Vous êtes sur la page 1sur 3

CENTRO UNIVERSITRIO ESTCIO RADIAL DE SO PAULO

DAIANE DOS SANTOS FABIENE NASCIMENTO HENRIQUE MENDES KATE ELIANE

KLBER VIEIRA

CAPITULO V: PESQUISA SALARIAL

So Paulo 2011

1. Escolha de cargos
A etapa da escolha de cargos muito importante para o processo de pesquisa salarial. necessrio adotar critrios realmente relevantes para que a pesquisa salarial tenha seu efeito maximizado. Em geral, so escolhidos cargos comuns a vrias empresas participantes. Diversas variveis podem ser utilizadas nesta seleo, dentre elas as principais so:

O nmero de empregados no cargo; A importncia estratgica do cargo para a organizao; Os cargos devem possuir descries com as responsabilidades/outras informaes necessrias para o entendimento e comparao do cargo (jobmatching); Devem possuir representatividade no mercado de trabalho.

2. Escolha de empresas
A pesquisa salarial tem por objeto a investigao de dados que compe a remunerao do colaborador. Para a seleo das empresas preciso levar em considerao alguns pontos que podem influenciar consideravelmente no resultado que se espera da pesquisa. Os principais pontos so a localizao geogrfica da empresa, o ramo de atividade, a estrutura organizacional e a poltica salarial adotada pela empresa. Estes pontos so importantes pois faro com que a pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados podero espelhar a prtica salarial de mercado das empresas, principalmente, com porte equivalente empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro. Pode-se observar que as empresas que faro parte da pesquisa salarial no podero ser escolhidas aleatoriamente e o nmero de participantes, ir variar em funo da consistncia dos dados que se deseja obter e do tempo que se tem disponvel para a concluso dos resultados. Para se ter uma diversificao, recomenda-se incluir empresas concorrentes diretas da linha de produtos ou servios, de grande porte e com estabilidade de mercado, organizadas e com programas de qualidade reconhecidos, que possuem nveis salariais competitivos e que atraem mais profissionais do mercado, empresas jovens e agressivas entre outras.

3. Coleta de dados
Antes de qualquer iniciativa para a coleta de dados, uma carta ou e-mail da Gerncia de Recursos Humanos ou da Diretoria da empresa deve ser enviada s empresas participantes com o intuito de se ter a concordncia e disponibilidade na participao da pesquisa salarial. Nesta comunicao a empresa patrocinadora dever garantir sigilo total nas informaes prestadas pelas empresas participantes, alm do compromisso de entregar o relatrio final da tabulao dos dados coletados. Para coletar as informaes da pesquisa salarial precisa-se montar um caderno de pesquisa que contenha algumas informaes principais: Descrio do objetivo do Trabalho;

Relao dos cargos pesquisados;

Relao das empresas participantes; Descrio da metodologia utilizada, dos critrios e princpios que iro nortear a pesquisa; Organograma da empresa patrocinadora para identificar se os nveis organizacionais so compatveis com o das empresas participantes;

O principal e mais prtico meio de coleta de dados atravs do formulrio ou questionrio, pela facilidade do registro dos dados. Este formulrio pode ser via impresso ou eletrnico. Outras formas de coleta de dados podero ser adotadas para complementar os registros contidos no formulrio, como: Visitas pessoais para entrevistas ou reunies para troca de informaes;

Reunies de empresas ou de Associaes de Recursos Humanos; Telefonemas e troca de e-mails quando de um relacionamento mais prximo entre empresas.

4. Tabulao de dados
A tabulao de dados o momento da pesquisa salarial que consiste na elaborao de estatsticas baseadas nos dados coletados. Na tabulao devem ser descritas as prticas das empresas pesquisadas tanto quantitativas como qualitativas. Como exemplos: Benefcios, variveis e reajustes salariais.

5. Anlise dos resultados

Vous aimerez peut-être aussi