Vous êtes sur la page 1sur 5

Lanamento Horizontal

Trata-se de uma particularidade do movimento oblquo onde o ngulo de lanamento zero, ou seja, lanado horizontalmente. Por exemplo, quando uma criana chuta uma bola que cai em um penhasco, ou quando um jardineiro est regando um jardim com uma mangueira orientada horizontalmente. Por exemplo: (Cefet-MG) Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 0,2m/s. Aps sair da mesa, cai, atingindo o cho a uma distncia de 0,2m dos ps da mesa. Considerando g=10m/s e a resistncia do ar desprezvel, determine: (a) a altura da mesa; (b) o tempo gasto pela bola para atingir o solo. (a) , e cos0=1, ento: , considerando a posio horizontal inicial do mvel zero, e isolando t:

Porm neste caso, a acelerao da gravidade (g) vai ser positiva, devido ao movimento ser no mesmo sentido da acelerao.

, mas sen0=0, ento:

, considerando a posio vertical inicial zero e substituindo t:

(b) Sabendo a altura da mesa possvel calcular o tempo gasto pela funo horria do deslocamento:

, mas sen0=0, ento:

Movimento Oblquo
Um movimento oblquo um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ngulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ngulo com a horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistncia do ar desprezada, o corpo sofre apenas a acelerao da gravidade.

Lanamento Oblquo ou de Projtil

O mvel se deslocar para a frente em uma trajetria que vai at uma altura mxima e depois volta a descer, formando uma trajetria parablica.

Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x). Na direo vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e acelerao da gravidade (g) .

Na direo horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a Observaes:

Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura mxima) onde , e desce aumentando a velocidade. O alcance mximo a distncia entre o ponto do lanamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.

A velocidade instantnea dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, . O vetor velocidade tangente trajetria em cada momento.

Exemplo: Um dardo lanado com uma velocidade inicial , formando um ngulo de 45 com a horizontal. (a) Qual o alcance mximo (b) e a altura mxima atingida?

Para calcular este movimento deve-se dividir o movimento em vertical e horizontal. Para decompor o vetor trigonometria: em seus componentes so necessrios alguns fundamentos de

Genericamente podemos chamar o ngulo formado de Ento:

logo:

e:

logo:

(a) No sentido horizontal (substituindo o s da funo do espao por x):

sendo

temos: (1) No sentido vertical (substituindo h por y):

sendo

temos:

(2) E o tempo igual para ambas as equaes, ento podemos isol-lo em (1), e substituir em (2): (1) e , ento:

onde substituindo em (2):

(2)

e onde o alcance mximo

. Ento temos:

mas

, ento:

resolvendo esta equao por frmula de Baskara:

mas

ento:

mas

Ento

Substituindo os dados do problema na equao:

(b) Sabemos que quando a altura for mxima movimento vertical:

, ento pela equao de Torricelli no

, substituindo os dados do problema na equao:

Vous aimerez peut-être aussi