Vous êtes sur la page 1sur 3

Resenha do Captulo 3 do livro Imagens da Organizao Aluno: Denilson da Mata Daher Professores: Mozar Jos de Brito e Fernando Guilherme

Tenrio

As Organizaes vistas como Organismos Ao comparar as organizaes com organismos, h um contraste ao pensamento mecanicista, o qual o foco era na estrutura e na eficincia. Agora, a ateno dada a sobrevivncia, relaes organizao ambiente e eficcia organizacional. O captulo intitulado: A Natureza entra em Cena: As Organizaes vistas como Organismos integrante do livro Imagens da Organizao (So Paulo: Atlas, 1996) de autoria de Gareth Morgan, trata a biologia como fonte de idias para refletir sobre as organizaes, devido principalmente aos problemas levantados pela viso mecanicista. (...) As organizaes so concebidas como sistemas vivos, que existem em um ambiente mais amplo do qual dependem em termos da satisfao das suas vrias necessidades. A partir dos estudos de Elton Mayo na fbrica de Hawthorne de Western Eletric Company em Chicago, percebeu-se que as atividades de trabalho so tanto influenciadas pela natureza dos seres humanos como pelo planejamento formal, logo se deve prestar muita ateno ao elemento humano na organizao. A partir da experincia em Hawthorne, uma nova teoria da organizao comeou a emergir, apoiada na idia de que indivduos e grupos, da mesma forma como os organismos biolgicos, atuam mais eficazmente somente quando as suas necessidades so satisfeitas. Abraham Maslow, apresentou o ser humano como um organismo que busca satisfazer suas necessidades, procurando o crescimento e desenvolvimento. Ao contrrio das teorias de administrao cientfica e clssica, nas quais a orientao era excessivamente estreita e autoritria, essa nova proposta d ao funcionrio mais autonomia, tornando-o mais participativo, dentro de uma organizao mais democrtica. Acreditavam que fazendo os funcionrios se sentirem mais teis e importantes, faria com que eles se envolvessem mais com o trabalho. A preocupao com os aspectos tcnicos e humanos da organizao reflete-se agora na viso de que as organizaes so mais bem compreendidas como "sistemas sciotcnicos". O enfoque de sistemas fundamenta-se no princpio de que as organizaes, como os organismos, esto "abertos" ao seu meio ambiente e devem atingir uma relao apropriada com este ambiente caso queiram sobreviver. Os tericos da administrao clssica trataram a

organizao como um sistema fechado e se preocuparam com os princpios do planejamento interno. O enfoque contigencial aborda que as organizaes necessitam de equilibrar necessidades internas e se adaptar ao meio ambiente. Alerta que a forma adequada de administrar depende do tipo de tarefa ou do ambiente que est lidando. Outro ponto relevante que diferentes enfoques em administrao devem ser necessrios para desempenhar diferentes atividades. Henry Mintzberg, identifica cinco configuraes ou tipos de organizaes. O objetivo mostrar que a organizao eficaz depende do desenvolvimento de um conjunto coeso de relaes entre o planejamento da estrutura, a idade, o tamanho, a tecnologia da empresa e o ambiente. A mquina burocrtica e a forma departamentalizada tendem a ser ineficazes, exceto sob condies nas quais as tarefas e o ambiente sejam simples e estveis. A burocracia profissional modifica os princpios do controle centralizado para permitir maior autonomia ao pessoal, sendo apropriada para lidar com condies relativamente estveis em que as tarefas sejam relativamente complicadas. A estrutura simples e a "adhocracia" trabalham melhor em ambientes instveis. Na estrutura simples a organizao muito informal e flexvel e, embora funcionando de forma altamente centralizada na figura do presidente, ideal para se atingirem mudanas e manobras rpidas. Tpica de empresas jovens e inovadoras de sucesso. J a "adhocracia" so por definio temporrias, so altamente adequadas para ambientes turbulentos. A adhocracia freqentemente envolve equipes de projeto que se formam para desempenhar uma atividade, desaparecendo quando esta termina, e seus membros se reagrupando em outras equipes dedicadas a outros projetos. Muitas "adhocracias utilizam a organizao matricial para tipos de organizao que possuam alto grau de variao. Para se obter a sade organizacional e desenvolvimento a tarefa de empreender mudanas e desenvolvimento organizacional bem-sucedidos, freqentemente, depende do fato de harmonizar melhor as diferentes dimenses em jogo de tal forma que a organizao possa ir ao encontro dos desafios e oportunidades colocados pelo ambiente. Na natureza, descobrese que os organismos so dotados de um padro harmonioso de relaes internas e externas como um resultado da evoluo. Nas organizaes, todavia, o grau de harmonia interna, bem como o ajustamento com o ambiente, so produtos da deciso humana, da ao e da falta de ao de tal forma que a incongruncia e o conflito sejam freqentemente a regra.

As organizaes, como organismos da natureza, dependem, para sobreviver, da sua habilidade para adquirir adequado suprimento de recursos necessrios ao sustento da existncia. A seleo natural pode ser entendida como o esforo que tais organizaes enfrentam e a competio com outras organizaes e, uma vez que comumente exista escassez de recursos, somente os mais adaptados sobrevivem. Este enfoque foi criado para neutralizar as distores criadas pela teoria contingencial, contudo tendeu a ser parcial, uma vez que ignorou que os recursos podem ser abundantes ou auto-renovveis e que as organizaes podem colaborar uma com as outras. Ambas as vises da populao-ecologia e contingencial concebem as organizaes como existindo num estado de tenso ou de luta com os seus ambientes. Porm estes (populaes e ambientes) so elementos de um ecossistema complexo. As organizaes e os seus ambientes esto engajados em um padro de criao mtua, em que cada um produz o outro. O que se percebe no captulo, nas vrias teorias apresentadas, que as organizaes passaram a ser tratadas como sistema abertos, onde h uma contnua troca e aprendizagem com o seu ambiente. Outro ponto que merece destaque que as organizaes passaram a observar os funcionrios com outro ngulo, enxergando neles um colaborador, algum que pode auxiliar os gestores na administrao. Por outro lado, necessrio reforar que as organizaes so produtos de vises e idias, logo suas configuraes e estruturas so muito menos resistentes e seguras do que a estrutura material de um organismo.

TEXTOS RECOMENDADOS:
KOVACS, Ilona. Novas Formas de Organizao do Trabalho e Autonomia no Trabalho. Sociologia, 2006, no.52, p.41-65. ISSN 0873-6529. TREVISAN, Leonardo; VELOSO, Elza. Gesto de competitividade e polticas pblicas de formao de mo-deobra: o caso Centro Paula Souza. Rev. Adm. Pblica, Rio de Janeiro, v. 41, n. 5, Oct. 2007 .

Vous aimerez peut-être aussi