Vous êtes sur la page 1sur 13

Aluno :Junior Cesar Muniz

Propriedades do JFrame
Interface grfica Componentes e Objetos
jFrame

Propriedades Obrigatrios
Titulo

Propriedades a configurar Opcionais


Nome: frmNome title: nomedoform background Nome: Set Layout | Grid Bag Layout Nome: Font .. Size: 14 foreground [ ] Nome: Jtf Nome: Nome: jm Nome: jm Nome: Jminome Background: Editable: Font: Forenground:.horizontalAlignment: Text: toolTipTextCursor: Border: selectedTextColor: selectionColor: Font: Background, Forenground: horizontalAlignment, Text, toolTipText: Border:visible: SelectedItem: SelectedIndex: Model:

jPanel JLabel jFrameText jButton JmenuBarra Jmenu JmenuItem JText Field Nome: jtfrext jlText Nome: Text Nome: JBtext

JCombobox

JRadiobutton

Font:Background:Forenground: horizontalAlignment: Text:toolTipText: cursor:Border: BorderPainted) Visible: Selected: Text:

JTextarea JEditorPane JSeparator1 JMenuBar JFormattedTextField: JLabel: JCheckBox jMenu

JTextField: JMenuBar, JToggleButtonIcon: JMenu JFileChooser JInternalFrame.. JTables JScrollPane JTabbedPane

Propriedades do J Label

Font: Definir fonte tamanho e estilo de texto. Background: Cor de fundo. Forenground: Cor do texto. horizontalAlignment: Alinhamento do texto dentro do componente.

Icon: imagem que vai aparecer sobre o componente. Text: texto que est dentro do campo. toolTipText: texto que aparece sobre cursor quando posicionado sobre o componente. Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente. Border: define a borda para o componente. Visible: essa propriedade determina se o boto visvel ou invisvel, pode ser facilmente utilizado quando um determinado tipo de usurio pode ver determinada funo ou no.

Propriedades do JButton - Java Swing componentes NetBeans Parte 5


O JButton um componente muito utilizado em Java para a criao de formulrios onde necessrio a utilizao de botes para acionar aes dentro do formulrio, ou aes externas ao formulrio como salvar em um banco de dados ou salvar em um arquivo entre outros. A insero desse componente no Netbeans possvel aps a criao de um novo JPanel ou Jframe, atravs da opo button na janela paleta. Aps a insero desse componente no netbeans necessrio trocar o nome desse componente para ficar fcil de localiz-lo quando estivermos escrevendo cdigo. Uma boa prtica de programao utilizar o nome do componente e acrescentar ao final o nome da funo desse boto no formulrio.

Ex: Para um jButton que vai limpar os dados de um formulrio, qual deveria ser o nome desse boto. jButtonLimpar ou jButton_Limpar Para efetuar esse processo no netbeans basta ir sobre o componente com o mouse e clicar com o boto direito e escolher a opo alterar nome da varivel. Existem diversas opes de personalizao desse componente basta clicar sobre o componente com o boto direito e selecionar a opo Propriedades, vamos a algumas delas: Font: Definir fonte tamanho e estilo de texto. Background: Cor do boto. Forenground: Cor do texto. horizontalAlignment: Alinhamento do texto dentro do componente. Icon: imagem que vai aparecer sobre o componente. Text: texto que est dentro do campo. toolTipText: texto que aparece sobre cursor quando posicionado sobre o componente. Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente. Border: define a borda para o componente. Margin: definimos quanto de espao necessrio ao redor do componente, de acordo com a imagem ou texto do componente, podemos zerar os valores da margin para deixarmos o boto o menor possvel com a imagem ou texto. Visible: essa propriedade determina se o boto visvel ou invisvel, pode ser facilmente utilizado quando um determinado tipo de usurio pode ver determinada funo ou no. Um dos Eventos utilizado sobre um Jbutton ActionPerformed, evento quando o boto for acionado, (clicado) dessa maneira devemos dentro desse mtodo colocar a ao que esse boto est chamando, no caso de limpar os campos de textos(Jtextfield) de um formulrio devemos colocar o nome do campo mais settext() com valor caso o campo esteja em branco, caso o campo tenha um valor padro devemos colocar dentro das esse valor padro. Esse exemplo anterior foi uma ao interna do formulrio, esse boto tambm pode chamar aes externas vamos ver um exemplo. Basta criar outro JFrame exemplo jframeTeste e colocar dentro do evento ActionPerformed do boto do primeiro jframe o evento para abrir um novo JFrame. 1 JframeTest form= new JframeTest():

3Form.setvisible(true) 4 Nesse caso criamos um objeto do tipo do JframeTest e depois determinamos que este form deve fica visvel, passando como parmetro para o setvisible o valor true que verdadeiro.

Propriedade do JComboBox- Java Swing componentes NetBeans Parte 10


O jcombobox um componente muito utilizado em Java para a criao de formulrios onde h a possibilidade de vrias respostas definidas para uma pergunta.

A insero desse componente no Netbeans possvel aps a criao de um novo JPanel ou Jframe, atravs da opo jcombobox ou caixa de combinao na janela paleta. Aps a insero desse componente no netbeans necessrio trocar o nome desse componente para ficar fcil de localiz-lo quando estivermos escrevendo o cdigo. Uma boa prtica de programao utilizar o nome do componente e acrescentar ao final o nome dado contedo que ir guardar no formulrio. Ex: Para um jCombobox que vai exibir opes para o tipo de CNH de um cliente. JComboboxClienteCNH ou JComboboxCliente_CNH Existem diversas opes de personalizao desse componente basta clicar sobre o componente com o boto direito e selecionar a opo Propriedades, vamos a algumas delas: Font: Definir fonte tamanho e estilo de texto. Background: Cor de fundo.(Normalmente NO aparece no Netbeans mas funciona durante a execuo) Forenground: Cor do texto. horizontalAlignment: Alinhamento do texto dentro do componente. Text: texto que est dentro do campo. toolTipText: texto que aparece sobre cursor quando posicionado sobre o componente. Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente. Border: define a borda para o componente. (Tem que marcar BorderPainted) Visible: essa propriedade determina se o jRadioButton visvel ou invisvel, pode ser facilmente utilizado quando um determinado tipo de usurio pode ver determinada funo ou no.

SelectedItem: Define a opo que inicial selecionada. SelectedIndex: Define o ndice que est selecionado. Model: Define quais os valores que iro aparecer no componente, pode ser utilizado para insero manual de duas maneiras a primeira diretamente ao lado do nome do componente, digitando uma opo virgula a outra e assim por diante com todas. No exemplo acima foram inseridas todas as opes para a Carteina Nacional de Habilitao: A,B,C,D,E,AB,AC,AD,AE

Ou podemos clicar no boto com 3 pontos ao lado direito da tela na linha do model para abrir uma janela onde devemos digitar cada opo em uma linha dessa janela.

Para a insero automatizada de valores nesse campo podemos utilizar a opo personalizar cdigo, clicando com o boto direito do mouse sobre o componente. Isso iremos ver no Post 12.

Propriedades do JRadioButton - Java Swing componentes NetBeans Parte 8


O JRadioButton um componente muito utilizado em Java para a criao de formulrios onde necessrio a seleo de uma opo.Indicado para a utilizao de respostas onde possa ser sim ou no, masculino ou feminino entre outros. No muito indicado para mais de 3 opes porque acaba se tornando uma poluio visual, deixando o usurio querendo selecionar mais de uma opo. A insero desse componente no Netbeans possvel aps a criao de um novo JPanel ou Jframe, atravs da opo JRadioButton de opo na janela paleta. No exemplo foram inseridos 2 JRadioButtons( 1 para Masculino e um para Feminino) e um jlabel com o texto Sexo.

Aps a insero desse componente no netbeans necessrio trocar o nome desse componente para ficar fcil de localiz-lo quando estivermos escrevendo cdigo. Uma boa prtica de programao utilizar o nome do componente e acrescentar ao final o nome dado contedo que ir guardar no formulrio. Ex: Para um jRadioButton que vai guardar o sexo do cliente. JRadioButtonClienteSexo ou JRadioButton_ClienteSexo Existem diversas opes de personalizao desse componente basta clicar sobre o componente com o boto direito e selecionar a opo Propriedades, vamos a algumas delas: Font: Definir fonte tamanho e estilo de texto. Background: Cor de fundo. Forenground: Cor do texto. horizontalAlignment: Alinhamento do texto dentro do componente. Text: texto que est dentro do campo. toolTipText: texto que aparece sobre cursor quando posicionado sobre o componente. Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente. Border: define a borda para o componente. (Tem que marcar BorderPainted) Visible: essa propriedade determina se o jRadioButton visvel ou invisvel, pode ser facilmente utilizado quando um determinado tipo de usurio pode ver determinada funo ou no. Selected: define que esta opo est selecionada. Normalmente utilizada para definir qual opo j sai marcada quando o formulrio carregado. Text: Para atribuir o texto que aparece nesse componente. Tambm podemos utilizar a propriedade setText(), ou clicar com o boto direito do mouse sobre o componente e selecionar a opo editar texto. Para utilizarmos dois jRadioButtons e selecionarmos apenas um necessrio a insero de buttonGroup, este componente encontra-se: atravs da opo grupo de botes na janela paleta. Aps a insero desse componente no formulrio ele no aparece, somente possvel acess-lo atravs da janela inspetor. Aps localiz-lo necessrio alterar o nome dessa varivel para o tipo de grupo de boto que ele est representando. Aps saber o nome desse grupo basta ir a cada JRadioButton que esto aparecendo no formulrio e fazem parte desse grupo e selecionar em propriedades na opo buttonGroup o nome do grupo de botes, para cada grupo de botes que existir no formulrio necessrio inserir um novo grupo. Visualize essa opo na imagem.

No prximo post iremos ver como descobrir qual dos JradioButtons est selecionado e como selecionar um deles.

Propriedades do JtextField - Java Swing componentes NetBeans Parte 1


Java Swing componentes NetBeans JtextField Parte 1 O JTextField um componente muito utilizado em Java para a criao de formulrios onde necessrio a insero dos dados pelo teclado. Esse campo de texto comum tambm em formulrios web, so nesses tipos de campos que o usurio preenche o seu nome, email, endereo, entre outros dados. A insero desse componente no Netbeans possvel aps a criao de um novo JPanel ou Jframe, atravs da opo campo de texto na janela paleta. Aps a insero desse componente no netbeans necessrio trocar o nome desse componente para ficar fcil de localiza-lo quando estivermos escrevendo cdigo. Uma boa prtica de programao utilizar o nome do componente e acrescentar ao final o nome do tipo de dado que ele vai guardar. Ex: Para um jTextField que vai guardar o nome de um cliente, qual deveria ser o nome desse campo. jTextFieldNome ou jTextField_Nome Para efetuar esse processo no netbeans basta ir sobre o componente com o mouse e clicar com o boto direito e escolher a opo alterar noma da varivel. Depois da sua insero pode ser necessrio alterar o tamanho do componete, para isto basta clicar no componente e arrast-lo. Existem diversas opes de personalizao desse componente basta clicar sobre o componente com o boto direito e selecionar a opo Propriedades, vamos a algumas delas: Background: cor de fundo do componente.

Editable: Propriedade que se estiver marcada permite a insero/remoo pelo teclado. Font: Definir fonte tamanho e estilo de texto. Forenground: Cor do texto. horizontalAlignment: Alinhamento do texto dentro do componente. Text: texto que est dentro do campo. toolTipText: texto que aparece sobre cursor quando posicionado sobre o componente. Cursor: define o cursor que aparece sobre o componente. Border: define a borda para o componente. selectedTextColor: cor do texto quando estiver selecionado.

selectionColor: cor da seleo do texto. Alm dessa propriedades mencionadas acima, ainda podemos querer definir quais tipos de caracteres devem ser aceitos pelo componente, como por exemplo, somente letras, somente nmeros. Para conseguirmos definir essas restries precisamos definir algumas mscaras para os campos. Primeiro precisamos definir no cdigo um mtodo que define o tipo de mscara para qualquer uma das opes de mscaras mencionadas anteriormente. Vamos ao cdigo: Escrever esse mtodo dentro do cdigo do formulrio. 1 public JTextField DefinirTiposCaracteresETamanho 2 3 ( int tamanho,String caracteres) 4 5 { 6 7 try 8 9 { 10 11 String quantidade=""; 12 13 //defino a varivel que vai guardar a quantidade de caracteres 14 15 for(int i=0 ; i 16 17 //defino um mtodo de repetio para repetir o numero de 18 19 //vezes do tamanho 20 21 { 22 23 quantidade=quantidade+"*"; 24 25 // defino asterisco para aceitar qualquer coisa e crio a mscara 26 27

28 } 29 de acordo com o tamanho informado 30 // **********... 31 32 javax.swing.text.MaskFormatter 33 34 nome=new javax.swing.text.MaskFormatter(quantidade); 35 36 // defino que a mascara possui essa 37 38 //quantidade de elementos que foi informado em tamanho e 39 40 // foi colocada com * dentro de quantidade 41 42 nome.setValidCharacters(caracteres); 43 44 //defino que o parmetro caracter recebido pelo 45 46 //mtodo contm os caracteres vlidos 47 48 return new javax.swing.JFormattedTextField(nome); 49 50 //retorno a mascara que foi criada 51 52 } 53 54 // fim do try 55 56catch (Exception e) 57 58 { 59 JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro"); 60 61 //mensagem se acontecer erro 62 63 return new JTextField(); 64 65 66 //retorno um campo de texto comum 67 68 } 69 70 //fim do catch 71 72} 73 //fim do mtodo Aps criar esse mtodo basta cham-lo dentro do cdigo do componente. Para isso basta clicar com o boto direito do mouse sobre o componente e escolher a opo cdigo. Depois escrever o cdigo que chama o mtodo criado na opo Cdigo de pr-inicializao jTextFieldnome=DefinirTiposCaracteresETamanho(60, " abcdefghijklmnopqrstuvwxyzABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ"); jTextFieldnome o nome do componente que vai utilizar essa mscara. Onde

60: o tamhao de caracteres que sero aceitos. "abcdefghijklmnopqrstuvwxyzABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ" : so os caracteres que sero aceitos pela mscara, nesse caso todas as letras do alfabeto e espao. Para aceitar apenas nmeros , basta colocar assim 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 Tambm podemos definir mscaras para datas que aceitem apenas nmeros para isso basta ir na opo acima e escrever esse cdigo: try 1 2 { 3 4 javax.swing.text.MaskFormatter data= new 5 6 javax.swing.text.MaskFormatter("##/##/####"); 7 8 jTextFielddata = new javax.swing.JFormattedTextField(data); 9 10 } 11 12 catch (Exception e) 13 14 { 15 16 JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro");//mensagem 17 se acontecer erro 18 19 } Assim como no mtodo anterior foi utilizado * para determinar a mscara, nesse foi utilizado o #, compare os seus significados abaixo. # : Usa nmero vlido, usa Character.isDigit ' : Caractere de escape, usado para escape de qualquer caractere de formato especial U : Qualquer caractere(Character.isLetter). Todas as letras minsculas so transformadas em maisculas. L : Qualquer caractere(Character.isLetter). Todas as letras maisculas so transformadas em minsculas. A : Qualquer caractere ou digito (Character.isLetter ou Character.isDigit) ? : Qualquer caractere * : Qualquer coisa H : Qualquer caractere hexadecima(0-9, a-f ou A-F) Agora que j desenhamos o componente e colocamos as suas propriedades veremos dois mtodos para manipulao dos dados do componente, um para exibir os dados e outro para trocar o contedo do componente.

10

jTextFieldNome.setText(Digite aqui o seu nome); Atribui Digite aqui o seu nome para dentro do componente, no lugar onde o usurio deve digitar. jTextFieldNome.getText(); Esse mtodo exibe o que existir dentro do componente. Esses mtodos devem ser colocados dentro de alguma funo do formulrio. Confira Java Swing componentes NetBeans JtextField Parte 2 onde iremos trabalhar com eventos para a validao dos campos.

JTextField com JFileChooser - Java Swing componentes NetBeansParte 4


Utilizando um jtextfield combinado com um JFileChooser para selecionar o local e o nome de um arquivo que deve ser salvo, para determinarmos a extenso no seletor de arquivos precisamos extender uma classe do FileFilter, isso pode ser visto em outra oportunidade. Iremos colocar um JtextField (alterar o nome dessa varivel para JtextFieldLocal) desmarcar a propriedade editable se for pela paleta de ferramentas, se for via cdigo o editable deve receber como parmetro false. Ao lado um boto localizar para o usurio clicar no boto e acionarmos o JFileChooser, ento o usurio seleciona o local e nome do arquivo e depois clica em salvar, os dados selecionados so carregados no JtextFieldLocal. Para melhorar a aparncia aps colocar a propriedade editable desmarcada podemos personalizar as propriedades, visto que o campo de texto fica com uma cor diferente quando est desabilitado a opo editable. Aps desenharmos o formulrio e personaliz-lo, devemos criar o evento para o boto, clicar sobre o boto com o boto direito do mouse selecionar eventos ActionPerformed e colocarmos esse cdigo. 1JFileChooser file = new JFileChooser(); 2 file.setFileSelectionMode(JFileChooser.FILES_ONLY); 3 int i= file.showSaveDialog(null); if (i==1){ 4 JtextFieldLocal.setText(""); 5 } else { 6 File arquivo = file.getSelectedFile(); 7 JtextFieldLocal.setText(arquivo.getPath()); 8 } 9 Nesse cdigo acima criamos o novo JFileChooser chamado no exemplo de file, determinamos que aparecer tudo no seletor at os arquivos , e abrimos a janela do file.showdialog.

11

Aps selecionar o JFileChooser retorna uma resposta, existem outras maneiras para tratar essa resposta, nesse exemplo usaremos a definio do retorno que se for 0(zero) o usurio clicou em salvar, se for 1(um) o usurio clicou em cancelar ou fechar. Dessa maneira recebemos a resposta do showdialog e testamos qual operao vamos realizar, se for 1 apenas vamos limpar o campo do JtextFieldLocal seno vamos pegar o arquivo selecionado e depois passamos todo o destino at o nome do arquivo para o JtextFieldLocal. Depois basta definir um boto para salvar o arquivo usando destino do JtextFieldLocal, ou implementar na linha abaixo no else o mtodo para salvar o arquivo. Assim estamos utilizado um seletor de arquivos onde o usurio seleciona o local e nome do arquivo desejado, como qualquer outro sistema.

12

13

Vous aimerez peut-être aussi