Vous êtes sur la page 1sur 2

A CONTRIBUIO ASSISTENCIAL E O PRECEDENTE NORMATIVO N 119 SDC-TST

1 - Em 1998, determinou o Tribunal Superior do Trabalho, com fundamento nos arts. 5, XX, e 8, V, da Constituio Federal, que vedada a fixao por intermdio de norma coletiva de contribuio em favor de entidade sindical a ttulo de taxa de custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espcie, obrigando trabalhadores no sindicalizados. 2 Logo, deve ser repetido, toda a fundamentao do mencionado Precedente est sediada na Constituio Federal. Invocou-se o inciso XX do art. 5 da Constituio Federal, que afirma que ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Fundou-se ainda no inciso V do art. 8 da Constituio Federal, que diz que ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. 3 - Pois bem, examinando esta matria, o intrprete final e definitivo da Constituio o Supremo Tribunal Federal fixou o entendimento de que a contribuio confederativa, de que trata o art. 8, IV, da Constituio, s exigvel dos filiados ao sindicato respectivo (Smula n 666, do STF). 4 Quanto contribuio assistencial, tem reiteradamente decidido o Supremo Tribunal Federal que ela no tem sede constitucional, dela no cuidando a Constituio, sequer implicitamente, como registra o Ministro PERTENCE (AI-405182-4, DJ de 3/12/04 p. 66). 5 - Assim, deve o PRECEDENTE N 119 ser mantido, no que se refere contribuio confederativa. Mas, no que diz respeito contribuio sindical, deve ela ser eliminada do PRECEDENTE N 119, pois no pode o Tribunal Superior do Trabalho dizer que sua cobrana do no-associado fere a Constituio, quando o STF decide exatamente cuidando do Precedente n 119 que ela no tem estatura constitucional. 6 Assim, o TST deve reformular sua jurisprudncia, adequando-a ao decidido pelo Supremo Tribunal Federal. Como grande parte da matria trabalhista e sindical est na Constituio Federal, de quando em vez o TST tem sido forado a rever sua jurisprudncia, sujeitando-a como imperativo da ordem jurdica ao decidido pelo Supremo Tribunal Federal. Recentemente isso aconteceu com a execuo direta contra a ECT; com a impossibilidade de se ter o Salrio Mnimo como base de clculo do Adicional de
1

Insalubridade; com a vedao de norma coletiva fixar prazo fatal para a empregada comunicar sua gravidez; com a fixao da competncia da Justia do Trabalho quanto aos contratos de trabalho previstos em leis especiais. 7 O Precedente Normativo n 119 passar a ter a seguinte redao:

CONTRIBUIO CONFEDARATIVA - INOBSERVNCIA DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS A Constituio da Repblica, em seus arts. 5, XX, e 8, V, assegura o direito de livre associao e sindicalizao. ofensivo a essa modalidade de liberdade clusula constante de acordo, conveno coletiva ou sentena normativa estabelecendo contribuio em favor de entidade sindical a ttulo de taxa para custeio do sistema confederativo, obrigando trabalhadores no sindicalizados. Sendo nulas as estipulaes que inobservem tal restrio, tornam-se passveis de devoluo os valores irregularmente descontados.

Vous aimerez peut-être aussi