Vous êtes sur la page 1sur 2

AS CATEGORIAS DA NARRATIVA NARRAR O QUE ? Narrar contar os acontecimentos ou experincias que vivemos, ouvimos e imaginamos.

s. So cinco os elementos que participam na construo de uma narrativa. 1- Aco; 2- Personagens; 3- Espao; 4- Tempo; 5- Narrador/ Narratrio 1. A aco: sucesso de acontecimentos que se destacam porque contribuem para o avano da histria a) Relevo: - principal/central (acontecimentos importantes que fazem avanar a histria) - secundria (acontecimentos que giram volta da intriga principal) b) Delimitao: aberta o final da histria no revelado; fechada a histria contada at ao desfecho final. c) Estrutura: -Situao Inicial (ponto de partida) -Peripcias e ponto culminante (acontecimentos protagonizados pelas personagens) -Desenlace (concluso ou desfecho da aco) d) Organizao das sequncias: - encadeamento (ordem cronolgica) - encaixe (introduo de uma aco noutra - conta-se uma histria dentro de outra) - alternncia (entrelaamento das aces conta-se mais do que uma histria, alternado ora uma, ora outra) 2. As personagens a) Relevo/Papel - central / principal /protagonista ( volta de quem gira os acontecimentos) - secundria (menos importantes, agem volta do protagonista e dos acontecimentos) - figurante (no actuam, fazem parte de um ambiente, tem um papel decorativo) Personagens planas ou desenhadas: uma personagem cujo comportamento idntico do inicio at ao fim (personagem-tipo) Personagens modeladas: so personagens complexas, que mudam de atitude ao longo da histria. b) Caracterizao - fsica (traos fisionmicos, vesturio) - psicolgica (traos de carcter, atitudes) - social ( grupo social a que pertence) c) Processos de Caracterizao - directa: atravs da prpria personagem a si prpria, de afirmaes de outras personagens ou de palavras do narrador. -indirecta: dedues do leitor acerca da personagem, atravs das atitudes e comportamentos da mesma. - directa e indirecta.

3. O Espao a) Fsico O lugar onde a aco decorre; a descrio o modo de representao mais comum. b) Social O meio social a que pertencem e onde se deslocam as personagens, reflecte caractersticas morais, culturais, econmicas, polticas. c) Psicolgico O espao vivenciado pelas personagens de acordo com o estado de esprito. (lugar de pensamento da personagem) 4. O Tempo a) Cronolgico Marcas da passagem do tempo (referncias temporais: dia, hora); Analepse: quando se recua no tempo; Prolepse: quando se antecipa um acontecimento futuro; Elipse: quando se omite pormenores da histria julgados dispensveis. b) Histrico Enquadramento histrico das aces (pocas, sculos) c) Psicolgico o modo como as personagem vivem o tempo que passa 5. O Narrador a) Presena: - participante para alm de relatar os acontecimentos o narrador participa na aco como personagem. (texto escrito na 1. Pessoa gramatical) - no participante o narrador narra no participa na aco, relata apenas acontecimentos aos quais estranho. (texto escrito na 3.pessoa gramatical) b) Posio: - objectivo limita-se a narrar o que observa. imparcial, no toma posio. - subjectivo narra os acontecimentos de forma parcial, faz saber a sua posio. 6. MODOS DE REPRESENTAO DO DISCURSO a) Narrao Corresponde aos momentos de avano da aco ( dinmica). marcada por verbos no pretrito perfeito, presente do indicativo e nomes. b) Descrio Corresponde aos momentos de pausa da aco (, preferencialmente, esttica). O narrador aproveita para descrever personagens, cenrios, etc. marcada por verbos no Pretrito Imperfeito, adjectivao abundante e recursos estilsticos. c) Dilogo Conversa entre uma ou mais personagens reproduzida em discurso directo, uso de verbos declarativos para introduzir as falas das personagens e sinais de pontuao prprios. d) Monlogo Conversa da personagem consigo mesma.

Vous aimerez peut-être aussi