Vous êtes sur la page 1sur 22

PROFESSORAS RESPONSVEIS Ana Paula Carla Regina Ctia Simone

OBJETIVOS GERAIS

A estrutura Curricular da Educao infantil deve proporcionar ao aluno quem desenvolva as seguintes capacidades: De valorizar sua auto estima; Reconhecer seu corpo e ter hbitos que melhor preservem a sade fsica e mental; Interagir com crianas e adultos desenvolvendo o respeito mtuo, praticando a cidadania; Desenvolver o senso crtico e atuante na sociedade, respeitando e preservando o meio em que vive; Utilizar a brincadeira, a msica, a arte, a linguagem oral e escrita como meio de expresso de sentimento e necessidades; Interessar-se e respeitar a diversidade cultural. Desenvolver capacidade de ordem fsica, afetiva, cognitiva, tica e social envolvidas em aes dia-a-dia da criana.

1 SEMESTRE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


OBJETIVOS ESPECFICOS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicao e expresso, interessandose por conhecer vrios gneros orais e escrito e participando de diversas situaes de intercmbio social nos quais possa contar suas vivncias, ouvir as outras pessoas, elaborar e responder perguntas. Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivncia de diversas situaes nas quais seu uso se faa necessrio; Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que no de forma convencional; Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situaes do cotidiano; Escolher os livros para ler e apreciar.

CONTEDOS Participao nas situaes em que os adultos lem textos de diferentes gneros. Prtica de escrita de prprio punho, utilizando o conhecimento de que dispe. Respeito pela produo alheia. Nomes do grupo nas situaes em que isto se fizer necessrio. Escrita do prprio nome em situaes em que necessrio. Uso da linguagem oral para conversas, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opinies, idias, preferncias e sentimentos e relatar suas vivncias nas diversas situaes de interao presentes no cotidiano. Relato de experincias vividas e narrao de fatos em seqncia temporal e casual; Participao em situaes cotidianas nas quais se faz necessrio o uso da escrita.

ESTRATGIAS Msicas Conversas Relatos Revista Ler e escrever (em duplas produtivas ou individuais) Recorte e colagem Pintura Busca de informao Estratgia de leitura Demonstrar como se manuseia e utiliza livros e matrias afins Desafios Problematizao de escrita atravs do nome Crachs Listas Letra inicial e final

Perfurao Alinhavo Reproduo escrita

RECURSOS MATERIAS Textos diversos Alfabeto mvel Computador Jogo da memria TV Data show Jogos para formao de palavras Quebra cabea Radio

AVALIAO

Ser sistemtica e contnua ao longo de todo processo de aprendizagem. De incio deve ser feito um levantamento para verificar quais conhecimentos prvios as crianas j possuem.

2 SEMESTRE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


OBJETIVOS ESPECFICOS Identificar e reconhecer o uso das letras do alfabeto bem como a escrita do nome prprio; Desenvolver habilidade de ateno e escrita; Utilizar linguagem oral para conversar, comunicar-se e relatar suas vivencias; Despertar o gosto pela escrita e leitura; Sequenciar e interpretar historias; Despertar a capacidade de imaginao; Interpretao oral.

CONTEDOS Nome prprio; Leitura do alfabeto; Participao nas situaes em que os adultos lem textos de diferentes gneros; Prtica de escrita de prprio punho, utilizando o conhecimento de que dispe; Respeito pela produo alheia; Conhecimento e reproduo oral de jogos verbais, como trava lnguas, parlendas, adivinhas, quadrinhos, poemas e canes. Produo de textos coletivos; Seqncia de historias.

ESTRATGIAS Crach Msicas Conversas Relatos Revista Ler e escrever (em duplas produtivas ou individuais) Recorte e colagem Pintura Busca de informao Estratgia de leitura Demonstrar como se manuseia e utiliza livros e matrias afins Desafios Brincadeiras Parlendas Trava lnguas Jornal Historia em quadrinhos Dramatizao Entrevistas

Jogos Bilhetes e cartazes

RECURSOS MATERIAS Textos diversos TV Data show Jogos para formao de palavras Quebra cabea Radio

AVALIAO Ser sistemtica e contnua ao longo de todo processo de aprendizagem.

1 SEMESTRE MATEMTICA
OBJETIVOS ESPECFICOS Ter confiana em suas prprias estratgias e na sua capacidade para lidar com situaes matemticas novas, utilizando seus conhecimentos prvios. Reconhecer e valorizar os nmeros, as operaes numricas, as contagens orais e as noes espaciais como ferramentas necessrias no seu cotidiano; Situaes matemticas utilizando seus conhecimentos prvios.

CONTEDOS Comunicao de quantidades utilizando a linguagem oral, a notao numrica e ou o registro no convencionais; Identificao de nmeros nos diferentes contextos em que se encontram; Marcao de tempo por meio de calendrios; Explorao e identificao de formas geomtricas, objetos e figuras; Utilizao de contagem oral nas brincadeiras e em situaes nas quais as crianas reconhecem a sua necessidade.

ESTRATGIAS Desenhos Jogos Brincadeiras Contagem e representao Recorte e colagem Modelagem Filmes Musicas Colees Calendrios Elaborao de grficos

RECURSOS MATERIAIS Blocos lgico Carimbos de quantidades Palitos baco Tampinhas Quebra cabea

AVALIAO

Ser contnua, o professor deve observar como se comportam os alunos diante de jogos, situaes problemas, brincadeiras de desafios.

2 SEMESTRE MATEMTICA
OBJETIVOS ESPECFICOS Utilizar pequenos trajetos observando pontos de referncia Apropriar-se das noes de medida, tempo e espao; Comunicar idias matemticas, hiptese, processos utilizados e resultados encontrados em situaes-problema relativas quantidade, espao fsico e medida, utilizando a linguagem oral e matemtica.

CONTEDOS Noes de medida, comprimento, peso, volume e tempo Comparao de escritas numricas, identificando algumas regularidades. Explorao de diferentes procedimentos para comprar grandezas. Representaes bidimensionais e tridimensionais de objetos. Jogos e brincadeiras que utilize contagem;

ESTRATGIAS Desenhos Jogos Brincadeiras Contagem e representao Recorte e colagem Modelagem Filmes Msicas Colees Calendrios Elaborao de grficos

RECURSOS MATERIAIS Blocos lgico Carimbos de quantidades Palitos baco Tampinhas Quebra cabea

AVALIAO

Ser contnua, o professor deve observar como se comportam os alunos diante de jogos, situaes problemas, brincadeiras de desafios.

1 SEMESTRE NATUREZA E SOCIEDADE


OBJETIVOS ESPECFICOS Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando solues para compreend-los, manifestando opinies prprias sobre acontecimentos, buscando informaes e confrontando idias; Estabelecer algumas relaes entre o modo de vida caracterstico de seu grupo e de outros grupos.

CONTEDOS Participao de atividades que envolvam processo de confeco de objetos. Observao da paisagem local (rios, vegetao, construes, florestas, campos, dunas, audes, mar, montanhas etc.) Valorizao de atitudes de manuteno e preservao dos espaos coletivos e do meio ambiente. Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inventar as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons. Estabelecimento de algumas relaes dentre diferentes espcies de seres vivos, suas necessidades vitais. Conhecimento dos cuidados bsicos de pequenos animais e vegetais por meio de sua criao. Conhecimento de algumas espcies de fauna e flora brasileira e mundial. Percepo dos cuidados necessrios a preservao da vida e do meio ambiente. Valorizao da via nas situaes quem impliquem cuidados prestados a animais e plantas. Estabelecimento de relaes entre fenmenos da natureza de diferentes regies, (relevo, rios, chuva, secas etc) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem. Participao em diferentes atividades envolvendo a observao sobre a ao da luz, calor, fora e movimento.

ESTRATGIAS Brincadeiras Jogos Higiene pessoal Reciclagem Recorte e colagem Leitura de revistas, jornais, livros e Atlas temticos Listas Desenhos Musicas Observaes

Filmes Construo de instrumentos musicais Entrevistas Visitas

RECURSOS MATERIAIS DVD TV Radio Data show Globo terrestre Mapas Lupas Brinquedos Quebra cabea Observaes Filmes Uso de espelho Campanhas

AVALIAO Permanente, servindo sobre tudo como instrumento para o professor sua prtica pedaggica. A observao indispensvel para a reflexo do professor.

2 SEMESTRE NATUREZA E SOCIEDADE


OBJETIVOS ESPECFICOS Perceber a importncia do mundo social em que vivemos e as diferentes formas de vida e culturas podendo compreend-las. Estabelecer algumas relaes entre o modo de vida caracterstico de seu grupo e de outros grupos. Estabelecer algumas relaes entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importncia para a preservao das espcies e para a qualidade de vida humana.

CONTEDOS Identificao de alguns papis sociais existentes em seus grupos de convvio, dentro e fora da instituio. Valorizao do patrimnio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expresso cultural. Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados a segurana e preservao dos acidentes e a sua conversao. Percepo dos cuidados como corpo a preveno de acidentes e a sade de forma em geral.

ESTRATGIAS Desenhos Conversas e brincadeiras Leituras infantis Filmes Organizao e limpeza do material de uso pessoal e coletivo Atividades para problematizar a escrita atravs do nome da criana Brincadeiras Jogos Higiene pessoal Reciclagem Recorte e colagem Leitura de revistas, jornais, livros e Atlas temticos Listas Desenhos Musicas Observaes Construo de instrumentos musicais Entrevistas Campanhas

Visitas

RECURSOS MATERIAIS DVD TV Radio Data show Globo terrestre Mapas Lupas Brinquedos Quebra cabea

AVALIAO Permanente, servindo sobre tudo como instrumento para o professor sua prtica pedaggica. A observao indispensvel para a reflexo do professor.

1 SEMESTRE MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECFICOS . Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, reconhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o prprio corpo. Ritmos corporais nas brincadeiras, danas, jogos e demais situaes de interao.

CONTEDOS Valorizao das possibilidades expressivas dos gestos, mmicas faciais e do movimento global: ordem e atividades ldicas. Reconhecer e identificar manifestaes corporais, seus prprios sentimentos e emoes dos outros. Reconhecer o corpo no seu todo, nas partes e nos seus respectivos movimentos.

ESTRATGIAS Brincar de: imitaes, esttua, roda lencinho atrs, jogos (bola, corda, etc). danas

RECURSOS MATERIAIS Radio Brinquedos Fantasias Corda colchonetes tnel tecido bolas bexigas cadeiras microfone

AVALIAO Ser contnua e direta baseada na informao.

No ser avaliada somente a criana, mas tambm as situaes de aprendizagem quem foram oferecidas.

2 SEMESTRE MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECFICOS Respeitar regras; Explorar diferentes qualidades e dinmicas no movimento, com fora velocidade, resistncia e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo. Apropriar-se das diversas culturas corporais presentes nas regies do pas.

CONTEDOS Valorizao das possibilidades expressivas dos gestos, mmicas faciais e do movimento global: ordem e atividades ldicas. Reconhecer o corpo no seu todo, nas suas partes e nos seus respectivos movimentos. Criar, combinar movimento com ou sem material. Recrear-se

ESTRATGIAS Brincar de: imitaes, esttua, roda lencinho atrs, jogos (bola, corda, etc). Danas

RECURSOS MATERIAIS Radio Brinquedos Fantasias Corda colchonetes Tnel tecido Bolas Bexigas Cadeiras Microfone

AVALIAO Ser contnua e direta baseada na informao.

No ser avaliada somente a criana, mas tambm as situaes de aprendizagem quem foram oferecidas.

1 SEMESTRE MSICA
OBJETIVOS ESPECFICOS Explorar e identificar elementos da msica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento.

CONTEDOS Reconhecimento e utilizao expressiva, em contextos musicais das diferentes caractersticas geradas pelo silncio e pelos sons: altura (graves e agudos), intensidades (fortes ou fracos). Repertrio de canes para desenvolver memria musical. Reconhecimento de elementos musicais bsicos: frases, partes, elementos que se repetem.

ESTRATGIAS Escutar e cantar msicas: infantis Classificao dos sons Musicais Produzir sons a partir do prprio corpo e elaborar acompanhamentos rtmicos para musicais Jogos e brincadeiras

RECURSOS MATERIAIS Radio CD Bandinha musical para crianas Data show Sucatas Fantasias

AVALIAO Ser baseada em observaes do professor acerca do desenvolvimento e aquisio dos alunos. Eventualmente, os alunos podero estar auto-avaliando suas produes.

2 SEMESTRE MSICA
OBJETIVOS ESPECFICOS Explorar e identificar elementos da msica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento. Perceber e expressar sensaes, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisaes e interpretaes.

CONTEDOS Repertrio de canes para desenvolver memria musical; Reconhecimento de elementos musicais bsicos: frases, partes, elementos que se repetem; Participao em jogos e brincadeiras que envolvam a danas e/ou a improvisao musical; Informaes sobre as obras ou vidas, sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produo musical; Escuta de diversos gneros musicais.

ESTRATGIAS Escutar e cantar msicas: infantis, clssicas; Jogos e brincadeiras; Confeco de instrumentos musicais.

RECURSOS MATERIAIS Radio CD Bandinha musical para crianas Data show Sucatas Fantasias

AVALIAO Ser baseada em observaes do professor acerca do desenvolvimento e aquisio dos alunos. Eventualmente, os alunos podero estar auto-avaliando suas produes.

1 SEMESTRE ARTES VISUAIS


OBJETIVOS ESPECFICOS Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem e da colagem.

CONTEDOS Criao de desenho, pintura, colagem, modelagens a partir do seu prprio repertrio e da utilizao dos elementos da linguagem das artes visuais, ponto, linha, forma, cor, volume, espao, textura etc. Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo. Valorizao de suas prprias produes, das de outras crianas e da produo de arte em geral.

ESTRATGIAS Recorte e colagem Experincias com tinta Desenho livre ou com tema Dobradura Sucata Perfurao e alinhavo Dramatizao

RECURSOS MATERIAIS Radio, TV, DVD Tintas diversas Lpis Giz de cera Massinha de modelar Gliter, lantejoula, estrelinhas etc. Tesoura Obras de artes (rplicas) Data show Slides Papis diversos de cores e texturas variadas Palitos

Lixa Algodo Placas de isopor Fitilhos Canetinhas Fantasias Cpias de atividades por copiadora ou impressora AVALIAO Contnua, procurando a significao quem cada trabalho comporta, evitando comparaes pejorativas que em nada auxiliam o processo educativo.

2 SEMESTRE ARTES VISUAIS


OBJETIVOS ESPECFICOS Interessar-se pelas prprias produes, pelas das outras crianas e por diversas obras artsticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.

CONTEDOS Releitura de obras de arte a partir da observao, narrao, descrio e interpretao de imagens e objetos.

ESTRATGIAS Recorte e colagem Experincias com tinta Desenho livre ou com tema Dobradura Sucata Perfurao e alinhavo Dramatizao

RECURSOS MATERIAIS Radio, TV, DVD Tintas diversas Lpis Giz de cera Massinha de modelar Gliter, lantejoula, estrelinhas etc. Tesoura Obras de artes (rplicas) Data show Slides Papis diversos de cores e texturas variadas Palitos Lixa

Algodo Placas de isopor Fitilhos Canetinhas Fantasias Cpias de atividades por copiadora ou impressora.

AVALIAO Contnua, procurando a significao quem cada trabalho comporta, evitando comparaes pejorativas que em nada auxiliam o processo educativo.

DATAS E EIXOS 22 de maro dia da gua; 19 de abril dia do ndio; - Valores Humanos 22 de abril dia do planeta terra; Dia das mes; Dia do meio ambiente; - Educao ambiental Atividade cvica Aruj Festa Caipira Folclore Semana do transito - Educao para o transito Dia da rvore Festa da primavera; - Educao bucal Dia da defesa da fauna Dia do urbanismo Africanidades Projeto leitura Semana do meio ambiente Dia mundial da reciclagem Formatura.

ATIVIDADES EXTRA CLASSE

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Ministrio de Educao e do Desporto. Referencial curricular nacional para educao infantil. Braslia, DF: MEC, 1998

Vous aimerez peut-être aussi