Vous êtes sur la page 1sur 99

1

sIV A Aco Executiva 1 Elementos e Pressupostos 1. Elementos da Aco Executiva noes gerais processo de declarao e processo de execuo. Noo de aco executiva Diz-se no art. 817. do C.C. que: No sendo a obrigao voluntariamente cumprida, tem o credor o direito de exigir judicialmente o seu cumprimento e de executar o patrimnio do devedor, nos termos declarados neste cdigo e nas leis de processo. Assim, o credor tem sua disposio, para a hiptese da obrigao no ser voluntariamente cumprida, duas aces: a aco de cumprimento e a aco de execuo. Atravs da primeira (aco de cumprimento), o credor obtm o reconhecimento de um direito a uma prestao e a intimao do devedor para que cumpra; atravs da segunda (aco de execuo), perante a proibio da auto-defesa e a no satisfao efectiva do seu direito, o credor obtm a realizao coactiva da prestao no cumprida. Utiliza-se o processo declaratrio para se obter o reconhecimento de um direito real ou de um direito de crdito e a condenao do ru a realizar certa prestao, por violao do dever jurdico correspondente. Utiliza-se o processo executivo quando, uma vez proferida sentena condenatria, se impe proceder sua efectivao, extraindo coactivamente ao devedor a respectiva prestao ou um seu equivalente patrimonial. Para impedir que a sentena se transforme numa mera declarao de intenes, o princpio da tutela judicial efectiva impe a interveno dos rgos jurisdicionais aps a resoluo do conflito, a fim de ser dado adequado cumprimento ao decidido na sentena. Sem a execuo, a sentena condenatria no teria eficcia.

2
H casos em que ao processo declaratrio no pode seguir-se o processo executivo1, como h casos em que pode instaurar-se processo executivo sem precedncia do processo declaratrio2. O art. 4. do CPC classifica as aces em duas categorias, a saber: 1) as aces declarativas; e 2) as aces executivas. As primeiras (aces declarativas), consoante o diferente objecto da pretenso, podem ser ainda: a) aces de simples apreciao; b) aces de condenao; ou 3) aces constitutivas. formas do processo de execuo Diz o n. 1 do art. 465. do CPC que: Esto sujeitas forma ordinria as execues que, independentemente do valor do pedido, se fundem: em ttulo executivo que no seja deciso judicial; em deciso judicial que condene no cumprimento de obrigao que carea de ser liquidada em execuo de sentena, nos termos dos arts. 806. e ss. do CPC. Acrescenta o seu n. 2: Seguem a forma sumria as execues baseadas em deciso judicial, qualquer que seja o processo em que haja sido proferida, sem prejuzo do disposto na alnea b) do nmero anterior. So subsidiariamente aplicveis ao processo de execuo, com as necessrias adaptaes, as disposies reguladoras do processo de declarao que se mostrem compatveis com a natureza da aco executiva (art. 466., n. 1 do CPC). execuo para entrega de coisa certa e para prestao de facto so aplicveis, na parte em que o puderem ser, as disposies relativas execuo para pagamento de quantia certa (art. 466., n. 2 do CPC). execuo sumria aplicam-se supletivamente as disposies do processo ordinrio, com as necessrias adaptaes (art. 466., n. 3 do CPC). s execues especiais aplicam-se subsidiariamente as disposies do processo ordinrio ou sumrio, consoante o ttulo em que se fundem, nos termos do art. 465. do CPC (art. 466., n. 4 do CPC).

2. Pressupostos
As aces de condenao julgadas improcedentes ou que terminem com a absolvio do ru da instncia; as aces de simples apreciao ou as aces constitutivas em que a mudana na ordem jurdica requerida pelo autor se esgota com a sentena proferida; e o cumprimento voluntrio da sentena condenatria por parte do ru. 2 As aces em que o autor se encontra munido de um ttulo executivo extrajudicial, ou seja, de um documento constitutivo ou certificativo das obrigaes que a lei considera apto a servir de base ao processo executivo.
1

Os pressupostos da aco executiva podem ser de dupla espcie: 1) os pressupostos especficos; e 2) os pressupostos gerais. Para que possa haver a realizao coactiva de uma prestao devida, h que satisfazer dois tipos de condio, dos quais depende a exequibilidade do direito prestao:

o dever de prestar deve constar de um ttulo (o ttulo executivo). Tratase de um pressuposto de carcter formal, que extrinsecamente condiciona a exequibilidade do direito, na medida em que lhe confere o grau de certeza que o sistema reputa suficiente para a admissibilidade da aco executiva; e

a prestao deve mostrar-se certa, exigvel e liquida. Certeza, exigibilidade e liquidez so pressupostos de carcter material, que intrinsecamente condicionam a exequibilidade do direito, na medida em que sem eles no admissvel a satisfao coactiva da pretenso.

Alm dos pressupostos especficos da aco executiva, tm nela de se verificar os pressupostos gerais do processo civil, nomeadamente:

a competncia do tribunal; a legitimidade das partes; o patrocnio judicirio; os pressupostos no caso de pluralidade de sujeitos da aco; os pressupostos no caso de cumulao de pedidos.

3. O Ttulo Executivo
noo e espcies de ttulos executivos Toda a execuo tem por base um ttulo, pelo qual se determina o fim e os limites da aco executiva (art. 45., n. 1 do CPC). o chamado ttulo executivo, pea necessria e suficiente instaurao da aco executiva. Diz o art. 46. do CPC que: execuo apenas podem servir de base: as sentenas condenatrias; os documentos exarados ou autenticados por notrio que importem constituio ou reconhecimento de qualquer obrigao; os documentos particulares, assinados pelo devedor, que importem constituio ou reconhecimento de obrigaes pecunirias, cujo montante seja determinado ou determinvel nos termos do art. 805. do

4
CPC, ou de obrigao de entrega de coisas mveis ou de prestao de facto;

os documentos a que, por disposio especial, seja atribuda fora executiva.

A enumerao dos ttulos executivos taxativa. Da no serem vlidas as convenes negociais pelas quais as partes conferem fora executiva a outros documentos. Mas no se considera como excluda a validade das clusulas pelas quais os particulares privam de fora executiva os ttulos negociais constantes da enumerao legal. Ao lado das sentenas condenatrias, que constituem ttulos judiciais, perfilase uma lista de outros documentos: so os chamados ttulos extrajudiciais, susceptveis de servirem de base execuo. ttulos executivos judiciais Nos ttulos executivos judiciais incluem-se: 1) as sentenas condenatrias (proferidas pelos tribunais estaduais); 2) os despachos condenatrios; 3) as decises arbitrais; e 4) as sentenas proferidas por tribunais estrangeiros. sentenas condenatrias Apenas as sentenas condenatrias, nos termos da aliena a) do n. 1 do art. 46. do CPC so exequveis. A exequibilidade no se reporta apenas s sentenas proferidas nas aces de condenao a que se refere a alnea b) do n. 2 do art. 4. do CPC, mas tambm s sentenas exaradas nas aces de simples apreciao ou nas aces constitutivas da previso das alneas a) e c) dos mesmos nmero e artigo, na parte em que contenham um segmento condenatrio (em qualquer tipo de aco no apenas de condenao, mas tambm de Mara apreciao, constitutiva ou at de execuo , tem, em princpio, lugar a condenao em custas e a deciso que a profere constitui ttulo executivo para o efeito da sua cobrana coerciva). Aqui se incluem, igualmente, as sentenas homologatrias, quer as de transaco ou confisso do pedido (art. 300., n. 3 do CPC), quer as de partilha (art. 1382., n. 1 do CPC), por serem tambm sentenas condenatrias. Tambm suportam execuo, desde que condenatrias, as decises dos juzos de paz, quer as proferidas na sequncia de julgamento, quer as que homologuem os acordos a que as partes tenham chegado (arts. 56., n. 1 e 61. da Lei n. 78/2001, de 13 de Julho).

5
Os requisitos de exequibilidade das sentenas constam do art. 47. do CPC. As sentenas s se configuram como ttulo executivo aps o trnsito em julgado, ou seja, desde que insusceptveis de recurso ordinrio ou de reclamao (cfr. art. 677. do CPC). S no ser assim, se o recurso interposto contra a sentena tiver efeito meramente devolutivo. Neste caso, possvel executar provisoriamente a deciso recorrida na pendncia do recurso. Se tal ocorrer, a execuo extinguir-se- ou modificar-se- em conformidade com a deciso definitiva. No exequvel, portanto, a sentena sujeita a recurso ordinrio recebido no efeito suspensivo, uma vez que a atribuio desse efeito obsta a que a sentena se execute enquanto o recurso no for julgado. Quanto s decises de mrito proferidas em aces de simples apreciao, pacfico que no se pode falar de ttulo executivo. Face ao disposto no n. 5 do art. 47. do CPC, caso tenha havido condenao genrica (n. 2 do art. 661. do CPC), e no dependendo a liquidao da obrigao de simples clculo aritmtico, a sentena s constitui ttulo executivo aps a liquidao no processo declarativo. despachos condenatrios So equiparados s sentenas, sob o ponto de vista da fora executiva, os despachos e quaisquer outras decises ou actos da autoridade judicial que condenem no cumprimento duma obrigao (art. 48., n. 1 do CPC)3. decises arbitrais As decises proferidas pelo tribunal arbitral so exequveis nos mesmos termos em que o so as decises dos tribunais comuns (art. 48., n. 2 do CPC). sentenas proferidas por tribunais estrangeiros As sentenas proferidas por tribunais ou por rbitros em pas estrangeiro s se tornam exequveis depois de revistas e confirmadas pelo tribunal portugus competente, isto sem prejuzo do que se ache estabelecido em tratados, convenes, regulamentos comunitrios e leis especiais (n. 1 do art. 49. do CPC).

o exemplo dos despachos que atribuem indemnizaes a testemunhas (art. 644. do CPC), os que arbitrem indemnizaes a testemunhas (art. 519., n. 2 do CPC), ou a terceiros que no apresentem documentos (art. 532. do CPC), e os que fixem honorrios a peritos, tradutores e intrpretes (art. 34., n. 1 do CCJ).
3

6
Igualmente com a mesma ressalva, diz-se no n. 1 do art. 1094. do CPC que as referidas decises no tm eficcia em Portugal, seja qual for a nacionalidade das partes, sem estarem revistas e confirmadas. Compreende-se que assim seja, por as decises emanadas de um determinado Estado limitarem, em princpio, a sua eficcia ao seu territrio, uma vez que, como o poder jurisdicional integra a soberania do Estado, esse poder s pode ser exercido pelos rgos que cada Estado soberano estabelecer. Os requisitos exigidos para a confirmao das sentenas estrangeiras sobre direitos privados constam do art. 1096. do CPC, onde se acolhe uma reviso puramente formal (ou de deliberao). No entanto, pela via da impugnao do pedido de reconhecimento, o nosso sistema legal contempla dois casos de reviso de mrito: quando a sentena tiver sido proferida contra portugus com o resultado da aco a ser-lhe mais favorvel se o tribunal estrangeiro tivesse aplicado o direito material portugus, desde que por este devesse ser resolvida a questo segundo as normas de conflitos da lei portuguesa (art. 1100., n. 2 do CPC); e quando surja um documento novo que, por si s, seja suficiente para modificar a deciso em sentido mais favorvel parte vencida (art. 1100., n. 1 do CPC, na parte em que remete para a alnea c) do art. 771. do CPC). Da deciso da Relao sobre o mrito da causa cabe recurso de revista (art. 1102., n. 1 do CPC). O Ministrio Pblico, ainda que no seja parte principal, pode recorrer com fundamento na violao das alneas c), e) e f) do art. 1096 do CPC (art. 1102., n. 2 do CPC). Competentes para julgar os processos de reviso e confirmao de sentena estrangeira so os tribunais da Relao (art. 56., n. 1, alnea f) da LOFTJ4). Porm, o mbito de aplicao dos preceitos da lei portuguesa sobre a reviso das sentenas estrangeiras encontra-se grandemente reduzido em consequncia da vigncia do Regulamento Bruxelas I e da Conveno de Lugano, que estabelecem o reconhecimento automtico das sentenas proferidas noutro Estado da Unio ou, no caso da Conveno, noutro Estado Contratante, sem necessidade de recurso a qualquer processo. Ressalva a primeira parte do n. 1 do art. 49. do CPC: Sem prejuzo do que se ache estabelecido em tratados, convenes, regulamentos comunitrios e leis especiais (). No que s convenes diz respeito, necessrio fazer referncia s Convenes Relativas Competncia Judiciria e Execuo de Decises em
4

Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais.

7
Matria Civil e Comercial, celebrados em Bruxelas, em 27.09.68, entre os Estados da Comunidade Europeia, e em Lugano, em 16.09.88, entre Estados da Comunidade Europeia e da Associao Europeia de Comrcio Livre. Releva, igualmente, no que diz respeito s decises proferidas por tribunais estaduais estrangeiros, o Regulamento (CE) n. 44/2001, do Conselho, de 22 de Dezembro de 2000, que substitui, entre os Estados da Comunidade, a Conveno de Bruxelas, que se manter contudo em vigor nas relaes entre a Dinamarca e os Estados-Membros. As Convenes e o Regulamento aplicam-se em matria cvel e comercial, mas deles esto excludos o estado e a capacidade das pessoas singulares, os regimes matrimoniais, os testamentos, as sucesses, as falncias, as concordatas e outros processos anlogos, a segurana social e a arbitragem (art. 1.). Face ao disposto nos arts. 27. das Convenes e 34. do Regulamento, as decises no sero reconhecidas, entre outros motivos: se o reconhecimento for contrrio ordem pblica do Estado requerido; se o acto que iniciou a instncia, ou acto equivalente, no tiver sido comunicado ou notificado ao requerido revel, em tempo til, por forma a permitir-lhe a defesa; e se a deciso for inconcebvel com outra deciso proferida entre as mesmas partes. Enquanto o reconhecimento das decises proferidas num Estado contratante ou num Estado-Membro automtico, operando ipso iure, s havendo necessidade de obter um reconhecimento formal quando uma das partes questiona a eficcia da deciso (arts. 26. das Convenes, e 33. do Regulamento), a exequibilidade da deciso nunca automtica, havendo sempre necessidade de solicitar o exequatur. No art. 32. das Convenes, elegeu-se para Portugal o Tribunal de crculo como o competente para decidir do exequatur, cabendo do que ele resolver recurso para o tribunal de Relao (art. 40.) e do acrdo desta para o STJ, restrito matria de direito (art. 41.). Note-se que as Convenes e o Regulamento apenas regulam a concesso do exequatur de decises judiciais e de outros ttulos executivos estrangeiros, encontrando-se o processo executivo propriamente dito sujeito ao direito interno do Estado do foro. ttulos executivos extrajudiciais

8
Nos ttulos executivos extrajudiciais, incluem-se os documentos exarados ou autenticados por notrio, os documentos particulares, os documentos a que seja atribuda fora executiva e os ttulos exarados em pas estrangeiro. documentos exarados ou autenticados por notrio Segundo o art. 35. do CN5, em consonncia com o disposto no art. 363. do C.C., os documentos lavrados por notrio ou em que ele intervenha podem ser autnticos ou autenticados. So autnticos os documentos exarados pelo notrio nos respectivos livros, ou em instrumentos avulsos (v.g., escrituras pblicas e testamentos pblicos). So autenticados os documentos particulares confirmados pelas partes perante notrio (v.g., os testamentos cerrados). Tanto uns como outros para serem ttulos executivos devem formalizar o acto de constituio de uma obrigao ou o reconhecimento da sua existncia (documento recognitivo). documentos particulares Os documentos particulares, para se configurarem como ttulos executivos, devem obedecer aos requisitos mencionados na alnea c) do n. 1 do art. 46. do CPC, a saber: conterem a assinatura do devedor; importarem a constituio ou reconhecimento de obrigaes; as obrigaes reportarem-se ao pagamento de quantia determinada ou determinvel por simples clculo aritmtico, entrega de coisa ou prestao de facto. Para que os documentos particulares no autenticados constituam ttulo executivo, so necessrios preencher dois requisitos, a saber:

um requisito de fundo: que neles conste a obrigao de pagamento de quantia determinada ou determinvel por simples clculo aritmtico, de entrega de coisa ou de prestao de facto (art. 46., n. 1, alnea c) do CPC); e

um requisito de forma: que, quando se trate de documento assinado a rogo, a assinatura do rogado esteja reconhecida por notrio (art. 51. do CPC).

Nos escritos particulares, com assinatura a rogo, que a assinatura feita por algum (rogado), a pedido do autor das declaraes documentadas (rogante), o

Cdigo do Notariado.

9
documento apenas goza de fora executiva se a assinatura estiver reconhecida por notrio, nos termos da lei notarial (art. 51. do CPC). Segundo o art. 154. do CN, a assinatura a rogo, a efectivar pela via do reconhecimento presencial, s pode ocorrer quando o rogante no saiba ou no possa assinar, devendo o rogo ser dado ou confirmado perante o notrio, no prprio acto do reconhecimento da assinatura e depois de lido o documento ao rogante. A fotocpia autenticada de um ttulo de crdito no pode servir de base execuo, por s o prprio original implicar o reconhecimento da obrigao incorporada. Tambm o cheque no apresentado a pagamento no prazo de oito dias (primeiro pargrafo do art. 29. da LUC), ou no accionado dentro do prazo de seis meses (art. 52. da LUC), pode fundamentar uma execuo, no como ttulo cambirio, mas como documento particular respeitante constituio ou reconhecimento do crdito que incorpora e causal da sua emisso. No que concerne ao cheque, destaca-se, em primeiro lugar, a circunstncia de um cheque (como qualquer outro ttulo de crdito), acumular com as funes que lhe so peculiares, as de quirgrafo de um crdito, conservando estas mesmo depois de extintas aquelas. Da a obrigao causal sobreviver mesmo depois de extinta, por prescrio, a obrigao cartular, pelo que o ttulo de crdito, nessa emergncia, continuar a servir de base execuo. Em segundo lugar, o cheque um meio especialmente adequado a liquidar dvidas de dinheiro para com terceiras pessoas. A dvida a liquidar tanto pode ser a respeitante relao cartular como relao subjacente. Ao ordenar ao seu banqueiro, atravs de um cheque por si assinado, que pague determinada importncia a um terceiro a quem entrega o cheque, o sacador reconhece dever a este uma determinada importncia (obrigao pecuniria), pelo que o cheque em causa preenche todos os requisitos previstos na aliena c) do n. 1 do art. 46. do CPC, valendo como ttulo executivo. Em terceiro lugar, no tem de constar a razo de ordem do pagamento. Assim, constitui ttulo executivo o documento particular que titula determinado contrato em conjunto com a ordem de dbito em conta dirigida a um Banco, pela qual se ordena que este proceda ao pagamento dos recibos apresentados pelo credor relativos a esse contrato, por aquela ordem envolver o reconhecimento de um dvida preexistente para com o credor. Portanto, segundo o entendimento maioritrio, prescrita a obrigao cartular constante de uma letra, livrana ou cheque, o ttulo de crdito pode continuar a valer

10
como ttulo executivo, desta vez enquanto escrito particular consubstanciando a obrigao subjacente. Quando o ttulo de crdito menciona a causa da relao jurdica subjacente, no se justifica nunca o estabelecimento de qualquer distino entre o ttulo prescrito e outro documento, enquanto ambos se reportem relao jurdica subjacente. Quando o ttulo de crdito no menciona a causa da obrigao, tal como quanto qualquer outro documento particular nas mesmas condies, necessrio distinguir consoante a obrigao a que se reportam resulte ou no de um negcio formal: 1) no primeiro caso, uma vez que a causa do negcio jurdico um elemento essencial deste, o documento no constitui ttulo executivo (arts. 221., n. 1 e 223., n. 1 do C.C.); 2) no segundo caso, a autonomia do ttulo executivo face obrigao exequenda e a considerao do regime do reconhecimento de dvida (art. 458., n. 1 do C.C.), leva a admiti-lo como ttulo executivo, sem prejuzo da causa da obrigao dever ser invocada na petio executiva e poder ser impugnada pelo executado. Se o exequente no a invocar, ainda que a ttulo subsidirio, no requerimento executivo, no possvel faz-lo na pendncia do processo aps a verificao da prescrio da obrigao cartular e sem o acordo do executado (art. 272. do CPC), uma vez que implica a alterao da causa de pedir. documentos a que seja atribuda fora executiva Nos termos da aliena d) do n. 1 do art. 46. do CPC, tambm podem servir de base a execuo os documentos a que, por disposio especial, seja atribuda fora executiva (v.g., arts. 88., n. 4 e 162., aliena a) do CPPT; arts. 88., n. 1 e 89., n. 1 do Decreto-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro; art. 7., n.1 do Decreto-Lei n. 42/2001, de 9 de Fevereiro; art. 133. do Regulamento dos Servios dos Registos e do Notariado; arts. 16. e ss. do CCJ e 92. do CPC; art. 1016., n. 4 do CPC; art. 14., n. 1 do RPCOP6; art. 2. da Lei n. 104/88, de 31 de Agosto; art. 17., n. 2 do RAU; art. 101., n. 1 do RAU). ttulos exarados em pas estrangeiro Diversamente do que ocorre com as sentenas estrangeiras que necessitam de ser revistas e confirmadas por um tribunal portugus para que possam ser executadas em Portugal, os ttulos exarados em pas estrangeiro no carecem de reviso para serem exequveis (n. 2 do art. 49. do CPC).
Regime dos procedimentos destinados a exigir o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no superior alada do tribunal de 1. instncia.
6

10

11
Compreende-se a diferena de regime: ao executado no caso de execuo baseada em ttulo extrajudicial, so dadas maiores garantias para se defender (todas as garantias de um processo declaratrio). A legalizao, se necessria, far-se- de harmonia com o disposto no art. 540. do CPC, ou seja, pelo reconhecimento feito pelo agente diplomtico ou consular portugus da assinatura do funcionrio pblico estrangeiro que assinou o documento autntico ou reconheceu a assinatura do devedor no documento particular. Segundo os arts. 50. das Convenes de Bruxelas e de Lugano e 57., 1, do Regulamento (CE) n. 44/2001 do Conselho de 22 de Dezembro de 2000, os actos autnticos exarados num Estado contratante ou num Estado-Membro (no os documentos particulares) e que a tenham fora executiva so declarados executrios noutro Estado contratante ou Estado-Membro, mesmo que aqui no fossem exequveis, mediante requerimento do interessado, em situao paralela que ocorre com a declarao de executoriedade das sentenas. o processo de injuno A injuno surgiu com o Decreto-Lei n. 404/93, de 10 de Dezembro, definida como a providncia que visava conferir fora executiva ao requerimento destinado a obter o cumprimento efectivo de obrigaes pecunirias decorrentes de contrato cujo valor no excedesse metade do valor da alada do tribunal de 1. instncia (art. 1.). O Decreto-Lei n. 404/93, de 10 de Dezembro foi revogado pelo Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (art. 7.), que aprovou o RPCOP. No RPCOP, considera-se injuno a providncia que tem por fim conferir fora executiva a requerimento destinado a exigir o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no superior alada do tribunal de 1. instncia (art. 7.), ou seja, de valor no superior a 3740,98, por ser deste valor presentemente a alada desse tribunal (art. 24., n. 1 da LOFTJ). O requerimento de injuno deve ser apresentado, escolha do credor, na secretaria do tribunal do lugar do cumprimento da obrigao ou na secretaria do tribunal do domiclio do devedor (art. 8., n. 1 do RPCOP). Dele deve constar uma exposio sucinta dos factos que fundamentam a pretenso e a formulao do pedido, com discriminao do valor do capital, juros vencidos e outras quantias devidas (art. 10., n. 2 do RPCOP). A execuo tem como limites as importncias referidas na alnea d) do art. 13. (art. 21., n. 1). Revertem, em partes iguais, para o exequente e para o Cofre Geral dos Tribunais os juros que acrescem aos juros de mora (n. 2). No h reduo da taxa de justia na oposio execuo (n. 3).

11

12
Ao lado da injuno, existe outro procedimento para aposio de frmula executria, sob a forma de aco declarativa especial, para exigir o cumprimento de obrigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no superior alada do tribunal de 1. instncia.

4. A Certeza, Exigibilidade e a Liquidez da Obrigao7


a certeza da obrigao A certeza da obrigao relaciona-se apenas com a prpria prestao ou com o seu objecto (no com o quantitativo da prestao, por este se reportar obrigao lquida). Resulta do n. 1 do art. 280. do C.C. que apenas se consideram nulos os negcios jurdicos de objecto indeterminvel, mas no os de objecto indeterminado. O art. 400. do C.C. regula a forma da sua determinao, dizendo que a determinao pode ser confiada, pelos prprios interessados, a uma ou outra das partes ou a terceiro. De entre as possveis classificaes das obrigaes quanto ao objecto, destaca aquela que distingue entre as obrigaes especficas e obrigaes genricas (classificao circunscrita s obrigaes de prestao de coisas) e entre obrigaes cumulativas e obrigaes alternativas (classificao respeitante s obrigaes de prestaes de coisas ou de factos). A obrigao especfica, quando o seu objecto descrito individualizada ou concretamente (v.g., entrega de determinado automvel, a restituio do livro emprestado). genrica a obrigao cujo objecto da prestao se encontra apenas determinado pelo seu gnero e pela sua quantidade (v.g., a compra de cem garrafas de vinho). A individualizao ou determinao do objecto da prestao (concentrao), necessria passagem da obrigao genrica a especfica, realiza-se mediante uma operao de escolha. Se os objectos compreendidos no gnero tiverem rigorosamente a mesma qualidade, a determinao faz-se por meio de especificao, que se pode reconduzir a uma simples operao de contagem, pesagem ou medio. Nas obrigaes especficas, ao lado das obrigaes simples (o objecto da prestao um s), surgem as obrigaes complexas ou as obrigaes mltiplas (o objecto da prestao plural, abrangendo vrios factos, vrias coisas ou, ao mesmo
Para mais aprofundamento sobre esta matria, vide Jos Lebre de Freitas, A Aco Executiva depois da Reforma, 4. edio, Coimbra Editora, pp. 81 e ss.
7

12

13
tempo, um ou mais factos e uma ou vrias coisas). As ltimas (obrigaes mltiplas) subdividem-se em obrigaes cumulativas e obrigaes alternativas. A obrigao cumulativa quando os vrios objectos sobre que incide devem ser efectivamente prestados (v.g., entrega de um automvel e construo de um muro). Nos termos do n. 1 do art. 543. do C.C., alternativa a obrigao que compreende duas ou mais prestaes, mas em que o devedor se exonera efectuando aquela que, por escolha, vier a ser designada. Na obrigao alternativa, encontram-se vrios objectos na obrigao, mas uma s prestao deve ser executada. Como ocorre com as obrigaes genricas, tambm nas obrigaes alternativas a determinao da prestao (concentrao) faz-se mediante escolha. Diversamente do que ocorre com o processo executivo, a incerteza da obrigao no obstculo propositura e prosseguimento da aco declarativa (art. 468.). o que acontece quando a escolha compete ao devedor, porquanto at ela ocorrer o credor tem direito a receber em alternativa uma ou outra das prestaes, no incidindo o seu direito sobre ambas isoladamente consideradas. a exigibilidade da obrigao A obrigao exigvel desde que se encontre vencida. Sempre que a obrigao preencha este requisito, o credor pode promover a execuo. Mas a inexigibilidade da prestao no surge como obstculo aco declarativa (art. 662.), admissvel a condenao do ru na satisfao da prestao na altura prpria, se a obrigao no for exigvel no momento em que a aco proposta. Segundo o art. 777. do C.C., h dois tipos de obrigaes: as 1) obrigaes puras; e 2) as obrigaes a prazo ou a termo. Nas obrigaes puras, o credor tem o direito de exigir a todo o tempo o cumprimento da obrigao, assim como o devedor pode a todo o tempo exonerar-se dela. O acto pelo qual o credor exige ou reclama do devedor o cumprimento da obrigao, chama-se interpelao. A inexigibilidade da obrigao pode resultar precisamente desta falta de interpelao, uma vez que a obrigao pura s se considera vencida a partir dela.

13

14
Nas obrigaes a prazo, h um termo de vencimento, estabelecido pelas partes ou pela lei ou fixado pelo tribunal. Vencem-se, portanto, automaticamente, sem necessidade de interpelao do credor (art. 805., n., aliena a) do C.C.). At ao dia do vencimento, nas obrigaes a prazo, a prestao inexigvel. Mas, mesmo alcanado o termo, pode pr-se o problema de inexigibilidade, se o credor no pedir o pagamento no domiclio do devedor, quando neste, segundo o estipulado pelas partes ou o fixado pela lei, deva ser efectuada a prestao. O domicilio do devedor o supletivamente escolhido pela lei para o cumprimento da obrigao (art. 772., n. 1 do C.C.). A fixao do prazo pelo tribunal, no caso de falta de estipulao, verifica-se quando as partes no cheguem a acordo e o estabelecimento de um prazo se imponha, dada a natureza da prestao, as circunstncias que a determinaram e a fora dos usos (n. 2 do art. 777. do C.C.)8. No n. 3 do art. 777. do C.C. prev-se um outro caso de fixao do prazo pelo tribunal. o de se ter deixado a sua determinao ao critrio do credor e este no usar da faculdade que lhe foi concedida. tambm factor da exigibilidade da obrigao as obrigaes sujeitas a condio suspensiva (art. 804., n. 1). A condio uma clusula acessria, susceptvel de ser inserida na generalidade dos negcios jurdicos, face ao princpio da liberdade negocial. Diz-se que a condio suspensiva quando as partes subordinam a um acontecimento futuro e incerto a produo dos efeitos do negcio jurdico (art. 270. do C.C.). Da o objecto do negcio ser certo; a sua eficcia que fica dependente da verificao da condio. A obrigao sob condio suspensiva s exigvel depois da condio se verificar. Finalmente, factor da exigibilidade da obrigao a satisfao de uma prestao por parte do credor ou de terceiro. A primeira situao (satisfao de prestao por parte do credor) ocorre no mbito dos contratos bilaterais ou sinalagmticos, caracterizados no apenas pela existncia de obrigaes para ambas as partes, mas tambm pela correspectividade e interdependncia entre elas. Consequncia do sinalagma funcional a excepo de
o que se verifica quando um indivduo se compromete a entregar coisa que possui em local remoto, um pedreiro se obriga a fazer um muro, algum se obriga a uma prestao que tem, segundo os usos, um momento espaado para se cumprir, como os fornecimentos de gs, gua e de luz e as comunicaes por telefone da rede fixa.
8

14

15
no cumprimento do contrato (arts. 428. a 431. do C.C.), a qual se caracteriza pela faculdade atribuda a qualquer das partes de um contrato bilateral, em que no haja prazos diferentes para o cumprimento das prestaes, de recusar a prestao a que se acha vinculada, enquanto a contraparte no efectuar a que lhe cabe ou no oferecer o seu cumprimento simultneo. Uma revelao prtica da excepo de no cumprimento encontra-se no art. 804., n.s 1 e 2, onde se pressupe que a obrigao s pode ser exigida ao devedor depois do credor provar que j satisfez a sua ou, pelo menos, a ofereceu. a liquidez da obrigao lquida, para efeitos de execuo, a obrigao cujo quantitativo no se encontra ainda determinado ou o seu objecto uma universalidade (arts. 471. e 805.)9. A obrigao lquida distingue-se assim da obrigao genrica, que aquela cujo objecto referido a um gnero que o contm. A obrigao genrica pode ter objecto qualitativamente indeterminado (obrigao de espcie indeterminada) ou determinado10. Normalmente, a obrigao genrica uma obrigao lquida, a menos que quantitativamente o seu objecto se apresente indeterminado (v.g., deve-se uma quantidade de toneladas de mrmore que ainda est por determinar). O art. 805. trata da obrigao na aco executiva, aplicando-se a todos os casos em que a obrigao exequenda (constante de ttulo diverso da sentena ou de sentena que condene no cumprimento de obrigao para cuja liquidao baste o clculo aritmtico) se apresente lquida em face do ttulo executivo. O n. 1 refere-se obrigao pecuniria ilquida e o n. 6 obrigao de entrega de uma universalidade. Neste ltimo caso, bem como quando a liquidao da obrigao no depende de simples clculo aritmtico11, pode ter lugar um incidente de liquidao na aco executiva. modo de proceder para tornar a obrigao certa

V.g., algum reclama um rebanho ou uma biblioteca, ou pede a entrega da sua parte numa herana indivisa, mas desconhece os animais e os livros que compem aquelas universalidades de facto e os bens e direitos que viro integrar a sua quota hereditria. 10 Veja-se o seguinte exemplo: so devidas 200 toneladas de mrmore de certa qualidade. Neste caso, a concretizao do objecto depende de um simples acto de individualizao das unidades que sero prestadas (para o processo de execuo para entrega de coisa certa, cf. art. 930., n. 2). 11 Tal dificilmente se verificar quanto a outras obrigaes que no as constantes de documento autntico. A obrigao constante de documento particular s exequvel quando lquida.
9

15

16
Nas obrigaes genricas e nas obrigaes alternativas, a escolha, determinao ou concentrao da prestao compete ao devedor (arts. 539. e 542., n. do C.C.), ao credor ou a terceiro (arts. 543., n. 2 e 549. do C.C.). A execuo iniciar-se- pea operao de escolha (art. 802.). escolha do devedor Diz o n. 1 do art. 803., em adjectivao do art. 548. do C.C., que pertencendo a escolha ao devedor (arts. 439. e 543., n. 2), este notificado para, no prazo de 10 dias, se outro no tiver sido fixado pelas partes, declarar por qual das prestaes opta. Feita a notificao, ou o devedor: 1) ou exerce o direito de escolha; ou 2) no faz declarao alguma. No primeiro caso (exerce o direito de escolha), o credor fica habilitado a apresentar o seu requerimento executivo, com indicao precisa da prestao que ir ser coactivamente satisfeita. No segundo caso (no exerce o direito de escolha), e por o direito de escolha se lhe devolver (art. 803., n. 2), o credor tambm pode apresentar o requerimento executivo com indicao da prestao que lhe convier. escolha do credor Neste hiptese, o credor exerce o direito de escolha no requerimento executivo, solicitando que o devedor seja citado para prestar a coisa ou o facto que lhe aprouver pedir. escolha de terceiro Diz o n. 3 do art. 803. que: Cabendo a escolha a terceiro, ser este notificado para a efectuar; na falta de escolha pelo terceiro, bem como no caso de haver vrios devedores e no ser possvel formar maioria quanto escolha, ser esta efectuada pelo tribunal, a requerimento do exequente, aplicando-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 1429. Assim: 1) o exequente comea por requerer a notificao do terceiro a fim de ele efectuar a escolha; 2) se ele no efectuar a escolha, e tambm no processo de execuo, mediante o recurso ao processo de jurisdio voluntria de determinao judicial da prestao do art. 1429., o exequente apresentar um novo requerimento, indicando e justificando a prestao que entender adequada; 3) ser ento citado o executado, que pode indicar prestao diferente, desde que tambm a justifique; 4) depois o juiz decide, colhendo as provas necessrias. Seguidamente, o exequente apresentar o seu requerimento executivo, pedindo que o executado preste a coisa ou o facto que o juiz escolheu.

16

17
Este regime aplicvel ao caso de haver vrios devedores e no ser possvel formar maioria quanto escolha (art. 803., n. 3). Se a escolha tiver sido feita antes do incio do processo de execuo, cabe ao exequente provar documentalmente perante o agente de execuo, ou, se tal no for possvel, atravs de outros meios perante o juiz que a concentrao da prestao ocorreu, por analogia com o disposto no art. 804., n.s 1 e 2. modo de proceder para tornar a obrigao exigvel As obrigaes a prazo esto excludas das diligncias da fase preliminar da execuo, salvo as previstas no n. 2 do art. 777. do C.C. A aco executiva, no que a elas respeita, no pode ser promovida enquanto a obrigao se no vencer. Se o for, o juiz deve, desde que haja lugar a despacho liminar, indeferir in limine o requerimento executivo. No que concerne ao procedimento a seguir para a converso das obrigaes inexigveis em obrigaes exigveis, na fase preliminar da execuo, estando em causa uma obrigao dependente de condio suspensiva ou de uma prestao por parte do credor ou de terceiro. Incumbe ao credor provar documentalmente, perante o agente de execuo, que se verificou a condio ou que se efectuou ou ofereceu a prestao (art. 804., n. 1). Caso no seja possvel o recurso prova documental, o credor deve requerer a execuo, oferecer as respectivas provas, que sero sumariamente produzidas perante o juiz; entendendo este ser necessrio ouvir o devedor, proceder-se- sua citao com a advertncia de que, na falta de contestao, se considerar verificada a condio ou efectuada ou oferecida a prestao, de harmonia com o requerimento executivo (art. 804., n. 2). O executado s pode contestar em oposio execuo (arts. 804., n. 3 e 814., alnea e)). Apesar de no mencionadas no art. 804., tambm as obrigaes dependentes de prazo a fixar pelo tribunal, nos termos do n. 2 do art. 777., devem converter-se em obrigaes exigveis na fase liminar da aco executiva, a requerimento do credor. Quando a inexigibilidade deriva apenas da falta de interpretao ou do facto de no ter sido pedido o pagamento no domiclio do devedor, a obrigao considera-se vencida com a citao do executado. modo de proceder para tornar a obrigao lquida

17

18
A liquidao da obrigao constante de ttulo executivo pode caber: 1) ao exequente; 2) ao tribunal; ou 3) a rbitros. A liquidao feita pelo requerente tem lugar quando ela dependa de simples clculo aritmtico. o exemplo da obrigao em que vencem juros, quer convencionais, quer moratrios (arts. 559. do C.C. e 102. do C.Com.). A liquidao tem lugar no prprio requerimento executivo, onde o exequente, depois de proceder a contas e operaes, conclui com um pedido lquido (art. 805., n. 1). Se a execuo compreende jris que se continuem a vencer, a liquidao deles feita, a final, pela secretaria, de acordo com o ttulo executivo e os documentos que o exequente oferea em conformidade com ele ou, se for caso disso, em funo das taxas de juro de mora aplicveis (art. 805., n. 2). Diz o n. 3 do art. 805. que: No estando determinado o dia a partir do qual ho-de ser contados os juros, e esse dia, a requerimento prvio do credor, fixado por despacho em harmonia com o ttulo executivo, depois de ouvidas as partes. A liquidao feita pelo tribunal configura-se como um verdadeiro processo declarativo destinado a determinar o montante da prestao ou a especificar os elementos da universalidade. No requerimento inicial, o credor indicar os valores que considere compreendidos na prestao devida, concluindo por um pedido lquido (art. 805., n. 1). Sendo o ttulo executivo extrajudicial, o requerimento do credor iniciar a execuo e provocar a imediata citao do executado para a contestar, em oposio execuo, com a advertncia de que, na falta de contestao, a obrigao se considera fixada nos termos daquele requerimento. A citao efectuada sem necessidade de despacho liminar (art. 812., n. 7, alnea b)). A liquidao feita pelos rbitros, quer se destine a executar sentena de condenao genrica quer qualquer outro ttulo executivo, ocorre, segundo os arts. 380.-A, n. 1 e 805., n. 5, nos casos em que a lei especialmente o determine (arbitragem necessria) ou as partes o convencionem (arbitragem voluntria). A liquidao fundada em ttulo diverso de sentena ocorrer sempre antes de apresentado o requerimento executivo (art. 805., n. 5). Quando a liquidez da obrigao resulta desta ter por objecto mediato uma universalidade de facto, o credor deve, atravs do incidente de liquidao, proceder fixao do seu objecto, no decurso da aco declarativa (arts. 378., n. 1 e 471., n. 2)12.
Veja-se o exemplo em que A prope uma aco de reivindicao dos quadros de uma galeria ou dos animais de um rebanho. A liquidao consistir em se determinarem e identificarem posteriormente as unidades compreendidas na
12

18

19
A deciso que conhece da liquidao, independentemente do processo em que ocorrer, ter necessariamente de fixar o contedo da obrigao, atravs da referncia ao nmero de unidades que integram a universalidade e da descrio pormenorizada de cada uma das espcies. Por esta razo se entende que inadmissvel a soluo do n. 6 do art. 805., ou seja, inadmissvel que nesse n. 6, de harmonia com o previsto na parte final do n. 2 do art. 471., se estabelea que a liquidao possa ter lugar em momento imediatamente posterior apreenso, procedendo-se a entrega ao exequente. A realidade que aqui se contempla identifica-se com a contemplada para entrega de coisa certa, visando apenas a efectivao da prestao do devedor, e no a fixao do contedo da sua obrigao13-14.

5. A Competncia na Aco Executiva


competncia internacional A nica norma que, no Cdigo de Processo Civil, expressamente atribui competncia aos tribunais portugueses, no que concerne aco executiva, a constante da alnea e) do art. 65.-A. Diz-se nela serem da competncia exclusiva dos tribunais portugueses as execues sobre bens existentes em territrio portugus. A doutrina tradicional, confrontada com a insero das normas do art. 65. e com a ausncia de qualquer outra norma que explicitamente as afastasse no mbito da aco executivo, procedia sua aplicao directa a esta aco, utilizando os mesmos critrios para definir a competncia internacional dos tribunais portugueses na aco declarativa e na aco executiva15. Para Anselmo de Castro, a competncia internacional dos tribunais portugueses para as execues baseadas em sentena restringir-se-ia aos casos em que os bens a executar se encontrassem em Portugal, ou seja, os tribunais portugueses s seriam internacionalmente competentes quando a execuo devesse correr sobre bens sitos em Portugal.

universalidade. 13 Por admitir a possibilidade da liquidao ocorrer, quando a obrigao recai sobre uma universalidade de facto, aps a apreenso, Paula Costa e Silva, na necessidade de defender, em certas circunstncias, liquidao de sentena, naquela situao, se pode aplicar o meio previsto no art. 805., n. 6. 14 Lebre de Freitas e Ribeiro Mendes surgem, contudo, a defender a posio legalmente consagrada no n. 6 do art. 805., com o argumento do exequente no poder, por vezes, fazer a discriminao, por universalidade se achar na posse do executado, sem que ele tenha meios para a ela aceder. 15 Neste sentido, Alberto dos Reis.

19

20
Para Miguel Teixeira de Sousa, os tribunais portugueses s seriam internacionalmente competentes para conhecerem as execues para as quais j o fossem por aplicao das normas de competncia territorial. Daqui resulta que, dentro dos princpios consagrados no art. 65.16, s o princpio da coincidncia seria aplicado aco executiva (alnea b) do n. 1 do art. 65.). Segundo este princpio, a jurisdio portuguesa ser competente para a execuo, quando esta deva ser instaurada num tribunal portugus, nos termos das regras de competncia territorial (arts. 73. e ss.): o foro da situao dos bens, o foro do contrato, o foro do delito, o foro do domiclio do autor ou do ru, o foro convencional, etc. Este critrio denominado, na doutrina, por princpio da coincidncia, face coincidncia entre a competncia interna (em razo do territrio) e a competncia internacional. Ulteriormente, este autor admitiu igualmente a competncia internacional dos tribunais portugueses sempre que o executado tenha domiclio em territrio portugus ou, pelo menos, existirem bens penhorveis em Portugal. Segundo Fernando Amncio Ferreira17, alm da aplicao do art. 65.-A, aliena e), tambm de aplicar o preceito do art. 65. em toda a sua extenso. competncia interna em razo da matria A competncia dos tribunais judiciais para a aco executiva determina-se: 1) por um critrio de atribuio positiva; e 2) por um critrio de competncia residual. De acordo com o primeiro, cabem na competncia dos tribunais judiciais todas as aces executivas baseadas na no realizao de uma prestao devida segundo as normas do direito privado. De acordo com o segundo, os tribunais judiciais so tambm competentes para as aces executivas que no caibam no mbito da competncia atribuda aos tribunais de outra ordem jurisdicional (art. 18., n. 1 da LOFTJ e 66.). Diz o art. 103. da LOFTJ que: Nas circunstncias no abrangidas pela competncia dos juzos de execuo, os tribunais de competncia especializada e de competncia especfica so competentes para exercer, no mbito do processo de execuo, as competncias previstas no Cdigo de Processo Civil, quanto s decises que hajam proferido.
Princpio do domicilio do executado ou de algum dos executados; princpio da coincidncia; princpio da causalidade; e princpio da necessidade ou da no exigibilidade. 17 Cfr. Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, Almedina, pp. 71 e ss.
16

20

21
Carecem de competncia executiva os tribunais arbitrais, que no so dotados de jus imperii. em razo da hierarquia Apenas os tribunais de 1. instncia tm competncia executiva (arts. 90, n. 1 e 91., n. 1). Tal acontece, designadamente, no caso de execuo de deciso proferida em aco proposta na Relao e no STJ. No havendo nunca lugar a actos executivos em tribunal superior, os tribunais da Relao e o STJ limitam-se, no que diz respeito s decises proferidas no decurso da aco executiva, a decidir nos mesmos termos que na aco declarativa, os recursos para eles interpostos e os conflitos de jurisdio e de competncia. em razo do valor e da forma do processo aplicvel Como tribunais de competncia especfica, na rea cvel, podem ser criados as varas cveis, os juzos cveis, os juzos de pequena instncia cvel e os juzos de execuo (art. 96. da LOFTJ). Aos juzos de execuo compete exercer, no mbito do processo civil, as competncias previstas no Cdigo de Processo Civil (art. 102.-A da LOFTJ). Tambm podem ser criadas secretarias de execuo com competncia para, atravs de oficiais de justia, efectuar as diligncias necessrias tramitao do processo comum de execuo (art. 121.-A da LOFTJ). deciso em razo do territrio A competncia para a aco executiva em razo do territrio estabelecida nos arts. 90. a 95.. No entanto, necessrio distinguir entre 1) a execuo baseada em deciso condenatria de um tribunal judicial ou de um tribunal arbitral; e 2) a execuo baseada noutro ttulo. Baseando-se a execuo em sentena condenatria proferida por tribunal judicial (portugus), h ainda que distinguir os casos em que a aco declarativa tenha sido proposta num tribunal de 1. instncia e os casos em que a aco declarativa tenha funcionado como 1. instncia um tribunal superior. No caso da aco em que foi proferida a deciso exequenda ter sido proposta num tribunal de 1. instncia, competente para a execuo o tribunal do lugar em que a causa foi julgada em 1. instncia (art. 90., n. 1), ainda que a sentena por ele proferida tenha sido revogada em recurso.

21

22
A regra mantm-se quanto s condenaes em custas, multas ou indemnizaes (arts. 92., n. 1 e 93., n. 1). No caso da aco em que foi proferida a deciso exequenda ter sido proposta na Relao ou no STJ, a execuo promovida no tribunal de 1. instncia do domiclio do executado (art. 91.), ou, se este no tiver domiclio em Portugal, mas aqui tiver os bens, no da situao desses bens (art. 94., n. 3). Para a execuo das sentenas proferidas por rbitros, competente o tribunal do lugar do funcionamento da arbitragem (art. 90., n. 2 e art. 30. da LAV18). Baseando-se a execuo em ttulo que no seja deciso de um tribunal judicial ou de um tribunal arbitral, necessrio distinguir:

se a execuo for para entrega de coisa certa ou por dvida com garantia real, competente o tribunal do lugar em que a coisa se encontre ou situe (art. 94., n. 2);

nos restantes casos (execuo por dvida pecuniria ou de prestao de facto, sem garantia real), competente o tribunal do lugar onde a obrigao devia ser cumprida (art. 94., n. 1).

Estas normas aplicam-se, nomeadamente, no caso da execuo se fundar em ttulo executivo extrajudicial ou em sentena condenatria proferida por tribunal no integrado na ordem dos tribunais judiciais.

6. As Partes
legitimidade do exequente e do executado Diz-se no n. 1 do art. 55. que a execuo deve ser promovida pela pessoa que no ttulo executivo figure como credor e deve ser instaurada contra a pessoa que no ttulo tenha a posio de devedor. No se diz que so parte legtimas, como exequente e executado, o credor e o devedor, respectivamente, mas aqueles que no ttulo figurem nessas qualidades, o que significa que uma pessoa pode aparecer no ttulo na posio de credor ou de devedor sem que seja realmente titular de um direito de crdito ou sujeito de uma obrigao. Apenas o ttulo executivo faz presumir a existncia de um crdito e de uma dvida. Nos ttulos ao portador (v.g., cheque), tem legitimidade como exequente o portador do ttulo, apesar de neles, por natureza, no figurar o nome do credor (art. 55., n. 2).

18

Lei da Arbitragem Voluntria.

22

23
Assim, na aco executiva, a legitimidade aferida atravs de um critrio formal, diversamente no que ocorre na aco declarativa, onde se faz apelo a um critrio substancial, identificando-se a legitimidade com o interesse que o autor e o ru tm, respectivamente, em demandar e contradizer (art. 26., n. 1). desvios regra geral da determinao da legitimidade No entanto, h alguns desvios regra geral enunciada no art. 55., n. 1, nomeadamente o seu n. 2, atrs referido, e os arts. 56., 57. e 59., referentes: sucesso no direito ou na obrigao; dvida provida de garantia real sobre bens de terceiro; a terceiros abrangidos pelo caso julgado; e legitimidade do Ministrio Pblico como exequente.

sucesso no direito real sobre bens de terceiro Diz o n. 1 do art. 56. que: A execuo tem de ser promovida pela pessoa que no ttulo executivo figure como credor e deve ser instaurada contra a pessoa que no ttulo tenha a posio de devedor. Trata-se da habilitao-legitimidade. Havendo tem por fim legitimar o executado. Caso o executado discorde da habilitao deduzida, deve opor-se-lhe, nos termos do art. 814., alnea c). Por outro lado, no requerimento executivo, o exequente deve deduzir os factos constitutivos da sucesso. Mas no tem que oferecer a prova desses factos, sem prejuzo de poder logo apresentar a meramente documental. Aprova dos fundamentos da sucesso s ocorrer no caso do executado se opor execuo com fundamento na legitimidade (art. 814., alnea c)). dvida provida de garantia real sobre bens de terceiro Os n.s 2 e 3 do art. 56. tratam da legitimidade passiva na aco executiva quando o objecto desta uma dvida provida de garantia real sobre bens de terceiro. Neste caso, o exequente goza de trs faculdades: demandar apenas o devedor, prescindindo de garantia; intentar a aco executiva unicamente contra o terceiro, a fim de fazer valer a garantia; sucesso no direito, a habilitao visa legitimar o exequente; havendo sucesso na obrigao, a habilitao

23

24
instaurar a aco directamente contra o terceiro, para tambm fazer valer a garantia, e demandar o devedor, de incio ou depois de reconhecida a insuficincia dos bens onerados, entretanto penhorados. Se os bens onerados pertencem ao devedor, mas esto na posse de terceiro, nos termos do n. 4 do art. 56., o exequente pode: demandar conjuntamente o devedor e o possuidor dos bens; ou demandar apenas o devedor.

Assim, no se admite que a execuo possa apenas ser instaurada contra o possuidor dos bens onerados com a garantia real, desacompanhado do devedor seu titular. A lei tem em vista apenas o possuidor em nome prprio, e no o simples detentor. Tratando-se de ttulo executivo extrajudicial, o terceiro que onerou os seus bens para garantir o cumprimento de obrigao alheia pode ser demandado, apesar de no figurar no ttulo. Se tal ocorrer, o terceiro tem legitimidade para se opor execuo, semelhana do devedor, por no ter tido tambm a oportunidade de se defender em aco declarativa. terceiros abrangidos pelo caso julgado Diz-se no art. 57. que: A execuo fundada em sentena condenatria pode ser promovida, no s contra o devedor, mas ainda contra as pessoas em relao s quais a sentena tenha fora de caso julgado. Nos termos do n. 1 do art. 671., os limites do caso julgado material operam atravs das partes, do pedido e da causa de pedir. Daqui resulta o princpio da eficcia relativa do caso julgado, pelo qual a sentena s tem fora de caso julgado entre as partes (inter partes). Contudo, h excepes a este princpio, sendo o exemplo do art. 57., que diz que a execuo pode correr, no apenas contra o condenado (devedor), pela sentena, mas tambm contra terceiros que no suportaram qualquer condenao, desde que haja uma disposio especial que lhes estenda fora do caso julgado. A ttulo de exemplo, desses terceiros podemos indicar:

o adquirente de direito ou coisa litigiosa quando no intervenha no processo, a menos que a aco esteja sujeita a registo e ele registe a transmisso antes de feito o registo da aco (art. 271., n. 3);

o chamado no incidente de interveno provocada que no intervenha no processo, nos casos legalmente previstos (art. 328., n. 2).

So ainda exemplos os arts. 323., n.1; 327., n. 1 e 359., n. 2.

24

25
legitimidade do Ministrio Pblico como exequente Ao Ministrio Pblico comete promover a execuo por custas e multas impostas em qualquer processo (art. 59.). Esta aco executiva encontra-se regulada nos arts. 116. a 123. do CCJ. tambm ao Ministrio Pblico, nos termos do art. 59., que cabe a legitimidade para promover o prosseguimento da execuo para pagamento das custas apuradas na liquidao efectuada aps a juno de documento comprovativo de quitao, perdo ou renncia por parte do exequente ou qualquer outro ttulo extintivo (art. 916., n. 4). patrocnio judicirio No que diz respeito s execues propriamente ditas, apenas nas de valor superior alada da Relao (14963,94) obrigatria a constituio de advogado, no obstante nas execues de valor superior alada do tribunal de primeira instncia (3749,98) as partes de deverem fazer representar por advogado, advogado estagirio ou solicitador (art. 60.). Sendo obrigatria a constituio de advogado e a parte o no constituir, o tribunal, oficiosamente ou a requerimento da parte contrria, notifica-a para o constituir dentro de prazo a fixar (art. 33.). Uma vez detectada a falta, a seco de processos deve fazer o processo concluso ao juiz. cumulao de execues e coligao noo A cumulao de execues versada nos arts. 53. e 54., enquanto a coligao matria do art. 58.. Diferente destas duas figuras o litisconsrcio. Em processo civil, cada uma das partes pode ser plural, ou seja, pode haver vrios autores ou exequentes e vrios rus ou executados. Se existe um nico pedido, h litisconsrcio; se forem vrios os pedidos, h coligao. No processo executivo, h litisconsrcio quando a prestao exigida por vrios exequentes, ou a vrios executados, a mesma; h coligao, quando vrios exequentes reclamarem ao mesmo executado, cada um a sua prestao, ou quando forem pedidas prestaes diferentes, a vrios executados, por um ou vrios exequentes. Diversamente da coligao, o litisconsrcio executivo implica sempre unidade de obrigao, a que corresponde unidade ideal de credor ou devedor.

25

26
H litisconsrcio necessrio, quando a lei ou o negcio exigem a interveno de todos os credores ou de todos os devedores (art. 28.); h litisconsrcio voluntrio, quando a lei permite, mas no obriga, que se pea a mesma prestao a vrias pessoas conjuntamente , ou que ela seja pedida por mais que uma. H cumulao de execues, quando o mesmo credor promove contra o mesmo devedor mais do que uma execuo no mesmo processo. H coligao, quando um credor ou uma pluralidade de credores a promovem contra um devedor ou uma pluralidade de devedores, no mesmo processo, uma pluralidade de execues. Portanto, ambas as figuras caracterizam-se pela unidade de processo e pela unidade de execues. O que as distingue a unidade de exequente e executado, na cumulao, e a pluralidade de exequentes ou de executados ou a pluralidade de exequentes e de executados, na coligao. Tanto a cumulao de execues como a coligao comportam a figura do litisconsrcio sempre que o grupo credor e o grupo devedor sejam os mesmos19. Quer a cumulao de execues quer a coligao assentam no princpio da economia processual, de acordo com o qual se deve alcanar em juzo o mximo resultado com o mnimo de esforo. requisitos legais da cumulao A cumulao, segundo os arts. 53. e 54., pode ser inicial ou sucessiva, consoante ocorra no acto da instaurao da execuo ou na sua pendncia. Tanto uma como outra obedecem a determinados requisitos, a saber: competncia absoluta, mas no relativa, do tribunal para todos os pedidos: o tribunal, em relao a todos os pedidos, deve ser competente internacionalmente e em razo da matria e da hierarquia, em razo do valor e do territrio; unidade de fim de todas as execues: tosas as execues devem ser para pagamento de quantia certa, entrega de coisa certa ou prestao de facto; e unidade de forma de processo: a todas as pretenses deve corresponder o processo executivo comum ou o mesmo processo executivo especial. Apenas quanto cumulao sucessiva, cessa o obstculo da unidade de fim de todas as execues quando a execuo iniciada para entrega de coisa certa ou

o que ocorre quando so executados os vrios herdeiros do devedor originrio, marido e mulher, ou quaisquer devedores solidrios.
19

26

27
para prestao de facto haja sido convertida em execuo para pagamento de quantia certa (n. 2 do art. 56.). requisitos legais da coligao Os requisitos legais da coligao so os mesmos da cumulao (n. 1 do art. 58. e n. 1 do art. 53.), com um duplo acrescento: em caso de coligao passiva, necessrio que a execuo tenha por base, quanto a todos os pedidos, o mesmo ttulo, ou ento que os devedores coligados sejam titulares de quinhes no mesmo patrimnio autnomo de direitos relativos ao mesmo bem indiviso, sobre os quais se faa incidir a penhora; e tratando-se de execuo para pagamento de quantia certa, as vrias obrigaes devem ser lquidas ou liquidveis por simples clculo aritmtico. A coligao sucessiva apenas admissvel no caso previsto no n. 5 do art. 832., ou seja, sempre que surja um novo requerimento executivo por o exequente ser titular de um direito real de garantia sobre bem penhorado noutra execuo para pagamento de quantia certa, mas onde ainda no se abriu a fase do concurso de credores (art. 58., n. 4). 2 O Processo Comum de Execuo

7. Disciplina Geral do Processo Comum de Execuo


o registo informtico de execues O registo informtico de execues uma inovao no nosso ordenamento jurdico-processual, introduzida pelo Decreto-Lei n. 38/2003, de 8 de Maro, atravs da nova redaco conferida aos arts. 806. e 807.. Este registo destina-se a disponibilizar informao til sobre os bens do executado e ainda sobre os processos de execuo pendentes contra ele. A secretaria inscreve o processo executivo no registo informtico de execues aps a consulta prvia efectuada pelo agente de execuo, nos termos do art. 832. (art. 3. do Decreto-Lei n. 201/2003). A partir dos elementos constantes dos autos, a secretaria inscreve e actualiza os dados do registo informtico de execues (art. 4., n. 1 do Decreto-Lei n. 201/2003).

27

28
Tm acesso ao registo informtico de execues as entidades referidas no n. 3 do art. 807.. A todo o tempo, pode ser requerida pelo respectivo titular a rectificao ou actualizao dos dados inscritos no registo informtico (art. 807., n. 1). O devedor pode solicitar, desde que prove o cumprimento da obrigao, que seja eliminada a meno de onde conste ter a execuo findado com pagamento parcial ou ter sido suspensa por no terem sido encontrados bens penhorveis (art. 807., n. 2). A consulta do registo informtico pode ser feita: 1) ou por certificado passado pela secretaria do tribunal; ou 2) por acesso directo (arts. 8. a 12. do Decreto-Lei n. 201/2003). o agente de execuo A reforma da aco executiva visou fundamentalmente a desjudicializao do processo executivo, com a sua consequente simplificao e agilizao. Como uma das figuras centrais da nova execuo administrativizada, surge o agente de execuo (solicitador de execuo ou oficial de justia, sendo este funcionrio da secretaria de execuo). As funes de agente de execuo so desempenhadas por solicitador de execuo, designado pelo exequente ou pela secretaria, de entre os inscritos na comarca e nas comarcas limtrofes, ou, na sua falta, de entre os inscritos noutra comarca do mesmo crculo judicial ou se ocorrer outra causa de impossibilidade, so as funes de agente de execuo, com excepo das especificamente atribudas ao solicitador de execuo, levadas a cabo pelo oficial de justia (art. 808., n. 2). Nas execues por custas, o agente de execuo sempre um oficial de justia (art. 808., n. 3). Quando o agente de execuo for um oficial de justia, este o escrivo de direito, titular da seco onde corre termos o processo de execuo (art. 1. da Portaria n. 496/2003, de 6 de Setembro). Depois de designado, o solicitador de execuo s pode ser destitudo por deciso do juiz de execuo, oficiosamente ou a requerimento da parte, com fundamento em actuao processual dolosa ou negligente ou violao grave do dever que lhe seja imposto pelo respectivo estatuto (arts. 808., n. 4; 130. do ECS20). Este n. 4 bastante criticado, uma vez que no permite a destituio directa do solicitador de execuo pelo principal interessado (v.g., o exequente)21.
20 21

Estatuto da Cmara dos Solicitadores. Neste sentido, Paula Costa e Silva.

28

29
As diligncias a efectuar fora da rea da comarca da execuo e suas limtrofes, ou da rea metropolitana de Lisboa ou Porto no caso de comarca nela integrada, so, salvo impossibilidade ou grave dificuldade, realizadas, a solicitao do agente de execuo designado, por agente de execuo dessa rea, devendo o pedido do oficial de justia ser dirigido secretaria do tribunal da comarca da rea da diligncia, pelo meio que se revele mais eficaz (art. 808., n. 5). A realizao de diligncias que no constituam acto de penhora, venda, pagamento ou outro de natureza executiva pode ser promovida, sob responsabilidade do solicitador de execuo, por empregado ao seu servio, credenciado pela Cmara dos Solicitadores nos termos do n. 4 do art. 161. (art. 808., n. 6). Nos termos dos arts. 2. e 3. da Portaria n. 708/2003, de 4 de Agosto, o solicitador de execuo tem direito a receber honorrios pelos servios prestados, bem como a ser reembolsado das despesas realizadas que devidamente comprove, podendo exigir, a ttulo de proviso, quantias por conta daqueles e destas, que dever depositar na conta-cliente. A remunerao devida ao solicitador de execuo tem uma componente fixa, pela via da atribuio a cada acto praticado de um valor certo, e uma parte varivel em funo dos resultados obtidos com a actividade desenvolvida. O Decreto-Lei n. 202/2003, de 10 de Setembro veio regular o regime das comunicaes por meios telemticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execuo Outros diplomas com especial relevo nesta matria so os seguintes: 1) o Decreto-Lei n. 200/2003, de 10 de Setembro; e 2) a Portaria n. 985-A/2003, de 13 de Setembro. o juiz de execuo A outra figura central da nova execuo desjudicializada o juiz de execuo. Compete-lhe, sem prejuzo do poder geral de controlo do processo e de outras intervenes especificamente estabelecidas, nos termos do n. 1 do art. 809.: proferir despacho liminar, quando deva ter lugar; julgar a oposio execuo e penhora, bem como verificar e graduar os crditos, no prazo mximo de 3 meses contados da oposio ou reclamao; julgar a reclamao de acto do agente de execuo, no prazo de 5 dias; decidir outras questes suscitadas pelo agente de execuo pelas partes ou por terceiros intervenientes, no prazo de 5 dias.

29

30
Onde no houver juzos de execuo, cumpre aos tribunais de competncia genrica exercer, no mbito do processo de execuo, as competncias previstas no Cdigo de Processo Civil (art. 77., n. 1, alnea c) da LOFTJ). Nas circunstncias no abrangidas pela competncia dos juzos de execuo, cumpre: s varas cveis, onde existam, exercer, nas aces executivas fundadas em ttulo que no seja deciso judicial, de valor superior alada dos tribunais da Relao, as competncias previstas no Cdigo de Processo Civil; e aos juzos cveis essa mesma competncia, nas aces executivas fundadas em deciso judicial ou em ttulo diverso de valor igual ou inferior alada dos tribunais da Relao (arts. 97., n. 1, alnea b) e 99. da LOFTJ). Nos termos do art. 99. da LOFTJ, Compete aos juzos cveis preparar e julgar os processos de natureza cvel, que no sejam de competncia das varas cveis e dos juzos de pequena instncia civel. legislao complementar Sobre a nova aco executiva, temos ainda os seguintes diplomas: Portaria n. 985-A/2003, de 15/09 (aprova a transmisso electrnica do modelo de requerimento executivo em suporte digital); Portaria n. 985-B/2003, de 15/09 (aprova o modelo de requerimento de acesso ao registo informtico de execues); Portaria n. 985-C/2003, de 15/09 (determina que o pagamento da taxa de justia devida pela apresentao de requerimento executivo efectuado, transitoriamente, atravs de estampilha, no modelo aprovado pela Portaria n. 233/2003, de 17/03); Decreto-Lei n. 199/2003, de 10/09; Decreto-Lei n. 200/2003, de 10/09 (aprova o modelo de requerimento executivo em suporte digital); Decreto-Lei n. 201/2003, de 10/09 (regula o registo informtico de execues); Decreto-Lei n. 202/2003, de 10/09 (regula o regime das comunicaes por meios telemticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execuo); Decreto-Lei n. 148/2004, de 21/06; Portaria n. 1029/2004, de 10/08; Portaria n. 969/2003, de 13/09 (cria a SecretariaGeral de Execues das Varas Cveis, dos Juzos Cveis e dos Juzos de Pequena Instncia Cvel de Lisboa); Portaria n. 1322/2004, de 16/10 (declara instalados o 1. e o 2. Juzos de Execuo da Comarca de Lisboa e o 1. Juzo de Execuo da Comarca do Porto e cria a Secretaria-Geral de Execuo do Porto); Portaria n. 642/2004, de 16/07; Portaria n. 337-A/2004, de 31/03; Portaria n. 946/2003, de 6/09; Decreto-Lei n. 7124/204, de 25/03; Portaria n. 708/2003, de 4/08 (estabelece a remunerao e o reembolso das despesas do solicitador de execuo no exerccio da actividade de agente de execuo); Portaria n. 941/2003, de 5/09 (estabelece os procedimentos e condies em que se processa a venda em depsitos pblicos de

30

31
bens penhorados); Portaria n. 700/2003, de 31/07 (aprova vrios modelos no mbito da aco executiva); Decreto-Lei n. 88/2003, de 26/04; Decreto-Lei n. 324/2003, de 17/12.

8. Execuo Para Pagamento de Quantia Certa


fase introdutria requerimento executivo A instncia executiva inicia-se com o recebimento na secretaria da execuo de um primeiro articulado (art. 267., n. 1). Este, dirigido ao tribunal de execuo, assinado pelo mandatrio constitudo ou, no sendo o patrocnio obrigatrio e no tendo o exequente constitudo mandatrio, pelo prprio exequente (art. 810., n. 1). O primeiro articulado designa-se de requerimento de execuo (arts. 805., n. 1; 810., n.s 1 a 4; 812., n.s 2, 4 e 5), e deve ser redigido em lngua portuguesa (art. 139., n. 1). O requerimento executivo consta de modelo aprovado por decreto-lei (art. 810., n. 2). O requerimento executivo deve conter os seguintes elementos consagrados no n. 3 do art. 810.. O requerimento executivo deve ser acompanhado, para alm de outros documentos que se considerem necessrios, do ttulo executivo e dos documentos ou ttulos que tenha sido possvel obter relativamente aos bens penhorveis indicados (art. 810., n. 4). O n. 5 do art. 810. prev a forma como o exequente deve proceder, no requerimento executivo, identificao dos bens a penhorar. Se o exequente no designar o solicitador de execuo ou se ficar sem efeito a designao, esta feita pela secretaria, nos termos da escala fornecida pela Cmara dos Solicitadores (art. 811.-A, n. 1). recusa do requerimento executivo A secretaria da execuo, de harmonia com o disposto no n. 1 do art. 811., pode recusar o recebimento do requerimento executivo, quando:

no conste do documento oficialmente aprovado ou omita algum dos requisitos impostos pelo n. 3 do art. 810.; no seja apresentado o ttulo executivo ou seja manifesta a insuficincia do ttulo apresentado;

31

32
se verifique uma das seguintes omisses: 1) no juno de documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia para promoo de execues ou de documento que ateste a concesso de apoio judicirio; 2) falta de assinatura; e 3) no formulao em lngua portuguesa. Do acto de recusa cabe reclamao para o juiz, cuja deciso irrecorrvel, salvo quando se funde na insuficincia do ttulo ou na falta de exposio dos factos (n. 2 do art. 811.). O exequente pode apresentar outro requerimento executivo ou o documento em falta nos 10 dias subsequentes recusa de recebimento ou notificao da deciso judicial que a confirme, considerando-se o novo requerimento apresentado na data em que o primeiro tenha sido apresentado em juzo (n. 3 do art. 811.). Instaurada a execuo, o exequente tem, semelhana do que ocorre com o autor no processo de declarao, o nus do impulso processual subsequente, como manifestao do princpio dispositivo, apesar dos amplos poderes de direco do processo por parte do juiz (art. 265.). Se o processo estiver parado por mais de cinco meses por facto imputvel ao exequente, ser contado como se findasse. Tambm a falta de impulso processual determina a interrupo da instncia, se o processo estiver parado por mais de um ano por negligncia do exequente (art. 285.). Por sua vez, a interrupo da instncia durante dois anos determina a sua desero (art. 291., n. 1). E a desero uma causa de extino da instncia (art. 287., alnea c). despacho liminar e citao prvia Face ao disposto no n. 1 do art. 812.-A, no h lugar a despacho liminar nas execues baseadas em: deciso judicial ou arbitral; requerimento de injuno no qual tenha sido aposta a frmula executria; documento exarado ou autenticado por notrio, ou documento particular com reconhecimento presencial da assinatura do devedor, desde que:

o o montante da dvida no exceda a alada do tribunal da


relao (14963,94) e seja apresentado documento comprovativo da interpelao do devedor, quando tal fosse necessrio ao vencimento da obrigao;

32

33 o excedendo o montante da dvida a alada do tribunal da


relao, o exequente mostre ter exigido o cumprimento por notificao judicial avulsa; qualquer outro ttulo de obrigao pecuniria vencida de montante no superior alada do tribunal da relao, desde que a penhora no recais sobre bem imvel, estabelecimento comercial, direito real menor que sobre eles incida ou quinho em patrimnio que os inclua. Perante o requerimento executivo, sempre que haja lugar a despacho liminar, o magistrado exerce sobre ele e sobre o ttulo executivo uma sumria cognitio, a fim de apurar se a obrigao neste contida vlida, se se encontra vencida e se exigvel e lquida, se o ttulo dotado de fora executiva e no carece de requisitos externos e se no faltam pressupostos processuais imprescindveis regularidade da instncia executiva. Realizado o seu exame, o magistrado pode tomar uma das seguintes trs atitudes em relao ao requerimento executivo:

indeferi-lo liminarmente; convidar o exequente a suprir as irregularidades que ele apresente; ordenar a citao do executado.

despacho de indeferimento liminar Diz-nos o n. 2 do art. 812. que o juiz deve indeferir liminarmente o requerimento executivo quando seja manifesta a falta ou insuficincia do ttulo e a secretaria no tenha recusado o requerimento, ocorram excepes dilatrias insuprveis que ao juiz cumpra oficiosamente conhecer, fundando-se a execuo em ttulo negocial, seja manifesta, face aos elementos constantes dos autos, a inexistncia de factos constitutivos ou a existncia de factos impeditivos ou extintivos da obrigao exequenda que ao juiz seja lcito conhecer. O indeferimento previsto na alnea a) do n. 2 do art. 812. pode ocorrer nas seguintes hipteses:

no existncia de ttulo executivo, por o exequente o no exibir nem a ele aludir no requerimento executivo; apresentao, como executivo, de ttulo diverso dos elencados no n. 1 do art. 46., ou sem os requisitos de exequibilidade referidos no mesmo artigo e seguintes;

33

34 inexistncia de documento que comprove que alguma prestao foi realizada para concluso do negcio ou que alguma obrigao foi constituda na sequncia da proviso das partes (art. 50.); e quando a secretaria no recusar o requerimento executivo, no obstante ser manifesta a falta ou insuficincia do ttulo executivo. No que diz respeito ao motivo de indeferimento da alnea b) do n. 2 do art. 812., podem-se apontar como excepes dilatrias no suprveis, de conhecimento oficioso, entre outras, as seguintes: falsidade evidente do processo declarativo; falta de citao do ru para a anterior aco declarativa; ineptido do requerimento executivo (art. 193.); incompetncia em razo do territrio para as causas a que se referem os arts. 90., n. 1; 92., n.s 2 e 4 (art. 110., n. 1, alneas a) e c)); incompetncia em razo do valor da causa ou da forma de processo aplicvel (art. 110., n. 2); falta de personalidade judiciria; ilegitimidade das partes; ou caso julgado e litispendncia.

O indeferimento previsto na alnea c) do n. 2 do art. 812. prende-se com um julgamento antecipado de mrito da causa, em referncia oposio ampla que o executado pode suscitar, quando a execuo se funde em ttulo negocial; desde que seja manifesta a inexistncia de factos constitutivos ou a existncia de factos impeditivos ou extintivos da obrigao que ao juiz seja lcito conhecer, este deve indeferir liminarmente o requerimento executivo. Nos termos do n. 3 do art. 812., o indeferimento pode ser parcial. Tal acontecer quando houver excesso de execuo: 1) por se pedir mais do que o permitido pelo ttulo executivo; ou 2) quando se verifica ilegitimidade de algum dos exequentes, por se encontrarem a mais na execuo ou quando se verifiquem casos de incompetncia absoluta do tribunal ou de inadequao da forma de processo quanto a algum dos pedidos, em hipteses de cumulao indevida e coligao ilegal. Em caso de rejeio liminar da aco executiva, o exequente pode recorrer para a Relao, ainda que o valor da execuo se contenha na alada dos tribunais de 1. instncia (art. 234.-A, n. 2). No entanto, pode recorrer do despacho que confirme o no recebimento do requerimento executivo pela secretaria, quando a recusa de recebimento se funde na

34

35
insuficincia do ttulo ou na falta de exposio dos factos (arts. 475., n. 2; 466., n. 1 e 811., n. 2). despacho de aperfeioamento No se verificando nenhuma situao justificativa de indeferimento liminar, o juiz convida o exequente a suprir as irregularidades do requerimento executivo, bem como a sanar a falta de pressupostos, aplicando-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no n. 2 do art. 265. (n. 4 do art. 812.). citao prvia Se o juiz no tiver motivos para indeferir nem para provocar a correco de irregularidades do requerimento executivo, lavra despacho, mandando citar o executado (arts. 234., n. 4, alnea e) e 812., n. 6). No cabe recurso do despacho que manda citar o executado, pelo que no se consideram precludidas as questes que podiam ter sido motivo de indeferimento liminar (art. 234., n. 5). Em execuo movida apenas contra o devedor subsidirio em que o exequente no tenha pedido a dispensa da citao prvia, a citao previamente efectuada, sem necessidade de despacho judicial (art. 812., n. 7). Tendo em conta que os bens do devedor subsidirio no devem ser penhorados enquanto no lhe for dada a possibilidade de se opor execuo ou de invocar o benefcio da excusso, ele deve ser sempre previamente citado para a execuo, quer se trate de execuo sujeita a despacho liminar quer no (art. 812., n.s 1 e 7, alnea a)). A citao prvia s no ocorrer se o juiz, em despacho liminar, deferir o pedido do exequente nesse sentido, com fundamento no receio da perda da garantia patrimonial (art. 812.-A, n. 2, aliena a)). Se o juiz difere o pedido, a citao do devedor subsidirio s ter lugar depois da penhora dos seus bens. Em execuo apenas movida contra o devedor subsidirio, o juiz no deve deferir o pedido de dispensa da citao prvia sem que o exequente prove a falta de bens do devedor principal ou que o devedor subsidirio renunciou ao benefcio da excusso prvia (art. 828., n. 3, alnea b); em execuo simultaneamente movida contra o devedor principal e o devedor subsidirio, o pedido de dispensa da citao prvia do devedor subsidirio s deve ser formulado depois da execuo dos bens do devedor principal ou da prova da renncia ao benefcio da excusso por parte do devedor subsidirio (art. 828., n. 3, alnea a)).

35

36
dispensa de citao prvia Quando no haja lugar a despacho liminar, a penhora efectuada sem citao prvia do executado, a menos que se verifique uma das situaes contempladas no n. 7 do art. 812. (art. 812.-B, n. 1). Nas execues em que tem lugar despacho liminar, bem como nas movidas contra o devedor subsidirio, o exequente pode requerer que a penhora seja efectuada sem a citao prvia do executado, devendo para o efeito alegar factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do seu crdito e oferecer de imediato os meios de prova (art. 812.-B, n. 2). Produzidas as provas, o juiz pode dispensar a citao prvia do executado quando se mostre justificado o receio de parda da garantia patrimonial do crdito exequendo22. Mesmo que o exequente no tenha solicitado a dispensa de citao prvia, o juiz pode dispens-la, a requerimento superveniente daquele, quando, por ocorrer especial dificuldade em efectuar a citao, a demora justifique o justo receio de perda da garantia patrimonial do crdito (art. 812.-B, n. 4). concluses Do que ficou exposto, pode formular-se quatro solues diferentes, a saber: Regra H despacho de citao Excepo Regra Excepo No h despacho de citao No h despacho de citao H despacho de citao H citao prvia No h citao prvia No h citao prvia H citao prvia Arts. 812., n. 1 e 812.-A, n. 2, alneas a) e b) Art. 812., n. 7 Art. 812.-A Art. 812.-B, n.s 2, 3e4

9. Oposio Execuo
fundamentos e tramitao da oposio Citado para a execuo, o executado, alm de poder pagar, tem a faculdade de se opor execuo, podendo faz-lo: 1) atravs da oposio propriamente dita (oposio execuo); ou 2) atravs da oposio mediante requerimento.
Essa dispensa ocorrer sempre quando, no registo informtico de execues, conste a meno da frustrao, total ou parcial, de anterior aco executiva movida contra o executado (art. 812.-B, n. 3).
22

36

37
Como a execuo deve actuar com referncia ao direito representado no ttulo, podem sobrevir factos que lhe retirem legitimidade ou correspondncia com a realidade substancial, para alm de poderem subsistir vcios processuais ou substantivos procedentes da formao do ttulo. Da permitir-se ao executado fazer valer as eventuais discordncias com a realidade ou as eventuais ilegitimidades numa sede autnoma de cognio, fora do procedimento executivo, atravs da oposio execuo. Tambm o assistente do executado, dentro do prazo conferido para o efeito, pode deduzir oposio execuo (art. 337., n. 2). a oposio propriamente dita fundamentos Os fundamentos da oposio podem ter por base execues baseadas: 1) em sentena; 2) em deciso arbitral; ou 3) em ttulo extrajudicial. Como os fundamentos que suportam a oposio constituem factos constitutivos da mesma, cabe ao opoente a sua prova (art. 342., n. 1 do C.C.)23. fundamentos de oposio execuo baseada em sentena O art. 814. enumera os fundamentos de oposio execuo baseada em sentena, numerao esta que taxativa (s). Segundo Anselmo de Castro, os fundamentos podem ser agrupados em trs categorias, a saber: 1) a oposio por falta de pressupostos gerais da aco; 2) a oposio por falta de pressupostos especficos da aco executiva; ou 3) a oposio por motivos substanciais. No que diz respeito oposio por falta de pressupostos gerais da aco, encontram-se referidos nas alneas c) e f) do art. 814., os quais se referem ocorrncia de excepes dilatrias, tal como se encontram exemplificadas, a ttulo meramente exemplificativo, no art. 494.24. Ao contrrio do que acontecia antes da Reforma de Processo Civil de 95-96, a aliena c) do art. 814. abrange no apenas as excepes dilatrias, como a falta de todos os outros pressupostos processuais susceptveis de provocarem a irregularidade da instncia executiva, nomeadamente:
quele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito alegado. 24 A referncia expressa, na alnea f) do art. 814., ao caso julgado, redundante por ele, aps a Reforma de Processo Civil de 95-96, ter transitado da classe das excepes peremptrias para a das excepes dilatrias (art. 494., alnea i).
23

37

38
a incompetncia, quer absoluta quer relativa, do tribunal; a nulidade do processo (v.g., por ineptido do requerimento executivo ou por erro na forma de processo); na falta de personalidade ou de capacidade judiciria de alguma das partes; na falta de constituio de advogado por parte do exequente, quando obrigatria; e na litispendncia. No entanto, havendo possibilidade de suprir a falta de algum dos pressupostos processuais, que fundamentam a oposio, o juiz deve determinar a realizao dos actos necessrios regularizao da instncia ou, quando estiver em causa alguma modificao subjectiva da instncia, convidar as partes a pratic-los (art. 265., n. 2). Segundo a alnea f) do art. 814., semelhana do que ocorre no art. 675., havendo duas decises contraditrias sobre a mesma pretenso, cumprir a que passou em julgado em primeiro lugar. Assim, pedida a execuo da deciso transitada em julgado em segundo lugar, o executado pode opor-se com fundamento no caso julgado formado anteriormente. No que concerne oposio por falta de pressupostos especficos da aco executiva, estes encontram-se includos nas alneas a), b), d) e e) do art. 814.. A alnea a) contempla no apenas a hiptese de no haver ttulo para servir de base execuo, como a de, havendo-o, ele no preencher as exigncias dos arts. 46. e ss. Abrange ainda o excesso de execuo, que ocorre, designadamente, quando se executa sentena por quantia superior da condenao. A alnea b) refere-se falsidade total do processo de declarao ou, pelo menos, falsidade da sentena. No contempla a falsidade de qualquer acto isolado do processo de declarao ou de qualquer documento nele produzido, relativamente s quais haver recurso de reviso (art. 771., alnea b)). Se ocorrer a falsidade de qualquer acto judicial do processo de execuo ou de qualquer documento deste, que no seja o ttulo executivo, ela dever ser arguida e apreciada em harmonia com os arts. 546. e ss., e no invocada como fundamento de oposio execuo. A aliena d) do art. 814. alude falta ou nulidade da citao para a aco declarativa. H falta de citao nos casos indicados no art. 195., n. 1, e nulidade de citao quando no hajam sido, na sua realizao, observadas as formalidades prescritas na lei (n. 1 do art. 198.). A falta de citao de conhecimento oficioso

38

39
(art. 202.); a nulidade de citao s pode ser invocada pelo demandado (art. 203., n. 1). Tanto a falta como a nulidade da citao apenas fundamento uma oposio execuo se a aco condenatria tiver corrido revelia do ru. Se assim no acontecer, tanto a primeira (art. 196.) como a segunda (art. 198., n. 2), devem considerar-se sanadas25. Tambm ambas podem ser fundamento de um recurso de reviso (art. 771., alnea e)). A alnea e) do art. 814. refere, como fundamento da oposio execuo, a incerteza, a inexigibilidade ou a iliquidez da obrigao exequenda, no supridas na fase introdutria da execuo (cfr. art. 802.). A alnea e) cobre ainda a contestao
25

art. 195., h falta de citao: quando o acto tenha sido completamente omitido; quando tenha havido erro de identidade do citado; quando se tenha empregado indevidamente a citao edital; quando se mostre que foi efectuada depois do falecimento do citando ou da extino deste, tratando-se de pessoa colectiva ou sociedade; - quando se demonstre que o destinatrio da citao pessoal no chegou a ter conhecimento do acto, por facto que no lhe seja imputvel. Se o ru ou o Ministrio Pblico intervier no processo sem arguir logo a falta da sua citao, considera-se sanada a nulidade (art. 196.). Diz o art. 197. que : Havendo vrios rus, a falta de citao de um deles tem as consequncias seguintes: - no caso de litisconsrcio necessrio, anular-se- tudo o que se tenha processado depois das citaes; - no caso de litisconsrcio voluntrio, nada se anula. Mas se o processo ainda no estiver na altura de ser designado dia para a discusso e julgamento da causa, pode o autor requerer que o ru seja citado; neste caso, no se realiza a discusso sem que o citado seja admitido a exercer, no processo, a actividade de que foi privado pela falta de citao oportuna. Sem prejuzo do disposto no artigo 195., nula a citao quando no hajam sido, na sua realizao, observadas as formalidades prescritas na lei (art. 198., n. 1). O prazo para a arguio da nulidade o que tiver sido indicado para a contestao; sendo, porm, a citao edital, ou no tendo sido indicado prazo para a defesa, a nulidade pode ser arguida quando da primeira interveno do citado no processo (art. 198., n. 2). Se a irregularidade consistir em se ter indicado para a defesa prazo superior ao que a lei concede, deve a defesa ser admitida dentro do prazo indicado, a no ser que o autor tenha feito citar novamente o ru em termos regulares (art. 198., n. 3). A arguio s atendida se a falta cometida puder prejudicar a defesa do citado (art. 198., n. 4). Das nulidades mencionadas nos artigos 193. e 194., na segunda parte do n. 2 do artigo 198. e nos artigos 199. e 200. pode o tribunal conhecer oficiosamente a no ser que devam considerar-se sanadas. Das restantes s pode conhecer sobre reclamao dos interessados, salvos os casos especiais em que a lei permite o conhecimento oficioso (art. 199.). Fora dos casos previstos no artigo 199., a nulidade s pode ser invocada pelo interessado na observncia da formalidade ou na repetio ou eliminao do acto (art. 200., n. 1). No pode arguir a nulidade a parte que lhe deu causa ou que, expressa ou tacitamente, renunciou arguio (art. 200., n. 2).

Segundo o -

39

40
do executado pretenso do exequente referente exigibilidade ou certeza da obrigao (art. 804., n. 3) ou liquidao por ele formulada (art. 805., n. 4). Em relao oposio por motivo substancial, a sua regulao consta da alnea g) do art. 814., segundo a qual motivo de oposio qualquer facto extintivo ou modificativo da obrigao. Quanto s causas extintivas da obrigao, temos, para alm do cumprimento, a dao em cumprimento, a consignao em depsito, a compensao, a novao, a remisso e a confuso (arts. 837. e ss. do C.C.). As causas modificativas da obrigao so aquelas que substituem o seu objecto, as que a extinguem parcialmente e as que alteram as suas garantias. Na alnea g) do art. 814., a lei faz depender esta forma de oposio de dois requisitos cumulativos, a saber: o facto deve ser posterior ao encerramento da discusso no processo de declarao; que os documentos sejam provados26, salvo quando se trate de prescrio que se pode provar por qualquer meio. O encerramento da discusso no processo de declarao marca os limites temporais do caso julgado da deciso executada. De facto, at o encerramento da discusso que as partes podem invocar os factos supervenientes (art. 506., n.s 1 e 3, alnea c) e o tribunal pode considerar os factos constitutivos, modificativos ou extintivos do direito invocado (art. 663., n. 1). Assim, necessrio respeitar o caso julgado. No entanto, no momento em que se instaura a aco executiva, a situao jurdica que a sentena j definiu pode j no corresponder realidade27. Nesta circunstncia, o executado deve ser admitido a opor-se execuo, com o fundamento de j ter pago a importncia solicitada. Se o facto extintivo ou modificativo da obrigao ocorrer antes do encerramento da discusso no processo de declarao, j no poder haver oposio execuo, mas pode servir de fundamento a um recurso de reviso. Tambm aqui apenas com base em documento; contudo, este devia ser ou desconhecido ou encontrar-se na indisponibilidade da parte (art. 771., alnea c)). Se o facto extintivo tiver lugar depois de instaurada a execuo, no constituir igualmente fundamento de oposio, mas de causa de extino da execuo. De facto, em qualquer estado do processo o executado ou terceiro pode pagar a dvida e

Segundo o art. 364., n. 2 do C.C., o documento pode ser substitudo por confisso. 27 Veja-se a seguinte hiptese: o ru, aps ter sido condenado no pagamento de determinada importncia, efectua voluntariamente o pagamento e, apesar disso, o credor requer a aco executiva com base na sentena.
26

40

41
o exequente perdo-la ou renunciar mesma, o que determinar o fim da execuo (art. 916.). A prescrio relevante para fundamentar a oposio execuo somente a que decorre aps o trnsito em julgado da sentena (art. 323., n. 1 do C.C.). Ao exigir-se a prova documental destes factos (com excepo da prescrio e sem prejuzo da prova por confisso do exequente), introduz-se um desfasamento entre o direito substantivo (em que s vigora a limitao do art. 935. do C.C.) e o direito processual executivo: uma obrigao pode, por exemplo, estar extinta por contrato de remisso realizado verbalmente e, no entanto, esta extino no ser invocvel em oposio execuo, prosseguindo esta com base no ttulo constitutivo de um direito insubsistente. No obstante a alnea g) do art. 814. referir os factos impeditivos, devem entender-se que estes tambm integram as excepes em sentido prprio28. No caso de execuo de sentena homologatria de confisso ou transaco, o executado deve basear a sua oposio em qualquer das causas que, nos termos da lei substantiva, determinam a nulidade ou a anulabilidade desses actos (art. 814., alnea h)). Refere-se falta de vontade ou aos vcios de consentimento dos outorgantes (arts. 240. e ss. do C.C.). fundamentos de oposio execuo baseada em deciso arbitral Segundo o art. 815., so fundamentos de oposio execuo apoiada em deciso arbitral, no apenas os previstos para as execues baseadas em sentena (art. 814.), mas tambm aquelas em que se pode fundar a anulao judicial da mesma deciso. De acordo com o art. 27. da LAV, so fundamentos da anulao da sentena arbitral: no ser o litgio susceptvel de resoluo por via arbitral; ter sido proferida por tribunal incompetente ou irregularmente constitudo; ter havido violao dos princpios referidos no art. 16. (direitos de defesa e de audincia e princpios da igualdade e do contraditrio), com influncia decisiva na resoluo do litgio; haver falta de assinatura dos rbitros e falta de fundamentao; ter o tribunal conhecido de questes de que no podia tomar conhecimento, ou ter deixado de pronunciar-se sobre questes que devia apreciar.
28

Neste sentido, Jos Lebre de Freitas.

41

42
Interposto recurso da deciso arbitral, consideram-se sanados os fundamentos justificativos da anulabilidade. Tendo havido uma aco autnoma de anulao da deciso arbitral, perante o tribunal judicial, no prazo de um ms a contar da sua notificao (art. 28., n. 2 da LAV), s podem constituir fundamento de oposio execuo aqueles que nessa aco no tenham sido invocados para basear a anulao. fundamentos de oposio execuo baseada em ttulo extrajudicial No caso da execuo se basear em ttulo extrajudicial, alm dos fundamentos de oposio especificados no art. 814., na parte em que sejam aplicveis (e no o so os fundamentos das alienas b), d), f) e g)), podem ser alegados quaisquer outros fundamentos que seria lcito deduzir como defesa no processo de declarao (art. 816.). Assim, podem invocar-se todas as causas impeditivas ou extintivas do direito do exequente; e isto sem barreira de qualquer limite temporal, por no haver que respeitar a autoridade de caso julgado. Se o ttulo executivo no consiste numa sentena, o executado est perante o requerimento executivo do exequente na mesma posio em que estaria perante a petio inicial da correspondente aco declarativa, pelo que pode alegar em oposio execuo tudo o que poderia alegar na contestao quela aco; daqui resulta que a oposio pode conter no apenas a matria de impugnao, como a matria de excepo (art. 487.), mas j no a matria de reconveno, por esta no ser um meio de defesa, mas de contra-ataque. tramitao No que concerne tramitao, o processo de oposio execuo configurase como uma verdadeira aco declarativa enxertada na executiva. O julgamento desta aco declarativa, na qual o autor (executado) se denomina opoente (art. 818., n. 1), compete ao juiz de execuo (art. 809., n. 1, alnea b)). No processo de oposio execuo, onde obrigatria a constituio de advogado sempre que a execuo seja de valor superior alada do tribunal de 1. instncia (art. 60., n. 1, 2. parte), h que distinguir:

a petio de oposio; o despacho liminar; a contestao;

42

43 os termos posteriores.

A petio de oposio, que deve ser articulada (art. 151., n. 2), deve ser apresentada no prazo de 20 dias a contar da citao, seja esta efectuada antes ou depois da penhora (art. 813., n. 1). Neste domnio podemos distinguir as seguintes situaes:

se a citao for efectuada antes da penhora, o executado tem o prazo de 20 dias para pagar ao exequente ou opor-se execuo (cfr. art. 812., n. 6);

se a penhora previamente efectuada, s depois o executado citado para, no prazo de 20 dias, se opor execuo (art. 813., n. 1); quando a penhora tenha sido realizada antes da citao, o executado com a oposio execuo pode cumular a oposio penhora se a pretender deduzir (art. 863.-A); e

se a matria da oposio for superveniente, o prazo conta-se a partir do dia em que ocorra o respectivo facto ou dela tenha conhecimento o opoente (cfr. art. 813., n. 3).

Sempre que o executado no tenha sido citado antes da penhora, deve cumular a oposio execuo com a oposio penhora, se houver fundamento para esta e quiser faz-lo (art. 813., n. 2). Se a oposio execuo tiver por base facto superveniente, o prazo para a sua apresentao conta-se a partir da data em que aquele ocorrer ou o executado dele tiver conhecimento (art. 813., n. 3)29. No caso de pluralidade de executados, se os respectivos prazos para a deduo da oposio terminarem em dias diferentes, uma vez que a petio de oposio no constitui uma contestao, no se lhes aplica a norma excepcional do n. 2 do art. 486.30 (ou seja, o prazo do ltimo citando no aproveita aos demais executados), mas a norma geral do n. 3 do art. 145., segundo a qual o decurso do prazo peremptrio faz extinguir o direito de praticar o acto (art. 813., n. 4).

o que acontece quando se verifica a cumulao sucessiva (supervenincia respeitante ao prprio facto), ou quando o facto extintivo da obrigao, ocorrido entre as datas do encerramento da discusso no processo de declarao e a da instaurao da execuo, s chegue ao conhecimento do executado em momento ulterior citao (supervenincia respeitante ao conhecimento do facto). 30 Quando termine em dias diferentes o prazo para a defesa por parte dos vrios rus, a contestao de todos ou de cada um deles pode ser oferecida at ao termo do prazo que comeou a correr em ltimo lugar. A supervenincia pode ser: 1) objectiva; ou 2) subjectiva. A supervenincia objectiva quando os factos ocorrem posteriormente ao prazo da oposio (20 dias). A supervenincia subjectiva quando os factos so anteriores, mas o executado s tem conhecimento deles aps o decurso do prazo da oposio.
29

43

44
Presente na secretaria, a petio de oposio autuada por apenso (art. 817., n. 1), e uma vez comprovado o pagamento da taxa de justia inicial, o processo vai concluso ao juiz, a fim de ser proferido despacho liminar, que pode revestir uma de trs modalidades, a saber:

despacho de rejeio; despacho de aperfeioamento; ou despacho de recebimento.

proferido despacho de rejeio, quando: 1) a oposio tiver sido deduzida fora de prazo; 2) se o seu fundamento no se ajustar ao disposto nos arts. 814. a 816.; e 4) se for manifesta a sua improcedncia (art. 817., n. 1). H despacho de aperfeioamento nos casos do art. 234.-A, n. 1. No sendo proferido um despacho de indeferimento liminar, o juiz deve lavrar despacho de recebimento da oposio, na sequncia do qual o executado notificado para a contestar (art. 817., n. 2). O exequente dever apresentar contestao no prazo de 20 dias. Havendo falta de contestao, no se consideram confessados os factos que estejam em oposio com os expressamente alegados pelo exequente no requerimento executivo (art. 817., n. 3)31. contestao seguem-se, sem mais articulados, os termos do processo sumrio de declarao (art. 817., n. 2). Se a oposio execuo for julgada procedente, extingue-se a execuo no todo ou em parte, com o consequente levantamento das penhoras e o cancelamento dos respectivos registos, se a oposio for julgada improcedente, o juiz ordenar o prosseguimento da execuo caso ela se encontre suspensa (art. 817., n. 4). Se a oposio se fundar em excesso de execuo, a sua procedncia leva o juiz a determinar a reduo da execuo, a fim desta se conter nos limites do ttulo executivo. Uma vez que a oposio execuo , no nosso sistema processual, um meio de impugnao, deve aplicar-se-lhe, com as necessrias adaptaes, o disposto nos n.s 1 e 2 do art. 683., no que concerne aos recursos32.

Constituindo petio de uma aco declarativa e no uma contestao de uma aco executiva, a deduo da oposio execuo no representa a observncia de qualquer dos nus cominatrios (nus da contestao, nus da impugnao especificada) a cargo do ru na aco declarativa: nem a omisso de oposio produz a situao de revelia, nem a omisso de impugnao de um facto constitutivo da causa de pedir da execuo produz efeito probatrio. 32 Vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualiza da, p. 159.
31

44

45
Por outro lado, o juiz deve declarar a execuo extinta por motivo substantivo, desde que procedente, sempre que o pressuposto processual que no se encontra preenchido e que tambm suporta a oposio de destina a tutelar os interesses do executado (2. parte do n. 3 art. 288.). A oposio execuo tambm pode terminar por confisso, desistncia ou transaco. efeitos da oposio sobre o andamento do processo executivo Diz-se na 1. parte do art. 818. que, havendo lugar a citao prvia do executado, o recebimento da oposio apenas suspende o processo de execuo quando o opoente preste cauo. Se a oposio for rejeitada, no pode autorizar-se a suspenso, mesmo que do despacho de rejeio seja interposto recurso. O recebimento da oposio no implica, em princpio, a suspenso da execuo, uma vez que o exequente ter a seu favor um ttulo executivo que incorpora o direito de crdito; e, enquanto o ttulo no for destrudo, subsiste a presuno de que o exequente portador do direito que se atribui. S a procedncia da oposio, e no apenas o seu recebimento, faz cessar essa presuno. Mas se o executado, por meio de cauo, puser disposio do exequente bens que lhe assegurem a realizao efectiva do seu crdito, o seguimento da execuo deixa de justificar-se. At porque o credor dever pagar-se por fora da cauo, se a oposio improceder. A execuo tambm pode ser suspensa pelo juiz, no caso de execuo fundada em escrito particular, depois da audio do exequente, se o opoente impugnar a assinatura do escrito e juntar documento que constitua princpio de prova33 (art. 818., n. 1, 2. parte). Quando no haja lugar a citao prvia (ou por a execuo no estar sujeita a despacho liminar, ou por a lei a no impor directamente), e tendo em conta os riscos advenientes dessa situao, o recebimento da oposio implica a suspenso do processo de execuo, sem prejuzo do reforo ou da substituio da penhora (art. 818., n. 2), realizada antes da citao do executado. Neste caso, a penhora, uma vez efectuada, implica a suspenso automtica do processo de execuo, na sequncia do recebimento da oposio execuo. A execuo suspensa prosseguir, se a oposio estiver parada durante mais de 30 dias, por negligncia do opoente em promover os seus termos (art. 818., n. 3).
Documento que constitua princpio de prova o bilhete de identidade, o passaporte, a carta de conduo ou qualquer outro documento autntico subscrito pelo executado.
33

45

46
Se a execuo no se suspender, nem o executado nem qualquer credor pode obter pagamento, na pendncia da oposio, sem prestar cauo (art. 818., n. 4). Sempre que se proceda a oposio execuo quando no tenha tido lugar a citao prvia do executado, o exequente, quando no tenha agido com a prudncia normal, responde pelos danos culposamente causados quele, para alm de incorrer em multa correspondente a 10% do valor da execuo, ou da parte dela que tenha sido objecto de oposio, mas no inferior a 10 UC nem superior ao dobro do mximo da taxa de justia, sem prejuzo de responsabilidade criminal em que possa tambm incorrer (art. 819.). rejeio e aperfeioamento da execuo O art. 820., n. 1 prev que o juiz no ordene o prosseguimento da execuo, determinando a sua extino, mesmo que no tenha sido deduzida oposio, baseado nas questes que no haja apreciado liminarmente (despacho de indeferimento). Em vez de ordenar a extino da execuo, o juiz pode convidar o exequente a sanar a falta de um pressuposto processual ou outra irregularidade, no mbito do conhecimento oficioso (despacho de correco), para s depois, se o seu convite no for correspondido, rejeitar a execuo (despacho de indeferimento). No entanto, o art. 820. estabelece um limite temporal actividade do juiz: o do primeiro acto de transmisso de bens penhorados. Esta soluo justifica-se por no haver uma fase de saneamento no processo executivo, sendo necessrio limitar o efeito preclusivo emergente no apenas do no conhecimento pelo juiz de determinada questo, em sede liminar, mas tambm da no deduo de oposio pelo executado, quando a instncia executiva fatalmente irregular ou a obrigao exequenda manifestamente inexistente. Se a execuo for rejeitada, se o vcio no for suprido ou se a falta no for corrigida, a execuo extingue-se, ordenando-se o levantamento da penhora; contudo, se a rejeio for parcial, a execuo prossegue com objecto restrito (art. 820., n. 2).

10. A Penhora
conceito e funo da penhora Sendo o fim da aco executiva o de conseguir para o credor a mesma prestao/o mesmo benefcio que lhe traria o cumprimento voluntrio da obrigao por parte do devedor, e como este no pode ser obrigado, pelo credor, a realizar os actos necessrios satisfao do vnculo obrigacional, necessrio, quando o devedor no

46

47
cumpre, que a obrigao se torne efectiva, pelo valor que representa no seu patrimnio. Para concretizar este objectivo, procede-se penhora dos bens que se tornem necessrios, para que o credor veja realizado o seu direito, ou pela adjudicao dos referidos bens ou pelo preo resultante da venda a que ficam sujeitos. Assim, a penhora apresenta-se como uma apreenso de bens, um desapossamento de bens do devedor, um acto que retira da disponibilidade material do devedor e subtrai relativamente sua disponibilidade jurdica bens do seu patrimnio. Os autores conferem penhora uma dupla funo, a saber:

uma funo de especificao: a penhora visa individualizar e apreender efectivamente os bens que se destinam aos fins da execuo; e

uma funo de afectao ou funo conservatria: a penhora visa conservar os bens assim individualizados na situao em que se encontram evitando que sejam escondidos, deteriorados ou alienados em prejuzo da execuo.

objecto da penhora Nos termos do n. 1 do art. 821., esto sujeitos execuo todos os bens do devedor susceptveis de penhora que, de harmonia com a lei substantiva, respondam pela dvida exequenda. Por sua vez, o n. 2 do art. 821. alude possibilidade de serem penhorados bens de terceiro, desde que a execuo tenha sido movida contra ele. Acrescenta o n. 1 do art. 831. que os bens do executado so apreendidos mesmo que se encontrem em poder de terceiro. Consagrando uma regra de adequao ou de proporcionalidade, o n. 3 do art. 821. refere que a penhora se deve limitar aos bens necessrios ao pagamento da dvida exequenda e das despesas previsveis da execuo, as quais se presumem, para o efeito de realizao da penhora e sem prejuzo de ulterior liquidao, no valor de:

20% do valor da execuo, se este couber na alada do tribunal de 1. instncia (3740,98); 10% do valor da execuo, se este exceder a alada do tribunal de 1. instncia, sem exceder o valor de quatro vezes a alada do tribunal da relao (59855,76); ou

5% do valor da execuo, se este exceder o valor de quatro vezes a alada do tribunal da relao.

47

48
Se o agente de execuo penhorar bens em demasia, o executado pode oporse penhora excedentria (art. 863.-A, n. 1, alnea a), 2. parte). Em nenhuma circunstncia se permite que a execuo atinja a pessoa do executado. Como resulta do n. 1 do art. 821., a lei processual devolve lei substantiva a definio do mbito dos bens sobre que pode recair a execuo, tanto no respeitante ao devedor (regra), como no que toca a terceiro (excepo). Quanto primeira situao (execuo sobre bens do devedor), diz-nos o art. 601. do C.C. que respondem pelo cumprimento da obrigao todos os bens do devedor, mesmo os que passarem a integrar o seu patrimnio aps a constituio da dvida. Todavia, com duas limitaes: 1) a de os bens serem insusceptveis de penhora; e 2) a da autonomia patrimonial resultante da separao de patrimnios. No que concerne primeira limitao (bens insusceptveis de penhora), a lei substantiva remete para a lei processual, onde se configura a impenhorabilidade sob uma trplice modalidade: 1) os bens absoluta ou totalmente impenhorveis (art. 822.); 2) os bens relativamente impenhorveis (art. 823.); e 3) os bens parcialmente penhorveis (art. 824.). No que respeita segunda limitao (a da autonomia patrimonial resultante da separao de patrimnios), a lei exclui do objecto da garantia geral certas massas patrimoniais, que afecta satisfao de determinadas dvidas. Essa massa de bens, desintegrada do patrimnio autnomo ou patrimnio separado. o que ocorre: a) com a herana; e b) com os bens comuns do casal nos regimes matrimoniais de bens em que haja comunho (arts. 2070.; 2071. e 1695. do C.C.)34.
34

Os credores da herana e os legatrios gozam de preferncia sobre os credores pessoais do herdeiro, e os primeiros sobre os segundos (art. 2070., n. 1 do C.C.). Os encargos da herana so satisfeitos segundo a ordem por que vem indicados no artigo 2068., n. 3. As preferncias mantm-se nos cinco anos subsequentes abertura da sucesso ou constituio da dvida, se esta posterior, ainda que a herana tenha sido partilhada; e prevalecem mesmo quando algum credor preterido tenha adquirido garantia real sobre os bens hereditrios (art. 2070., n. 2 do C.C.). Sendo a herana aceita a benefcio de inventrio, s respondem pelos encargos respectivos os bens inventariados, salvo se os credores ou legatrios provarem a existncia de outros bens (art. 2071., n. 1 do C.C.). Sendo a herana aceita pura e simplesmente, a responsabilidade pelos encargos tambm no excede o valor dos bens herdados, mas incumbe, neste caso, ao herdeiro provar que na herana no existem valores suficientes para cumprimento dos encargos (art. 2071., n. 2 do C.C.). Pelas dvidas que so da responsabilidade de ambos os cnjuges respondem os bens comuns do casal, e, na falta ou insuficincia deles, solidariamente, os bens prprios de qualquer dos cnjuges (art. 1695., n. 1 do C.C.). No regime da separao de bens, a responsabilidade dos cnjuges no solidria (art. 1695., n. 2 do C.C.).

48

49
D-se a cesso de bens aos credores quando estes, ou alguns deles, so encarregados pelo devedor de liquidar o patrimnio deste, ou parte dele, e repartir entre si o respectivo produto, para satisfao dos seus crditos (art. 831. do C.C.). A cesso deve ser feita por escrito e est, alm disso, sujeita forma exigida para a validade da transmisso dos bens nela compreendidos (art. 832., n. 1 do C.C.). A cesso deve ser registada sempre que abranja bens sujeitos a registo (art. 832., n. 2 do C.C.). A cesso no impede que os bens cedidos sejam executados pelos credores que dela no participam, enquanto no tiverem sido alienados; no gozam de igual direito os cessionrios nem os credores posteriores cesso (art. 833. do C.C.). Portanto, temos dois tipos de limites: 1) os limites subjectivos (assume duas vertentes: a vertente do princpio da adequao ou da proporcionalidade, e a vertente relativa ao tipo de bens a penhorar); e 2) os limites objectivos, No que diz respeito segunda situao (execuo sobre bens de terceiro), diznos o art. 818. do C.C. que tal ocorrer quando os bens se encontrem vinculados garantia do crdito ou quando sejam objecto de acto praticado em prejuzo do credor, que este haja procedentemente impugnado. Os bens de terceiro podem estar vinculados garantia do crdito nos casos de ter sido prestada uma fiana ou de ter sido constituda uma garantia real. Mas a execuo imediata dos bens do fiador depende da no invocao, por parte dele, do benefcio da excusso (arts. 638. e 639. do C.C.)35. Nos termos do n. 1 do art. 227.-A do Cdigo Penal, incorre na prtica do crime de frustrao de crditos, a que corresponde a pena de priso at 3 anos ou a pena de multa, o devedor que, depois da emisso de sentena condenatria exequvel, destruir, danificar, fizer desaparecer, ocultar ou sonegar parte do seu patrimnio, a fim de intencionalmente frustrar, total ou parcialmente, a satisfao de um crdito de outrem, se, instaurada a aco executiva, nela no se conseguir satisfazer plenamente os direitos do credor. ilegalidade da penhora A ilegalidade da penhora pode fundar-se numa:

impenhorabilidade objectiva: a penhora assenta no facto de se terem ultrapassado os limites objectivos da penhorabilidade (penhoram-se bens que no deviam ser penhorados, em absoluto, ou no deviam ser penhorados naquelas circunstncias, ou sem excusso de todos os outros, ou para aquela dvida); ou

35

Infra n. 2.4.2.

49

50 impenhorabilidade subjectiva: a penhora subjectivamente ilegal (penhoram-se bens que no so do executado). bens absoluta ou totalmente impenhorveis A absoluta ou total impenhorabilidade dos bens pode resultar: 1) do tipo de bens a penhorar (limite intrnseco); ou 2) de disposio legal especial. O art. 822. refere-se aos bens absoluta ou totalmente impenhorveis, ou seja, queles que em nenhuma circunstncia podem ser penhorados. O art. 822. refere-se: 1) aos casos de impenhorabilidade substancial (alneas a) e b)); e 2) aos casos de impenhorabilidade processual (alneas c) a g)). A impenhorabilidade substancial abrange no apenas os bens inalienveis (alneas a) e b)), como os bens impenhorveis. Os primeiros so impenhorveis por, sendo a penhora uma providncia de afectao, ser intil apreender bens que no possam ser transmitidos na execuo; quanto aos segundos, trata-se de bens de contedo patrimonial e transmissveis que, a no existir a declarao de impenhorabilidade, podem ser objecto de penhora. A ttulo de exemplo, podem apresentar-se como inalienveis os seguintes bens:

o direito de uso e habitao (art. 1488. do C.C.); o direito a alimentos (art. 2008., n. 1 do C.C.); o direito sucesso de pessoa viva (art. 2028. do C.C.); o direito ao arrendamento habitacional (arts. 85. e 86. do RAU); a raiz dos bens sujeitos a fideicomisso, mas j no os seus frutos (art. 2292. do C.C.).

Como impenhorveis, por disposio especial da lei, podem referir-se, entre outros, os seguintes bens:

os bens adquiridos pelo mandatrio em execuo de mandato sem poderes de representao (art. 1184. do C.C.); o crdito de alimentos (art. 2008., n. 2 do C.C.).

So tambm impenhorveis, porque inalienveis, os bens que integram o domnio pblico do Estado e das restantes pessoas colectivas pblicas (art. 822., alnea b)). No que diz respeito impenhorabilidade processual, esta baseia-se em razes de ordem moral, de ordem religiosa ou de humanidade. Por motivos de ordem moral, so absolutamente impenhorveis:

50

51 os objectos cuja apreenso seja ofensiva dos bons costumes (alnea c), 1. parte); os objectos cuja apreenso no tenha justificao econmica, pelo seu diminuto valor venal, no visando a apreenso outra coisa seno vexar ou prejudicar o lesado (alnea c), 2. parte);

os tmulos (alnea e)); e os objectos destinados ao tratamento de doentes (alnea g), 2: parte).

Por motivos de ordem religiosa, so absolutamente impenhorveis os objectos especialmente destinados ao exerccio de culto pblico e enquanto se mantiverem afectados a esse fim (alnea d)). Por motivos de humanidade, so absolutamente impenhorveis:

os bens imprescindveis a qualquer economia domstica que se encontrem na residncia permanente do executado, salvo se se tratar de execuo destinada ao pagamento do preo da respectiva aquisio ou do custo da sua reparao (alnea f))36;

os instrumentos indispensveis aos deficientes (alnea g).

bens relativamente impenhorveis O art. 823. refere-se aos bens relativamente impenhorveis, ou seja, queles que apenas podem ser penhorados em determinadas circunstncias ou para pagamento de certas dvidas. No n. 1 do art. 823. contempla-se um caso de impenhorabilidade substancial; no n. 2 prev-se uma hiptese de impenhorabilidade processual. Diz-nos o n. 1 do art. 823. que esto isentos de penhora, a menos que se trate de execuo para pagamento de dvida com garantia real, os bens do Estado e das restantes pessoas colectivas pblicas, de entidades concessionrias de obras ou servios pblicos ou de pessoas colectivas de utilidade pblica, que se encontrem especialmente afectados realizao de fins de utilidade pblica. A impenhorabilidade processual relativa filia-se em motivos de interesse econmico, matizados com consideraes de humanidade. Abrange os instrumentos de trabalho e os objectos indispensveis ao exerccio da actividade ou formao profissional do executado (art. 823., n. 2)37.
No integram, segundo algumas decises, a televiso, o frigorfico, os candeeiros ou os maples, nem um sof-cama no utilizado para dormir ou as mquinas de lavar, com fundamento em que no existem na economia mais modesta, marginal, integrada por utenslios como os talheres, os trastes de cozinha, catres ou camas, mesas, cadeiras, bancos ou tripeas. 37 V.g., o barco que o executado utilize no exerccio da pesca; o tractor que o executado empregue na sua profisso de tractorista; ou a biblioteca jurdica de um
36

51

52
No entanto, a penhora dos bens possvel se o executado os indicar penhora aquando da sua efectivao ou se a execuo se destinar ao pagamento do preo da sua aquisio ou do custo da sua reparao, bem como quando os bens forem penhorados como elementos corpreos de um estabelecimento comercial. Assim, temos as seguintes hipteses:

penhorabilidade relativa adstrita (art. 823., n. 1, 1. parte); penhorabilidade relativa conjunta (art. 823., n. 2, alnea c)); penhorabilidade relativa voluntria (art. 823., n. 2, alnea a)); e penhorabilidade relativa subsidiria (art. 823., n. 2, alnea d)).

bens parcialmente impenhorveis Os bens parcialmente impenhorveis, ou seja, aqueles que apenas podem ser penhorados em parte, encontram-se mencionados no art. 824.. A razo desta impenhorabilidade parcial baseia-se em razes que se prendem com a dignidade da pessoa humana (art. 1. da CRP)38. No podem ser penhorados dois teros dos vencimentos, salrios ou prestaes de natureza semelhante, auferidos pelo executado, como igualmente dois teros das prestaes peridicas pagas a ttulo de aposentao ou de outra qualquer regalia social, seguro, indemnizao por acidente ou renda vitalcia, ou de quaisquer outras prestaes de natureza semelhante. Tendo em ateno o montante de natureza do crdito exequendo e as necessidades do executado e do seu agregado familiar, o juiz pode, excepcionalmente, reduzir, por perodo que considere razovel, a parte penhorvel dos rendimentos e mesmo isent-los de penhora, por perodo no superior a um ano (art. 824., n. 4). Inspirado na jurisprudncia, no que concerne ao limite mnimo de impenhorabilidade, diz-se no n. 2 do art. 824. que a impenhorabilidade a que alude o n. 1 tem como limite mnimo o montante equivalente a um salrio mnimo nacional, desde que o executado no tenha outro rendimento e o crdito exequendo no seja de alimentos. Diz-se ainda no preceito que a impenhorabilidade tem como limite mximo o equivalente a trs salrios mnimos nacionais data de cada apreenso 39. Sendo a
advogado. 38 Portugal uma Repblica soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construo de uma sociedade livre, justa e solidria. 39 Como refere Paula Costa e Silva, O que significa que podero ser penhorados mais de dois teros do vencimento do executado caso parte restante e no penhorada seja pelo menos igual a trs salrios mnimos nacionais data de cada apreenso.

52

53
obrigao exequenda de alimentos, pode penhorar-se um tero do rendimento, irrelevando o montante sobrante40. O n. 3 do art. 824. refere que, na penhora de dinheiro ou de saldo bancrio de conta ordem, impenhorvel o valor global correspondente a um salrio mnimo nacional. Todavia, o juiz, a requerimento do exequente, pode afastar o disposto no n. 3 e reduzir o limite mnimo imposto no seu n. 2, salvo no caso de penso ou de regalia social, uma vez ponderados o montante e a natureza do crdito exequendo e o estilo de vida e as necessidades do executado e do seu agregado familiar (n. 5 do art. 824.). A quantia em dinheiro ou o depsito bancrio resultantes da satisfao de crdito impenhorvel so igualmente impenhorveis (art. 824.-A). Face aos valores morais, sociais e humanitrios que lhe esto subjacentes, as impenhorabilidades analisadas no podem ser alteradas por conveno das partes nem o devedor pode renunciar proteco que a lei por esse meio lhe concede, devendo ser considerados nulos os negcios jurdicos em contrrio (art. 294. do C.C.). penhora de bens comuns do casal

Em explicitao do n. 2 do art. 824., dizem-nos tambm Lebre de Freitas e Ribeiro Mendes, Quando os dois teros excedam o valor de trs salrios mnimos nacionais, a impenhorabilidade limita-se a este valor, sendo penhorvel, juntamente com o tero restante, a parte dos dois teros que o exceda. Em compensao, quando os dois teros sejam inferiores ao valor de um salrio mnimo nacional, a parte impenhorvel do rendimento eleva-se, coincidindo com o valor deste, desde que se verifiquem dois requisitos: 1) o executado no ter outro rendimento; e 2) o crdito exequendo no ser de alimentos. 40 Em relao 1. parte do n. 2 do art. 824., veja-se o seguinte exemplo: o executado aufere um rendimento de 2.100,00. Dois teros desse salrio correspondem a 1.400,00. Considerando que o salrio mnimo nacional est fixado em 356,60, o triplo do seu valor igual a 1.069,80 (valor impenhorvel). Obtendo a diferena entre os dois teros do salrio do executado (1.400,00) e o valor correspondente ao triplo do salrio mnimo nacional (1.069,80), obtemos o valor penhorvel (330,20). Em relao 2. parte do n. 2 do art. 824., veja-se o seguinte exemplo: o executado aufere um rendimento de 500,00. A aplicao genrica da norma ditaria que a penhora poderia incidir sobre dois teros desse rendimento (v.g., 166,67). No entanto, como o valor correspondente aos dois teros desse rendimento (333,33) inferior ao salrio mnimo nacional (356,60), passa este ltimo a constituir o limite de impenhorabilidade, ou seja, 356,60. Veja-se o seguinte quadro: Salrio do executado500,00Um tero do salrio do executado166,67Dois teros do salrio do executado333,33Salrio mnimo nacional356.60Valor impenhorvel356,60Total penhorvel em casa apreenso143,40

53

54
Enquanto nos regimes de separao os bens comuns so objecto de uma relao de compropriedade; nos regimes de comunho constituem um patrimnio colectivo de afectao especial, por deles serem simultaneamente titulares marido e mulher e se encontrarem vinculados satisfao das necessidades da sociedade conjugal. Respondem, por isso, pelas dvidas de ambos os cnjuges (art. 1695.). Por estas dvidas respondem, tambm, na falta ou insuficincia daqueles bens, solidariamente (ou conjuntamente, se o regime for o da separao de bens) os bens prprios de qualquer dos cnjuges. No que respeita s dvidas da exclusiva responsabilidade de um dos cnjuges respondem, em primeiro lugar, os bens prprios do cnjuge devedor e, subsidiariamente, a sua meao nos bens comuns (art. 1696., n. 1). Na execuo movida apenas contra o cnjuge obrigado no ttulo, apenas se podem penhorar, em princpio, os bens prprios do executado e a sua meao nos bens comuns. Se a dvida for da responsabilidade de ambos os cnjuges e o credor quiser executar os bens comuns do casal, ter de se munir de um ttulo executivo onde ambos figurem como devedores; se somente tiver ttulo contra um deles, ter de obter tambm ttulo contra o outro. Se pelas dvidas da responsabilidade de ambos os cnjuges tiverem respondido bens de um s deles, designadamente por s contra ele ter sido instaurada a execuo, torna-se este credor do outro pelo que haja satisfeito a mais. Mesmo em execuo movida apenas contra um dos cnjuges podem ser penhorados, a ttulo provisrio, a fim de ficarem indisponveis, os bens comuns do casal, por no se conhecerem bens suficientes prprios do executado. Se tal acontecer, e sem necessidade de pedido do exequente, cita-se o cnjuge do executado para, no prazo de que dispe para a oposio: 1) requerer a separao de bens; ou 2) juntar certido comprovativa da pendncia de aco em que a separao j tenha sido requerida (art. 825., n. 1). Se o no fizer, a execuo prossegue nos bens penhorados (art. 825., n. 4). Fazendo-o, a execuo fica suspensa no respeitante aos bens comuns, nada obstando a que prossiga nos bens prprios do executado (art. 825., n. 7, 1. parte). Realizada a partilha, de duas uma: 1) ou os bens penhorados ficam a pertencer ao executado; 2) ou os bens penhorados so adjudicados ao seu cnjuge. No primeiro caso (os bens penhorados ficam a pertencer ao executado), a execuo prossegue sobre os ditos bens; no segundo caso (os bens penhorados so adjudicados ao seu cnjuge), podem ser penhorados outros bens que tenham cabido

54

55
em partilha ao executado, permanecendo a anterior penhora at nova apreenso (art. 825., n. 7, 2. parte). A separao de bens a que alude o n. 5 do art. 825. uma das situaes previstas na alnea d) do art. 1715. do C.C. Os n.s 2 a 6 do art. 825. possibilitam que, no prprio processo executivo, a dvida, desde que constante de ttulo executivo diverso de sentena, seja considerada comum para os efeitos da execuo, no obstante no ttulo inicial que suporta a execuo apenas figurar como devedor o cnjuge demandado41. A aceitao, expressa ou tcita42, da comunicabilidade da dvida, por parte do cnjuge do executado, a verificar pelo agente de execuo, determina a formao, no prprio processo de execuo, de ttulo executivo para judicial a favor do exequente, atravs do alargamento do mbito subjectivo do ttulo inicial, que passa tambm a abranger o cnjuge do executado. Na hiptese do cnjuge recusar a comunicabilidade, sem requerer a separao de bens nem apresentar certido de aco pendente, a execuo prossegue nos bens comuns. Quando o exequente no invoque a comunicabilidade da dvida, qualquer dos cnjuges pode, no prazo de oposio, requerer a separao de bens ou juntar certido, sob pena da execuo prosseguir nos bens penhorados. penhora em execuo contra herdeiro Segundo o n. 1 do art. 827., na execuo movida contra o herdeiro, apenas se podem penhorar os bens que ele tenha recebido do autor da herana. Esta soluo resulta da aplicao da limitao constante da segunda parte do art. 601. do C.C. ao princpio da responsabilidade de todo o patrimnio do devedor pelo cumprimento da obrigao. Isto porque a herana, que responde pelo pagamento das dvidas do falecido (art. 2068. do C.C.), constituir um patrimnio autnomo (arts. 2070. e 2071.). Se, em aco executiva por dvida da herana, forem penhorados bens no herdados, o executado pode opor-se penhora e requerer o seu levantamento, indicando ao mesmo tempo os bens da herana que tenha em seu poder (art. 827., n. 2).

Sendo o ttulo executivo uma sentena, no admitida a alegao de comunicabilidade, por qualquer das partes o poder ter feito na aco declarativa. 42 Vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualiza da, p. 187.
41

55

56
Com o requerimento de oposio penhora, o executado deve, em caso de aceitao a benefcio do inventrio, juntar certido do respectivo processo de inventrio comprovativa de que os bens penhorados no foram a relacionados; em caso de aceitao pura e simples, o executado deve, no seu requerimento de oposio, alegar que os bens penhorados no provieram da herana e que no recebeu da herana mais bens do que aqueles que indicou ou que, tendo recebido mais, os outros foram todos aplicados em solver encargos dela; ainda, neste caso, o executado deve oferecer o rol de testemunhas (no superior a oito) e apresentar os outros meios de prova (arts. 303., n. 1; 304., n. 1 e 827., n. 3). Ouvido o exequente, este pode: 1) no deduzir oposio; ou 2) deduzir oposio. No primeiro caso, o requerimento do executado deferido, ordenando o juiz o levantamento da penhora (art. 827., n. 2, 2. pargrafo); no segundo caso, necessrio distinguir consoante a herana tenha sido: 1) aceite a benefcio do inventrio; ou 2) aceite pura e simplesmente. Sendo aceite a benefcio do inventrio, o exequente deve impugnar o valor probatrio da certido extrada do processo de inventrio junta pelo executado, arguindo inclusivamente a sua falsidade, ou ento provar, atravs de certido de sentena proferida em aco declarativa, a existncia de outros bens para alm dos inventariados, neles se compreendendo os bens penhorados. Sendo aceite pura e simplesmente, o juiz deve ordenar as diligncias instrutrias necessrias, inquirindo designadamente as testemunhas oferecidas (art. 304.), em vista a apurar se os bens penhorados no provieram da herana e se nesta no existem valores suficientes para pagamento da dvida exequenda. penhorabilidade subsidiria A penhorabilidade subsidiria pode ser: 1) uma subsidiariedade pessoal (n.s 1 a 6 do art. 828.); ou 2) uma subsidiariedade real (n. 7 do art. 828.). Quanto primeira (penhorabilidade subsidiria pessoal), em execuo movida simultaneamente contra o devedor principal e o devedor subsidirio ou s contra este, no podem penhorar-se, em princpio, os bens do devedor subsidirio, enquanto no estiverem excutidos todos os bens do devedor principal. Uma situao destas apenas pode ocorrer se o devedor principal e o devedor subsidirio forem ambos condenados ou figurarem pessoalmente no ttulo executivo. O devedor subsidirio, uma vez intimado pelo credor para satisfazer o seu crdito, sem prvia excusso do patrimnio do devedor principal, pode optar pela sua imediata satisfao, a fim de evitar o agravamento da sua situao debitria, caso se

56

57
convena que o devedor principal no tem possibilidades econmicas de cumprir a obrigao43. Quando um devedor responde, a par do devedor principal, por determinada obrigao, trs situaes so configurveis:

execuo instaurada contra o devedor principal e o devedor subsidirio: a penhora comea pelos bens do devedor principal e s poder incidir sobre os bens do devedor subsidirio se, aps a venda dos primeiros, o produto dela for suficiente para o pagamento do liquidado na execuo (art. 828., n., 1. parte, e n. 3, alnea a);

execuo instaurada apenas contra o devedor subsidirio: perante a execuo prvia, no se proceder penhora dos bens do devedor subsidirio, previamente citado, devendo o exequente requerer, no prprio processo, execuo contra o devedor principal, promovendo a penhora dos bens deste (art. 828., n. 2). Se o exequente no tiver ttulo executivo contra o devedor principal, a execuo ser suspensa at que ele o obtenha;

execuo instaurada apenas contra o devedor principal: sendo a execuo apenas instaurada contra o devedor principal, no se perspectiva a hiptese de excusso prvia nem de invocao do respectivo benefcio, uma vez que nela no podem penhorar-se bens do devedor subsidirio, por ser estranho execuo. Todavia, desde que o exequente tenha ttulo executivo contra o devedor subsidirio, pode requerer contra ele, no mesmo processo, depois de se revelarem insuficientes os bens penhorados ao devedor principal (art. 828., n. 5).

O devedor subsidirio deve invocar o benefcio da excusso prvia no prazo de 20 dias, por meio de simples requerimento, a contar da citao. Em relao segunda (penhorabilidade subsidiria real), sero penhorados, em primeiro lugar, os bens que, nos termos da lei, respondem prioritariamente pelo cumprimento da obrigao e, s se eles forem insuficientes, se proceder penhora dos bens que respondem subsidiariamente. Ao contrrio da subsidiariedade pessoal, na subsidiariedade real no se exige a prvia excusso dos bens que respondem prioritariamente, mediante a realizao de vendas ou adjudicaes, para se poderem penhorar os que respondem em ltimo lugar.

Como exemplo paradigmtico do devedor subsidirio temos o fiador (art. 627. do C.C.).
43

57

58
Se, em infraco ao que se dispe no art. 828., se penhoram bens do devedor subsidirio, sem previamente se excutirem os bens do devedor principal, ou se se penhorarem, em primeiro lugar, bens que apenas respondem a ttulo subsidirio, o devedor subsidirio ou o titular dos bens podem, tanto aquele como este nas posies de executado, opor-se penhora (alnea b) do n. 1 do art. 863.-A). apreenso de bens em poder de terceiro Diz o n. 1 do art. 831. que: Os bens do executado so apreendidos ainda que, por qualquer ttulo, se encontrem em poder de terceiro, sem prejuzo, porm, dos direitos que a este seja lcito opor ao exequente. Acrescenta o seu n. 2 que: No acto de apreenso indaga-se se o terceiro tem os bens em seu poder por via de penhor ou de direito de reteno e, em caso afirmativo, anota-se o respectivo domiclio para efeito de posterior citao. administrao dos bens depositados Alm dos deveres gerais do depositrio (art. 1187. do C.C.)44, incumbe ao depositrio judicial o dever de administrar os bens com a diligncia e zelo de um bom pai de famlia (cfr. arts. 799., n. 2 e 487., n. 2 do C.C.) 45 e com a obrigao de prestar contas (cfr. art. 843., n. 1). Na falta de acordo entre o exequente e o executado sobre o modo de explorar os bens penhorados, o juiz decidir, ouvido o depositrio e feitas as diligncias necessrias (n. 2). O solicitador de execuo pode socorrer-se, na administrao dos bens, de colaboradores, que actuam sob a sua responsabilidade (n. 3). penhora de bens imveis, penhora de bens mveis e penhora de direitos A penhora de bens imveis vem consagrada nos arts. 838. a 847.; a penhora de bens mveis vem prevista nos arts. 848. a 855.. Diz este ltimo preceito que: aplicvel, subsidiariamente, penhora de bens mveis o disposto, na subseco anterior, para a penhora dos imveis. A penhora de direitos vem regulada nos arts. 856. a 863.. Por seu lado, subsidiariamente aplicvel penhora de direitos o
44

O depositrio obrigado: - a guardar a coisa depositada; - a avisar imediatamente o depositante, quando saiba que algum perigo ameaa a coisa ou que terceiro se arroga direitos em relao a ela, desde que o facto seja desconhecido do depositante; - a restituir a coisa com os seus frutos. 45 A culpa apreciada, na falta de outro critrio legal, pela diligncia de um bom pai de famlia, em face das circunstncias de cada caso.

58

59
disposto nas subseces anteriores para a penhora das coisas imveis e das coisas mveis (art. 863.). oposio penhora meios de oposio O nosso sistema jurdico concede quatro meios de reagir contra uma penhora ilegal, a saber:

a oposio por simples requerimento; o incidente de oposio penhora; Os embargos de terceiros; e A aco de reivindicao.

A oposio por simples requerimento e o incidente de oposio penhora tm lugar no prprio processo de execuo, se bem que o incidente de oposio penhora corre por apenso; os embargos de terceiros e a aco de reivindicao constituem aces declarativas, processadas por apenso execuo, em que se inserem funcionalmente. No entanto, a aco de reivindicao um meio geral, autnomo da execuo. A oposio penhora Com a Reforma do Processo Civil de 95-96, atravs da incluso dos arts. 863.-A e 863.-B, mantidos pela Reforma do Processo Civil de 2003, o executado passou a dispor de um meio incidental especfico de oposio penhora. Fundamentos So trs as hipteses previstas no n. 1 do art. 863.-A como fundamento da oposio penhora:

Inadmissibilidade da penhora dos bens concretamente apreendidos ou da extenso com que ela foi realizada; Imediata penhora de bens que s subsidiariamente respondam pela dvida exequenda; Incidncia da penhora sobre bens que no respondam, nos termos do direito substantivo, pela dvida exequenda.

A primeira parte da alnea a) refere-se, essencialmente, aos casos de impenhorabilidade processual, quer absoluta (art. 822.), quer relativa (art. 823.); a segunda parte da alnea a) refere-se:

59

60 Aos casos de impenhorabilidade parcial (art. 824.); penhora de uma parte especificada de bens indivisos ou de bens compreendidos num patrimnio comum ou de uma fraco de qualquer deles, em execuo apenas movida contra algum ou alguns dos contitulares (art. 826.), bem como, em caso de penhora de imveis, a sua extenso a frutos expressamente excludos ou sobre os quais exista algum privilgio (art. 842., n. 1). A alnea b) contempla as situaes de penhorabilidade subsidiria, seja na vertente pessoal, seja na vertente real (art. 828.). A alnea c) alude a casos de impenhorabilidade, nos termos do direito substantivo, de determinados bens, por no responderem pela dvida exequenda46. Se a oposio se basear na existncia de patrimnios separados, o executado deve indicar logo os bens, integrados no patrimnio autnomo que responde pela dvida exequenda, que tenha em seu poder e estejam sujeitos penhora (art. 863.-A, n. 2). Se o executado no indica esses bens, mesmo aps convite endereado ao suprimento da omisso, o incidente da oposio no deve ser admitido. Sendo inadequada a oposio penhora para o executado questionar os termos em que ela ocorreu, ele pode reclamar para o juiz de execuo do acto do agente de execuo. O exequente tambm deve poder reclamar para o juiz de execuo do acto do agente de execuo, por sua disposio no se encontrar o incidente de oposio execuo (art. 809., n. 1, alnea c))47. Tramitao Da tramitao da oposio penhora cuida o art. 863.-B, sujeito ao regime dos arts. 303. e 304., quando no se cumule com a oposio execuo (n. 2 do art. 813.). Em regra, os incidentes so processados nos prprios autos da causa principal, salvo quando alguma regra processual disponha diferentemente; o incidente de oposio penhora, mesmo quando no cumulado com a oposio execuo, corre por apenso (arts. 817., n. 1 e 863.-B, n. 2, in fine).

A ttulo de exemplo, os bens que o mandatrio haja adquirido em execuo do mandato, sem poderes de representao, e que devam ser transferidos para o mandante (art. 1184. do C.C.) e os bens sujeitos a fideicomisso, sendo o fiducirio o executado (art. 2292. do C.C.). 47 Vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualizada, p. 251.
46

60

61
A oposio apresentada no prazo de 20 dias a contar da citao, quando esta efectuada aps a penhora; e no prazo de 10 dias a contar da notificao do acto da penhora, quando a citao o anteceda. O incidente da oposio penhora suscita-se atravs de um requerimento, onde o executado, para alm de fundamentar a sua pretenso (n. 1 do art. 863.-A), deve oferecer o rol de testemunhas e requerer os outros meios de prova. Paga previamente a taxa de justia inicial na circunstncia reduzida a metade, o requerimento do incidente presente ao juiz, o qual pode:

Indeferir liminarmente o despacho; ou Receber a oposio. O despacho for apresentado fora de prazo; O fundamento no se ajustar aos legalmente previstos; ou O despacho for manifestamente improcedente.

O juiz indefere liminarmente o despacho se:

Recebendo a oposio, o exequente notificado para responder no prazo de 10 dias. Com a resposta, o exequente deve oferecer igualmente as suas provas, para alm de juntar documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia inicial. Cada uma das partes no pode produzir mais de trs testemunhas sobre cada facto, nem pode oferecer um nmero de testemunhas superior a oito. A falta de resposta do exequente implica a confisso dos factos alegados pelo executado, salvo quando esto em oposio com os expressamente alegados por aquele no requerimento executivo. A admisso do incidente suspende a execuo, mas apenas quanto aos bens a que a oposio respeita, se o executado prestar cauo (art. 863.-B, n. 3). Havendo suspenso, a penhora pode ser reforada ou substituda (art. 834., n. 3, alnea d)). O incidente termina, aps a realizao das diligncias instrutrias necessrias, com a deciso do juiz, mantendo a penhora ou ordenando o seu levantamento (art. 863.-B, n. 4). da competncia exclusiva do juiz de execuo o julgamento da oposio penhora, sem interferncia do agente de execuo (art. 809., n. 1, alnea b)). Embargos de terceiro Como, em regra, apenas esto sujeitos execuo os bens do executado (art. 821., n. 1), impe-se conferir a terceiro um meio processual de defesa dos seus bens contra execues alheias. Este meio designa-se de embargos de terceiro.

61

62
A oposio mediante embargos de terceiro (arts. 351. e SS.) o incidente que permite a um terceiro intervir numa causa para fazer valer, no confronto de ambas as partes, um direito prprio, total ou parcialmente incompatvel com as pretenses por aquelas deduzidas. O cnjuge do executado, que tenha a posio de terceiro, pode tambm socorrer-se dos embargos de terceiro, para defender os bens prprios e os bens comuns que hajam sido indevidamente atingidos pela diligncia de cariz executrio (art. 352.): 1) no caso de bens prprios, com o fundamento de no ser parte na aco executiva; 2) no caso dos bens comuns, por no ter sido citado para requerer a separao de bens (art. 825., n. 1). E isto por aquela diligncia se dever efectivar sobre os bens prprios do cnjuge executado e, subsidiariamente, sobre a sua meao nos bens comuns (art. 1696., n. 1 do C.C.), mesmo estando em causa uma dvida da responsabilidade de ambos os cnjuges, por no figurarem marido e mulher como executados, nem ter sido citado ou notificado o cnjuge do executado para declarar se aceita a comunicabilidade da dvida (art. 825., n.s 2 e 6). No entanto, por fora do n. 2 do art. 1696. do C.C., respondem ao mesmo tempo que os bens prprios do cnjuge devedor, embora possam ser bens comuns:

Os bens por ele levados para o casal ou posteriormente adquiridos a ttulo gratuito, bem como os respectivos rendimentos; O produto do trabalho e os direitos de autor do cnjuge devedor; Os bens sub-rogados no lugar dos referidos na alnea a).

Indicando-se penhora estes bens, no h que proceder citao do cnjuge do executado para requerer, querendo, a separao de bens, uma vez que a lei permite a sua penhora sem reconhecer o eventual interesse do cnjuge do executado em fazer incluir esses bens na sua prpria meao. Contudo, no permitida a deduo de embargos de terceiro quando a apresentao de bens ocorre no processo especial de insolvncia (art. 351., n. 2). O que o terceiro pode fazer recorrer reclamao. Nos termos do art. 359., os embargos podem ser deduzidos depois de efectuada a penhora ou a diligncia judicial (embargos repressivos ou de restituio), ou depois de requerida ou ordenada (embargos preventivos), e correspondem, quando se trata da ofensa da posse, respectivamente, s aces de restituio e de manuteno da posse (art. 1278., n. 1 do C.C.). Os embargos repressivos ou de restituio ocorrem depois da privao da posse ou da agresso do direito. Os embargos preventivos tm lugar depois de

62

63
requerida ou ordenada a diligncia ofensiva da posse ou do direito, mas antes da sua realizao e respondem a uma ameaa iminente de leso. fundamentos Apenas tm legitimidade para deduzir embargos de terceiro o terceiro, ou seja, quem no parte nem como demandante bem como demandado ou, tratando-se de processo de execuo, nem como exequente nem como executado (art. 351., n. 1). E devem ser deduzidos contra as partes primitivas (art. 357., n. 1). O primeiro chama-se embargante; as segundas, embargadas. Nos termos do n. 1 do art. 351., os fundamentos da oposio mediante embargo de terceiro podem ser a ofensa da posse ou de qualquer direito incompatvel com a realizao ou o mbito da diligncia, na sequncia de penhora ou de qualquer acto judicial de apreenso (v.g., arresto, arrolamento) ou a entrega de bens (v.g., despejo e entrega judicial da coisa, na execuo para entrega de coisa certa). Para a penhora ou diligncia judicialmente ordenada, poder basear a oposio mediante embargos de terceiro, necessria a verificao de um dos seguintes requisitos:

A ofensa da posse; ou A ofensa de qualquer direito incompatvel com a realizao ou o mbito da diligncia.

Tramitao No obstante classificados como incidente da instncia, a estrutura dos embargos de terceiro a de uma aco declarativa a processar por apenso causa em que haja ocorrido ou tenha sido ordenado o acto ofensivo do direito do embargante (art. 353., n. 1). No entanto, esta aco tem a particularidade de ser precedida de uma fase introdutria, destinada a apurar a verosimilhana da pretenso deduzida. A tramitao dos embargos de terceiro abrange os seguintes momentos:

A petio de embargos; O despacho liminar; A produo da prova meramente informatria; O despacho de recebimento ou de rejeio dos embargos; A contestao; Os termos subsequentes.

63

64
A petio de embargos A petio de embargos deve ser apresentada nos 30 dias subsequentes quele em que a diligncia foi efectuada ou em que o embargante teve conhecimento da ofensa (art. 353., n. 2). A partir deste momento, ao terceiro apenas resta a aco comum de propriedade. A petio de embargos tambm pode ser apresentada antes da realizao da diligncia, mas depois desta ter sido requerida ou ordenada (art. 359., n. 1). Na parte respeitante aos factos que interessam fundamentao do pedido, a petio deve ser deduzida por artigos, uma vez que a providncia se configura como uma aco (art. 151., n. 2). Com a petio, o embargante deve oferecer prova informatria de que tem a posse ou titular de qualquer direito incompatvel com a realizao da diligncia sobre os bens a que os embargos respeitam. Para o efeito, pode juntar documentos e oferecer testemunhas (art. 353., n. 2, in fine), estas em nmero no superior a oito (art. 304., n. 1). O despacho liminar Autuada a petio por apenso e comprovado o pagamento prvio da taxa de justia inicial ou da sua iseno, o processo vai concluso ao juiz para despacho liminar. O juiz proferir um despacho de indeferimento se:

O embargante carecer de legitimidade, por no ser terceiro; a petio for apresentada fora de tempo; ou dos factos articulados no resultar que tenha a posse ou seja titular de qualquer direito incompatvel com a realizao da diligncia sobre os bens penhorados pertinentes (art. 354., 1. parte).

Proferindo um despacho de deferimento, o juiz deve ordenar a inquirio das testemunhas oferecidas e a produo da demais prova requerida (art. 354.). produo de prova, despacho de recebimento e rejeio dos embargos Produzida a prova, segue-se o despacho de recebimento ou de rejeio dos embargos. Estes devem ser rejeitados quando, aps uma apreciao sumria, o juiz conclua no haver a probabilidade sria da existncia do direito invocado pelo embargante (art. 354., in fine). Caso contrrio, o juiz receber os encargos, ordenado a notificao do exequente e do executado para os contestarem, no prazo de 30 ou 20

64

65
dias, consoante a forma de processo a seguir, em dependncia do seu valor (art. 357., n. 1; 486., n. 1 e 783.). contestao Na contestao, que deve ser articulada (art. 151., n. 2), os embargados podem defender-se quer por impugnao, quer por excepo (art. 487.). Com a contestao deve ser junto documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia inicial ou da concesso do benefcio do apoio judicirio. Sendo invocada alguma excepo, o embargante pode replicar, no prazo de 15 dias (art. 502., n.s 1 e 3) ou a ela responder, no prazo de 10 dias (art. 785.), segundo a forma de processo observada for a forma ordinria ou a forma sumria. Se os embargos se fundarem na invocao da posse, qualquer dos embargantes pode pedir o reconhecimento:

do seu direito de propriedade sobre os bens; ou do direito de propriedade pertencente pessoa contra quem a diligncia foi requerida que , no caso da penhora, o executado (art. 357., n. 2).

a aco de reivindicao A aco de reivindicao uma aco declarativa comum, ao alcance do proprietrio (ou titular de outro direito real menor) cujo direito tenha sido ofendido pela penhora. um meio autnomo face ao processo de execuo e que pode conduzir, a todo o tempo, anulao da venda que neste for efectuada (art. 909., n. 1, alnea d)).

11. Citao e Concurso de Credores


citao do executado A citao do executado pode ocorrer antes ou depois da penhora. Ocorre antes da penhora quando haja lugar a despacho liminar, salvo quando: o exequente requeira que a penhora seja efectuada sem a citao prvia do executado; ou esse despacho seja proferido em execuo movida apenas contra o devedor subsidirio, em que o exequente tambm requeira a mesma dispensa, e acabe, num caso e noutro, por ser deferida a sua pretenso (arts. 812., n.s 1 e 2; 812.-A, n.s 1 e 2; e 812.-B, n. 1 a 3).

65

66
A citao tambm previamente efectuada, mas sem necessidade de despacho judicial quando: em execuo apenas movida contra o devedor subsidirio, o exequente no tenha pedido a dispensa de citao prvia; na sequncia da apresentao de requerimento para a liquidao que no dependa de simples clculo aritmtico e a execuo no se funde em sentena; e

nas execues fundadas em ttulo extrajudicial de emprstimo contrado para aquisio de habitao prpria hipotecada em garantia (art. 812., n. 7).

No havendo citao prvia, a citao do executado ocorre no acto da penhora, sempre que ele esteja presente ou, no estando, no prazo de 5 dias contados da notificao da ltima penhora (art. 864., n. 2). Caso sejam penhorados abonos, vencimentos ou salrios, a citao ocorre ao mesmo tempo que a notificao ao empregador do executado de que deve reter determinada quantia a penhorar (art. 864., n. 4). A citao do executado, prvia ou no, levada a cabo pelo agente de execuo, nos termos gerais, podendo ter lugar editalmente (art. 864., n. 1). No acto da citao, devem ser entregues ao executado os elementos exigidos pelo art. 235.48, com as necessrias adaptaes, e ainda, caso a citao no seja prvia, cpia do auto de penhora (art. 864., n. 5). Na sequncia da realizao da penhora, comunicado ao executado que deve indicar, no prazo da oposio e sob pena de condenao como litigante de m f, nos termos gerais, os direitos, nus e encargos no registveis que recaiam sobre o bem penhorado e ainda que pode requerer a substituio dos bens penhorados ou, caso se oponha execuo, a substituio da penhora por cauo (art. 864., n. 6). Nos termos do n. 7 do art. 864., a citao do executado substituda por notificao quando tenha tido lugar a citao prvia. Esta soluo justifica-se, porque:

A citao serve para dar conhecimento ao ru ou ao executado de que foi proposta contra ele determinada aco e para o chamar ao processo para se defender; e

O acto de citao implica a remessa ou entrega ao citando do duplicado da petio inicial e da cpia dos documentos que a acompanhem, comunicando-se-lhe que fica citado para a aco a que o duplicado se refere, e indicando-se o tribunal, juzo, vara e seco por onde corre o processo, se j tiver havido distribuio (n. 1). No acto de citao, indicar-se- ainda ao destinatrio o prazo dentro do qual pode oferecer a defesa, a necessidade de patrocnio judicirio e as cominaes em que incorre no caso de revelia (n. 2).
48

66

67 uma vez no processo, o conhecimento dos factos que nele ocorrem lhe so transmitidos atravs de notificao (art. 228., n.s 1 e 2). Havendo citao prvia, o executado pode opor-se execuo no prazo de 20 dias a contar dela (art. 813., n. 1). Posteriormente, na sequncia da notificao da penhora, o executado pode opor-se a esta no prazo de 10 dias (art. 863.-B, n. 1, alnea b); e 864., n. 7). No havendo lugar a citao prvia, e como a citao s ocorre depois da penhora, a oposio execuo e a oposio penhora podem ser cumuladas, devendo o executado apresentar as duas oposies ou apenas uma no prazo de 20 dias a contar da citao (arts. 813., n.s 1 e 2; 863.-B, n. 1, alnea a); e 864., n. 2). execuo singular e execuo colectiva A execuo singular a que se realiza em benefcio de um nico credor. A execuo colectiva pode ser uma: 1) execuo colectiva universal; ou 2) uma execuo colectiva especial. A execuo colectiva universal a que se efectiva em benefcio de todos os credores pela liquidao de todos os bens do devedor (v.g., processo de insolvncia); a execuo colectiva especial a que aproveita apenas aos credores que se apresentam na execuo, com liquidao apenas dos bens penhorados. Como afirmao do processo de execuo colectiva especial, temos o princpio da igualdade e o princpio da prioridade. Em caso de execuo colectiva especial, no ocorre nenhuma mudana no que diz respeito ao sujeito passivo da relao processual; mas j no que respeita ao lado activo, a relao processual abre-se em forma de leque49. No actual Cdigo de Processo Civil optou-se pela execuo singular com uma componente concursal: a execuo apenas impulsionada por determinado credor (exequente) em satisfao do seu crdito, ao lado do qual apenas podem intervir os credores com garantia real sobre os bens penhorados, por estes bens serem transmitidos livres dos direitos de garantia (art. 824., n. 2 do C.C.). Assim, estes credores, que s podem pagar-se atravs do produto dos bens onerados, so convocados execuo, no para obterem pagamento do seu crdito, mas para fazerem valer os seus direitos de garantia sobre os bens penhorados. Os demais credores comuns com ttulo exequvel e crditos vencidos s podero intervir na execuo pela via indirecta da penhora dos mesmos bens em execuo separada.
49

Neste sentido, Liebman.

67

68

Citao do cnjuge do executado Nos termos da alnea a) do n. 3 do art. 864., o cnjuge do executado citado para a execuo em trs casos, a saber: quando a penhora tenha recado sobre bens imveis ou estabelecimento comercial que o executado no possa alienar livremente;

quando a penhora tenha recado sobre bens comuns do casal; para declarar, sendo caso disso, se aceita a comunicabilidade da dvida.

Segundo o n. 1 do art. 1682.-A do C.C., depende do consentimento de ambos os cnjuges, salvo se entre eles vigorar o regime da separao de bens, a alienao, onerao, arrendamento ou constituio de outros direitos pessoais de gozo sobre imveis prprios ou comuns e a alienao, onerao ou locao de estabelecimento comercial, prprio ou comum. De acordo com o n. 2, A alienao, onerao, arrendamento ou constituio de outros direitos pessoais de gozo sobre a casa de morada da famlia carece sempre do consentimento de ambos os cnjuges. Em adjectivao deste regime substantivo, diz-se no n. 1 do art. 28.-A que Devem ser propostas por marido e mulher, ou por um deles com consentimento do outro, as aces de que possa resultar a perda ou a onerao de bens que s por ambos possam ser alienados ou a perda de direitos que s por ambos possam ser exercidos, incluindo as aces que tenham por objecto, directa ou indirectamente, a casa de morada de famlia. Tendo em conta que a penhora de bens visa o fim ltimo da sua alienao, tambm no processo de execuo se devem encontrar ambos os cnjuges, sempre que os bens imveis penhorados s por ambos possam ser alienados. Da haver necessidade de chamar execuo o cnjuge no demandado, na sequncia da penhora de tal tipo de bens. No entanto, o cnjuge do executado no deve apenas intervir no caso de penhora de bens imveis; ele tambm deve ser citado em caso de penhora de estabelecimento comercial, vigorando um regime de comunho de bens entre os cnjuges (alnea a) do n. 3 do art. 864.). A partir da citao, o cnjuge assume todos os direitos que a lei confere ao executado (art. 864.-A). Pode, assim, nomeadamente:

Deduzir oposio execuo, no prazo de 10 dias, ou at ao termo do prazo concedido ao executado, se terminar depois daquele;

68

69 deduzir oposio penhora, no prazo de 10 dias, ou at ao termo do prazo concedido ao executado, se terminar depois daquele (art. 863.A). Fazendo-o, no pode depois embargar de terceiro relativamente aos bens comuns que hajam sido indevidamente atingidos, por ter optado por ser parte principal no processo de execuo;

impugnar os crditos dos credores concorrentes, quer os garantidos em bens imveis cuja penhora justificou a sua citao, quer os garantidos pelos demais bens penhorados;

impugnar as irregularidades da venda executiva, quer da venda por meio de propostas em carta fechada, quer da venda em estabelecimento de leiles;

reclamar contra a liquidao do produto da venda.

Do exposto resulta que, para o cnjuge do executado ser chamado execuo, torna-se necessria a penhora de bens que s com o seu consentimento possam ser alienados; depois de a se encontrar, assume todos os poderes do executado, em defesa do patrimnio conjugal. Esta opo legislativa discutvel, uma vez que a razo de ser da interveno do cnjuge justificar que a sua actuao se restringisse aos bens que determinaram a sua citao, sem extenso aos demais. Sendo a dvida considerada comum, na sequncia da citao do cnjuge do executado para declarar se aceita a comunicabilidade da dvida, e por a execuo prosseguir contra o referido cnjuge (n. 3 do art. 825.), este adquire igualmente todos os direitos que a lei confere ao executado (art. 864.-A). Os poderes conferidos ao cnjuge do executado no prejudicam a possibilidade de ele requerer a separao dos bens do casal, quando a penhora recair sobre bens comuns (parte final do art. 864.-A). Requerendo a separao dos bens do casal, no ter nenhuma interveno no processo de execuo, pelo que no assume nenhum dos direitos do executado. pressupostos especficos da reclamao de crditos So pressupostos especficos da reclamao de crditos:

a existncia de garantia real sobre os bens penhorados; a existncia de ttulo executivo; a certeza e a liquidez da obrigao.

69

70
S o credor com garantia real sobre os bens penhorados tem o nus de reclamar o seu crdito na execuo, a fim de concorrer distribuio do produto da venda. O credor que no tenha garantia real data da penhora pode obt-la no decurso do prazo das reclamaes, mediante a constituio de hipoteca judicial, se tiver sentena a seu favor e o bem penhorado for um imvel ou mvel sujeito a registo (art. 710. do C.C.), ou mediante arresto do bem penhorado (art. 622. do C.C.; 406.). Fora desse prazo, ainda pode efectuar a penhora sobre o mesmo bem em execuo prpria, aps o que reclamar o seu crdito na outra execuo (arts. 865., n. 5 e 871.). Do mesmo modo, o credor com direito a hipoteca legal sobre os bens penhorados (art. 705. do C.C.) pode constitui-la mediante registo (art. 708. do C.C.)50. estrutura da aco de verificao e graduao de crditos A aco de verificao e graduao de crditos formada por trs momentos, a saber:

os articulados; a verificao dos crditos; e a graduao dos crditos.

articulados no concurso de credores O apenso da verificao e graduao de crditos respeitante ao concurso de credores segue os termos do processo sumrio de declarao (art. 868., n. 1), por apenso ao processo de execuo (art. 865., n. 8). A marcha do processo de execuo s se suspende no decurso do prazo para apresentao das reclamaes de crditos; findo este, a execuo retoma a sua marcha normal com as diligncias necessrias para a realizao do pagamento (art. 873., n. 1). O credor que pretenda reclamar um crdito na execuo deve gozar de garantia real sobre os bens penhorados e dispor de ttulo exequvel (art. 865., n.s 1 e 2). Se a obrigao no for certa ou lquida, o credor deve torn-la certa ou lquida, actuando da mesma forma que o exequente em situao idntica (art. 865., n. 7, 2. parte). Ao contrrio do que ocorre com o crdito exequendo, o crdito do credor concorrente no necessita de se encontrar vencido (art. 865., n. 7, 1. parte).

Vide Jos Lebre de Freitas, A Aco Executiva Depois da Reforma, 4. edio, Coimbra, pp. 311 e 312.
50

70

71
A reclamao deve ser apresentada no prazo de 15 dias, a contar da citao do reclamante (art. 865., n. 2). Nos termos do n. 3 do art. 865., os titulares de direitos reais de garantia que no tenham sido citados podem reclamar espontaneamente o seu crdito at transmisso dos bens penhorados. Segundo o n. 4 e de acordo com o n. 2 do art. 749. do C.C., no admitida a reclamao do credor com privilgio creditrio geral, mobilirio ou imobilirio, quando:

a penhora tenha incidido sobre bem s parcialmente penhorvel (art. 824.), renda, outro rendimento peridico, ou veiculo automvel; Sendo o crdito do exequente inferior a 190 UC, a penhora tenha incidido sobre moeda corrente, nacional ou estrangeira, depsito em dinheiro; ou

Sendo o crdito do exequente inferior a 190 UC, este requeira procedentemente a consignao de rendimentos, ou a adjudicao, em dao em cumprimento, do direito de crdito no qual a penhora tenha incidido, antes de convocados os credores.

Segundo o n. 6, a ressalva constante do n. 4 no se aplica aos privilgios creditrios dos trabalhadores, que assim podem sempre reclamar os seus crditos, que disponham daquele direito real de garantia sobre os bens penhorados. Quem tenha obtido penhora sobre os mesmos bens em outra execuo pode reclamar espontaneamente o seu crdito at transmisso dos bens penhorados, ficando aquela execuo sustada (v.g., interrompida, suspensa) quanto a esses bens, a menos que a sustao (v.g., interrupo, suspenso) j tenha ocorrido nos termos do art. 871. (art. 865., n. 5). Por vezes, o credor, na altura da abertura do concurso, no se encontra munido de ttulo exequvel, apesar do seu crdito gozar de garantia real sobre os bens penhorados51. Nesta situao, o credor deve, dentro do prazo facultado para a reclamao de crditos52, requerer que a graduao dos crditos, relativamente aos bens abrangidos pela sua garantia, aguarde at que ele obtenha o ttulo em falta (art. 869., n. 1). Recebido o requerimento do credor em que este solicita a sustao da graduao dos crditos, o executado notificado pelo agente de execuo para, no

o que ocorre quando o crdito privilegiado ou se encontra assegurado mediante arresto ou direito de reteno. 52 Infra n. 4.5.1.
51

71

72
prazo de 10 dias, se pronunciar sobre a existncia do crdito invocado (art. 869., n. 2). Caso o executado reconhea a existncia do crdito ou nada diga e no esteja pendente aco declarativa para a respectiva apreciao, o ttulo executivo (para judicial) considera-se formado, e reclamado o crdito nos termos do requerimento do credor, sem prejuzo da sua impugnao pelo exequente e restantes credores (art. 869., n. 3). Se o executado negar a existncia do crdito, o credor obtm na aco prpria sentena exequvel, reclamando seguidamente o crdito na execuo (art. 869., n. 4). Se a aco estiver pendente data do requerimento, o requerente provocar a interveno principal do exequente e dos credores interessados, nos termos dos arts. 325. e ss.; se tiver de ser intentada posteriormente, o requerente deve prop-la, no apenas contra o executado, mas tambm contra o exequente e os credores interessados (art. 869., n. 5). Recebido o requerimento, fica sustada a graduao de crditos sobre os bens pertinentes e consequentemente o pagamento sobre o produto desses bens. Em relao ao resto, o apenso da verificao e graduao dos crditos prossegue (art. 869., n. 6); assim, no se suspende: a verificao e o reconhecimento dos crditos j reclamados; a graduao de crditos a satisfazer pelo produto dos bens penhorados estranhos garantia do requerente; a venda ou adjudicao dos bens penhorados, incluindo os que garantem o crdito do requerente; a distribuio do produto dos bens sobre que foram graduados crditos, restando o respeitante aos bens com graduao sustada. Na sequncia do requerimento, o requerente admitido a exercer no processo os mesmos direitos que a lei confere ao credor cuja reclamao tenha sido admitida (art. 869., n. 6, in fine), incluindo os de impugnar os crditos garantidos pelos bens sobre os quais tenha referido existir o seu direito real de garantia. Os efeitos do requerimento caducam nos casos previstos no n. 7 do art. 869.53. Se os efeitos do requerimento caducarem, proceder-se- graduao dos crditos verificados e reconhecidos no apenso da verificao e graduao de crditos sobre os bens abrangidos pela sustao. Com a Reforma de Processo Civil de 2003, eliminou-se o despacho de admisso ou rejeio das reclamaes, anteriormente exigido; mas sem prejuzo de,
Enquanto no primeiro caso consagrado no n. 7 do art. 869. a caducidade automtica, nos demais depende da prova dos fundamentos por parte do exequente.
53

72

73
no despacho saneador, as reclamaes serem rejeitadas, no apenas por serem inexistentes ou invlidas as garantias reais invocadas, como por se verificar algum dos fundamentos elencados no n. 2 do art. 812.. Findo o prazo para a reclamao de crditos ou apresentada reclamao nos termos do n. 3 do art. 865., delas so notificados o executado, o exequente e os credores reclamantes, aplicando-se notificao do executado o art. 235. (art. 866., n. 1). As reclamaes podem ser impugnadas pelo exequente e pelo executado no prazo de 15 dias, a contar da respectiva notificao (art. 866., n. 2). Dentro do prazo de 15 dias, a contar da respectiva notificao, os restantes credores podem impugnar os crditos garantidos por bens sobre os quais tenham invocado igualmente qualquer direito real de garantia, incluindo o crdito exequendo, bem como as garantias reais invocadas quer pelo exequente, quer pelos outros credores (art. 866., n. 3). Os credores concorrentes no podem impugnar os restantes crditos por falta de interesse processual, uma vez que s podem ser pagos na execuo pelos bens sobre que tiverem garantia e conforme a graduao do seu crdito (art. 873., n. 2). semelhana da reclamao, a impugnao deve ser deduzida por artigos (art. 60., n. 2). Nos termos do n. 4 do art. 868., a falta de impugnao implica o reconhecimento dos crditos e das respectivas garantias, sem prejuzo das excepes ao efeito cominatrio da revelia vigentes em processo declarativo (v.g., art. 485.), ou do conhecimento das questes que, a ser admitido despacho liminar, permitiriam a rejeio liminar da reclamao (v.g., art. 812.). Ainda pode haver uma resposta impugnao, desde que esta inclua defesa por excepo, a apresentar no prazo de 10 dias a contar da notificao da impugnao apresentada (art. 867.). A falta de resposta envolve a admisso por acordo dos factos que suportam a excepo, a menos que estejam em oposio com a reclamao considerada no seu conjunto, no seja admissvel confisso sobre eles ou s possam provar-se por documento escrito (arts. 463., n. 1; 466., n. 1; 490., n. 2; e 505.). A resposta deve ser deduzida por artigos (art. 60., n. 2). Sempre que o juiz preveja que o produto da venda dos bens penhorados no chega para pagar as custas da execuo, que saem precpuas (art. 455.) pode, por uma razo de economia processual, suspender os termos do apenso de verificao e graduao de crditos, posteriormente aos articulados, at realizao da venda (art. 868., n. 5).

73

74
Realizada a venda, se o seu produto for insuficiente para pagar as custas da execuo, ou apenas bastar para o seu pagamento, a execuo ser considerada extinta por impossibilidade superveniente da lide (arts. 287., alnea e) e 919., n. 1, in fine); se o produto da venda ultrapassar o montante das custas, a suspenso decretada ser levantada, a fim de se proceder verificao e graduao dos crditos reclamados. Neste caso, a verificao e graduao de crditos ocorrer aps a venda executiva. Verificao e graduao dos direitos reais caducveis Findo os articulados do concurso de credores, segue-se a tramitao necessria verificao dos crditos reclamados, para depois de proceder sua graduao (ns 1 e 2 do art. 868.). Se nenhum dos crditos tiver sido impugnado ou, se tal tiver ocorrido, a sua verificao no depender de prova a produzir, proferir-se- logo sentena reconhecendo-os ou no como existentes, para depois se graduarem os verificados juntamente com o crdito do exequente. Se a verificao de algum dos crditos impugnados estiver dependente de produo de prova, seguir-se-o os termos do processo sumrio de declarao, com audincia preliminar, se necessria, despacho saneador, se as circunstncias o impuserem, onde se seleccionar a matria de facto considerada como assente e como controvertida. Mas se, no termos dos articulados, alguns dos crditos j puderem ser apreciados, ou por no terem sido impugnados ou por, apesar de o terem sido, a sua verificao no depender da produo de prova, o juiz declar-los- reconhecidos ou no reconhecidos no despacho saneador, prosseguindo o processo at ao julgamento para verificao dos demais. Contudo, a graduao dos crditos reconhecidos no despacho saneador ficar para a sentena final (art. 868., n. 1, 2. parte). Se a penhora ampliada devido existncia de um direito real de gozo, por constitudo ou registado posteriormente a qualquer garantia real, o referido direito real no fica sujeito a qualquer acto de verificao. Mas deve proceder-se a uma graduao em separado sobre o novo bem abrangido pela penhora, qual apenas sero chamados os credores com garantia real anterior limitao resultante do surgimento do novo direito real de gozo e o titular deste direito, exercitando o direito de sequela, prprio dos direitos reais. A graduao faz-se em separado para os bens mveis e imveis. O crdito exequendo graduado em relao a todos os bens penhorados.

74

75
Face residualidade do conceito de coisa mvel resultante do disposto no n. 1 do art. 205. do C.C., os crditos penhorados so de considerar, para efeitos de reclamao e graduao, como coisas mveis. Na ordem de graduao assume especial importncia a baseada na existncia de privilgio creditrio, que concede a certos credores, desde o momento da constituio da obrigao, preferncia no pagamento em relao a outros, independentemente do registo (art. 733. do C.C.): 1) sendo um privilgio creditrio geral, no vale contra terceiros, titulares de direitos que sejam oponveis ao exequente (art. 749., n. 1 do C.C.); 2) se for um privilgio creditrio mobilirio especial, em caso de conflito com um direito de terceiro, prevalece o que for adquirido em primeiro lugar (art. 750. do C.C.); e 3) sendo um privilgio creditrio imobilirio especial, este oponvel a terceiros que adquiram o prdio ou um direito real sobre ele e prefere consignao de rendimentos, hipoteca e ao direito de reteno, mesmo que estas garantias sejam anteriores (art. 751. do C.C.). Assim, enquanto o privilgio creditrio geral inoponvel a terceiro que data da penhora seja titular de qualquer direito real de gozo ou de garantia sobre o bem penhorado, o privilgio creditrio especial, mobilirio ou imobilirio, eficaz mesmo que o bem sobre que incida se encontre no patrimnio de terceiro para onde tenha sido transmitido aps o seu surgimento, ou seja, aps a constituio do crdito que garanta. Havendo crditos igualmente privilegiados, proceder-se- a rateio entre eles, na proporo dos respectivos montantes (art. 745., n. 2 do C.C.). Tendo em conta que os crditos privilegiados so pagos segundo a ordem que for estabelecida por lei (art. 745., n. 1 do C.C.), necessrio distinguir os privilgios mobilirios dos privilgios imobilirios (art. 746.). Para os privilgios mobilirios regula o art. 747., que estabelece a seguinte ordem: os crditos por impostos, pagando-se em primeiro lugar os Estado e s depois as autarquias (cfr. arts. 736., n. 1; 738., n. 2); os crditos por fornecimentos destinados produo agrcola (cfr. art. 739., alnea a)); os crditos da vtima de um facto que d lugar a responsabilidade civil (cfr. art. 741.); os crditos do autor de obra intelectual (cfr. art. 742.); e os crditos com privilgio mobilirio geral, pela ordem por que so enumerados no art. 737.. Para os privilgios imobilirios dispe o art. 748., que fixa a seguinte ordem: os crditos do Estado pelo imposto do selo referente a transmisses gratuitas de bens (arts. 744., n. 2 do C.C.); os crditos das autarquias locais, pelo imposto municipal sobre imveis e pelo imposto municipal sobre as transmisses onerosas de imveis (art. 744. do C.C.).

75

76
No entanto, no apenas os privilgios creditrios relevam para efeitos da graduao dos crditos. Assim, no que diz respeito aos mveis penhorados, so de referir as preferncias resultantes: da consignao de rendimentos de bens mveis sujeitos a registo (art. 656., n. 1 do C.C.), do penhor (art. 666. do C.C.), da hipoteca de coisas mveis sujeitas a registo (art. 686., n. 1 do C.C.), do direito de reteno sobre coisas mveis (art. 758. do C.C.), da penhora e arresto (art. 822. do C.C.), a graduar, em princpio, segundo a ordem da sua antiguidade. No que concerne aos imveis penhorados, so de referir: as preferncias resultantes da consignao de rendimentos de bens imveis (art. 656., n. 1 do C.C.), da hipoteca (art. 686., n. 1 do C.C.), do direito de reteno sobre imveis (art. 759. do C.C.), da penhora e arresto (art. 822. do C.C.), a graduar, em princpio, de acordo com a ordem de antiguidade (a do registo), mas com o direito de reteno a preferir s demais garantias (art. 759. do C.C.), logo a seguir aos privilgios por despesas de justia (art. 746. do C.C.) e imobilirios especiais (art. 751. do C.C.). Pluralidade de execues sobre os mesmos bens Uma vez que no se deve permitir, em processos diferentes, a adjudicao ou venda dos mesmos bens, por a liquidao dever ser nica e fazer-se no processo em que os bens forem penhorados em primeiro lugar, diz-se no art. 871. que se sustar a execuo em que a penhora tiver sido posterior, aferindo-se a antiguidade da penhora pelo registo, se a penhora a ele estiver sujeita. Assim, o exequente da segunda execuo no pode obter nela o pagamento do seu crdito atravs desses bens, tendo de ir reclam-lo execuo com penhora anterior. O art. 871. igualmente aplicvel quando a penhora sobre os mesmos bens ocorre numa execuo comum e numa execuo fiscal, sendo esta a mais antiga. Neste caso, o credor pode reclamar o seu crdito na execuo fiscal, nos mesmos termos em que o poderia fazer numa execuo comum (arts. 2., alnea e) e 246. do CPPT). O disposto no art. 871. ainda aplicvel s penhoras ordenadas pelos tribunais de trabalho em confronto com as efectuadas pelos demais tribunais judiciais ou tribunais de ordem diferente (arts. 94. e 97., n. 2 do CPT). O exequente da segunda execuo reclamar o seu crdito na primeira, no prazo normal de 15 dias, se tiver sido citado pessoalmente, nos termos da alnea b) do n. 3 do art. 864., face preferncia resultante da penhora; se a citao no tiver ocorrido, nomeadamente por a segunda penhora, quando sujeita a registo, ainda no

76

77
constar do registo predial no momento da passagem da certido dos nus destinada primeira execuo, apresentar a sua reclamao espontaneamente at transmisso dos bens penhorados (art. 865., ns 3 e 5). O credor com garantia real sobre o bem penhorado, que no reclamou o seu crdito na execuo onde a penhora ocorreu em primeiro lugar, apesar de citado para o efeito, no pode, com base em nova execuo onde obteve penhora posterior que conduziu sustao da execuo, reclamar o seu crdito, na primeira execuo, invocando a garantia j caducada, sem prejuzo de poder beneficiar da penhora efectuada. Sendo reconhecido o crdito reclamado, ser refeita a graduao anteriormente efectuada (art. 686., n. 6). O exequente tambm pode, na execuo sustada, desistir da penhora quanto aos bens apreendidos no outro processo e indicar outros em sua substituio (art. 834., n. 3, alnea e)). Face ao disposto nos ns 4 e 5 do art. 832., depois de efectuada a penhora em determinada execuo para pagamento de quantia certa, no prosseguir uma nova execuo contra o mesmo executado, se o exequente desta for titular de um direito real de garantia sobre o bem penhorado naquela execuo, que no tenha sido proferida a sentena de graduao. Preenchido este condicionalismo, o novo requerimento executivo ser remetido para o processo com penhora realizada, assumindo o exequente a posio de:

reclamante, se o processo j se encontrar na fase de concurso de credores; e coligado activo, se o processo ainda no tiver atingido essa fase.

Se a graduao de crditos j tiver ocorrido, resta ao credor a possibilidade de reclamar directamente naquela execuo, caso ainda no tenha ocorrido a transmisso do bem penhorado (n. 3 do art. 865.).

12. Pagamento
modalidades de pagamento A ltima fase do processo executivo a fase do pagamento54. A fase de pagamento aquela onde se procura dar satisfao coerciva ao direito do exequente e aos direitos de garantia dos credores reclamantes, mas a

Vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualizada, p. 311.
54

77

78
satisfao do direito destes s atravs dos bens sobre que tiverem garantia e conforme a graduao dos seus crditos (art. 873., n. 2). Para alm da excluso do n. 4 do art. 865., e a fim de assegurar o pagamento de 50% do crdito do exequente, at que ele receba o valor correspondente a 250 UC, a quantia a receber pelo credor com privilgio creditrio geral, mobilirio ou imobilirio, reduzida at 50% do remanescente do produto da venda, deduzidas as custas da execuo e as quantias a pagar aos credores que devam ser graduados antes do exequente (art. 873., n. 3). Este regime no todavia aplicvel aos privilgios creditrios dos trabalhadores (art. 873., n. 4). As diligncias necessrias ao pagamento do exequente e dos titulares de direitos reais caducveis no tm que aguardar pela sentena de verificao e graduao destes direitos. Segundo o n. 1 do art. 873., essas diligncias iniciam-se logo aps o fim do prazo para a reclamao de crditos. A consignao judicial de rendimentos pode mesmo ser requerida pelo exequente e deferida logo em seguida penhora. Diz o art. 872. que o pagamento pode ser feito:

pela entrega de dinheiro (art. 874.); pela adjudicao dos bens penhorados (arts. 875. a 878.); pela consignao judicial dos seus rendimentos (arts. 879. a 881.); pelo pagamento em prestaes (arts. 882. a 885.); ou pelo produto da venda dos bens penhorados (arts. 886. a 911.).

entrega em dinheiro O art. 874., n. 1 prev trs casos em que o pagamento pode ser feito atravs da entrega de dinheiro: quando a penhora tenha recado sobre moeda corrente; quando a penhora tenha recado sobre depsito bancrio e, dinheiro; quando a penhora tenha recado sobre outro direito de crdito pecunirio cuja importncia tenha sido depositada. Nos termos do n. 2, constitui entrega de dinheiro o pagamento por cheque ou transferncia bancria. Para alm dos casos expressamente previstos, o art. 874., n. 1 aplica-se igualmente aos casos em que haja dinheiro ordem da execuo55. adjudicao dos bens penhorados
Vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualizada, p. 313.
55

78

79
A adjudicao consiste em atribuir ao credor a propriedade de bens penhorados suficientes para o seu pagamento. Diferentemente da venda executiva, a adjudicao dos bens penhorados no visa obter dinheiro para com ele pagar ao credor, mas satisfaz-lo directamente mediante a entrega de determinados bens do executado, anteriormente penhorados. Por levar exonerao do devedor mediante a prestao de coisa diversa da devida, a adjudicao de bens reconduz-se a uma dao em cumprimento (art. 837. do C.C.). Mas, se o valor dos bens adjudicados ultrapassar o montante do crdito, teremos um negcio misto de dao em cumprimento e de compra. A adjudicao pode ser pretendida no apenas pelo exequente, mas tambm qualquer reclamante em relao aos bens sobre os quais haja invocado garantia. Havendo j sentena de graduao de crditos, a pretenso do requerente s atendida se o seu crdito tiver sido reconhecido e graduado (art. 875., n.s 1 e 2). Todos os bens penhorados so adjudicveis, quer sejam imveis, quer mveis ou direitos. De fora ficam apenas os bens que, de harmonia com o disposto nos arts. 902. e 903., tenham necessariamente de ser vendidos nas bolsas de capitais ou de mercadorias ou a determinadas entidades (art. 875., n. 1). Sob pena de no atendimento, o requerente da adjudicao deve indicar o preo que oferece, no podendo a oferta ser inferior a 70% do valor base dos bens, que o valor a anunciar para a venda mediante proposta em carta fechada (art. 875., n. 3). Cabe ao agente de execuo fazer a adjudicao; mas se data do requerimento j estiver anunciada a venda por propostas por carta fechada, esta no se sustar e a pretenso s ser considerada se no houver interessados que ofeream preo superior (art. 875., n. 4). No se apresentando, neste caso, qualquer proponente, adjudicar-se-o de imediato os bens ao requerente (art. 877., n. 3). Se aparecerem proponentes que ofeream preo superior, procede-se abertura de propostas como se o pedido de adjudicao no tivesse sido feito (art. 877., n. 2). Se a venda por propostas em carta fechada ainda no tiver sido anunciada, publicitada a adjudicao requerida (art. 890.), com a meno do preo oferecido (art. 876., n. 1). O dia, a hora e o local para a abertura de propostas sero notificados ao executado e s pessoas que podiam ter requerido a adjudicao, estas seguramente para oferecerem preo superior ao indicado pelo requerente, de forma a evitar que a adjudicao se faa por preo inadequado ao real valor dos bens. A abertura das propostas tem lugar perante o juiz, se se tratar de bem imvel, ou, tratando-se de estabelecimento comercial de valor consideravelmente elevado, se

79

80
o juiz, solicitado para tanto, o determinar; sendo o bem de outra natureza, as funes reservadas ao juiz na venda de imvel so desempenhadas pelo agente de execuo (art. 876., n. 3). No dia designado para a abertura de propostas podem verificar-se duas hipteses:

No aparecer nenhuma proposta e ningum se apresentar a exercer o direito de preferncia (art. 877., n. 1); Haver proposta de maior preo (art. 877., n. 2).

Na primeira hiptese, aceita-se a proposta do requerente da adjudicao e pelo preo por ele oferecido, devendo no auto a elaborar proceder-se- sua notificao para, com a cominao prevista nos ns 1 a 3 do art. 898. (art. 878.), no prazo de 15 dias, depositar numa instituio de crdito (arts. 878. e 897., n. 2) a parte do preo excedente ai seu crdito, se os crditos ainda no estiverem graduados antes dele, se a graduao j tiver acontecido (arts. 878. e 887.). Em ambos os casos, tambm deve depositar a importncia correspondente s custas provveis da execuo, de acordo com o clculo prvio a fazer pelo agente de execuo. Na segunda hiptese, havendo proposta de maior preo, no h adjudicao, mas venda, a efectuar em conformidade com os arts. 893. e 894. (art. 877., n. 2), ou seja, segundo as regras da venda por meio de propostas em carta fechada. Tambm no h lugar adjudicao, sempre que o titular de um direito de preferncia legal ou convencional com eficcia real, se apresente a exerc-lo. Quanto forma por que se procede adjudicao, no que diz respeito a rendas, abonos, vencimentos, salrios ou outros rendimentos peridicos, a adjudicao faz-se mediante a entrega directa das quantias ao adjudicatrio, nos termos do n. 3 do art. 861. (art. 875., n. 8). No respeitante a direito de crdito pecunirio no litigioso, a adjudicao feita pelo valor da prestao devida, depois de efectuado o desconto correspondente ao perodo a decorrer at ao vencimento, taxa legal de juros de mora (art. 875., n. 5). No relativo a direito de crdito, a adjudicao feita a ttulo de dao pro solvendo, se o requerente o pretender e os restantes credores no se opuserem, suspendendo-se a instncia, caso a execuo no prossiga sobre outros bens (art. 875., n. 6). Os credores podem acordar, ou o juiz determinar, a suspenso da execuo sobre o crdito penhorado, se a data do seu vencimento for prxima (art. 875., n. 7). Consignao judicial dos rendimentos

80

81
A consignao de rendimentos, no ordenamento jurdico portugus, reveste no apenas a natureza de garantia especial das obrigaes (arts. 656. e SS. do C.C.), mas tambm a de causa da sua extino, por prestao de coisa diversa da devida, como uma dao em cumprimento (art. 837. do C.C.). Funcionando como garantia especial das obrigaes tanto pode ser invocada, na execuo, pelo exequente como por outro credor. Sendo invocada pelo exequente, a penhora comear pelos rendimentos dos bens consignados e apenas poder incidir sobre outros bens se aqueles se revelarem manifestamente insuficientes (art. 835., n. 1); na ausncia de reclamao de crditos, o exequente, sem contestao admissvel por parte do executado, dever pagar-se, prioritariamente, atravs desses rendimentos e pelo tempo que for considerado necessrio at ser embolsado da importncia do seu crdito (art. 880., n. 3). Se a garantia for invocada por outro credor, a satisfao do crdito do exequente implica a venda do bem penhorado cujos rendimentos esto consignados, a fim de atravs do seu produto ambos os crditos serem satisfeitos. Sendo tanto a adjudicao de bens como a consignao de rendimentos actos de desapropriao, diferenciam-se por, na primeira, se transferir para o credor a propriedade dos bens do devedor ou de terceiro e, na segunda, apenas o direito de lhe perceber os frutos at ao pagamento da dvida56. A consignao de rendimentos s pode ser requerida pelo exequente, em pedido dirigido ao agente de execuo (art. 879., n. 1). Diversamente da adjudicao de bens, que tambm pode ser solicitada pelos credores reclamantes, a consignao no pode ser por estes requerida, mesmo que seja pedida depois das suas reclamaes serem entregues. Nem sequer sobre o pedido do exequente so ouvidos. Sobre este apenas ouvido o executado. Se ele nada disser, no prazo de 10 dias (art. 153.), a consignao de rendimentos efectuada; se ele requerer que se proceda venda dos bens, no se implementa a consignao (art. 879., n. 2). O pedido de consignao deve ser formulado entre o momento da realizao da penhora e o da venda ou adjudicao dos bens penhorados (art. 879., n. 1). Em conformidade com o que o n. 1 do art. 656. e no n. 2 do art. 600. do C.C., so consignveis os rendimentos de imveis e de mveis sujeitos a registo e de ttulos de crdito nominativos (arts. 879., n. 1 e 881., n. 3). Uma vez realizada a consignao de rendimentos, os bens sobre que ela incidir sero locados, se ainda o no estiverem. A locao ser ajustada pelo agente de execuo, mediante propostas em carta fechada ou por meio de negociao
Torna-se conveniente a consignao de rendimentos quando o valor dos bens penhorados excede em muito o montante do crdito do exequente e destina-se a evitar a sua venda ruinosa.
56

81

82
particular, com observncia das formalidades prescritas para a venda de bens penhorados (art. 880., n. 2). Caso os bens j se encontrem locados, procede-se simplesmente notificao da consignao aos locatrios (art. 880., n. 1). Se a consignao se torna eficaz, o consignatrio fica na posio de locador. Mas como no dono dos bens (continuam a pertencer ao executado) e apenas tem direito a receber as rendas ou alugueres, no pode resolver o contrato, nem tomar qualquer deciso relativa aos bens, sem anuncia do executado, seu proprietrio; na falta de acordo, o juiz decidir (art. 880., n. 4). Comeando as rendas ou alugueres a ser recebidos pelo exequente, na sequncia do pagamento das custas, extingue-se a execuo e ordena-se o levantamento das penhoras que incidam sobre outros bens (art. 881., n. 1). Apesar de extinta a execuo, subsiste a penhora sobre os bens a que se reporta a consignao, enquanto o consignatrio no se encontrar completamente reembolsado do seu crdito. Deixam se ser inoponveis execuo, nos termos do art. 819. do C.C., os actos ulteriores de disposio, onerao ou de arrendamento do bem penhorado, por a aco executiva ter terminado. Razo pela qual o proprietrio do bem pode vend-lo, fora do processo executivo, com o nus da consignao a incidir sobre ele, por o saldo do crdito do consignatrio se encontrar por satisfazer (art. 881., n. 2). No caso dos bens serem vendidos ou adjudicados pela raiz, em outra execuo, o consignatrio ser pago do saldo do seu crdito, desde que o reclame, pelo produto da venda ou adjudicao, preferentemente aos credores com garantia real posterior penhora a cujo registo a consignao foi averbada (art. 881., n. 2)57. Existindo credor com garantia real anterior da penhora do consignatrio, que no tenha sido citado para reclamar o seu crdito, por se verificar a situao prevista no n. 3 do art. 879., o consignatrio pode ter de instaurar uma nova execuo para penhora de outros bens, caso o valor alcanado, na execuo instaurada pelo credor preferente, com a venda executiva do bem cujos rendimentos lhe esto consignados, no chegue para pagar o que resta do seu crdito. Ocorrendo a extino da execuo aps a reclamao de crditos para serem pagos pelo produto dos bens cujos rendimentos foram consignados, os credores cujos crditos se encontrem vencidos podem requerer o prosseguimento da execuo para efectiva verificao, graduao e pagamento dos seus crditos (art. 920., n. 2).

Assim, uma vez efectuada a pagas as custas da execuo, esta julgada extinta, levantando-se as penhoras que incidam sobre outros bens (art. 881., n. 1) e mantendo-se a penhora sobre o bem cujos rendimentos foram consignados, no seu efeito de assegurar a preferncia a favor do exequente (art. 881., n. 2).
57

82

83
Pagamento em prestaes A Reforma de Processo Civil de 95-96 veio possibilitar, no mbito da instncia executiva, que as partes ajustassem a sua suspenso, em vista ao pagamento da dvida exequenda em prestaes (art. 882., n. 1). Em situao paralela que se depara no art. 781. do C.C., onde se determina que, nas dvidas liquidveis em prestaes, a falta de realizao de uma delas importa o vencimento de todas, por quebra da confiana em que se baseava o plano de pagamento escalonado no tempo, tambm a falta de pagamento de qualquer das prestaes, nos termos acordados no processo de execuo, implica o vencimento imediato das seguintes, com a possibilidade do exequente requerer o prosseguimento da execuo sustada para a satisfao de remanescente do seu crdito (art. 884.). Na falta de conveno em contrrio, e ocorrendo o pedido de suspenso da execuo aps efectivao da penhora, esta passa a garantir o crdito exequendo, mantendo-se at integral pagamento, sem prejuzo das partes convencionarem outras garantias adicionais ou substiturem a resultante da penhora, ou por esta ainda no se ter realizado ou por ser considerada insuficiente (art. 883.). Presente o requerimento do credor reclamante, o exequente notificado para se pronunciar, no prazo de 10 dias (art. 885., n. 2), sob a cominao de, nada dizendo, ser entendido que desiste da penhora j efectuada (art. 885., n. 3). Nos termos das alneas a) e b) do n. 2 do art. 885., so duas as atitudes que o exequente pode assumir, a saber:

Requerer o prosseguimento da execuo para pagamento do remanescente do seu crdito, o que implica a denncia do acordo firmado para o pagamento em prestaes;

desistir da penhora, designadamente por se ter acautelado com garantias adicionais, retirando-se da execuo, o que envolve a continuao da observncia do plano de pagamento escalonado para liquidao da dvida exequenda.

Verificando-se a segunda hiptese, o credor requerente assume a posio de exequente, mas a execuo apenas prossegue quanto aos bens sobre que incida a garantia real por ele invocada, para satisfao do seu crdito e dos demais credores reclamantes tambm com garantia real sobre aqueles bens (art. 885., n. 4). modalidades de venda Com a Reforma de Processo Civil de 2003 deixou de se distinguir entre a venda judicial, quando realizada directamente pelo tribunal, por meio dos seus

83

84
funcionrios, e a venda extrajudicial, quando realizada por pessoas estranhas ao tribunal, uma vez que houve uma desjudicializao da venda executiva. Segundo o n. 1 do art. 886., a venda dos bens penhorados pode revestir as seguintes modalidades:

Venda mediante propostas em carta fechada (arts. 889. a 901.-A); Venda em bolsas de capitais ou de mercadorias (art. 902.); Venda directa a pessoas ou entidades que tenham direito a adquirir os bens (art. 903.); Venda por negociao particular (arts. 904. e 905.); Venda em estabelecimento de leiles (arts. 906. e 907.); Venda em depsito pblico (art. 907.-A).

A fim de acautelar os direitos do exequente, do executado e dos credores com garantia sobre os bens a vender, estabelece-se que cabe ao agente de execuo, quando a lei no disponha diversamente, como sucede com a venda em bolsas de capitais e de mercadorias e com a venda directa (arts. 886.-C e 901.-A), ouvidos aqueles interessados, determinar quer a modalidade da venda, quer o valor base dos bens a vender, quer a eventual formao de lotes, com vista venda em conjunto de bens penhorados (art. 886.-A, ns 1 e 2). A deciso que fixe a modalidade da venda, o valor base dos bens a vender e a eventual formao de lotes h-de ser notificado ao exequente, ao executado e aos credores reclamantes com garantia sobre os bens a vender (art. 886.-A, n. 4). instrumentalidade da venda Visando a execuo o pagamento das despesas nela ocorridas e os crditos do exequente e dos credores com garantia real sobre os bens penhorados, no deve prosseguir logo que o produto de alguns dos bens vendidos seja suficiente para assegurar esses pagamentos. Servindo a execuo de instrumento a esse fim, uma vez ele alcanado, justifica-se a sustao da venda sobre os demais bens penhorados, a requerimento do executado (n. 1 do art. 886.-B). A mesma razo, aliada desnecessidade de sacrificar desmesuradamente o patrimnio do executado, justifica as regras contidas nos ns 2 e 3 do art. 886.-B. Assim, verificando-se, num caso de subsidiariedade real, tambm a penhora de bens que no respondem prioritariamente, por insuficincia manifesta dos que respondem em primeiro lugar (art. 828., n. 7), iniciar-se- sempre a venda por estes, s se passando venda daqueles se o produto da venda dos que respondem prioritariamente for exguo.

84

85

Venda antecipada de bens No art. 886.-C prev-se a venda antecipada de bens (mveis ou imveis), ou seja, antes do momento processual prprio, em duas situaes:

No poderem os bens conservar-se, por se encontrarem sujeitos a deteriorao ou depreciao; haver manifesta vantagem na venda.

A venda antecipada s pode ocorrer se autorizada pelo juiz, a requerimento do exequente, do executado ou do depositrio. Sobre o pedido so ouvidos o exequente e o executado, a menos que um deles seja o requerente, salvo se a urgncia da venda impuser uma deciso imediata (art. 886.-C, n. 2). A no ser que os bens devam ser vendidos em bolsas ou a determinadas pessoas ou entidades, a venda ser feita pelo depositrio, de acordo com o que se estabelece para a venda por negociao particular, ou pelo agente de execuo, nos casos em que o executado ou o detentor dos bens tenha assumido as funes de depositrio (art. 886.-C, n. 3). dispensa de depsito aos credores Como o produto da venda dos bens penhorados se aplica no pagamento ao exequente e aos credores com garantia real sobre esses bens, justifica-se que, quando eles forem os compradores, fiquem dispensados de depositar as quantias que ulteriormente iriam receber. Sendo os bens adquiridos pelo exequente ou pelo credor com garantia real sobre eles, depois de graduao dos crditos, ficam obrigados a depositar no apenas a importncia que exceda o que tm direito a receber como tambm a parte do preo necessria para pagar a credores graduados antes deles (art. 887., n. 1). Se os bens forem adquiridos antes da graduao de crditos, o exequente dispensado de depositar fraco igual quantia exequenda e o credor reclamante dispensado de depositar quinho igual ao montante do crdito reclamado, mas s no que toca ao preo dos bens sobre os quais tenha garantia (art. 887., n. 2). Em defesa dos outros credores reclamantes, a dispensa do depsito provisria quando ocorra antes da sentena de graduao de crditos. De facto, nesta sentena, o crdito do adquirente pode no ser reconhecido ou s-lo por montante inferior quantia dispensada; ainda, podem ser graduados antes do crdito do adquirente outros crditos que exaurem, total ou parcialmente, o produto dos bens cujo preo no foi depositado.

85

86
venda por proposta em carta fechada Os bens mveis penhorados so vendidos por meio de propostas em carta fechada, sempre que no hajam de ser vendidos de outra forma (art. 889., n. 1). No que diz respeito ao valor a anunciar para a venda, ser igual a 70% do valor base dos bens (art. 889., n. 2). Optou-se por esta modalidade de venda para os bens imveis, para assegurar uma maior seriedade e transparncia na venda destes bens, atento o subido preo que a sua alienao susceptvel de alcanar. A venda por propostas em carta fechada faz-se no tribunal da execuo, salvo quando o juiz, oficiosamente ou a requerimento dos interessados, ordene que tenha lugar no tribunal da situao dos bens (art. 889., n. 3). Da publicidade da venda cuida o art. 890.A. Assente que a venda se far por meio de proposta em carta fechada, designa-se dia e hora para a abertura das propostas. Esse dia deve ser escolhido com a antecedncia necessria para se dar ao facto a maior publicidade, por meio de editais, anncios e incluso na prpria informtica da secretaria de execuo. Oficiosamente, ou por sugesto dos interessados na venda, podem ainda ser utilizados outros meios que se considerem eficazes (art. 890., n. 1). Os anncios publicam-se em dois nmeros seguidos de um dos jornais mais lidos da localidade da situao dos bens; se nesta localidade no houver peridico ou este se publicar menos de uma vez por semana, os anncios publicam-se num dos jornais que nela sejam mais lidos (art. 890., n. 3). Quer a afixao de editais quer a publicao de anncios devem fazer-se com a antecedncia de 10 dias em referncia ao dia designado para a abertura das propostas (parte inicial dos n.s 2 e 3 do art. 890.). Durante o prazo dos editais e anncios o depositrio obrigado a mostrar os bens a quem pretenda examin-los (art. 891.), para os possveis compradores ajuizarem dos preos que devem propor, atendendo natureza, s qualidades, ao estado de conservao e aos valor dos bens exibidos. Para esta obrigao no se tornar demasiado onerosa para o depositrio, a lei permite que ele fixe as horas em que, durante o dia, facultar a inspeco, desde que torne isso pblico por qualquer meio (art. 891., 2. parte). As propostas so apresentadas em cartas fechadas, referindo-se no exterior das mesmas a venda a que respeitam, e devem ser entregues na secretaria do tribunal at ao momento da abertura. Depois de apresentadas as propostas, estas no podem ser retiradas, salvo se a sua abertura adiada por mais de 90 dias (art. 893.,

86

87
n. 4); sendo uma das propostas aceite, o proponente fica obrigado a pagar o preo, sob pena de se sujeitar s sanes previstas no art. 898.. sua proposta os proponentes devem juntar, como cauo, um cheque visado, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, no momento correspondente a 20% do valor base dos bens, ou garantia bancria no mesmo valor (art. 897., n. 1). A abertura das propostas efectua-se perante o juiz, com assistncia obrigatria do agente de execuo; a ela podem assistir, alm dos proponentes, o executado, o exequente e os reclamantes de crditos com garantia sobre os bens a vender (art. 893., n. 1). Abertas as propostas, podem verificar-se duas situaes (art. 893., ns 2 e 3):

um nico proponente oferece o preo mais elevado; vrios proponentes oferecem o preo mais elevado.

Na primeira situao (um nico proponente oferece o preo mais elevado), passa-se imediatamente deliberao (art. 894., n. 2). Na segunda situao (vrios proponentes oferecem o preo mais elevado): h vrias situaes, a saber: procede-se logo a licitao entre os respectivos proponentes se estiverem presentes e no declararem querer adquirir os bens em compropriedade; estando presente s um dos proponentes do maior preo, ele pode cobrir a proposta dos ausentes; no estando presente nenhum ou no querendo dos presentes cobrir a proposta dos outros, procede-se a sorteio para determinar a proposta que deve prevalecer. fase de abertura segue-se a fase da deliberao sobre as propostas. Se um nico proponente ofereceu o preo mais elevado, ou depois de efectuada a licitao ou o sorteio, se vrios proponentes ofereceram o preo mais elevado. As irregularidades relativas abertura, licitao, sorteio, apreciao e aceitao das propostas s podem ser arguidas no prprio acto (art. 895., n. 1). Se a arguio no deduzida no prprio acto, a nulidade fica sanada; sa no poder servir de fundamento anulao da venda (alnea c) do n. 1 do art. 909.). Havendo reclamao, o juiz deve apreci-la de imediato e mandar suprir a irregularidade, se ela se verificar.

87

88
Pode acontecer que nenhum proponente acorra venda, ou acorrendo um ou vrios nenhuma proposta seja aceite. Verificando-se uma destas situaes, tem lugar a venda por negociao particular (art. 895., n. 2). Aceite alguma proposta e se nenhum preferente se apresentar a exercer o seu direito, o proponente (ou os proponentes que declararam pretender adquirir os bens em compropriedade) notificado para, no prazo de 15 dias, depositar numa instituio de crdito, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, a totalidade ou a parte do preo em falta (art. 897., n. 2). direito de preferncia Os titulares do direito de preferncia na alienao dos bens devem ser notificados do dia, hora e local designados para a abertura das propostas, tanto no caso da venda por propostas em carta fechada (art. 892., n. 1) como no da adjudicao dos bens penhorados (art. 876., n. 2), a fim de poderem exercer o seu direito no prprio acto. E devem igualmente ser notificados para preferir nas outras modalidades de venda, exceptuada a venda directa (art. 886., n. 2). outras modalidades de venda A venda executiva, para alm de poder ser efectuada por meio de proposta em carta fechada, pode revestir outras cinco modalidades (art. 886., alneas b) a f)), a saber:

venda em bolsas de capitais ou de mercadorias (art. 902.); venda directa a pessoas ou entidades que tenham direito a adquirir os bens (art. 903.); venda por negociao particular (arts. 904. e 905.); venda em estabelecimento de leiles (arts. 906. e 907.); venda em depsito pblico (art. 907.-A).

venda em bolsas So dois os tipos de bolsas previstas no art. 902.:

as bolsas de capitais; e as bolsas de mercadorias.

Nas bolsas de capitais, os valores mobilirios tero sempre de ser vendidos na bolsa de capitais que nela tenham cotao (art. 902., n. 1)58.
V.g., aces, obrigaes, ttulos de participao e outros (art. 1., n. 1 do CVM).
58

88

89
As mercadorias tambm devem ser vendidas nas bolsas de mercadorias onde forem cotadas, mas s quando as haja na rea de jurisdio do tribunal da execuo (art. 902., n. 2). Os bens sujeitos venda em bolsas no so susceptveis de adjudicao (art. 875., n. 1). venda directa A venda directa tem lugar sempre que os bens tenham de ser entregues a certas entidades (art. 903.) para salvaguarda de determinados interesses. Tambm pode haver venda directa a favor de quem queria exercer o direito de execuo especfica quando os bens lhe tiverem sido prometidos vender, com eficcia real59. Os bens sujeitos a venda directa no podem ser adjudicados em pagamento (art. 875., n. 1). Como s as pessoas ou entidades determinadas na lei podem adquirir os bens, neste tipo de venda tambm no pode ser exercido o direito de preferncia nem o direito de remio (art. 886., n. 2). venda por negociao particular Nos termos do art. 904., a venda por negociao particular tem lugar nos seguintes casos: quando o exequente prope um comprador ou um preo que aceite pelo executado e demais credores; quando o executado prope um comprador ou um preo, que aceite pelo exequente e demais credores; quando haja urgncia na realizao da venda, reconhecida pelo juiz; Quando se fruste a venda por propostas em carta fechada, por falta de proponentes, no-aceitao das propostas ou falta de depsito do preo pelo proponente aceite;

Quando se frustre a venda em depsito pblico, por falta de proponentes ou no aceitao das propostas e, atenta a natureza dos bens, tal seja aconselhvel.

Sobre a incompatibilidade desta norma em relao ao preceito do art. 830., n. 1 do C.C., vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualizada, Almedina, pp. 334 e 335.
59

89

90
A deciso que ordene a venda por negociao particular, da autoria do agente de execuo (art. 886.-A, n. 1), deve ser notificado aos interessados referidos no n. 4 do art. 886.-A. A venda por negociao particular realizada pela pessoa expressamente incumbida dela no despacho que ordena a venda (o denominado encarregado da venda) ou pelo depositrio no caso de venda antecipada (art. 886.-C, n. 3). Havendo acordo de todos os credores e sem oposio do executado, ou, na falta de acordo ou havendo oposio, por determinao do juiz, pode ser encarregado da venda o solicitador de execuo (art. 905., n. 2). Fora deste condicionalismo, para a venda de imveis preferencialmente designado mediador oficial (art. 905., n. 3). Venda em estabelecimento de leilo De acordo com o n. 1 do art. 906., a venda feita em estabelecimento de leilo quando: o exequente, o executado, o credor reclamante com garantia sobre o bem em causa, proponha a venda em determinado estabelecimento e no haja oposio de qualquer dos restantes; ou tratando-se de coisa mvel, o agente de execuo entenda que, atentas as caractersticas do bem, se deve preferir a venda por negociao particular em caso de se frustar a venda em depsito pblico. Verificando-se a ltima situao, o agente de execuo, ao determinar a modalidade da venda, deve indicar o estabelecimento de leilo incumbido de a realizar (art. 906., n. 2). A deciso que ordene a venda em estabelecimento de leilo deve ser notificado aos interessados referidos no n. 4 do art. 886.-A. Nos cinco dias posteriores realizao da venda, o gerente do estabelecimento depositar o preo lquido em instituio de crdito, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, da secretaria, fazendo juntar ao processo o respectivo conhecimento. Se o no fizer, incorre nas sanes aplicveis ao infiel depositrio, previstas no art. 854. (art. 906., n. 4). Tambm o estabelecimento de leilo tem direito a uma remunerao a fixar nos mesmos termos que a do encarregado da venda por negociao particular (art. 34., n. 1, alnea e) do CCJ). venda em depsito pblico So vendidos em depsito pblico, nos termos do n. 1 do art. 907.-A, os bens que tenham sido para a removidos e no devam ser vendidos por outra forma.

90

91
O modo de realizao da venda em depsito pblico (art. 907.-A, n. 3) objecto de regulamentao prpria, constante dos arts. 5. a 7. da Portaria n. 941/2003, de 5 de Setembro. direito de remio O direito de remio o direito que a lei confere a certas pessoas da famlia do executado (cnjuge, descendentes e ascendentes) de haverem para si, na aco executiva, os bens adjudicados ou vendidos pelo preo da adjudicao ou da venda (art. 912.). Atravs da concesso deste direito pretende-se proteger o patrimnio da famlia do devedor, obstando a que dele saiam os bens penhorados. um benefcio a favor do executado e seus familiares prximos, por razes de ordem econmica e moral, sem que da resulte qualquer prejuzo para a execuo. O direito de remio constitui um verdadeiro direito de preferncia, se bem que tenha na sua base uma relao de carcter familiar, enquanto o verdadeiro direito de preferncia se funda numa relao patrimonial. Por outro lado, enquanto o direito de preferncia exercitvel sempre que ocorra uma venda ou dao em cumprimento, o direito de remio s cabe na adjudicao ou na venda em processo executivo. Segundo o art. 915., o direito de remio pertence:

mais remoto.

em primeiro lugar, ao cnjuge do executado; em segundo lugar, aos descendentes do executado; e em terceiro lugar, aos ascendentes do executado.

Os descendentes e ascendentes de grau mais prximo prefere aos de grau Apresentando-se a remir vrios descendentes ou ascendentes em igualdade de grau, abre-se licitao entre eles e a remio ser concedida ao que oferecer maior preo. Diferentemente do que acontece com os titulares do direito de preferncia, os titulares do direito de remio no so notificados para o exercer na execuo. Dependem, para o exerccio do seu direito, do conhecimento que lhes advir da publicidade que rodear a venda ou da informao que o executado seu familiar lhes prestar, que sempre notificado do despacho determinativo da venda (art. 886.-A, n. 4). Quanto ao momento at quando pode ser exercido o direito de remio, dispe o n. 1 do art. 913. que:

91

92 No caso de venda por propostas em carta fechada, at emisso do ttulo de transmisso dos bens para o proponente ou no prazo e nos termos do n. 4 do art. 898.;

Nas outras modalidades de venda, at ao momento da entrega dos bens ou da assinatura do ttulo que a documenta.

Se o remidor exerce o seu direito no acto de abertura e aceitao das propostas em carta fechada, deve apresentar, como cauo, um cheque visado, ordem do solicitador de execuo ou, na sua falta, de secretaria, no montante correspondente a 20% do valor base dos bens pretendidos, ou oferecer garantia bancria no mesmo valor. Reconhecido o direito, o remidor notificado para, no prazo de 15 dias, depositar numa instituio de crdito a totalidade ou a parte do preo em falta, sob pena de ficar sujeito s sanes estabelecidas nos ns 1 a 3 do art. 898. (art. 913., n. 2, 1. parte). Se o remidor exerce o seu direito antes do acto de abertura e aceitao das propostas em carta fechada, deve depositar integralmente o preo devido, com o acrscimo de 5% para indemnizao do proponente que j tenha pago integralmente o preo, na sequncia da aceitao da sua proposta (art. 913., n. 2, 2. parte). O direito de remio prevalece sobre o direito de preferncia (art. 914., n. 1). A remio deve ser feita pelo preo correspondente ao lano mais elevado, se houver vrios preferentes e se abrir licitao entre eles (art. 914., n. 2). Efeitos da venda Os efeitos da venda executiva constam dos arts. 819. e 824. do C.C., e dos arts. 888.; 900.; 901.; e 905., n. 4. Da sua disciplina impe-se destacar os seguintes aspectos:

Transferncia de direitos para o adquirente; Caducidade dos direitos reais de garantia e dos direitos reais de gozo; Transferncia dos direitos de terceiro para o produto da venda; Cancelamento dos registos.

O n. 1 do art. 824. do C.C. refere-se aos direitos do adquirente sobre a coisa, por fora da venda executiva, independentemente da modalidade que esta revista, dizendo que para ele se transferem os direitos do executado, independentemente da sua natureza; da, tanto poderem ser transferidos direitos reais como obrigacionais. Segundo o art. 900. (venda por propostas em carta fechada), e o n. 4 do art. 905. (venda por negociao particular), a propriedade da coisa ou do direito no se transfere por mero efeito da venda.

92

93
De acordo com o art. 819. do C.C., so de considerar inoponveis execuo os direitos reais, de gozo ou de garantia, posteriores penhora (ou ao seu registo) a menos que se trate de direitos de garantia no procedentes da vontade do executado, como a penhora posterior nos mesmos bens noutra execuo (art. 871.). Invalidade da venda Os casos especiais que determinam a invalidade da venda so os constantes dos arts. 908.; 909. e 864., n. 10, a saber: anulao fundada na existncia de algum nus ou limitao que no fosse tomado em considerao e que exceda os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria; anulao baseada em erro sobre a coisa transmitida, por falta de conformidade com o que foi anunciado; anulao ou revogao da sentena que se executou ou procedncia da oposio execuo ou penhora; anulao do processo da aco executiva por falta ou nulidade de citao do executado, que tenha sido revel; anulao do processo por falta de citao do cnjuge do executado e dos titulares de direitos reais caducveis, quando a venda ou a adjudicao tiverem sido em exclusivo benefcio do exequente;

anulao do acto da venda, nos termos do art. 201.; e reivindicao da coisa vendida por terceiro.

Os dois primeiros constam do art. 908. e reportam-se a anulabilidades a favor do comprador. Este pode pedir a anulao e simultaneamente a indemnizao a que tenha direito, desde que, depois da venda: verifique a existncia de algum nus ou limitao que no fosse tomado em considerao e que exceda os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria; constate ter havido erro sobre a identidade da coisa transmitida ou sobre as suas qualidades, por falta de conformidade com o que foi anunciado. Nesta ltima hiptese, o comprador no tem de alegar nem de provar os pressupostos gerais da relevncia do erro, nomeadamente o requisito da essencialidade (arts. 247.; 251.; e 254. do C.C.). Assim, a venda anulvel mesmo

93

94
que o destinatrio da declarao desconhecesse que as caractersticas do bem constituram um elemento essencial da formao da vontade do comprador60. Mas a venda pode convalescer nos termos do art. 906. do C.C. (parte final do n. 1 do art. 908.). Para alm do erro, o comprador pode basear o seu pedido de anulao da venda executiva nos demais motivos de anulao do negcio jurdico (incapacidade, dolo, coaco), nos termos da lei geral. Os casos em que a venda fica sem efeito constam das alneas a), b) e c) do n. 1 do art. 909., e justificam-se por razes de proteco ao executado e, o ltimo, tambm aos credores. A primeira hiptese respeita anulao ou revogao da sentena exequenda e procedncia da oposio execuo e penhora. Se a execuo prossegue, pode acontecer que a venda ou a adjudicao ocorram antes do julgamento do recurso interposto da sentena exequenda ou do julgamento da oposio execuo ou penhora. Se, quer um quer outro julgamento demonstrarem que a execuo foi injusta, impe-se que se desfaam as consequncias por ela produzidas. Por isso, tanto na venda por propostas em carta fechada como na venda por negociao particular se publicita, quando for o caso, que se encontra pendente de recurso a sentena que se executa ou que se encontra pendente oposio execuo ou penhora (arts. 890., n. 5 e 905., n. 5). Na alnea b) do n. 1 do art. 909., contempla-se o caso de invalidade da venda derivado da execuo ter ocorrido revelia do executado e que foi anulada por falta ou nulidade da citao. Na alnea c) do n. 1 do art. 909., alude-se anulao da venda nos termos do art. 201., quer por vcio que atinja directamente a venda, quer por vcio que atinja acto anterior de que ela dependa absolutamente. Nos casos das alneas a), b) e c) do n. 1 do art. 909., a venda fica sem efeito para o executado pedir a restituio dos bens vendidos; este deve faz-lo, no prazo de 30 dias a contar da deciso definitiva. No entanto, o comprador deve ser embolsado previamente do preo e das despesas de compra, gozando do direito de reteno sobre os bens at o recebimento do que lhe devido (art. 909., n. 3, 1. parte).

H erro sobre a coisa transmitida quando o comprador, perante o anunciado, supe adquirir o prdio A e adquire o prdio B ou quando adquire a coisa pretendida mas ela tem qualidades diversas das conjecturadas.
60

94

95
Se o executado no pedir a restituio dos bens no prazo de 30 dias, a venda j no fica sem efeito, restando quele apenas o direito de receber o preo por que ela tenha sido efectuada (art. 909., n. 3, 2. parte). Finalmente, diz a alnea d) do n. 1 do art. 909. que a venda fica sem efeito se a coisa vendida no pertencia ao executado e foi reivindicada pelo dono (v.g., art. 821.).

13. Extino e Anulao da Execuo


modos de extino da instncia executiva De acordo com o n. 1 do art. 919., a execuo extingue-se:

pelo pagamento coercivo; pelo pagamento voluntrio feito pelo executado ou por terceiro no prprio processo executivo; pelo pagamento realizado fora do processo executivo ou por outra causa de extino das obrigaes; pela desistncia do exequente; ou por qualquer outra causa de extino da instncia executiva.

O pagamento coercivo realiza-se pelas formas previstas no art. 872.. Nos termos do n. 2 do art. 873., o credor no exequente apenas pode ser pago pelos bens sobre que tiver garantia real e conforme a graduao do seu crdito. O pagamento voluntrio feito no prprio processo executivo pelo executado ou por terceiro denomina-se remio da execuo. O pagamento tambm pode ser feito mediante entrega directa ao agente de execuo (art. 916., n. 3). Quanto forma de se proceder liquidao, podem ocorrer duas situaes, consoante:

a remio seja requerida antes de serem vendidos ou adjudicados bens; a remio seja requerida depois de serem vendidos ou adjudicados bens.

Na primeira situao (a remio requerida antes de serem vendidos ou adjudicados bens), a liquidao abrange apenas as custas (art. 917., n. 1). Na segunda situao (a remio requerida depois de serem vendidos ou adjudicados bens), a liquidao abrange tambm os crditos reclamados para serem pagos pelo produto dos bens que forem vendidos ou adjudicados (art. 917., n. 2).

95

96
Feita a liquidao, esta notificada ao exequente, aos credores interessados, ao executado e ao requerente, se for pessoa diversa (art. 917., n. 3). Se a remio for efectuada por terceiro, este fica sub-rogado nos direitos do exequente, desde que demonstre que os adquiriu nos termos dos arts. 589. e ss. do C.C. (art. 917., n. 5). A extino da obrigao exequenda fora do processo executivo pode acontecer quer pelo pagamento quer por qualquer outra causa prevista na lei civil (arts. 837. a 873. do C.C.): dao em cumprimento, consignao em depsito, compensao, novao, remisso e confuso. Se ao processo junto qualquer ttulo extintivo da obrigao (v.g., documento comprovativo de quitao, perdo ou renncia por parte do exequente), e depois de a este ser dada a possibilidade de se pronunciar sobre o documento (arts. 526. e 544., n. 1), a execuo suspende-se imediatamente, liquidando-se a responsabilidade do executado (art. 916., n. 4). A desistncia do exequente tambm causa de extino da execuo (art. 918., n. 1). Esta pode respeitar ao pedido ou instncia. A desistncia do pedido conduz da extino da obrigao exequenda; a desistncia da instncia coloca unicamente termo ao processo. Enquanto a desistncia do pedido inteiramente livre, a desistncia da instncia depende da concordncia do executado, se estiver pendente oposio execuo (arts. 296., n. 2 e 918., n. 2). desistncia segue-se a liquidao para apuramento do que cabe a cada credor. Quanto s custas, necessrio distinguir:

as custas da execuo, que so da responsabilidade do exequente (art. 451., n. 1); e as custas do concurso de credores, dos levantamentos a fazer pelos titulares dos crditos reclamados, por da responsabilidade do executado que no pagou voluntariamente aos seus credores a fim de libertar os bens onerados, que saem precpuas do produto dos bens liquidados (art. 455.).

Nas outras causas de extino da instncia executiva (parte final do n. 1 do art. 919.), so o exemplo dos preceitos dos arts. 812., n.s 2 e 5; 820.; ou 300., n. 3. anulao da execuo

96

97
O processo de execuo pode ser anulado, a requerimento do executado, se, ocorrendo sua revelia, ele no tiver sido citado para ele, devendo s-lo, ou houver fundamento para declarar nula a citao (art. 921., n. 1). O processo corre revelia do executado quando nele no h qualquer interveno do executado, por si ou por mandatrio. H falta de citao quando o acto completamente omitido ou se verifica qualquer outra das situaes contempladas no art. 195., n. 1. H nulidade da citao quando, fora do mbito do n. 1 do art. 195., no hajam sido, na sua realizao, observadas as formalidades prescritas na lei (art. 198., n. 1). Caso a reclamao seja julgada procedente, anula-se tudo o que no processo se tenha praticado (art. 921., n. 2).

14. Recursos
apelao Diz o preceito do art. 922. que: Cabe recurso de apelao, nos termos do n. 1 do art. 678., das decises que tenham por objecto:

A liquidao no dependente de simples clculo aritmtico; a verificao e graduao dos crditos; oposio fundada nas alneas g) ou h) do art. 814. ou na 2. parte do art. 815., ou constituindo defesa de mrito execuo de ttulo que no seja sentena.

agravo Das decises no previstas no art. 922. cabe agravo s at Relao, sem prejuzo dos n.s 2 e 3 do art. 678. e da ressalva do n. 2 do art. 754. (art. 923.)61. 2 Execuo Para Entrega de Coisa Certa A aco executiva para entrega de coisa certa ocorre quando, por virtude de ttulo com fora executiva, uma pessoa est obrigada a entregar a outrem coisa certa, mesmo que esta j no exista. A oposio execuo para entrega de coisa certa, a deduzir no prazo de 20 dias a contar da citao (art. 928.), baseia-se nos motivos indicados nos arts. 814.,
Para maior aprofundamento, vide Fernando Amncio Ferreira, Curso de Processo de Execuo, 7. edio, revista e actualizada, Almedina, pp. 398 a 409.
61

97

98
815. e 816., na parte em que puderem adaptar-se a este tipo de execuo, e ainda num fundamento especfico: as benfeitorias a que o executado tenha direito (art. 929., n. 1). Nos termos do art. 216. do C.C., so benfeitorias todas as despesas feitas para conservar ou melhorar a coisa. As benfeitorias subdividem-se em trs categorias:

as benfeitorias necessrias: so as que tm por fim evitar a perda, destruio ou deteriorao da coisa; as benfeitorias teis: so as que, no sendo indispensveis para a conservao da coisa, lhe aumentam o valor; as benfeitorias volupturias: so as que servem apenas para recreio do benfeitorizante, no sendo indispensveis para a conservao da coisa nem lhe aumentando o valor.

15. Entrega da Coisa


Se o executado no entregar voluntariamente a coisa, no prazo de 20 dias a contar da citao, a entrega feita coercivamente, procedendo-se sua apreenso, depois de realizadas as buscas e outras diligncias necessrias para o efeito (art. 930., n. 1). Mesmo que o exequente saiba que a execuo especfica se frustar, no pode deixar de instaurar execuo para entrega de coisa certa. Ao agente de execuo compete apurar que a execuo especfica se tornou impossvel. Essa impossibilidade pode ocorrer por algum dos seguintes motivos:

a coisa ter deixado de existir; a coisa no ser encontrada, apesar de continuar a existir; ou sobre a coisa incidir direito de terceiro que, por oponvel ao exequente, obsta ao investimento material ou jurdico na posse.

Perante a impossibilidade do exequente receber a prestao a que tinha direito, resta-lhe a oportunidade de receber uma prestao equivalente, ou seja, uma indemnizao compensatria. Donde a execuo s se tornar efectivamente impossvel se o executado no tiver bens para satisfao da indemnizao. 3 Execuo Para Prestao de Facto

98

99
A aco executiva para prestao de facto ocorre quando o ttulo executivo impe ao devedor a obrigao de prestar um facto (arts. 828. e 829. do C.C.; 933. e ss.). H duas modalidades fundamentais neste tipo de execues, a saber:

prestao de facto positivo (arts. 933. a 940.); prestao de facto negativo (arts. 941. e 942.).

Enquanto a prestao de facto positivo tem por objecto uma actividade do devedor (facere), a prestao de facto negativo tem por objecto uma absteno do mesmo (non facere). Na prestao de facto positivo temos:

a prestao de facto com prazo certo (arts. 933. a 938.); e a prestao de facto sem prazo determinado (arts. 939. e 940.).

No mbito das prestaes de facto, assume especial relevo a distino entre prestao de facto fungvel e prestao de facto infungvel. A prestao diz-se fungvel quando pode ser realizada por pessoa diferente do devedor, sem que da resulte prejudicado o interesse do credor. A prestao considera-se infungvel sempre que o devedor no possa ser substitudo no cumprimento por terceiro (n. 2 do art. 767. do C.C.)62.

A prestao pode ser feita tanto pelo devedor como por terceiro, interessado ou no no cumprimento da obrigao (n. 1). O credor no pode, todavia, ser constrangido a receber de terceiro a prestao, quando se tenha acordado expressamente em que esta deve ser feita pelo devedor, ou quando a substituio o prejudique (n. 2).
62

99

Vous aimerez peut-être aussi