Vous êtes sur la page 1sur 35

1617

Leonardo Alves Rangel

1617
TEXTO PARA DISCUSSO
Rio de Janeiro, maio de 2011

ASPECTOS DISTRIBUTIVOS DO REGIME DE PREVIDNCIA DOS SERVIDORES PBLICOS


Leonardo Alves Rangel*

* Tcnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Polticas Sociais (Disoc) do Ipea.

Governo Federal
Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica Ministro Wellington Moreira Franco

Discusso
Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pelo Ipea, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para sugestes.

Texto para

Fundao pblica vinculada Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.
Presidente Marcio Pochmann Diretor de Desenvolvimento Institucional Fernando Ferreira Diretor de Estudos e Relaes Econmicas e Polticas Internacionais Mrio Lisboa Theodoro Diretor de Estudos e Polticas do Estado, das Instituies e da Democracia Jos Celso Pereira Cardoso Jnior Diretor de Estudos e Polticas Macroeconmicas Joo Sics Diretora de Estudos e Polticas Regionais, Urbanas e Ambientais Liana Maria da Frota Carleial Diretor de Estudos e Polticas Setoriais, de Inovao, Regulao e Infraestrutura Mrcio Wohlers de Almeida Diretor de Estudos e Polticas Sociais Jorge Abraho de Castro Chefe de Gabinete Persio Marco Antonio Davison Assessor-chefe de Imprensa e Comunicao Daniel Castro URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ou da Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica.

permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

ISSN 1415-4765 JEL: H55, O15, D63

SUMRIO

SINOPSE ABSTRACT 1 INTRODUO .......................................................................................................... 7 2 REGRAS DO REGIME DE PREVIDNCIA DOS SERVIDORES APS A CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 (CF/88) .................................................................................... 8 3 ASPECTOS DISTRIBUTIVOS DOS MODELOS PREVIDENCIRIOS ...............................12 4 DADOS SOBRE APOSENTADORIAS E PENSES........................................................16 5 DECOMPOSIO DO NDICE DE GINI .....................................................................19 6 DECOMPOSIO DO GINI DA RENDA: ANLISE DOS RESULTADOS .........................22 7 CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................27 REFERNCIAS ...........................................................................................................28 ANEXO .....................................................................................................................29

SINOPSE
Este artigo trata dos aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos. Analisa, de forma contrafactual, as implicaes potenciais da instituio de fundo complementar de aposentadoria, luz do que est previsto na Emenda Constitucional no 41 de 2003. Para a anlise colocada anteriormente so utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), do ano de 2009. utilizado o mtodo da decomposio do ndice de Gini para analisar os impactos distributivos associados aos cenrios construdos ao longo do texto. Conclui-se que a instituio de teto para aposentadorias e penses do regime de previdncia dos servidores tem o potencial de melhorar o perfil distributivo do gasto pblico com aposentadorias e penses pagas, mas pouco impacto na distribuio pessoal da renda domiciliar per capita total.

ABSTRACTi
This paper deals with the distributional aspects of Brazilian Civil Servant Pension System. It analyzes, in a counter factual way, the potential implications after the constitution of supplemental retirement pension fund for civil servants, at the light of what is predicted in the 41st Constitutional Amendment of year 2003. For the present analysis it is used data from the National Household Sample Survey of 2009. It used the Gini index decomposition method to analyze the distributional impacts associated with the scenarios constructed throughout the text. In summary, the imposition of a ceiling on the amount paid by Civil Servant Pension System has the potential to improve the distributional profile of public spending on pensions, but little impact on the distribution of total households personal income.

. The versions in English of the abstracts of this series have not been edited by Ipea,s editorial department. As verses em lngua inglesa das sinopses (abstracts) desta coleo no so objeto de reviso pelo Editorial do Ipea.
i

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

1 INTRODUO
O pagamento de aposentadorias e penses oficiais, ou seja, pagas pelo Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) e pelos diversos Regimes Prprios de Previdncia dos Servidores (RPPS), de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), do ano de 2009, representou cerca de 19% da renda domiciliar total medida naquele ano. No que concerne especificamente previdncia dos servidores pblicos, apenas o governo federal pagou aos seus aposentados e pensionistas o montante de R$ 65,8 bilhes aproximadamente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2009. A previdncia social, assim, representa o maior oramento individual dentre as polticas pblicas do Estado brasileiro e atinge um grande contingente de famlias. Devido a sua magnitude, tanto em termos de dispndio como em relao ao contingente populacional atingido, ela produz importantes impactos em termos de distribuio de renda. Estes podem ser analisados tanto pelo lado do financiamento quanto pelo lado do gasto previdencirio, ou seja, receitas e despesas previdencirias. O objetivo deste artigo analisar o poder distributivo dos benefcios da previdncia social, ou seja, o impacto que o gasto previdencirio gera sobre a desigualdade de renda. Entretanto, diferentemente de diversos outros trabalhos com o mesmo tema, este oferece uma contribuio adicional ao procurar dar nfase ao sistema de previdncia dos servidores pblicos. O impacto distributivo dos benefcios previdencirios est intimamente ligado a sua regra de concesso (idade, tempo de contribuio etc.) e de clculo de seu valor (ltima remunerao enquanto na ativa, mdia das remuneraes, existncia de teto etc.). Desta forma, o sistema que regula a concesso e o valor do benefcio est por trs do poder distributivo das aposentadorias e penses. Alm desta introduo, o presente artigo composto de mais cinco sees, seguidas das consideraes finais. A segunda seo apresenta as regras que regem a concesso das aposentadorias e penses do regime de previdncia dos servidores pblicos; a seo seguinte mostra os aspectos distributivos presentes em sistemas de previdncia social; a seo quatro enuncia a metodologia de decomposio do ndice de Gini e o clculo

Rio de Janeiro, maio de 2011

dos ndices de concentrao das parcelas que compem a renda domiciliar per capita; a quinta seo comenta alguns dados da PNAD de 2009 sobre os beneficirios do sistema de previdncia e tambm alguns dados administrativos especficos sobre o regime dos servidores pblicos. A sexta seo expe os resultados da decomposio do ndice de Gini e o clculo dos ndices de concentrao das parcelas que compem a renda. Por fim, a stima seo resume as consideraes finais do trabalho. O presente trabalho busca contribuir com a extensa literatura que trata do papel dos benefcios previdencirios na distribuio pessoal da renda no Brasil. Note-se que com a nfase dada ao RPPS, o trabalho busca avanar no estudo da previdncia e distribuio de renda, ao caminhar na direo de separar, direta ou indiretamente, o sistema brasileiro de previdncia entre os beneficirios do RGPS e dos diversos RPPSs. Esta separao justifica-se, pois so dois sistemas com regras de contribuio e acesso a benefcios bastante distintos.

2 REGRAS DO REGIME DE PREVIDNCIA DOS SERVIDORES APS A CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 (CF/88)
O atual arranjo institucional que regula a previdncia dos servidores pblicos, a despeito de duas grandes reformas desde ento, remonta CF/88. Em sua redao original, o Artigo 39 da CF/88 dispunha que cada um dos entes federados deveria instituir Regime Jurdico nico (RJU) para os servidores da administrao pblica direta, autrquica e fundacional. De forma a atender as determinaes do referido artigo, foi publicada, em dezembro de 1990, a Lei no 8.112, o novo estatuto dos servidores pblicos da Unio. Alm de instituir o RJU para os servidores pblicos, esta lei instituiu tambm o Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia. A Lei no 8.112/1990 integrou, em um mesmo conjunto de regras trabalhistas e previdencirias, servidores regidos pelo antigo estatuto dos servidores (Lei no 1.711/1952), bem como trabalhadores do setor pblico ento regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT). Foi justamente a criao do RJU, sem qualquer tipo de regra de transio, que fez com que aproximadamente 500 mil trabalhadores regidos

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

pela CLT passassem a ter direito a se aposentar com remunerao integral e demais direitos inerentes previdncia dos servidores pblicos (SOUZA, 2005).1 Pela Lei no 8.112/1990, o servidor pblico poderia se aposentar voluntariamente, com proventos integrais, desde que cumpridos um dos seguintes requisitos:
35/30 anos de servio se homem/mulher; e 30/25 anos de efetivo exerccio em funes de magistrio se homem/mulher.

Ainda existia a possibilidade da aposentadoria proporcional. Nesse caso, os requisitos eram os seguintes:
30/25 anos de servio se homem/mulher; e 65/60 anos de idade se homem/mulher.

Alm do instituto da aposentadoria voluntria, o servidor pblico poderia ser aposentado por invalidez, ou compulsoriamente aos 70 anos de idade, neste caso com proventos proporcionais ao tempo de servio. Convm mencionar que, para solicitar a aposentadoria, no era exigido ao servidor pblico qualquer tempo de permanncia no servio pblico, como tambm de exerccio em determinado cargo. Esta situao tornava possvel que houvesse o ingresso no servio pblico em um determinado dia, e no dia seguinte a solicitao de aposentadoria com direito a integralidade e paridade plena para o valor do benefcio. Quanto penso por morte, esta passou a ser concedida aos cnjuges do servidor falecido de ambos os sexos, bem como seus dependentes. Seu valor equivalia respectiva remunerao ou valor da aposentadoria do servidor falecido. Outra inovao da CF/88 que merece destaque o instituto da paridade. De acordo com esta regra, os aposentados e pensionistas passaram a ter direito aos mesmos reajustes dados aos servidores da ativa, bem como quaisquer benefcios ou vantagens a eles concedidos.
1. A possibilidade de se aposentar com proventos integrais e com paridade plena mostrava-se to vantajosa, que muitos dos que j haviam cumprido as regras e poderiam se aposentar pelo ento Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS) preferiram esperar as mudanas e se aposentar sob as novas regras.

Rio de Janeiro, maio de 2011

No que se refere aos servidores pblicos dos estados, Distrito Federal e dos municpios, em momento inicial ficou a cargo de cada ente federado o estabelecimento de suas prprias alquotas de contribuio, a organizao e a operacionalizao dos regimes, desde que estes respeitassem a garantia constitucional de integralidade da ltima remunerao para os benefcios.2 Tal fato resultou na criao de regimes prprios de previdncia com uma mirade de regras de concesso de benefcios. Este processo foi interrompido em 1998, com o primeiro conjunto de reformas do sistema brasileiro de previdncia social. Em 1998, aps trs anos de tramitao no Congresso Nacional, foi aprovada a Emenda Constitucional (EC) no 20. No que tange ao RPPS, suas principais novidades foram:3
unificao das regras previdencirias para servidores dos entes federativos; previso de criao de regimes complementares para servidores pblicos cujas remuneraes superam o teto de benefcios do RGPS; carter contributivo do regime; exigncia de tempo mnimo de dez anos de exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria; exigncia conjunta de idade mnima e tempo de contribuio para aposentadoria integral; eliminao da contagem de tempo fictcio4 para fins de aposentadoria; e regras de transio para os servidores que adentraram o servio pblico antes da publicao da emenda, entre outros.

Um dos pilares das mudanas advindas da EC no 20 foi a necessidade de a previdncia perseguir seu equilbrio financeiro e atuarial, alm de deixar definitivamente clara a eliminao da concepo de que o benefcio de aposentadoria seguia relao de trabalho pro labore facto. Estas alteraes constituram, mesmo incorrendo no risco do excesso, em novo paradigma das relaes previdencirias dos servidores pblicos no Brasil.
2. Atente-se que a regra pedia respeito integralidade, mas no se preocupava, nem em tese, com a solvncia do sistema, pois se entendia que, sob a relao de trabalho pro labore facto, o pagamento dos inativos era de responsabilidade do Tesouro Nacional. 3. Uma anlise mais detalhada do processo que levou EC no 20 pode ser encontrada em Souza (2005). Para anlise das alteraes advindas com esta Emenda, ver Ipea (2009). Ver tambm Cordero (2005) e Giambiagi et al. (2004). 4. Contava-se tempo de trabalho fictcio quando, por exemplo, o servidor no gozava as licenas a que tinha direito. Nesse caso, o tempo no aproveitado enquanto licena era contado em dobro para fins de aposentadoria.

10

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

Menos de quatro anos aps o primeiro conjunto de alteraes do regramento previsto na CF/88, a previdncia social, especialmente o regime dos servidores pblicos, era novamente o alvo prioritrio para reforma. Ressalte-se que a necessidade de sua reforma foi tema dos candidatos presidncia da Repblica naquele ano. Em maro de 2003, com o objetivo de convergncia das regras entre os regimes dos trabalhadores do setor pblico e privado, foi enviada ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no 40. Como uma das principais medidas, a instituio de teto para o valor das aposentadorias e penses para os servidores pblicos, desde que fosse criado regime complementar (fundo de penso) para os que auferissem remunerao superior ao teto do RGPS. Ainda em dezembro de 2003, as discusses em torno da PEC no 40 resultaram na aprovao da EC no 41. Pode-se dizer que esta emenda empreendeu modificaes pontuais nos critrios de elegibilidade e nas frmulas de clculo do valor dos benefcios dos servidores pblicos, mas passou margem da isonomia e da eliminao das diferenas e privilgios entre os regimes, mesmo tendo criado regras rgidas para os servidores pblicos, como exigncia simultnea de idade mnima e tempo de contribuio, redutor nas penses por morte e instituio da contribuio de aposentados e pensionistas para o regime de seguridade dos servidores pblicos. Paralelamente curta tramitao da PEC no 40, que resultou na aprovao da EC no 41, tramitou tambm no Congresso Nacional outra proposta de ajuste previdencirio que resultou na aprovao, em 2005, da EC no 47. Esta promoveu o relaxamento das regras recm-estabelecidas pela EC no 41 no que tange aos servidores pblicos ao devolver a paridade aos reajustes e permitir a reduo dos limites de idade para aposentadoria que constavam nas regras de transio.5 Em suma, aps a entrada em vigor da EC no 41, os novos servidores pblicos no tero mais direito a integralidade e paridade nas aposentadorias; fica instituda a incidncia de contribuio de 11% sobre as aposentadorias e penses que superam o teto do RGPS, alm de um redutor de 30% para as penses que tambm superam este

5. Para mais detalhes sobre as medidas previstas pelas ECs no 41 e no 47 e comparao com as regras do regime dos trabalhadores do setor privado, ver Giambiagi et al. (2004) e Ipea (2007).

11

Rio de Janeiro, maio de 2011

valor. Para os j servidores pblicos, h que se observar uma srie de regras de transio para a manuteno da integralidade e paridade. A partir da previso de sua criao pela EC no 41, foi enviado ao Congresso Nacional, em 2007, o Projeto de Lei (PL) no 1.992. Em linhas gerais, ele visa instituir um regime de previdncia complementar para os servidores pblicos federais titulares de cargo efetivo, fixando o limite mximo de valor para a concesso de aposentadorias e penses pelo regime de previdncia do Artigo 40 da Constituio; autoriza a criao de entidade fechada de previdncia complementar, a Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal (FUNPRESP).6 Convm ressaltar que a grande novidade ser a instituio do teto de benefcios e a criao do FUNPRESP. Destaque-se que este teto apenas ser vlido para os trabalhadores que adentrarem o servio pblico aps a aprovao do PL no 1.992/2007. A justificativa para criao de um teto para os benefcios do RPPS (alm de torn-lo igual ao RGPS) promover melhora no carter distributivo das aposentadorias e penses pagas pela previdncia dos servidores. O argumento que h uma grande soma de recursos paga a um nmero relativamente pequeno de pessoas, o que exacerba o aspecto concentrador do RPPS. A prxima seo deste trabalho apresentar alguns dos principais aspectos distributivos existentes nos modelos previdencirios e dar nfase ao RPPS. Mais adiante, ser analisado o poder distributivo dos benefcios previdencirios e argumentar-se- que a existncia de um teto para os benefcios melhoraria o perfil distributivo das aposentadorias e penses oficiais, mas no garantiria melhora na distribuio da renda pessoal.

3 ASPECTOS DISTRIBUTIVOS DOS MODELOS PREVIDENCIRIOS


Em um sistema de previdncia, a depender de como ele construdo, pode haver redistribuio de jovens para velhos, de homens para mulheres e de ricos para pobres. Como forma de organizar a discusso sobre os aspectos distributivos da previdncia,
6. Em Ferreira (2008) h uma descrio do formato previsto para o FUNPRESP assim como estimativas para valores de benefcios pagos pela previdncia complementar do servidor para diversas carreiras do Poder Executivo federal.

12

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

sero apresentados os impactos sobre a distribuio de renda intrageracional e intergeracional. 3.1 DISTRIBUIO INTRAGERACIONAL Conforme colocado por Reynaud (1997), a regra de contribuio e o desenho dos benefcios de um sistema de previdncia determinam seu efeito sobre a distribuio de renda intrageracional. Alquotas de contribuio diferenciadas por faixas de renda, se elevando medida que a renda cresce, contribuem para diminuir a concentrao de renda. Por outro lado, se os benefcios representam uma proporo mais elevada da renda para as classes com menor rendimento e, alm disso, possuem valor presente lquido (descontadas as contribuies anteriores) positivo, pode-se dizer que eles tambm reduzem a desigualdade de renda. Em suma, com esse desenho tem-se tributo e benefcio progressivos.
Redistribuio de ricos para pobres

Pode-se ilustrar a forma de como ocorre a redistribuio de ricos para pobres com uma figura simples. Sejam dois indivduos, A e B. O primeiro aufere renda igual metade do ltimo e contribui para o sistema previdencirio com metade do valor com que B o faz. No entanto, as contribuies feitas elegem A para um benefcio de valor superior a 50% do benefcio de B. Neste caso, ocorre a redistribuio de ricos para pobres.
Redistribuio de homens para mulheres

Em maior ou menor grau, a redistribuio de homens para mulheres aceita em vrias sociedades. A juno de alquotas de contribuio semelhantes para homens e mulheres com o fato de as mulheres terem expectativa de vida maior que a dos homens acarreta um primeiro elemento de redistribuio de homens para mulheres. Outro elemento a idade de elegibilidade para benefcios ser menor para as mulheres, o que intensificado por elas viverem mais que os homens. 3.2 DISTRIBUIO INTERGERACIONAL Outro aspecto relevante dos sistemas previdencirios quanto distribuio de renda, que eles podem trazer implicaes no apenas para a gerao que participa ativamente do sistema, mas para uma srie de outras ao longo de sua existncia (UEDA, 2005).

13

Rio de Janeiro, maio de 2011

Em um sistema de repartio simples, sempre a gerao ativa financia a inativa. Mas esse sistema torna-se bastante dependente da demografia, uma vez que o estreitamento da base da pirmide populacional reduz relativamente o nmero de ativos frente aos inativos. O resultado que, para manter as taxas de reposio do sistema, as contribuies precisam ser majoradas e/ou o tempo de contribuio e idade para se aposentar precisam se elevar. Caso contrrio, ser inevitvel a reduo das taxas de reposio. As duas situaes, contudo, implicam uma melhor condio para os inativos frente aos ativos. Em outras palavras, h reduo da transferncia lquida de recursos ao longo do tempo. Contudo, a reduo da transferncia lquida de recursos para os aposentados no se deve apenas aos fatores demogrficos. O prprio desenho do modelo contribui para tal fato ocorrer, quando, ao ser implementado, permite a concesso de benefcios s geraes iniciais que pouco ou nada contriburam. Para essas geraes, as taxas de retorno do sistema previdencirio sero as maiores, e jamais sero alcanadas pelas demais geraes. Isso ocorre porque, como notaram Orszag e Stiglitz (1999), em um sistema de repartio simples o valor presente lquido das contribuies e benefcios no agregado zero, ou seja, quando algumas geraes recebem taxas de retorno altas, as demais devero, necessariamente, receber taxas mais baixas. Assim, a distribuio intergeracional de recursos pela previdncia torna-se indesejvel quando as geraes futuras, monotonicamente, passam a ter bem-estar menor. 3.3 O RPPS E SEUS EFEITOS DISTRIBUTIVOS De acordo com o apresentado anteriormente, um sistema previdencirio pode realizar distribuio de renda intergeracional e intrageracional, a depender de seu desenho. Desta forma, a presente subseo tratar dos possveis efeitos distributivos dos RPPSs vis--vis suas caractersticas de contribuio e requisitos para a concesso dos benefcios. Em relao distribuio intrageracional, pelo fato de as contribuies serem da monta de 11% das remuneraes, independentemente do nvel desta, j se pode afirmar que pelo lado do tributo h neutralidade distributiva. Pelo lado dos benefcios, algumas consideraes merecem ser feitas.

14

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

Conforme colocado na seo 2, o Plano de Seguridade dos Servidores, definido pela Lei no 8.112/1990 previa o valor da aposentadoria como igual ao da ltima remunerao e, alm disso, a paridade total com os servidores da ativa, sem a existncia de qualquer tipo de teto de benefcio. Aps as reformas advindas com as ECs no 20, no 41 e no 47, definiu-se uma srie de regras para aposentadoria (e o valor do benefcio) que dependem de quando o indivduo entrou no servio pblico. Para o grupo que ingressou no servio pblico aps a entrada em vigor das ECs no 41 e no 47, as aposentadorias sero calculadas como a mdia dos 80% melhores salrios desde julho de 1994, tornando mais clara a relao entre o valor do benefcio e as contribuies enquanto na ativa. No entanto, mesmo aps as emendas reformistas, no h distribuio de recursos entre os que recebem dos maiores e menores benefcios, pois um grupo de servidores tem direito (e alguns j exercem esse direito) aposentadoria integral e outro ter seu benefcio, no futuro, proporcional aos salrios do perodo ativo. Some-se a isso o fato de no existir teto para aposentadorias e penses, ao contrrio do que ocorre no RGPS.7 No tocante distribuio entre homens e mulheres, no RPPS h claros mecanismos de transferncia do primeiro grupo para o ltimo. fato que as mulheres se aposentam com idade inferior dos homens e vivem mais que eles. O que caracteriza a distribuio favorvel para elas. Conquanto a distribuio intergeracional, pode-se afirmar que esta uma das questes mais delicadas dos RPPSs. Para sua anlise preciso recuar no tempo at o perodo de implantao do RJU. Como apresentado na seo 2, o Artigo 39 da CF/88, em sua redao original, dispunha que cada ente federado deveria instituir RJU para os servidores da administrao pblica direta, autrquica e fundacional. A Lei no 8.112/1990 regulamentou a matria, o que resultou na integrao em um mesmo conjunto de regras estatutrias e previdencirias de servidores ento regidos pela CLT e pela Lei no 1.711/1952 (ento Estatuto dos Servidores Pblicos).

7. A bem da verdade, a partir da EC no 41 (conferir), o teto de pagamentos de todos os servidores pblicos passou a ser equivalente ao subsdio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

15

Rio de Janeiro, maio de 2011

Pois bem, a criao de um regime nico para aposentadorias, com regras bastante diferenciadas das anteriores para aproximadamente 500 mil servidores, levanta a questo da distribuio intergeracional entre os servidores pblicos ativos e inativos. Ademais, convm ressaltar que apenas em 1993 foi regulamentada a contribuio para aposentadoria dos servidores pblicos. Antes, sua contribuio era da monta de 6% de sua remunerao, e destinava-se apenas ao financiamento das penses por morte. Em suma, em termos distributivos, as diferenas que atualmente se observam entre o RPPS e o RGPS que neste h um teto para o valor dos benefcios e contribuio dos empregados, enquanto para aquele incide alquota contributiva de 11% sobre a remunerao dos servidores e no h teto para contribuio e benefcios. Conforme ser visto adiante, justamente na no existncia de teto para os benefcios que reside o elemento que mais contribui para a regressividade das aposentadorias e penses pagas pelos RPPSs.

4 DADOS SOBRE APOSENTADORIAS E PENSES


Esta seo tem como objetivo apresentar os quantitativos de aposentadorias e penses concedidas pelos diversos regimes previdencirios dos servidores pblicos. Para tal foram utilizados os dados da PNAD e dados administrativos gerados pelo Ministrio da Previdncia Social (MPS) e Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto (MPOG), para o ano de 2009. De acordo com a tabela 1, observa-se que o nmero de aposentados e instituidores de penso entre os civis da Unio supera o de servidores ativos. O que por si s j seria uma fonte de presso em termos de gasto. Os nmeros consolidados para o Brasil mostram mais de 2 milhes de aposentados e pouco mais de 1 milho de pensionistas para um total de mais de 6 milhes de servidores ativos. Estes nmeros resultam na relao de quase dois servidores ativos para cada inativo (aposentado ou pensionista). A pior razo encontra-se entre os civis da Unio com o nmero de inativos superior ao de ativos.

16

Texto para Discusso


1 6 1 7
TABELA 1

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

Servidores ativos, aposentados e instituidores de penso da Unio, estados e municpios com RPPS institudos dezembro de 2009
Ativos (A)
Unio Estados Municpios Militares da Unio Total 552.893 3.204.473 2.367.518 325.682 6.450.566

Aposentados (B)
369.392 1.323.661 431.489 136.414 2.260.956

Instituidores de penso (C)


246.921 536.571 153.518 145.474 1.082.484

Total
1.169.206 5.064.705 2.952.526 607.570 9.794.007

A/(B+C)
0,90 1,72 4,05 1,16 1,93

Fontes: MPS/CADPREV e MPOG/Secretaria de Recursos Humanos (SRH).

Em termos de despesa, a SRH/MPOG divulga os gastos da Unio com os servidores civis e militares. Os valores encontram-se na tabela 2. Os gastos foram de mais de R$ 167 bilhes ou 5,2% do PIB, em termos correntes, no ano de 2009. Desse montante, pouco mais de R$ 101 bilhes para os servidores ativos (inclusive militares) e aproximadamente R$ 65 bilhes para aposentados e pensionistas.
TABELA 2

Gasto com servidores ativos, aposentados e pensionistas da Unio dezembro


(Em R$ milhes correntes) Ativos
Civis Militares Total 87.963,60 13.264,50 101.228,10

% do PIB
2,76 0,42 3,18

Aposentados
29.648,90 11.805,40 41.454,30

% do PIB
0,93 0,37 1,30

Pensionistas
15.329,90 9.053,90 24.383,80

% do PIB
0,48 0,28 0,77

Total
132.942,44 34.123,81 167.066,24

% do PIB
4,17 1,07 5,25

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da SRH/MPOG.

A tabela 3 apresenta a mdia de gasto com os servidores civis e militares da Unio para o ms de outubro de 2009.
TABELA 3

Mdia salarial para servidores da Unio outubro de 2009


(Em R$ correntes de outubro de 2009) Ativos
Civis Militares Mdia 10.708 3.357 7.983

Aposentados
6.291 6.933 6.464

Instituidores de penso
5.160 4.577 4.943

Mdia
8.141 4.452 6.879

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da SRH/MPOG.

Ao se cotejar os valores mdios de aposentados e pensionistas entre os civis da Unio com o teto de aposentadoria do RGPS, tem-se que em outubro de 2009 os valores eram substancialmente superiores. Comparando tambm com o montante de

17

Rio de Janeiro, maio de 2011

aposentados e pensionistas civis, observa-se que uma grande massa de recursos (1,41% do PIB) paga para pouco mais de 600 mil pessoas. Tem-se assim montado o cenrio das principais crticas ao sistema de previdncia dos servidores pblicos; alega-se que este injusto e regressivo, pois paga valores mdios altos, superiores inclusive ao teto de benefcios do regime dos trabalhadores da iniciativa privada. 4.1 OS DADOS DA PNAD Parte-se agora para a anlise de alguns dados da PNAD de 2009, principalmente no que se refere aos recebedores de aposentadorias e penses oficiais. Uma de suas limitaes que a PNAD no os discrimina entre os oriundos dos regimes prprios e os ligados ao regime geral. Para a anlise que ora se prope, assumir-se- que todos os aposentados ou pensionistas que recebam benefcios com valores superiores ao teto do RGPS o fazem de algum RPPS (federal, municipal ou estadual). Hiptese que ser til mais adiante no decorrer do presente estudo. Como se pode observar na tabela 4, aproximadamente 59% das aposentadorias e 60% das penses oficiais possuem valores de at 1 salrio mnimo (SM). Observase tambm que entre os benefcios que superam o teto do RGPS h pouco mais de 500 mil aposentadorias (3,2% delas) e 114 mil penses (menos de 2% delas). Como hiptese principal das anlises contrafactuais que sero feitas na seo seguinte, tem-se que este conjunto de beneficirios ser considerado como recebedor de benefcios de algum RPPS.
TABELA 4

Aposentadorias e penses oficiais por faixas de valor no Brasil em 2009


Faixas de renda
At R$ 465 Mais de R$ 465 at teto Mais que o teto Total

Aposentadorias n
9.735.745 6.256.206 529.358 16.521.309

Penses %
58,9 37,9 3,2 100,0

Total %
64,8 33,4 1,9 100,0

n
3.963.203 2.042.727 114.073 6.120.003

n
13.698.948 8.298.933 643.431 22.641.312

%
60,5 36,7 2,8 100,0

Fonte: Elaborao prpria com base nos microdados da PNAD de 2009.

Ressalte-se que entre os que recebem R$ 465 e o teto tambm h beneficirios dos diversos regimes de previdncia dos servidores, mas para os fins deste trabalho o pblico relevante ser o dos que recebem benefcios superiores ao teto do RGPS.

18

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

Pois bem, como pode ser observado na tabela 4, a anlise dos dados da PNAD de 2009 mostra que so menos de 3% o total de aposentadorias e penses cujos valores, no ano de 2009, eram superiores ao teto do RGPS. A seo seguinte apresenta a decomposio do ndice de Gini da renda domiciliar per capita com nfase nas rendas de aposentadorias e penses oficiais. Adiante, na seo 6, so calculados os ndices de concentrao (ICs) destas parcelas que compem a renda domiciliar per capita aps diviso por faixas de valores dos benefcios.

5 DECOMPOSIO DO NDICE DE GINI


O objetivo da presente seo apresentar a decomposio do ndice de desigualdade de Gini e em seguida derivar o clculo dos ICs das parcelas que compem a renda. Mtodos que sero teis mais adiante, quando sero analisadas as rendas de aposentadorias e penses oficiais no tocante a sua progressividade ou regressividade. Convm destacar que a decomposio aqui apresentada est fortemente baseada em Hoffmann (2009, p. 214-217). Pyatt et al. (1980) mostraram como o ndice de Gini pode ser decomposto quando se quer analisar os rendimentos divididos em seus diferentes componentes. Shorrocks (1982) generaliza a anlise e apresenta a decomposio de ndices de desigualdade de renda, bem como as consideraes que devem ser feitas, assim como as limitaes de tais resultados. Seja xi a renda da i-sima pessoa em uma populao com n pessoas. Admite-se que as rendas esto ordenadas de maneira que
x1 x 2 ... xn

(1)

Tem-se a renda mdia como


= 1 n

x
i =1

(2)

19

Rio de Janeiro, maio de 2011

Agregando as pessoas, da mais pobre at a i-sima posio na srie (1), a proporo acumulada da populao pode ser representada como
pi = i n

(3)

e a respectiva proporo acumulada da renda


i = 1 n

x
j =1

(4)

Estas propores definem a curva de Lorenz, que mostra como Fi varia em funo de pi. Admitindo que xi 0 para todo i, e sendo b a rea entre a curva de Lorenz e o eixo das abscissas (pi ), o ndice de Gini pode ser definido como
G = 1 2

(5)

Partindo agora para o clculo dos ICs das parcelas que compem a renda, considere que a renda xi formada por k parcelas, de maneira que
xi =

x
h =1

hi

(6)

com xhi representando o valor da h-sima parcela da renda da i-sima pessoa. A mdia da h-sima parcela
h = 1 n

x
i =1

hi

(7)

e a proporo acumulada do total dessa parcela at a i-sima pessoa na srie (1)


hi = 1 n h

x
j =1

hj

(8)

Analogamente definio da curva de Lorenz, denomina-se curva de concentrao da h-sima parcela a curva que mostra como Fhi varia em funo de pi. Convm reforar

20

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

que para construir a curva de concentrao de xhi utilizada a ordenao dos xi (e no a ordenao dos xhi, que pode ser diferente). Admite-se que x hi 0 e que bh a rea entre a curva de concentrao de xhi e o eixo das abscissas (pi ). Assim, o respectivo IC definido como
C h = 1 2h

(9)

Note-se, assim, a semelhana entre (5) e (9). A participao da h-sima parcela na renda total

h =

x
i =1 n i =1

hi

(10)

Pode-se demonstrar que o ndice de Gini a seguinte mdia ponderada dos ICs:
G=

C
h h =1

(11)
= 1 , pode-se escrever

Como

k h =1

G =G

(G C h )

(12)

Com jh > 0, o sinal de G Ch que determina se a parcela contribui para reduzir ou aumentar o valor do ndice de Gini. Se Ch < G, a parcela xhi est contribuindo para reduzir o ndice de Gini. Se Ch > G, a parcela xhi est contribuindo para aumentar o ndice de Gini.

21

Rio de Janeiro, maio de 2011

6 DECOMPOSIO DO GINI DA RENDA: ANLISE DOS RESULTADOS


Nesta seo sero analisados os ICs da renda proveniente de aposentadorias e penses oficiais com base nos dados da PNAD de 2009, no que ser chamado como cenrio-base. Tambm sero simulados alguns cenrios contrafactuais, cujas hipteses residem basicamente sobre a parcela da renda previdenciria que supera o teto de benefcios do RGPS. 6.1 O QUE MOSTRAM OS DADOS DA PNAD DE 2009: O CENRIO-BASE A decomposio do ndice de Gini para a renda domiciliar per capita para o ano de 2009, com nfase nas rendas de aposentadorias e penses oficiais, apresenta alguns resultados interessantes. Assim como j destacado anteriormente por Soares et al. (2007), Soares (2006) e Ferreira e Souza (2004) entre outros, o IC da parcela da renda proveniente das aposentadorias e penses ligeiramente superior ao Gini da renda, o que indica regressividade dos benefcios previdencirios. No entanto, como enfatizado por Rangel, Vaz e Ferreira (2009) preciso destacar que a PNAD no consegue separar aposentados e pensionistas entre os beneficirios do RGPS e dos diversos RPPSs. Alm disso, h uma parcela significativa de segurados especiais (aposentadorias rurais) que recebe o piso previdencirio. Dadas essas consideraes, optou-se por separar os benefcios previdencirios por faixa de valor e ento realizar a decomposio do Gini da renda, conforme pode ser observado na tabela 5. Na prtica, os benefcios por diferentes faixas foram considerados como diferentes fontes de renda para o exerccio da decomposio do ndice de desigualdade de renda.
TABELA 5

Brasil: decomposio do ndice de Gini considerando apenas a parcela do rendimento domiciliar proveniente de aposentadorias e penses 2009
Participao (%) jh Renda per capita Renda de aposentadorias e penses Todas At 1SM Maior que 1SM at o teto Maior que o teto At o teto
Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da PNAD de 2009.

ndice de concentrao Ch 0,5338 0,5439 0,1315 0,6400 0,9520 0,4423

Parcela de Gini jh Ch 0,5338 0,1036 0,0079 0,0595 0,0355 0,0677 % 100,0 19,4 1,5 11,1 6,6 12,7

100,0 19,0 6,0 9,3 3,7 15,3

22

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

A anlise dos resultados apresentados na tabela 5 mostra que mantido o padro observado nos anos anteriores. Conforme j destacado por Soares (2006) e outros autores, as aposentadorias e penses com valor de at 1 SM (piso previdencirio) apresentam IC inferior ao Gini, o que indica que so progressivas. Esto nesse grupo quase a totalidade das aposentadorias dos segurados especiais (aposentadorias rurais, em sua maioria) e muitas das aposentadorias por idade no meio urbano. As aposentadorias e penses cujos valores so inferiores ao teto do RGPS apresentam IC inferior ao Gini da renda, ou seja, so progressivas. Assim, ao se cotejar este resultado com o IC das aposentadorias e penses que superam o teto de benefcios do RGPS pode-se afirmar que estas so as responsveis pelo IC do total das rendas previdencirias ser regressivo (maior que o Gini da renda). justamente dos benefcios previdencirios cujos valores superam o teto do RGPS que tratam as anlises contrafactuais na subseo seguinte. 6.2 CENRIOS CONTRAFACTUAIS O objetivo aqui presente analisar qual seria o comportamento dos ICs das parcelas de aposentadorias e penses que compem a totalidade da renda domiciliar per capita a partir da suposio de alguns cenrios para as aposentadorias e penses do sistema previdencirio dos servidores pblicos. Conforme j apresentado anteriormente, o PL no 1.992/2007 visa instituir regime de previdncia complementar para os servidores pblicos titulares de cargos efetivos. O PL deixa claro que os servidores tero a opo de se filiar a um ente de previdncia complementar a ser criado se quiserem receber no futuro benefcios de aposentadoria maiores que o valor do teto do RGPS. Ressalte-se que o PL em nada altera a situao dos atuais aposentados e pensionistas. O exerccio desenvolvido a seguir deve ser compreendido como cenrios possveis aps a aprovao da regras do PL, de longo prazo, descrevendo a situao em que todos os aposentados e pensionistas estariam sob tal regulao. A hiptese principal para a montagem dos cenrios contrafactuais do presente trabalho que as parcelas das

23

Rio de Janeiro, maio de 2011

aposentadorias e penses que superam o valor do teto do RGPS passam a ser pagas por outro ente que no o sistema previdencirio oficial.8 Assim, antes de apresentar os cenrios preciso reafirmar que, como hiptese, quaisquer valores para aposentadorias e penses pblicas, na PNAD de 2009, superiores a R$ 3.218,909 so considerados como oriundos de benefcios pagos por algum RPPS. Ainda que o RGPS observe pagamentos superiores ao seu teto para alguns indivduos,10 o que ser feito aqui assumir que todos os valores acima do teto so de responsabilidade dos RPPSs, ou seja, so aposentadorias ou penses devidas a servidores pblicos inativos ou a seus dependentes (pensionistas). Com relao aos cenrios, alm do bsico (analisado na subseo anterior) sero supostos outros quatro cenrios alternativos e a partir deles ser calculado o impacto sobre a desigualdade pessoal da renda. Os cenrios contrafactuais elaborados so os que se seguem: 1) Cenrio I. Neste primeiro cenrio, a hiptese que o fundo de penso criado pagar a totalidade das aposentadorias e penses excedentes. 2) Cenrio II. Neste cenrio, a hiptese que o fundo de penso criado para pagar as aposentadorias e penses excedentes aplicar um corte em 20% nessas parcelas que superam o teto do RGPS. 3) Cenrio III. A hiptese de uma reduo de 50% nas parcelas excedentes das aposentadorias e penses. 4) Cenrio IV. Este cenrio apresenta a hiptese mais extremada at o momento, qual seja, corte de toda e qualquer parcela das aposentadorias e penses que exceda ao teto do RGPS.
8. Como exemplo, tome um sujeito que receba aposentadoria no valor de R$ 10.218,90. A partir da hiptese assumida, o valor da aposentadoria oficial ser igual ao teto (R$ 3.218,90) e o valor da varivel aposentadoria excedente ser de R$ 7.218,90. Semelhante raciocnio deve ser feito para os valores das penses que venham a exceder o teto de R$ 3.218,90. 9. Valor referente ao teto dos benefcios do RGPS em setembro de 2009, ms de coleta dos dados da PNAD. 10. Como exemplo, os perseguidos polticos indenizados pela Comisso de Anistia. Mas os casos isolados so insignificantes estatisticamente.

24

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

O propsito desses quatro cenrios simular o que pode ocorrer no futuro, caso o PL no 1.992/2007 seja realmente aprovado. Os cortes nos benefcios em cada um dos cenrios advm do fato de que o fundo a ser criado ser de contribuio definida com contas individualizadas. Neste arranjo, o indivduo sabe apenas qual ser sua contribuio mensal para o fundo. O valor do benefcio depender do rendimento financeiro da reserva a ser formada, o que no necessariamente garante o mesmo valor em comparao regra atual. Presume-se aqui que, no melhor cenrio, o benefcio a ser recebido pelo fundo de penso seria igual em relao situao anterior eventual aprovao do PL. Como pode ser observado, o Gini da renda no cenrio I o mesmo do cenriobase. Ora, como a totalidade das aposentadorias e penses continua sendo paga, apenas sem considerar como aposentadorias e penses oficiais as parcelas que superam o teto do RGPS, nada muda na renda domiciliar per capita. Desta forma, pode-se constatar que, a partir de ento, o IC das aposentadorias e penses oficiais passa a ser inferior ao Gini. Isto significa progressividade desta parcela da renda. Ou seja, ao limitar as aposentadorias e penses oficiais ao teto do RGPS, o IC desta parcela de renda deixa de ser levemente regressivo (tabela 5) e passa a indicar progressividade.
TABELA 6

ICs para cenrios contrafactuais


ndices de concentrao Cenrio I
Renda per capita Todas Renda de aposentadorias e penses Fundo de penso At 1SM > 1SM at o teto Maior que o teto1 Excedente 0,5338 0,4989 0,1315 0,6399 0,9379 0,9671

Cenrio II
0,5321 0,4984 0,1315 0,6401 0,9331 0,9623

Cenrio III
0,5296 0,4975 0,1316 0,6404 0,9238 0,9515

Cenrio IV
0,5256 0,4945 0,1318 0,6413 0,8925 -

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da PNAD de 2009. Nota: 1 A linha apresentada como Maior que o teto representa o valor das aposentadorias e penses que continuariam sendo pagas pelo RPPS e que tem seu excedente pago pelo fundo de penso.

No cenrio II, pode-se destacar que o coeficiente de Gini apresenta resultado inferior ao do cenrio I (e ao do cenrio-base). O que j era de se esperar, uma vez que as aposentadorias e penses excedentes tiveram, por hiptese, uma reduo de 20% em seu valor. Observa-se mais uma discreta reduo no Gini da renda no cenrio III, cuja explicao est na hiptese de reduo de 50% da parcela excedente das aposentadorias

25

Rio de Janeiro, maio de 2011

e penses. E no cenrio IV, o Gini da renda o menor entre os apresentados, assim como o IC das aposentadorias e penses originalmente maior que o teto de benefcios. Os resultados consolidados mostram que do cenrio I 100% das aposentadorias e penses excedentes pagas via fundo de penso ao cenrio IV corte de todas parcelas excedentes o Gini da renda se reduz em menos de 1 ponto (0,5338 para 0,5256). Isto indica que um eventual estabelecimento de teto para aposentadorias e penses oriundas dos RPPSs no trar grandes consequncias para a distribuio de renda, caso os servidores decidam poupar via fundos de penso privados ou outras formas, com o objetivo de no perceberem demasiada queda em suas rendas no futuro. Pode-se destacar que, de fato, o estabelecimento de um limite para as aposentadorias e penses oficiais resultou em uma considervel reduo no IC desta parcela da renda domiciliar per capita. Ao se comparar o resultado de todas as rendas de aposentadorias e penses apresentado na tabela 5 com os ICs das rendas previdencirias nos quatro cenrios da tabela 6, percebe-se que esta parcela da renda passa de regressiva a progressiva. Assim, mais do que impactos na distribuio da renda domiciliar per capita, o estabelecimento de um limitador para aposentadorias e penses resultaria na melhora do perfil distributivo dos benefcios previdencirios oficiais (RGPS e RPPS). Desta forma, supondo que todos os benefcios que superem o teto do RGPS so de responsabilidade de algum RPPS, pode-se afirmar que o carter regressivo das aposentadorias e penses no servio pblico resultado, em grande parte, da no existncia de um teto para estes benefcios. Afirmar que as aposentadorias e penses pagas nos diversos RPPSs so regressivas praticamente uma redundncia, pois para o regime de previdncia dos servidores pblicos no se observa a existncia de teto para os benefcios assim como no RGPS. claro que a integralidade e a paridade plena tambm contribuem para essa regressividade, mas, como mostrado anteriormente, apenas o estabelecimento de um teto j tornaria a totalidade das rendas previdencirias menos regressivas.

26

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

7 CONSIDERAES FINAIS
As regras criadas para o regime de previdncia dos servidores pblicos aps a CF/88, de certa forma, fizeram jus a sua fama alcanada. Reconhecia-se a previdncia dos servidores pblicos com uma vasta gama de adjetivos, tais como injusta, desigual, desequilibrada e at antirrepublicana. Haja vista que a aposentadoria com valor igual ao ltimo salrio e paridade com os servidores ativos eram caractersticas que passavam longe dos trabalhadores da iniciativa privada. Isso sem contar que at 1993 os servidores pblicos eram descontados em 6% de suas remuneraes e apenas para o pagamento das penses por morte. O reconhecimento das diferenas existentes entre as regras do RGPS e do RPPS suscitou diversas crticas ao regime dos servidores, tanto que foi alvo de reformas: em 1998 com a EC no 20 e, mais profundamente, em 2003 com a EC no 41. Esta ltima Emenda modificou regras de acesso e clculo dos benefcios de aposentadoria. Alm disso, ficou prevista a instituio de um teto para as aposentadorias e penses dos RPPS aps a criao de fundo de previdncia complementar para os servidores pblicos. O objetivo principal era combater a alegada desigualdade gerada pelas aposentadorias dos servidores pblicos. Este trabalho buscou contribuir para o debate acerca dos aspectos distributivos da previdncia dos servidores pblicos. Para tal, simulou cenrios contrafactuais nos quais se supunha a existncia do fundo de penses dos servidores onde todos os benefcios cujos valores superassem o teto do RGPS deixariam de ser pagos pelos RPPSs e passariam a ser pagos por este fundo complementar. O resultado encontrado mostrou que a instituio de um teto para os benefcios oriundos dos RPPs levou melhora no perfil distributivo das aposentadorias e penses oficiais, de acordo com os dados da PNAD de 2009. No entanto, o ganho em termos do Gini da renda total no se mostrou significativo, mesmo no cenrio que supunha completa eliminao da parcela que supera o teto do RGPS. A explicao para esse resultado est nos prprios dados da PNAD: pequeno o contingente que recebe aposentadorias e penses superiores ao teto do RGPS frente ao total de beneficirios da previdncia oficial.

27

Rio de Janeiro, maio de 2011

Ademais, em termos prticos, preciso considerar que a instituio de um teto para aposentadorias e penses no servio pblico levar os servidores pblicos a reagirem ao cenrio de possvel queda na sua renda futura. Desta forma, esperado que eles passem a poupar privadamente, via fundos de penso ou outras formas, para que no futuro no observem queda abrupta em seu poder de compra. Cenrio completamente factvel quando se pensa em trabalhadores com renda estvel e com baixssimo risco de demisso. Em suma, os resultados do trabalho mostram que a instituio de um teto para aposentadorias e penses para os diversos regimes previdencirios dos servidores pode levar, no longo prazo, reduo do IC das aposentadorias e penses oficiais. Ou seja, h uma melhora no perfil distributivo do gasto previdencirio. Esse resultado, entretanto, no resulta potencialmente em grande reduo da desigualdade de renda medida pelo ndice de Gini.
REFERNCIAS CORDERO, B. C. Universalizao da previdncia social no Brasil: uma questo ainda em aberto. 2005. Dissertao (Mestrado em Economia Social e do Trabalho) Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. FERREIRA, C. R.; SOUZA, S. C. I. Previdncia social e desigualdade: a participao das aposentadorias e penses na distribuio de renda no Brasil 1981 a 2001. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 32.,2004, Joo Pessoa (Paraba). Anais... Joo Pessoa (Paraba): ANPEC, dez. 2004. FERREIRA, G. G. Condies atuariais para a construo do Fundo Previdencirio Federal FUNPRESP. Dissertao (Mestrado em Economia) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade). So Paulo: Universidade de So Paulo, 2008. GIAMBIAGI, F. et al. Diagnstico da previdncia social no Brasil: o que foi feito e o que falta reformar? Rio de Janeiro: Ipea, 2004 (Texto para Discusso, n. 1.050).

HOFFMANN, R. Desigualdade da distribuio de renda no Brasil: a contribuio de aposentadorias e penses e de outras parcelas do rendimento domiciliar per capita. Economia e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 1 (35), p. 213-231, 2009.
IPEA. Polticas Sociais: acompanhamento e anlise, Braslia: Disoc, n. 13, captulo de previdncia social, mar. 2007. ______. Polticas Sociais: acompanhamento e anlise, Braslia: Disoc, n. 15, captulo de previdncia social, mar. 2008. ______. Polticas Sociais: acompanhamento e anlise, Braslia: Disoc, n. 17, 2009. ORSZAG, P.; STIGLITZ, J. Rethinking pension reform: ten myths about social security systems. Washington D.C.: Banco Mundial, 1999.

28

Texto para Discusso


1 6 1 7

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

RANGEL, L. A.; VAZ, F.; FERREIRA, J. Desigualdade na distribuio de renda: enfoque nas aposentadorias e penses pblicas. Informe de Previdncia Social, Braslia: Ministrio da Previdncia Social, v. 21, n. 5, 2009. REYNAUD, E. Reforma das penses, financiamento das aposentadorias: repartio e capitalizao na Unio Europeia. Conjuntura Social, Braslia: Ministrio da Previdncia Social, v. 8, n. 3, 1997. SOARES, F. V. et al. Programas de transferncia de renda no Brasil: impactos sobre a desigualdade. In: BARROS, R. P.; FOGUEL, M. N.; ULYSSEA, G. (Org.). Desigualdade de renda no Brasil: uma anlise da queda recente. Braslia: Ipea, v. 2, p. 87-129, 2007. SOARES, S. S. D. Distribuio de renda no Brasil de 1976 a 2004 com nfase no perodo de 2001 a 2004. Braslia: Ipea, 2006 (Texto para Discusso, n. 1.166). SOUZA, G. P. O regime de previdncia dos servidores pblicos. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. UEDA, E. M. Sistema previdencirio brasileiro: aspectos macroeconmicos e distributivos. 2005. Tese (Doutorado em Economia) Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ANEXO
TABELA A.1

Brasil: decomposio do ndice de Gini considerando apenas a parcela do rendimento domiciliar proveniente de aposentadorias e penses 2009
Participao (%) jh Renda per capita
Todas Renda de aposentadorias e penses Fundo de penso At 1SM > 1SM at o teto Maior que o teto1 Excedente 100,0 18,3 6,3 9,9 2,1 2,0

ndice de concentrao Ch
0,5338 0,4989 0,1315 0,6399 0,9379 0,9671

Parcela de Gini jhCh


0,5338 0,0913 0,0083 0,0634 0,0196 0,0189

%
100,0 17,1 1,6 11,9 3,7 3,5

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da PNAD de 2009. Nota: 1 A linha apresentada como Maior que o teto representa o valor das aposentadorias e penses que continuariam sendo pagas pelo RPPS e que tem seu excedente pago pelo fundo de penso.

29

Rio de Janeiro, maio de 2011

TABELA A.2

Brasil: decomposio do ndice de Gini considerando apenas a parcela do rendimento domiciliar proveniente de aposentadorias e penses 2009
(Hiptese de reduo de 20% no excedente) Participao (%) jh
Renda per capita Todas Renda de aposentadorias e penses Fundo de penso At 1SM > 1SM at o teto Maior que o teto1 Excedente 100,0 18,4 6,3 10,0 2,1 1,6

ndice de concentrao Ch
0,5321 0,4984 0,1315 0,6401 0,9331 0,9623

Parcela de Gini jhCh


0,5321 0,0916 0,0083 0,0637 0,0196 0,0151

%
100,0 17,2 1,6 12,0 3,7 2,8

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da PNAD de 2009. Nota: 1 A linha apresentada como Maior que o teto representa o valor das aposentadorias e penses que continuariam sendo pagas pelo RPPS e que tem seu excedente pago pelo fundo de penso.

TABELA A.3

Brasil: decomposio do ndice de Gini considerando apenas a parcela do rendimento domiciliar proveniente de aposentadorias e penses 2009
(Hiptese de reduo de 50% no excedente) Participao (%) jh Renda per capita
Todas Renda de aposentadorias e penses Fundo de penso At 1SM > 1SM at o teto Maior que o teto1 Excedente 100,0 18,5 6,4 10,0 2,1 1,0

ndice de concentrao Ch
0,5296 0,4975 0,1316 0,6404 0,9238 0,9515

Parcela de Gini jhCh


0,5296 0,0920 0,0084 0,0641 0,0195 0,0094

%
100,0 17,4 1,6 12,1 3,7 1,8

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da PNAD de 2009. Nota: 1 A linha apresentada como Maior que o teto representa o valor das aposentadorias e penses que continuariam sendo pagas pelo RPPS e que tem seu excedente pago pelo fundo de penso.

30

Texto para Discusso


1 6 1 7
TABELA A.4

Aspectos distributivos do regime de previdncia dos servidores pblicos

Brasil: decomposio do ndice de Gini considerando apenas a parcela do rendimento domiciliar proveniente de aposentadorias e penses 2009
(Hiptese de reduo de 100% no excedente) Participao (%) jh Renda per capita
Todas Renda de aposentadorias e penses Fundo de penso At 1SM > 1SM at o teto Maior que o teto1 Excedente 100,0 18,7 6,4 10,1 2,1 0,0

ndice de concentrao Ch
0,5256 0,4945 0,1318 0,6413 0,8925 -

Parcela de Gini jhCh


0,5256 0,0923 0,0085 0,0648 0,0190 -

%
100,0 17,6 1,6 12,3 3,6 -

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da Pnad 2009. Nota: 1 A linha apresentada como Maior que o teto representa o valor das aposentadorias e penses que continuariam sendo pagas pelo RPPS e que tem seu excedente pago pelo fundo de penso.

31

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ipea 2011

EDITORIAL
Coordenao

Cludio Passos de Oliveira

Superviso

Andrea Bossle de Abreu


Reviso

Eliezer Moreira Elisabete de Carvalho Soares Fabiana da Silva Matos Gilson Baptista Soares Lucia Duarte Moreira Mriam Nunes da Fonseca
Editorao

Roberto das Chagas Campos Aeromilson Mesquita Camila Guimares Simas Carlos Henrique Santos Vianna Maria Hosana Carneiro Cunha Paula Mascarenhas Rodrigues de Almeida (estagiria)
Capa

Lus Cludio Cardoso da Silva


Projeto Grfico

Renato Rodrigues Bueno

Livraria do Ipea

SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, Trreo. 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 3315-5336 Correio eletrnico: livraria@ipea.gov.br Tiragem: 500 exemplares

ISSN 1415-4765

9 771415 476001

Vous aimerez peut-être aussi