Vous êtes sur la page 1sur 12

20 dicas para voc vencer o medo de montar um negcio de sucesso

Se voc tem vontade de ser um empreendedor, veja como possvel deixar a insegurana de lado e partir para essa jornada
Por Jlia Zullig

1. Conhea o seu prprio perfil Ao pensar em montar um negcio, deve-se levantar o seguinte questionamento: quais so os papis que terei que exercer como dono de uma empresa? Segundo o consultor Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, existem trs figuras nas quais o empresrio pode se encaixar: empreendedor (que toma as decises e define o direcionamento do negcio); gestor (que administra a empresa); e operador (que executa o trabalho). "Essas coisas nem sempre esto claras na mente do empreendedor. importante identificar no que eu sou bom para trabalhar, pois difcil exercer de forma eficiente as trs figuras".

A primeira pergunta a ser feita : o que eu sei fazer? "Isso vai definir como ser estruturado o negcio", ressalta Cherto. Ter cincia sobre suas limitaes e explicit-las fundamental para delinear o caminho do negcio. "Muitas vezes, a falta de competncia em algumas reas faz com que o empresrio tenha que pensar na busca de um scio que o complemente, ou seja, que seja capacitado em outras competncias importantes que garantam o sucesso do negcio", diz o consultor.

Marcos Hashimoto, do Insper, diz que o autoconhecimento crucial no momento de montar um negcio. "Quanto mais voc sabe sobre voc mesmo, mais voc sabe onde pode pisar e onde tem que tomar cuidado". Marcelo Aidar, professor da FGV-SP, diz que, conhecer seu prprio perfil, no estgio inicial, em que se define se partir para o negcio prprio o caminho certo, mais importante do que a pesquisa de mercado. " difcil enxergar as oportunidades quando no conheo direito qual o meu verdadeiro perfil", avalia.
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Aidar exemplifica com o caso de uma freqentadora assdua de bares que resolveu montar um. "A empresria no sabia, na verdade, o que significava abrir um bar. Depois de um ano, ela fechou as portas", afirma. " muito diferente voc freqentar um bar e gerir um bar".

Segundo o livro Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um Pas Incerto, da Endeavor, a deciso por uma carreira empreendedora deve passar por um processo de autoconhecimento e no por uma mera comparao dos atributos pessoais com os de empreendedores de sucesso. "De uma forma geral, os empreendedores bem-sucedidos so aqueles que sabem o que fazem bem e identificam o que no tm capacidade ou talento para fazer, para pedir ajuda ou para desenvolver

Se voc tem vontade de ser um empreendedor, veja como possvel deixar a insegurana de lado e partir para essa jornada
Por Jlia Zullig

2. Prepare-se: leia, busque conhecimento, estude Ter preparo e conhecimento so condies fundamentais para garantir a abertura de um negcio. Para isso, busque leituras livros, sites, estudos, publicaes , faa cursos sobre empreendedorismo e gesto. Hashimoto destaca que muito do medo que o candidato a empresrio tem por causa da falta de informaes. "Muitos so marinheiros de primeira viagem e no sabem como dar seus primeiros passos. Quanto mais eles dominarem as informaes, mais segurana tero. Esse conhecimento constante sobre o negcio fundamental para o empreendedor. importante estar preparado para a realidade do que abrir um negcio", diz Cherto. As informaes ajudam a perder o medo do incerto. "Voc consegue trabalhar isso identificando quais so as reas que no domina. Por exemplo, se no sabe o que fluxo de caixa, corra atrs de um curso a respeito do tema. Identifique as reas que voc desconhece e se capacite nelas", enfatiza Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor.

Cherto cita um exemplo de uma empresa de servios de datilografia. Uma datilgrafa recebeu um convite de seu marido para sair da empresa onde trabalhava e montar uma empresa prpria de servios de datilografia. A profissional sabia tudo sobre a expertise do negcio, pois 80% do seu trabalho significava prestar esse tipo de servio. Ao mudar o foco para seu prprio negcio, as suas funes passaram a envolver 80% vendas e gesto. Foi a que ela se atrapalhou, pois no tinha esse tipo de capacitao. Como empresria, ela teria que gerir o negcio e no estava exercendo bem esse papel.

"Quanto mais voc se desenvolve como gestor de negcios, voc fica mais seguro e preparado e isso ajuda a minimizar os obstculos enfrentados pela empresa ao longo de sua vida", conclui Marcos Hashimoto.

Depois de cinco anos trabalhando em uma multinacional da rea de consumo, Andr Kina partiu para vo solo. Trabalhou durante todo o tempo em que ainda era empregado na ideia de se tornar seu prprio patro. Fundou a 4Bio, empresa especializada em medicamentos especiais. Ao longo do tempo em que trabalhou como empregado, acumulou conhecimento sobre o melhor modo de tomar decises. Mas, para se sentir mais seguro, saiu do emprego, foi cursar um MBA e trabalhar como consultor. "O conhecimento ajuda voc a minimizar os riscos de seu plano de negcio".

3. Mantenha a mente aberta Ter a mente aberta fundamental para ajudar a espantar o medo de abrir um negcio. "Isso ajuda oempreendedor a estar aberto para novas ideias que, muitas vezes, podem mudar o rumo planejado para um resultado ainda mais positivo", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

Para ajudar a clarear a mente, um dos primeiros passos a serem tomados fazer um brainstorm (ao p da letra, tempestade de ideias), ou seja, deixar que voc e outras pessoas envolvidas em criar o negcio possam livremente, sem preconceitos, falar tudo o que vier cabea para s depois organizar os pensamentos.
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

"Aceitar ideias de outras pessoas ajuda a se desprender daquilo que no sai do lugar", ressalta Aidar. Aceitar crticas, sugestes e ideias sem restringir o campo de explorao dessas informaes o conselho dado pelo especialista. "Muitas vezes, isso ajuda a trazer tona uma idia que de repente pode ser inovadora. O empreendedor fica com a sensao de como se tivesse descoberto a Amrica".

Jamais tenha receio de expressar suas ideias, aconselham os especialistas. "E nem tenha medo de que algum possa roubar sua iniciativa", diz Marcos Hashimoto, do Insper. "Ns sempre corremos o risco de que a ideia seja roubada, mas isso pode ser minimizado por se escolher pessoas de confiana, que agreguem informaes ao nosso projeto".

O especialista destaca que empreender no uma atividade individual. "Empreender uma atividade coletiva. Voc no detm sozinho toda a habilitao para ser empreendedor. Se voc achar que a idia deve ser somente sua e no compartilhada, ela ser limitada e com certeza ter furos. Mas se voc abrir mo dessa autoria, com certeza o desenvolvimento da ideia ser

muito melhor. E, quando voc perceber alguns tropeos, conseguir corrigir a tempo, sem perder recursos". 6. Busque negcios relacionados s suas competncias, desejos e motivaes Depois de anos a fio atuando em um determinado segmento, muitos empreendedores resolvem partir para a jornada do negcio prprio. Por que no utilizar essa bagagem adquirida ao longo do tempo para montar um negcio? De acordo com Marcos Aidar, da FGV-SP, as oportunidades vo surgir na medida em que o empreendedor tiver afinidade com o tema. "Se eu sou da rea de software, mais provvel que eu encontre oportunidades para empreender nesse segmento". "Ao atuar em uma determinada rea por um longo tempo, quando empregado, o empreendedor tem a chance de estudar com afinco o mercado, de estabelecer um lao de afinidades e, com isso, consegue ficar antenado para as oportunidades que possam surgir. Naturalmente, essas oportunidades acabam aparecendo com mais nfase. Existem levantamentos que mostram que boa parte dos empresrios teve empregos cuja rea de atuao similar ao seu negcio prprio", conclui o professor da FGV. "O importante no deixar de lado o aspecto da gesto do negcio", enfatiza Hashimoto. Rubens Oliveira, proprietrio da RR Motos, oficina especializada em motos off-road em Sorocaba (SP), um exemplo nesse sentido. Apaixonado por mecnica desde criana, trabalhou durante dez anos na parte de manuteno de uma concessionria da montadora Yamaha. Depois partiu para voo solo, aproveitando toda a experincia adquirida ao longo dos anos, e montou seu prprio negcio. "Ter esse conhecimento me ajudou muito a ter coragem para virar empresrio". Hoje a oficina atende todas as cidades que cercam Sorocaba, oferece servios agregados para os clientes e conquista uma nova fatia do mercado de reparao a cada dia. 7. Avalie se a sua ideia no uma iluso Muitas pessoas tm ideias que na prtica so inviveis, o que leva muitas empresas a baixarem suas portas com pouco tempo de vida. "Por isso importante estudar o mercado onde vai atuar, ver se a proposta de negcio no uma iluso", avalia Marcelo Cherto. "Devido a isso, muita gente acaba optando pelo modelo de franquia, que j oferece essa resposta".
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Para conseguir um acesso ainda maior s informaes, a internet pode ser uma excelente ferramenta. "Muitos empreendedores, quando abrem um negcio, no tm dinheiro para investir na realizao de uma pesquisa de mercado. Por isso, sair a campo, pesquisar livros, estudos e publicaes, e acessar o banco infinito de dados da internet so meios que podem ajudar o empresrio a ter noo sobre como seu negcio pode ou no se encaixar no mercado", explica Marcelo Aidar. Para o professor da FGV-SP, o empreendedor no deve se deixar levar por suas observaes pessoais a respeito do assunto. "Busque informaes em fontes confiveis, como por exemplo, no IBGE". Artur Muradian, proprietrio da filial Moema do restaurante La Pasta Gialla, sempre teve vontade de comandar sua prpria empresa. Preparou-se durante trs anos, at encontrar um

negcio que fosse adequado s suas expectativas. "Eu queria trabalhar com gastronomia, mas tinha medo, pois abrir um restaurante no Brasil muito arriscado". O empresrio ento optou pelo modelo de franquia e, a partir da, comeou a fazer pesquisas de mercado para avaliar qual seria a oportunidade mais vivel. "Depois de estudar, de listar os prs e os contras, vi que comprar uma franquia do La Pasta Gialla poderia ser vantajoso, pois eu teria o nome de um chef famoso por trs do negcio, todo o amparo da franquia e a possibilidade de escolher um ponto comercial favorvel. Perceber que o negcio era possvel me fez fechar o negcio". Hoje, o restaurante j tem quatro anos de vida e cresce 5% em faturamento a cada ano. 8. Busque experincias similares Depois que a ideia for definida, o prximo passo a ser tomado buscar experincias similares. Para Marcelo Aidar, da FGV-SP, essa procura fundamental para ficar por dentro dos problemas enfrentados pelo tipo de negcio e quais solues esto sendo adotadas. "O empreendedor pode aprender com os erros dos outros aparecendo como cliente, sendo um observador externo". Antonio Carlos de Matos, do Sebrae-SP, d um exemplo de como pode ser feita essa pesquisa. Por exemplo, se voc for montar uma pizzaria, saia a campo, fazendo pesquisas com 50 outras pizzarias. Se o negcio for localizado na zona oeste da cidade, v zona sul coletar informaes, para no parecer que voc est checando a concorrncia. Permanea algumas horas na frente do estabelecimento, observe a movimentao dentro do local, o atendimento, as pessoas que ali circulam, converse com os empregados e com os proprietrios, pea dicas sobre fornecedores e clientes, entre outros. Isso vai ajudar voc a entender as condies que tornam o negcio vivel, quais possveis problemas poder enfrentar e como solucion-los e, com isso, voc elimina o medo de partir para essa nova trajetria.
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Jesse Andrade, proprietrio do restaurante Josephine (SP), aplicou o mtodo. "Quando resolvi montar o restaurante, fui para a rua visitar lanchonetes e restaurantes para checar o perfil do negcio, para ver se minha idia poderia virar realidade ou no. Tenho um perfil arrojado, mas gosto de estar atualizado com o mercado". Andr Kina, proprietrio da 4Bio, investiu no trabalho de consultoria para conhecer o mercado de sade na prtica, j que sua empresa seria focada em medicamentos especiais. "Conheci os fornecedores, o perfil do cliente final, entendi mais sobre medicamentos especializados. Esse trabalho de campo foi fundamental para direcionar a minha empresa". 9. Identifique pontos de diferenciao de seu negcio Ao decidir montar um negcio, um ponto importante a ser analisado : como eu posso me diferenciar dos demais? "No vale a pena fazer mais um negcio igual ao que j existe. Se ele tiver um diferencial, algum requisito que o evidencie das demais empresas, com certeza conseguir ser um ponto de destaque e ganhar uma fatia a mais do mercado escolhido", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

"Se voc est numa multido, nunca vai conseguir se distinguir, caso no se destaque", diz Constantino Karacostas, proprietrio da agncia de turismo Class Tour, que buscou incrementar seus servios para se evidenciar no mercado de turismo. "Nossa proposta de trabalho fazer o cliente se tornar f do nosso negcio", afirma. Vender uma passagem ou fazer reserva de hotel o trivial. A premissa de Karacostas trabalhar "o detalhe do detalhe". Para isso, investiu na criao de um completo banco de dados sobre seus clientes. "Quanto mais informaes, melhor, pois conseguimos oferecer algumas opes extras a eles. Por exemplo, nosso sistema avisa sobre o vencimento do visto americano ou do passaporte do cliente. Entramos em contato com ele para avis-lo e disponibilizar algum servio. Os retornos so sempre positivos. Os clientes ficam felizes com essa pr-atividade". A Class Tour preocupa-se com a documentao do cliente e oferece alguns servios diferentes, como ingressos para shows. Para trabalhar com turismo, esse diferencial se torna quase que uma obrigao, de acordo com Karacostas. "O segmento de turismo complicado, pois mexe com os sonhos e emoes de uma pessoa", afirma. Muita gente passa uma vida inteira planejando uma viagem, guardando dinheiro, depositando uma expectativa enorme no dia em que isso ir se realizar. A chega na hora e no consta a reserva, quando o cliente chega ao hotel, por exemplo. "As frustraes se tornam grandes decepes e isso pode gerar a perda do cliente", afirma Karacostas. 10. Busque aconselhamento Quando um empreendedor se v a frente de uma grande ideia, mas tomado pelo medo, um toque importante : busque aconselhamento. Os grandes empreendedores da histria empresarial brasileira tiveram algum que eles consideraram um verdadeiro "guru". Marcos Hashimoto diz que o empreendedor pode escolher algum que lhe sirva de "exemplo". "Algum que seja um modelo de aprendizagem para ele. Algum com quem o empreendedor possa se aconselhar, que seja uma rica fonte de informaes, graas ao seu exemplo em relao s suas posturas e atitudes. Quando voc ficar em dvida, buscar aconselhamento com algum de peso, de renome, pode ajudar a fazer com que voc perca o medo de empreender". Existem algumas organizaes, como o caso do Instituto Endeavor, que fazem o trabalho de aconselhamento para futuros empreendedores. "Ouvir relatos de outros empresrios sempre gratificante, pois quando voc l uma reportagem que fala sobre a histria de sucesso de uma grande empresa, a impresso que passa que no houve pedras no caminho. Mas quando voc escuta a palavra desses empresrios, percebe que as dificuldades existiram e isso faz com que diminua as suas incertezas a respeito de entrar ou no para o mundo dosnegcios prprios", diz Paulo Veras, ex-diretor geral da entidade. Veras afirma que o mercado vai ganhar novos "conselheiros". "Est comeando a se formar uma nova gerao de executivos que esto se aposentando, aps 30, 40 anos de carreira e experincia adquirida. Eles trocam ideias com as pessoas e norteiam sobre ir ou no em frente na concretizao de um negcio. Nos Estados Unidos, esse tipo de trabalho bastante valorizado". 11. Acredite: no h tempo certo para empreender Se voc est esperando as condies perfeitas de temperatura e presso para abrir seu negcio, a demora pode ser eterna. Um dos medos de quem tem vontade de se tornar um

empreendedor no saber identificar o tempo certo para isso. Perguntas como "ser que eu j tenho o capital suficiente para montar o negcio almejado?"; "ser que estou pronto para me tornar um empresrio?"; "ser que meu negcio vai decolar nas atuais condies econmicas em que se encontra o pas?; rondam a mente dos empreendedores.
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

"No h tempo certo para empreender", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP. No entanto, as oportunidades, sim, se abrem e se fecham, e cabe ao empreendedor identificar quando h uma fenda por onde entrar. "A janela do empreendedorismo se abre e se fecha depois de determinados perodos. Se voc chegar cedo e for muito vanguardista, a janela no estar aberta. Muitas vezes, um negcio no d certo porque est muito frente do seu tempo. O mesmo pode acontecer se voc entrar no negcio depois de fechada a janela. Existem tipos de negcios verdes demais, e outros maduros demais. O importante saber identificar a oportunidade com preciso e no esperar as condies totalmente perfeitas. Sempre h tempo para empreender". Se o candidato a empreendedor ficar preocupado em se preparar melhor, ou acumular aquele investimentoprevisto, muitas vezes a oportunidade pode no acontecer. "Se voc ficar colocando impedimentos e desculpas como falta de dinheiro, casamento, chegada dos filhos, falta de maturidade do produto e de um scio e o no fechamento de um bom contrato, por exemplo , aguardando a situao perfeita para empreender, esse momento nunca vai chegar. A grande maioria dos empreendedores que colecionam histrias de sucesso no estava preparada para a experincia", afirma Marcos Hashimoto, do Insper. O mundo muda em alta velocidade e muitas vezes o empreendedor se diz pronto num momento em que a oportunidade aguardada j passou. "Se o mundo muda, voc tem que estar preparado para se adequar s mudanas. Mas isso tambm no quer dizer que voc tem que se atirar na iniciativa, ou seja, ser ousado demais. necessrio achar um ponto de equilbrio", acrescenta o professor do Ibmec.
12. Trabalhe o medo de errar Um dos maiores medos enfrentados pelo empreendedor o medo de errar. Esse medo geralmente surge da insegurana em tomar algumas decises importantes que envolvem riscos. "Se a pessoa nunca teve um negcio antes, toda a experincia nova para ela. O risco sempre vai existir, mas podemos minimiz-lo. Buscar conhecimento ajuda a diminuir essa sensao de ter medo do novo", diz Hashimoto. A dica dada pelo professor do Insper se resume assim: assuma esses riscos, sabendo que voc vai cometer erros. "No parta do pressuposto de que empreendedores no cometem erros. O empreendedor vai tomar decises equivocadas, vai errar e bastante. Mas existem muitas coisas na aventura de ter um negcio prprio que no so aprendidas nas escolas ou nos livros. Na verdade, a maior possibilidade de aprendizado est na prtica, e isso significa tentar e errar, para depois tentar novamente de outra forma, at acertar. Portanto, para o empreendedor, cometer erros faz parte do processo de aprendizado". No entanto, necessrio cuidado mximo para no cometer erros que sejam fatais para o negcio.

"Alguns erros podem ser definitivos e impedir uma outra chance para se tentar novamente, por serem crticos para o negcio. Iniciativas para reduzir a incerteza ajudam a identificar estas possibilidades mais crticas, para que estabeleamos um limite para nossa capacidade de ousar e no colocar tudo a perder", afirma Hashimoto. Guilherme Alvernaz saiu do emprego em uma produtora e se tornou scio da Oca Filmes. Segundo ele, o medo de errar pairou em sua cabea durante todo o tempo em que refletiu a respeito da deciso de partir para um negcio prprio. "Realmente, d muito medo de abrir um negcio no Brasil. Na poca, eu estava contratado em outra agncia, tinha salrio fixo e algumas comodidades. Tive que driblar meu medo de errar para conseguir me desviar disso tudo e abraar um negcio novo". Na opinio de Alvernaz, ao tomar a deciso de virar um empresrio, ele percebeu que os aspectos positivos eram maiores do que as possibilidades de erros. "Eu levei em conta o fato de estar me aliando a profissionais que j tinham trabalhado comigo anteriormente e que seriam realmente meus parceiros. So pessoas que do valor questo dos prazos e qualidade do trabalho. Isso me ajudou a ficar com menos medo de errar". 13. Acredite em si mesmo Para alcanar o sucesso no comando de um negcio, ter auto-estima condio nmero um para o empresrio. Muitas pessoas so tomadas por uma falta de confiana em relao sua capacidade de concretizar essa meta. E, com isso, do um passo para trs na hora de partir para voo solo. " necessrio ter crena em si mesmo", ressalta Marcelo Cherto, "e garra para superar as dores de cabea, pois os obstculos iro surgir, principalmente em pases como o Brasil, Argentina e Mxico, onde a instabilidade faz parte do dia-a-dia das empresas. Nunca se sabe como o governo e a concorrncia vo se comportar".
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Um dos exemplos positivos de auto-estima e crena em si mesmo traduzido na histria de sucesso de Eli Oliveira, presidente da Flytour,franquia de turismo premiada por trz vezes na categoria Lazer do prmio "As Melhores Franquias do Brasil", realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negcios. O gacho nascido em Esteio, interior do Rio Grande do Sul, fugiu de casa aos oito anos de idade e veio para So Paulo, onde viveu como menino de rua, vendendo pastis, jornais, verduras e peixes. Aos 12 anos, no Rio de Janeiro, guardava e lavava carros em estacionamentos prximos ao hotel Copacabana Palace, at que arranjou um emprego como office-boy na agncia de turismo Stella Barros. "Eu morei na agncia durante algum tempo e foi l que aprendi a ter boas maneiras, adquiri meus primeiros conhecimentos a respeito da rea de turismo". Depois da experincia na Stella Barros, Oliveira ainda passou por mais duas empresas do ramo. Em 1970, fundou a E.D.O. Representaes, que viria, mais tarde, a se chamar Flytour, que hoje conta com 50 lojas em todo o pas. "Eu sempre acreditei que, quando uma porta se abre, temos que entrar. Hoje em dia, vejo que acreditar em mim mesmo ajudou a driblar as dificuldades e a construir uma histria de consolidao e vitria", diz o empresrio.

14. Descreva suas metas Quando o empreendedor est na dvida e tomado por insegurana e medo sobre o caminho a seguir, esta dica pode ajudar: descreva os seus objetivos. Colocar num papel todas as suas metas, uma a uma, para que sejam sempre consultadas, ajuda-o a ter uma viso mais clara sobre o assunto. "Quando voc comea a escrever suas metas, se obriga a ter as ideias mais claras. Com isso, voc descobre os possveis buracos, ou seja, os furos que ainda podem

existir em seu projeto empresarial", afirma Marcelo Cherto. Escrever essas metas ajuda a esclarecer os objetivos de seu projeto, ou seja, quem ser seu pblico-alvo, quais as caractersticas do produto ou servio oferecido. Cherto mostra um exemplo de um grande empresrio. "Ele conta que, quando comea a pensar em uma determinada idia, escreve um press-release (comunicado imprensa) com o intuito de fazer com que uma pessoa que no tenha nada a ver com o assunto entenda o que est sendo proposto", diz o consultor. Colocar as ideias no papel faz com que o empreendedor no esquea mais seus alvos, os pontos levantados a respeito do negcio. "Ajuda-o a ter foco, com respostas para perguntas importantes como o que eu quero?; ou aonde eu quero chegar?", afirma Cherto. 15. Focalize os objetivos, no os obstculos O medo de abrir um negcio faz muitos candidatos deixarem esse sonho para trs. Um dos problemas a falta de foco em seus objetivos, vislumbrando somente os pontos negativos, ou seja, os empecilhos que podem fazer a empreitada no ter sucesso. "O empreendedor pode escolher dois caminhos: ter uma viso otimista ou uma viso pessimista a respeito de sua deciso. Quem olha pelo lado positivo, enxerga possibilidades. J na viso pessimista, as limitaes ganham destaque", diz Marcos Hashimoto. Marcelo Cherto destaca que a viso est ligada questo da atitude do empreendedor. "Tem gente que mais otimista, j outros so mais pessimistas, olham sempre a vida pelo lado negativo. Quando se um verdadeiro empreendedor, tem-se um certo prazer em enfrentar empecilhos". O consultor diz apreciar projetos desafiadores. "Eu gosto de novos desafios, mas tem gente que adora rotina, que prefere lidar com coisas previsveis. O obstculo parte do projeto, uma dificuldade que voc tem que curtir, pois uma grande oportunidade para voc aprender e tambm para se diferenciar dos demais. A sensao de vitria fantstica".
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Para lidar com esse medo, o segredo ter persistncia e foco no objetivo. "A dificuldade sempre ser um ponto desfavorvel. O importante pensar sempre no objetivo, pois as dificuldades fazem parte do caminho. Se Cristvo Colombo, quando estava viajando pelos mares do mundo, tivesse se intimidado pela primeira tempestade que ele enfrentou e retornado para o seu pas, o navegador no teria descoberto a Amrica". Thomas Edison, inventor da lmpada, um exemplo de aprendizado neste sentido, segundo o consultor. "Thomas Edison no conseguiria inventar a lmpada se no tivesse insistido em seu objetivo. Ele costumava dizer, quando algum o indagava sobre desistir dessa descoberta, depois de 10.000 tentativas frustradas: Vou desistir agora, que j conheo 10.000 jeitos que no do certo?. Isso demonstra o quanto importante ter f em si mesmo, ter uma viso e uma atitude positiva perante a vida e seus desafios". Isso no significa que o empreendedor precisa achar que a vida tem que ser encarada sob o olhar da Pollyana, personagem da literatura que acha que o mundo perfeito. "Voc precisa ter a crena de que pode chegar l. Essa auto-motivao tem que vir de dentro de voc mesmo. No espere que isso venha de fora".

16. Faa um plano de negcios realista Para perder o medo de pisar em terreno desconhecido, uma boa arma para quem quer montar um negcio fazer umplano de negcios. Marcelo Cherto diz que necessrio que esse plano de negcios seja realista. "O plano de negcios tem que ser verdadeiro e o empresrio tem que pensar que todo negcio demora um tempo para decolar. Por isso fundamental ter esse planejamento, que vai servir como mola propulsora do negcio durante toda a sua vida". Para Marcelo Aidar, professor da FGV-SP, um plano de negcios realista incorpora informaes verdadeiras provenientes de um estudo de mercado, de planejamento financeiro, fluxo de caixa, previso de vendas, entre outros. "Saber como atender demanda, enfrentar perodos de sazonalidade, suprir a mo-de-obra fundamental para um plano de negcios eficiente. Enriquea-o com informaes". Antonio Carlos de Matos, do Sebrae-SP, destaca trs aspectos importantes que devem estar contidos no planejamento inicial de montagem da empresa: preo de venda, volume de venda e estrutura compatvel. " fundamental pensar nesse tipo de coisa antes de abrir um negcio". Em relao ao preo de venda, o especialista diz que o domnio total dos custos ajuda a definir o preo do produto ou servio a ser vendido. Quanto ao volume de vendas, necessrio fazer um planejamento sobre a quantidade necessria a ser vendida para pagar despesas e gerar lucro. O empresrio precisa oferecer uma infra-estrutura compatvel com o que o mercado aceita pagar em produto ou servios. "Por exemplo, no adianta uma padaria ter duas secretrias e vender o pozinho 20% mais caro para pagar esse custo. O cliente no vai aceitar esse tipo de coisa", diz Matos. 17. Cuidado na escolha do scio Com a falta de capacitao em uma determinada rea ou at mesmo com o intuito de agregar mais investimentos ao negcio, o candidato a empresrio considera a possibilidade de montar um negcio em sociedade. Mas muitas vezes pego pelo medo de fazer uma escolha inadequada e acabar sendo prejudicado por causa disso. "Cuidado com a escolha do scio", alerta Marcelo Cherto. Para o consultor, a escolha de pessoas conhecidas e prximas nem sempre pode ser o melhor negcio. "Por exemplo, escolher seu melhor amigo como scio no garante o sucesso do negcio. Para dar certo, necessrio que haja perfis complementares".
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Compartilhar com o scio as experincias ajuda a vencer o medo de ir em frente na meta de abrir um negcio, de acordo com Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor. " fundamental trocar ideias e experincias a respeito de suas competncias. Isso ajuda a vencer o medo e o objetivo de constituir uma empresa acaba ficando mais forte, pois todo mundo se ajuda e se empolga junto". A relao entre os scios comparada a um casamento: eles se unem com um propsito especfico, que o de criao e crescimento da empresa. Na viso de Veras, o scio ideal aquele que tem a capacidade de fazer a empresa ir muito mais longe do que o empresrio sozinho. E tm que estar preparados para conduzir e administrar empecilhos que possam surgir no meio do caminho como deficincia na conduo de problemas de gesto do dia-a-dia da empresa, falta de consenso na hora da tomada de decises, falta de planejamento e de comunicao, entre outros. 18. Capital: tenha sempre uma reserva Um dos aspectos que mais assombram a cabea de quem tem vontade de montar um negcio perder

dinheiro. Por isso, os especialistas recomendam ter sempre uma reserva mnima para dar incio ao negcio. "Ter esse capital importante, pois dificilmente um negcio funciona como o planejado. Esse capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos, que sempre acontecem nessa fase de criao do negcio", diz Cherto. Trabalhar com cautela para suprir cenrios mais pessimistas faz com que o negcio esteja sempre preparado para enfrentar chuvas e trovoadas. "De incio, a empresa nova sempre vive alguns imprevistos, e existe pouco acesso ao crdito, que caro", ressalta Marcelo Aidar. A situao se torna ainda mais complicada quando o capital investido vem do patrimnio pessoal, como a venda de um imvel, de um carro, de bens familiares. "Uma grande parte dos empreendedores se desfaz de patrimnio pessoal para montar um negcio. Por isso importante sempre fazer os clculos jogando os nmeros para cima".

19. Comece pequeno Ao tomar a deciso de montar um negcio, uma das perguntas que se faz : qual deve ser o tamanho da minha empresa? A boa notcia : ela pode comear pequena. Mas muitos empreendedores acabam pecando pelo excesso. Ou seja, investem gordas quantias, compram piso de mrmore, mveis de grife, entre outros. E a se vem frente a frente com os imprevistos, que enfraquecem os calcanhares da empresa e os "empurram" a desistir de tocar o negcio em frente. Marcos Hashimoto, do Insper, diz que a maioria das empresas pode comear pequena. "Por exemplo, se voc quer montar um site de vendas de passagens areas, pode comear em um espao pequeno, com uma modesta infra- estrutura mveis e equipamentos mais simples , que no demandem altos investimentos. Outro erro criar uma infraestrutura desnecessria somente com o intuito de atrair investidores. "Mas nem sempre os pilares que seguram essas estruturas esto bem slidos", explica Hashimoto. "Quanto menor o investimento, menor o risco e tambm o medo de o negcio no dar certo". O risco de perder o valor do investimento feito na nova empreitada pode ser grande, mas existem empreendedores que no ligam para isso. "Eu lembro do caso de uma choperia no interior de So Paulo. O empresrio investiu cerca de US$ 150.000 na reforma do local, na compra de equipamentos de ponta, colocou acabamento de primeira linha e deu uma grande festa para inaugurar a nova casa. Em trs meses, o negcio baixou as portas e, para o empresrio, foi mais uma brincadeira que ele fez com seu dinheiro", diz Hashimoto. "Essa no a realidade da grande maioria das pessoas que abrem um negcio no Brasil. Cada centavo precioso". 20. Avalie a mudana de vida com objetividade Ao decidir abrir um negcio, avaliar as mudanas com objetividade faz com que o empreendedor se sinta mais seguro. " importante que o empreendedor no fantasie essa mudana, somente vendo pelo lado do sonho, mas sim vislumbrando um caminho real", afirma Marcelo Cherto. Muita gente sai do modo "empregado" para o modo "patro" e no faz essa anlise de forma racional. "Sair da posio de empregado para a de patro envolve uma srie de modificaes, principalmente no que diz respeito ao status", afirma Cherto. De incio, o empreendedor vai perder todas as mordomias que tinha como empregado, como carro, seguro-sade, bnus, entre outros. Isso impacta at no lado pessoal, incluindo a famlia, que tem que estar junta no novo caminho. Mas ele precisa acreditar que essa troca vale a ena. "No curto prazo, a mudana vai pedir esse sacrifcio, mas, l na frente, ele poder ter o retorno em abundncia", afirma Cherto.

Todo negcio tem um lado no glamouroso, que ocupa boa parte do tempo da vida do empreendedor. "Por exemplo, se o empresrio monta um caf, ele vai ter que estar preparado para acordar de madrugada para ir ao Ceasa buscar os melhores produtos, operar uma mquina de caf, caso seu atendente falte ao trabalho. Ele ser o office-boy, o departamento jurdico, o departamento de compras. Normalmente quem vem de uma grande empresa como empregado tem dificuldade em assumir todos esses papis, pois est acostumado a buscar ajuda para resolver essas questes", avalia o presidente do Grupo Cherto.
LEIA MAIS

Sozinho ou acompanhado? As dez caractersticas dos empreendedores de sucesso Como realizar o seu sonho de negcio Voc empreendedor?

Para assumir o papel de "dono", necessrio que o empreendedor aprenda a depender de si prprio. "Como empregado, ele espera que algum defina o comportamento que ele tem que ter. Mas como dono, o empreendedor quem vai tomar as decises", diz Cherto. Andr Kina, proprietrio da empresa 4Bio, abriu mo do emprego confortvel que tinha como gerente financeiro da Procter & Gamble, para assumir o sonho de ser seu prprio patro. Para ele, um dos maiores obstculos foi lidar com o aspecto emocional. "Eu tinha uma posio confortvel, estava numa empresa que me proporcionava crescimento, tinha vrios benefcios. Mas eu olhava para o meu chefe na empresa e no me via feliz ocupando o lugar dele, como diretor", conta Kina. "Eu descobri que tinha caractersticas empreendedoras e, para colocar isso em prtica, precisei aplicar boas doses de objetividade para conduzir esse processo, pois o lado emocional pesa muito nessa hora". Ao longo do tempo em que trabalhou como empregado, Kina era invadido por questionamentos internos que o "chamavam" para essa nova jornada. " Chegou um momento em que eu percebi que tinha chegado a hora de tomar essa deciso, pois era o meu sonho, e me descobri um apaixonado por empreender. Cerquei-me de todos os aparatos conhecimento, capital, pessoas, entre outros , e parti para a nova jornada. Fiz isso com segurana e no me arrependo por isso".

Vous aimerez peut-être aussi