Vous êtes sur la page 1sur 8

Estgio Supervisionado em Farmcia Bsica

Estagio IV

Santa Teresa ES

2010

Estgio Supervisionado em Farmcia BSICA

Dados do Estagirio

Nome: Warlesom Porto Faria Srie do Curso: 4 Perodo

Local de Estgio

Razo Social: Prefeitura Municipal de Santa Teresa/Farmcia Bsica

Perodo de Estgio

Incio: 20/09/2010

Trmino: 22/10/2010

Jornadas de trabalho: 25 horas semanais. Total de horas: 108 horas

Santa Teresa 2010

1.0 FARMCIA BSICA


A farmcia bsica oferece condies de estgio para treinamento dos acadmicos do curso de farmcia no que se refere ao contato direto farmacutico e paciente na dispensao de medicamentos bsicos oferecidos pela esfera municipal e estadual alm de oferecer atendimento e prestao de servios populao. Tem uma estrutura que estende os conhecimentos terico-prticos que os alunos recebem na faculdade sendo estes associados com o trabalho l desenvolvido. Conta com uma equipe de quatro profissionais sendo trs

farmacuticos que oferecem assistncia ao aluno durante todo o perodo de estgio dando oportunidade ao acadmico farmacutico ter contato com o medicamento e at a dispensao deste a populao. Alm disso, insere o aluno ao mecanismo de estocagem de medicamentos, contato direto com receiturio mdico e paciente, e aos programas de sade mental, sade da mulher, hipertenso, entre outros. Os medicamentos por ela dispensados esto baseados na RENAME, REMEME E REMUME, instrumentos que facilitam o acesso da populao a um conjunto de apresentaes farmacuticas bsicas necessrias s aes de preveno, promoo e recuperao da sade, e orienta padronizao, prescrio, dispensao e abastecimento de medicamentos, particularmente no mbito do Sistema nico de Sade.

RENAME: Relao Nacional de Medicamentos Essenciais; REMEME: A Relao Estadual de Medicamentos Essenciais; REMUME: Relao Municipal de Medicamentos Essenciais.

1.1 O papel do Farmacutico


O farmacutico um profissional da sade com pensamento crtico capacitado para desenvolver atividades na rea de produo e dispensao de medicamentos, indstrias alimentcias, anlises clnicas, alm de farmcia hospitalar e comercial, drogarias, indstrias de medicamentos e cosmticos, pesquisas, avaliao toxicolgica, entre outras.

Todas essas atividades so regulamentadas por leis e protegidas e controladas por rgos que fiscalizam e autorizam e dentre os mais importantes esto os Conselhos Federal e Regional de Farmcia.

1.2 Os programas contemplados pela farmcia-bsica


1.2.1 MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS

Programa institudo pelo Ministrio da Sade para fornecimento de medicamentos de alto custo, geralmente de uso contnuo, utilizados tratamento de doenas crnicas e raras. Os medicamentos disponveis so selecionados pelo ministrio da sade e custeados pelo governo estadual e federal. Para o requerimento de um medicamento excepcional exigido do paciente que se abra um processo individual que ser analisado por uma comisso, exames, laudos mdico. Depois de ter seu processo liberado, o paciente cadastrado e passa a receber o medicamento. Todos os anos o governo gasta milhes de reais com o fornecimento de medicamentos excepcionais e so destinados a tratamento de doenas como AIDS, hansenase, tuberculose e diabetes. no

1.2.2 HIPERDIA Programa que atende aos pacientes de hipertenso arterial, que so responsveis por uma das principais causas de internaes e morte do pas. Os pacientes hipertensos so cadastrados e tem um acompanhamento feito mensalmente antes da retirada do medicamento para acompanhamento de sua presso arterial. Para o tratamento, so disponibilizados medicamentos como a hidroclorotiazida; diurticos que agem sobre os rins, provocando perda de sdio e gua do organismo, diminuindo a reabsoro de sdio e cloro do filtrado glomerular e produzindo um aumento da excreo de cloreto de sdio, levando a um incremento da excreo de gua na urina; do captopril, antihipertensivo inibidor da ECA, do propanolol, que diminui o dbito cardaco, a glibenclamida, a metformina e a insulina que so antidiabticos, entre outros.

1.2.3 SADE DA MULHER

A manuteno da boa sade da mulher exige uma srie de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma histria e uma bagagem hereditria que devem ser analisadas cuidadosamente com a superviso de um mdico, para garantir uma vida saudvel e sem surpresas. O Programa foi criado em 1984 atravs de portaria do Ministrio da Sade e iniciado sua implantao em todo o Pas em 1985 e tem como objetivos aumentar qualidade da assistncia pr-natal, ampliar o acesso s aes de planejamento familiar, garantindo o acesso aos mtodos

anticoncepcionais reversveis, diminuir os ndices de mortalidade materna, aumentar os ndices de aleitamento materno, ampliar as aes de deteco precoce e controle do cncer do colo do tero e da mama.

1.2.4 SADE MENTAL Programa que disponibiliza a populao medicamentos para tratamento de doenas psquicas como ansiedade, depresso, etc. como a fenitona, o clonazepam, a amitriptilina, entre outros. Estima-se que uma alta porcentagem da populao sofra de depresses leves ou moderadas, ansiedade ou outro tipo de distrbio emocional. A esta porcentagem devem-se acrescentar o abuso do lcool, a dependncia de drogas, a pobreza, o desemprego e a discriminao aos deficientes fsicos e mentais. Esses fatores tambm causam danos sade mental.

2.0 LOCAL DE ESTGIO


Farmcia - escola Policlnica de Santa Teresa Farm. Responsvel: Luciana Gasparini

3.0 OBJETIVOS
Atender aos pacientes fornecendo informaes para uma utilizao correta dos medicamentos colocando em prtica a assistncia farmacutica, aprendizado e contato com medicamentos bsicos fornecidos populao, organizao e funcionamento de um estabelecimento de farmcia bsica e associar conhecimento universitrio a prtica.

4.0 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Reconhecimento do local de estgio com orientao da metodologia empregada na dispensao dos medicamentos, atendimento dos pacientes assim bem como os critrios para organizao dos medicamentos estocados; Dispensao de medicamentos em geral com receita mdica, do SUS, hospital, odontologia, receita branca e azul; Orientao ao paciente hipertenso quanto posologia prescrita e preenchimento de fichas para o programa hiperdia; Orientao aos pacientes de sade mental e quanto ao uso correto dos medicamentos; Organizao do almoxarifado do pronto atendimento; Balano dirio da quantidade de medicamento de cada apresentao dispensada em um dia; Reposio de estoque e distribuio nas prateleiras;

Organizao das receitas atendidas tendo como princpio de separao o mdico que atendeu o paciente, assim bem como o local onde esse paciente foi atendido; Conferncia no que diz respeito quantidade e validade dos medicamentos de novos pedidos recebidos aps a sua entrega.

5.0 CONCLUSO

O perodo de estgio foi muito importante e ampliou meus conhecimentos na rea de dispensao de medicamento com tica e conscincia, dando-me um pouco mais de experincia e oportunidade de estar em contato com o paciente para interpretao de prescries mdicas e diferentes tipos de receiturios. Percebi que o contato direto com o paciente, muito importante para o tratamento, o dilogo, ateno farmacutica essencial. Em diversos momentos foi possvel associar o que j havia aprendido na teoria com situaes prticas vivenciadas no dia-a-dia do estgio. Logo, concluo dizendo que o perodo de estgio importante para um acadmico seja qual for rea de atuao futura, pois nos possibilita ter uma viso prtica do exerccio dirio desse profissional colocando o que se absorve na teoria em prtica na busca de um aprendizado pleno da profisso visando

Vous aimerez peut-être aussi