Vous êtes sur la page 1sur 2

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina CFH - Centro de Filosofia e Cincias Humanas - Dept.

de Antropologia ANT7019: Antropologia da Poltica Semestre: 2011/2 Crditos: 4 Professor: Rafael Jos de Menezes Bastos rafael@cfh.ufsc.br 19 de setembro, 2011 Acadmico: Jefferson Virglio - jv@grad.ufsc.br Resenha: A Sociedade Contra o Estado Pierre Clastres

Clastres promove um questionamento e crtica sobre a real necessidade de busca aos equivalentes de conceitos ocidentais de economia, escrita, Estado ou Histria em sociedades ditas primitivas como forma de garantir ou no a classificao como sociedades ditas civilizadas1. Realiza o autor outro questionamento, onde pergunta sobre a real inferioridade de potencial tecnolgico em equipamentos, estruturas e tecnologias apresentadas e possudas por sociedades ditas primitivas quando comparadas com os mesmos recursos de sociedades ditas civilizadas. O autor sugere a viso de utilizao da economia de subsistncia como feliz substituto ao trabalho excessivo e desnecessrio, que almejaria a produo excedente para propiciar material para comrcio com terceiros, e no como demonstrativo de misria e incapacidade de produo ou coleta em nveis considerados adequados. Clastres tambm apresenta a divergncia observada entre o trabalho necessrio para sobrevivncia e o trabalho alienado. Ocorre, em sua concepo, que os ndios realizam o trabalho em proporo suficiente para atender todas as suas necessidades, com folga, e no h bom senso, entre eles, que explique a necessidade de realizao de trabalho adicional, visando o determinado excedente de produo. Tal situao e comportamento so, segundo o autor, muito mal-vistos, indesejados e no aceitos pelos brancos (europeus) quando chegaram nas terras da Amrica. Na extenso deste pensamento, o autor apresenta a transformao do conceito de estudo da economia, dentro da antropologia, para o conceito de economia na poltica, e finalmente poltica, ainda no campo da antropologia.

Tanto os conceitos de sociedade primitiva, como sociedade civilizada so altamente discutveis, aceitando e defendendo ou no a teoria evolucionista. No ser o escopo desta resenha aprofundar sobre essa discusso ou discutir se so vlidos ou invlidos. Outros termos na extenso da resenha esto acompanhados por aspas simples por sua significao ser dependente de contextualizao, interpretao e perspectiva.

Segundo a considerao realizada pelo autor, a grande diferena entre o ndio amaznico e o ndio inca est na hierarquizao e na diviso de suas sociedades. Incas dividem-se, por exemplo, em senhores e trabalhadores, ou dominantes e dominados nas palavras do autor. E tal constatao referncia clara de organizao poltica, por ser referncia bvia de organizao econmica, sendo que ocorre de forma bastante similar ao observado no continente europeu. O autor defende ento, a considerao no da falta do campo poltico, mas sim de oposio por escolha a sua utilizao. Considera que a possibilidade de utilizao do mesmo no vlida por no haver real necessidade ou dependncia, comparando a necessidade, ou no, de um povo sedentrio utilizar-se de tcnicas de agricultura. Segundo as consideraes realizadas pelo autor, no seria racional abandonar o modo de vida com menor carga de trabalha para um modo de vida com maior carga de trabalho, sem ocorrer cobrana, interferncia e presses de terceiros ou real vantagem nesta movimentao. Clastres sugere e defende, pelos motivos j apresentados, que seria invivel a transformao auto-induzida ou por livre vontade de uma sociedade sem a estrutura econmicopoltica do Estado para uma sociedade apoiada e sustentadora de tal estrutura. Dessa forma, qualquer afirmao considerando evolucionismo entre tais sociedades (de A para B, como proposto por Leach) pode ser considerada como absurda se for desconsiderado eventos envolvendo uma sociedade externa, que agiria como aliciadora. O autor apresenta ainda argumentos e exemplos que dificultam aceitar a hiptese de o chefe ndio se tornar um rei ou senhor futuro, utilizando de sua posio para proveito prprio. Sugere que o prprio sistema que o chefe est envolto torna esta transformao invivel ou improvvel, dificultando ainda mais a identificao da origem do chefe poltico. Apresenta ento, uma hiptese cabvel de suporte a esta transformao, seria o surgimento interno de portadores do mesmo poder que o chefe possui, a palavra. Os profetas, seriam eles os responsveis por manipular as massas, e seriam eles os primeiros chefes com algum poder. REFERNCIAS CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. In: CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado: pesquisas da antropologia poltica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, pp. 132152. LEACH, Edward R. Sistemas Polticos da Alta Birmnia: um estudo sobre a estrutura social Kachin, So Paulo: Edusp, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi