Vous êtes sur la page 1sur 63

Metalurgia

Parte 1 PRODUO DO AO
Maurcio de Oliveira
1

PRODUO DO AO
Auto-forno
Aciaria

PRODUO DO AO
Ferro: o metal mais utilizado pelo homem. - Abundncia dos minerais - Custo relativamente baixo de produo - Pode formar ligas, variando as propriedades fsico-qumicas Ao: ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,14% - Pode conter apenas outros elementos residuais do processo de produo (ao-carbono) - Pode conter outros elementos de liga propositalmente adicionados (ao-liga) Ferro fundido: ligas de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,14%.

metalurgia do ao, d-se o nome de siderurgia.

PRODUO DO AO

O ao produzido, basicamente, a partir de: - carvo - minrio de ferro - carbonatos.

PRODUO DO AO CARVO (COQUE)


Na indstria siderrgica, o carvo mineral, coque de petrleo e o carvo vegetal so utilizados como combustveis e agentes redutores (que removem o oxignio do minrio de ferro) e so deles que provm o carbono adicionado ao minrio de ferro. O carvo mineral um combustvel fssil natural extrado do subsolo por processos de minerao. Possui sulfetos (compostos de enxofre) que so contaminantes para a produo do ao. O coque verde de petrleo tm origem nas refinarias por m processo de craqueamento trmico e tambm apresenta compotos de enxofre. O carvo vegetal obtido pela carbonizao da madeira ou lenha. Tem a vantagem de no conter enxofre, mas aumenta o preo final do produto e tem sua aplicao restringida por questes relacionadas a escalas produtivas, transporte de madeira e exigncia de grandes reas para plantio.
5

PRODUO DO AO CARVO (COQUE)


Para promover a reduo do minrio de ferro utiliza-se normalmente um coque obtido em um forno chamado coqueria a partir de uma mistura de carves minerais.

Este coque o produto slido obtido quando a mistura de carves so aquecidos na coqueria, na ausncia de ar, a temperaturas em torno de 1300 C.

A coqueificao necessria para aumentar a pureza do carvo. Alm disso, ela d origem aos produtos carbo-qumicos (gases, vapores condensveis, benzol, alcatro, etc) que so comercializados pelas siderrgicas. O gs de coqueria utilizado na prpria usina.
6

COQUERIA

PRODUO DO AO - MINRIOS DE FERRO

So rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metlico. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de xidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita.

10

PRODUO DO AO - MINRIOS DE FERRO Magnetita: mineral magntico cuja frmula qumica Fe3O4. Apresenta cerca de 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxignio. O mineral apresenta cor preta e brilho metlico.

11

PRODUO DO AO - MINRIOS DE FERRO


Hematita: um mineral de frmula xido de ferro III, (Fe2O3),

um dos diversos xidos de ferro. O minrio contm, s vezes, quantidades ligeiras de titnio. Quando dado forma em ornamentos frequente chamado de diamante preto. Quando transformado em p apresenta cor vermelho ocre.

12

PRODUO DO AO - MINRIOS DE FERRO Siderita: um mineral trigonal do grupo da calcita de frmula qumica FeCO3, de brilho vtreo e clivagem perfeita, muito utilizado como gema. Apresenta 62,1% de FeO e 37,9% de CO2.

13

PRODUO DO AO FLUXANTES OU FUNDENTES Tem como objetivos: - ajudar o minrio de ferro a fundir; - aglutinar as impurezas na forma de uma escria de baixo ponto de fuso e que ficar separada do metal lquido. So empregados como fluxantes: - calcrio (CaCO3) - dolomita (CaCO3.MgCO3) - cal (CaO) - magnsia (MgO) A cal torna a escria lquida e ajuda a eliminar as impurezas.

14

PRODUO DO AO FLUXANTES OU FUNDENTES A cal produzida pela calcinao do calcrio - carbonato de clcio (CaCO3). O processo de calcinao consiste no aquecimento, em temperaturas superiores a 900 C, do calcrio em for nos rotativos. As reaes envolvidas na calcinao do calcrio e da dolomita so: CaCO3 CaO + CO2 CaCO3.MgCO3 MgO +CaO + CO2 O xido de clcio reage prontamente com as impurezas, entre outras, com aquelas que contm enxofre, segundo a reao: CaO (do calcrio) + SO3 CaSO3 (na escria).
15

PRODUO DO AO FLUXANTES OU FUNDENTES Resumindo, temos: - O CaO produzido pela decomposio do CaCO3 - O CaO reage com as impurezas cidas. As principais funes do calcrio na indstria do ao so: - escorificar as impurezas da carga; - diminuir a temperatura de fuso da carga e a viscosidade da escria facilitando o seu escoamento.

16

PRODUO DO AO PREPARAO DA CARGA


A fabricao do ao pode ser dividida em quatro etapas: preparao da carga, reduo, refino e laminao. Preparao da carga: o minrio de ferro utilizado na forma de pelotas, snteres ou granulado. Pelotas: so aglomerados de forma esfrica formados com o auxlio de aditivos seguido por um endurecimento a frio ou a quente. Os aditivos geralmente utilizados so: fundentes:
calcrio, dolomita (mineral de carbonato de clcio e magnsio - CaMg(CO3)2),

aglomerantes:
Bentonita (uma mistura de argilas de gros muito finos) cal hidratada (CaO)

combustvel slido:
antracito (um carvo que contm mais carbono e produz mais calor que os demais carves minerais).
17

PRODUO DO AO PREPARAO DA CARGA


Snteres: so aglomerados de forma irregular e esponjosa obtidos a partir de blocos feitos com partculas de minrio de ferro, carvo modo, calcrio e gua. Tudo misturado at se obter um aglomerado. Essa mistura aquecida entre 1000C e 1300C para que as partculas de ferro derretam superficialmente e unam-se umas s outras formando um s bloco poroso. Enquanto ainda est quente, esse bloco quebrado em pedaos menores chamados snter. Essa tecnologia foi criada com o objetivo de aproveitar minrios finos (quantidade crescente no mundo) e resduos 18 industriais.

PRODUO DO AO PREPARAO DA CARGA


Granulados: so utilizados como granulados minrios com granulometria entre 6 mm e 25 mm.

Seja diretamente como granulado ou na forma de aglomerado (sinter ou pelota), o minrio de ferro, com teores mdios de 65% de Fe, slica e alumnio em torno de 3% cada e baixo fsforo, utilizado nos altos-fornos para a 19 produo de gusa

20

PRODUO DO AO PROCESSO DE REDUO


Coque, pedra calcria, e o material portador de ferro (sinter, pelotas ou minrio granulado) so carregadas alternadamente no topo de um forno chamado de ALTO FORNO.
-Ar quente injetado na parte inferior do forno. - O O2 do ar, reage com o coque (combusto incompleta) formando (CO) que ascende no forno reduzindo o xido de ferro formando metal lquido que desce e se concentra na parte inferior do forno onde a temperatura de cerca de 1500 C
Minrio Coque Zona Granular

Zona de Amolecimento e Fuso Zona de Coque Ativa Camada em Amolecimento e Fuso Zona de Combusto Cadinho Zona de Gotejamento

Zona de Coque Estagnado

A reao : Fe2O3 + 3 CO 2 Fe + 3CO2

21

PRODUO DO AO PROCESSO DE REDUO

Alto-forno

22

PRODUO DO AO PROCESSO DE REDUO


A matria prima requer de 6 a 8 horas para alcanar o fundo do auto-forno na forma do produto final de metal fundido (ferro-gusa) e escria lquida (mistura de xidos no reduzidos), que sobrenada o gusa. Estes produtos lquidos so vazados continuamente ou em intervalos regulares de tempo. Os produtos do alto forno so o ferro-gusa, a escria (matriaprima para a indstria de cimento), gases de topo e material particulado. O ferro-gusa uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono em torno de 4%.
23

24

PRODUO DO AO
O ferro-gusa retirado do alto-forno para carros-torpedo (vages revestidos internamente por refratrios) para ser transportado para a aciaria, onde se d o processo de refino do ao.

Para maximizar a produtividade do refino o ferro-gusa sofre um pr-tratamento dentro do carro-torpedo para: - remoo de enxofre - remoo de Silcio - remoo de fsforo 25 - processos para reduo do teor de Va, Cr, Ti e Mn

PRODUO DO AO
Carro-torpedo

26

PRODUO DO AO Agentes Dessulfurantes e Desfosforantes -So produtos base de carbureto de clcio, magnsio metlico, xido de clcio, alumnio, alumina, entre outros. - Micropulverizados ou granulados e misturados, so empregados nos processos de dessulfurao, em carros torpedo ou panelas, na desfosforao de gusa e na obteno da limpidez do ao. - A utilizao do agente dessulfurante base de carbureto de clcio, ou base de xido de clcio e outros compostos, definida em funo das instalaes da siderrgica.
27

PRODUO DO AO
Alm de transportar o ferro-gusa, os carros torpedo so empregados como recipientes para sua dessulfurao. So injetadas, por exemplo, de 5 a 6 kg de mistura de CaC2 e CaO em p por meio gasoso (N2) para cada tonelada de gusa. As reaes envolvidas na dessulfurao no carro-torpedo so: CaC2 + S (CaS)+ 2C CaO + C+ S (CaS)+ CO

A escria (rica em CaS) gerada separada mecanicamente do gusa lquido.

28

29

PRODUO DO AO
Refino primrio ou oxidao: realizado na aciaria. As aciarias podem ser a oxignio ou eltricas e so utilizadas para transformar o ferro-gusa lquido ou slido e sucata de ferro/ao em ao lquido. Nessa etapa, parte do carbono e impurezas contidos no ferro-gusa so removidos. A produo do ao lquido se d atravs da oxidao controlada, removendo parte do carbono (C), silcio (Si) e fsforo (P) presentes no ferro-gusa lquido. A sucata de ao acrescentada para o ajuste da composio da liga e para o controle da temperatura, uma vez que a reao de oxidao exotrmica. As impurezas do metal so eliminadas tanto na forma de escria, quanto na forma de gases.
30

PRODUO DO AO
Aciaria a oxignio Conversor LD (carga predominantemente lquida)
Os conversores so carregados com gusa lquido, sucata de ao slida e uma escria bsica. Oxignio puro injetado por meio de lanas, pelo fundo do conversor ou ainda a combinao de ambos. A injeo promove a oxidao controlada do C e Si, gerando calor para a carga. O conversor carregado com sucata de ao, ferro-gusa lquido e escrias contendo CaO, CaF2 e MgO. Aps isso realizada a injeo de oxignio puro por meio de uma lana refrigerada.

LANA

OXIGNIO

ESCRIA AO

A ao do jato de oxignio parte qumica (reaes de oxidao de Si, C, Mn, P) e parte fsica (formao de uma emulso gs-escria-metal). Aps o sopro, o conversor escorificado e o ao lquido segue para o lingotamento.
31

Aciaria a oxignio Conversor LD (carga predominantemente lquida)


Carga de gusa no LD

32

PRODUO DO AO
Aciaria a oxignio Conversor LD (carga predominantemente lquida)

33

PRODUO DO AO
Aciaria eltrica Forno eltrico a arco FEA (carga predominantemente slida)

o processo de transformar ferro gusa em ao atravs de fornos de arco, ou seja, com fasca eltrica, onde se utiliza eletrodos. Inicialmente era considerado como um aparelho para a fabricao de aos especiais, inoxidveis e de alta liga. Atualmente, ele tem sido cada vez mais utilizado na fabricao de ao carbono. um processo reciclador de sucata por excelncia; no h restrio para proporo de sucata na carga.
34

PRODUO DO AO
Aciaria eltrica Forno eltrico a arco FEA (carga predominantemente slida)

35

PRODUO DO AO
Aciaria eltrica Forno eltrico a arco FEA (carga predominantemente slida)

36

PRODUO DO AO
Refino secundrio Aps o refino, o ao ainda no se encontra em condies de ser lingotado e por isso transferido para o forno de panela para ser acalmado (remoo de oxignio), para acertos finais na composio qumica e na temperatura e para desgaseificao (remoo de hidrognio, nitrognio e oxignio a vcuo). O termo acalmar significa reduzir a quantidade de oxignio, tendo por finalidade diminuir o nmero de vazios. Para tanto, adicionam-se elementos desoxidantes como o alumnio e o silcio que reagem com o oxignio, reduzindo seu teor no ao lquido. Quanto ao grau de remoo de oxignio os aos se classificam como: efervescentes, semi-acalmados e acalmados.
37

PRODUO DO AO Refino secundrio A desgaseificao executada aplicando vcuo ao metal lquido. Com isso, gases dissolvidos no metal como o hidrognio, nitrognio e oxignio so eliminados por diferena de presso. Secundariamente a desgaseificao auxilia na remoo de incluses. Gs argnio, injetado pelo fundo da panela que contm o metal lquido, pode ser usado concomitantemente com o refino a vcuo para agitar o banho.

38

EQUIPAMENTOS DE REFINO SECUNDRIO

39

40

EQUIPAMENTOS DE REFINO SECUNDRIO


Forno Panela

41

EQUIPAMENTOS DE REFINO SECUNDRIO


Panela no carro de transferncia

42

EQUIPAMENTOS DE REFINO SECUNDRIO


Forno Panela viso geral

43

EQUIPAMENTOS DE REFINO SECUNDRIO


Tanque de vcuo viso geral

44

PRODUO DO AO
A seguir o ao lquido enviado para equipamentos de lingotamento contnuo para produzir aos semi-acabados, lingotes e blocos.

A solidificao do ao ocorre no molde, geralmente construdo em cobre e resfriado por gua. Na sada do molde o ao continuamente retirado por rolos extratores. O veio metlico resfriado e cortado, formando placas.

45

PRODUO DO AO

46

PRODUO DO AO
Lingotamento contnuo

47

PRODUO DO AO
Lingotamento contnuo

48

49

PRODUO DO AO
Laminao Os semi-acabados, lingotes e blocos, so processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderrgicos cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composio qumica.

50

PRODUO DO AO
Laminao

O produto recebido do lingotamento pr-aquecido e deformado pela passagem sobre presso em laminadores (cilindros), reduzindo sua espessura at a medida desejada para comercializao. Denomina-se chapa a placa que sofreu reduo de espessura por laminao. 51

PRODUO DO AO
Laminao tiras quente

Laminao frio - Tem como caracterstica principal o melhor acabamento final do produto.

52

PRODUO DO AO
Perfis Laminados

53

PRODUO DO AO
Perfis Soldados

54

PRODUO DO AO
Laminao

55

PRODUO DO AO
Laminao Os principais produtos fabricados nesta linha so chapas finas, chapas grossas, cantoneiras, barras chatas, perfis U , perfis I , perfis T, barras redondas, quadradas, etc.

56

57

EXERCCIOS DA APOSTILA
Questes de 1 a 6 da apostila - responda V se verdadeiro ou F se falso 1. ( V ) O minrio de ferro formado geralmente por xidos como a magnetita e a hematita, ou ainda como um carbonato, a siderita. 2. ( V ) O minrio de ferro utilizado na forma de pelotas, snteres ou granulado. 3. ( F ) O coque utilizado para a produo do ferro-gusa produzido na coqueria atravs da queima total de carvo. 4. ( V ) As matrias-primas - coque, pedra calcria, e o material portador de ferro (sinter, pelotas e minrio granulado) - so carregadas alternadamente no topo do alto-forno. 5. ( V ) O coque utilizado no alto-forno sofre combusto incompleta em contato com o oxignio aquecido injetado pelas ventaneiras, gerando monxido de carbono (CO). 6. ( V ) No alto-forno, o monxido de carbono formado tm como funo remover o oxignio do minrio de ferro, reduzindo o xido a metal.

58

EXERCCIOS DA APOSTILA
Questes de 7 a 12 da apostila 07. ( V ) O metal lquido formado no alto-forno rico em carbono (em torno de 4%) e possui alto teor de contaminantes, como enxofre, silcio e fsforo. 08. ( V ) A dessulfurao consiste na remoo do enxofre, silcio e fsforo do ferro-gusa. 09. ( F ) No convertedor LD o oxignio utilizado para a remoo total do carbono, silcio, mangans e fsforo atravs da oxidao desses elementos. 10. ( F ) Ao acalmado aquele que possui baixo teor de alumnio e silcio. 11. ( V ) A desgaseificao executada aplicando vcuo ao metal lquido seguido de uma injeo de argnio pelo fundo da panela, para que gases como o hidrognio, nitrognio e oxignio sejam eliminados por diferena de presso. 12. ( V ) Os equipamentos de lingotamento contnuo recebem o ao lquido que escoa por conformadores dando forma aos lingotes que so cortados no tamanho adequado.
59

EXERCCIOS EXTRAS
13. ( V ) Uma das funes da cal utilizada no alto forno de ajudar a eliminar as impurezas do ferro gusa. 14. ( F ) O uso de minrio de ferro na forma de aglomerados se deve necessidade do uso de calcrio no alto-forno. 15. ( F ) O carvo mineral muito utilizado em siderurgia por no conter compostos de enxofre. 16. ( V ) O mangans ajuda a diminuir os efeitos nocivos do enxofre e tambm um desoxidante. 17. ( F ) Quando usados para acalmar o ao, o alumnio e o silcio tem a funo de reduzir o teor de carbono. 18. ( V ) Ao efervescente aquele que praticamente no recebe adio de desoxidante.

60

PROVA CONCURSO ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JNIOR INSPEO 2010

85) A respeito dos processos siderrgicos e seus impactos ambientais, avalie tecnicamente as afirmaes a seguir. I - O ferro gusa pode ser produzido a partir do uso de carvo vegetal de origem renovvel e sustentvel, em contraposio ao uso de combustveis de origem fssil (coque de carvo mineral). II - possvel realizar a cogerao de energia eltrica na aciaria a partir dos gases emitidos no processo produtivo do ao. III - A utilizao de escrias siderrgicas na indstria cimenteira (substituindo o clinquer, um produto gerador de dixido de carbono no processo produtivo) reduz a emisso de gases poluentes, pois a escria tem a funo de proteger o metal lquido e estabilizar o arco eltrico na fuso do metal lquido, o que demanda regulao pela indstria siderrgica. Est correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
61

86) A maior parte da produo mundial de ao feita pelo processo de lingotamento contnuo. Sobre este processo afirma-se que o(a) (A) molde a regio onde ocorrem todas as operaes de resfriamento, fazendo o ao passar do estado lquido para o slido. (B) distribuidor um recipiente metlico revestido internamente por metal refratrio e tem como uma de suas funes permitir a flotao de compostos no metlicos. (C) procedimento no pode ser adotado para a produo de aos acalmados, pois esse processo no permite o controle do teor de alumnio. (D) procedimento utiliza mquinas do tipo verticais, as quais geram economia de espao na planta. (E) torre de panela permite a transferncia do ao lquido da rea de lingotamento para a rea de refino secundrio. 128) Em relao aos fornos e processos utilizados em siderurgia, sabe-se que o processo de reduo do minrio de ferro e sua transformao em ferro-gusa realizado no (A) alto-forno. (B) conversor Bessemer. (C) conversor LD. (D) forno cubil. (E) forno Siemens-Martin.

62

PROVA CONCURSO ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JNIOR INSPEO 2011

Questo 41

O esquema ao lado resume a operacionalidade de um alto-forno, equipamento siderrgico no qual se produz o ferro-gusa por meio de reaes qumicas a partir de minrios de ferro. Em relao ao seu funcionamento, INCORRETO afirmar que o(a)

(A) coque, produto da mistura de carves em fornos, o minrio de ferro granulado e os fundentes so carregados ao topo do alto-forno por correias transportadoras (1). (B) ar aquecido, vindo dos regeneradores, soprado pelas ventaneiras na parte inferior do alto-forno (2). (C) zona de combusto (3) se forma pelo encontro do ar aquecido com o coque e o carvo, produzindo (4) gases, como o monxido de carbono, e a escria (contendo FeO) que ser reduzida para formar o ferro-gusa. (D) escria (5) retirada por diferena de densidade e levada aos granuladores de escria. (E) metal lquido (6), o ferro-gusa, enviado ao carro torpedo para ser transportado e pode ser tratado nos conversores ou em outros fornos, dependendo do caso, para 63 adequar a composio qumica do metal desejado.

Vous aimerez peut-être aussi