Vous êtes sur la page 1sur 15

PONTIFICA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN CURSO: ENGENHARIA DE PRODUO

BIODIGESTORES

Amanda Varella Garcia Ellen Mann Cardoso Renata Gubert

SUMRIO
Introduo.......................................................................................................... 03 Histrico dos Biodigestores no mundo.............................................................. 04 Biodigestores no Brasil...................................................................................... 05 Tecnologia necessria.........................................................................................05 1. Indiano.......................................................................................................... 05 2. Chins .......................................................................................................... 06 3. Canadense.....................................................................................................07 4. Caseiro......................................................................................................... 08 Tipos de Biodigestores...................................................................................... 09 1. Batelada.........................................................................................................09 2. Continuo........................................................................................................09 Impactos ambientais...........................................................................................10 Empresas e organizaes que realizam.............................................................10 Penalizaes e incentivos .................................................................................12 Curiosidades.......................................................................................................12 Concluso ..........................................................................................................14 Bibliografia .........................................................................................................15

INTRODUO
O trabalho de Reciclagem trata especificamente de Biogasificao, tambm chamada de metanizao, que um tratamento por decomposio anaerbica (sem a presena do oxignio) e que gera o biogs, um combustvel promissor para o futuro. A reciclagem por biogasificao feita a partir do lixo orgnico, que todo resduo originrio de um ser vivo. Este tipo de lixo pode ser produzido em residncias, escolas, empresas e pela natureza. Temos como exemplo: restos de alimentos, ossos, madeira e sementes. A reciclagem em si feita de duas maneiras: por compostagem ou por biogasificao. Na compostagem, o composto transformado em adubo pela ao de microrganismos presentes no solo. J na biogasificao, o lixo decomposto e assim transformado o biogs, onde aproximadamente 50% transformado em metano, usado como combustvel atualmente. H tambm o efluente, um lquido que sai do biodigestor aps o perodo de tempo necessrio digesto da matria orgnica pelas bacterias e que possui uma elevada caracterstica fertilizante. Alm de gua, o lquido efluente, conhecido como biofertilizante, apresenta elementos qumicos como nitrognio, fsforo e potssio em quantidades e formas qumicas tais que podem ser usados diretamente na adubao de espcies vegetais atravs de fertirrigao.

Histrico dos Biodigestores no mundo


Mesmo que comprovaes histricas mostrem que a primeira instalao de biodigestores s tenha surgido na segunda metade do sculo XIX, h relatos que o biogs j era conhecido h muito tempo, pois a produo do mesmo a partir de resduos orgnicos um processo extremamente antigo. Porm, a descoberta do gs metano foi realizada pelo pesquisador italiano Alessandro Volta, que descobriu que o gs existia como componente do chamado gs dos pntanos, era resultado da decomposio de restos vegetais em ambientes confinados. Atravs de vrias pesquisas que difundiram o uso de biodigestores, foi criado em 1939 na cidade de Kampur, na ndia, o Institute Gobr Gs (Instituto de Gs de Esterco), onde foi criada a primeira usina de gs de esterco, que tinha por objetivos tratar os dejetos animais, obter biogs e aproveitar o biofertilizante. Foi esse trabalho pioneiro que permitiu a construo de quase meio milho de biodigestores na ndia. A utilizao do biogs na ndia, como fonte de energia, motivou a China a adotar tal tecnologia a partir de 1958, e em 1972, j possuam aproximadamente 7,2 milhes de biodigestores em atividade. A partir da crise energtica disparada em 1973, a implantao de biodigestores passou a ser interessante tanto por pases ricos como pases de terceiro mundo, mas em nenhum desses pases, o uso dessa tecnologia foi ou to difundida como na China e na ndia. No caso da China o interesse pelo uso de biodigestores deveu-se, originalmente, a questes militares. Preocupada com a Guerra Fria, a China temeu que um ataque nuclear impedisse toda e qualquer atividade econmica (principalmente industrial). Entretanto, com a pulverizao de pequenas unidades biodigestores ao longo do pas, algumas poderiam escapar ao ataque inimigo. Nos dias atuais, o foco do uso de biodigestores na China outro. Como possui excedente de populao, no seria recomendvel mecanizar a atividade agrcola em larga escala, sendo que o uso de tratores e demais implementos resultaria em um ndice de desemprego rural alarmante. Dessa forma, o governo chins achou vivel aperfeioar as tcnicas rudimentares de cultivo do solo, com os biodigestores ocupando papel de destaque. No caso da ndia, o pas no pensava em guerras nucleares, pois sempre fez parte do grupo dos pases conhecidos como no alinhados. A fome e a falta de combustveis fsseis que motivaram o desenvolvimento da tecnologia dos biodigestores. Logo, so dois extremos de utilizao de biodigestores, onde chineses priorizam o biofertilizante para produo dos alimentos necessrios a sua nao populosa e indianos focam no biogs para cobrir o imenso dficit de energia. Dessa maneira, foram desenvolvidos na poca dois modelos diferentes de biodigestor: o modelo chins e o modelo indiano.

Biodigestores no Brasil
O modelo de biodigestor mais presente no Brasil o modelo canadense, que feito com manta de PVC. Ele oferece menor custo e sua instalao bem mais fcil do que os outros modelos antigos, e pode ser usado tanto em pequenas como em grandes propriedades. O desenvolvimento dos biodigestores no Brasil deve-se principalmente ao setor privado aliado s Universidades e Centro de Pesquisas, que muito tem incentivado nesse sentido. A utilizao do biogs no Brasil tem sido atualmente limitada pela falta de tecnologias apropriadas para seu uso, pois boa parte dos equipamentos so adaptaes a partir de equipamentos dimensionados para uso do Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), entre outros.

Tecnologias necessrias
O QUE UM BIODIGESTOR?
Um biodigestor pode ser definido como uma cmara de fermentao fechada, onde a biomassa sofre a digesto por bactrias anaerbicas produzindo biogs. Trata-se de um recipiente completamente fechado e vedado, onde colocado o material a ser degradado para posterior fermentao. Existem vrios tipos de biodigestores, os principais so os chineses, indianos e canadense. O biodigestor, no produz o biogs, sua funo fornecer as condies necessrias para que um grupo de bactrias, as metano gnicas, degrade o material orgnico, com a consequente liberao do gs metano. A tecnologia utilizada um pouco diferente em cada tipo de biodigestor mesmo com os diferentes modelos obtendo basicamente o mesmo resultado.

1. Modelo Indiano:
Sua cpula, geralmente feita de ferro ou fibra, mvel. Se movimenta para cima e para baixo de acordo com a produo de biogs. Nesse tipo de biodigestor o processo de fermentao acontece mais rpido, pois aproveita a temperatura do solo que pouco varivel, favorecendo a ao das bactrias. Ocupa pouco espao e a construo por ser subterrnea, dispensa o uso de reforos, tais como cintas de concreto. Caso a cpula seja de metal, deve-se fazer uso de uma boa pintura com um antioxidante. Por ser um biodigestor que fica no subsolo, preciso ter cuidado, evitando infiltrao no lenol fretico. Existentes biodigestores feitos em concreto, ou metal, coberto com lona vedada. Esta deve ter duas sadas, com duas vlvulas, nas quais restos orgnicos so despejados.

2. Modelo Chins:
Construdo em alvenaria, modelo de pea nica. Desenvolvido na China, onde as propriedades eram pequenas, por isso foi desenvolvido esse modelo que enterrado, para ocupar menos espaos. Este modelo tem custo mais barato em relao aos outros, pois a cpula feita em alvenaria. Tambm sofrem pouca variao de temperatura. Este biodigestor funciona com presso hidrulica, onde o aumento de presso em seu interior resulta no acmulo do biogs na cmara de fermentao, induzindo-o para a caixa de sada.

3. Modelo Canadense
O biodigestor conhecido como canadense chamado de biodigestor de fluxo tubular, o qual possui uma construo simplificada do tipo horizontal com cmara de biodigesto escavada no solo e com gasmetro do tipo inflvel feito de material plstico ou similar. Este modelo de biodigestor mais recente e apresenta uma tecnologia bem mais moderna e avanada, porm menos complexa. O biodigestor de fluxo tubular amplamente difundido em propriedades rurais e , hoje, a tecnologia mais utilizada dentre as demais. Neste tipo de biodigestor, o biogs pode ser enviado para um gasmetro separado, permitindo maior controle. Embora o biodigestor descrito apresente a vantagem de ser de fcil construo, possui menor durabilidade, como no caso da lona plstica perfurar e deixar escapar gs.

4. Modelo Caseiro
Esse um tipo de biodigestor caseiro simples, para obteno de biogs atravs de esterco bovino. A construo feita a partir de um tambor metlico de 200 litros, de fcil construo e montagem e baixo custo.

Tipos de biodigestores
1.

Batelada
Nesse sistema a matria-prima colocada no biorreator fechado, totalmente sem ar, para que seja realizada a fermentao anaerbica. O gs produzido armazenado no prprio recipiente que serve de digestor ou em um gasmetro acoplado a ele. Terminando a produo de biogs, o digestor aberto, retirando finalmente seus resduos. Aps a sua limpeza, colocada nova quantidade de substrato, reiniciando o processo.

2.

Continuo
Nos biodigestores contnuos a matria-prima colocada continuamente e quase sempre diretamente, utilizando matria-prima que possua decomposio relativamente fcil e que tenha boa disponibilidade por perto, sendo que a falta da mesma provoca parada no sistema. Sendo assim, a produo de biogs e biofertilizantes ocorrem de forma contnua, ou seja, nunca cessam. Os biodigestores Chins, Indiano e Canadense so do tipo contnuo, assim como muitos reatores caseiros.

Impactos Ambientais
O biodigestor traz muitos benefcios, como aproveitamento do esterco animal para produo de biogs e biofertilizante. O biofertilizante, aps ser fermentado no biodigestor, pode ser utilizado como adubo, aumentando o rendimento agrcola. Outro benefcio reduzir a mortalidade animal, j que a limpeza das instalaes para recolher o esterco e seu tratamento reduzem a contaminao do ambiente por microrganismos e reduz tambm a proliferao de moscas, aumento de forragem e reduo de custos enrgicos. No meio ambiente, a biodigesto anaerbica faz com que preserve a vegetao local e melhore a qualidade do solo. E por fim, influencia na sade animal melhorando as condies sanitrias; e humana, melhorando a qualidade do ar no ambiente domstico. Mas o que mais se destaca so os benefcios ambientais que o biodigestor traz, como a reduo de gases causadores do efeito estufa; preservao da flora e fauna nativas, pois o biogs substitui a lenha, reduzindo, assim, a necessidade do corte de rvores; e a reduo de odores desagradveis, afinal os odores provm principalmente dos estgios secundrios da decomposio dos dejetos sob manejo inadequado. O biogs pode ser usado como combustvel em substituio do gs natural ou do Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), ambos extrados de reservas minerais. O biogs pode ser utilizado para cozinhar em residncias rurais prximas ao local de produo (economizando outras fontes de energia, como principalmente lenha ou GLP). Pode tambm ser utilizado na produo rural como, por exemplo, no aquecimento de instalaes para animais muito sensveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produo vegetal. Pode ser usado tambm na gerao de energia eltrica, atravs de geradores eltricos acoplados a motores de exploso adaptados ao consumo de gs. O biogs produzido em aterros sanitrios, extrado da decomposio dos resduos orgnicos, tambm uma forma de energia renovvel. Para a extrao so implantados sistemas de canalizao, no incio do processo de aproveitamento da rea de aterro. Quando as clulas so encerradas, o gs produzido pode ser encaminhado para termoeltricas e utilizado como biocombustvel.

Empresas e organizaes que realizam


No Brasil existem poucas empresas que fazem reciclagem utilizando biodigestores, eles esto mais presentes em fazendas e em alguns aterros sanitrios.

Na cidade de Petrpolis j esto sendo utilizados biodigestores para tratar o esgoto em trs bairros do municpio e est prevista a instalao de mais 8 biodigestores na cidade, uma parceria da Prefeitura com a guas do Imperador (concessionria de saneamento do municpio) e da ONG OIA " O Instituto Ambiental. A tecnologia do sistema simples: o esgoto lanado em tubulaes, onde bactrias anaerbias consomem a matria orgnica da gua, liberando gs metano. O gs canalizado e reaproveitado como gerador de energia. A gua lanada nos rios aps passar por filtros de garrafas PET. Em Petrpolis, quatro casas e uma creche so abastecidas com o gs produzido pelas unidades.

Projeto de instalao de um biodigestor na Escola Tcnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrlia Paulista (SP) O biodigestor est em funcionamento h pouco mais de um ano e os resultados mostram que o processo elimina quase 100% dos coliformes fecais dos dejetos.

De olho no mercado de crditos de carbono, muitas empresas esto investindo em projetos para reduzir as emisses dos gases responsveis pelo efeito estufa. o caso da Sadia, que desenvolveu o programa Suinocultura Sustentvel Sadia (3 S), que vai diminuir a emisso de poluentes por meio de biodigestores instalados nas granjas de produtores integrados da empresa. O programa foi financiado pelo governo. A empresa recebeu emprstimo de 60 milhes de reais do BNDES.

Penalizaes e Incentivos
Nesse aspecto no existe uma lei especifica, s haveria penalizao caso ocorresse uma contaminao de um lenol fretico (no caso dos biodigestores que so construdos embaixo da terra), e essa penalizao dependeria do municpio onde o biodigestor estaria localizado. Os principais incentivadores construo dos biodigestores so os centros de pesquisas, Universidades, e tambm ONGs que defensoras do meio ambiente.

Curiosidades
A reciclagem faz com que a quantidade de lixo em aterros sanitrios diminua, aumentando o tempo de uso destes locais. Um biodigestor domstico tem a capacidade de produzir, em mdia, de 3 a 6 metros cbicos de biogs por dia. O mesmo biodigestor que trata os dejetos vindos do estbulo ou da pocilga ou do confinamento de bovinos pode ser ligado ao esgoto domstico das residncias. Embora sejam usados primordialmente como fonte de energia e de fertilizantes orgnicos para produtores

rurais, o biodigestor tambm pode ser enfocado como um sistema de tratamento de esgotos humanos para pequenas comunidades urbanas. Em Estocolmo, na Sucia, h um projeto que resolve dois problemas de uma vez: o lixo orgnico serve para fabricar biogs, um combustvel usado nos nibus e no aquecimento das casas.

Biogs possue cerca de 75% de CO2 e 25% de metano. O gs tambm utilizado para aquecer as criaes muito sensveis; como leites recm-nascidos e no aquecimento de estufas de produo vegetal.

Biogs

Equivalncia:
0,7 m de metano 1,5 m de gs de cidade 0,8 l de gasolina 1,3 l de lcool 2 kg de carboneto de clcio 0,7 l de gasleo 7 kW/h de eletricidade 2,7 kg de madeira 1,4 kg de carvo 0,2 m de butano Um botijo de 13 Kg de GLP (gs liquefeito do petrleo ou gs de cozinha) 0,25 m de propano

1 m de biogs

Concluso
Esse trabalho nos possibilitou entender o quanto gerao de energia atravs de materiais orgnicos sustentvel e renovvel, fazendo com que o meio ambiente seja preservado, reduzindo a emisso de agentes poluentes, possveis colaboradores do aquecimento global e conseqente, efeito estufa. A utilizao de recursos renovveis no s traz economia na utilizao de recursos fsseis, como tambm tem a funo de preparar futuros pesquisadores para que sejam disseminadores de conhecimentos e novas tecnologias, pois necessria a conscientizao de que combustveis fsseis so energias finitas e sujas. Ainda existem muitas limitaes para a utilizao destas fontes de energia, mas com o passar do tempo, medida que conhecimentos forem expandidos e a prtica se tornar mais aceita, uma nova realidade poder comear a despontar.

BIBLIOGRAFIA:
http://www.aviserra.com.br/index.php?site=obras.php http://economiasolidariaeagroenergiaparana.blogspot.com/2010/04/biodigestore s-produtores-confirmam.html http://wp2.oktiva.com.br/ider/files/2010/01/boletim10.pdf http://www.ecopress.org.br/noticias+com+baixa+repercussao/biodigestores+trat am+esgoto+e+produzem+gas http://www.sebertec.com.br/2011/home/?secao=4
http://www.itautec.com.br/pt-br/sustentabilidade/ti-verde/centro-de-reciclagem http://biodigestor.zzl.org/index.php?pag=biofert

http://brasil.biodigestor.net/ http://www.infobibos.com/Artigos/2008_1/Biodigestao/index.htm http://wp2.oktiva.com.br/ider/files/2010/01/16.Manual-de-Treinamento-emBiodigestao.pdf

Vous aimerez peut-être aussi