Vous êtes sur la page 1sur 6

Por que os gays so gays?

A cincia esta cada vez mais prxima de explicar um dos maiores mistrios do comportamento humano

Bar depois do expediente, cervejinha gelada, papo animado sobre colegas de trabalho. De repente, algum faz a revelao bombstica: Sabe o fulano? gay! Voc provavelmente j participou de uma conversa como essa. Ela acontece todos os dias, nos melhores bares e tambm nas melhores famlias. Depois do silncio, a mesa se divide entre os completamente surpresos e os que sempre tiveram certeza, estava na cara que ele era. At que algum finalmente pergunta: Mas por qu? O que levou fulano a ser diferente da maioria? E comea a rodada de especulaes: A culpa da me repressora. Ele foi violentado pelo pai. No gostava de futebol. gentico, desde pequeno tinha trejeitos afeminados. S gay porque est na moda. Pois as mesas de bar mais uma vez provam estar entre as entidades mais antenadas do planeta. O debate sobre a origem da orientao sexual hoje um dos mais quentes da cincia e tambm um daqueles em que os resultados parecem mais surpreendentes. Historicamente, as respostas se dividiam entre os que defendiam que uma pessoa nasce gay e as que sustentavam que nos tornamos gays, bi ou heterossexuais dependendo do ambiente em que vivemos. Mas, nos ltimos anos, pesquisadores comearam a apontar novos e surpreendentes caminhos. As maiores novidades vm dos estudos biolgicos. Eles indicam que a formao da sexualidade acontece antes do nascimento em parte pelos genes, mas tambm por fatores que atuam no desenvolvimento do feto. No h nada comprovado e ainda falta muito a ser desvendado, especialmente sobre a influncia do ambiente onde a criana criada em sua sexualidade. Mas as evidncias esto causando uma revoluo no pensamento cientfico. E se comprovadas, podero subverter noes bsicas que construmos ao redor dos gays.

Que importa?
Muita gente acredita que a cincia deveria deixar essa polmica de lado. O argumento que gays existem e pronto no h nada alm disso para entender. Para elas, perguntar sobre o que leva uma pessoa a ser gay uma atitude preconceituosa que supe que a heterossexualidade no precisa de explicao. Cientistas, no entanto, defendem a necessidade de pesquisa, argumentando que elas podem acabar ou pelo menos diminuir preconceitos. Os homossexuais so muitas vezes acusados de exibir um comportamento no natural. A nica maneira de refutar essa acusao pesquisar as causas das diferentes orientaes sexuais, diz a biloga transexual Joan Roughgard, professora da Universidade Stanford e autora do livro Evolutions Rainbow (Arco-ris da Evoluo, sem traduo em portugus), em que analisa cerca de 300 casos de comportamento homossexual entre animais. Para o antroplogo Luiz Mott, presidente do Grupo Gay da Bahia, as pesquisas so importantes porque desconstroem a noo religiosa milenar de que homossexualidade um comportamento diablico e patolgico. Se comprovarem que h uma raiz gentica, estar claro que a homossexualidade est nos prprios desgnios do Criador, afirma.

Outro argumento pr-pesquisas diz que saber a origem do prprio comportamento aplaca um pouco a ansiedade. Vemos a preocupao do homossexual em no ser discriminado, mas tambm a dos pais, que se sentem responsveis e querem entender at que ponto esse sentimento procede, diz Carmita Abdo, psiquiatra do Hospital das Clnicas de So Paulo e coordenadora do projeto Sexualidade, maior pesquisa j feita sobre os hbitos sexuais dos brasileiros. As tentativas de explicar a origem da homossexualidade incluem teorias que vo da mitologia sociologia. No sculo 19, psiquiatras concluram que ser gay era um transtorno mental causado por equvocos na criao da criana e essa idia reinou na maior parte do sculo 20. Mas se essa teoria estivesse correta, ento seria possvel evitar e at reverter quadros homossexuais. Ao perceber o fracasso total das terapias de cura, em 1973, a Associao Psiquitrica Americana achou melhor retirar de sua lista de distrbios mentais a atrao sexual por pessoas do mesmo sexo. Foi quando o termo mudou de nome: homossexualismo deu lugar a homossexualidade porque o sufixo ismo denota doena. A essa altura, os cientistas j consideravam ser gay uma variao absolutamente natural do comportamento humano. At que em 1991 o neurocientista anglo-americano Simon LeVay, gay declarado, anunciou ter encontrado diferenas em crebros de homens gays e hteros. LeVay examinou o hipotlamo, zona-chave da sexualidade no crebro, e descobriu que a regio chamada INAH-3 era entre 2 e 3 vezes menor nos gays. Era a primeira indicao da origem biolgica da homossexualidade. Mas, como vrias pesquisas da rea, a de LeVay tinha limitaes: os gays do estudo haviam morrido em decorrncia da aids e talvez a doena fosse responsvel pela diferena. E, mesmo que essa diferena no estivesse relacionada com a aids, era impossvel determinar se ela era causa ou conseqncia da experincia gay. Apesar das dvidas, a descoberta abriu caminho para estudos que reforam a suspeita de que a homossexualidade vem do tero. Minhas pesquisas sugerem que algo acontece muito cedo na vida dessas pessoas, provavelmente na vida pr-natal, diz LeVay. Mas o qu? Parte da resposta veio em 1993 com as pesquisas de Dean Hamer, do Instituto Nacional do Cncer, nos EUA. Hamer percebeu que dentro das famlias havia muito mais gays do lado materno. A descoberta atraiu sua ateno para o cromossomo X (mulheres tm dois cromossomos X, enquanto os homens tm um X e um Y). Em seguida, a descoberta: usando um escner, Hamer viu que uma regio do cromossomo X, a Xq28, era idntica em muitos irmos gays. O que ele descobriu no foi propriamente um nico gene gay, mas uma tira de DNA transmitida por inteiro. A notcia provocou rebulio, e no era para menos. Mesmo contestada por outros estudos, a conexo entre genes e orientao sexual sugere que as pessoas no escolhem ser homossexuais, mas nascem assim. A comunidade gay comeou a ver na cincia a resposta contra a idia de que seu comportamento era antinatural.

Resposta gentica?

Patrick e Thomas so gmeos, tm 7 anos, olhos azuis e cabelo ondulado. Cresceram na mesma casa, criados pelos mesmos pais. primeira vista, impossvel distingui-los. Mas passe algum tempo com eles e voc ver que Patrick socivel, atento e pensativo, enquanto Thomas espontneo e adora brincar de luta. Quando tinham 2 anos, Patrick encontrou os sapatos da me e gostou de cal-los. Aos 3, Thomas disse que o revlver de plstico era seu brinquedo favorito. Aos 5, Thomas se fantasiou de monstro no Halloween; Patrick quis se vestir de princesa. Ridicularizado pelas risadas do irmo, decidiu ser Batman. Patrick sempre brincou entre meninas, nunca meninos. Os pais deixaram que ele fosse ele mesmo em casa, mas mantiveram alguns limites em pblico com medo de que seu comportamento feminino o expusesse. Funcionou at o ano passado, quando o orientador da escola ligou dizendo que ele deixara os colegas incomodados: insistia que era uma menina. A histria de Patrick e Thomas foi revelada pelo jornal Boston Globe. Como os demais gmeos univitelinos (gerados pelo mesmo vulo), os garotos so clones genticos. Se a homossexualidade fosse mesmo causada por um cromossomo, os dois deveriam ter a mesma orientao sexual. Segundo estudos recentes, como o do psiquiatra americano Richard Green, garotos como Patrick tm at 75% de possibilidade de ser homossexuais quando adultos. Thomas aparenta ser heterossexual. O caso de gmeos com orientao sexual diferente mostra que, sozinha, a gentica no explica a homossexualidade. Mas isso no significa que a criao tem todas as respostas. Afinal, antes mesmo de falar, Patrick j exibia traos femininos. H mais dicas nessa charada: os pesquisadores americanos Michael Bailey, da Universidade Northwestern, e Richard Pillard, da Universidade de Boston, analisaram gmeos e viram que, entre bivitelinos, se um deles gay, o outro tem 22% de possibilidade de tambm ser. Para os univitelinos, a probabilidade sobe para 52%. So nmeros bastante superiores taxa de homossexualidade entre a populao, que seria de 10% de acordo com o famoso e polmico Relatrio Kinsey, dos anos 40, e entre 2% e 5% segundo pesquisas mais recentes. Bailey e Pillard, portanto, praticamente provam a existncia de um componente gentico para a homossexualidade. Ao mesmo tempo, praticamente provam, tambm, que os genes no do conta de tudo. Os estudos com gmeos feitos at agora nos permitem uma estimativa de que at 40% da orientao sexual venha dos genes, diz o pesquisador Alan Sanders, da Universidade Northwestern, EUA. Para aprofundar suas pesquisas, Sanders est recrutando voluntrios, inclusive brasileiros, para o maior estudo gentico sobre homossexualidade j realizado. A meta selecionar 1 000 pares de irmos gays bivitelinos, afirma. Em irmos assim, espera-se uma variao gentica de 50%. Vamos analisar todo o genoma para saber se a variao maior.

O que mais est em jogo?


Se os genes no explicam tudo, que outros elementos explicariam? Um deles parece ser o desenvolvimento biolgico do feto ainda no tero. E dessa rea que vm saindo as pesquisas mais promissoras. Uma delas a teoria dos hormnios pr-natais. A idia que os hormnios sexuais masculinos (andrgenos) se conectam s partes responsveis pelos desejos sexuais no crebro e influenciam seu crescimento, tornando o crebro mais tipicamente masculino ou

feminino. A conexo dependeria das protenas receptoras de andrgenos (AR, na sigla em ingls). Imagine que cada clula do crebro seja uma casa. As ARs funcionariam como o porto dessas casas, que controla a entrada de pessoas. Sabe-se que a quantidade e a localizao desses portes so diferente nos homens e nas mulheres. Cientistas j constataram, por exemplo, que o hipotlamo masculino tem mais ARs que o feminino. Essa teoria supe que a homossexualidade nos homens causada por portes que restringem a entrada de andrgenos nas regies responsveis pela sexualidade, formando um crebro submasculinizado. Nas mulheres, esses portes facilitariam entradas maiores, construindo uma estrutura supermasculinizada. Tudo conseqncia do nmero de ARs de cada feto o que talvez se deva carga gentica. Os cientistas advertem que esse processo complexo. Em todo caso, as pistas da ao dos hormnios pr-natais esto por todo lado. Por exemplo, na nossa mo. Homens geralmente tm o dedo indicador um pouco menor que o anular, enquanto nas mulheres o comprimento costuma ser igual. Richard Lippa, da Universidade Estadual da Califrnia, notou que essa diferena no tamanho dos dedos tende a ser maior nos gays que nos hteros. Em outra pesquisa, Dennis McFadden, da Universidade do Texas, observou que lsbicas so menos sensveis que as outras mulheres a sons baixos. Mas preciso cautela: correlaes entre interesse sexual e traos fsicos esto longe de ser provadas. Tambm vale lembrar que os hormnios importantes no so os que circulam no nosso sangue quando adultos cujos nveis so iguais em homossexuais e hteros mas os que atuaram no perodo de gestao. O novo desafio dos pesquisadores entender quais as origens de um fenmeno recmdescoberto: a existncia de irmos mais velhos parece afetar a sexualidade dos mais novos. o chamado efeito big brother. O cientista canadense Ray Blanchard acompanhou 7 mil pessoas e viu que a maioria dos gays nasce depois de irmos homens e heterossexuais. Blanchard e o colega Anthony Bogaert calcularam que cada irmo mais velho aumenta em 33% a possibilidade de o menor ser gay. Um garoto com 3 irmos mais velhos tem o dobro de possibilidade de ser gay que outro sem irmo mais velho. Um garoto com 4 irmos mais velhos tem o triplo. Ter irms mais velhas no altera a probabilidade de o menino ser gay. Para alguns, a explicao est na convivncia familiar: depois de dar luz vrios homens, a me trataria o caula como a menina que ela no teve. Os irmos mais velhos tambm tenderiam a dominar o mais novo, influindo em seus sentimentos sobre si e os demais. Outra hiptese vem da biologia. Os fetos masculinos talvez acionem uma reao imunolgica na me ao produzirem substncias que ameaam seu equilbrio hormonal, diz o cientista Qazi Rahman, da Universidade de East London. Segundo ele, o corpo da me acionaria um alarme para produo de anticorpos contra protenas ou hormnios do beb. Cada novo feto masculino intensifica a resposta, e o acmulo de anticorpos redirecionaria a diferenciao tipicamente masculina para uma mais feminina, gerando orientao homossexual nos filhos seguintes.

Como os outros pesquisadores, Rahman no nega que fatores ambientais possam entrar na equao. O problema que ningum sabe exatamente quais so eles. No h provas, por exemplo, de que o abuso sexual na infncia causa homossexualidade. O nmero de gays no maior em lares chefiados por mulheres nem entre filhos criados por casais gays. Tampouco h mais casos de homossexualidade aps perodos de guerra, quando os pais se ausentam de casa, o que enfraquece as hipteses sobre dinmicas familiares. Nem mesmo a teoria de Sigmund Freud encontra sustentao cientfica. O pai da psicanlise dizia que mes superprotetoras e pais ausentes poderiam levar o filho a ser gay. Mas ao invs de encontrar a causa, Freud possivelmente enxergou a conseqncia: a superproteo da me no seria a origem da homossexualidade, mas um ato de defesa para um filho que rejeitado pelo pai por se comportar, desde cedo, de maneira feminina. Antes que voc deixe de lado as explicaes psicolgicas, bom ler o que vem a seguir.

Do extico ao ertico
Fatores biolgicos (como genes e hormnios) so certamente responsveis por mais de 50% da orientao sexual, diz Dean Hamer. Ou seja: at mesmo o pai do gene gay admite que h espao para fatores psicolgicos. justamente por apostar na interao entre biologia e ambiente que a teoria extico se torna ertico vem chamando a ateno dos estudiosos. Seu autor, o psiclogo Daryl Bem, da Universidade Cornell, no estado de Nova York, afirma que os indivduos so atrados por outros de quem se sentiram diferentes na infncia. Daryl diz que fatores biolgicos atuam na formao da sexualidade ao agir sobre o temperamento da criana, predispondo-a a realizar certas atividades mais do que outras. Assim, um menino que gostar de luta, futebol e esportes competitivos tipicamente masculinos conviver num grupo com o mesmo perfil. Outro garoto que preferir bonecas e socializao mais calma, tipicamente feminina, encontrar colegas que tambm preferem a Barbie. Para esse garoto que convive entre amiguinhas e brinca com bonecas, a figura extica que despertar sua ateno sexual ser um menino. No caso de meninas homossexuais, se inverteriam os papis. Isso ocorre porque nossa sociedade polariza as diferenas de gnero. Se no as polarizasse tanto, mais homens e mulheres escolheriam parceiros com base em outros atributos alm do sexo biolgico, diz Daryl. Isso significa que, apesar de a cincia estar caminhando para a noo de que a homossexualidade inata, a biologia no completamente determinante. Essa predisposio para a homossexualidade vai se manifestar ou no dependendo das experincias de vida da pessoa, diz a psiquiatra Carmita Abdo. Tudo indica que a homossexualidade mesmo o resultado da interao de 3 fatores: biolgicos, psicolgicos e sociais, mesmo que esses dois ltimos ainda precisem de mais evidncias. Enquanto elas no aparecem, melhor voc ser menos taxativo nas suas conversas de mesa de bar.

Terapia para gays?


Robert Spitzer o psiquiatra que encorajou a Associao Psiquitrica Americana a retirar a homossexualidade da lista de transtornos mentais. Graas a ele, no se pode dizer hoje que ser gay doena. Por isso, Spitzer causou espanto ao afirmar, em 2001, que sesses de terapia

podem mudar a orientao sexual de um gay. Ele chegou a essa concluso ao entrevistar pessoas que diziam ter deixado a homossexualidade aps o tratamento. A medicina no trata apenas das doenas, diz. A Super conversou com Ben Newman, diretor de um site que oferece apoio no religioso a pessoas que querem mudar de orientao sexual. Com um terapeuta que entendia o que eu passava e respeitava meus valores descobri que no tinha desejo por sexo, mas uma necessidade de amizade e identidade masculinas, diz Newman. Mas preciso extrema cautela nesse assunto. Muitos psiclogos dizem que a pesquisa de Spitzer tem problemas metodolgicos. Terapias de converso no funcionam e s causam mais sofrimento, diz a psicloga Adriana Nunan, da PUC-RJ. O Conselho Regional de Psicologia desaconselha tratar a homossexualidade. O que se trata o desconforto de ter essa condio, diz a psiquiatra Carmita Abdo.

O gene gay e a evoluo


O desafio dos que apiam uma base gentica para a orientao sexual explicar a permanncia e adaptao dos genes gays ao longo da evoluo. Ser atrado pelo sexo oposto til porque leva o indivduo a gerar filhos por isso os genes da heterossexualidade dominam o planeta. Mas como os genes da homossexualidade tambm parecem existir, provvel que sirvam ou tenham servido a algum valor reprodutivo ao longo da evoluo, diz o cientista ingls Qazi Rahman. Talvez os animais possam dar a resposta. O bilogo americano Bruce Bagemihl analisou 450 espcies e constatou que elas no fazem sexo s para produzir filhotes. Mais de 70 tipos de aves e 30 de mamferos casam-se com indivduos do mesmo sexo. Muitas vezes, para ter prazer. Para a biloga Joan Roughgarden, a homossexualidade um trao natural que mantm indivduos unidos atravs do contato. Para ela, no h diferena entre jogadores de futebol que se tocam para funcionar melhor como equipe e duas pessoas que se acariciam intimamente. Estamos muito preocupados com o contato genital, mas tudo no passa de intimidade fsica, diz.

Vous aimerez peut-être aussi