Vous êtes sur la page 1sur 21

Linguagem de Programao I

Neste trabalho, iremos demonstrar os principais aspectos relativos linguagem de programao MatLab, descrevendo os conceitos relativos mesma, dentro dos tpicos:
Definio; Histrico; Importncia da linguagem; Variveis; Expresses; Controle de fluxo; Vantagens e Desvantagens.

MATrix LABoratory Laboratrio de Matrizes, uma linguagem poderosa em termos de computao tcnica; especializado em clculos cientficos; Pode ser usada no lugar de linguagens como Basic, Fortran ou C++; Unidade fundamental de dados a matriz; MatLab um software que implementa a linguagem MatLab; Possui uma grande biblioteca de funes predefinidas.

Desenvolvido no final da dcada de 70; Foi desenvolvido para operaes matemticas sobre matrizes.

utilizado nos cursos de matemtica, cincias e, especialmente, nas engenharias; Faz parte do paradigma Imperativo e sua traduo feita atravs da interpretao, que tem como principal programa depurador, de mesmo nome, MatLab .

Nomes
Case sensitive; Podem conter at 63 caracteres; Devem comear com uma letra, seguida de um nmero qualquer de letras, algarismos ou sublinhados; Caracteres de pontuao no so permitidos; Variveis no podem receber o nome de palavras-chave, como: For; end; if; while; function; return; elseif; case; otherwise; switch; continue; else; try; catch; global; persistent; break.

Tipos
Double
Escalares ou matrizes de 64 bits; Podem representar valores reais, imaginrios ou complexos; criada automaticamente sempre que um valor numrico for alocado a um nome de varivel;

Char
Escalares ou matrizes com valores de 16 bits, cada um representado um nico caractere; Utilizadas para cadeias de caracteres; Criadas automaticamente quando um caractere nico ou uma cadeia de caracteres so associados a um nome de varivel.

Inicializao
Variveis podem ser criadas a qualquer momento simplesmente associando valores a elas; MatLab uma linguagem fracamente tipada.; Existem trs formas comuns de iniciar uma varivel:
Associar dados varivel em uma declarao apropriada; Fornecer dados varivel pelo teclado; Ler dados de um arquivo.

Iniciando variveis em expresses de atribuies Forma geral


var = expresso;

Exemplos simples de variveis iniciadas com declaraes de atribuio so:


Var = 40i (Double) Var2 = var/5 (Escalar) Array = [1 2 3 4] (Vetor de 4 elementos) X = 1; Y = 2 (Declaraes mltiplas)

Notao especial de atalho para situaes onde se devem criar grandes matrizes, utilizando apenas o operador dois-pontos ;
prin : incr : ltimo

Na

construo

de

expresses

pode-se

utilizar

operadores, funes e variveis.

Matlab

utiliza

uma

notao

standard

para

representao dos nmeros, cientfica e nmeros complexos;

admitindo notao

Regras habituais de precedncia para matrizes e nmeros.

Matrizes

podem

ser

iniciadas

por

funes

predefinidas; Funo Zeros;


a) = zeros (2); b) = zeros (2,3); c) = [1 2; 3 4]; d) = zeros (size (c));

Essas expresses geram as seguintes matrizes:


a= 00 00 b= 000 000 c= 12 34 d= 00 00

A funo onis gera matrizes que contem uns; A funo eye para gerar matrizes identidade. Exemplos de funes:

Controlam o fluxo e especificam a ordem em que a computao feita; Semelhantes aos usados na linguagem C, mas com uma estrutura diferente; O MatLab apresenta cinco estruturas de tomada de deciso ou controle de fluxo:
Loops for, Loops while; Estruturas if-else-end ; Switch-case; Blocos try-cath.

O lao for o controlador de fluxo mais simples e usado na programao MATLAB. for i=1:5, X(i)=i^2; End for i = 1:8 for j = 1:8, A(i,j)=i+j; B(i,j)=i-j; end end C=A+B;

Apenas a condio testada.


a = l; b = 15; while a<b, clc a = a+l b = b-l pause(l) end disp(fim do loop)

for i = l:5, for j = l:5, if i = = j A(i,j) = 2; else if abs(i-j) = = 1 A(i,j) = -1; else A(i,j) = 0; end end end

O comando break permite uma sada antecipada de um for ou while, fazendo com que o lao mais interno seja terminado imediatamente.

O MatLab fornece uma grande variedade de funes para exibir dados em trs dimenses
>> [X,Y,Z] = peaks(30) >> mesh(X,Y,Z) >> xlabel(eixo X), ylabel(eixo Y), zlabel (eixo X) >> title(Figura 26.4: Grfico em rede da funo peaks)

Facilidade de Uso linguagem de alto-nvel; ambiente interativo; vasta biblioteca de ferramentas de desenvolvimento. Independncia de Plataforma suporte em muito SO; Funes predefinidas grande biblioteca de funes e caixas de ferramentas especializadas; Diagramas Independentes de Dispositivos - diversos comandos para imagens e desenhos integrais; Interface grfica de usurio o programador capaz de projetar programas sofisticados, que podem ser operados por usurios inexperientes. O compilador MatLab - a flexibilidade e a independncia de plataforma resultam da compilao em um cdigo independente de dispositivo, e da interpretao em tempo de execuo das instrues.

uma linguagem interpretada mais lento que linguagens compiladas; uma linguagem cara de cinco a dez vezes mais cara que um compilador convencional C ou Fortran.

MatLab, pelo fato de usar a matriz como unidade fundamental de dados, muito til para clculos cientficos e de engenharia; Apesar desta linguagem possuir algumas limitaes de uma linguagem interpretada, tenta prover um bom desempenho, que sofreu melhoras quando incluram o recurso de compilao durante o uso, denominado JIT (Just-in-Time); A diversidade de funes disponveis na linguagem e a facilidade para implement-las, traz um certo diferencial para os profissionais da rea cientfica.

Vous aimerez peut-être aussi