Vous êtes sur la page 1sur 2

UFPI-Universidade Federal do Piau CCHL-Centro de Cincias Humanas e Letras DGH-Departamento de Geografia e Histria Curso de Licenciatura Plena em Geografia Aluno:

Lucas Vincius Santana Alves; perodo:____ Metodologia cientfica A leitura e a documentao 1

Uma boa leitura sempre importante para uma boa formao. necessrio antes de faz-la passar pelo processo da leitura de reconhecimento que uma anlise do livro a partir de sua capa, contra-capa, sumrio (ttulos e subttulos), prefcio e introduo. Isso importante para avaliar se a leitura do livro ser agradvel e til consoante o leitor. A finalidade da leitura memorizar, apreender e formar um senso crtico na pessoa que a recorre. Para isso necessrio trs recursos: ateno, memria e associao de idias. A ateno diz-se do foco que se deve ter no assunto mediante o interesse pelo mesmo, a memria, da compreenso dos fatos mais importantes e significativos, a associao de idias fala sobre a capacidade de relacionar os aspectos importantes da leitura a outros fatos previamente guardados na memria. Por meio destes processos de leitura possvel ampliar seu conhecimento cultural, aprofund-lo, desenvolver o vocabulrio e sobre isto tornar eficaz e coerente sua comunicao. A leitura um processo dividido em pr-leitura, leitura seletiva, leitura crtica ou reflexiva e leitura interpretativa. A primeira consiste em fazer a leitura da folha de rosto, do sumrio, das citaes, da bibliografia da introduo e da concluso do livro. Depois disso segundo o objetivo de seu trabalho de leitura a partir do conhecimento geral do texto realizado na etapa anterior, necessrio selecionar as leituras importantes e teis no alcance do objetivo formulado, essa a leitura seletiva. A leitura crtica consiste em escolher e as idias principais e relacion-las com as secundrias, consoante o autor e seu objetivo de leitura. Logo em seguida o leitor vai traar um levantamento daquilo que o autor desejou passar atravs da escritura e se a leitura de seu livro foi capaz de alcanar o objetivo antes traado pelo leitor. Algumas dicas so importantes no processo de leitura como ter antes um objetivo para que os processos envolvendo a mesma possam ajudar na formao do leitor. Alm disso, o leitor no pode deixar de ser crtico diante das informaes que presencia no ato de ler. preciso tambm compreender o contexto e as causas que levaram o escritor a escrever sobre. Existem ainda as palavras-chave que abrem o conhecimento, por isso ser necessrio sempre destac-las. E enfim saber da autenticidade do texto atravs das referncias bibliogrficas.

Apostila didtica

UFPI-Universidade Federal do Piau CCHL-Centro de Cincias Humanas e Letras DGH-Departamento de Geografia e Histria Curso de Licenciatura Plena em Geografia Aluno: Lucas Vincius Santana Alves; perodo:____

Vous aimerez peut-être aussi