Vous êtes sur la page 1sur 12

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

Lairton Moacir Winter

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sntese do pensamento poltico maquiaveliano. Pretende-se demonstrar e elucidar sua teoria poltica e sua concepo de Estado. O enfoque terico que d sustentao ao trabalho baseia-se na principal obra do autor, O Prncipe, alm de leituras complementares de comentadores de suas obras no que tem de especfico sobre o referido assunto. A anlise que, em geral, se faz da teoria poltica de Maquiavel, apressada e errnea por acusar o autor de ser defensor de um regime de governo desptico. Na verdade, o que ensina Maquiavel, que um governo sempre determinado pela realidade dos fatos. A ao poltica do prncipe deve basear-se na imposio dessa verdade. PALAVRAS CHAVE: Maquiavel, Estado, Poder Poltico. ABSTRACT: The present article has as objective to present a synthesis of the thought maquiaveliano politician. It is intended to show and to elucidate its theory politics and its conception of State. The theoretical approach that gives sustentation to the work is based on the main workmanship the author, the Prince, beyond complementary readings of commentators its workmanships in what it has of specific on the related subject. The analysis, in general, if makes of theory politics of Maquiavel, is hasty and erroneous to accused the author to be defender of a regimen of absolute in power government. In the truth, what Maquiavel teaches, it is that a government always is determined by the reality of the facts. The action politics of the prince must be based on the imposition of this truth. KEY WORDS: Maquiavel, State, Cannot Political.
Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

A R T I G O

LAIRTON MOACIR WINTER

Maquiavel foi um dos grandes responsveis pela noo moderna de poder. A ele tambm se deve a renovao do sentido e da relao entre tica e poltica. Por isso, a teoria poltica de Maquiavel tem suscitado, ao longo do tempo, uma srie de discusses e questionamentos, principalmente pela interpretao precipitada que inmeras vezes se fez de seu pensamento. Maquiavel foi sempre - e ainda - compreendido como algum imoral e desprovido de quaisquer valores. Por essa razo a perspectiva do termo maquiavlico sempre pejorativa. Maquiavel, fugindo da tradio, que considera a tendncia do homem para a vida em sociedade e o bem viver como naturais, sublinha que, ao contrrio, os homens tendem sempre diviso e desunio. Deriva da uma tenso social, marcada pelo conflito de desejos entre dois grupos sociais distintos, o povo, que deseja no ser oprimido pelos grandes, e os grandes que, inversamente, desejam oprimir e dominar o povo. O principado provm do povo ou dos grandes, segundo a oportunidade que tiver uma ou outra dessas partes. (MAQUIAVEL, 2004, p. 43) A poltica, para Maquiavel, marcada, ento, no pelo ideal cristo de unidade entre os homens, mas por algo que prprio do homem, a constante luta pelo poder. Assim,
... a histria mestra de nossos atos e mximas dos prncipes; e o mundo sempre foi, de certa forma, habitado por homens que sempre tm paixes iguais; e sempre houve quem serve e quem ordena, e quem serve de m vontade e quem serve de boa vontade, e quem se rebela e se rende. (MAQUIAVEL, 2000, p.165)

por este motivo que os homens mentem, matam e se julgam acima dos princpios morais. A obra O Prncipe , nesse sentido, uma reflexo sobre o poder poltico que permeia o Estado. Todo Estado , fundamentalmente, constitudo por uma correlao de foras, fundada na dicotomia que se estabelece entre o desejo de domnio e opresso, por parte dos grandes ou poderosos, e do desejo de liberdade, por parte do povo, que, em sntese, compe as relaes sociais. A virt, diz Maquiavel, consiste na compreenso desta realidade e determina a ao poltica do prncipe. ... O homem de Estado maquiaveliano depende exclusivamente de sua prpria capacidade para determinar a resposta, impostergvel, que a situao presente permanentemente lhe formula: o que fazer? (AMES, 2002, p.16) O poder exercido pelo prncipe est diretamente relacionado nova maneira - ctica - com que Maquiavel encara o ser humano. Sua concepo de poder inaugura uma nova tica: laica, prtica, em que o poder poltico dissociado
118
A R T I G O

Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

da tica crist, pois tudo vlido contanto que o objetivo seja de se conquistar e de se manter o poder, apoiado no povo.
Ele [Maquiavel] no compartilha mais da concepo de homem legada pela filosofia crist, segundo a qual este um ser impelido por natureza vida social. Embora, de acordo com a compreenso crist, o indivduo esteja subordinado ao Estado, a ao deste limitada pela lei natural ou moral (...) e constitui uma instncia superior qual todo membro da comunidade pode recorrer sempre que o poder temporal atenta contra os seus direitos essenciais e inalienveis. Maquiavel, ao invs disso, concebe o homem como um ser movido por foras anti-sociais. Na sua opinio, o ser humano possui a tendncia de agir segundo impulsos egostas, em benefcio prprio e prejuzo alheio. Esta tendncia apenas se dobra ante a coao (...), porque o homem faz o bem quando se sente coagido a isso e o mal cada vez que tem ocasio. (AMES, 2002, p. 123)

Assim, por esta nova compreenso da realidade, Maquiavel separa a moral individual da moral poltica. Ao chefe de Estado cabe agir de acordo com as circunstncias e no a partir de preceitos morais individuais. Por esta razo, o que distingue a bondade da maldade na ao poltica sempre o bem coletivo e jamais os interesses particulares. O que determina se uma atitude tica a sua finalidade poltica. Neste sentido, os valores morais s podem ser compreendidos a partir da vida social. Assim, sublinha Maquiavel, existem virtudes que podem arruinar o Estado e vcios que, inversamente, podem salv-lo. O que do ponto de vista da moral tradicional plenamente condenvel, na tica poltica maquiaveliana perfeitamente aceitvel. No entanto, para se compreender a teoria poltica de Maquiavel, preciso antes compreender o prprio indivduo Maquiavel como sujeito histrico e fruto de um contexto especfico. O universo mental de Nicolau Maquiavel completamente diverso. Deliberadamente distancia-se dos tratados sistemticos da escolstica medieval e, semelhana dos renascentistas preocupados em fundar uma nova cincia fsica, rompe com o pensamento anterior, atravs da defesa do mtodo da investigao emprica. Maquiavel vive o perodo do Renascimento e, como tal, leitor contumaz dos autores clssicos. A leitura destes lhe d a chave para compreender o contexto em que vive, alm do que o instrumentaliza com a fundamentao terica necessria para escrever, entre outras, a sua mais famosa obra, O Prncipe. por isso que nesta obra se encontra uma intensa reflexo filosfica e, no como querem alguns, apenas um receiturio, um manual para polticos de planto. Nela escreve:
Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006
A R T I G O

119

LAIRTON MOACIR WINTER

... Porm, sendo meu intento escrever algo til para quem me ler, parece-me mais conveniente procurar a verdade efetiva das coisas do que o que se imaginou sobre elas. Muitos imaginaram repblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade (...).(MAQUIAVEL, 2004, p. 73)

A verdade das coisas significa, parafraseando o professor Ames (2002), uma afirmao da primazia da atualidade, do tempo presente, sobre qualquer outro momento ou tempo histrico: sempre num aqui e agora que cabe agir. Entretanto, para ser efetiva, a ao do prncipe deve sempre levar em conta no apenas o momento presente, mas, tambm uma concepo terica fundada na Histria para compreender as mltiplas relaes daquele momento dado. No se trata de mera especulao, mas de uma resposta a uma necessidade prtica. Por isso, sublinha MAQUIAVEL (2004):
... porque h tamanha distncia entre como se vive e como se deveria viver, que aquele que trocar o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se; pois um homem que queira fazer em todas as coisas profisso de bondade deve arruinar-se entre tantos que no so bons. Da ser necessrio a um prncipe, se quiser manter-se, aprender a poder no ser bom e a valer-se ou no disto segundo a necessidade. (p. 73)

Ao compor O Prncipe Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itlia poderosa e unificada. Expressa tambm a necessidade (no s dele, mas de todo o povo Italiano) de um monarca com pulso firme, determinado, que fosse um legtimo rei e que defendesse seu povo sem escrpulos e nem medir esforos. Neste sentido, MAQUIAVEL (2004) faz uma referncia elogiosa a Csar Brgia, que aps ter encontrado na recm conquistada Romanha, um lugar assolado por pilhagens, furtos e maldades de todo tipo, confia o poder a Dom Ramiro de Orco. Este, por meio de uma tirania impiedosa e inflexvel pe fim anarquia e se faz detestado por toda parte. Para recuperar sua popularidade, s restava a Brgia suprimir seu ministro. E certa manh, em plena praa pblica, no meio de Cesena, mandou que o partissem ao meio. O povo por sua vez ficou, ao mesmo tempo, satisfeito e chocado. Para Maquiavel, um prncipe no deve medir esforos nem hesitar, mesmo que diante da crueldade ou da trapaa, se o que estiver em jogo for o bem do seu povo. Por isso, declara:

120

A R T I G O

Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

... todas as aes do duque, eu no saberia em que censur-lo. Pelo contrrio, pareceme como alis o fiz dever prop-lo como exemplo a todos aqueles que, com a fortuna e as armas de outrem, ascendem ao poder. Tendo ele nimo forte e inteno elevada, no poderia ter agido de outra maneira. (MAQUIAVEL, 2004, p. 34)

Assim, no entender de LEFORT (1972), na crtica da experincia, no mundo real, no aqui e agora, que Maquiavel descobre que h em cada situao uma poltica adequada. A poltica adequada aquela que se concilia com o ser da sociedade, que acolhe os contrrios, se enraza no tempo, se dispe a costear o abismo sobre o qual repousa a sociedade, de enfrentar o limite constitudo pela impossibilidade de compor os desejos humanos. na verdade efetiva das coisas que o prncipe deve pautar a sua ao poltica. A ao do prncipe deve ser sempre movida pela realidade dos fatos e no pelo como deveria ser. a necessidade que deve reger a ao poltica do prncipe. Assim, diz Maquiavel, preciso que, para manter-se no poder, um prncipe aprenda a ser mau, e que da maldade se sirva ou no de acordo com a necessidade. Esta a verdade efetiva verit effetuale -, e sempre imperiosa, que deve determinar as aes do prncipe. Eis a a novidade do pensamento maquiaveliano e, justamente, a que causou maior escndalo e crticas. uma reavaliao das relaes entre tica e poltica. Maquiavel estabelece, de um lado, uma moral laica, de base naturalista, separada da moral crist e, de outro, apresenta a autonomia da poltica, desvencilhando-a de toda e qualquer questo moral. Esta nova tica analisa as aes do prncipe no mais em funo de uma hierarquia de valores dada a priori, mas sim em vista das conseqncias, dos resultados da ao poltica. No se trata de amoralismo, mas de uma nova moral centrada nos critrios da avaliao do que til comunidade. Assim, o critrio para definir o que moral o bem da comunidade e, nesse sentido, s vezes, legtimo o recurso ao mal: o emprego da fora coercitiva do Estado, a guerra, a prtica da espionagem, o emprego da violncia. (ARANHA&MARTINS, 1993, p. 205) Astucioso , portanto, o prncipe que sabe simular e dissimular e lanar mo desses recursos no momento em que a necessidade se impe. Por esta forma Maquiavel introduz o conceito de virt. Os homens de virt so aqueles que sabem agir diante da situao que se lhes oferece e imprimir sua vontade no curso das coisas (fortuna). Agir com virt, assim, agir ora com humanidade ou bondade, ora com crueldade ou maldade, de acordo com a necessidade da ocasio. Por detrs da noo de virt est o princpio moral da ao como justificativa para o bem coletivo. Desse modo, em certas circunstncias,
Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006
A R T I G O

121

LAIRTON MOACIR WINTER

legtimo o uso de algumas crueldades, que por si sendo ms, so aes virtuosas quando beneficiam a coletividade. Por esta razo, h violncias que politicamente se justificam quando o fim ltimo for o bem comum. Evidentemente que Maquiavel no se refere ao uso da fora como mero ato de sadismo do Prncipe, que se compraz com o sofrimento alheio. Para ele, nenhuma conquista se faz sem o uso da violncia. E o Estado no representa exceo regra. Entretanto, a violncia da qual fala Maquiavel a violncia poltica, justificada to somente em funo do bem comum. Toda e qualquer outra forma de violncia que no tenha a finalidade de preservar o Estado e o bem da coletividade, mas praticada apenas por satisfao pessoal, deve ser sempre evitada, sublinha Maquiavel. A primeira forma legitima a autoridade do prncipe, a segunda, o condena perante seus sditos que no hesitaro em demov-lo do poder na primeira oportunidade que tiverem. Compreende-se, assim, que a fora e a poltica so paralelas, em que esta no subsiste sem aquela. A fora, assevera o autor, est em saber usar a astcia. por esta via que deve ser entendida a lgica da fora em Maquiavel. O pensamento poltico de Maquiavel nos leva seguinte reflexo sobre o homem de ao: se o indivduo aplicar de forma inflexvel o cdigo moral que rege sua vida pessoal vida poltica, sem dvida colher fracassos sucessivos, tornando-se um poltico incompetente.
Se o indivduo, na sua existncia privada, tem o direito de sacrificar o seu bem pessoal imediato e at sua prpria vida a um valor moral superior, ditado pela sua conscincia, pois em tal hiptese est empenhando apenas seu destino particular, o mesmo no acontece com o homem de Estado, sobre a qual pesam a presso e a responsabilidade dos interesses coletivos; este, de fato, no ter o direito de tomar uma deciso que envolva o bem-estar ou a segurana da comunidade, levando em conta to-somente as exigncias da moral privada; casos haver em que ter o dever de viol-la para defender as instituies que representa ou garantir a prpria sobrevivncia da nao. (ESCOREL, 1979, p. 94)

Isto significa que a avaliao moral no deve ser feita antes da ao poltica, segundo normas gerais e abstratas, mas a partir de uma situao especfica avaliada em funo do resultado dela, j que toda ao poltica visa a sobrevivncia do grupo e no apenas de indivduos isolados. Maquiavel enfatiza que os critrios da tica poltica precisam ser revistos conforme as circunstncias e sempre tendo em vista os fins coletivos.
Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

122

A R T I G O

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

No captulo VI dO Prncipe, que se refere conquista dos principados novos, Maquiavel destaca a importncia da virt e da fortuna para a manuteno do principado.
Digo, portanto, que nos principados completamente novos, onde h um novo prncipe, existe maior ou menor dificuldade para mant-lo conforme seja maior ou menor a virt de quem o conquistou. E, como a passagem de simples cidado a prncipe supe virt ou fortuna, parece que uma ou outra dessas duas coisas ameniza, em parte, muitas das dificuldades. Contudo, aquele que depende menos da fortuna consegue melhores resultados. (MAQUIAVEL, 2004, p. 23)

Para Maquiavel, uma das facetas da virt a fora, da qual devem lanar mo os prncipes quando a necessidade se impuser. necessrio, portanto, (...), examinar se estes inovadores dispem de meios prprios ou dependem de outros, isto , se para realizar a sua obra precisam pedir ou podem forar. (MAQUIAVEL, 2004, p. 25). Para o autor, apenas o segundo caso garante o xito do prncipe. Se, num primeiro momento o prncipe deve utilizar-se da fora bruta armas, violncia, coero - para impor a sua autoridade, deve tambm saber reconhecer o momento adequado em substitu-la pela fora da persuaso. Maquiavel distingue, assim, entre o bom governo, que forado pela necessidade a usar da violncia visando o bem coletivo, e o tirano, que age por capricho ou interesse prprio. Por esta razo, mesmo sem a fora, ainda que esta sempre deva permanecer como recurso de ltima instncia, um poder se estabelece como legtimo quando os sditos, por meio da persuaso do prncipe, so levados a reconhecer e a aceitar a sua autoridade como legtima. Essa legitimidade, no entanto, no se funda mais sobre a natureza j que natural apenas e sempre a mudana - e nem sobre princpios morais valores -, mas sobre o reconhecimento dos seus sditos. Neste sentido, uma autoridade legtima quando seus sditos a reconhecem como tal. A durabilidade do Estado, portanto, depende da maneira como a relao entre o prncipe e os sditos se resolve e quando ambos se percebem pertencentes mesma sorte, ao mesmo destino. Partindo do princpio de que natural somente a mudana e no a permanncia das coisas e que, portanto, a ao poltica sempre movida pela transitoriedade, pela mutabilidade, Maquiavel retm as formas legtimas e ilegtimas de poder da tradio, mas elimina o princpio de poder natural dos poderes hereditrios. No por acaso que Maquiavel comea O Prncipe descrevendo as espcies e os modos pelos quais se conquistam os Principados. Este o ponto para o qual chama a ateno. Quando fala, no captulo II, dos principados herediTempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006
A R T I G O

123

LAIRTON MOACIR WINTER

trios, ele procura persuadir o leitor para, depois, falar sobre o Estado novo. Para o autor, a semelhana entre os Estados hereditrios e os Estados novos que ambos nascem do uso da fora, da violncia. A diferena, no entanto, o tempo em que os fatos ocorreram. O Estado hereditrio, por ser mais antigo do que o Estado novo, leva os sditos a esquecerem do uso da fora empreendida pelo prncipe para conquist-lo. Desse modo, o Estado hereditrio legtimo pelo hbito dos sditos de estarem submetidos ao poder de um monarca. Eis porque, segundo Maquiavel, mais fcil administrar e preservar um Estado hereditrio do que um Estado novo. (...) Digo, pois, que, nos Estados hereditrios e acostumados linhagem de seus prncipes, so bem menores as dificuldades para conservlos do que nos novos... (MAQUIAVEL, 2004, p. 5) Alm disso, Maquiavel sublinha que nenhum Estado sobrevive sem a religio. No porque se sustente pela f ou pela crena em Deus. A sua razo est na finalidade que lhe externa, qual seja, um devotamento dos sditos ptria e s causas cvicas. Desta maneira, o temor a Deus pode ser um importante meio do qual o monarca pode se utilizar para tornar o povo mais aderido ao Estado, o que, em ltima anlise, facilita a sua administrao. As formas de governo, afirma Maquiavel, so sempre o resultado de um conflito interno, de uma fora interna que move o poder poltico de todo e qualquer Estado. Maquiavel define este conflito como o resultado de desejos antagnicos de dois grupos sociais distintos, os grandes e o povo. Neste conflito o prncipe o mediador, e a soluo dada por ele define o tipo de governo que rege o Estado. No captulo IX dO Prncipe, Maquiavel fala do Principado Civil. Nele descreve a necessidade do prncipe em enfrentar o conflito de desejos entre o povo e os grandes, ou poderosos, se quiser manter o poder do Estado.
(...) Pois, em todas as cidades, existem esses dois humores diversos que nascem da seguinte razo: o povo no quer ser comandado nem oprimido pelos grandes, enquanto os grandes desejam comandar e oprimir o povo; desses dois apetites diferentes, nasce nas cidades um destes trs efeitos: principado, liberdade ou licena. (MAQUIAVEL, 2004, p. 43)

O conflito entre esses dois grupos sociais a essncia da ao poltica em Maquiavel. A poltica resulta, ento, da ao social a partir das divises sociais. De todo modo encontra-se a um paradoxo, o de que o povo deseja no ser oprimido. No entanto, na prtica no h possibilidade dele se livrar da opresso, nem
124
A R T I G O

Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

do prncipe e nem dos grandes. Mas, entre ambos, prefervel o mal menor, qual seja, o de se submeter ao poder do prncipe. O desejo do povo, em virtude disso, encontrar no prncipe um protetor de sua liberdade frente aos impulsos de dominao dos grandes. Por esta razo, o prncipe o nico capaz de manter a liberdade do povo. Mas, no que difere o prncipe dos grandes e faz o povo optar pelo primeiro? Maquiavel diz que enquanto o desejo dos grandes tomar o poder e oprimir o povo, o prncipe deseja apenas o poder. por isso que o prncipe deve apoiar-se no povo. Enquanto este deseja apenas no ser oprimido, no representando, portanto, nenhuma ameaa ao poder do prncipe, aqueles rivalizam com este na medida em que, alm de oprimir, desejam tambm tomar o poder. Assim, MAQUIAVEL (2004) afirma que,
(...) Quem chega ao principado com a ajuda dos grandes mantm-se com mais dificuldade do que o que se torna prncipe com a ajuda do povo, porque o primeiro se v cercado de muitos que parecem ser seus iguais, no podendo, por isso, comand-los nem manej-los a seu modo. Mas quem chega ao principado com o favor popular encontra-se sozinho e no tem em torno de si ningum, ou quase ningum, que no esteja pronto a obedec-lo. (...) Alm disso, um prncipe no pode jamais proteger-se contra a inimizade do povo, porque so muitos; no entanto, pode-se garantir contra os grandes porque so poucos (...) (p. 44).

Todavia, mesmo o povo sendo mais honesto e em maior nmero do que os grandes, o prncipe no deve esperar apoio e nem segurana dele no momento da prova de foras, afirma Maquiavel.
(...) Contra esta minha opinio, no me venham com aquele velho provrbio quem se apia no povo, se apia no lodo, porque isso s verdade quando um cidado particular se alicera no povo e espera que este o liberte quando for atacado por seus inimigos ou pelos magistrados. (...) (MAQUIAVEL, 2004, p. 45)

Mas, se assim, o que ento confere segurana ao prncipe? Maquiavel responde que a necessidade que o povo tem do prncipe em proteg-lo e livr-lo da opresso dos grandes. O prncipe deve persuad-lo constantemente disso. A segurana do prncipe, portanto, depende do povo em se sentir seguro. Assim, no haver motivo para o povo se voltar contra o prncipe. O desafio do prncipe manter o equilbrio do Estado diante dos desejos dos diferentes atores que encenam a realidade social e poltica. Quando o prncipe reconhece esta verdade (verit effetuale) e enxerga o bvio, ento capaz
Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006
A R T I G O

125

LAIRTON MOACIR WINTER

de manter o Estado. A obviedade est na no existncia de uma verdade poltica estabelecida. A estabilidade do Estado a instabilidade poltica gerada pelo conflito social. por isso que, s vezes, o bem - ou o mal - o bom caminho. Segundo CHAU (2000),
(...) O verdadeiro prncipe aquele que sabe tomar e conservar o poder e que, para isso, jamais deve aliar-se aos grandes, pois estes so seus rivais e querem o poder para si, mas deve aliar-se ao povo, que espera do governante a imposio de limites ao desejo de opresso e mando dos grandes. A poltica no a lgica racional da justia e da tica, mas a lgica da fora transformada em lgica do poder e da lei. (p. 203).

Mas, como manter a estabilidade poltica de um Estado numa sociedade contraditria, como o conflito entre os grandes e o povo? Evidentemente, a existncia da poltica pressupe unidade, concrdia. Entretanto, esta unidade poltica, necessria para a existncia do Estado, nunca pressupe aniquilao do conflito social. O Estado s se mantm quando consegue dar vazo ao conflito de desejos. Reduzlo unidade, concrdia, o enfraquece e o torna inseguro, sublinha Maquiavel. Desse modo, a segurana do Estado assegurada se o prncipe, alm de sua reputao, no aniquilar o conflito social e nem estimul-lo entre faces opositoras, quando chamar os inimigos para un-los sua causa e quando perceber que conquistar a confiana do povo o protege mais do que uma fortaleza. Mas, qual ento a concepo de Estado defendida por Maquiavel? Numa interpretao apressada poder-se-ia chegar concluso de que Maquiavel talvez defendesse a Monarquia absolutista. Entretanto, o absolutismo moderno que se conhece posterior poca em que viveu Maquiavel e julg-lo absolutista seria uma inverdade histrica. Contudo, Maquiavel defende, sim, a Monarquia, mas apenas nas situaes de crise, de desigualdade social e de decadncia das instituies, a fim de restaurar a organizao do Estado. Uma vez superadas as crises institucional e social, Maquiavel acena para a instaurao da Repblica como forma de Estado adequado. No entanto, no se deve cometer o erro de tentar enquadrar Maquiavel como defensor intransigente deste ou daquele regime de governo ou sistema de poder, mesmo porque, de acordo com CHAU (2000), Maquiavel no aceita a diviso clssica dos trs regimes polticos (monarquia, aristocracia, democracia) e suas formas corruptas ou ilegtimas (tirania, oligarquia, demagogia), como tambm no aceita que o regime legtimo seja o hereditrio e, o ilegtimo, o usurpado, tomado por conquista. Qualquer regime poltico - tenha a forma que tiver e tenha
126
A R T I G O

Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

A concepo de Estado e de poder poltico em Maquiavel

a origem que tiver - poder ser legtimo ou ilegtimo. O critrio de avaliao, ou o valor que mede a legitimidade e a ilegitimidade, a liberdade, arremata Maquiavel. A obra de Maquiavel se constitui, de fato, numa inovao para o pensamento poltico moderno. Esta novidade se fundamenta na distino entre a moral individual, herdada da tradio crist, e a tica poltica, laica, determinada pelas circunstncias do real. Elucidar isso constituiu o propsito de Maquiavel ao compor O Prncipe. Para Maquiavel, o sucesso ou o fracasso do prncipe no depende da sorte e nem suas aes de receitas prontas, como um manual a seguir. O que determina se o prncipe ter ou no sucesso, so as suas aes nas circunstncias. A virt a capacidade humana de controlar e de antecipar os efeitos da fortuna. Assim, o prncipe virtuoso aquele que sabe aproveitar a ocasio para agir corretamente e impor sua vontade nos rumos da histria. No existem, contudo, mtodos prontos e caminhos seguros para trilhar. A interpretao do real e do concreto, do aqui e do agora, do momento presente, o nico instrumento do qual o prncipe dispe para agir. este o novo que Maquiavel traz com tanta intensidade e que envolve este confronto com a sorte. o humano que se manifesta e se sobrepe ao determinismo. uma redefinio do poder e da fora que o fundamenta... (FERREIRA, 2006, p.185) Para WEFFORT (1989), no basta ao prncipe ser forte para governar. A fora pode ajud-lo a conquistar o poder, mas no capaz de fazer com que ele o mantenha. Para manter o domnio e o respeito dos governados preciso possuir virt. O sucesso do prncipe est atrelado posse da virt, o que implica numa medida poltica: a manuteno da conquista. Resistindo aos inimigos e aos golpes da sorte, o homem de virt deve atrair, para si, a fama, a honra e a glria e, ao povo, a segurana. Pois ao povo importa a estabilidade poltica, que s pode ser dada pelo prncipe virtuoso, independentemente dos meios que ele utilize. Por essa razo, mantendo a estabilidade poltica, que em ltima instncia depende da estabilidade social, ou seja, de como se resolve o conflito de interesses entre os grandes e o povo, o prncipe mantm tambm a estabilidade do Estado. 4 REFERNCIAS
AMES, Jos Luiz. Maquiavel: A Lgica da Ao Poltica. Cascavel: Edunioeste, 2002. ARANHA, M Lcia de Arruda; MARTINS, M Helena Pires. Filosofando: Introduo Filosofia. 2 ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHAU, Marilena. Filosofia. So Paulo: tica. 2000. ESCOREL, Lauro. Introduo ao Pensamento Poltico de Maquiavel. In: ARANHA, M Lcia de Arruda; MARTINS, M Helena Pires. Filosofando: Introduo Filosofia, 2 ed. So Paulo: Moderna, 1993. Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006
A R T I G O

127

LAIRTON MOACIR WINTER

FERREIRA, Joo Vicente Hadich. A Poltica em Maquiavel: In: Filosofia: Ensino Mdio. Curitiba: Seed-Pr, 2006. LEFORT, Claude. Le Travail Le Loeuvre Machiavel. Paris: Gallimard, 1972. MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. 3 ed. Trad. Maria Jlia Goldwasser. So Paulo: Martins Fontes, 2004. ______. Escritos Polticos. So Paulo: Nova Cultural, 2000. WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os Clssicos da Poltica. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, O Federalista. Srie Fundamentos 62. So Paulo: tica, 1989.

128

A R T I G O

Tempo da Cincia ( 13 ) 25 : 117-128, 1 semestre 2006

Vous aimerez peut-être aussi