Vous êtes sur la page 1sur 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO EXAME DE SELEO / VESTIBULAR 2009 EAD

CURSOS TCNICOS SEQENCIAIS


MANUTENO E SUPORTE EM INFORMTICA SISTEMAS DE ENERGIA RENOVVEL MANUTENO AUTOMOTIVA

DIA 08/03/2009 (DOMINGO)

ATENO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Leia todas as instrues antes de iniciar a prova. Preencha seus dados pessoais. Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 30 (trinta) questes, sendo Portugus de 01 a 15 e Matemtica de 16 a 30. Se no estiver completo, exija, imediatamente, do fiscal da sala outro exemplar. Ao receber a folha-resposta, confira o seu nome e o nmero de inscrio. Qualquer irregularidade comunique logo ao fiscal. Para marcar a folha-resposta, utilize caneta esferogrfica com tinta na cor preta ou azul, e faa as marcas de acordo com o modelo: Preencher a quadrcula assim Marque apenas uma resposta para cada questo, pois s h uma nica resposta correta. A questo que for marcada com mais de uma resposta, ou rasurada, ser anulada. Se a Comisso Organizadora do Exame de Seleo / Vestibular 2009 UAB / e-Tec Brasil verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser posteriormente anulada e os pontos, a ela correspondentes, distribudos entre as demais. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha-resposta, pois isso poder prejudic-lo. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio, nem prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. O caderno de provas e a folha-resposta devero ser devolvidos ao fiscal da sala. A prova ter incio s 13h 00min e dever ser concluda at as 16h 00min. Por razes de segurana do concurso, o candidato s poder deixar o local de realizao da aplicao das provas, 1 (uma) hora aps o seu incio. Os fiscais no esto autorizados a fazer retificaes de qualquer natureza nas instrues ou enunciados de questes das provas. Apenas e, exclusivamente, o CHEFE DE PRDIO, pessoalmente, que poder comunicar alguma retificao. O IFPE no se responsabilizar por objetos ou valores portados, esquecidos, danificados ou extraviados nas dependncias dos locais de aplicao das provas. Todos os materiais impressos, entregues aos candidatos no dia da prova, devero ser devolvidos na ntegra, pois pertencem ao IFPE. O gabarito oficial ser divulgado 2 (duas horas) depois do encerramento das provas, no Stio www.cefetpe.br. Ser facultado ao candidato apresentar recurso, devidamente fundamentado, relativo ao gabarito e/ou ao contedo das questes. O recurso dever ser interposto at 24 (vinte e quatro) horas aps a divulgao do gabarito oficial, dirigido Comisso do Exame de Seleo/Vestibular 2009 UAB / e-Tec Brasil, e entregue no endereo constante do Quadro 4 do Manual do candidato. No ser aceito recurso via postal, via fax ou correio eletrnico ou interposto por procurador. Divulgao dos aprovados a partir de 19/03/2009 no Stio www.cefetpe.br. Fique atento ao cronograma de matrcula.
Impresso Digital

8. 9. 10. 11. 12.

13. 14. 15. 16.

17. 18.

NOME DO CANDIDATO: ______________________________________________________ R.G. N ________________ RGO: ___________ INSCRIO N _______________

ASSINATURA: _______________________________________________________________

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA Texto 1 Contas Graciliano Ramos Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a tera dos cabritos. Mas como no tinha roa e apenas se limitava a semear na vazante uns punhados de feijo e milho, comia da feira, desfazia-se dos animais, no chegava a ferrar um bezerro ou assinar a orelha de um cabrito. Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabea. Forjara planos. Tolice. Quem do cho no se trepa. Consumidos os legumes, rodas as espigas de milho, recorria gaveta do amo, cedia por preo baixo o produto das sortes. Resmungava, resingava, numa aflio, tentando espichar os recursos minguados, engasgava-se, engolia em seco. Transigindo com outro, no seria roubado to descaradamente. Mas receava ser expulso da fazenda. E rendia-se. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. Era bom pensar no futuro, criar juzo. Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoo inchado. De repente estourava: Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ningum pode viver sem comer. Quem do cho no se trepa. Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. E quando no tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia. Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o gado, arrependeu-se, enfim deixou a transao meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinh Vitria mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no cho as sementes de vrias espcies, realizou somas e diminuies. No dia seguinte Fabiano voltou cidade, mas ao fechar o negcio notou que as operaes de Sinha Vitria, como de costume, diferiam das do patro. Reclamou e obteve a explicao habitual: a diferena era proveniente de juros. No se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim, senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. No se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mo beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! O patro zangou-se, repeliu a insolncia, achou bom que o vaqueiro fosse procurar servio noutra fazenda. A Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. No era preciso barulho no. Se havia dito palavra toa, pedia desculpa. Era bruto, no fora ensinado. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia l puxar questo com gente rica? Bruto, sim, senhor, mas sabia respeitar os homens. Devia ser ignorncia da mulher. At estranhara as contas dela. Enfim, como no sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava no cair noutra. O amo abrandou, e Fabiano saiu de costas, o chapu varrendo o tijolo. Na porta, virando-se, enganchou as rosetas das esporas, afastou-se tropeando, os sapates de couro cru batendo no cho como cascos. (Em Vidas Secas. 37a ed. Rio, Record, 1997, p. 98-100)

01. De acordo com o 1 pargrafo do texto, correto afirmar que Fabiano a) b) c) d) no sabia administrar bem o que ganhava. aproveitava mal a terra que tinha para plantar. sustentava sua famlia com o que plantava. gastava muito e, por isso, precisava desfazer-se dos animais que possua. e) no tinha terra para plantar e, por isso, era explorado.

02. Em Forjara planos. Tolice, quem do cho no se trepa (2 pargrafo), observa-se que Fabiano a) b) c) d) e) um revoltado com a situao em que vive. tem a exata dimenso do potencial do ser humano. est indignado com as condies em que vive. desistiu de sonhar e resignou-se. tem conscincia de que pode mudar a realidade em que vive.

03. A metonmia consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Em qual das alternativas abaixo h uma metonmia? a) b) c) d) e) ... Fabiano ajustou o gado. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. ... a diferena era proveniente de juros. ... Fabiano perdeu os estribos. ... achou bom que o vaqueiro fosse procurar servio noutra fazenda.

04. No segundo pargrafo do texto, criar juzo significa a) b) c) d) e) equilibrar-se e aprender a pensar. civilizar-se e aprender a conviver em sociedade. submeter-se explorao e obedecer s ordens. desenvolver o bom senso. aprender a avaliar o prprio potencial.

05. No sexto pargrafo, observa-se que Fabiano revolta-se contra o patro. No oitavo pargrafo, percebe-se que ele volta atrs e pede desculpas. O que o leva a recuar? a) A capacidade que tem de refletir sobre os prprios erros. b) O fato de ser um homem humilde, apesar de explosivo. c) A capacidade de perceber o prprio descontrole. d) O medo de ser expulso da fazenda e de no ter para onde ir. e) O fato de ter percebido que havia perdido o bom senso e desrespeitado o patro. 06. Mas receava ser expulso da fazenda. E rendia-se. Nas alternativas a seguir, os perodos acima foram reescritos e unidos em um s. Numa delas, o sentido original foi alterado e a lgica foi comprometida. Assinale-a. a) Como receava ser expulso da fazenda, rendia-se. b) Rendia-se, porque receava ser expulso da fazenda. c) Mas receava ser expulso da fazenda; por isso rendia-se. d) Receava ser expulso da fazenda; rendia-se, ento. e) Rendia-se, mas receava ser expulso da fazenda.

07. Leia atentamente os perodos abaixo: I. Era bruto, no fora ensinado. II. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Nos dois perodos, o autor no usou conector algum para relacionar as oraes. Se fssemos acrescentar uma conjuno, usaramos a) pois para relacionar as oraes tanto do perodo I como do perodo II. b) mas para relacionar as oraes do perodo I e pois para conectar as oraes do perodo II. c) porque para conectar as oraes do perodo I e entretanto para relacionar as oraes do perodo II. d) no entanto para relacionar as oraes tanto do perodo I como do perodo II. e) porm para conectar as oraes do perodo I e porque para relacionar as oraes do perodo II. 08. Observe os seguintes fragmentos do texto. I. II. Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoo inchando. (2 pargrafo) No dia seguinte Fabiano voltou cidade, mas ao fechar o negcio notou que as operaes de Sinha Vitria, como de costume, diferiam das do patro. (5 pargrafo) Era bruto, no fora ensinado. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. (8 pargrafo) O amo abrandou, e Fabiano saiu de costas, o chapu varrendo o tijolo. Na porta, virando-se, enganchou as rosetas das esporas, afastou-se tropeando... (9 pargrafo) Em relao aos fragmentos acima transcritos, correto afirmar que

Texto 2 Na obra Morte e vida severina, de Joo Cabral de Melo Neto, h um momento em que ocorre uma conversa entre Severino, o retirante sertanejo, e Seu Jos, mestre carpina, um habitante dos manguezais de Recife. Nessa conversa, Severino pergunta a mestre carpina se no vale mais saltar / fora da ponte e da vida. Antes de comear a responder a Severino, mestre carpina chamado por uma vizinha, que lhe anuncia o nascimento do filho esperado. Depois de ver as saudaes a seu filho, mestre carpina continua, com Severino, a conversa interrompida. Observe essa conversa.

III.

IV.

a) b) c) d)

em todos predomina a descrio. predomina a descrio no I, no II e no IV. o II e o IV so predominantemente narrativos. o II, o III e o IV so predominantemente descritivos. e) em todos predomina a narrao.

09. Sobre o autor do texto acima, Graciliano Ramos, incorreto afirmar que

Severino retirante, deixa agora que lhe diga: eu no sei bem a resposta da pergunta que fazia, se no vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheo essa resposta, se quer mesmo que lhe diga; difcil defender, s com palavras, a vida, ainda mais quando ela esta que v, severina; mas se responder no pude pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presena viva. E no h melhor resposta que o espetculo da vida: v-la desfiar seu fio, que tambm se chama vida, ver a fbrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, v-la brotar como h pouco em nova vida explodida; mesmo quando uma exploso como a de h pouco, franzina; mesmo quando a exploso de uma vida severina. MELO NETO, Joo Cabral. Morte e vida severina. In: Poesias completas. 3 Ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979, p.236-241

a) uma importante expresso do romance brasileiro voltado para a anlise crtica de nossa realidade. b) faz parte de um grupo de romancistas que, apesar de ter vivido no sculo XX, fortemente marcado pelo Realismo-Naturalismo do sculo XIX. c) assim como Jos Amrico de Almeida e Rachel de Queiroz, tambm denunciou o sofrimento do trabalhador rural, do migrante; a misria decorrente da seca. d) reuniu, em seus romances, a anlise sociolgica e psicolgica, retratando o universo do sertanejo nordestino. e) sobressaiu-se dentre os demais romancistas de sua poca por sua capacidade de idealizar a vida no campo brasileiro.

10. Conforme o texto, a) Seu Jos, mestre carpina, responde com preciso a Severino. b) a pergunta de Severino fica sem resposta. c) quem realmente responde a Severino a prpria vida. d) a resposta dada por mestre carpina tem duplo sentido. e) a resposta dada por mestre carpina revela tristeza e pessimismo.

11. Em mesmo quando uma exploso/ como a de h pouco, franzina;/ mesmo quando a exploso/ de uma vida severina, a repetio da palavra mesmo refora a idia de que a) apesar de tudo, h esperana e, por isso, Severino no deve saltar fora da ponte e da vida. b) a vida nessas condies (pequena, franzina) no vale a pena e, por isso, melhor que Severino salte fora da ponte e da vida. c) a exploso to pequena e franzina, que provavelmente no vingar; assim, no h esperana. d) sendo a exploso de uma vida severina, as esperanas de renovao so mnimas; por isso, melhor Severino saltar fora da ponte e da vida. e) embora Severino tenha assistido exploso de uma vida, esta severina, ou seja, nada vai mudar e ele no deve ter esperana. 12. Ao perguntar a Seu Jos, mestre carpina, se no vale mais saltar/ fora da ponte e da vida, Severino queria saber se no seria melhor a) sair daquela vida miservel dos manguezais. b) voltar para o Serto. c) procurar outro lugar, do outro lado da ponte, para viver. d) pular no rio, ou seja, suicidar-se. e) sair daquele lugar to prximo ao rio. 13. Nos versos eu no sei bem a resposta / da pergunta que fazia, /(...) nem conheo essa resposta, observa-se, pelo uso da 1 pessoa do singular, que o emissor colocado em destaque. Assim, correto afirmar que a funo da linguagem predominante neles a a) b) c) d) e) apelativa (ou conativa). referencial. emotiva (ou expressiva). metalingstica. ftica.

e) haverem recebido influncia dos poetas simbolistas brasileiros e terem ficado alheios aos problemas sociais do Brasil.

PROVA DE MATEMTICA 16. Gerador de eletricidade um aparelho que transforma qualquer tipo de energia em energia eltrica. Se a potncia P (em watts) que um certo gerador lana num circuito eltrico dada pela relao P(i) = 20i 5i 2 , em que i a intensidade (em ampres) da corrente eltrica que atravessa o gerador, determine o nmero de watts que expressa a potncia P, quando i = 3 ampres. a) b) c) d) e) 5 10 15 20 25

17. Alex e Gustavo colecionam selos. Alex tem 32 selos na sua coleo e Gustavo tem 17. Qual a quantidade de selos que os dois tm juntos, sabendo-se que eles tm 8 selos em comum? a) b) c) d) e) 35 41 47 53 59

14. Sobre o autor do texto acima, Joo Cabral de Melo Neto, no correto afirmar-se que ele a) um importante poeta da gerao de 45 do sculo XX. b) fez parte de uma gerao que promoveu uma profunda mudana na poesia. c) entendia ser a poesia fruto de um trabalho racional, rduo. d) preocupava-se, e muito, com o fazer potico. e) um dos principais representantes da poesia romntica brasileira. 15. Entre os autores dos textos 1 e 2, h em comum o fato de eles a) preocuparem-se com a realidade social, particularmente com os problemas do Nordeste brasileiro. b) serem representantes do Realismo-Naturalismo e terem sido influenciados por Alusio Azevedo. c) serem poetas e terem sido influenciados por Carlos Drummond de Andrade. d) terem sido influenciados pelo estilo romntico de ver o mundo e sentir a vida.

18. Dois alunos do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco estudavam para a prova de Matemtica do Prof. Mcio. Na lista de exerccios, encontraram o seguinte problema: Sabendo que
sen(x) = 2 10 e se x est no segundo quadrante, ento 7

calcule o valor de tg(x) . A resposta para esse problema : a) b) c) d) e)


3 10 2 2 10 tg(x) = 3 6 10 tg(x) = 49 6 10 tg(x) = 7 7 10 tg(x) = 6 tg(x) =

19. Um grupo de alunos do Curso de Engenharia Aeronutica do ITA desenvolveu um projeto de um foguete para apresentar numa feira de cincias. Suponha que sua altura H, em metros, em relao ao solo, t segundos aps o lanamento, seja dada pela funo H(t) = 5t 2 + 20t + 100 . Qual foi a altura mxima atingida pelo foguete? a) b) c) d) e) 120m 122m 129m 130m 138m

23. Numa rea livre de uma cidade de praia do litoral Sul do Estado de Pernambuco, foi realizado um Show durante o ms de janeiro deste ano. Depois de armados o palco, os camarotes e as barracas de comida, verificou-se que ainda sobrava um espao, na forma de um retngulo, com dimenses 60 metros por 25 metros. O Comando do Batalho de Polcia Militar da regio, por questo de segurana, estimou trs pessoas por 4m2. Com base nesses dados, quantas pessoas compareceram ao Show? a) b) c) d) e) 800 1.000 1.100 1.125 1.200

20. Carlos queria comprar adubo para um canteiro de rosas na forma de tringulo. Para isso, ele deveria saber a rea do canteiro. Usando um sistema de coordenadas, ele determinou os vrtices do tringulo que so A(1;1) , B(4;1) e C(2 ; 2) . O valor da rea encontrado por Carlos foi: a) b) c) d) e)

1 2
3 2 5 2 7 2 9 2

24. Ricardo estava montando o aqurio que comprou com filtro, plantas e pedras. Como estava estudando para o Vestibular do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco, resolveu aplicar seus conhecimentos para calcular o volume de uma dessas pedras de formato irregular. O aqurio representa um paraleleppedo com 90cm de comprimento, 60cm de largura e 70cm de altura. Ricardo colocou gua no aqurio at o nvel dgua chegar a 50cm. Em seguida, colocou a pedra, lentamente, e percebeu que o nvel dgua subiu 4cm. Com isso, ele calculou o volume da pedra e encontrou como resultado: a) b) c) d) 18.900 cm3 . 20.100 cm3 . 21.000 cm3 . 21.250 cm3 . 21.600 cm3 .

21. Para comemorar o Dia da Bandeira, os 231 alunos de um colgio foram colocados no ptio, formando um tringulo. Eles foram arrumados da seguinte maneira: um aluno na primeira fila, dois na segunda, trs na terceira e assim por diante. Dessa forma, qual o nmero de filas? a) b) c) d) e) 18 20 21 25 30

e)

25. Um professor de Qumica levou um grupo de alunos para um laboratrio, a fim de fazer experincias com lquidos volteis. Aps essas experincias, perceberam que o volume de um lquido diminui de 20% por hora e chegaram expresso volume final,

8 Vf = .Vi , onde 10

Vf o

Vi o volume inicial e t o tempo.

22. Pode-se usar uma funo polinomial do 1 grau para relacionar o preo P a pagar no consumo de x litros de gasolina. Suponha que um posto de gasolina cobre R$ 2,39 pelo litro desse combustvel, ento a expresso desta funo P(x) = 2,39x . Se uma pessoa pagou R$ 78,87 para abastecer o carro, quantos litros foram colocados no tanque? a) b) c d) e) 34 33 32 31 30

Verificaram que, aps um tempo t, seu volume se reduziu metade. Qual o valor de t ? (Use: log10 2 = 0,30 e log10 10 = 1 ) a) b) c) d) e) 2 horas 2 horas e 35 minutos 2 horas e 45 minutos 3 horas 3 horas e 15 minutos

26. A enfermeira-chefe de um posto de sade fez um grfico para mostrar, na reunio de diretoria, o nmero de atendimentos mensais realizados. O grfico a seguir representa o nmero de pacientes atendidos ms a ms, durante o perodo de 6 meses. Determine o nmero total de pacientes atendidos durante o semestre avaliado.

30. A representao geomtrica do nmero complexo

z = x + yi um ponto P no plano chamado de


Argand-Gauss. Na figura abaixo, o ponto P a representao geomtrica de um nmero complexo. O mdulo desse nmero complexo igual a:

a) b) c) d) e)

450 400 370 350 300

a) b) c) d) e)

0 2 5 8

27. O tcnico de futebol de uma escolinha comprou para a sua equipe 20 cales e 40 camisas. A soma dos preos de um calo e de uma camisa igual a R$ 40,00. Ele gastou um total de R$ 1.300,00. Assinale a alternativa que corresponde ao preo de cada calo e de cada camisa, respectivamente. a) b) c) d) e) R$ 10,00 e R$ 30,00 R$ 12,00 e R$ 28,00 R$ 13,00 e R$ 27,00 R$ 15,00 e R$ 25,00 R$ 17,00 e R$ 23,00

28. Paulo estava estudando para o Vestibular do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco e se deparou com o seguinte problema: O ponteiro dos minutos do relgio circular de uma torre, mede, do centro extremidade, 2 metros, e o das horas, 1 metro. Determine a distncia entre as extremidades dos ponteiros quando o relgio marca 4 horas. Se Paulo resolveu corretamente esse problema, ele encontrou, em metros, o valor: a) b) c) d) e)

7 6
5

3 2

29. Pedro estava no nibus indo para a aula no Curso Preparatrio para o Vestibular do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco e aproveitou para relembrar um dos conceitos estudados: O produto das matrizes matriz C cuja ordem : a) b) c) d) e) 5x3 4x4 4x5 3x4 3x5

A 3x 4

B4x 5

resulta numa

Vous aimerez peut-être aussi