verso bblica Ganhars o po com o suor do teu rosto, o trabalho produtivo passou a ser a atividade principal do ser humano, pedra angular do chamado processo de ganhar a vida, considerado essencial na sociedade moderna. No h dvida de que a Economia o assunto mais antigo do mundo, pois trata da preocupao do ser humano com o seu conforto material. Se o gnero humano no tomasse como central o desafio de melhorar as condies de vida, talvez ainda estivssemos vivendo em cavernas. Atualmente, o conhecimento sobre assuntos se faz mais necessrios do que nunca, uma vez que a Economia est atrelada maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, tais como o desemprego, a inflao, a pobreza, as questes relativas ao meio ambiente, o papel do governo no controle da atividade econmica, a globalizao, problemas esses que afetam a todos. Entretanto, apesar de a maioria das pessoas participar de atividades de natureza econmica, poucos possuem conhecimento a respeito de Economia. A cada dia que passa somos solicitados a dar opinio sobre fatos econmicos, quer por meio do voto, quer participando de discusses nas escolas, nos lares, etc. O estudo da Economia nos proporcionar um conjunto de conhecimentos que nos ajudar a formar opinies sobre os grandes problemas do nosso tempo, tornando-nos cidados de fato em nossa sociedade. ECONOMIA a cincia social que estuda a produo, a circulao e o consumo de bens e servios utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A cincia econmica moderna fornece instrumentos que nos permitem compreender os fenmenos socioeconmicos e encontrar solues que melhoram concretamente a vida das pessoas.

AUTONOMIA E INTER-RELAO ENTRE A ECONOMIA E AS DEMAIS CINCIAS

Aspecto Econmico

Aspecto Poltico Realidade Aspecto Material do Objeto Aspecto Histrico

Aspecto Social

Aspecto Demogrfic o Aspecto Geogrfico

CINCIAS CONTBEIS E CINCIAS ECONMICAS INTER-RELAO A Contabilidade, registra, avalia e analisa os dados econmicos de um determinado rgo, seja pblico ou privado, proporcionando atravs de uma anlise dos dados tcnicos de um Balano ou Balancete, por exemplo, o conhecimento da sua situao patrimonial ou financeira.

O PROBLEMA DA ESCASSEZ

O FENMENO DA ESCASSEZ

O conflito entre recursos limitados e necessidades ilimitveis a base da conduta econmica do homem e do prprio desenvolvimento da economia como ramo do conhecimento.

CONCEITO DE NECESSIDADES ILIMITADAS Os padres de bem-estar alcanados por uns so por eles prprios superados mas almejados por outros: no h mecanismo suficientemente poderoso para bloquear esse ilimitvel processo; CONCEITO DE NECESSIDADES ILIMITADAS Em conflito com as inspiraes ilimitveis, os agentes econmicos tm restries oramentrias. RECURSOS Um insumo usado na produo de bens econmicos. Terra, trabalho, habilidade, recursos naturais e capital so exemplos de insumos. A histria da humanidade registra a saga do homem na transformao de seus recursos limitados em coisas que gostaramos de ter bens econmicos. RECURSOS - CLASSIFICAO Recursos Humanos Compreendem o conhecimento cientfico e produtivo, as habilidades pessoais natas ou adquiridas e a fora fsica do ser humano. RECURSOS - CLASSIFICAO Recursos Fsicos Compreendem as ferramentas, mquinas, mobilirio e construo casas, prdios, armazns etc.). Intensificam nossa habilidade de produzir bens. Os economistas, geralmente, chamam esses recursos produzidos pelo homem de capital. Recursos Naturais Terra, depsitos minerais, oceanos, rios e lagos. FATORES DE PRODUO / R PRODUTIVOS So elementos indispensveis ao processo produtivo de bens materiais. Os fatores produtivos so limitados e, por isso, devem ser combinados de diferentes formas em funo do local e da situao histrica.

Em termos locacionais podemos dizer, por exemplo, que a China, dado o tamanho da sua populao, deve ser mais intensiva em mo-de-obra, ao passo que o Japo, por Suas limitaes geogrficas, deve ser mais intensivo em capital. FATORES DE PRODUO / R PRODUTIVOS Em termos histricos, sabemos que na poca da agricultura escravista ou extensiva, o peso maior dos fatores de produo encontrava-se na terra e no trabalho, j que o emprego de capital ( mquinas e adubos) era significativamente inferior ao dos demais fatores. Em compensao na agricultura moderna o emprego de mquinas e fertilizantes tem diminudo o peso do trabalho e mesmo da terra, enquanto aumenta o peso do capital.

FATORES DE PRODUO / R PRODUTIVOS Terra : terras cultivveis, florestas, terrenos e edificaes. Trabalho : mo-de-obra. Capital : mquinas, equipamentos, instalaes e matrias-primas. Capacidade empresarial : tomada de decises / Risco

FATORES DE PRODUO / R PRODUTIVOS Terra : aluguel. Trabalho: salrio. Capital: juros. Capacidade Empresarial: lucro.

PRODUO Representa a relao entre a quantidade de fatores utilizados para produzir um bem e a quantidade produzida desse bem. DIVISO DO TRABALHO Mtodo que consiste em decompor a produo de uma comodidade ( bem ou servio) em uma srie de tarefas especficas, de modo que cada uma delas possa ser executada por diferentes trabalhadores. LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS o princpio que estabelece que indivduos, firmas ou pases podem ganhar pela especializao em bens que eles produzem, relativamente mais barato (isto , ao menor custo de oportunidade), de modo a troc-los por outros bens desejados cujas produes implicariam custos de oportunidade superiores aos de seus parceiros comerciais. EMPREENDEDOR Aquele que age em busca de lucro, assumindo riscos e decidindo qual projeto realizar e de que forma faz-lo. A ao bem-sucedida de um empreendedor aumenta o valor dos recursos.

TECNOLOGIA E INVENO Tecnologia o conjunto de todas as tcnicas disponveis, em dado momento do tempo, para a obteno de todo e qualquer bem. O estado tecnolgico caracterizado pela relao entre as quantidades dos insumos e fatores e a quantidade mxima que se pode obter de determinado produto. Inveno representa a criao de um novo produto ou de um novo processo produtivo. Tal criao resulta da combinao do conhecimento cientfico com a engenharia.

INOVAO Uso econmico de invenes ou de tcnicas mercadolgicas. Promovem o aparecimento de novos produtos ou de novas tcnicas de produo ou de comercializao.

AGENTES ECONMICOS So os atores envolvidos nas atividades de produo, circulao, distribuio e consumo dos bens e servios. Empresas, Famlias, Governo e Resto do Mundo.

AGENTES ECONMICOS Empresas : pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, so pessoas jurdicas responsveis pela produo de bens e servios. A produo realizada atravs da combinao dos fatores produtivos que pertencem s famlias e que so cedidos por estas mediante uma remunerao. AGENTES ECONMICOS Famlias: so pessoas fsicas, donas dos fatores de produo, que utilizam a renda originria da cesso desses fatores para comprar os bens e servios que as empresas produzem e que satisfazem s suas necessidades.

AGENTES ECONMICOS Governo: esferas federal, estadual e municipal, inclui todas as organizaes que esto sob o controle do Estado, e que prestam servios como o de defesa da soberania nacional, da administrao, da justia, de educao gratuita, etc. No tem por objetivo auferir lucro com esses servios e, por isso, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, das quais o Governo scio ou acionista, so includas entre as Empresas.

AGENTES ECONMICOS Resto do Mundo ou Setor Externo: composto por todas as pessoas e instituies com quem os residentes transacionam.

O Resto do Mundo composto pelas Famlias, Empresas e Governo dos outros pases.

MERCADO o contexto ( e no o local) em que compradores ( procura ou demanda) e vendedores ( oferta) realizam transaes. Pode-se dizer, alternativamente, que o mercado a interao entre as foras da oferta e da procura. PREOS So a expresso monetria do valor de um bem ou servio. Compradores e vendedores negociam e acordam o preo de um bem e servio e, assim, ocorre a troca de determinada quantidade desse bem ou servio por uma quantia de dinheiro tambm determinada. PREOS Orientam as decises dos produtores e consumidores no mercado. Preos baixos estimulam o consumo e desestimulam a produo, enquanto preos altos tendem a reduzir o consumo e estimular a produo. Os preos funcionam como o mecanismo de equilbrio do mercado.

PREOS ABSOLUTOS E RELATIVOS Absoluto de um bem a proporo em que ele trocado por dinheiro, isto , o nmero de unidades monetrias necessrias para obter uma unidade desse bem. O preo de um bem em unidades de outro bem o seu preo relativo. RENDAS Correspondem ao preo pago pela utilizao dos servios dos fatores de produo. As Famlias, donas desses fatores, recebem uma renda especfica por cada um deles. Trabalhadores : salrios. Proprietrios de terra e de seus recursos: aluguis. Capitalistas: juros. Gerenciamento de empresas: lucro.

BENS E SERVIOS Os bens so produzidos atravs da combinao de fatores produtivos e so transacionados entre os agentes econmicos. Tanto os bens quanto os fatores produtivos so oferecidos e adquiridos no mercado. So ativos reais utilizados na satisfao das necessidades humanas. Casa: bem que satisfaz a necessidade de que o homem tem de abrigar-se. Po: bem que satisfaz a necessidade do homem de alimentar-se.

BENS - CLASSIFICAO Abundantes, Livres, No-Econmicos : no se pode atribuir preos, no podendo, portanto, ser transacionados no mercado. Ar que se respira, luz solar, guas dos rios etc. Conceito bastante questionado, porque bens que j foram livres, como a gua mineral, no o so mais. Econmicos : so aqueles que, por terem preo, podem ser transacionados no mercado.

BENS ECONMICOS Intangveis : ausncia de corpo fsico, como os servios, as patentes etc. Tangveis: so bens que apresentam massa, corpo fsico propriamente dito. Podem ser: Intermedirios e Finais

BENS ECONMICOS Intermedirios So aqueles que entram na produo de outros bens e servios. Finais So aqueles resultantes do processamento dos bens intermedirios. BENS FINAIS Bens de Capital Tal como os bens intermedirios, os bens de capital tambm entram na produo de outros bens. Bens de Consumo So aqueles que se destinam ao atendimento direto das necessidades humanas. Eles se distinguem uns dos outros em funo da durabilidade, quer dizer, os bens de consumo podem ser durveis ( geladeiras, foges, automveis) e no durveis ( produtos alimentcios, de higiene e limpeza etc.). CONCLUSO A sociedade tem de resolver o conflito entre os desejos ilimitados por bens e servios e a escassez de dos recursos produtivos, com os quais so feitos os bens e servios. Bens econmicos so mercadorias fsicas, tais como o ao e morango. Servios so atividades como massagens ou concertos, consumidos ou usados somente no mesmo instante em que so produzidos.

Vous aimerez peut-être aussi