Vous êtes sur la page 1sur 9

PAISAGEM NATURAL E ESPELEOLOGIA: PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEAR BRASIL

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem, Rio Claro, SP, Brasil eISSN: 1980-654X est licenciada sob Licena Creative Commons

Agostinho Paula Brito Cavalcanti [1]

Foto 1: Parque Nacional de Ubajara, localizado no municpio de Ubajara, no estado do Cear. Foi criado com uma rea de 563ha. e permetro de 63.605m., como patrimnio espeleolgico da biodiversidade e beleza cnica, com a finalidade de garantir a integridade e evoluo do conjunto de formaes naturais existentes. administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio), e tem por objetivo a proteo da vegetao, representativa de serra mida em regio semirida, na transio entre cerrado e caatinga, em relevo cuestiforme. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho/2010.

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-1

Foto 2: Relevo composto por rochas sedimentares com morfologia cuestiforme (cuesta da Ibiapaba), constituindo-se em uma feio topogrfica extensa e contnua de escarpa, com altitude mxima de 850m., em clima mido e relativamente frio (janeiro a maio), com temperatura mdia de 22C e clima seco e quente (junho a dezembro), com mdia de 26C na depresso sertaneja perifrica, com predominncia da caatinga arbrea arbustiva, com elementos da vegetao subcaduciflia tropical e do cerrado e ainda afloramentos de rochas calcrias, com ocorrncia de uma gruta situada numa depresso de 535 metros, qual se chega mediante um telefrico. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho/2010.

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-2

Foto 3: Ocorrncia de rochas sedimentares (arenitos) resultantes da juno dos gros de areia por cimentao, aparecendo em camadas horizontais devido sedimentao estratificada. Ocorrem frequentemente em cores claras e nas coloraes avermelhadas e amareladas, quando o cimento ferruginoso e quando sofre o efeito da laterizao, com hidratao e oxidao dos elementos minerais. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho/2010.

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-3

Foto 4: Processo de formao em terrenos constitudos por rochas sedimentares e ocorrncia de vegetao densa; relevo acidentado e alta permeabilidade do solo, o que permite o escoamento da gua. Os minerais removidos combinam-se com a gua e so arrastados para camadas mais baixas, onde ocorre a sedimentao. Intensos processos de dissoluo qumica resultam da combinao das guas pluviais com o dixido de carbono proveniente da atmosfera ou das razes, constituindo uma soluo de cido carbnico, que dissolve os minerais existentes na rocha. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho (2010).

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-4

Foto 5: Gruta de Ubajara, originria de processos geolgicos que envolvem transformaes qumicas, biolgicas, atmosfricas e tectnicas, constituindo-se em uma cavidade natural em terrenos de rochas calcrias. Com relao ao perfil do terreno, ocorre uma predominncia horizontal com desenvolvimento paralelo aos estratos da rocha, em pequenos desnveis internos, constitudos principalmente por dissoluo da zona fretica durante o perodo de sua formao e por desenvolvimento vertical, formado pelo alargamento de fendas ou fraturas verticais. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho (2010).

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-5

Foto 6: Galerias e sales em processos construtivos, onde a sedimentao dos minerais dissolvidos na gua passa a construir formaes no seu interior, atravs de fendas ou pela porosidade difusa das rochas (exsudao). Com a liberao do gs carbnico para a atmosfera, os minerais dissolvidos se precipitam, originando os espeleotemas (cascatas, pingentes, rgos, candelabros etc.). As galerias so formadas por dissoluo, eroso mecnica e fissuras, com passagens internas largas e altas, que permitem a caminhada em p, e estreitas e baixas, exigindo o rastejamento, com desnveis de diversos ngulos. Os sales so formados por desabamento interno ou fraturas, em dimenses significativas, com acmulo em sua superfcie. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho/2010.

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-6

Foto 7: Percurso de forma linear, com uma entrada at um estreitamento que no permite o avano, e mltiplas galerias com diversos caminhos, formando um sistema complexo com labirintos. Estalactites formadas pelo gotejamento, atravs de fendas ou furos no teto. Quando precipita o mineral forma um anel em torno da gota, que ao cair ocorre a sedimentao e cristalizao, juntando-se rocha. Os anis se unem uns aos outros, formando tubos cilndricos que crescem em direo ao cho, tornando-se cnicos pelo escorrimento da gua. Nas estalagmites, a gua que goteja no solo carrega mineral dissolvido que continua a precipitar. So formadas atravs do acmulo provocado pela sequncia de gotas, com crescimento vertical em direo ao teto. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho (2010).

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-7

Foto 8: Encontro das duas formaes (estalactites e estalagmites) entre o teto e o cho, formando colunas que se alargam atravs de escorrimentos laterais, atingindo volumes e formatos diversos, onde os minerais que foram removidos de camadas superiores da rocha e se encontram dissolvidos na gua se cristalizam, originando diversos tipos de formaes no teto, paredes e cho. Cortinas formadas no teto, onde a gua no goteja, porm, atravs do escorregamento, origina paredes pelo processo de sedimentao. Autor: Agostinho Paula Brito Cavalcanti, junho (2010).

Nota Pesquisa de campo do Curso de Graduao em Geografia Universidade Federal do Piau (UFPI), junho / 2010.

Informaes sobre o autor: [1] Prof. Dr. Agostinho Paula Brito Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/0716196003637382

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-8

Ps-Doutor Instituto de Geocincias e Cincias Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP/Campus de Rio Claro/SP (2007). Atualmente Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piau (UFPI). Tem experincia na rea de Geocincias, com nfase em Geocartografia e Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Anlise Ambiental, Ambiente Costeiro e Manejo de Ecossistemas. Contato: agos@ufpi.br

CLIMEP Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro (SP) Vol.5 n.1 janeiro/junho/2010, GF-9

Vous aimerez peut-être aussi