Vous êtes sur la page 1sur 3

Direito Tributrio

Responsabilidade Tributria - Pelo Pagamento: - Transferncia: O fisco primeiro cobra do contribuinte, por ventura se o contribuinte deixa de recolher o tributo, cobra o responsvel. Ex: Dvidas na alienao de Bens Mveis (IPVA) e Imveis (IPTU), a responsabilidade pessoal do adquirente art. 131, I, CTN. Excluso do adquirente: - Bens Imveis - Apresentao de uma certido de regularidade fiscal ( a certido negativa de dbitos) art. 130, pargrafo nico, CTN. - Leilo Judicial arrematao em hasta pblica, o adquirente recebe o bem livre de quaisquer nus, ainda que o montante da arrematao seja inferior ao valor total da dvida, ou seja, tem responsabilidade pelo lance e no pelo imvel. - Sucesso Empresarial (arts. 132 e 133, CTN) - Responsabilidade de Terceiros (arts. 134, 135, CTN) - Por Substituio: No momento da prtica do fato gerador, o contribuinte excludo da relao tributria, cobrando-se o tributo direto do responsvel tributrio. (art. 128, CTN). Exemplo: art. 45, CTN Imposto de Renda retido na fonte e art. 135, CTN Eventuais dvidas de Pessoa Jurdica, a responsabilidade pessoal. - Bens Mveis - Nesse caso o CTN no dispe de nenhuma hiptese que exclua a responsabilidade do adquirente. - Solidariedade (arts. 124 e 125, CTN) - Em razo de Lei - Em razo de interesse comum (tributos que incidem sobre o patrimnio de mais de uma pessoa)

- No comporta o chamado benefcio de ordem.

- Por infraes - Independe da inteno do agente (art. 136, CTN). - A responsabilidade pessoal ao agente, desde (art. 137, CTN). - Afasta a responsabilidade por infraes, a Denncia espontnea, mas pelo pagamento das multas, porm paga-se tributos, juros e correo monetria (art. 138, CTN). - A Denncia ser espontnea desde que praticada antes do inicio do procedimento fiscalizatrio. art. 138, pargrafo nico, CTN. Lanamento Conceito (142, CTN): um procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador. Funes: O lanamento possui dupla funo: a) declaratrio da obrigao; b) constitutivo do crdito. Modalidades: 1) Direto ou de ofcio: cobrado direito pelo fisco. Ex: IPTU, IPVA, Taxa, Contribuies por melhoria. 2) Misto ou Declarao: o fisco pouco usa essa modalidade. Ex: Imposto de Importao recolhido na declarao de bagagem na volta das viagens do exterior 3) Autolanamento ou por homologao: o pagamento antecipado. Para este caso no cabe Denuncia Espontnea, quando o tributo declarado, porm pago fora do prazo. (Smula 360 - STJ) Ex: IR, ICMS, ISS. Crdito Tributrio Consequncias - Impede a Execuo Fiscal - Pode inscrever em Dvida Ativa (Certido positiva com efeitos negativos) - Suspende a prescrio Formas de suspenso da exigibilidade do Crdito TUtela antecipada ( preciso a concesso) LIminar ( preciso a concesso) PArcelamento (autorizado por lei) DEpsito (realizado de forma integral e em dinheiro) MOratria ( a dilatao legal do prazo de pagamento do tributo e depende de lei)

Recurso Administrativo (desde que seja tempestivo e geralmente o prazo de 30 dias) Formas de extino Pagamento Compensao Decadncia (5 anos antes do lanamento, e no se suspende e nem se interrompe) e Prescrio (5 anos aps o lanamento, se suspende e interrompe) Formas de Excluso do Crdito Anistia (depende de lei, e ocorre liberao do pagamento da multa, devem-se observar as obrigaes acessrias). Iseno (depende de lei, ocorre liberao do pagamento do tributo, devem-se observar as obrigaes acessrias).

Vous aimerez peut-être aussi