Vous êtes sur la page 1sur 4

Hobby News

Con tipo Red a exis cilin per SoP Fot

Fev-Mar de 2003

O comeo
A Associao Brasileira de Preservao Ferroviria - ABPF foi fundada em 1977 pelo francs Patrick Henri Ferdinand Dollinger, e rene interessados na preservao e divulgao da histria da ferrovia brasileira. Apaixonado por locomotivas a vapor e por ferrovias, Patrick chegou ao Brasil em 1966 e preocupado com o abandono da histria ferroviria brasileira, resolveu criar uma entidade de preservao, nos moldes das existentes na Europa e Estados Unidos. As primeiras aes da ABPF, logo aps sua fundao, foram voltadas para impedir o sucateamento de locomotivas a vapor e tentar preserva-las. Infelizmente, naquela ocasio, pouco restava dessas antigas locomotivas a vapor, principalmente nas ferrovias do Estado de So Paulo, onde a implantao da eletrificao e da trao Diesel se deu mais rapidamente. Essas aes, movidas pelo idealismo dos scios, deram resultado positivo. A Rede Ferroviria Federal, sensibilizada com as intenes da ABPF, cedeu em comodato, de uma s vez, 13 locomotivas a vapor para a entidade. O segundo grande passo foi encontrar um trecho ferrovirio que pudesse abrigar os materiais ferrovirios que seriam conseguidos. Depois de muitas pesquisas foi levantado o trecho que servia antiga linha tronco da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, entre Anhumas (em Campinas) e Jaguarina. Depois de gestes junto Fepasa Ferrovia Paulista, a ABPF conseguiu a cesso em comodato do trecho, com 24 km de extenso e 5 estaes, onde hoje funciona seu Museu Ferrovirio Dinmico denominado Viao Frrea CampinasJaguarina.

Locomotiva n 338 Os tempos hericos


Uma vez obtido o trecho - que estava h vrios anos abandonado a ABPF iniciou um verdadeiro trabalho de desbravamento para desobstruir a linha inteiramente ocupada pelo mato, enquanto era trazido para o local todo o material ferrovirio salvo do sucateamento (locomotivas, carros de passageiros e vages). Em 1984, ainda de maneira incipiente, teve incio a operao da ferrovia, que contava com apenas duas locomotivas restauradas em funcionamento e uns poucos carros de passageiros. Todo esse trabalho foi realizado com muita dificuldade. Sem recursos financeiros e contando basicamente com o trabalho voluntrio dos associados. Aos poucos, as estaes foram recuperadas, a via permanente foi colocada em boas condies operacionais e mais locomotivas, carros e vages foram se agregando ao acervo da ABPF.

nstruda pela Baldwin (EUA) em 1925, do o 4-6-2 (Pacific), n de srie 58884, exde Mineira de Viao. Nota: esta locomotiva nica de trs cilindros de bitola mtrica tente no Brasil. A outra locomotiva de trs ndros da bitola de 1,60 m e tambm tence ao acervo da ABPF em Paulo,Capital. to: Robson dos Santos Souza

Hobby News

Foto: Hermes Yoiti Hinuy

Foto: Hermes Yoiti Hinuy

Foto: Fernando Picarelli Martins

Foto: Fernando Picarelli Martins

Foto: Julio Czar de Paiva

Foto: Fernando Picarelli Martins

Fev-Mar de 2003

Foto: Fernando Picarelli Martins

Foto: Fernando Picarelli Martins

Outros trechos ferrovirios Hoje, a ABPF conta com o maior acervo ferrovirio histrico do Brasil e opera, com eficincia, uma ferrovia de 24 km, um enorme museu a cu aberto, que recebe cerca de 30 mil turistas por ano para viagens em seus trens, funcionando para visita do pblico aos sbados, domingos e feriados e, em dias teis, para excurses fretadas. O Museu Dinmico da ABPF tambm largamente conhecido no exterior, recebendo, constantemente, visitas de turistas estrangeiros e aficcionados pela preservao ferroviria, alm de ser utilizado como locao para produes cinematogrficas, de telenovelas e de publicidade. No obstante, a grande mola propulsora da associao , ainda, a dedicao e o trabalho voluntrio de seus associados, que a ela dedicam suas horas de lazer e que so os verdadeiros responsveis pela manuteno da histria viva das ferrovias brasileiras. A ABPF possui, hoje, cerca de 2.000 associados em todo o territrio nacional e, alm da VFCJ, opera ferrovias em Cruzeiro, SP, em So Loureno, MG, em Rio Negrinho, SC e no Museu da Imigrao, em So Paulo, Capital, onde, num pequeno trecho de 300 metros operada a maior locomotiva a vapor existente no Brasil, a n 353, (Pacific), de bitola de 1,60 m, que pertenceu E. F. Central do Brasil e tracionava o trem Cruzeiro do Sul, entre So Paulo e Rio de Janeiro. Regionais Alm de Campinas, sede nacional da associao, existem Regionais em Cruzeiro (SP), So Paulo (SP), Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Sul. Em Araraquara (SP) funciona um ncleo regional que, no momento, est implantando um Museu Ferrovirio.

Foto: Hermes Yoiti Hinuy

Foto: Geraldo Godoy

Foto: Geraldo Godoy

Vous aimerez peut-être aussi