Vous êtes sur la page 1sur 3

Os tentculos do polvo do Paran

Alceu A. Sperana

H muitas teorias da conspirao circulando na Internet: homens rpteis, piratas de gravata, terroristas ecolgicos e at saudosistas de Pokmon supostamente anseiam por dominar o mundo ao som da famosa gargalhada que a trilha sonora dos grandes dominadores.

Agora, acaba de surgir uma teoria da conspirao segundo a qual a lista de candidatos a dominadores do mundo tambm inclui o Paran. O MST d maior credibilidade teoria: criado no Paran, espalhado por todo o Brasil, j se infiltra no Paraguai. H quatro senadores paranaenses, pois Gurgacz (RO) ainda mais paranaense que lvaro Dias, nascido em SP, a dois passos do nosso pinhal. H paranaenses infiltrados em vrios domnios, em todos os cantos do mundo, dos irmos Gugu e Wagner Ramos nos esportes radicais s nossas top models e cientistas que trabalham na China, frica, Oriente Mdio e Europa inteira, puxados pelo curitibano Csar Lattes, que ainda garoto fez furor na Europa e EUA. Qualquer paranaense que honra o pinho e o piro comidos deveria ter uma admirao acima do comum pela cineasta Iara Lee, um maravilhoso caso parte, a conspirao da solidariedade. Araucariana, descendente de coreanos, ela deixou a tranquilidade de Nova Iorque, onde morava, para integrar a Frota da Liberdade, a caminho de Gaza, levando ajuda humanitria aos palestinos.

Naquele momento, depois de muitas ameaas por parte dos sionistas, o navio em que Iara viajava foi atacado e ela ficou presa em Israel. A teoria que mais parece convincente, porm, no a conspiratria. a de que os paranaenses no querem dominar nada, apenas ocupar espaos e fazer o Brasil corrigir as injustias historicamente cometidas contra o Estado. Jos Richa preparava pacientemente a transformao do regime no Brasil do desastroso presidencialismo, aqui gerador de crises sem fim, para o parlamentarismo, que, alm de debelar crises muito fortes, colocaria o prprio Richa como nosso primeiro-ministro. Embora fosse fluminense de nascimento, Richa tinha toda uma vida no Paran e era cercado por grandes paranaenses, como os saudosos Otto Bracarense Costa e Arton Pompeu Reis. Mas desde muito l atrs h sinais histricos da marcante influncia espraiada de paranaenses. O chimarro e o trigo saram do Paran para a Argentina e o Rio Grande do Sul. De quebra, o lapiano Frederico Westphalen foi o grande colonizador do Norte do RS, de onde vieram os gachos do Oeste paranaense. Hoje, quem assiste ao futebol tm a cabea feita por Galvo Bueno. Outros riem nas comdias e choram nas novelas com Tony Ramos, Ary Fontoura, Maria Fernanda Cndido, Guta Strasser e Katiuscia Canoro. Contam-se s centenas os paranaenses que dominam a cena em Rondnia, Roraima, Bahia e na ponta do agronegcio, entre o MS e a Amaznia.

Agora com o casal de ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, mais o londrinense Gilberto Carvalho como secretriogeral de d. Dilma, a teoria se completa. Estamos no corao do Planalto. Os paranaenses finalmente estenderam seus tentculos pela economia e pelo poder no Brasil. Ser que as grandes sacanagens cometidas contra o Paran agora sero compensadas por solues prticas? A resposta com vocs, paranaenses!

Vous aimerez peut-être aussi