Vous êtes sur la page 1sur 18

Do modelo neo-clssico de crescimento de Solow ao Modelo de Vantagens Competitivas Dinmicas Por Antnio Rebelo de Sousa SINOPSE O presente artigo

pretende explicar as contribuies positivas, bem como as limitaes, dos modelos de crescimento de Harrod-Domar e de Solow. Uma vez explicitadas as limitaes decorrentes dos pressupostos do modelo de Harrod-Domar (e depois de se analisar a inadequao deste modelo a economias em vias de desenvolvimento), procura-se referir os aspectos caracterizadores principais da abordagem Solowiana, de acordo com a qual se procura ultrapassar, entre outras, a limitao da constncia do coeficiente capital produto. Seguidamente, conclui-se pela existncia de limitaes na abordagem Solowiana, designadamente no que se refere ao tratamento a conceder ao progresso tecnolgico (varivel exgena em relao ao modelo de Solow). Finalmente, procura-se ultrapassar as limitaes dos modelos de Harrod-Domar e de Solow a partir da construo do modelo das vantagens competitivas dinmicas, endogeneizando-se, ainda que parcialmente, o progresso tecnolgico.

1. Das limitaes do modelo de Harrod-Domar. O modelo de Harrod-Domar procurou inspirar-se na anlise Keynesiana para explicar o crescimento das economias, numa perspectiva de longo prazo. Os autores partiram de alguns pressupostos simplificadores, a saber1: a) ausncia dos sectores Estado e estrangeiro; b) pleno emprego no momento inicial; c) coeficiente capital/produto constante; d) propenso mdia a poupar igual propenso marginal a poupar. Os sobreditos pressupostos conduziam a uma economia fechada, na fronteira de possibilidades de produo, com ausncia de progresso tecnolgico (medido em termos de produtividade do factor produtivo capital) e com uma propenso marginal a poupar constante. Para os devidos efeitos, considerava-se, ainda: (1) coeficiente capital/produto = =
K ; Y C ; Y

(2) propenso marginal a consumir = = (3) propenso marginal a poupar = =

S . Y

Domar comeou por procurar explicar o acrscimo da capacidade de produo a partir do investimento e do coeficiente capital produto. (1)
Yt = K t

It

, em que Yt corresponderia capacidade de

produo e It ao investimento no momento t. A partir do efeito multiplicador, apresenta-se possvel concluir que o investimento vai induzir um aumento da capacidade produtiva e, por conseguinte, um incremento da produo efectiva, o que, por sua vez, estar na origem de um aumento na procura. Logo teramos: (2)

Dt +1 = Yt =

1 I t , em que 1

Dt +1

corresponderia ao

acrscimo da procura em t+1.


1

Vide SOUSA, Antnio Rebelo de in Economia e Interdependncia, Publicaes Dom Quixote, Lisboa, 1997.

Para haver um crescimento equilibrado, o acrscimo da oferta que podemos representar por Ot +1 deve ser igual ao acrscimo da procura ( Dt +1 ), pelo que teramos: (3)

Ot +1 = Yt =

It

I t = Dt +1 . 1

Da equao (3) resulta: (4)

I t 1 = = . It

Esta igualdade significa que, dados e (e, por conseguinte, ), para haver um equilbrio dinmico, o investimento deve crescer taxa , a qual poder ser designada de taxa de equilbrio ou de taxa de crescimento em equilbrio ou, ainda, de taxa de crescimento em pleno emprego. Se o investimento crescer a esta taxa, no haver tenses entre a oferta e a procura. Todavia, se o investimento aumentar a uma taxa superior de equilbrio, ento a situao ser inflacionista, dado que o acrscimo de fluxos de procura gerado pelo incremento do investimento no poderia ser satisfeito pela oferta disponvel, pelo que a compatibilizao entre a oferta e a procura ter que ser feita atravs do mecanismo de preos. No caso inverso, se o aumento do investimento se processasse a uma taxa inferior de equilbrio, ento a oferta potencial no encontraria procura efectiva suficiente (subemprego de factores e sobreproduo), pelo que se enveredaria por uma situao deflacionista. Se completarmos, agora, o esquema analtico do Domar com o de Harrod, afigura-se possvel fazer os seguintes desenvolvimentos: (5)
y t = K t

Y , visto que t

S=I (igualdade ex-post),

S e S Y = S Y . Y t

Em boa verdade, se substituirmos em (1) It por St, teremos:


y t = St

S t Yt

Yt .

Uma vez que S / Y = S Y , teremos:


y t = S t Yt

Yt =

Y t

Logo, se y t = (6)

Y , afigura-se possvel concluir que: t

Yt = . Yt

Esta igualdade significa que, para respeitar a condio de equilbrio, a taxa de crescimento da capacidade de produo deve ser igual a / e, por conseguinte, taxa de crescimento do investimento. A produo efectiva, tambm, crescer taxa de /. Se a taxa de crescimento da capacidade de produo (e da produo efectiva) for superior a /, ento haveria sobreproduo. Se, porventura, a sobredita taxa for inferior a /, ento haver subproduo. A estas condies de equilbrio ambos os autores juntam uma outra, a qual tem que ver com o crescimento da populao. Se representarmos a taxa de crescimento demogrfico por n, ento se n se apresentar superior taxa de crescimento de equilbrio / haver oferta excedentria de mo-de-obra e, por conseguinte, desemprego. Assim, afigura-se necessrio considerar uma condio suplementar de equilbrio, a saber: (7)
n

O modelo de crescimento equilibrado de Harrod-Domar sugere trs importantes nveis de reflexo, quando se pretende estudar a sua aplicabilidade s economias subdesenvolvidas. O primeiro tem que ver com a considerao de situaes de desequilbrio em economias em vias de desenvolvimento, situaes essas que decorrem, muitas vezes, de os centros de deciso tenderem a privilegiar o acrscimo do investimento, no atendendo indispensabilidade de concomitante alargamento do mercado externo e negligenciando as condies de equilbrio no mercado interno (necessidade de criao e ulterior expanso de um mercado endgeno).

O segundo nvel de reflexo relaciona-se com a imperiosidade de se atender aos parmetros x e , bem como taxa de crescimento demogrfico n. Nos pases subdesenvolvidos (ou mesmo de tipo intermdio) o coeficiente capital produto tende a ser mais elevado do que nos pases do centro, enquanto que a taxa de investimento tende a apresentar-se modalmente mais baixa. Esta questo conduz-nos ao problema da escolha do tipo de investimento a realizar, i.e., do tipo de combinaes produtivas a adoptar, tendo em conta as dotaes de factores existentes1. Por outro lado, a propenso a poupar (e, naturalmente, a propenso a consumir) dependero, entre outros aspectos, da estrutura de repartio do rendimento, havendo, ainda, a sublinhar o facto de no se apresentar de aplicao fcil o modelo de Harrod-Domar em economias subdesenvolvidas com um acentuado crescimento demogrfico. O terceiro nvel de anlise diz-nos que o grau de probabilidades de, em economias subdesenvolvidas, se verificarem as medies de crescimento de equilbrio (tal como concebidas no modelo de Harrod-Domar) se apresenta muito reduzido, seno mesmo nulo, por diversas razes. Em primeiro lugar, porque existe uma grande inadequao da estrutura da oferta interna da procura, para tal contribuindo, de forma acrescida, o efeito demonstrao-imitao, da resultando um significativo subemprego de factores e um elevado grau de dependncia das importaes. Em segundo lugar, porque a necessidade de construo de infraestruturas introduz o que se convencionou designar de lag-time (de importncia significativa) entre o momento da efectivao da procura adicional e o momento em que se constata o acrscimo da capacidade de produo (e da produo efectiva), constatando-se, ainda, que a dependncia em que as economias perifricas se encontram do estrangeiro conduz utilizao de equipamentos importados que implicam, por sua vez, a adopo de combinaes produtivas que tm como consequncia / ser inferior a n, o que, por sua vez, gerador de mais desemprego (e mais subemprego), em termos do factor produtivo trabalho disponvel.
1

Neste captulo, a eventual existncia de indivisibilidades tecnolgicas, decorrentes inadequao da mo-de-obra s novas tecnologias, aconselha utilizao preferencial de combinaes produtivas de tipo intermdio e no de combinaes produtivas de tipo capital-intensivo.

Por outro lado, a aplicabilidade do modelo de Harrod-Domar a economias em que no existe, em termos de grau de desenvolvimento, um mnimo de homogeneidade sectorial e/ou regional apresenta-se muito problemtica. Deste modo, o sobredito modelo no se apresenta aplicvel s economias perifricas, sendo, ainda, de salientar que alguns dos pressupostos, ainda, contribuem mais para que apresente pouca correspondncia com a realidade. A ausncia do sector Estado e do Estrangeiro constituem importantes simplificaes analticas e a constncia do coeficiente capital-produto, ao longo de um processo de crescimento econmico (que no se apresente homottico ou sem implicaes, verdadeiramente, desenvolvimentistas), no faz qualquer sentido. Da o aparecimento de novas contribuies tericas explicativas do crescimento econmico. 2. Da resposta solowiana. Para muitos autores1, o modelo de Solow pretendeu ser uma resposta ao modelo de Harrod-Domar, pondo em causa o pressuposto da constncia do rcio capital-produto (K/Y). Solow optou por uma funo de produo que possibilita a contnua substituio entre factores, do que resultaria uma variabilidade do produto marginal de cada factor (em funo da combinao com o outro factor). Poder-se-a partir de uma funo de produo com rendimentos constantes escala do tipo:

Y = F ( K , L) , em que aY = F (aK , aL). ,


Admitindo-se que a =
1 , ento L

Y K = F ,1 , pelo que L L

Diniz, Francisco in Crescimento e Desenvolvimento Econmico, Edies Slabo, 2006.

y = f (k ) , em que y =

Y K e k= . L L.

Teramos, por conseguinte, o rendimento per capita funo do coeficiente de intensidade capitalstica (vide Fig. 1).

Fig. 1

Claro est que o montante do stock de capital depender sempre da evoluo do investimento e, portanto, da propenso mdia a poupar. Se considerarmos, agora, Y = C + I e se dividirmos ambos os membros da equao por L, teremos: (1) y = c + i , em que c =
C I e i= . L L

Admitindo que a propenso mdia a poupar dada por b, ento,

C = Y S = Y bY = (1 b )Y .
Se dividirmos os membros da equao por L, teremos: (2) c = y s = (1 b ) y Substituindo (2) em (1), vamos obter: (3) y = (1 b ) y + i = y by + i . Seguindo a metodologia de Francisco DINIZ, podemos subtrair y a cada membro da equao:

y y = y by + i y 0 = by + i by = i i = by
Logo, o investimento por trabalhador igual a uma proporo do rendimento poupado por trabalhador. Se se pretender um aumento do investimento, ento o stock de capital tem que superar o capital depreciado, i.e., K = I + K .

Por unidade de trabalho, teramos: (4)

k = i k = by K = = bf ( x) k

A funo de produo f(k) aumentaria a um ritmo decrescente e bf(k) aumentaria, tambm, a um ritmo decrescente, enquanto que k seria uma recta que passava pela origem (vide Fig. 2).

Fig. 2

A economia tenderia, a longo prazo, para um rcio capital/produto k* e para um rendimento per capita y*1. Considerando a equao (4), dividindo ambos os membros por k, vamos obter: (5)

k bf (k ) k k bf (k ) = = k k k k k

O modelo solowiano diz-nos, portanto, que, a longo prazo, o rendimento per capita deixa de crescer, embora a taxa de investimento per capita permanea positiva. Por outras palavras, o crescimento tende a diminuir quando a economia se aproxima do estado estacionrio. Se, porventura, b aumentar, ento y* e k* sero, tambm, mais elevados, mas, ainda assim, a economia tende para um equilbrio estacionrio. Solow consideraria uma funo de Cobb-Douglas, com rendimentos constantes escala, do seguinte tipo: (6) Y = AK L1 , em que A nos d o nvel de desenvolvimento tecnolgico e corresponde ao peso relativo da varivel K na formao do rendimento. Se dividirmos ambos os membros da equao (6) por L, vamos obter:
1

Consideram-se como pressupostos, uma funo de produo com rendimentos constantes escala, rendimentos decrescentes em relao a cada factor e constncia da propenso mdia a poupar e da taxa de depreciao do capital.

y=
(7)

Y L1 = AK = AK L1 1 = L L

= AK L
k= K . L

K = A = Ak L

, com

Por outro lado, se procurarmos determinar as produtividades marginais dos factores produtivos trabalho e capital, teremos: (8)

Y = A(1 )K L = A(1 )K L

Y = AK 1 L1 = AK 1 L( 1) = (9) K Ak 1
Logo, as funes do produto marginal do capital e do trabalho so funo de k, havendo uma relao entre a quota de capital e a forma da curva da funo de produo (vide Fig. 3).

Fig.3

Se a quota 1 for superior quota 2, ento a curvatura da funo de produo ser menor e o ponto de estacionaridade (ou de equilbrio dinmico) ser superior (K1>K2). Uma outra questo que poder ser suscitada consiste na determinao do nvel ptimo da poupana e de investimento, traduzindo-se o nvel de bemestar em nvel de consumo1.

A regra de acordo com a qual a manuteno do Bem-Estar de i se reconduz MaxUi=f(ci), i.e., maximizao da utilidade de i, funo do consumo de i, afigura-se discutvel, uma vez ser necessrio atender ao contexto geral e a uma

A regra de ouro da maximizao do bem-estar conduz-nos ao ponto de interseco de bf(k) com k em que o diferencial entre f(k) e k se apresente maximizado, o que significa que, nesse ponto, a inclinao de f(k) dever ser igual a (i.e., a produtividade marginal de k dever ser igual a ). Por outro lado, se introduzirmos o crescimento demogrfico no modelo solowiano, poderemos chegar concluso de que, quanto maior for a taxa de crescimento populacional, menor dever ser o produto per capita correspondente ao ponto de estacionaridade. Dir-se- que, de acordo com este modelo, seriam, porventura, desejveis polticas de reduo da populao1. Quanto ao progresso tecnolgico, afigura-se possvel considerar algumas variantes ao modelo bsico solowiano. Uma das variantes consiste em afectar E (Eficincia do trabalhador) a L, construindo-se uma funo de produo do seguinte tipo: (10)

Y = F [K , (LE )] ,
trabalhador.

onde

E seria a

eficincia de

cada

O nvel de capital por trabalhador efectivo de capital crescer mais depressa do que L e E.

K = LE

crescer se o stock

O investimento dever superar a taxa de depreciao b e o acrscimo de stock de capital que acompanha o incremento da fora de trabalho (a uma taxa n).

K = K (LE )

poder permanecer constante se o stock de capital

crescer o suficiente para ultrapassar o crescimento do que se convencionou designar de trabalho efectivo (LE) taxa t. Deste modo, K e L podem crescer taxa t+n sem sofrerem as consequncias advenientes dos rendimentos marginais decrescentes. O stock de capital por trabalhador efectivo sofrer a seguinte variao: (11)
K = i ( + n + t ') = bf (k ) ( + n + t ') K
^ ^

anlise comparativa com os nveis de utilidade dos elementos do universo em que se insere (Teoria da Relatividade Econmica) vide SOUSA, Antnio Rebelo de in. 1 Uma anlise mais aprofundada desta problemtica levar-nos- a admitir que a limitao decorrente de uma taxa de crescimento (n) elevada da populao s faz sentido a partir de certos limiares de densidade populacional ou de rcio L/K.

10

Neste caso, Y poder crescer mais depressa do que L, tudo dependendo da taxa de crescimento tde E. Logo, poder haver crescimento econmico no estado estacionrio, mas, para tal, a eficincia do factor produtivo trabalho ter que aumentar. De qualquer forma, mesmo com as variantes mais diversas que possamos considerar, o modelo solowiano procura explicar o crescimento econmico, a mdio e longo prazos, partindo da considerao de que a poupana, o crescimento populacional e o progresso tecnolgico so variveis exgenas, no explicando, por conseguinte, como que a prpria economia pode exercer influncia no comportamento das sobreditas variveis. Uma outra contribuio terica interessante que importa assinalar a de KALDOR1, o qual procurou, em certa medida, compatibilizar as hipteses Keynesianas com uma hiptese que alguns autores consideram mais optimista sobre a possibilidade de obteno de um equilbrio dinmico, baseando-se no pressuposto de que a propenso mdia a poupar se apresenta diferente para os rendimentos de capital e para os rendimentos de trabalho. Segundo KALDOR, os capitalistas apresentariam uma maior propenso marginal a poupar2. De um modo geral, afigura-se, de facto, possvel afirmar que existe compatibilidade entre o modelo de Solow e as principais concluses a que chega KALDOR, muito em particular no que concerne relevncia do progresso tcnico para explicar o aumento secular do coeficiente de intensidade capitalstica (K/L), bem como do rendimento per capita e dos salrios reais (W/P). Importa, todavia, como se disse, reconhecer a existncia de uma importante limitao no modelo de Solow, a qual consiste no facto de o autor considerar que o progresso tecnolgico dado exgenamente, que o mesmo dizer, o progresso tecnolgico no explicvel pelo prprio modelo, pelo que o seu efeito sobre o crescimento tenderia a ser designado de resduo de Solow.

Vide, a este propsito, FIGUEIREDO, Antnio Manuel; PESSOA, Argentino; SILVA, Mrio Rui in Crescimento Econmico, Escolar Editora. 2 Note-se que vrios autores foram ao ponto de, por uma questo de simplificao analtica, considerarem que a propenso a consumir era igual a 1 no Sul (aonde s haveria rendimentos de trabalho e o salrio nominal seria igual ao salrio de subsistncia) v.g.., Ronald Findlay e que a propenso a poupar era, tambm ela, igual a 1 para os capitalistas, no sector moderno das economias duais v.g., Arthur Lewis.

11

Em muito casos, chega-se concluso de que o contributo do resduo se apresenta superior ao contributo do coeficiente de intensidade capitalstica1. Um outro aspecto a salientar tem que ver com a existncia de tipos diferenciados de convergncia entre as economias. Um primeiro tipo de convergncia consiste na existncia de uma tendncia para as economias mais pobres crescerem mais rapidamente do que as economias mais ricas (reduo das assimetrias entre LLDCs Less Less Developped Countries e ICs Industrialized Countries). Um segundo tipo de convergncia consiste na reduo da disperso do PIB p.c. (Produto Interno Bruto per capita) para um conjunto de economias2. Este segundo tipo de anlise apresenta-se de particular relevncia para o estudo da Teoria Dinmica da Integrao Econmica. Convir, agora, partir da considerao das limitaes dos modelos de Harrod-Domar e de Solow para uma construo terica que permita, em termos prticos, atender dinmica de crescimento das economias, a partir de um conjunto de variveis explicativas que se apresentem inovadoras, tendo em linha de conta ainda que por via indirecta o progresso tecnolgico. 3. Do modelo das vantagens competitivas dinmicas. Se admitirmos que, para alm do nvel de emprego e do stock de capital, considerados em termos absolutos, devemos entrar em linha de conta com o tipo de combinaes produtivas adoptadas (e, por conseguinte, ainda que por via indirecta, com o progresso tecnolgico incorporado no processo produtivo), ento haver lugar a uma terceira varivel explicativa da evoluo do rendimento, a saber, o coeficiente de intensidade capitalstica (K/L). Deste modo, poder-se-a recorrer a um modelo economtrico aditivo simplificado ou, em alternativa, a um modelo multiplicativo do tipo CobbDouglas, havendo, ainda, a possibilidade de se procurar enveredar por um modelo multiplicativo, com uma componente aditiva3.
1

Todavia, afigura-se possvel considerar que existe uma correlao positiva entre o progresso tecnolgico e o coeficiente de intensidade capitalstica. 2 FIGUEIREDO, Antnio Manuel; PESSOA, Argentino e SILVA, Mrio Rui Ob. Cit.
3

Do tipo

Yt = K L + a

Kt Lt
12

Em qualquer um destes casos, poderamos comear por considerar que as variveis explicativas tinham que ver com valores absolutos e no com variaes ou com taxas de crescimento, no se atendendo, num certo sentido, componente dinmica da expanso do rendimento. Consideremos, todavia, que, mais relevante do que os valores absolutos de stock de capital (K), de oferta de mo-de-obra (L) e de coeficiente de intensidade capitalstica (K/L) para a explicao da evoluo do rendimento (Y), importa considerar as variaes relativas de stock de capital (K/K), de oferta de mo-de-obra (L/L) e de coeficiente de intensidade capitalstica

[(K L )] (K L ) .
A adopo desta nova metodologia significa que se passava a atribuir uma particular importncia dinmica de variao dos factores explicativos do crescimento. Por outras palavras, de acordo com esta nova perspectiva, interessaria mais, a longo prazo, para uma estratgia consistente de crescimento com taxas de variao significativas, que os ritmos de expanso do stock de capital ou do coeficiente de intensidade capitalstica de uma economia particular se apresentassem sustentadamente elevados do que a mera constatao de acrscimos significativos, em termos absolutos, ao nvel das supramencionadas variveis explicativas. Por outras palavras, se considerssemos uma economia A com um elevado grau de stock de capital de partida, com um elevado nvel de oferta de trabalho e bem assim com um significativo coeficiente de intensidade capitalstica, por um lado, e uma outra economia B com um stock de capital mais baixo e com nveis de oferta de trabalho e de coeficiente de intensidade capitalstica menos significativos, por outro lado, seria natural que se conclusse pela inevitabilidade de A ser mais desenvolvido do que B. Contudo, se os ritmos de crescimento de K, L e K/L fossem, manifestamente, superiores em B, ento, de acordo com uma perspectiva dinmica, B poderia ultrapassar, a prazo, A, desde que B apresentasse um patamar mnimo de stock de capital, de mo-de-obra disponvel e de progresso tecnolgico1.
1

Trata-se do que designo de Lei dos Mnimos Absolutos, i.e., da Lei segundo a qual o critrio da taxa de variao s vlido a partir de um mnimo de valor de partida. Melhor dizendo, s far sentido, a ttulo de exemplo, comparar a taxa

13

E este tipo de raciocnio apresentar-se-a, ainda, mais vlido se o pas A estivesse nas proximidades do stock mximo de capital (e, por conseguinte, da fronteira de possibilidades de produo) e B no. Se pretendermos procurar testar a validade deste tipo de anlise, devemos, necessariamente, recorrer a modelos economtricos em que as variveis explicativas da evoluo do rendimento passem a ser a taxa de

K variao do coeficiente de intensidade capitalstica L


de-obra (L L ) .

K , a taxa de L

variao de stock de capital (K K ) e a taxa de variao da oferta de mo-

Podemos comear por considerar dois modelos aditivos e dois multiplicativos (tendo, inclusive, um deles uma componente aditiva), a saber1: (a) Yt = a 0 + a1 K t / K t + a 2 Lt / Lt ; (b) Yt = a 0 + a1 K t / K t + a 2 Lt / Lt + a3 (K t Lt ) / (K t Lt ) ; (c) Yt = (K t K t ) (Lt Lt ) + a (K t Lt ) / (K t Lt ) ;

(d) Yt = (K t K t ) (Lt Lt ) [ (K t Lt ) / (K t Lt )]

Se testarmos os sobreditos modelos para o conjunto de pases industrializados2 e para as dcadas de 80 e de 90, chegamos concluso de que o que se apresentou mais consistente foi o (b). , alis, sabido que, de um modo geral, os modelos aditivos se apresentam mais robustos do que os multiplicativos quando as variveis explicativas correspondem a rcios. Uma vez seleccionado o modelo (b) (tendo por base, como se disse, os pases industrializados) afigura-se possvel generalizar a sua aplicao a quatro grupos diferenciados de pases, classificados em funo do nvel de rendimento, a saber: os LLDCs Less Less Developed Countries, os LDCs Less Developed Countries, os PVDs Pases em Vias de Desenvolvimento

de crescimento do PIB em Portugal com a taxa de crescimento do PIB em Espanha se se considerar que estamos perante duas economias com situaes de partida que no se apresentem, radicalmente, diferentes. No far sentido comparar a taxa de crescimento de Portugal com a de Moambique, uma vez que estamos confrontados com graus de desenvolvimento e, por conseguinte, com situaes de partida, radicalmente, distintas. 1 Vide, a este propsito, SOUSA, Antnio Rebelo de in Da Teoria da Relatividade Econmica Aplicada Economia Internacional e s Polticas de Cooperao, Universidade Lusada Editora, 2004, pgs. 365 a 386. 2 Vide SOUSA, Antnio Rebelo de in Ob. Cit., pg. 366 e segtes.

14

que j no so tidos como LLDCs ou LDCs e os ICs Industrialized Countries (Pases Desenvolvidos). Nos primeiros estudos realizados1, procedeu-se aplicao dos critrios do World Development Report 2000/2001, apresentando-se desejvel proceder a uma actualizao dos limites de PIB (Produto Interno Bruto) per capita correspondente s diferentes categorias de pases. Assim, se verdade que, ainda presentemente, faz sentido considerar que o conjunto de LLDCs composto pelos pases com um PIBpc inferior a 365 US dlares (ano), j no que se refere aos LDCs o limiar superior dever situarse nos 1000 US dlares e, no atinente aos PVDs, far sentido considerar-se o intervalo compreendido entre os 1000 e os 4000 US dlares. Se se admitir que nos PVDs esto integrados os Intermediate Countries (Pases com Grau de Desenvolvimento Intermdio), ento o limiar superior deveria passar para os 10 000 US dlares, pelo que os Industrialized Countries seriam todos aqueles com um PIBpc superior aos referidos 10 000 US dlares. A aplicao do modelo dinmico (b) aos quatro grupos de pases mostrou que o mesmo permitiria explicar a evoluo do rendimento, tendo sido obtidos coeficientes de correlao (r2 ajustados) muito razoveis. Note-se que, para muitos pases, se torna, eventualmente, necessrio substituir o stock de capital (K) pela Formao Bruta de Capital Fixo.(em virtude de no existirem dados estatsticos actualizados para K). O mesmo modelo (b), com adaptaes, foi utilizado num estudo diferente para se procurar explicar a evoluo da economia portuguesa2. Em boa verdade e no que respeita economia portuguesa (pequena economia aberta) o modelo dinmico considerado mais adequado foi o seguinte:

Rt / Rt = a + Lt Lt + e (K t Lt ) ( K t Lt ) + fExpt Expt + gM / M , em que: Rt - PIB, a preos de 1995, no perodo t; Lt - Populao Activa, no perodo t;
1 2

SOUSA, Antnio Rebelo de in Ob. Cit., anexos I e II. Vide, a este propsito, SOUSA, Antnio Rebelo de in de um Novo Conceito de Desenvolvimento no Quadro da Economia Internacional, ISCSP, 2008, pgs. 2001 a 2003 e SOUSA, Antnio Rebelo de; QUINTINO, Antnio Manuel in Das Variveis Explicativas do Crescimento na Economia Portuguesa, Ver. Economia & Empresa, II Srie, n 6, Uiniv. Lusada, 2006, pgs. 11 a 26.

15

K t - F.B.C.F. (Formao Bruta de Capital Fixo), a preos de 1995, no


perodo t;

K t / Lt - Coeficiente de Intensidade Capitalstica, no perodo t; M t - Importaes, a preos de 1995, no perodo t; Expt - Exportaes, a preos de 1995, no perodo t.
O sobredito modelo apresenta um r2 de 0,789 (e um r2 ajustado de 0,745), sendo as variveis explicativas taxas de variao, as quais apresentam uma forte consistncia. Por outras palavras, a partir deste novo modelo dinmico, faz, plenamente, sentido afirmar-se que a evoluo do PIB, para a economia portuguesa, pode ser explicada a partir das taxas de variao do coeficiente de intensidade capitalstica, das importaes (que no so, propriamente, uma varivel explicativa, mas antes uma varivel associada), das exportaes (o que nos permite concluir estarmos, em muitos aspectos, perante um export led growth model) e da Oferta de Mo-de-Obra, por esta ordem. Do que se disse resulta que a utilizao do coeficiente de intensidade capitalstica e bem assim de rcios, correspondentes a taxas de variao, permite explicar, porventura, melhor e de forma, por isso mesmo, mais consentnea com a realidade a evoluo do nvel de actividade econmica e do rendimento de uma comunidade. Trata-se de adoptar uma abordagem dinmica que nos poder permitir concluir que a economia A poder ser, no futuro, ultrapassada pela economia B, atendendo s tendncias de variao manifestadas ao nvel das variveis explicativas (vide Fig. 4)

16

Fig. 4

Subsiste o problema de o progresso tecnolgico ser dado exogenamente ou, se se preferir, de K/L (o coeficiente de intensidade capitalstica) ser dado exogenamente. No ser, totalmente, assim verdade que tal como sucede para a generalidade dos modelos a oferta de mo-de-obra (Lt) dada exogenamente. Mas, Kt (ou a FBCF, em t) poder ser explicada a partir do modelo, se a considerarmos funo do rendimento. Deste modo, Kt/Lt (que consideramos estar, tambm, associado ao progresso tecnolgico) , em parte, explicado pelo prprio modelo. Pressupe-se, isso sim, que o progresso tecnolgico funo de Kt/Lt, i.e.:

PT = f (K t Lt ) , com f ' 0 , em que PT corresponderia ao progresso


tecnolgico. Trata-se, enfim, de uma nova abordagem, diferente das de HarrodDomar e de Solow, que se apresenta inovadora e que permite explicar a dinmica de crescimento das economias endogeneizando, ainda que parcial e indirectamente, o progresso tecnolgico. Bibliografia

DINIZ, Francisco Crescimento e Desenvolvimento Econmico, Edies Silabo, 2000. FIGUEIREDO, Antnio Manuel; PESSOA, Argentino; SILVA, Mrio Rui Crescimento Econmico, Escolar Editora, 2005. BARRO, Robert J.; SALA-I-MARTIN, Xavier Economic Growth, McGraw-Hill, Nova Iorque, 1995. SOUSA, Antnio Rebelo de Economia e Interdependncia, Publicaes D. Quixote, 1997. SOUSA, Antnio Rebelo de Da Teoria da Relatividade Econmica Aplicada Economia Internacional e s Polticas de Cooperao, Univ. Lusada Editora, 2004.

17

SOUSA,

Antnio

Rebelo

de

De

um

Novo

Conceito

de

Desenvolvimento no Quadro da Economia Internacional, ISCSP, 2008.

QUINTINO, Antnio Manuel; SOUSA, Antnio Rebelo de Das Variveis Explicativas do Crescimento da Economia Portuguesa, Revista de Economia & Empresa, II Srie, n 6, 2006, pgs. 11 a 26.

18

Vous aimerez peut-être aussi