Vous êtes sur la page 1sur 24

Centro de Formao Profissional - Mecnica Inicial Indice da Apostila

TRANSMISSO POR CORREIAS PLANAS


Essa maneira de transmisso de potncia se d por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora e uma polia movida ou mltipla, quando existem polias intermedirias com dimetros diferentes. A correia plana,quando em servio, desliza e portanto no transmite integralmente a potncia. A velocidade perifrica da polia movida , na prtica, sempre menor que da polia motora. O deslizamento depende da carga, da velocidade perifrica, do tamanho da superfcie de atrito e do material da correis e das polias. O tamanho da superfcie de atrito determinado pela largura da correia e pelo ngulo de abraamento ou contato ( ) que deve ser o maior possvel.

Formula do ngulo de abraamento para a polia menor :

Para obter-se um bom ngulo de abraamento necessrio que:

A relao de transmisso ( i ) no ultrapasse 6:1; A distncia entre eixos no seja menor que 1,2 . (D1 + D2).

No acionamento simples, a polia motriz e a movida giram no mesmo sentido. No acionamento cruzado as polias giram em sentidos contrrios e permitem ngulos de abraamento maiores, porm o desgaste da correia maior.

A correia plana permite ainda a transmisso entre rvores no paralelas.

A Figura abaixo d o arranjo tpico de um acionamento comum por correia. A polia 1 tem dimetro D1 e gira com velocidade angular 1. E a polia 2 tem dimetro D2 e gira com velocidade angular 2. Desde que a correia supostamente inextensvel, a velocidade tangencial v a mesma em qualquer ponto. Da relao entre velocidade tangencial e angular (v = R) de o movimento circular, temos v = 1 D1/2 = 2 D2/2. Simplificando, temos a relao bsica de velocidades angulares 1 / 2 = D2 / D1 #A.1#.

Em algumas referncias, comum expressar a velocidade angular em termos de rotao por minuto (rpm), simbolizada por n, em vez de radiano por segundo, que a unidade bsica do Sistema Internacional. Lembramos a relao rpm = ( / 30)rad/s. Mas a frmula anterior naturalmente a mesma. Ocorre apenas uma Mudana de smbolos: n1 / n2 = D2 / D1 #A.2#.

Desde que o movimento se transmite pela ao de foras de atrito, a correia deve estar previamente tracionada. Na prtica isso feito com auxlio de parafusos, molas, contrapesos ou outros meios. Na situao esttica, temos ento a mesma fora de trao em ambos os lados Fa = Fb = F. Supomos agora que o conjunto est em movimento e que a polia 2 a motora e a polia 1 a acionada. Se uma potncia transmitida, a polia 1 oferece resistncia ao giro e, no sentido de rotao da figura, a fora de trao inferior Fb aumenta e superior Fa diminui. Mas, de qualquer forma e considerando que a parte superior se mantm tracionada, a soma permanece constante, neste caso temos:

Fa + Fb = 2 F = constante #B.1#.

Das relaes da Dinmica, temos que a potncia transmitida em um movimento circular o produto do torque pela velocidade angular P = . Considerando uma polia genrica, temos o torque = (Fb - Fa) D / 2. Juntando as igualdades, potencia transmitida:

P = ( D / 2) (Fb - Fa) #C.1#

O comprimento da correia do arranjo da Figura 01 pode ser calculado por uma frmula aproximada (a deduo simples e aqui no dada): L 2 C + 1,57 (D2 + D1) + (D2 - D1)2 / (4 C) #D.1#.

Relaes bsicas de atrito

Na Figura 01 abaixo representamos uma poro infinitesimal, limitada pelo ngulo d na polia, de uma correia que supomos de seo retangular de espessura pequena em relao s demais dimenses. As foras atuantes nessa poro de correia so:

F e F + dF (trao da correia). FN (fora normal exercida devido ao contato com a polia). FC (fora centrfuga devido rotao).

Fig. 01

Nota:

Calculamos agora a resultante das foras no sentido tangencial (horizontal na figura), que chamamos de Rx. Rx = (F + dF)x - Fx. Temos as relaes trigonomtricas (F + dF)x = (F + dF) cos (d/2). Fx = F cos(d/2). Sendo d um ngulo infinitesimal, consideramos o co-seno de (d/2) igual unidade. Com isso, chegamos facilmente a Rx = dF #A.1#.

No sentido radial (vertical na figura), a resultante deve ser nula porque no h movimento ao longo do mesmo. Portanto Ry = FN + FC - Fy - (F + dF)y = 0. E temos as relaes trigonomtrica Fy = F sen (d/2) e (F + dF)y = (F + dF) sen (d/2). Desde que pequeno, podemos supor sen (d/2) = d/2. Fy = F d/2. (F + dF)y = (F + dF) (d/2) = F d/2 + dF d/2 = F d/2 (porque desprezamos o produto das duas infinitesimais). Substituindo na anterior, temos: FN + FC - F d = 0 ou FN = F d - FC #B.1#. Calculamos agora o valor de FC (usamos o conceito de "fora centrfuga" porque a referncia a polia. Ver Dinmica I). Na mesma pgina pode ser visto que a intensidade a mesma da fora centrpeta de uma massa m em movimento circular uniforme de raio r e velocidade angular : FC = m 2 r. Chamando de S a rea da seo transversal da correis e me a massa especfica do material da mesma, temos para a poro infinitesimal conforme Figura 01 m = me S r d. Neste caso:

FC = S me r2 2 d #C.1#.

Fig. 02

De acordo com os conceitos de foras de atrito, a fora tangencial Rx deve ser igual ao produto da fora normal FN pelo coeficiente de atrito entre a correia e a polia, que chamamos de : Rx = FN. Combinando esta igualdade com as anteriores (#A.1#, #B.1# e #C.1#), temos Rx = dF = FN = F d - S me r2 2 d #C.2#. dF / (F - S me r2 2) = d. Essa equao diferencial pode ser facilmente resolvida para um intervalo genrico conforme Figura 02. O resultado (Fb - S me r2 2) / (Fa - S me r2 2) = e #D.1#. Portanto, essa equao representa, considerando os demais parmetros constantes, a relao mxima entre as foras Fb e Fa que a correia pode operar sem deslizamento .

Fig. 03

Portanto, essa equao representa, considerando os demais parmetros constantes, a relao mxima entre as foras Fb e Fa que a correia pode operar sem deslizamento . Se desprezamos a fora centrfuga ou a situao esttica ( = 0), a equao anterior fica simplificada: Fb / Fa = e #E.1# E a frmula tambm pode ser aplicada a cordas ou cabos em torno de cilindros ou tambores. Desde que a relao entre foras aumenta exponencialmente com o ngulo, no caso de vrias voltas conforme esquema da Figura 03, a diferena entre elas grande, o que pode ser na prtica observado em amarras de barcos e situaes similares.

Formato da polia plana

Segundo norma DIN 111, a superfcie de contato da polia plana pode ser plana ou abaulada. A polia com superfcie plana conserva melhor as correias e a polia com superfcie abaulada guia melhor as correias. O acabamento superficial deve ficar entre 0,004 a 0,010 mm.

Quando a velocidade da correia supere 25m/s necessrio equilibrar esttica e dinamicamente as polias.

Tensionador ou esticador

Quando a relao de transmisso supera 6:1, necessrio aumentar o ngulo de abraamento da polia menor. Para isso, usa-se o rolo tensionador ou esticador, acionado por mola ou por peso.

A tenso da correia pode ser controlada tambm pelo deslocamento do motor sobre guias ou por sistema basculante.

Materiais para correias planas


Couro de boi - recebe emendas, suporta bem os esforos e bastante elstica. Material fibroso e sintticos No recebe emendas (correia sem fim),prprias para fora sem oscilaes, para polias de pequeno dimetro. Tem por material base o algodo, o plo camelo, o viscose, o perlone o nilon. Material combinado, couro e sintticos;

Essa correia possui a face interna feita de couro curtido ao cromo e a externa de material sinttico (perlon). Essa combinao produz uma correia com excelente flexibilidade, capaz de transmitir grandes potncias.

Transmisso por correia em V

A correia em V inteiria (sem-fim) fabricada com seco transversal em forma de trapzio. feita de borracha revestida por lona e formada no seu interior por cordonis vulcanizados para absorver as foras. O emprego da correia em V prefervel ao da correia plana e possui as seguintes caractersticas: * Praticamente no tem deslizamento; * Relao de transmisso at 10:1; * Permite uma boa proximidade entre eixos. O limite dado por p = D + 3/2h (D = dimetro da polia menor e h = altura da correia); * A presso nos flancos, em conseqncia do efeito de cunha, triplica em relao correia plana; * Partida com menor tenso prvia que a correia plana;

* Menor carga sobre os mancais que a correia plana; * Elimina os rudos e os choques, tpicos da correia emendada com grampos; * Emprego de at doze correias numa mesma polia.

Perfil e designao das correias em V

A designao feita por uma letra que representa o formato e por um nmero que o permetro interno da correia em polegadas. Os perfis so normalizados e denominam-se formato A, B, C, D , E, suas dimenses so :

Para especificao de correia, pode-se encontrar, por aproximao, o nmero que vai ao lado da letra, medindo o comprimento externo da correia, diminuindo um dos valores abaixo e transformando o resultado em polegadas.

Perfil dos canais das polias

As polias em V tm suas dimenses normalizadas e so feitas com ngulos diferentes conforme o tamanho (tabela abaixo).

Dimenses normalizadas para polias em V

O perfil dos canais das polias em V deve ter as medidas corretas para que haja um alojamento adequado da correia no canal. A correia no deve ultrapassar a linha do dimetro externo da polia e nem tocar no fundo da canal, o que anularia o efeito de cunha.

Relao de transmisso ( i ) para correias e polias em V

Uma vez que a velocidade ( v ) da correia constante, a relao de transmisso est em funo dos dimetros das polias.

Para as correias em V, deve-se tomar o dimetro nominal mdio da polia ( Dm ) para os clculos. O dimetro nominal calcula-se pela frmula:

Dm = De 2 . x
Onde: De = dimetro externo da polia X = altura efetiva da correia

Transmisso por correia dentada

A correia dentada em unio com a roda dentada correspondente permite uma transmisso de fora sem deslizamento. As correias de qualidade tm no seu interior vrios cordonis helicoidais de ao ou de fibra de vidro que suportam a carga e impedem o alongamento. A fora se transmite atravs dos flancos dos dentes e pode chegar a 400 N/cm2.

O perfil dos dentes pode ser trapezoidal ou semicircular, geralmente, so feitos com mdulos 6 ou 10. As polias so fabricadas de metal sinterizado, metal leve ou ferro fundido ( fundio de preciso ) e bom acabamento superficial.

ALINHAMENTO DE TRANSMISSO
instalar elementos de transmisso como: polias, eixos, mancais, engrenagens, com seus eixos em um alinhamento determinado. Aplica-se em bombas, transmisses em correias ou engrenagens, conjuntos de mquinas e outros, com a finalidade de evitar excessos de atrito, desgaste e aquecimentos que venham a inutilizar peas ou mquinas.

Processo execuo

Alinhar polias

1 passo Desaperte os parafusos o suficiente para permitir o livre deslocamento dos Conjuntos.

2 passo Verifique se ambas as polias esto em esquadro com o mesmo plano (fig.1 ) e corrija, se necessrio usando cunhas e calos sob a base do motor ou dos mancais do eixo.

Observao: Transmisso com eixos horizontais, podem ser posicionados com o uso do nvel .

3 Passo Alinhe as polias com escala ( rgua ) e aperte os parafusos de fixao dos Conjuntos ( fig.2 ).

Observaes:

1- Quando as polias tm grandes dimetros e esto muito afastadas umas das outras

pode-se substituir a rgua por um barbante bem esticado na face de uma das polias ( fig. 3 ) .

2 - Quando a transmisso est no plano vertical, o alinhamento feito utilizando-se o fio de prumo.

1 passo Coloque ambos os elementos em posio ( fig.4 ) e faa um alinhamento inicial.

Fig.4

2 passo - Nivele e aperte os parafusos de fixao de um elemento, de preferncia do que estiver mais alto.

3 passo Nivele o outro elemento, usando cunhas e calos, se necessrio, de modo que os centros fiquem coincidentes e alinhados.

4 passo Aperte os parafusos de fixao e verifique se o alinhamento no se alterou.

5 passo Ligue os flanges provisoriamente e verifique, com a mo se os eixos dos elementos continuam a girar livres.

6 passo Corrija, se necessrio retirando ou introduzindo novos calos e ligue em definitivo.

Observao: O alinhamento de eixos paralelos ( fig.5 ) feito fixando-se primeiro um na sua posio de trabalho,e, em seguida , alinhando-se o outro com gabarito ( fig.6 ).

MANUTENO EM CORREIAS

Manuteno de correias em V

Alm de manter as correias limpas (a seco), outros cuidados peridicos devem ser tomados:

Das 10 a 50 primeiras horas de servio das correias novas, verificar a tenso e ajustar o esticador de acordo com especificaes tcnicas. Nesse perodo, as correias sofrem maior esticamento. Fazer a verificao de tenso de correias em V nas revises de 100 horas. Nas revises de 100 horas, observar o desgaste das correias e polias. No caso de correias novas tocarem no fundo do canal, as polias devem ser consertadas (repassar no torno se isso no prejudicar o nmero de rotaes em demasia) ou substitu-la. Cuidar para que o protetor das correias no seja removido. No existe conserto para correia em V estragada.

Precaues na manuteno

Nunca trocar uma s correia num jogo. Se uma se quebrar ou se danificar, devem ser trocadas todas. Nunca misturar, em um jogo, correias de marcas diferentes. Indicar, no pedido de compra, que se trata de jogo que trabalhar em paralelo. Verificar se os comprimentos das correias enquadram-se nas tolerncias ( tabela anterior).

Manuteno das correias dentadas

Na instalao de correias dentadas no se deve for-las nem empurra-las sobre os flanges das polias.

Em geral, uma reduo na distncia entre centros ou alvio da tenso da polia esticadora permitem que a correia seja instalada facilmente. Caso contrrio, uma ou ambas as polias devem ser removidas.

O alinhamento das polias deve ser verificado com esquadro e rgua para garantir que esteja adequado.

Em transmisses com distncias entre centros muito grandes, dada a tendncia da correia operar encostada ao flange, muitas vezes recomendvel recuar levemente a polia acionada para compensar qualquer diferena. Este procedimento vale tambm para correias planas e em V.

A firmeza da estrutura que suporta as polias importante, pois variaes na distncia entre centros e folga na correia resultam no desencaixe dos dentes, principalmente na partida.

Defeitos mais comuns nas correias em V

Correias deterioradas ou pastosas Esse defeito provocado por contato entre a correia com o leo lubrificante ou leo solvel. Nesse caso,deve-se proteger melhor a correia. Se o contato com for inevitvel, us-lo com inibidores.

Deteriorao ou desgaste excessivo das laterais das correias Esses defeitos podem ser causados por correias frouxa ou sobrecarregadas, ou pela presena de abrasivos ou ferrugem. Em caso de correia frouxa, elimina-se o problema com a aplicao do esticador.

Quando a correia est sobrecarregada, no se deve aplicar o esticador pois provocaria a quebra do eixo da polia ou o desgaste excessivo dos mancais. Deve-se neste caso, recalcular a solicitao com o auxlio do manual ou catlogo do fabricante. Pode-se ainda, verificar se h a possibilidade de aumentar a seco ou nmero de correias.

E, quando h a presena de abrasivos ou ferrugem na correia, deve-se protege-la melhor. Rupturas nas laterais da polia So provocadas,geralmente, por ngulos errados das canaletas, nas polias ou por dimetros pequenos demais. Deve-se, nessa situao, medir os dimetros e corrigir o defeito. Rachaduras na base da correia So provocadas, provavelmente, por ressecamento da correia devido a um longo perodo de armazenamento ou devido a elevao da temperatura de trabalho. Deteriorao da base da correia provocada pelo desgaste excessivo das canaletas. A correia est apoiada na base e patina, queimando-se aos poucos, Nesse caso, deve-se consertar ou trocar a polia. Distoro da correia ou ruptura dos cordonis Pode ser provocada pela colocao da correia sem afrouxar o esticador.Podem ser provocadas tem por correias frouxas que se torce at quebrar os cordonis. Ruptura da correia Quando se rompe uma correia velha a causa fadiga ou desgaste excessivo. Quando se rompe uma correia nova, a causa e sobrecarga ou excesso de tenso .

Defeitos mais comuns nas correias planas

Rachaduras no couro e deslocamento das camadas Causada por espessura muito grossa da correia para o dimetro da polia menor. Queda freqente das correias Causada por polias mal alinhadas ou tenso insuficiente nas correias. Polimento dos aros das polias Causadas por deslizamento das correias devido a uma tenso insuficiente.

Instalao de transmisso por correias em V e suas polias

Para boa eficincia (96%) e durabilidade ( mnima 1 ano ), as transmisses por correia devem obedecer s seguintes recomendaes :

As polias acionadas e acionadoras devem ser perfeitamente alinhadas e seus eixos devem estar paralelos. O esticador deve ter uma regulagem suficiente para que as correias possam ser colocadas na polia sem serem foradas. Os canais das polias devem estar livres de rebarbas,porosidade e outros defeitos. Os canais e correias em V devem estar livres de impurezas, especialmente de lubrificantes, tanto na hora da primeira colocao, como durante o servio. O conjunto de transmisso deve ser protegido contra os respingos de leo, cados de corpos estranhos, e contra cortes e machucaduras. Todas as correias em V do jogo devem enquadrar-se nas tolerncias de comprimento, ter a mesma procedncia e a mesma data de aquisio. Se uma delas tiver outro comprimento ou recebe tenso diferente, poder torcer durante o trabalho, ou pular fora de sua canaleta. A tenso deve ser ajustada de acordo com o manual da mquina. As polias planas que trabalham numa transmisso por correias em V no devem ter coroamento ( abaulamento ).

Para a especificao das polias e correias dentadas, deve-se mencionar o comprimento da correia ou o nmero de sulcos da polias, o passo dos dentes e a largura .

A relao de transmisso ( i ) dada por :

Procedimentos em manuteno com correias e polias

A corria importante para a mquina. Quando mal aplicada ou frouxa, provoca a perda de velocidade e de eficincia da mquina; quando esticada demais, h quebra dos eixos ou desgaste rpido dos mancais. As polias devem ter uma construo rigorosa quanto concentricidade dos dimetros externos e do furo, quanto perpendicularidade entre as faces de apoio e os eixos dos flancos, e quanto ao balanceamento, para que no provoquem danos nos mancais e eixos. Os defeitos construtivos das polias tambm influem negativamente na posio de montagem do conjunto de transmisso ( tabela 2 ).

Tenso para correias em V

Usa-se uma balana de mola ou dinammetro para aplicao da fora (F) na metade da distncia entre eixos (E) como a seguir:

Em seguida calcula-se a deflexo ( Df ) em milmetro segundo a frmula:

Df = 0,014 . E + 10,46

Tenso para correias dentadas

Ajusta-se pelo mesmo mtodo das correias em V, usando a seguinte frmula para a deflexo em milmetro:

Df = E . 0,4 / 25,4

A fora a ser aplicada pode ser selecionada pelo perfil dos dentes e pela largura como a seguir:

* Correia para servio extra pesado

* Correia para servio pesado = 1/2

passo = 14mm Para facilitar a instalao, aconselhvel uma forma de ajustar a distncia entre eixos. Se o uso do esticador se fizer necessrio, alguns detalhes devem ser observados: - O esticador deve ser colocado do lado frouxo da correia. - Esticador do tipo interno deve ser dentado. - O esticador liso no deve ter a superfcie de contato abaulada e deve ter flanges. - O dimetro do esticador deve ser maior do que o dimetro da polia menor. - O arco de contato do esticador deve ser o menor possvel. - Na estocagem, as correias devem ser protegidas de modo a no sofrerem dobras ou rugas. Elas no devem ficar expostas ao calor excessivo, nem a temperaturas baixas ou umidade alta.

Tenso nas correias

A tenso nas correias deve ser ajustada de acordo com o manual da mquina ou do fabricante das correias. Na falta destes usa-se o processo que indica a deflexo ( Df ) da correia de acordo com a fora aplicada ( F ), tipo de correia,distncia entre centros ( E ).

Vous aimerez peut-être aussi