Vous êtes sur la page 1sur 4

POSTURAS E MOVIMENTOS REPETITIVOS-LER E DORT

O que LER? LER - Leso por Esforce Repetitivo. Conjunto de sndromes (quadros, clnicos / patologias / doenas) que atacam os nervos, msculos e tendes (juntos ou separadamente). Elas so sempre degenerativas e cumulativas e sempre precedidas de alguma dor ou incmodo. O que DORT? Dort Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. exatamente igual a LER porem identifica exatamente a origem do problema: o trabalho. Origem na sua atividade ocupacional = DORT, outra origem = LER Quais os sintomas?

Os sinais a seguir so indcios de eventual existncia de uma leso.

1 estgio: Sensao de peso, dormncia e desconforto em reas especficas. Pontadas ocasionadas durante as atividades mais intensas (no trabalho ou fora dele) podem ocorrer. As sensaes passam aps descanso de horas ou poucos dias. 2 estgio: Existe dor com alguma persistncia. A localizao da dor mais precisa. mais intensa durante picos de atividades. Pode haver perda de sensibilidade, sensao de formigamento, inchao e calos e frio na rea afetada. Mesmo com descanso a dor pode permanecer ou reaparecer subitamente sem que qualquer atividade tenha sido realizada. Momentos de estresse psicolgico ou emocional podem provocar dor ou sensibilidade nos locais afetados. 3 estgio: Perda de fora eventual ou freqente. Dor persistente mesmo com repouso prolongado. Crises de dor aguda podem surgir mesmo durante repouso. Perda de sensibilidade freqente e eventual perda de capacidade de realizar alguns movimentos sem muita dor. Irritabilidade gera ainda mais dor. 4 estgio: Dor aguda e constante, s vezes insuportvel. A dor migra para outras partes do corpo. Perda de fora e do controle de alguns movimentos. Perda grande ou total da capacidade de trabalhar e efetuar atividades domsticas.

Como prevenir? Identificar os riscos a que voc est sendo submetido (no trabalho ou fora dele). Elimin-los. Se voc conhecer algum no seu ambiente (trabalho ou no) que sente dores com alguma freqncia executando as mesmas tarefas que voc, pode ser um alerta de que os riscos existem e voc pode ser o prximo. Fazendo micro pausas (pequenas pausas rpidas) em qualquer atividade que se exera repetitividade excessiva ou postura inadequada por tempo prolongado. Durante essas pausas faa alguns alongamentos para as reas de seu corpo que estiverem executando a tarefa. Atentando para estar sempre com uma boa postura, incluindo a adequao do seu posto de trabalho de acordo com as caractersticas fsicas e com sua atividade. No faa fora nem presso exageradas, repetitivas ou freqentes em sua atividade. Cuidando da sua qualidade de vida (corpo e mente).

Como se pega? A doena se pega do abuso, do exagero (e/ou descaso) durante um tempo prolongado de:Movimentos repetitivos- Postura inadequada - Fora ou pressoO quadro se agrava quando fatores psicossomticos como o Estresse se fizerem presentes.A Leso/Distrbio pode ser adquirida no trabalho, em casa, praticando esporte ou hobby, ou ainda na combinao destas prticas. Nota: problemas fsicos e fraturas podem causar os mesmos efeitos da LER/DORT. Isso pode ocorrer por pinamento de nervos, msculos e tendes.

Tem cura? 100% dos casos so curveis se diagnosticados nos primeiros estgios. - Nos casos mais graves a cura (integral ou parcial) depender da disciplina e de boas condies psicolgicas do lesionado (no estar deprimido).

Como tratar? - Identificando a REAL causa do lesionamento para no repetir os fatores que lesionam durante o tratamento. Se afastar das causas diretas e indiretas da leso.- Sabendo que no existe uma frmula nica. Cada caso um caso totalmente diferente- Bem diagnosticando a doena- Fazendo fisioterapia especializada sempre (pea referncias)- Mudar estilo de vida e

melhorar a qualidade de vida, incluindo melhorar a auto-estima, os relacionamentos dentro e fora do trabalho, o condicionamento fsico e a alimentao (mais verduras e frutas - menos frituras, doces e carboidratos) - Muita pacincia, fora de vontade e apoio de colegas, amigos e familiares- Tratamentos alternativos podem ser utilizados. Os benefcios devem ser percebidos nas primeiras sesses. Caso contrrio pare imediatamente e procure outras opes.- Cadenciar toda atividade repetitiva, incluindo atividade computacional, executando micropausas freqentes numa razo mnima de 25 minutos de trabalho por 1 minuto de pausa (recomendvel em casos crnicos a razo de 20 por 4), executando durante as pausas alongamentos para relaxamento de msculos, tendes e nervos. Durante as micropausas recomenda-se tambm a execuo de auto-massagem nas mos e braos.- Os alongamentos e auto-massagem indicados acima podem e devem ser realizados sempre que possvel durante o dia ou a noite. O que no fazer? - NUNCA, JAMAIS, esconda seus sintomas. Ao menor sinal v ao mdico.- Usar tala para trabalhar ou fazer qualquer outra atividade- Engessar o brao por tempo maior que uma semana (no h necessidade de engessar em 99% dos casos)- Tomar anti-inflamatrio no especfico para LER- Tomar anti-inflamatrio por tempo prolongado. Uma ou duas semanas no mximo. - Consultar s um mdico - Operar a mo/punho (casos raros que exigem esse procedimento so menos de 1%) - Se tratar sem descobrir a causa REAL da leso e os fatores agravantes Fazer fisioterapia no especializada - se a fisioterapia gerar mais dor, pare - Acreditar que a leso puramente devido a fatores psicolgicos (normalmente apenas um agravante) - Ficar quieto quando voc achar que o diagnstico ou o tratamento estejam errado. A quem culpar? -No caso de LER o culpado sempre voc. Por desateno ou descaso.- No caso de DORT (relacionado ao trabalho) a culpa pode ser sua, do empregador ou de ambos. Tudo depender o quanto de treinamento e suporte fsico e tcnico a empresa lhe forneceu. Se ela tiver lhe dado tudo que as Normas sugerem a culpa tender a ser sua. Se essas obrigaes no forem cumpridas total ou parcialmente a culpa certamente da empresa. Para identificar quem o responsvel de fundamental importncia um levantamento detalhado e cientfico da origem da doena. Esse fato importantssimo normalmente relegado a segundo plano por ambas as partes, s vezes por desconhecimento e s vezes por interesse. Sem esse levantamento, no h culpados claramente e certamente uma das partes ser injustiada.

As responsabilidades A Empresa responsvel por prover (e fazer cumprir) todas as condies fsicas, tcnicas e regimentares para garantir a execuo das tarefas pelos funcionrios de forma absolutamente sem risco da ocorrncia de acidentes ou doenas. Sob risco de ser responsabilizado civil e criminalmente por negligncia ou omisso.

Aos funcionrios cabe acatar e cumprir as regras de segurana e sade conforme treinamento fornecido pela empresa sob pena inclusive de demisso por justa causa.

Legislaes- LER e DORT Instruo Normativa INSS / DC 98 - Aprova Norma Tcnica sobre Leses por Esforos Repetitivos-LER ou Distrbios Osteomusculares Relacionados ao TrabalhoDORT.publicada no DOU DE 10/12/2003. Resoluo Federal 221 - Programa de Controle das Leses por Esforos Repetitivos. DOU. de 05/05/97. Seo I p. 8.933 Resoluo Estadual SS 197 - Aprova Norma Tcnica que dispe sobre o estabelecimento dos critrios de diagnsticos dos estados evolutivos, dos procedimentos tcnicos - administrativos e das prevenes das Leses por Esforos Repetitivos Ler - DOE. de 16/06/92. P. 24

Vous aimerez peut-être aussi