Vous êtes sur la page 1sur 1

Portal das Cincias

Porosidade das Rochas


Enviado por Mafalda Sofia Amaro da Palma 05-Jun-2007

guas subterrneas so aquelas que fluem sob o nvel do cho, em geral so armazenadas em rochas sedimentares porosas e permeveis ou em rochas fracturadas, mas no porosas. A porosidade uma caracterstica que resulta da formao de espaos no preenchidos por matria slida, mas que podem ser ocupados por gua ou ar. Aos espaos vazios designamos por poros ou vazios. Existem outras formaes criadas por material rochoso onde os poros correspondem a diclases e fracturas e no propriamente a poros. Assim, a porosidade considerada a razo entre o volume dos poros e o volume total da rocha. Trabalho realizado por:Ana Coelho n3 11AMafalda Palma n14 11A

Consoante a forma dos vazios, as formaes rochosas dividem-se em : - Rochas Porosas - Rochas Fissuradas As Rochas Porosas so essencialmente sedimentares e com origem detritica, podendo ou no ser consolidadas. Se a granulometria apresentar dimenses semelhantes significa que uma rocha de elevada porosidade. Pelo contrrio se a granulometria apresentar dimenses muito diversificadas, a rocha possui uma porosidade moderada a baixa. As Rochas Fissuradas podem ter uma origem bastante diversificada. Nestas rochas os vazios adquirem o nome de fissuras e\ou fracturas, dependendo assim do seu desenvolvimento. Estas fracturas e\ou fissuras podem ser originadas por: - Aces Mecnicas, no caso dos movimentos tectnicos e sismicos; - Aces Quimicas, como a dissoluo do carbonato de clcio (calcite) nas rochas carbonatadas, formando-se, mas raramente, grutas com verdadeiros rios subterrneos. Os vazios podem estar conectados ou sesi-fechados condicionando assim a passagem de gua, designando-se assim por permeabilidade.

Um terreno muito poroso pode ser muito permevel se os seus poros forem grandes e bem interconectados (areias limpas), ou pode ser quase impermevel se apesar de ter muitos poros, estes forem pequenos e encontrarem-se semifechados (argilas). Um terreno de baixo grau de porosidade tambm pouco permervel uma vez que existe uma grande dificuldade na conexo dos poros (rochas metamrficas e gneas). Se por um lado, o armazenamento e circulao da gua subterrnea depende da porosidade e da permeabilidade, por outro lado a gua ao circular vai interferir nestas propriedades porque ao longo do seu percurso vai interagindo com rochas que atravessa, dissolvendo algumas substncias e precipitando outras.Tipo de rocha Porosidade (%)Cascalheira30Areia35Argila45 Caracteristicas das Rochas Porosas: Se todos os gros tm a mesma dimenso a porosidade elevada; Se os gros tm dimenses diversificadas a porosidade moderada a baixa.

Caracteristicas das Rochas Fissuradas: Se os espaos vazios esto abertos por dissoluo a porosidade reduzida ( se as fissuras forem de grandes dimenses esta porosidade aumenta) Se os espaos vazios esto abertos por aco mecnica a porosidade reduzida (se esta fracturao for muito intensa a porosidade aumenta)

http://ciencias.esec-sampaio.net

Produzido em Joomla!

Criado em: 13 September, 2011, 21:21

Vous aimerez peut-être aussi