Vous êtes sur la page 1sur 6

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2011.

Aluna: Yasming Pereira Disciplina: Teoria da Literatura Professora: Carlinda Nuez

UERJ, 2011.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2011. Aluna: Yasming Pereira Disciplina: Teoria da Literatura Professora: Carlinda Nuez Fichamento do texto Conceitos Fundamentais da Potica de Emil Staiger.

Bibliografia: STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Potica Editora: Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1977. Traduo de Celeste Ada Galeo

INTRODUO Fazem parte dos Conceitos Fundamentais da Potica o pico, o lrico, o dramtico e em pequena parte o trgico e o cmico. O autor no os define como gnero at ento, e posteriormente, se entender o porqu disso. A potica no um ensinamento prtico para poesia, obras picas ou dramas. Por sculos h o intuito de estabelecer rigidamente a classificao das obras quanto ao seu tipo de gnero. Um nmero de obras, mesmo que pequeno, se fazia pertencer a um determinado gnero. Poesias eram determinadas por composio, extenso e mtrica de autores considerados lricos. Hoje essa determinao invivel. Porque os conceitos no se limitam numa totalidade fechada. O autor afirma que os conceitos no podem seguir uma idia geral, porque eles precisam de um critrio especfico quanto a sua significao. Em paralelo a isso, se surgir um poeta com um novo modelo o gnero se esvazia da sua rigidez conceitual. Muitas obras podem participar de outros conceitos, e ainda assim, no perder o seu teor em um nico gnero. Isso ocorre porque o autor pode fazer uso de outra estrutura, e ainda assim, a obra no perderia a essncia do gnero principal.
3

Isso no anula a necessidade de uma ordenao. Ainda existe um valor da obra que lhe determina como pertencente ao lrico, pico ou dramtico. Reconhecer o gnero a que pertence uma obra depende do conhecimento dos critrios dos gneros, e, tambm ter cincia de que eles podem se complementar. STAIGER se faz valer da idia de HUSSERL quando este associa metaforicamente o gnero lrico a uma paisagem; o pico a uma leva de emigrantes e o gnero dramtico uma discusso. Gneros podem oscilar, no o valor das obras. E uma vez identificado o valor da obra este irremovvel e objetivo. O autor confirma que os gneros no so claros. Lrica lembra cano. pico vem carregado de serenidade e plenitude. A participao das obras em outros gneros em diferentes formas e graus explica a multiplicidade dos tipos de obras que existem atualmente. O livro trar uma nuance dos conceitos gerais. A partir dele o leitor deve fazer um estudo aprimorado. O autor confirma a essncia da trplice dos gneros como o trampolim para a compreenso da essncia humana.
4

E S T I L O L R I C O: A R E C O R D A O

Vous aimerez peut-être aussi