Vous êtes sur la page 1sur 10

1

NoesdeHermenuticaeInterpretaodoDireito
GustavoRabayGuerra
Mestre em Direito Pblico UFPE. Professor da Universidade Federal da Paraba.AdvogadoeConsultorJurdico.

1.Linhaconceitualbsica As leis so formuladas em termos gerais e abstratos, para que se possam estenderatodososcasosdamesmaespcie.Asdemaisfontesjurdicassoaplicadas calcadasnapossibilidadedefranquearumadecisoajustadaaocasoconcreto.Assim ocorre com a jurisprudncia, com a tomada de relevncia dos costumes e com a doutrina. Como asseverou Franco Montoro, Passar do texto abstrato ao caso concreto, da normajurdicaaofatoreal,tarefadoaplicadordodireito,sejaelejuiz,tabelio,advogado, administradoroucontratante. EmilioBettisoubedarrealceaopapeldainterpretaojurdica,distinguindoa deoutrasformasinterpretativas,comoahistrica,aliterriaouamusical 1 .

No obstante a interessante aproximao filosfica que faz do direito com relao a outras formas de expresso humana que faz Calmon de Passos: Ao pensar o direito, ingressamos numa dimenso diferente (nova) da realidade. Antes, o mundo do ser - da matria e da concreo, onde operam o labor e o trabalho agora, o mundo do dever-ser, construo do homem, um tecido de comunicaes, realidade indissocivel de uma compreenso e de um querer humano, e que somente enquanto fruto de uma vontade que o concretize, incapaz de ser faticamente e subsistir se dissociada do sujeito e de seu querer. A cadeira, enquanto madeira, , sem que sobre isso o querer humano tenha qualquer espcie de poder. A funo e a estrutura da rvore decorrem de um querer (passe o termo) que denominamos de lei natural. Quando a madeira tornada cadeira, passa a desempenhar uma funo que, enquanto cadeira, lhe foi atribuda por um querer humano, indispensvel, inclusive, para conserv-la como tal. Dissociada da funo que o homem lhe atribuiu, madeira, rvore morta, possvel de ser usada como lenha ou simplesmente no ter serventia. S associada ao querer humano, que lhe imputa a funo especfica, cadeira. Com o Direito, tambm um produto do operar do homem, tudo se passa diferentemente. Aqui, o produto jamais se reifica, adquire autonomia e se dissocia de seu produtor; mais que isso, s existe e dele se pode falar, em termos de efetividade, enquanto associado ao seu produtor e enquanto processo. Para ajudar um pouco a compreenso do que vem de ser afirmado, evoco a msica. Ela inexiste como fenmeno, realidade sensvel, fora do processo de sua produo. Quando o cantor silencia, quando o virtuose deixa de tocar seu instrumento, tudo cessa. A msica no mais como realidade objetiva. A partitura na qual foram consignadas as notaes musicais, que permitem reproduzir a melodia por outrem que no o seu criador ou primitivo executor, no melodia, no som, no msica, nem harmonia, nem acordes. nada para o ouvido e para a sensibilidade do homem. Uma pura possibilidade, um nada sem o homem que, desse nada, faa ressurgir a melodia tornada notao musical aps sua criao. E cada reproduo da melodia ser um ato criador, porque marcada pela personalidade e pela tcnica do intrprete, semelhante, no igual, contudo, ou at mesmo desfigurada pela incompetncia do executor. Tambm o Direito no o texto escrito, nem a norma que dele formalmente se infere, nem os cdigos, nem as consolidaes, nem as leis, nem os decretos, nem as portarias, nem os tratados e monografias. Tudo isso silncio... S possibilidades e expectativas. O Direito apenas enquanto processo de sua criao ou de sua aplicao no concreto da convivncia humana. Cf. Calmon de Passos, J.J. Funo social do processo. Site do Tribunal de Justia de Rondnia. Disponvel em: http://www.tj.ro.gov.br/emeron/revistas/revista4/09.htm. Acesso em: 23 mai. 2004.

Ointrpretenormativonopodeficarpresoaotexto,comoohistoriadoraos fatospassados;nemcomoopianistadiantedapartitura... Em sentido amplo, empregase o termo interpretao para designar no apenasadeterminaodosignificadoealcancedeumanormajurdicaescrita,mas, tambm,orecursofonteaplicvelacasosnoprevistosnasnormasvigentes. A essa atividade dse a designao de integrao da ordem jurdica, cuja funoeliminarlacunasdalei. Ahermenuticajurdicaomodeloderegrasquepossibilitamainterpretao; temumsentidomaisamploecomplexodoqueomeroatodeinterpretar Hermenutica jurdica tem um sentido terico mais amplo; tem por objeto o estudo e a sistematizao dos processo aplicveis para determinar o sentido e o alcance das expresses do direito. (C. Maximiliano). (hermeneuein) Palavra grega que deriva de Hermes (Mercrio), deus egpcio cultuado tambm na Grcia. A hermenutica a teoria geral da interpretao. Seu objetivo no a interpretao da lei em concreto, mas a descoberta e a fixao dos princpios reguladores da interpretao em geral. A hermenutica jurdica a teoria cientfica da ao de interpretar a lei. A interpretao da lei a aplicao, na prtica, dos preceitosdahermenutica,nabuscadosentidoedoalcancedeumalei. A norma jurdica como objeto cultural, que comporta significados a serem compreendidos Para Vernengo, a interpretao equiparada a uma parfrase da linguagemnormativa;substitutoexpressivomaisclaroeformuladoemtermosmais convenientes (tcnica retrica que altera o contexto verbal do discurso e capaz de aumentar a eficcia comunicativa da linguagem). Para Drucilla Cornell, a interpretaodanormaenoocontrrio. Obrocardolatinoinclariscessatinterpretationopassa,naatualidade,deum dogmaenfraquecido 2.Classificaesemtodosdeinterpretaojurdica Razo de Ordem Ao longo da histria do pensamento jurdico, inmeras escolas sedestacaram pela maneira como era por elas desenvolvida a interpretao do direito, em especial a anlise legal. As principais a serem destacadas seriam a EscoladaExegese,aEscolaHistricadoDireito,aEscoladaLivreInvestigaoCientficaea EscoladoDireitoLivre. Como modelo precedente de interpretao jurdica temos, ainda, a Escola dos Glosadores 2 eaEscoladosComentaristasouPsGlosadores 3 .

Os glosadores, em seus trabalhos ao longo dos sculos XII e XIII se debruaram sobre o contedo do "Corpus Juris Civilis", perseguindo sempre a vontade do legislador. A importncia dessa Escola decorre do estudo do fenmeno da recepo do direito romano na formao do direito moderno.

Asescolasdeinterpretaomaisrepresentativasso,emsntese,asseguintes:

a) Escola da Exegese: Escola de interpretao jurdica surgida na Frana em 1804,sendoseusfundadoresDelvincourteProudhon.AdoutrinadaEscolapodeser resumida ao seguinte: o intrprete da lei um escravo desta, erigida em dogma; portanto, somente o mtodo gramatical vlido para a interpretao dos textos legais. O radicalismo desta escola tem duas grandes motivaes: a preservao da legalidade,conquistadapelaRevoluoFrancesa,contraoarbtrioeosprivilgiosdo AntigoRegime;eapreservaodacodificaodoDireitofrancs,representadopelo prprio Cdigo de Napoleo, de 1804. Assim, seus postulados bsicos eram: i. monoplio estatal de produo do direito; ii. dogmatismo legal e rigor literal na busca da preservaodalegalidade;eiii.probiodononliquet. b) EscolaHistricadoDireito:Doutrinasurgidanosc.XIX,tambmconhecida comoEscoladaEvoluoHistricadoDireito,teveseuprincipalexpoenteemFriedrich KarlVonSavigny(17781861).Afirmavaquealei,antesdeserumacriaoarbitrria do legislador, produto de sua razo, deve espelhar o desenvolvimento histrico de cada povo, pois, na medida em que as condies da vida social vo se alterando, deve a lei se adaptar s novas situaes. Coloca em ponto de grande relevncia o espritodopovo(volksgeist),vivoecomumatodososindivduosequegeraodireito positivo,oqual,porisso,enoporacaso, revelasenicoeidnticonaconscincia popular.Assim,quandoaleiestivesseemdescompassocomosanseiosdocidado, deveria ser aplicada de maneira atualizada. Embora Savigny defendesse a existnciadeumDireitoespontneo,baseadonovolksgeist,interessantenotarque, no que tange influncia exercida pelo autor no pensamento jurdico alemo subseqente, o fator sistemtico e cientificista de sua teoria termina por prevalecer sobre o fator historicista, permitindo com isso o desenvolvimento do formalismo jurdiconaAlemanhaatravsdajurisprudnciadosconceitos(Begriffsjurisprudenz),to bemrepresentadaporFriedrichGeorgPuchtaantigodiscpulodeSavignyepor RudolfvonJheringemsuaprimeirafase; c) Escola da Livre Investigao Cientfica: Escola de interpretao da lei cujo expoenteFranoisGny(18611959).Quandoesteilustreprofessordedireitocivil na Faculdade de Nancy, publicou seu livro Mthode dInterprtation et Sources en DroitPrivPositif(1899),prevalecianaFranaaEscoladaExegese.Ora,comoalei no suficiente para solucionar determinados casos, necessrio recorrer a fontes suplementares, quais sejam, em ordem hierrquica: i. o costume; ii. a autoridade e a tradio,comovenhamaserdesenvolvidaspelajurisprudnciaepeladoutrina;eiii.alivre investigao cientfica. Em que consiste o mtodo da livre investigao cientfica? Tal mtodotemporfinalidadeorientarojulgadornoscasosdelacunasdalegislaoou na hiptese de a ordem jurdica propiciar mais de uma soluo, pois, mesmo nos casos em que o juiz conta com normas legais ou costumeiras, ou com precedentes
3

Tambm chamados Bartolistas (scs. XIII a XV), adaptavam o direito romano ao direito local dos novos tempos. Com respeito a essa evoluo na adaptao do direito justinianeu ao direito moderno, podem ser referidas, ainda, a Escola Culta ou Humanista e a Escola Pandecista ( usus modernus pandectarum).

doutrinrios e jurisprudenciais, preciso optar por uma nica soluo. A livre investigao cientfica livre porque no est subordinada a nenhuma autoridade positiva, e cientfica porque somente trabalha em bases slidas, fornecidas por elementos objetivos constatveis pela cincia. Esse pensamento tomava em conta aspectos zetticos em confronto com o dogmatismo do mtodo exegtico (fatores sociais,fsicosetc); d) A Escola do Direito Livre: A corrente do Direito Livre, cujos principais representantessoEugenEhlich 4 eHermanKantorowicz,concediaamplaliberdade ao intrprete, na aplicao do direito. Se alei fosse justa, deveria ser acolhida; caso contrrio, seria colocada de lado e o intrprete ficaria livre para aplicar a norma quejulgasseestardeacordocomsuaconvicosobreajustia.Olemadaescolaera ajustia pelo cdigo ouapesardocdigo.Oadventodetalescola precipitou um maiordesenvolvimentodaSociologiaJurdica;JqueaLivreInvestigaoCientfica restoubastantesistematizadaecomplexa,apropostadoDireitoLivreerafacultarao julgador, basear suas convices decisrias em sua liberdade e sensibilidade de criao do direito. Os defensores da Escola do Direito Livre, por sua vez, afirmam que o Direito posto est cheio de lacunas e, para preenchlas, necessrio confiar principalmente no poder criativo do juiz. Se o Direito era um fenmeno social, um produtodasociedade,enosomentedoEstado,ojuizeojuristatinhamquetiraras regras jurdicas, adaptadas s novas necessidades, do estudo da sociedade, da dinmicadasrelaessociaisenodaregrasmortasecristalizadasnosCdigos.

Assim, consagraramse alguns mtodos de interpretao. A doutrina jurdica tipificaasespciesdeinterpretaobaseadaemtrsclassificaesdistintas 5 : Quantoaossujeitos/rgos Quantoaosprocessosemtodos Quantoaosseusefeitosouresultados Cabe ressaltar aqui a caracterstica marcante do carter legal conferido ao tema, no tratamento recorrente ao problema da interpretao das leis e no das normas jurdicas. A teoria geral do direito tradicional tem relativo trabalho em separaranormajurdicaeostextosnormativosqueacircundam.Talfatorlevaaum grandeengessamentodadogmticajurdica,quepeemjogoapenasainterpretao legal, na busca de alcanar a mera determinao das leis, porquanto texto normativo 6 .
4

Cf. a propsito: Erlich, Eugen. Fundamentos da Sociologia do Direito. Trad. Ren Gertz. Braslia: UnB, 1986.

Adotam esse modelo, exemplificativamente: Montoro, Andr Franco. Introduo cincia do direito. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, p. 372; Betioli, Antonio Bento. Introduo ao direito: lies de propedutica jurdica. So Paulo: Letras & Letras, 1995, p. 289 s.; Nunes, Luiz Antonio Rizzatto. Manual de introduo ao estudo do direito. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 240 s.; Pedrosa, Henrique E.G. Introduo didtica ao direito: atualizada com referncias Lei n. 10.406/2002. O problema rediscutido no presente texto referncia, no item 2.2, com referncia ao modelo concretizador de F. Muller.

Quantoaossujeitos/rgos: a)Autnticaoulegal b)Judicial c)Doutrinriaoudoutrinal Autntica aquela emanada do prprio legislador. Assim, se o legislador a interpretanoprpriocorpodalei,temseainterpretaocontextuale,seassimnoo faz, temos a interpretao posterior 7 . que alguns textos conteriam disposies interpretativas do prprio documento legal, encerrando, assim, idias sobre o mesmo 8 . Dizse que a interpretao judicial quando feita por juzes ou tribunais, distinguindosedaanterior(autntica)pornotercarterobrigatrio. A doutrinria caracterizase por seu imenso prestgio, uma vez que realizada porescritores,consultoreseestudiososdamatria. Franco Montoro e Vicente Ro, dentre outros, referemse ainda a um quarto tipodeintrprete,queinduzinterpretaoadministrativa 9 . Quantoaosprocessosemtodos: a) Literal,gramaticaloufilolgica b) Lgicooucientfico c) SistemticaoulgicoSistemtica d) Histrica e) Sociolgica f) Teleolgica Omtodogramatical:consistenaapuraodasignificaoexatadaspalavras e da linguagem, utilizando os elementos puramente verbais, analisandoas individualmente e na sintaxe. Enfim, completase com a anlise do texto. CorrespondeaoprimeiromomentodaEscoladaExegese,ondeaapuraodoliteral contedo da lei era suficiente para preservar a legalidade nas interpretaes jurdicas.

Essa proposta de classificao tem forte apelo em H. Kelsen, que distingue a interpretao autntica (a interpretao do Direito pelo rgo que o aplica) da no-autntica (aquela que no realizada por um rgo jurdico mas por uma pessoa privada e, especialmente, pela cincia jurdica). Frise-se que o autor entende por autntica no apenas aquela realizada pelo legislador, mas tambm pelo Judicirio, bem como por um rgo do governo, tribunal ou rgo administrativo nacional ou interanacional. Kelsen, Hans. Teoria Pura do Direito. 6. ed. Trad. Joo Baptista Machado. So Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 387-388. Tal espcie tem profundas objees doutrinrias, que desconsideram o carter interpretativo da atividade legiferante, ao que sucederia mera produo de uma nova lei. Cf., a propsito, Pereira, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. v. 1. 14 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

Montoro, Andr Franco. Introduo Introduo cincia do direito. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, p. 373: Interpretao administrativa aquela realizada pelos rgos da administrao, a partir do Presidente da Repblica, at as autoridades de menor nvel, mediante despachos, instrues, portarias, ordens etc; Ro, Vicente. O direito e a vida dos direito. v. 1. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, p. 427-428.

Olgicooucientifico 10 :insereointrpretenosmeandrosdamecnicasocial, na histria da formao da lei e da evoluo do direito, identificandose com o espritodolegisladorqueaelaborou.Buscaatingirosentidoealcancedanorma., como disse Ihering, procurar o pensamento da lei na alma do seu autor, passando porcimadaspalavras.Aqui,notaseainflunciadaEscolaHistrica,mastambm do prprio mtodo exegtico, pois o direito francs recepcionou a idia de atualizaodasnormaslegais,participandodaidiadebuscadamenslegislatoris. A interpretao sistemtica ou lgicosistemtica: analisa a lei atendose ao fato de que o direito organizado em princpios informadores e hierrquicos, que subordinamasleisemumconjuntoharmnico.Portanto,paraquesejamasleispor esse modo interpretadas, h que se examinar a sua relao com as demais leis que integramoordenamentojurdico. O mtodo histrico: onde a interpretao feita atravs da perspectiva histrica da formao da lei, desde seu projeto, justificativa, exposio de motivos, emendas,aprovaoepromulgao,assimilandoseosanseiosdasociedadepoca desuacriaoe,ainda,suaevoluoatravsdotempopara,porfim,chegarauma justaaplicabilidadedanorma.TemtraomarcantenaEscoladaEvoluoHistrica doDireito. A interpretao sociolgica: baseiase na adaptao do sentido da lei s realidades e necessidades sociais. Essa adaptao, consente Franco Montoro, est previstanoart.5daLICC,queprescreve:NaaplicaodaleioJuizatenderaosfins sociaisaqueelasedirigeesexignciasdobemcomum. Interpretaoteleolgica:abuscapelafinalidadedalei.Talinterpretaofoi sustentadaporIhering(Ofimnodireito);ofimdaleivistoantescomosendoum valor,cujapreservaoouatualizaoolegisladorteveemmiragarantir,armandoo desanes,assimcomotambmpodeserfimdaleiimpedirqueocorraumdesvalor. Porisso,ocarterfinalsticosefundanaconsistnciaaxiolgicadodireito. Quantoaosseusefeitosouresultados: a) Declarativa b) Ampliativa(ouextensiva) c) Restritiva Serdeclarativaouespecificadoraquandoointrpretemeramentedeclarao sentido da norma jurdica interpretada, sem amplila nem restringila, conforme esclareceRizzattoNunes 11 .Essemesmoautorsugereainsuficinciadetaldefinio, taxandoadoutrinatradicionaldetautolgicaechegaaoacordodequeadeclarativa

10

Alguns autores ignoram essa classificao, englobando-a na lgico-sistemtica, cuja idia de maior completitude. Cf. Betioli, Antonio Bento. Introduo ao direito: lies de propedutica jurdica. So Paulo: Letras & Letras, 1995, p. 290 s.

Nunes, Luiz Antonio Rizzatto. Manual de introduo ao estudo do direito. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 250.

11

seriaoresultadonormalerotineirodotrabalhodointrpretenafixaodosentido ealcancedanormajurdica. 12 Dizseampliativaquandoultrapassa oncleodosentido normativo, ouseja, reconhecese, implicitamente, que o legislador escreveu menos do que queria dizer (minus scripsit quam voluit). Tem especial aplicabilidade na tarefa de preenchimento daslacunaslegais. A interpretao restritiva consiste em no aplicar a norma aos casos incompatveis com o seu esprito, embora, na aparncia, por ela figurem contemplados,ounelapossamserincludos 13 . Tal problema remete questo muito pouco debatida no campo da tcnica legislativa,doschamadoselencosdehipteses,ousimplesmente,risdeincidncia normativa. Teremos um rol exaustivo quando o mesmo circunscreve, de maneira taxativa,todasashiptesesdeaplicaododispositivolegalemreferncia(numerus clausus).Tomemos,porexemplo,oart.485,doCdigodeProcessoCivil,queindicaa possibilidade de ao rescisria: tratase de uma nova ao que pode rescindir, ou seja, desconstituir, fazer cessarem os efeitos de uma sentena anteriormente proferida, transitada em julgado e que padece de grave violao a direitos, nas hiptesesestipuladasnodispositivoemcomento 14 . O rol ser, ao contrrio, exemplificativo ou aberto quando as hipteses tratadas possam ser ampliadas por outras no contempladas naquele momento normativo, tal comoos direitos fundamentais que exacerbam o elenco de direitos e garantias fundamentais previsto no art. 5 e incisos, da Constituio Federal de 1988 15 .
Convm dizer, com Rizzatto Nunes, que a prpria definio de interpretao meramente declarativa enuncia: meramente declarativa declarativa. Nunes, Luiz Antonio Rizzatto. Ibidem, p. 251.
13 14 12

Ro, Vicente. O direito e a vida dos direitos. v. 1. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, p. 451. Cdigo de Processo Civil (Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973):

Art. 485. A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: I - se verificar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz; II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente; III - resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV - ofender a coisa julgada; V - violar literal disposio de lei; Vl - se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na prpria ao rescisria; Vll - depois da sentena, o autor obtiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de Ihe assegurar pronunciamento favorvel; VIII - houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena; IX - fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa.
15

Alm dos prprios direitos fundamentais sociais do art. 6, dos direitos polticos fundamentais do art. 14 e seguintes, bem assim dos demais reconhecidos nos demais dispositivos da Carta, ex vi art. 225 (direito fundamental ao meio ambiente), preconiza o 2 do mesmo art. 5, CF/88: 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

3.Oproblemadahermenuticajurdicanaatualidade Firmaremos aqui algumas singelas consideraes sobre o atual modelo de hermenutica jurdica que tem se desenvolvido nos ltimos anos, dentro dos melhorescrculosteorticosqueabordamoproblemainterpretativododireito. Nossoenfoquedemasiadopreliminar;buscaapenasanteverapluralidadee importncia do temrio em anlise, o qual tem despertado bastante interesse na academiajurdica. Antes de mais nada, devese reconhecer a vasta gama de autores e interlocutoresquetrataramdotema.Almdasescolastradicionaisdehermenutica jurdica(EscoladaExegese,EscolaHistricadoDireito,EscoladaLivreInvestigao CientificaeDireitoLivre),muitosoutrosautorespropuserammtodosdiferenciados deabordagemdoproblemadainterpretaojurdica. Com base em apenas um autor 16 , poderamos citar que compreenderiam tambmmtodosefrmulashermenuticasdiferenciadas,osseguintes:ogramatical ou literal; o exegtico; o sistemtico; o dogmtico; o comparativo de Ihering (da segundafase);ocientficodeGnyePlaniol;odopositivismosociolgicodeDuguit e do direito livre de Ehrlich e Kantarowicz; o teleologismo de Ihering; o da jurisprudncia dos interesses (mais uma vez tendo Ihering como precursor); o egolgico, de Cossio; o tpicoretrico de Viehweg; o do logos de lo razonable e de lo humano, de Recasns Siches; a nova retrica de Perelman; o crculo hermenutico de Larenz; e o transcendental dialtico de tipo crticohistrico de Reale,queculminanumahermenuticaestruturalouglobalizante. 17 Com efeito, no incrementado desfile de teorias e mtodos hermenuticos acima referenciados, revelamse inmeras superposies 18 . No teramos aqui condiesdetraarumperfildetodas,nemsequerdealgunspoucosmtodos,mas abordaremos, sinteticamente, o papel da hermenutica na dogmtica jurdica dos nossosdias,concentrandosenoenfoqueconferidoporF.MllereR.Dworkin. 3.1.AconcretizaojurdicadeFriedrichMuller A concretizao jurdica, na concepo de Friedrich Muller professor de HeidelbergediscipulodeKonradHesseconsubstanciase,emsntese,naproduo da norma, que no (pre)existe antes de vir ao encontro de dados dogmticos (seu correspondente texto normativo, por exemplo), e de dados reais, que so os
16

Andrade, Christiano Jos de. Problema dos Mtodos de Interpretao Jurdica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1992, p. 22. Idem.

17 18

H uma posio sincrtica da doutrina jurdica sobre o que necessrio para individuar-se um mtodo de interpretao com relao ao modelo pensado, o que geraria reducionismos na base do que entendemos como mera interpretao da lei. S para visualizar melhor a questo, tomemos como paradigma a questo do mtodo tpico-retrico laborado por autores como Theodor Viehweg e Chaim Perelman. Longe de tratarem-se tais enfoques de interpretao jurdica stricto sensu, consistem em analisar o problema do discurso jurdico e o problema da argumentao, em um plano distinto da modelagem hermenutica.

elementos naturais e sociais constantes do caso concreto 19 . Essa concretizao o resultadodaquiloqueMllerdenominademetdicadodireito,ou,singelamente, detrabalhojurdicoeseutilizadecincoetapassucessivas:(i)anormatexto;(ii)o programa da norma; (iii) o mbito da norma; (iv) a norma jurdica; e (v) a norma decisria 20 . No sentido defendido por Mller, a norma jurdica s exsurge no momento que precede sua plena adoo na esfera decisional. Em outras palavras, s quando confrontados os elementos dogmticos presentes no referencial primrio da norma, seu input, que seria, basicamente, um texto legal, pelo menos na tradio romano germnica, e os elementos particulares ao caso, na perspectiva subjetiva dos acontencimentos e dos valores envolvidos, que se pode falar em uma norma jurdica 21 . Mller rompe, assim, com modelo de positivismo normativista engendrado porH.Kelsen,paraquemotextonormativofixaoslimites(amoldura)dadeciso e o jurista atua criativamente nas lacunas em que falha a concepo silogstica, mantendopormavisoexegticasegundoaqualanormapreviamentedada 22 . 3.2.AcontribuiodeDworkin O jusfilsofo norteamericano Ronald Dworkin objetiva, em seus escritos, fundamentalmente,mostrarasinsuficinciassejadopositivismojurdico.Paratanto, valese,sobretudo,dadiferenadecarterlgico,entreprincpioeregra.Odireito, pois, um sistema de regras e princpios. Em muitos casos, denominados hard cases, quandoosjuristasdebatemedecidememtermosdedireitoseobrigaesjurdicas, eles utilizam standards que no funcionam como regras, mas trabalham com princpios, polticas e outros gneros de standards. Princpios que podem ser princpios (principles), enquanto exigncias de justia, de equidade ou de alguma dimenso da moral, e diretrizes polticas (policies), que indicam um objetivo a ser alcanado. Ao afirmar que os juristas empregam princpios e no regras admitese que soduasespciesdenorma,cujadiferenadecarterlgico.Asregras,aocontrrio dos princpios, indicam conseqncias jurdicas que se seguem automaticamente quando ocorrem as condies previstas, so aplicveis na forma do tudo ou nada.
19

Mller, Friedrich. Direito, linguagem, violncia: elementos de uma teoria constitucional, I. Trad. Peter Neuman. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1995, p. 42 et seq; e Adeodato, Joo Maurcio. tica e retrica para uma teoria da dogmtica jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002, captulo dcimo primeiro.

20

Adeodato, Joo Maurcio. tica e retrica para uma teoria da dogmtica jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002; e Saraiva, Paulo Lopo. Direito, poltica e justia na contemporaneidade. Campinas: Edicamp, 2002, p. 9-10. Adeodato, Joo Maurcio. tica e retrica para uma teoria da dogmtica jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002.

21

Mller, Friedrich. Strukturierende Rechtslehre. Berlin: Duncker & Humblot, 1994, p. 147 s. Mller, Friedrich, Christensen, Ralph e Sokolowski, Michael: Rechtstext und Textarbeit. Berlin: Duncker & Humblot, 1997, p. 20 s. apud Adeodato, Joo Maurcio. tica e Retrica. So Paulo: Saraiva, 2002, captulo 11.

22

10

Um princpio estabelece uma razo (fundamento) que impele o intrprete numa direo, mas que no reclama uma deciso especfica, nica. De outro lado, os princpiospossuemumadimensodepesooudeimportnciaqueasregrasnotm. Quandoosprincpiosconflitam,pararesolvlo,necessrioteremconsideraoo pesorelativodecadaum. O reconhecimento de normatividade aberta dos princpios constitui um dos problemasmaisintrigantesdadogmticajurdicamoderna,cujamaisfielabordagem situase no campo do direito constitucional e da filosofia jurdica 23 . Como afirma Barroso: O Direito, a partir da segunda metade do sculo XX, j no cabia mais no positivismo jurdico. A aproximao quase absoluta entre Direito e norma e sua rgida separao da tica no correspondiam ao estgio do processo civilizatrio e s ambies dos quepatrocinavamacausadahumanidade.Poroutrolado,odiscursocientficoimpregnarao Direito. Seus operadores no desejavam o retorno puro e simples ao jusnaturalismo, aos fundamentos vagos,abstratos ou metafsicosdeuma razosubjetiva.Nesse contexto,o ps positivismo no surge com o mpeto da desconstruo, mas como uma superao do conhecimento convencional. Ele inicia sua trajetria guardando deferncia relativa ao ordenamento positivo, mas nele reintroduzindo as idias de justia e legitimidade. O constitucionalismomodernopromove,assim,umavoltaaosvalores,umareaproximaoentre ticaeDireito. 24 Dworkin investe contra o modelo neutral tradicional, fechando com a idia fundamental de justia e normatividade dos princpios e propondo uma reestruturao da tipologia de fontes normativas que so levadas em conta pelo intrprete. Hierarquizaodasfontesjurdicas Fontesinstitucionais Fontessubstanciais ObrigatrioForte Textoslegislativos Costume Obrigatriofraco Jurisprudncia Princpios Admitidas Analogia Doutrina

23

Barroso, Lus Roberto. Fundamentos tericos e filosficos do novo direito constitucional brasileiro (Psmodernidade, teoria crtica e ps-positivismo). Revista Dilogo Jurdico. Salvador, CAJ - Centro de Atualizao Jurdica, v. I, n. 6, setembro, 2001. Disponvel em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 20 abr. 2002. Idem.

24

Vous aimerez peut-être aussi