Vous êtes sur la page 1sur 28

A POLTICA DE SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE DEFINIDA A PARTIR DE UMA ANLISE CRTICA INICIAL E DESDOBRADA EM OBJETIVOS, METAS E PROGRAMAS:

UMA APLICAO PRTICA NA PBGS-COMPANHIA PARAIBANA DE GS


Lily Maciene Diniz Silva, M.Sc., lily@pbgas.com.br Yara Teixeira Cavalcanti, D. Sc., ytec@ytec-ambiental.com.br Gustavo Lins, gu.lins@terra.com.br Sandro Rogrio Furtado, Eng. Mecnico, sandro.furtado@petrobras.com.br

RESUMO
O estabelecimento da Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS) como carta de intenes da organizao expressando os objetivos globais e o comprometimento para melhorar o desempenho de SMS baseado na anlise crtica inicial permite saber onde e em qual estado organizao se encontra em relao s questes de SMS, alm de ser uma etapa precursora para a implementao de um sistema de gesto. Para este trabalho foi aplicado um questionrio estruturado nos cinco princpios bsicos do sistema de gesto em funo da melhoria contnua, ou do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) correspondente com os requisitos da ISO 14001:2004, ISO 14004:2005, da OSHAS 18001:2007, especificaes da BS 8800:1996 e com a estrutura de integrao da PAS 99:2006. A anlise crtica inicial forneceu informaes decisrias, propiciando uma auto-avaliao, para a definio da poltica de SMS e as diretrizes que iro conduzir-la. Essa poltica de SMS sendo estabelecida pode ser desdobrada em objetivos, metas e programas, assim como prever-se a adoo estratgica de um sistema de gesto que fornea um processo sistmico para a PBGS atingir a melhoria contnua do desempenho global em SMS.

Palavras-chave: Sistema de Gesto, Poltica e Diretrizes de Segurana, Meio Ambiente e Sade, Objetivos, metas e programas.

1. INTRODUO A sociedade vem passando por mudanas de paradigmas sociais quanto ao desenvolvimento tecnolgico, associado a mudanas na expectativa de vida dos indivduos e capacidade do ser humano em alterar as caractersticas de seu ambiente capaz de gerar impactos socioambientais pelos processos produtivos, levando a um aumento na presso social por um desempenho de gesto organizacional mais aprimorado, cujas preocupaes inicialmente focadas na qualidade do produto foram paulatinamente ajustando seu foco para a qualidade do ambiente de trabalho e, posteriormente para a qualidade ambiental. O amadurecimento desse cenrio levou ao surgimento e consolidao das normas OHSAS 18001 de Segurana e Sade no Trabalho e ISO 14001 de Gesto Ambiental, cuja complementaridade e sinergismo de implantao integrada so muito importantes para o controle do impacto socioambiental dos empreendimentos (SEIFFERT, 2008). A Legislao Ambiental e as NRs Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho, entre outros requisitos legais, obrigam as empresas a executar inmeros programas, atividades e servios. Tanto os programas exigidos pela legislao, como os programas corporativos so executados de forma isolada, com pouca participao de outras pessoas alm dos especialistas em SMS, bem como no so adequadamente sistematizados nem "amarrados" atravs de um verdadeiro Sistema de Gesto. A integrao dos esforos da organizao depende de comunicao eficiente e esta requer o compartilhamento de uma concepo holstica e de uma estrutura conceitual comum (CARDELLA, 2008). Este artigo apresenta a definio da Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade a partir de uma anlise crtica inicial realizada na Companhia Paraibana de Gs PBGS. Nesta anlise foram aplicados questionrios de avaliao para a alta direo e lideranas de linha da Companhia, considerando os cinco princpios bsicos de um sistema de gesto baseado no ciclo do PDCA. Para conduzir a Poltica de SMS apresentado o Modelo de Sistema de Gesto de SMS da PETROBRAS adaptado para as Distribuidoras de Gs Natural composto por 15 elementos. Este artigo ainda apresenta objetivos, metas e programas oriundos da Poltica de SMS estabelecida pela PBGS, como exemplificao. O resultado da anlise reporta os esforos para valorizar aes e comportamentos que preservem aspectos de SMS empreendidos pela PBGS possibilitando que a liderana tome decises substanciais quanto ao processo de melhoria contnua do desempenho de SMS na busca da excelncia.

1.1 HISTRICO DA PBGS A Companhia Paraibana de Gs PBGS uma empresa de economia mista voltada para a distribuio de gs canalizado no estado da Paraba. Com os pilares estratgicos de atendimento ao mercado, satisfao das pessoas e da conservao ambiental, foi fundada em 25 de outubro de 1994 iniciando suas operaes em 1995 e, desde ento vem contribuindo para o desenvolvimento tecnolgico, econmico e social local. A sua composio acionria formada pelos seguintes grupos de acionistas: Governo do Estado da Paraba, atravs da Secretaria de Infra-Estrutura adequando s exigncias atuais de desenvolvimento do Estado; Gaspetro-PetrobrasGs S. A., com participaes em diversas distribuidoras de gs canalizado no pas; Mitsui Gs e Energia do Brasil, empresa japonesa, do segmento de distribuio de gs natural. O sistema de distribuio de Gs Natural da PBGS abrange os municpios de Joo Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Alhandra, Pedras de Fogo e a interiorizao para Campina Grande, inserindo os municpios de Cruz do Esprito Santo, So Miguel do Taipu, Sobrado, So Jos dos Ramos no extremo norte fronteira com o municpio de Sobrado, Caldas Brando, Gurihm, Mogeiro e Ing perfazendo uma extenso total de aproximadamente 245km de gasoduto de distribuio. O suprimento de Gs Natural proveniente da Unidade de Processamento de Gs Natural UPGN da Unidade de Negcios da Malha Norte e Nordeste da PETROBRAS localizada no Plo Industrial de Guamar, no Rio Grande do Norte. Nesta Unidade tambm se realiza o processo de odorizao que dar ao Gs Natural o odor caracterstico visando segurana do produto, pois o Gs Natural inodoro quando explorado e produzido. O transporte do Gs Natural at o ponto de entrega para o sistema de distribuio da PBGS realizado pela TRANSPETRO/PETROBRAS atravs do gasoduto Nordesto (gasoduto de transporte Rio Grande do Norte-Paraba-Pernambuco) havendo a flexibilidade de suprimento atravs do Gasalpe (Gasoduto de transporte Alagoas-Pernambuco). A carteira de negcios da Companhia atende aos segmentos industrial, automotivo, residencial, comercial, cogerao e de gerao de energia. A Figura 1 mostra a misso, viso, valores e crenas da PBGS definida no seu Plano Estratgico para o horizonte de 2015.

Figura 1 - Misso e Viso do futuro da PBGS. Fonte: Planejamento Estratgico-PBGS (2009).

1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO Definir uma Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade para a Companhia Paraibana de Gs - PBGS a partir de uma anlise crtica inicial das providncias existentes da gesto de segurana, meio ambiente e sade e apresentar as Diretrizes para o desenvolvimento dessa Poltica. Ao ser definida, a poltica de SMS da PBGS, pode ser desdobrada em objetivos, metas e programas que sero apresentados neste artigo, como exemplificao.

2. REVISO DA LITERATURA 2.1 O DESPERTAR DAS INQUIETAES SOCIOAMBIENTAIS A partir de meados do sculo XVIII, o homem passa a vivenciar a Revoluo Industrial, um fenmeno que mudar completamente o processo de produo at ento existente, suas relaes com o trabalho, bem como as caractersticas fsicas do planeta, marcado pela ascenso de uma economia industrial. Nesse perodo, em que o trabalho artesanal, no qual o homem participava de todas as atividades do processo, d lugar a um processo industrial, em que o seu trabalho passa a ser especializado e repetitivo, o que deu ensejo a uma srie de problemas para o trabalhador, como distrbios

ergonmicos, psicolgicos, mutilaes ou mesmo morte, gerando grandes prejuzos para o empregador, que geralmente resultavam em perdas econmicas ao processo. No incio do sculo XIX, inicia-se a atuao dos primeiros mdicos em fbricas, bem como so criadas as primeiras leis relacionadas questo da sade dos trabalhadores. Nesse incio de sculo, comeou e intensificou-se o processo de mecanizao, cujas novas tecnologias, ao serem incorporadas nos processos, geravam riscos que culminavam na ocorrncia dos acidentes de trabalho e doenas profissionais. Muitos conflitos ocorreram at o incio do sculo XX, tendo como alvo preocupaes com a sade do trabalhador (SEIFFERT, 2008).

2.2.1 Acidentes industriais maiores De acordo com Freitas et al (2000, apud THEOBALD, 2005, p.40) a problemtica dos acidentes industriais est relacionada com o prprio processo de industrializao e evoluo tecnolgica ocorrida a partir da Revoluo Industrial, que teve inicio no sculo XVIII, na Inglaterra, com a mecanizao dos sistemas de produo, possibilitada pela inveno da mquina a vapor moderna patenteada em 1782 por James Watt. A literatura registra que nas ltimas dcadas, o segmento petrleo e gs tem sido responsveis por uma srie de acidentes industriais maiores, a exemplo de Parque de armazenamento (Brasil, 1972), Planta qumica (Inglaterra, 1974), San Juan Ixhuapetec (Mxico-1984), Bophal (ndia-1984), Plataforma Piper-Alpha (Mar do Norte-1988), Phillips 66 (Texas1989), Exon-Valdez (Alasca-1989), Baa da Guanabara (Brasil-2000), Plataforma P-36 (Brasil-2001), Navio petroleiro (Espanha, 2002). Segundo a Conveno 174 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), sobre a preveno de acidentes industriais maiores a expresso acidente maior designa:
Todo evento subitneo, como emisso, incndio ou exploso de grande magnitude, no curso de uma atividade em instalao sujeita a riscos de acidentes maiores, envolvendo uma ou mais substncias perigosas e que implica grave perigo, imediato ou retardado, para os trabalhadores, a populao ou o meio ambiente (OIT, 1993, Art. 33 apud THEOBALD, 2005, p.45).

2.2 A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Para Kraemer (2002) a responsabilidade empresarial em relao ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura frente s imposies para transformar-se em atitudes voluntrias, superando as prprias expectativas da sociedade. Compreender essa

mudana de paradigma vital para a competitividade, pois o mercado est, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Almeida (2002, apud KRAEMER, 2002) diz que, neste novo paradigma, a idia de integrao e interao, propondo uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no dilogo entre saberes e conhecimentos diversos. No mundo sustentvel, uma atividade a econmica, por exemplo no pode ser pensada ou praticada em separado, porque tudo est inter-relacionado, em permanente dilogo. No Quadro 1, tm-se as diferenas entre o velho e o novo paradigmas:
Quadro 1 - Paradigma cartesiano versus paradigma da sustentabilidade. Cartesiano Reducionista, mecanicista, tecnocntrico Fatos e valores no relacionados Preceitos ticos desconectados das prticas cotidianas Separao entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos e ecossistemas separados, em uma relao de dominao Conhecimento compartimentado e emprico Relao linear de causa e efeito Natureza entendida como descontnua, o todo formado pela soma das partes Sustentvel Orgnico, holstico, participativo Fatos e valores fortemente relacionados tica integrada ao cotidiano Interao entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos inseparveis dos ecossistemas, em uma relao de sinergia Conhecimento indivisvel, emprico e intuitivo

Relao no-linear de causa e efeito Natureza entendida como um conjunto de sistemas inter-relacionados, o todo maior que a soma das partes Bem-estar avaliado por relao de poder Bem-estar avaliado pela qualidade das inter(dinheiro, influncia, recursos) relaes entre os sistemas ambientais e sociais nfase na quantidade (renda per capita) nfase na qualidade (qualidade de vida) Anlise Sntese Centralizao de poder Descentralizao de poder Especializao Transdisciplinaridade nfase na competio nfase na cooperao Pouco ou nenhum limite tecnolgico Limite tecnolgico definido pela sustentabilidade Fonte: Almeida (2002, apud KRAEMER, 2002).

2.3 O CAMINHO PARA A EXCELNCIA

A Fundao Nacional da Qualidade (FNQ-2009) estabelece que o caminho de uma organizao em direo a excelncia no uma linha reta e tampouco pode ser comparado a uma corrida de curta distncia. Ao contrrio, a melhor analogia aplicada a de uma maratona. Trata-se de um desafio, que a organizao s consegue suplantar com constncia de propsitos e mobilizao de todas as suas competncias. O caminho

rumo a excelncia apresenta marcos relevantes que definem os estgios de maturidade para o sistema de gesto da organizao relacionando nvel de maturidade, tempo esforo: i) compromisso com a excelncia; ii) rumo excelncia; iii) excelncia. O Modelo de Excelncia da Gesto (MEG) est alicerado sobre um conjunto de conceitos fundamentais. A figura 2 representativa do MEG simboliza a organizao, considerada como um sistema orgnico e adaptvel ao ambiente externo. O MEG representado pelo diagrama acima, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action).

Figura 2 - Modelo de Excelncia da Gesto. Uma viso sistmica da gesto organizacional-FNQ, 2009.

2.3.1 Excelncia em Segurana, Meio Ambiente e Sade Para Seifffert (2008) a Gesto de Segurana e Sade no Trabalho e Ambiental uma faceta da responsabilidade social de uma organizao, visto que a sociedade espera que estas desenvolvam suas atividades de modo a contribuir para a melhoria das condies sociais como um todo, indo alm da preocupao com os aspectos econmicos do negcio. A reputao das empresas que colocam a responsabilidade socioambiental corporativa no centro de suas estratgias se destaca positivamente entre as demais, trazendo benefcios para seus acionistas, clientes, funcionrios, comunidades, ambiente etc. e tambm, obviamente, para o prprio negcio. Com o processo de globalizao da economia mundial, iniciado na dcada de 90, as organizaes passaram a se defrontar com um novo cenrio de foras competitivas

onde um tambm novo conjunto de oportunidades e ameaas obrigou as corporaes a repensarem as suas estratgias empresarias. A gesto adequada deste conjunto de oportunidades e ameaas passou a ser vital para a garantia de sobrevivncia das organizaes, obrigando seus lderes a dispensarem uma ateno especial ao planejamento estratgico (THEOBALD, 2005). Para Donaire (1999) apud Theobald (2005, pag. 32), as empresas, que antes eram vistas como instituies apenas econmicas, tendo sua responsabilidade consubstanciada na busca da maximizao dos lucros e na minimizao dos custos, passaram a experimentar o surgimento de novos papis a serem desempenhados, como resultado das alteraes nos ambientes em que se propem a operar. Face s exigncias deste novo ambiente, as organizaes passaram a ter como objetivo a sustentabilidade do negcio atravs da excelncia organizacional, que tem sido a ferramenta utilizada para garantir a eficaz gesto deste processo na busca da aquisio de vantagem competitiva sobre os concorrentes. A Figura 3 expressa a viso moderna da empresa em relao ao seu ambiente de negcios que muito mais complexa que a antiga e simplista viso fornecedor-empresa-cliente.
Mudanas nos valores e ideolgicos sociais Ambiente Internacional Interveno crescente da atuao do estado na economia

Aumento da influncia de grupos sociais externos a organizao

EMPRESA

Fortalecimento das associaes sindicais e de classe

Mudana de atitude da sociedade em relao ao papel desempenhado pelas empresas

Crescimento da importncia das comunicaes e do papel dos meios de comunicao

Elevao do padro tico esperado no desempenho das organizaes

Figura 3 - Moderno ambiente de negcios. Fonte: (DONARE, 1999 apud THEOBALD, 2005, p.33).

Como exemplo da importncia dos requisitos de SMS para o desempenho empresarial, aceita-se o que foi apresentado pela PETROBRAS, no IV Congresso Latino Americano e do Caribe de Gs e Eletricidade - 2004, como sendo, na viso da empresa, os principais desafios da indstria do petrleo e gs para o sculo XXI:

Impactos sobre os recursos naturais; Impactos de acidentes associados aos riscos do negcio; Atuao em reas ecologicamente sensveis; Qualidade do ar nos grandes centros urbanos; Mudana climtica global; Qualidade de vida das comunidades do entorno e; Acesso a investimentos e financiamentos.

2.3.2. Desempenho de Segurana, Meio Ambiente e Sade De acordo com Lima e Bobsin (2005) incorporar ao sistema de gesto o aspecto comportamental das pessoas, para que a dimenso SMS passe a ser um valor, ponto fundamental para alcanar a excelncia em SMS, conforme apresentado na Figura 4, destacando que para atingir a excelncia necessrio mudana no comportamento das pessoas.

Figura 4 - Desempenho de SMS no tempo. Fonte: SMS corporativo da Petrobras apud Bobsin (2008, p.78).

Segundo Lima e Bobsin (2005) para atingirmos a excelncia em SMS, necessariamente dever haver uma mudana comportamental, ou seja, todos da organizao devem incorporar Segurana, Meio Ambiente e Sade como um VALOR, estes conceitos esto incorporados nos Sistemas de Gesto e esto fundamentados nos seguintes princpios:

Compromisso visvel: Todos os nveis de liderana devem demonstrar que[10] SMS um VALOR atravs de suas atitudes, decises e palavras.

Responsabilidade de linha: Todos os nveis de liderana so responsveis pelas questes de SMS em sua rea de atuao.

Administrao de desvios: Toda perda SEMPRE precedida de um ou mais DESVIOS. A identificao da significncia dos desvios de uma forma preventiva permitir o bloqueio da perda.

Aprendizado contnuo: O aprendizado contnuo das pessoas e da organizao vital para atingir a excelncia em SMS.

Foco no comportamento humano: A excelncia em SMS depende do


comportamento e da atitude das pessoas em todos os nveis e reas de atuao.

2.3.3. Sistema de gesto Benite (2004, apud THEOBALD, 2005, p.115) conceitua que o sistema de gesto um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados que interagem entre si para funcionar como um todo, tendo como funo dirigir e controlar uma organizao, com um propsito determinado. Cerqueira (2006) define sistema de gesto como um conjunto de elementos bem determinados que de alguma forma podem interagir ou se relacionar, e para os quais voltar-se a ateno porque tem-se o interesse de saber como se comportam em relao aos nveis de desempenho que previamente so estabelecidos. Na viso de Cardella (2008) o sistema de gesto um conjunto de instrumentos interrelacionados, interatuantes e interdependentes que a organizao utiliza para planejar, operar e controlar suas atividades para atingir objetivos e introduz um novo conceito de sistema de gesto chamado de Sistema de Gesto Holstico capaz de promover o bom desempenho da funo segurana.

2.3.3.1 Sistema integrado de gesto Para Cerqueira (2006) os padres normativos apresentam requisitos comuns que podem ser compartilhados pelos diferentes sistemas de gesto. A tendncia atual , portanto, para a integrao desses requisitos em um nico sistema de gesto que objetive no s atender satisfao dos clientes com seus produtos e servios, mas tambm s demais partes interessadas que impem requisitos s organizaes. Para conduzir o processo de integrao dos padres normativos a BSI British Standards em

parceria com a certificadora BSI Management Systems publicou a Especificao Disponvel Publicadamente PAS 99:2006 Especificao de requisitos comuns de sistemas de gesto como estrutura para a integrao para ser utilizada por organizaes que estejam implementando os requisitos de duas ou mais normas de sistemas de gesto, tais como a ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 27001, ISO 22000, ISO/IEC 20000 e OHSAS 18001. A PAS 99:2006 foi elaborada para auxiliar as organizaes a se beneficiarem com a consolidao dos requisitos comuns de todas as

normas/especificaes de sistemas de gesto e com a gesto eficaz desses requisitos, os benefcios podem incluir: a) b) c) d) e) Melhoria no foco do negcio; Abordagem mais holstica para a gesto dos riscos do negcio; Menor conflito entre os sistemas; Reduo de duplicaes e burocracia; Maior eficcia e eficincia nas auditorias internas e externas.

Segundo o modelo da PAS 99:2006, apresentado na Figura 5, sistema de gesto : Sistema(s) para estabelecer poltica e objetivos, e para atingir estes objetivos. Inclui elementos da poltica, planejamento, implementao e operao, avaliao de desempenho, melhoria e anlise pela direo. 2.3.4 Modelos de gesto normativos ISO 14001 e OHSAS 18001 A gesto ambiental consiste de um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e adequadamente aplicados, que visam reduzir e controlar os impactos ambientais decorrentes de empreendimentos e produtos sobre o meio ambiente. Para que uma empresa tenha uma gesto ambiental em plena harmonia com o meio ambiente, faz-se necessrio uma poltica e um sistema de gesto ambiental. Isto constitui o primeiro passo obrigatrio para a certificao desta empresa nas normas da srie NBR ISO 14000. As normas de sade e segurana no trabalho auxiliam as empresas a administrarem os riscos e as responsabilidades associadas s questes de sade e segurana no trabalho. Seus requisitos so direcionados a procedimentos gerenciais e prticas empresariais. Na legislao brasileira existe uma estrutura abrangente sobre sade e segurana no trabalho (SST), requerendo que empresas gerenciem suas atividades de tal modo a anteciparem e prevenirem circunstncias que possam resultar em leses ou doenas ocupacionais, previstas nas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministrio de Trabalho e Emprego (BOBSIN, 2005).

AGIR Anlise crtica pela direo 4.7 4.7.1 Generalidades 4.7.2 Entradas 4.7.3 Sadas

PLANEJAR

Poltica Anlise crtica pela direo SISTEMA DE GESTO Melhoria Requisitos gerais 4.1

Poltica do sistema de gesto 4.2

Melhoria 4.6 4.6.1 Generalidades 4.6.2 Ao corretiva, preventiva e de melhoria

Planejamento

VERIFICAR Avaliao de desempenho 4.5 4.5.1 Medio e monitoramento 4.5.2 Avaliao de conformidades 4.5.3 Auditoria interna 4.5.4 Tratamento de noconformidades

Planejamento 4.3 4.3.1 Identificao e avaliao de aspectos, impactos e riscos 4.3.2 Identificao de requisitos legais e outros requisitos 4.3.3 Planejamento de contingncias 4.3.4 Objetivos 4.3.5 Estrutura organizacional, funes, responsabilidades e autoridades

Avaliao de desempenho

Implementao e operao

EXECUTAR Implementao e operao 4.4 4.4.1 Controle operacional 4.4.2 Gesto de recursos 4.4.3 Requisitos de documentao 4.4.4 Comunicao

Figura 5 - Ilustrao de como o PDCA e os requisitos comuns se mesclam para proporcionar a estrutura geral do sistema de gesto. Fonte: PAS 99:2006

2.3.5 Anlise crtica inicial O processo de implementao de um sistema de gesto na organizao comea pela anlise crtica inicial das providncias existentes para a gesto de segurana, meio ambiente e sade, reapresenta.

Auditoria

ANLISE CRTICA INICIAL

Realimentao da mensurao do desempenho

Poltica Figura 6 Interaes da Anlise crtica inicial. Fonte: norma BS 8800 (1996, p.20).

Essa anlise crtica deve ser feita para fornecer informaes que influenciaro decises sobre o objetivo, adequao e implementao do sistema existente, assim como para fornecer uma base a partir da qual o progresso possa ser medido. A anlise crtica pode abranger o seguinte: identificao dos requisitos legais e regulamentares; orientao existente sobre a gesto de SMS disponvel na organizao; identificao dos aspectos de SMS de suas atividades, produtos ou servios, de modo a determinar aqueles que tem ou possam ter impactos significativos e impliquem em responsabilidade civil; avaliao do desempenho em relao a critrios internos pertinentes, padres externos, regulamentos, cdigos de prtica, princpios e diretrizes; identificao de polticas e procedimentos existentes relativos s atividades de aquisio e contratao; informaes resultantes da investigao de incidentes anteriores, envolvendo no-conformidades; oportunidades de vantagens competitivas; os pontos de vista das partes interessadas; funes ou atividades de outros sistemas organizacionais que possam facilitar ou prejudicar o desempenho de SMS. Alm, de incluir todas as condies operacionais, os possveis incidentes e as situaes de emergncia. Segundo a NBR ISO 14001:2004 os princpios e elementos

bsicos de um Sistema de Gesto Ambiental, correspondentemente, com os requisitos da OSHAS 18001:2007 e da norma britnica BS 8800:1996, tomando como base uma anlise crtica inicial so:
Princpio 1 Comprometimento e poltica. recomendado que uma organizao defina sua poltica e assegure o comprometimento com o seu Sistema de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade. Princpio 2 Planejamento. recomendado que uma organizao formule um plano para cumprir sua poltica de SMS. Princpio 3 Implementao e operao. recomendado que uma organizao desenvolva a capacitao e os mecanismos de apoio necessrios para atender sua poltica, seus objetivos e metas de SMS. Princpio 4 Verificao. recomendado que uma organizao mensure, monitore e avalie seu desempenho de SMS. Princpio 5 Anlise crtica pela direo. recomendado que uma organizao analise criticamente e aperfeioe continuamente seu sistema de gesto de SMS, com o objetivo de aprimorar seu desempenho global.

O sistema de gesto pode ser visto como a seguinte estrutura organizacional que deve ser continuamente monitorado e periodicamente analisado criticamente, a fim de que se possam dirigir eficazmente as atividades de SMS da organizao, em resposta mudana de fatores internos e externos. recomendado que cada pessoa da organizao aceite sua responsabilidade quanto a melhorias de SMS.

ELEMENTOS BSICOS SISTEMA DE GESTO SMS

MELHORIA CONTNUA Anlise Crtica Inicial

Anlise crtica pela direo Verificao e ao corretiva

Poltica de SMS Planejamento Implementao e operao

Figura 7 - Modelo de Sistema de Gesto de SMS. Baseado na NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007.

2.3.4.1 Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade A poltica do sistema de gesto deve estabelecer um senso geral de orientao e, simultaneamente, fixar os princpios de ao e postura empresarial relacionado aos aspectos de meio ambiente, sade e segurana no trabalho da organizao. Deve conter as diretrizes bsicas para a definio e reviso dos objetivos e metas dos aspectos de SMS, evidenciar compromissos e fornecer orientaes para planos e objetivos especficos que os diversos segmentos da organizao devem desenvolver e atingir. A Alta Direo deve definir e autorizar a poltica de SMS da organizao e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema de gesto, a poltica integrada: Segundo a OHSAS 18001:2007 a) seja apropriada natureza e escala dos riscos de SST da organizao; b) inclua um comprometimento com a preservao de leses e doenas e com a melhoria contnua da gesto da SST e do desempenho da SST; c) inclua um comprometimento em atender, pelo menos, aos requisitos legais aplicveis e a outros requisitos subscritos pela organizao que se relacionem a seus perigos de SST; d) fornea o arcabouo para o estabelecimento e anlise crtica dos objetivos de SST; e) seja documentada, implementada e mantida; f) seja comunicada a todas as pessoas que trabalhem sob o controle da organizao, com o intuito de que elas tenham cincia de suas obrigaes individuais em relao SST; g) esteja disponvel s partes interessadas; e, h) seja periodicamente analisada criticamente para assegurar que permanece pertinente e apropriada organizao. Segundo a ISO 14001:2004 a) b) c) seja apropriada natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e servios; inclua um comprometimento com a melhoria contnua e com a preveno de poluio; inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicveis e outros requisitos subscritos pela organizao que se relacionem a seus aspectos ambientais; fornea uma estrutura para o estabelecimento e anlise dos objetivos e metas ambientais; seja documentada, implementada e mantida; seja comunicada a todos que trabalhem na organizao ou que atuem em seu nome; e, esteja disponvel para o pblico.

d) e) f) g)

2.3.5 Modelos do Sistema de Gesto de Organismos e Empresas Internacionais Apesar do advento de normas nacionais e internacionais para atender especificidades das organizaes nas questes de SMS, os desafios continuam sendo enormes para a empresa conceber, estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gesto em sinergismo com outros sistemas existentes, no sentido de no s melhorar o desempenho, mas tambm de atender aos interesses dos trabalhadores e demais partes interessadas. Organismos e entidades internacionais desenvolveram sistemas de gesto de segurana, meio ambiente e sade SMS, sendo que alguns se tornaram mandatrios, aps a ocorrncia de grandes acidentes. A OSHA Occupational, Safety and Health Administration, publicou o 29 CFR 1910.119, em setembro de 1992, tornando obrigatrio nos USA a implementao do PSM - Process Safey Management, que um sistema de gesto de segurana, baseado em 14 elementos, que visam reduzir os riscos dos acidentes nas industrias qumicas, que operam com substncias txicas ou inflamveis. O API American Petroleum Institute, publicou o API 9100, em outubro de 1998, o Model Environmental, Health & Safety (EHS) Management System, estabelecendo as prticas recomendadas de segurana, sade e meio ambiente, que deveriam ser aplicas nas empresas de produo e refinao de petrleo. A EPA Environmental Protection Agency, publicou a EPA 40 CFR 68.130, em junho de 1996, as prticas recomendadas de meio ambiente para o plano de gerenciamento de riscos nas indstrias, que operam com substncias txicas e inflamveis. A OIT Organizao Internacional do Trabalho estabeleceu diretrizes sobre sistemas de gesto de segurana e sade no trabalho para uso dos responsveis pela gesto de segurana e sade no trabalho. As diretrizes no tm carter obrigatrio, no tm por objetivo substituir legislaes e nem sua aplicao exige certificao. As diretrizes servem somente de instrumento para ajudar as organizaes a melhorarem continuamente a eficcia da segurana e sade no trabalho (BOBSIN, 2005). As empresas internacionais, com base nas recomendaes do API, OSHA e EPA desenvolveram seus prprios sistemas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Modelo do Sistema de Gesto da UNOCAL Modelo do Sistema de Gesto da EXXONMOBIL Modelo do Sistema de Gesto da British Petroleum (BP) Modelo do Sistema de Gesto da Shell Modelo do Sistema de Gesto da CONOCOPHILLIPS Modelo do Sistema de Gesto da SCHLUMBERGER Modelo do Sistema de Gesto da PETROBRAS Modelo do Sistema de Gesto da DuPont

9. Modelo do Sistema de Gesto da ABS 10. Modelo do Sistema de Gesto da DNV 11. Sistema do Sistema de Gesto do OGP A Tabela 1 mostra a correspondncia entre os Modelos de Gesto de SMS dos organismos e empresas internacionais visualizando os pontos em comuns.
Tabela 1 - Sistemas de gesto das empresas internacionais. Elementos do Sistema de Gesto Responsabilidade da Liderana Gerenciamento da Conformidade Legal Operao, Inspeo e Manuteno Pessoal / Mudana de Pessoal Investigao e Anlise de Acidentes e Incidentes Treinamento e Desempenho Conscientizao, Educao e Capacitao para SMS Procedimentos Operacionais Comunicao Contratados Integridade Mecnica Gesto da Mudana / Mudanas das Instalaes Informaes de Processos Planos de Ao de Emergncia e Planos de Contingncia Avaliao e Gesto de Riscos Relacionamento Externo e com Comunidade Equipamento de Proteo Individual Segurana Patrimonial Cuidado com o Meio Ambiente / Comunidade Sade e Higiene do Trabalho Projeto e Construo Informao e Documentao Clientes e Produtos Avaliao, Garantia e Melhoria Novos Empreendimentos Aquisio de Bens e Produtos Gesto de Produtos U X X X X X X E X BP X CP X X X D X S X BR X X X

X X X X

X X X X

X X X X X X X X X X X X

X X

X X

X X X

X X X X X X X X X X X X

X X X

X X

X X X

X X X

X X X X X

X X X X X

X X

X X X

X X X X

X X X X X X

X X X X X

Legenda: BP Bristish Petroleum U UNOCAL BR PETROBRAS S.A. D DuPont E - ExxonMobil S SCHLUMBERGER CP - CONOCOPHILLIPS

Fonte: Adaptado de Loureiro (2003, apud BOBSIN, 2005, p.71).

3 METODOLOGIA 3.1 DA ANLISE CRTICA INICIAL Como instrumento para a verificao, utilizou-se os requisitos da Norma ABNT NBR ISO 14001:2004 e Especificaes da OHSAS 18001:1999 logo aps adaptada para a OHSAS 18001:2007. Os princpios definidos pela ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 so compatveis e, permitem a elaborao de um diagnstico de SMS que retrate o grau de preocupao da Companhia com as questes de SMS uma vez que sua adoo voluntria, incorporando em seus princpios as exigncias de ordem legal. Foram aplicados 20 questionrios para os colaboradores da Diretoria Executiva, Assessorias, Gerncias Gerais e Gerncias locais nas funes administrativas e tcnico comercial da PBGS. Alm, de um registro de auto-crtica relatado pela Assessoria de SMS da Companhia e autora deste trabalho, complementado a anlise. O registro de auto-crtica um documento escrito pela Assessoria de SMS da PBGS e autora deste trabalho expressando uma viso geral dos aspectos de SMS empregados na Companhia, alm de incluir as quatro reas-chave, conforme ISO 14004:2005 Sistemas de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio: a) identificao dos aspectos de SMS, incluindo-se aqueles associados s condies normais de operao, condies anormais, partidas e paradas, bem como as situaes emergenciais e de acidentes; b) identificao de requisitos legais aplicveis e outros requisitos subscritos pela organizao; c) exame das prticas e procedimentos de SMS existentes, incluindo-se aqueles associados com as atividades de aquisio e de contratao de servios; d) avaliao de situaes emergenciais e acidentes anteriores. 3.1.1 Tabulao das respostas Para tabulao das respostas, se somou todos os valores atribudos a cada um dos itens do questionrio fazendo a anotao do resultado, de acordo com a tabela 3 abaixo.
Tabela 3 - Modelo para tabulao dos resultados
Questo no Valores atribudos No de respostas Ponderao Total No de questionrios Mdia da questo

3.1.2 Perfil dos resultados Para visualizar melhor os resultados obtidos pela Companhia, o valor aproximado da mdia foi anotado como mostrado na tabela 4 abaixo:
Tabela 4 - Modelo para perfil dos resultados.
Itens do Questionrio 1 2 Valores atribudos 3 4 5 NA

3.2 DA POLTICA DE GESTO INTEGRADA DE SMS A poltica de gesto integrada de segurana, meio ambiente e sade deve refletir as intenes da PBGS quanto ao seu desempenho ambiental e relativo sade e segurana dos colaboradores. fundamental que haja comprometimento efetivo da Diretoria Executiva e considerar s expectativas das partes interessadas: a) seja apropriada s atividades produtos e servios da PBGS; b) inclua o comprometimento em atender a todos os requisitos legais e outros requisitos pertinentes subscritos pela PBGS, e em melhorar continuamente a eficcia do sistema de gesto; c) fornea uma estrutura para o estabelecimento e anlise crtica dos objetivos; d) seja comunicada a todos que trabalhem na organizao ou que atuem em seu nome; e) seja regulamente analisada criticamente para assegurar sua contnua adequao. 3.3 DAS DIRETRIZES DE SEGURANA, MEIO AMBIENTE E SADE Neste trabalho, o modelo de gesto da PETROBRAS composto por 15 Diretrizes de SMS, foi proposio apresentada as lideranas da PBGS para a implementao da sua Poltica de SMS. 1) Liderana e Responsabilidade; 2) Conformidade Legal; 3) Avaliao e Gesto de Riscos; 4) Novos Empreendimentos; 5) Operao e Manuteno; 6) Gesto de Mudanas; 7) Aquisio de Bens e Servios;

8) Capacitao, Educao e Conscientizao; 9) Gesto de Informaes; 10) Comunicao; 11) Contingncia; 12) Relacionamento com a Comunidade; 13) Anlise de Acidentes e Incidentes; 14) Gesto de produtos; e, 15) Processo de Melhoria Contnua. 3.4 DO REPRESENTANTE DA ALTA DIREO Deve ser definido e nomeado um representante da Alta Direo com responsabilidade e autoridade para garantir que os requisitos e processos do SGSMS sejam estabelecidos, implementados e mantidos. Para se escolher um representante da direo, devem-se considerar os seguintes critrios: a) que o profissional possua equilbrio para administrar situaes de conflitos; b) seja possuidor de adequada experincia com os perigos e riscos da organizao; c) desejvel que possua experincia em sistemas da qualidade e viso sistemtica; e d) possuir elevado senso de organizao. 4 RESULTADOS 4.1 DA ANLISE CRTICA INICIAL Princpio 1: Comprometimento e poltica Comentrio explicativo: esse princpio evidencia compromissos com aspectos de SMS e fornece orientaes gerais para planos e objetivos especficos que os diversos segmentos da organizao devem desenvolver e atingir. Princpio 2: Planejamento Comentrio explicativo: esse princpio recomenda que a organizao formule um plano para cumprir sua Poltica de SMS. Princpio 3: Implementao e operao Comentrio explicativo: esse princpio recomenda que para que haja uma efetiva implantao do sistema de gesto, a organizao deve desenvolver os mecanismos de apoio necessrios para atender o que est previsto em sua poltica, em seus objetivos e metas de SMS.

Princpio 4: Verificao e ao corretiva Comentrio explicativo: esse princpio cria condies de se averiguar se a organizao est operando de acordo com o programa de gesto de SMS previamente definido, identificando aspectos no desejveis e mitigando quaisquer impactos negativos, alm de tratar das medidas preventivas. Princpio 5: Anlise crtica e melhoria Comentrio explicativo: esse princpio prope a administrao da organizao identificar a necessidade de possveis alteraes em sua poltica de SMS, nos seus objetivos e metas, ou em outros elementos do sistema. Em resumo, aqui o processo de gesto pode ser revisado, bem como o processo de melhoria contnua exercitado.
Tabela 5 - Perfil dos resultados de SMS cinco princpios da gesto.
Elementos Princpio 1 Comprometiment o e Poltica Quesitos 1.1 Poltica de SMS 1.2 Facilitador de SMS 1.3 Aspectos de SMS 1.4 Requisitos legais 2.1 Aspectos de SMS 2.2 Requisitos legais 2.3 Critrios internos de desempenho 2.4 Objetivos e metas 2.5 Programas 2.6 Procedimentos 3.1 Estrutura organizacional e responsabilidades 3.2 Treinamento, conscientizao e competncia 3.3 Comunicao 3.4 Comunicao 3.5 Controle de documentos e dados 3.6 Controle operacional 3.7 Preparao e resposta emergncia 3.7.1 Plano de Emergncia 4.1 Monitoramento e medio 4.2 Avaliao do atendimento a requisitos legais e outros 4.3 No-conformidades, ao corretiva e ao preventiva 4.3.1 Ao corretiva e preventiva 4.4 Registro e gesto da informao 4.5 Auditoria interna 5.1 Anlise crtica e melhoria contnua 1 2 Valores atribudos 3 4 5 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 2,0 3,0 3,0 Mdia 4,0

Princpio 2 Planejamento

3,0

Princpio 3 Implementao e operao

Princpio 4 Verificao e ao corretiva

Princpio 5 Anlise crtica e melhoria

4.2 DA POLTICA DE SMS PROPOSTA A Poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS) estabelecida uma declarao da PBGS para expor suas intenes, postura e princpios de ao relacionados aos aspectos de SMS, mediante aprovao da Alta Direo. A Companhia Paraibana de GsPBGS disponibiliza gs natural comprometida, permanentemente, com a segurana preventiva de seus projetos, produtos e servios, desenvolvendo aes que respeitem a sade e integridade fsica de seus colaboradores, parceiros e da sociedade observando a sustentabilidade ambiental e os requisitos legais aplicveis. Princpios de ao: 1. Reconhecer os aspectos de Segurana, Meio Ambiente e Sade como parte integrante do desenvolvimento de seus negcios; 2. Cumprir as Diretrizes de Segurana, Meio Ambiente e Sade; 3. Atender ou exceder os requisitos legais e outros requisitos subscritos; 4. Estabelecer a comunicao relacionada aos aspectos de Segurana, Meio Ambiente e Sade com as partes interessadas internas e externas; 5. Educar, capacitar e comprometer seus colaboradores, com os requisitos de Segurana, Meio Ambiente e Sade envolvendo clientes, contratadas, fornecedores, comunidades, rgos competentes e, demais partes interessadas; 6. Estimular o processo de melhoria contnua dos esforos preventivos da fora de trabalho; 7. Adotar procedimentos que minimizem os impactos de Segurana, Meio Ambiente e Sade, adversos significativos nas suas atividades, produtos e servios; 8. Promover o gerenciamento de riscos e atuar na preveno de acidentes, poluio e na reduo de resduos e do consumo de recursos; 9. Responder as situaes de emergncia, atuando no combate e controle e na mitigao de seus impactos; 10. Promover a melhoria contnua da gesto integrada de Segurana, Meio Ambiente e Sade atravs da avaliao de desempenho e de indicadores associados.

4.2.1 Desdobramento da Poltica de SMS Ao ser definida a Poltica de SMS da PBGS pode ser expressa a partir de seu desdobramento em objetivos, metas e programas, conforme exemplificado na Tabela 6.

Tabela 6 Objetivos, metas e programas globais coerente com a Poltica de SMS da PBGS. OBJETIVO Satisfazer necessidades das partes interessadas META Atingir um ndice de satisfao de 80% dos nossos clientes Atingir um ndice de satisfao de 100% dos nossos colaboradores Disponibilizar GN com segurana Atingir um ndice de Frequncia de Acidente ZERO Atingir um ndice de vazamento ZERO Atuar na preveno de acidentes Padronizar o processo de anlise de incidentes (5 procedimento documentado) MTODO Pesquisa de satisfao realizada por empresa ou por pessoal prprio (instruo especfica) Promover campanha educativa e treinamentos Estabelecer Plano de Manuteno Promover grupo de trabalho p/ elaborao atravs de documentos de referncias Avaliaes ambientais e ocupacionais, conforme padro normativo EAR CONAMA 398:2008 N-2644:2008 Elaborar Programa Estabelecer de Gesto Ambiental prticas ambientalmente sustentveis Atender as condicionantes ambientais Elaborar Programa de Condicionantes Ambientais Procedimento e CONAMA 6 meses Plano implantado e implementado 4 meses PRAZO 12 meses INDICADOR Nmero de clientes satisfeito Nmero de clientes pesquisado

Nmero de colab. satisfeito Nmero de colab. pesquisado 12 meses 12 meses Nmero de campanhas / ano Nmero de treinamentos / ano

Plano realizado e implantado Nmero de procedimentos aprovados

Atuar na preveno da poluio

Manter o ndice de rudo adequado das mquinas e equipamentos usados nas obras Elaborar os Planos de Resposta a Emergncias

12 meses

Aceitabilidade especificada no padro

Responder a situaes de emergncia

5 meses

Plano implantado e implementado

Procedimento e CONAMA 3 meses

Plano Implantado e implementado

EXEMPLOS DE PROGRAMAS
PROGRAMA DE SATISFAO DAS PARTES INTERESSADAS EM SMS PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS PROGRAMA BSICO DE GESTO AMBIENTAL PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS PROGRAMA DE MONITORAMENTO AMBIENAL PROGRAMA DE CAPACITAO EM SMS PROGRAMA COMPORTAMENTAL E DE COMUNICAO EM SMS PROGRAMA AMBIENTAL DA CONSTRUO PROGRAMA DE AVALIAO DE CONTRATADOS PROGRAMA DE RESPOSTA A EMERGNCIA PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PROGRAMA DE CONDICIONANTES AMBIENTAIS PROGRAMA DE AVALIAO DA CONFORMIDADE LEGAL

4.3 DAS DIRETRIZES DE SMS DA PBGS Considerando os instrumentos de excelncia da PBGS definidos em seu Planejamento Estratgico, projetado para 2015, apresentou-se o Modelo de Gesto das 15 Diretrizes Corporativas de SMS da PETROBRAS como proposio para serem adotadas pela PBGS para desenvolver a sua Poltica de SMS. Diretriz 1 LIDERANA E RESPONSABILIDADE A Companhia, ao integrar Segurana, Meio Ambiente e Sade sua estratgia empresarial, reafirma o compromisso de todos os seus colaboradores e contratados com a busca de excelncia nessas reas. Diretriz 2 CONFORMIDADE LEGAL As atividades da Companhia devem estar em conformidade com a legislao vigente nas reas de Segurana, Meio Ambiente e Sade. Diretriz 3 AVALIAO E GESTO DE RISCOS Riscos inerentes s atividades da Companhia devem ser analisados, avaliados e gerenciados, de modo a evitar a ocorrncia de acidentes e/ou assegurar a minimizao de seus efeitos.

Diretriz 4 NOVOS EMPREENDIMENTOS Os novos empreendimentos devem estar em conformidade com a legislao e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores prticas de Segurana, Meio Ambiente e Sade. Diretriz 5 OPERAO E MANUTENO

As operaes da Companhia devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalaes e equipamentos adequados, inspecionados e em condies de assegurar o atendimento s exigncias de Segurana, Meio Ambiente e Sade. Diretriz 6 GESTO DE MUDANAS Mudanas, temporrias ou permanentes, devem ser avaliadas visando eliminao e/ou minimizao de riscos decorrentes de sua implantao. Diretriz 7 AQUISIO DE BENS E SERVIOS O desempenho em Segurana, Meio Ambiente e Sade de contratados, fornecedores e parceiros deve ser compatvel com o do Sistema PBGS. Diretriz 8 CAPACITAO, EDUCAO E CONSCIENTIZAO Capacitao, educao e conscientizao devem ser continuamente promovidas, de modo a reforar o comprometimento da fora de trabalho com o desempenho em Segurana, Meio Ambiente e Sade. Diretriz 9 GESTO DE INFORMAES Informaes e conhecimentos relacionados Segurana, Meio Ambiente e Sade devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e utilizao. Diretriz 10 COMUNICAO As informaes relativas Segurana, Meio Ambiente e Sade devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados. Diretriz 11 CONTINGNCIA As situaes de emergncia devem estar previstas e serem enfrentadas com rapidez e eficcia visando mxima reduo de seus efeitos. Diretriz 12 RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A COMUNIDADE A Companhia deve zelar pela segurana de seus clientes e da comunidade onde atua, bem como mant-los, informados, sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades.

Diretriz 13 ANLISE DE INCIDENTES E ACIDENTES Os incidentes e acidentes decorrentes das atividades da Companhia devem ser analisados, investigados e documentados, de modo a evitar sua repetio e/ou assegurar a minimizao de seus efeitos. Diretriz 14 GESTO DE PRODUTOS

A Companhia deve zelar pelos aspectos de Segurana, Meio Ambiente e Sade de seus produtos, desde sua origem at a destinao final, bem como empenhar-se na constante reduo dos impactos que eventualmente possam causar. Diretriz 15 PROCESSO DE MELHORIA CONTNUA A melhoria contnua do desempenho em Segurana, Meio Ambiente e Sade deve ser promovida em todos os nveis da Companhia, de modo a assegurar seu avano nessas reas. 5. CONCLUSO O presente trabalho foi efetivo no alcance dos objetivos propostos, pela anlise crtica inicial apresentada, pode-se observar que a empresa, foco da aplicao prtica, se esfora para manter seu desempenho de Segurana, Meio Ambiente e Sade. A implantao do Sistema de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade para a empresa, foco da aplicao prtica, possibilitar o desenvolvimento da poltica, o estabelecimento e manuteno de procedimentos que permitam avaliar, controlar e melhorar os aspectos de Segurana, Meio Ambiente e Sade, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da legislao, aos requisitos das partes interessadas, uso racional de matrias-primas e insumos, proteo sade e integridade dos trabalhadores e minimizao dos riscos e danos ambientais buscando a melhoria contnua do desempenho da Segurana, Meio Ambiente e Sade.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. Sistemas da Gesto Ambiental Requisitos com orientaes de uso. NBR ISO 14001. Rio de Janeiro, 2004. _________. Sistemas de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. NBR ISO 14004. Rio de Janeiro, 1996.

_________. Sistemas de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. NBR ISO 14004. Rio de Janeiro, 2005. _________. Gesto Ambiental avaliao de desempenho ambiental. NBR ISO 14031. Rio de Janeiro, 2004. _________. Sistemas de gesto da qualidade - Requisitos. NBR ISO 9001. Rio de Janeiro, 2008. _________. Sistemas de gesto da qualidade Fundamentos e vocabulrio. NBR ISO 9000. Rio de Janeiro, 2005. AMARAL, Srgio P. Estabelecimento de Indicadores e Modelo de Relatrio de Sustentabilidade Ambiental, Social e Econmica: Uma Proposta para a Indstria de Petrleo Brasileira. 2003. Tese de Doutorado COPPE / UFRJ, Rio de Janeiro. BOBSIN, M. A. Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade: proposta de estrutura de sistema e metodologia de avaliao de desempenho. 2005. Dissertao (Mestrado em Sistema de Gesto). UFF, Niteri. CENTRO DA QUALIDADE, SEGURANA E PRODUTIVIDADE PARA O BRASIL E AMRICA LATINA - QSP. Sistemas de Gesto de Segurana e Sade no Trabalho Requisitos. OHSAS 18001:2007. 2. ed. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2007. _________. Especificao para Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho. OHSAS 18001. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2003. _________. OHSAS 18002: Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho Diretrizes para implementao da OHSAS 18001. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2003. _________. Guia para Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho. A norma BS 8800. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 1996. _________. SIGs: Sistemas Integrados de Gesto Da Teoria Prtica. 1. ed. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2003. _________. Gesto de Riscos: A norma AS/NZS 4360:2004. 2. ed. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2004. _________. Gesto de Riscos: Diretrizes para a Implementao da AS/NZS 4360:2004. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2005. _________. Gesto de Riscos: Diretrizes para a Implementao da ISO 31000:2009. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2009. _________. Auditoria Baseada em Riscos: Como implementar a ABR nas organizaes: uma abordagem inovadora. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2007.

_________. Sistemas Integrados de Gesto: PAS 99:2006 Especificao de requisitos comuns de sistemas de gesto como estrutura para a integrao. So Paulo: Coleo Risk Tecnologia. 2006. CERQUEIRA, P. C. Sistemas de Gesto Integrados: ISO 9001, NBR 16001, OHSAS 18001, SA 8000: conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. CARDELLA, B. Segurana no trabalho e preveno de acidentes: uma abordagem holstica: segurana integrada misso organizacional com produtividade, qualidade, preservao ambiental e desenvolvimento de pessoas. So Paulo: Atlas, 2008. FUNDAO NACIONAL DA QUALIDADE. Critrios Compromisso com a Excelncia e Rumo Excelncia: 2009-2010. So Paulo. FNQ. 2009. Plano Estratgico da PBGS: 2006-2015. Joo Pessoa: PBGS, 2005. Plano Estratgico da PBGS: 2009-2015. Joo Pessoa: PBGS, 2008. SEIFFERT, M. E. B. Sistemas de Gesto Ambiental (ISO 14001) e Sade e Segurana Ocupacional (OHSAS 18001): vantagens da implantao integrada. So Paulo: Atlas, 2008. THEOBALD, R. Proposta de princpios conceituais para a integrao dos Fatores Humanos Gesto de SMS: o caso da indstria de petrleo e gs. 2005. Dissertao (Mestrado em Sistemas de Gesto) UFF, Niteri.

Vous aimerez peut-être aussi