Vous êtes sur la page 1sur 4

Topologia de rede

A topologia de rede descreve como o layout de uma rede de computadores atravs da qual h o trfego de informaes, e tambm como os dispositivos esto conectados a ela. H vrias formas nas quais se pode organizar a interligao entre cada um dos ns (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia fsica a verdadeira aparncia ou layout da rede, enquanto que a lgica descreve o fluxo dos dados atravs da rede.

Topologia de rede em anel


A topologia de rede em anel consiste em estaes conectadas atravs de um circuito fechado, em srie, formando um circuito fechado (anel). O anel no interliga as estaes diretamente, mas consiste de uma srie de repetidores ligados por um meio fsico, sendo cada estao ligada a estes repetidores. uma configurao em desuso. Redes em anel so capazes de transmitir e receber dados em configurao unidirecional; o projeto dos repetidores mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicao que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqncia ao destino, pois sendo unidirecionais evita o problema do roteamento. Nesta topologia cada estao est conectada a apenas duas outras estaes, quando todas esto ativas. Uma desvantagem que se, por acaso apenas uma das mquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, j que a informao s trafega em uma direo. Em termos prticos, nessas redes a fiao, que geralmente realizada com cabos coaxiais, possui conectores BNC em formato de "T", onde uma das pontas se encaixa na placa de rede; uma a origem do cabo vinda da mquina anterior e a outra ser o prosseguimento para a mquina seguinte.

Topologia em anel

Topologia em estrela
Estrela nome de uma topologia de rede de computadores. Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores atravs de concentrador/comutador.

switches ou qualquer outro

Estrela - A topologia estrela caracterizada por um elemento central 8, que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada n, da surgiu a designao "Estrela". As informaes so trafegadas na rede enviada de um host para o outro. Toda informao enviada de um n para outro enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, os dados no iro passar por todos os hosts. O concentrador encarregase de rotear o sinal para as estaes solicitadas, economizando tempo. Existem tambm redes estrela com conexo passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais do que uma pea mecnica que atrela os "braos" entre si, no interferindo no sinal que flui por todos os ns, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexo passiva mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado j que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) no apresentam um custo to elevado se levarmos em considerao as vantagens que so oferecidas. Vantagem: Como este tipo de topologia no possui uma administrao central, caso um equipamento apresente problemas, a rede permanece estvel. Desvantagem: Qualquer problema no equipamento que o centro da estrela paralisa a rede.

Topologia em estrela

Os LAN
LAN significa Local Area Network (em portugus Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organizao e que esto ligados entre eles numa pequena rea geogrfica por uma rede, freqentemente atravs de uma mesma tecnologia (a mais usada a Ethernet). Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferncia de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet por exemplo) e 1 Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet por exemplo). A dimenso de uma rede local pode atingir at 100 ou mesmo 1000 utilizadores. Alargando o contexto da definio aos servios oferecidos pela rede local, possvel distinguir dois modos de funcionamento: Num ambiente de igual para igual (em ingls peer to peer), no qual no h um computador central e cada computador tem um papel similar Num ambiente cliente/servidor, no qual um computador central fornece servios rede aos utilizadores.

Os MAN
Os MAN (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) interligam vrios LAN geograficamente prximos (no mximo, a algumas dezenas de quilmetros) com dbitos importantes. Assim, um MAN permite a dois ns distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN formado por comutadores ou switchs interligados por relaes de elevado dbito (em geral em fibra ptica).

Os WAN
Um WAN (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta vrios LANs atravs de grandes distncias geogrficas. Os dbitos disponveis num WAN resultam de uma arbitragem com o custo das ligaes (que aumenta com a distncia) e podem ser fracos. Os WAN funcionam graas switchs que permitem escolher o trajeto mais adequado para atingir um n da rede. O mais conhecido dos WAN a Internet.

Histria da Rede de computadores


Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicao, a comunicao entre mquinas calculadoras ecomputadores antigos era realizada por usurios humanos atravs do carregamento de instrues entre eles. Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma mquina de teletipo para enviar instrues para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar sistemas de sada como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergalctica", um precursor da ARPANET. Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usurios distribudos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DECs PDP-8) para rotear e gerenciar conexes telefnicas. Durante a dcada de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes, que podiam ser usados em uma rede de comutao de pacotes entre sistemas de computadores. Em 1969, a Universidade da Califrnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califrnia em Santa Brbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o incio da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbits/s. Redes de computadores e as tecnologias necessrias para conexo e comunicao atravs e entre elas continuam a comandar as indstrias de hardware de computador, software e

perifricos. Essa expanso espelhada pelo crescimento nos nmeros e tipos de usurios de redes, desde o pesquisador at o usurio domstico. Atualmente, redes de computadores so o ncleo da comunicao moderna. O escopo da comunicao cresceu significativamente na dcada de 1990 e essa exploso nas comunicaes no teria sido possvel sem o avano progressivo das redes de computadores.

Pra que serve a rede de computadores


Rede so um grupo interligado de ns ou estaes, conectadas por canais de comunicao ou por meio de equipamentos de conexes, que seria um sistema de computadores e dispositivos perifricos conectados que podem compartilhar informaes, programa, impressora, scanners, servios de fac-smiles, CD-ROMs, correio eletrnico, etc.

Vous aimerez peut-être aussi