Vous êtes sur la page 1sur 20

Disfunes

Introduo
Nos dias atuais, em decorrncia da evoluo contnua dos medicamentos, do aprimoramento das tcnicas cirrgicas e dos excelentes resultados obtidos pelas tcnicas de psicoterapia, as disfunes sexuais so passveis de altos percentuais de resoluo.

A dificuldade para iniciar o tratamento, seja por falta de oportunidade, vergonha ou medo de enfrentar os resultados o grande obstculo a ser vencido. Como ocorre em qualquer doena, o tempo decorrido entre o incio dos sintomas e o incio do tratamento apresenta uma relao direta com os resultados obtidos. Assim sendo, importante iniciar o tratamento o mais rpido possvel. No entanto, no raro encontrarmos pacientes com disfunes sexuais h dezenas de anos sem terem recorrido a um tratamento adequado. Primeiramente, para desfrutar de uma perfeita sade sexual torna-se fundamental conhecer alguns conceitos bsicos. Contexto Sociocultural Sendo desprovida de garras ou presas, que a colocassem em igualdade de condies de sobrevivncia com os demais animais, a espcie humana encontrou sua fora no convvio com seus semelhantes. Atravs de um processo constante do aprimoramento na convivncia tribal, um complexo modelo social foi desenvolvido. Com o desenvolvimento de seu intelecto e organizao social a espcie humana, apesar de ainda manter alguns instintos primitivos, acrescentou, ao ritual de acasalamento, diversos fatores ligados esfera social e emocional. Ao longo de milhares de anos, regras e padres de comportamento foram estabelecidos. No decorrer do tempo, o sexo ocupou o seu espao variando entre extremos, foi exaltado como objeto de fertilidade e padro social e tambm condenado como smbolo do pecado. O espcie humana transformou uma simples ao biolgica em uma das maiores fontes de conflitos emocionais. Em relao ao comportamento biolgico, um importante aspecto merece considerao. Nas diversas espcies animais, os estmulos que despertam o interesse sexual entre macho e fmea, so bem definidos e imutveis. A poca do acasalamento, embora sofrendo variaes nas diversas espcies, compreende um determinado perodo de tempo e se repete em estaes bem marcadas. Alteraes hormonais preparam a fmea para a reproduo. Odores e atitudes especficas sinalizam ao macho tal disponibilidade. A cpula tem o objetivo primordial da reproduo e conseqente perpetuao da espcie. Na formao dos casais, macho e fmea tambm atendem a diferentes responsabilidades perante a natureza. O macho deve fecundar o maior nmero possvel de fmeas garantindo o aumento quantitativo de seus semelhantes. A disputa entre os machos, na poca do cio, permitir que a fmea acasale com o macho mais forte, garantindo o aumento qualitativo da espcie. A espcie humana apresenta peculiaridades. Nela as fmeas so receptivas aos interesses sexuais do macho em qualquer poca do ano, independentes do perodo frteis. A prtica da atividade sexual manifesta-se tambm como fonte pura e simples de prazer. Os conceitos de atos e procedimentos sexuais considerados como normais e aceitveis, so definidos pela Sociedade.

Os estmulos que despertam o interesse sexual tambm sofrem influncias socioculturais. Em determinadas tribos primitivas, um pescoo, exagerado e artificialmente alongado, pode ser considerado extremamente atrativo. A Cultura Americana valoriza os seios, a Brasileira o bumbum, como atrativos que despertam o interesse sexual. At mesmo entre os dois sexos existem algumas diferenas em relao resposta aos estmulos sexuais,. Alguns estmulos podem ser altamente excitantes para uma mulher e no to fortes para o homem e vice-versa. Resposta aos Estmulos Sexuais Para um perfeito entendimento das disfunes sexuais necessrio conhecer de que forma os organismos masculino e feminino respondem aos estmulos sexuais. A resposta aos estmulos sexuais foi estudada por diversos pesquisadores: Master e Johnson, Helen Kaplan, Wenger, Jones, entre outros. Cada um desses autores dividiu a resposta sexual humana, de acordo com o seu entendimento, em fases sucessivas, desde a excitao at o orgasmo. Neste site, no abordaremos tais divises na sua forma clssica. Desejo Sexual O primeiro fator o desejo sexual, medicamente denominado libido. A libido faz a pessoa desejar a outra e querer realizar o ato sexual. Conforme abordaremos em captulo mais adiante, natural que o desejo sexual varie de intensidade, a mediada que o indivduo envelhece. O desejo tambm varivel de acordo com as caractersticas e personalidade de cada um. A libido est exacerbada quando existe um maior comprometimento afetivo entre o casal e diminuda em condies contrrias e situaes de estresse. Com relao s diferenas dentre homem e mulher, tambm aqui existem peculiaridades. Os fatores que podem despertar o desejo em homens no so necessariamente os mesmo que o fazem nas mulheres. Os homens so mais sensveis aos estmulos visuais e manipulao direta da rea genital. As mulheres, embora tambm sensveis aos mesmos procedimentos, podem ser mais estimuladas por sensaes tteis suaves dirigidas vrias outras reas do corpo. O desejo provocado pela atuao de determinadas substncias, chamadas neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso. A testosterona tambm est envolvida com a manuteno da libido. Alteraes que afetem esses elementos comprometem a libido levando ao desinteresse pela atividade sexual. Excitao No homem, a estimulao sexual leva ereo peniana. A ereo uma resposta do pnis aos estmulos, que podem ser uma imagem, lembranas, sons ou a manipulao direta dos rgos genitais. Na mulher, a estimulao sexual provoca um maior acumulo de sangue na regio genital, com aumento do clitris e lubrificao vaginal. Diferentes estmulos desencadeiam a excitao de modos diferentes. No homem, a estimulao local nos rgos genitais provocam sensaes que iro desencadear erees ditas reflexognicas. (causadas atravs de um reflexo nervoso). Estmulos que envolvem uma elaborao psquica, tais como: uma imagem, lembranas, um odor, determinadas palavras ou sons, etc., desencadeiam erees ditas psicognicas.

Como vimos, o homem apresenta uma receptividade maior aos estmulos dirigidos rea genital. Por outro lado a resposta sexual feminina pode ser desencadeada por estmulos distribudos em diversas outras reas do corpo. O "tempo" exigido para que homens e mulheres se excitem tambm diferente. Usualmente, o homem se excita rapidamente enquanto na mulher ocorre de uma forma progressiva e mais lentamente. Conforme veremos a seguir, o no entendimento destas diferenas por parte do homem, pode levar a dificuldades da mulher em atingir o prazer na relao. Fase de Plat A chamada fase de plat pode ser compreendida como o perodo de tempo onde a excitao permanece em seu ponto mximo. Fase Orgstica O orgasmo a sensao de prazer que culmina a relao sexual. Seu mecanismo complexo e sem sombra de dvidas sofre influncia do condicionamento psicolgico do indivduo. No homem o orgasmo, geralmente, ocorre simultaneamente ejaculao. Todavia pode ocorrer ejaculao sem orgasmo e vice-versa. A ejaculao caracteriza-se pela sada de esperma atravs da uretra, promovida pela contrao espasmdica de determinados msculos existentes na regio perineal. Fase de Resoluo Aps o orgasmo, sobrevm uma sensao de relaxamento intenso em todo o corpo. As modificao orgnicas sofridas pelos rgos genitais durante a excitao regridem ao seu estado normal. O pnis readquire seu estado de flacidez em poucos minutos. O Perodo Refratrio Depois do orgasmo e da ejaculao, o homem apresenta o que chamamos de perodo refratrio. Durante um certo perodo de tempo no possvel uma nova excitao sexual que consiga produzir outra ejaculao. A durao do perodo refratrio varivel de homem para homem e aumenta com a idade do indivduo, podendo compreender desde alguns minutos no caso de adolescentes, at horas ou mesmo dias e homens idosos. A mulher no possui essa caracterstica sendo, algumas, capazes de apresentar diversos orgasmos consecutivos. (orgasmos mltiplos)

Principais Disfunes Sexuais Masculinas


Os problemas mais freqentes enfrentados pelo homem so:

Disfuno Ertil Ejaculao Precoce Ejaculao Retardada Falta de Desejo Falta de Orgasmo

Disfuno Ertil

Estudos, em diversos pases, revelam que a Disfuno Ertil atinge mais de 100 milhes de homens em todo o Mundo. A despeito deste enorme quantitativo, o paciente com problemas de ereo sente-se completamente s. O homem, em razo contexto scio-cultural em que foi criado, apresenta dificuldades em conversar sobre seu problema at mesmo e principalmente com sua prpria companheira, diante da qual sente-se diminudo. Com os amigos, vtimas do mesmo tipo de postura, a resposta recebida, certamente, ser de galhofa e depreciao. O medo e a vergonha infundada de sua condio dificulta o acesso deste homem, at mesmo, ao especialista. Causas da Disfuno Ertil As causas da disfuno ertil podem ser divididas em trs grandes grupos: Orgnicas Psicognicas Mistas Torna-se oportuno ressaltar que os distrbios da ereo ocorrem, com maior freqncia, a medida que o indivduo envelhece, todavia no so devidos apenas a idade . O fato pode ser bem compreendido quando se entende que vrias doenas que favorecem ao aparecimento da disfuno ertil ocorrem com maior incidncia em pessoas com idade mais avanada. Principais Causas Orgnicas A ereo peniana um fenmeno dependente de vrios fatores e envolve os sistemas nervoso, endcrino, vascular e tecidual dos corpos cavernosos. Assim sendo, alteraes em qualquer um desses fatores podem contribuir pelo menos em parte para a disfuno ertil . Leses ou distrbios vasculares que prejudiquem a perfeita circulao do sangue no pnis. A doena arterial oclusiva de etiologia aterosclertica ou traumtica do sistema vascular plvico e peniano diminui o fluxo sangneo e reduz sensivelmente a ereo peniana. Alteraes nos nervos que conduzem os estmulos sexuais at o pnis. Enfermidades ou condies que afetam o sistema nervoso, tais como o alcoolismo e diabetes melito , podem causar disfuno ertil. Alem disso, leses na medula espinhal, cirurgias e radioterapia plvica destroem fibras nervosas, com prejuzo da funo eretiva. Alteraes na produo de hormnios , como por exemplo a diminuio dos nveis sangneos da testosterona (produzida nos testculos) levando a diminuio do interesse pela atividade sexual. Alteraes anatmicas e fisiolgicas dos corpos cavernosos , impedindo que os mesmos se dilatem adequadamente para promover a ereo. Os corpos cavernosos so estruturas cilndricas, localizadas no corpo do pnis, que ao recebem sangue e mant-lo sob presso, promovem a ereo. Causas Psicognicas

Tem seu mecanismo de atuao relacionado com a inibio central do processo da ereo, de fundo emocional e sem a participao de nenhum componente orgnico. Diversos fatores emocionais tais como: o stress, a ansiedade, o medo de falhar, a vergonha, problemas familiares, problemas financeiros , entre outros, podem ser responsveis pela disfuno ertil, em diversos graus, incluindo problemas de ejaculao precoce. A preocupao excessiva do indivduo com sua performance sexual tambm pode levar a disfuno ertil. O homem com disfuno ertil se isola com o seu problema. O receio e a vergonha de falhar mais uma vez, acabam por levar o homem a se abster de qualquer contato sexual, conduzindo-o a um ciclo vicioso que o afasta cada vez mais da cura. Causas Mistas Compreendem a combinao de fatores orgnicos e emocionais. Aps passar por sucessivos fracassos ao tentar a relao sexual, a sensao de inferioridade experimentada pelo indivduo vai provocar um enorme impacto psicolgico. O ciclo vicioso criado torna cada vez mais difcil a possibilidade de resolver sozinho o problema. Em se tratando de ereo , expresso mxima da masculinidade , relacionada por conceitos de nossa sociedade, a fora e potncia em seu sentido mais amplo, torna-se extremamente raro que um paciente com uma causa orgnica, qualquer que seja, no acabe apresentando, tambm, um comprometimento emocional. Fatores que favorecem a disfuno ertil A disfuno ertil um quadro clnico associado a vrios fatores de risco, entre os quais destacamos: Doenas Crnicas, tais como: arteriosclerose, hipertenso arterial, Insuficincia renal, insuficincia heptica, insuficincia coronariana, doenas endcrinas como diabetes e depresso. Quanto mais profundo o estado de depresso, maior a incidncia da disfuno ertil. Cirurgias realizadas na pelve, levando ao comprometimento dos nervos que conduzem os estmulos responsveis pela ereo. Como exemplo citamos: cirurgias em que so retiradas a bexiga e a prstata em caso de tumores; cirurgias que exigem a retirada do intestino reto e anus, tambm em caso de tumores ; cirurgias de aneurismas e enxertos na artria aorta ; entre outras. Traumas que afetem a medula espinhal, impedindo a transmisso dos impulsos nervosos. O tratamento tumores malignos com irradiao da pelve tambm provoca o comprometimento dos nervos envolvidos no processo de ereo. Medicamentos : Determinadas drogas tm como efeito colateral a interferncia no processo de ereo atravs de mecanismos diversos. Atualmente acredita-se que 25 % dos casos de disfuno ertil so devidos ao uso de medicamentos. Dentre os medicamentos que interferem na capacidade eretiva destacam-se alguns dos utilizados para tratamento de Cncer de prstata, hipertrofia benigna da prstata, hipertenso arterial, insuficincia cardaca, ulcera pptica, entre outros.

Fumo, abuso do lcool e o uso de drogas comprometem a ereo em razo dos damos causados ao aparelho circulatrio e sistema nervoso em geral.

Ejaculao Precoce
Ejaculao precoce pode ser definida como aquela que ocorre em um curto espao de tempo aps a ereo plena ou at mesmo antes que essa acontea. O termo descontrole ejaculatrio o mais adequado, uma vez que, o problema maior a insatisfao gerada pela impossibilidade de conter a ejaculao at o momento desejado. O espao de tempo a ser considerado, aquele suficiente para que ambos os parceiros possam obter o prazer na relao. Com relao ao perodo de tempo que decorre desde o incio do ato sexual at a ejaculao, no existe um valor estabelecido que seja considerado o normal. No podemos deixar de lembrar que o tempo decorrido desde o incio dos estmulos sexuais at o orgasmo, assim como nos homens, tambm varia de mulher para mulher. Existem casais em que o homem ejacula rapidamente, porm a mulher tambm capaz de atingir o orgasmo em um curto perodo de tempo de penetrao. Nestes casos a questo da ejaculao precoce no percebida e o casal pode manter durante anos uma atividade sexual considerada satisfatria. Se ocorrer a dissoluo desta unio, ao estabelecer uma nova relao com outra parceira, cuja tempo necessrio para atingir o orgasmo seja maior, o homem passar a ser afligido pelo problema da ejaculao precoce. A ejaculao precoce pode atingir homens de todas as idades, em um nmero bem maior do que o leitor possa imaginar. Apenas para ilustrao, segundo Kinsey, 75% dos homens ejaculam nos primeiros dois minutos aps a penetrao. Alguns autores, entre eles Helen Kaplan, so da opinio que o homem pode exercer um controle voluntrio sobre a ejaculao. Tal pressuposto encontra amparo, at mesmo, em milenares tcnicas hindus, onde, segundo relatos, os praticantes conseguiriam chegar ao orgasmo, repetidas vezes sem ejacular. A ejaculao precoce seria ento uma condio na qual o homem no capaz de exercer um certo controle sobre o reflexo ejaculatrio. O Processo de Ejaculao A ejaculao a sada do smen, atravs do orifcio da uretra, que ocorre ao final da relao sexual ou da masturbao. A ejaculao pode ocorrer tambm em situaes involuntrias como, por exemplo, durante o sono, em decorrncia de um sonho ertico. Geralmente a ejaculao se apresenta associada ao orgasmo, porm pode existir orgasmo sem ejaculao e ejaculao sem orgasmo. No homem, a ejaculao um ato reflexo, ou seja, uma resposta automtica, desencadeada por um estmulo.

A forma como ocorre a sada do esperma pela uretra varivel, em intensidade, de indivduo para indivduo. Em alguns, a fora do jato impulsiona o lquido distncia. Em outros o material ejaculado apenas escorre para fora do Pnis. Tais variaes, que nada tem a ver com potncia ou maior capacitao para obter prazer durante a atividade sexual. A intensidade da ejaculao depende do nvel de excitao do indivduo, da sua idade, das condies da prstata e vesculas seminais e certamente de uma srie de outros fatores que ainda no conhecemos. Causas da Ejaculao Precoce Existem vrias teorias e conseqentemente poucas certezas sobre as causas da ejaculao precoce. Porm, tudo leva a crer que, ao contrrio do que ocorre na falta de ereo, a grande maioria dos casos a ejaculao precoce tem origem emocional. Ao longo do tempo, diversas situaes tm sido apontadas como desencadeantes de um quadro de ejaculao precoce, incluindo desde associaes com a mico at conceitos oriundos da Teoria Psicanaltica. No podemos deixar de atentar para o fato de que a ejaculao um reflexo, e como tal est sujeita a um condicionamento ou aprendizado. Adolescentes, ao se masturbarem escondido, com medo de serem percebidos, se condicionam a um orgasmo rpido. Uma situao semelhante pode ocorrer na iniciao sexual do rapaz. Relaes com as namoradas, em situaes onde existe o medo de ser surpreendido por algum, tambm exigem um desempenho rpido. O temor, a ansiedade e a inexperincia do rapaz em sua primeira relao sexual podem ser agentes causadores de uma ejaculao precoce. Se os resultados desta experincia forem superestimados podem levar a uma repetio do quadro, em relaes futuras. Dificuldades no relacionamento do casal, tais como: ressentimentos, rancores, infidelidade descoberta, posturas competitivas, insegurana, desgaste afetivo da relao, entre outras, podem levar ao aparecimento da ejaculao precoce, em um homem anteriormente normal. Os pacientes relatam que a relao sexual se torna constrangedora ou at mesmo desagradveis. Neste caso parece-me, bastante provvel a existncia de um sentimento involuntrio de terminar a relao sexual, o mais rapidamente possvel. Em relao possibilidade da parceira engravidar, so mencionados fatores causais da ejaculao precoce em seus dois extremos. No primeiro, a prtica da interrupo do coito, antes da ejaculao, como mtodo anticoncepcional poderia levar ejaculao precoce. No outro extremo, teramos a excessiva presso psicolgica causada pela obrigatoriedade da relao sexual em dias predeterminados, com o objetivo de engravidar. A fcil entender que, cobranas ou demonstraes de insatisfao da parceira em relao ao problema, invariavelmente agravam o quadro. Em ltima anlise, todos os fatores geradores de ansiedade podem levar ao desencadeamento da ejaculao precoce. As causas orgnicas da ejaculao precoce so raras e geralmente devidas a infeces e processos inflamatrios da prstata e da uretra, alm de certas doenas que comprometem o sistema nervoso. Nos casos de leses cutneas que afetem, principalmente glande, a ejaculao precoce pode ser provocada pelo aumento da sensibilidade.

Ejaculao Retardada
A demora em atingir o orgasmo acompanhado da ejaculao tambm pode ser motivos de inadequao do casal. Sua origem pode estar na ansiedade e angustia que atuariam impedindo que o homem consiga relaxar ou em processos orgnicos que levem ao comprometimento do sistema nervoso. Com o aumento da idade, normal que o tempo decorrido desde o incio da atividade sexual at a ejaculao tambm aumente.

Falta de Desejo
A diminuio da libido, no homem, est ligada principalmente ao uso de determinados medicamentos e drogas Como vimos, doenas agudas e crnicas com comprometimento do estado geral do indivduo levaro obviamente a uma diminuio do interesse pela atividade sexual. Doenas endcrinas que alterem os nveis de testosterona (hormnio sexual masculino) podem cursar com diminuio da libido. Da mesma forma atuariam as cirurgias que levem retirada dos testculos. fcil entender que a deteriorao do relacionamento afetivo do casal compromete diretamente o desejo sexual.

Falta de Orgasmo
Retardo ou ausncia do orgasmo esto relacionadas principalmente as doenas neurolgicas levando ao comprometimento da transmisso dos estmulos sexuais. Como j foi mencionado, sabido que o uso de determinadas substncias txicas podem retardar ou abolir o orgasmo. A ansiedade e a preocupao exagerada com o desempenho sexual seriam as principais causas psicognicas envolvidas. Da mesma forma estariam envolvidos o desagrado com a relao sexual e o comprometimento afetivo do casal.

Causas Mais Freqentes das Disfunes Sexuais Masculinas


importante compreender que inmeros fatores podem levar a uma disfuno sexual. Em muitos casos, na realidade, observamos uma associao de fatores diversos. Por exemplo: quando o homem se v diante de um problema de natureza orgnica, extremamente raro que no se some a isto, tambm, um fator emocional.

Fatores No Orgnicos

Socioculturais Como vimos anteriormente, a complexidade de nossa sociedade criou conceitos e padres de conduta de ditam o comportamento sexual considerado adequado. Normas familiares, religiosas e sociais, crendices e mitos sexuais, interferem no comportamento sexual do indivduo, gerando conflitos, muitas vezes responsveis pelas suas dificuldades. Emocionais O estado psquico do indivduo em relao ao sexo pode gerar ansiedade, culpas, medos, hostilidade e defesas que iro interferir indiretamente na sua atividade sexual. Experincia Passadas A sexualidade, como toda experincia humana, aprendida e desenvolvida. As experincias passadas tem uma atuao direta no comportamento sexual do indivduo. Crticas e represses infantis em relao ao sexo, uma iniciao sexual desagradvel, violncias sexuais, e outras experincias traumticas, certamente prejudicaro o desempenho futuro. Fatores Ocasionais Dificuldades familiares, estresse, depresso, dificuldades financeiras, ameaa ao emprego, entre outras circunstncias podem comprometer a atividade sexual, em uma determinada fase da vida. Nestes casos, resolvidas as situaes aflitivas, geralmente o problema desaparece. Porm, na dependncia da importncia dada pelo indivduo ao comprometimento sexual, a dificuldade pode persistir, mesmo tendo desaparecida sua causa bsica. Problemas de relacionamento do casal, causados por: intolerncia, cimes, decepes, infidelidade, hostilidade, rotinas sexuais empobrecidas, diferenas de preferncias sexuais, temor de no corresponder s expectativas do parceiro,falta de comunicao, entre outros.

Fatores Orgnicos
Diversas patologias, quer por sua atuao direta nos rgos genitais, que pelo comprometimento geral do organismo podem, obviamente, prejudicar as diversas fases da resposta sexual. Malformaes Genticas e Congnitas Agenesia ou atrofia de testculos - ausncia ou falha do desenvolvimento dos testculos causando uma produo deficiente do hormnio masculino. Levaria ao comprometimento do desenvolvimento das caractersticas sexuais e do desejo sexual. Hipospdia - a abertura do canal da uretra na face de baixo do pnis. Epispdia - a abertura do canal da uretra na face de cima do pnis Hermafroditismo ou pseodo-hermafroditismo, Sndrome de Klinefelder, grandes alteraes genticas com ambigidade dos caracteres sexuais

Doenas dos rgos Genitais Podem causar dor e desconforto durante a atividade sexual. Fimoses cerradas. Doenas da pele. Herpes. Tumores do pnis. Infeces da uretra, prstata e bexiga. Doena de Peyronie - entortamento do pnis. Infeces e Inflamaes dos testculos e epiddimo, etc. Doenas Sistmicas Independente de qualquer outra razo, compreensvel que uma pessoa acometida de uma doena que comprometa seu estado fsico apresente um certo desinteresse pela atividade sexual. Alteraes nas diversas fases da resposta sexual humana podem ser encontrada com mais freqncia em indivduos que sofrem de determinadas doenas tais como: arteriosclerose, hipertenso arterial, Insuficincia renal, insuficincia heptica, insuficincia coronariana, doenas endcrinas como, por exemplo, o diabetes, doenas da glndula tireide, doenas das glndulas supra-renais e depresso. Nos casos de insuficincia coronariana e no infarto agudo do miocrdio,independente do comprometimento arterial, a presena da disfuno psicognica freqente e provavelmente devida ao medo do esforo fsico que os pacientes apresentam. Cirurgias Diversas cirurgias podem afetar a funo sexual, quer por leso direta dos mecanismos envolvidos, que pelos transtornos emocionais que acarretam. Operaes realizadas na pelve:podem levar ao comprometimento dos nervos que conduzem os estmulos sexuais. Como exemplo encontramos: cirurgias em que so retiradas a bexiga e a prstata em caso de tumores; cirurgias que exigem a retirada do intestino reto e anus, tambm em caso de tumores; cirurgias de aneurismas e enxertos na artria aorta; entre outras. A castrao (retirada dos testculos) necessria como tratamento complementar em alguns casos de cncer de prstata, pode provocar diminuio da libido (desejo sexual), mas no, necessariamente, a disfuno ertil. A vasectomia (mtodo de esterilizao, onde ligado o canal deferente), pode causar disfuno de origem ertil psicognica, em razo da associao errada entre fertilidade e potncia, feita pela populao leiga. O paciente deve estar consciente de que no existe nenhuma relao entre os mecanismos que promovem a ereo e a ejaculao. A Colostomia (cirurgia onde o intestino aberto na pele) pode causar disfuno ertil de origem psicognica devido vergonha que o paciente tem de sua condio, baixa da autoestima, etc. A Cirurgia Cardaca um antecedente freqente em pacientes com DE de origem psicognica. Assim como descrito em casos de infarto do miocrdio, alm do receio da atividade fsica, toda cirurgia no corao leva o paciente a um estado de fragilidade emocional que exige um acompanhamento adequado.

Traumas Acidentes graves, com fratura da coluna vertebral, que afetem a medula espinhal, podem impedir a transmisso dos impulsos nervosos. No homem, o local da fratura assume fundamental importncia. O centro nervoso responsvel pela resposta aos estmulos tteis da ereo est localizado na regio do sacro (poro final da coluna vertebral). O centro nervoso responsvel pela resposta aos estmulos psicolgicos est localizado na altura do trax. Como vimos, a leso nos diferentes nveis da medula pode provocar a falta de ereo decorrente de determinados estmulos e no afetar a ereo provocada por outros. Fraturas dos Ossos da Pelve, podem causar leses no aparelho urinrio e rgos genitais. Irradiao A utilizao de radiao ionizante, na regio da pelve, como tratamento de tumores malignos tambm provoca o comprometimento dos nervos envolvidos no processo de ereo. Medicamentos Determinados medicamentos tm como efeito colateral a interferncia no processo de ereo, atravs de mecanismos diversos. Atualmente acredita-se que 25 % dos casos de disfuno ertil so devidos ao uso de medicao. Dentre os medicamentos que interferem na funo sexual destacam-se alguns dos utilizados para tratamento de cncer de prstata, hipertrofia benigna da prstata, hipertenso arterial, insuficincia cardaca, ulcera pptica, entre outros. Os antidepressivos e os tranqilizantes tambm podem causar disfunes sexuais. Neste ultimo caso, como os pacientes que os utilizam apresentam um certo comprometimento emocional, o diagnstico entre disfuno orgnica e psicognica pode ser um pouco mais difcil. Os anorxicos (medicao para reduzir o apetite) possuem ao sobre o sistema nervoso central e afetam o equilbrio emocional do paciente o que pode interferir com sua resposta aos estmulos sexuais. importante lembrar que, em nenhuma hiptese, o paciente deve interromper, por conta prpria, o uso de sua medicao. Tal procedimento pode trazer conseqncias graves. Agentes Txicos O fumo, o abuso do lcool e o uso de drogas comprometem a ereo em razo dos damos causados ao aparelho circulatrio e ao sistema nervoso em geral. O lcool tem ao direta sobre o sistema nervoso central, entorpecendo-o e diminuindo os reflexos. Na fase inicial de seus efeitos causa um certo relaxamento, e desinibio no usurio, podendo ser, erroneamente, considerado como til prtica sexual. Todavia, com o aumento de sua concentrao no sangue, seus efeitos adversos iro diminuir a conscincia e sensibilidade prejudicando a percepo do indivduo. Causa diminuio da libido (desejo), altera a ejaculao, retarda o orgasmo e diminui a capacidade eretiva Desnecessrio dizer que alcoolismo crnico, pelas inmeras repercusses nocivas que provoca no organismo altamente prejudicial. A maconha pode afetar a libido (desejo) em decorrncia da diminuio dos nveis de testosterona. Alem disso distorce o sentido de tempo e a percepo dos sentidos. A cocana estimula o sistema nervoso central e pode causar certa desinibio inicial seguida, porm, de um quadro de depresso. Tambm altera a percepo dos sentidos. Alm disso, a cocana produz danos diretos musculatura dos corpos cavernosos. O uso crnico leva a severos danos ao organismo alm da disfuno ertil e distrbios da ejaculao.

O Processo Natural do Envelhecimento O envelhecimento levar naturalmente a algumas alteraes na resposta aos estmulos sexuais.O fato pode ser bem compreendido quando se entendemos que as vrias doenas que favorecem ao aparecimento das disfunes sexuais ocorrem com maior incidncia em pessoas com idade mais avanada. Porm, estando preservadas as condies gerais de sade no existem outras razes que ameacem a sexualidade do idoso. As alteraes devidas ao envelhecimento so abordadas em um link parte.

Tratamento das Disfunes Sexuais Masculinas


Conforme mencionamos na introduo deste site, embora milhes de pessoas sofram com os problemas causados pelas disfunes sexuais, poucas so aquelas que procuram o tratamento adequado. Nos dias atuais, em decorrncia da evoluo contnua dos medicamentos, do aprimoramento das tcnicas cirrgicas e dos excelentes resultados obtidos pelas tcnicas de psicoterapia, as disfunes sexuais so passveis de altos percentuais de resoluo. A dificuldade para iniciar o tratamento, seja por falta de oportunidade, vergonha ou medo de enfrentar os resultados o grande obstculo a ser vencido. A seguir abordaremos as principais formas de tratamento das disfunes sexuais masculinas mais freqentes. Por fugir aos objetivos deste site, no mencionaremos nomes ou doses de produtos, lembrando mais uma vez que a auto medicao perigosa e deve sempre ser evitada.

Formas de Tratamento da Disfuno Ertil


Diante das novas descobertas teraputicas e aos avanos tecnolgicos da atualidade, podese afirmar, sem sombra de dvidas, que a quase totalidade dos pacientes ir encontrar a cura de seu problema em uma das diversas formas de tratamento da disfuno ertil . O paciente e sua parceira devem discutir, livremente, com seu mdico todas as opes de tratamento disponveis para o seu caso, de forma a possibilitar a escolha mais adequada. Dentre as formas de tratamento encontram-se: Eliminao dos fatores de riscos Como por exemplo: evitar o uso do fumo, lcool e drogas; tratar a hipertenso arterial, o diabetes e as taxas elevadas de colesterol ; substituir medicamentos que prejudiquem a ereo por outros sem tais efeitos colaterais; promover o controle do peso e a prtica de exerccios fsicos em pacientes obesos e sedentrios ; evitar condies de stress , etc.

Aconselhamento e ou psicoterapia

Os resultados positivos da psicoterapia quanto a melhora da ereo, nos casos de disfuno ertil de origem psicognica, somam 75 % dos casos em seis meses e ao longo de trs anos chega-se a soma de 96%. A mdia de 16 sesses na maioria dos casos.

Os pacientes tratados em casais evoluem mais rapidamente.

Medicamentos de uso oral

O tratamento da disfuno ertil com uma droga por via oral que seja eficaz e sem efeitos colaterais seria o ideal tanto para os mdicos quanto para os pacientes. Ao longo do tempo, diversos medicamentos foram utilizados, todavia sem apresentar eficincia comprovada. Recentemente, com o lanamento das novas medicaes orais, tais como: Sildenafila (Viagra), Tadalafila (Cialis), Vardenafila (Levitra), Iodelafila (Helleva), etc, estudos clnicos, tem apresentado excelentes resultados, dando um novo alento ao tratamento da Disfuno Ertil. Todavia, como todo medicamento, necessita uma avaliao criteriosa do paciente pelo mdico de forma a estabelecer uma indicao precisa de seu uso. Em nenhuma hiptese o homem deve tentar "experimentar" qualquer medicao sem orientao mdica. A automedicao sempre perigosa e deve ser evitada. Dispositivos de constrio vcuo

O estado de ereo obtido atravs de uma pequena cmara de vcuo, onde introduzido o pnis A suco provocada pelo vcuo vai provocar o intumescimento dos tecidos do pnis. A ereo artificialmente provocada mantida atravs de um anel de borracha colocado na base do pnis que impede o retorno do sangue atravs das veias superficiais do mesmo. um mtodo de difcil emprego por pacientes que no possuam muita destreza manual Administrao de medicamentos atravs da uretra

A medicao especfica introduzida na uretra, atravs de um aplicador prprio que acompanha o medicamento. Estatisticamente, os resultados obtidos so inferiores aos observados com a injeo intra-cavernosa.

Aplicao de medicamentos no interior do corpo cavernoso

H alguns anos atrs, a injeo intra-cavernosa de determinadas drogas era a forma mais comum de tratamento da disfuno ertil. Atualmente, ainda bastante utilizada com excelentes resultados. A injeo aplicada pelo prprio paciente que deve ser bem orientado e treinado pelo mdico, at o perfeito domnio do mtodo. O sucesso do tratamento varia de 65 a 85% .

Implantao de prteses penianas um procedimento cirrgico, onde so colocadas estruturas cilndricas de silicone, no interior dos corpos cavernosos, de modo a promover a manuteno artificial de um estado de rigidez peniana.

A indicao bsica da utilizao das prteses penianas so as disfunes erteis de origem orgnica em pacientes que no se adaptem ou no apresentem resultados satisfatrios com outros mtodos, menos invasivos de tratamento. Atualmente as prteses mais utilizadas so de dois tipos: Semi-rgidas - constitudas por dois cilindros com camadas de silicone que envolvem filamentos de prata ou ao inoxidvel, permitindo uma rigidez e maleabilidade satisfatria do pnis. Promovem uma rigidez permanente ao pnis Inflveis - constitudas por dois cilindros inflveis conectados a um reservatrio de lquido e a uma bomba. As prteses inflveis podem ser de 2 volumes, quando os reservatrios ficam na base dos prprios cilindros.

Os cilindros so introduzidos nos corpos cavernosos e a pequena bomba colocada sob a pele da bolsa escrotal. O manuseio da bomba promove a insuflao do lquido nos cilindros provocando a rigidez do pnis.

Na prtese inflvel de trs volumes o lquido fica em um reservatrio independente que colocado no abdome.

As prteses inflveis, quando no acionadas, permitem que o pnis assuma um aspecto mais natural de flacidez.

Principais dvidas sobre o implante da prtese peniana.

Cirurgias venosas e arteriais.

Tm por objetivo restabelecer a perfeita circulao do sangue no pnis nos casos em que a mesma est comprometida levando a disfuno ertil. Diversas tcnicas cirrgicas foram propostas ao longo dos anos. Atualmente tm um papel limitado no tratamento da disfuno ertil.

O Tratamento Psicoterpico

Diversos estudos mostram que as formas clssicas de psicoterapia no apresentam bons resultados no tratamento da disfuno ertil psicognica. Tais resultados, talvez sejam devidos ao fato de que, geralmente, essas tcnicas demandam um tempo relativamente longo para produzir seus efeitos. Os pacientes que sofrem com a disfuno ertil, apesar de, em muitos casos, apresentarem o problema de longa data, ao recorrerem ao profissional, desejam um alvio rpido para o seu problema. Freqentemente, quando no o conseguem, abandonam o tratamento. Tcnicas mais rpidas de tratamento, chamadas, genericamente, de psicoterapia breve tm apresentado melhores resultados. Os diversos mtodos de tratamento no sero abordados aqui, em virtude dos objetivos prticos deste livro. A associao de psicoterapia e o uso de medicao que ajude a promover a ereo tm demonstrado ser benfica aos resultados. Tal procedimento tem apresentado ndices menores de abandono do tratamento do que a psicoterapia isolada. medida que o paciente sinta-se mais seguro e comece a perceber os benefcios da terapia, a medicao poder ser retirada sem maiores problemas. Conforme j mencionamos, diversas vezes, a disfuno ertil deve ser considerada como um problema do casal. O tratamento conjunto dos parceiros oferece um resultado mais rpido, melhor e mais duradouro. Afinal, o objetivo da terapia no to somente resolver o problema da ereo. Tambm pretendida, uma melhora geral no relacionamento afetivo do casal, muitas vezes comprometido pelos transtornos causados pela disfuno ertil. O aumento da comunicao entre os parceiros, promovido pela terapia, tem efeitos extremamente benficos sobre a relao. O tratamento psicoterpico permitir ao homem reduzir sua ansiedade com relao performance sexual, promover o aumento de sua confiana e auto-estima. As sesses psicoterpicas acabam cumprindo, tambm, um segundo papel. Durante a terapia, o paciente pode externar suas dvidas, preconceitos e tabus em relao atividade sexual. Estas questes devero ser sero corrigidas atravs de uma ao educativa. Neste aspecto, cabe ressaltar que apesar de todos os avanos conseguidos pela nossa sociedade, na esfera da sexualidade, impressionante a quantidade de dvidas ainda existentes. Conceitos distorcidos podem ser encontrados em todos os segmentos socioeconmicos e culturais. O tratamento psicoterpico dura em mdia de quatro a seis meses, com a periodicidade de uma sesso semanal. Os resultados positivos, tomando por base a melhora da ereo so observados em 75 % dos pacientes, considerando um perodo de seis meses. O percentual de insucesso devido ao abandono do tratamento ou queles casos que apresentam um comprometimento mais profundo em relao ao seu desenvolvimento emocional. Tais casos, em razo de sua complexidade, demandam um tratamento bem mais demorado. A psicoterapia de grupo est sendo utilizada no Hospital da Lagoa RJ, para o tratamento da DE psicognica. Este tipo de abordagem revelou-se bastante eficaz. Ao interagir com outros indivduos, com o mesmo tipo de dificuldade, o homem constata, na prtica, que no est to s e desamparado frente ao seu problema. O vnculo estabelecido com o grupo fortalece o desejo de cura e diminui os ndices de abandono da terapia.

Tratamento da Ejaculao Precoce

O tratamento da ejaculao precoce baseado, fundamentalmente, nos seguintes pontos: Mudana da atitude do paciente frente atividade sexual. Resoluo da angustia e conflitos vividos pelo paciente. Treinamento de tcnicas que possibilitem identificar e adiar o momento da ejaculao. Oferecer ao paciente e todas as informaes e esclarecimentos necessrios para eliminar conceitos errados e tabus com relao atividade sexual.

Desnecessrio dizer que, tambm no caso da ejaculao precoce, quando possvel, a participao conjunta do casal fundamental para o bom resultado do tratamento. Todavia, este procedimento somente ser vlido se contar com uma predisposio voluntria e sincera por parte da mulher. Uma participao imposta parceira, alm de ineficaz, pode desestimular o paciente. Tratamento Medicamentoso Nos dias atuais, parece consenso entre os mdicos que o uso de determinados medicamentos devem ser usados, como coadjuvantes, no tratamento da ejaculao precoce. Mais uma vez, o leitor deve nos perdoar pela incessante repetio de que o uso de medicao prerrogativa do mdico. A automedicao sempre perigosa e deve ser evitada. Substncias empregadas para reduzir a ansiedade e certos antidepressivos esto entre os medicamentos mais utilizados. O uso de pomadas e cremes anestsicos, com o objetivo de diminuir a sensibilidade local, tm sido propostos por alguns autores que descrevem bons resultados com o seu uso. Importante mencionar que, nesses casos, o homem deve usas camisinha ou retirar a medicao antes do coito. Esses cuidados so para evitar que a mucosa vaginal seja anestesiada pelo medicamento, reduzindo a sensibilidade da parceira.

Tratamento da Falta de Desejo Sexual


Os casos de origem orgnica sero tratados de acordo com a doena bsica, compreendendo: Reposio hormonal, quando necessrio. Substituio dos medicamentos que inibem a libido por outros que no apresentem tal efeito colateral. Cirurgia, nos casos de tumores que comprometam as glndulas tireide ou hipfise. Uso de antidepressivos, nos casos em que o sintoma devido a depresso. Cuidados gerais de melhoria do estado fsico do paciente, em doenas espoliativa.

Os casos de origem psicognica (emocional), na dependncia do tempo de existncia do sintoma e de sua intensidade, certamente se beneficiaro de uma das seguintes formas de Terapia: Aconselhamento.

Terapia Sexual. Psicoterapia Breve. Psicoterapia Clssica. Para Prevenir

Preciso Conhecer

Em decorrncia das mais diversas situaes, no raro que o homem venha a apresentar, ao longo da sua vida sexual ativa, alguns episdios de falta de ereo. Tais episdios esto geralmente associados a determinadas situaes especficas, tais como: estresse, cansao fsico, dificuldades ocasionais com a parceira, problemas familiares diversos, preocupao com a situao financeira, com o seu emprego e um sem nmero de outras razes. Estas dificuldades transitrias na ereo no devem ser motivo de uma preocupao maior, por parte do homem e provavelmente deixaram de ocorrer medida que a situao de origem se extinguir. Porm, se por falta de informao, um episdio de falta de ereo for encarado com uma carga de preocupao maior do que a devida, provvel que se transforme em um problema persistente. Em vista disso de crucial importncia que mesmo aqueles que no apresentam qualquer dificuldade de ereo possuam um mnimo de conhecimento sobre Disfuno Ertil. Um mnimo de conhecimento sobre a anatomia e funcionamento dos rgos sexuais pode esclarecer vrias dvidas.(veja o link sobre anatomia) Vergonha, receios e complexos em relao ao tamanho do pnis,na maioria das vezes infundados, podem acabar levando dificuldade de ereo e ejaculao precoce. (veja o link tamanho do pnis) preciso que o homem entenda que com a idade, ocorrem modificaes mas respostas aos estmulos sexuais, sem que isto o impea de usufruir de uma prtica sexual saudvel e prazerosa (veja o link sobre envelhecimento). Diversas crenas em relao sexualidade, que muitas vezes, acompanharam o indivduo por toda a vida, podem estar erradas e ser a causa de dificuldades na atividade sexual.(veja o link sobre mitos) A disfuno ertil, embora seja peculiar ao homem, quando existe uma relao estvel, sempre afeta ao casal. O dilogo fundamental no s para evitar que o conflito se agrave, bem como para ajudar na resoluo do problema. Est comprovado que os tratamentos que so realizados com a participao ativa do casal, apresentam resultados mais rpidos e eficazes. Como em todas as doenas, uma viso preventiva tambm oportuna em se tratando de DE. Cuidar da sade como um todo, praticando exerccios fsicos regulares, mantendo uma alimentao saudvel, evitando o uso do lcool, fumo e drogas, certamente ter um efeito benfico sobre a funo sexual. (veja o link sobre causas das disfunes)

Principais Mitos e Tabus Sobre a Sexualidade


Ao longo dos anos, alguns mitos foram se desenvolvendo e criando fortes razes na crendice popular. Para o melhor desenvolvimento de sua sade sexual importante conhec-los, sabendo, no entanto, que

nenhum deles verdadeiro. "O hmen a prova da virgindade" "As mulheres no sentem desejo sexual durante a gestao" "A relao sexual durante o perodo menstrual traz risco infeco para a mulher" "Os que no praticam sexo so os que tem mais sade" "O tamanho do pnis influi no prazer da mulher" "A ereo indica necessidade de relaes sexuais imediatas" "Quanto maior a freqncia, maior o desgaste sexual, psquico, fsico , etc" "A virgindade como se fosse um tesouro para a mulher" "A mulher tem menos necessidade de sexo do que o homem" "Na mulher o gozo mais espiritual do que corporal" "As emisses de smen durante o sono so sintomas de distrbios sexuais" "A atuao esportiva prejudicada pela relao sexual ocorrida na noite anterior" "As mulheres frgidas o so por natureza e jamais conheceram o orgasmo" "O homem no deve falhar nunca" "O desejo e a potncia sexual diminuem sensivelmente depois dos 40 anos" "O lcool um estimulante sexual" "Sexualmente, a mulher passiva e o homem ativo" "Se a mulher no charmosa e jovem, no pode gozar de uma boa relao" "A castrao acaba completamente com impulso sexual" "Se um homem esterilizado o impulso sexual diminui" "Os negros tm maior impulso sexual do que os brancos" "O pnis do negro maior do que o do branco" "Os indivduos ou so totalmente heterossexuais ou totalmente homossexuais" "O desequilbrio hormonal a causa de homossexualidade. "O sexo oral entre um homem e uma mulher indicador de

tendncias homossexuais" "Os homossexuais so diferentes e no possvel sua integrao na sociedade" "Os homens so homossexuais porque nasceram assim" "O homem que sente prazer na estimulao de seus mamilos reprimiu seus desejos homossexuais" "As mulheres no se masturbam. As que se masturbam sentem-se culpadas" "A menopausa assinala o fim da vida sexual da mulher" "A masturbao fonte de diversas doenas, tais como: tuberculose, loucura, homossexualidade, etc" "A masturbao uma prtica restrita exclusivamente aos homens" "Depois de casado, o homem deve deixar de masturbar-se" "A masturbao pode deformar nossos genitais" "Colocar o pnis na vagina o nico mtodo normal de relaes sexuais" "Prticas sexuais excessivas ou fora do comum podem causar colapsos mentais" "A mulher deve entregar-se ao homem para satisfazer o desejo dele" "A mulher no deve ter a iniciativa no ato sexual" "A mulher no deve dar conhecimento de suas preferncias sexuais para no magoar o seu companheiro" "A mulher no deve ter relaes sexuais durante a menstruao" "A mulher no deve participar de nenhuma atividade sexual em que a vagina no seja diretamente estimulada" "A mulher deve chegar ao orgasmo apenas durante o coito, pois essa a forma correta" "Existem dois tipos de orgasmo: um clitoriano e outro vaginal" "O orgasmo da mulher deve ser simultneo com o do homem" "A mulher deve dar por finalizado o ato sexual logo que o homem tenha ejaculado" "A mulher deve amar o seu parceiro sexual" "O homem no tem ou no deve expressar certos sentimentos" "No sexo, como em qualquer outra coisa, o que conta o rendimento" "O homem o encarregado de dirigir o ato sexual, sendo o responsvel tambm pelo orgasmo da mulher"

"O homem sempre quer e est disposto para o sexo" "Todo contato fsico deve necessariamente terminar em uma relao sexual" "Sexo significa somente penetrao vaginal" "Toda atividade sexual requer como condio indispensvel a ereo e o orgasmo" "O sexo deve ser natural e espontneo , no necessitando de aprendizagem" "Na poca atual, todos esses mitos j eram" No esqueam que nenhuma das afirmaes acima encontra amparo luz dos conhecimentos atuais, principalmente a ltima. Ainda hoje, muitas pessoas tem sua vida sexual prejudicada por conceitos errados que aprenderam e vem mantendo por longa data.

Vous aimerez peut-être aussi