Vous êtes sur la page 1sur 3

Dicas para a Reforma Ortogrfica As novas regras do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009.

Oito pases, onde o portugus lngua oficial, vo precisar ajustar sua gramtica s novas regras, que tm como objetivo unificar as diferentes grafias. No Brasil, as principais mudanas sero a eliminao de alguns acentos e do trema, alm da adoo de novas regras para o hfen. Esta a quinta vez que a ortografia da lngua portuguesa passa por reformas. As regras ortogrficas atuais continuaro a ser aceitas at dezembro de 2012. ALFABETO COM 26 LETRAS O alfabeto incorpora as letras k, w e y, que sero usadas para escrever: 1) smbolos de unidades de medida: km (quilmetro), kg (quilograma), w (watt); 2) palavras e nomes estrangeiros e seus derivados: show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, Kafka, kafkiano. TREMA O trema deixa de ser usado, a no ser em nomes prprios e derivados. Palavras como lingia, seqestro, tranqilo deixam de ter trema. No entanto, o acento continua a ser usado em palavras estrangeiras e seus derivados: Mller e Bndchen so exemplos. ACENTO AGUDO O acento agudo no ser mais usado nos ditongos abertos ei e oi de paroxtonas (que tm acento tnico na penltima slaba). Palavras como idia, assemblia e jibia perdem o acento agudo. As oxtonas terminadas em is, u, us, i, is continuam a ser acentuadas: chapu(s), papis, heri(s), trofu(s). Palavras paroxtonas com i e u tnicos perdem o acento quando vierem depois de ditongo. Por exemplo, feira, baica, bocaiva ficam feiura, baiuca, bocaiuva. No entanto, o acento permanece se a palavra for oxtona e, o, i ou o u estiverem no final ou seguidos de s. Exemplos so Piau, tuiui, tuiuis. Formas verbais que tm o acento tnico na raiz, com u tnico precedido de g ou q e seguido de e ou i tambm perdem o acento agudo. Verbos como averige (averiguar), apazige (apaziguar) e argem (arg(/u)ir) mudam e passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem. ACENTO CIRCUNFLEXO O acento circunflexo no ser mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e derivados. Por exemplo: eles crem, que eles dem, todos lem, as meninas vem passam a ser escritos desta forma: eles creem, que eles deem, todos leem e as meninas veem. Palavras terminadas em hiato (oo) tambm vo sofrer mudanas: enjo, vo e mago ficam enjoo, voo e magoo. No entanto, permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter, vir e derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir, etc). Exemplos: ele tem dois carros/eles tm dois carros; ele vem de Sorocaba/eles vm de Sorocaba. ACENTO DIFERENCIAL Os acentos agudo e circunflexo no sero mais usados para diferenciar as seguintes palavras: 1) pra (flexo do verbo parar) de para (preposio);

2) pla (flexo do verbo pelar) de pela (combinao da preposio com o artigo); 3) plo (substantivo) de polo (combinao antiga e popular de por e lo); 4) plo (flexo do verbo pelar), plo (substantivo) e pelo (combinao da preposio com o artigo; 5) pra (substantivo fruta), pra (substantivo arcaico pedra) e pera (preposio arcaica). O acento circunflexo permanece para diferenciar pde (passado do verbo poder) de pode (presente do verbo poder). Permanece tambm o acento para diferenciar pr (verbo) de por (preposio). O uso do circunflexo para diferenciar as palavras forma (formato) e frma (de fazer bolo) facultativo. HIFEN Depois de prefixo, quando a segunda palavra comear com s ou r, as consoantes devem ser duplicadas. Exemplos: antirreligioso, antissemita, contrarregra. No entanto, o hfen ser mantido quando os prefixos terminarem com r, como hiper-, inter- e super-. Exemplos: hiperrequintado, inter-resistente, super-revista. No usa-se o hfen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra comear com uma vogal diferente. Exemplos: extraescolar, aeroespacial, autoestrada. Sempre usa-se o hfen diante de h. Observe os exemplos: anti-higinico, super-homem. Prefixo terminado em vogal: 1) no usa-se hfen diante de vogal diferente: autoescola, antiareo. 2) Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo. 3) No usa-se tambm diante de r e s, e dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom. 4) Usa-se hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas. Prefixo terminado em consoante: 1) usa-se o hfen diante de mesma consoante: inter-regional, subbibliotecrio. 2) No usa-se hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico. 3) No usa-se tambm diante de vogal: interestadual, superinteressante. Com o prefixo sub, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por r: subregio, sub-raa etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hfen: subumano, subumanidade. Com os prefixos circum e pan, usase o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegao, pan-americano. O prefixo co une-se em geral com a segunda palavra, mesmo quando esta se inicia por o: coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen: vice-presidente, vice-rei, vicealmirante. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio, como girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, sempre usa-se o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, pr-vestibular, pr-europeu. PRONNCIA DE VERBOS H variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir.

Esses verbos admitem duas pronncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e tambm do imperativo. Se forem pronunciadas com a ou i tnicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos: verbo enxaguar: enxguo, enxguas, enxgua, enxguam; enxgue, enxgues, enxguem. No verbo delinquir: delnquo, delnques, delnque, delnquem; delnqua, delnquas, delnquam. Se os verbos forem pronunciados com u tnico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada tnica, isto , deve ser pronunciada mais fortemente que as outras): verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam, enxague, enxagues, enxaguem. verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem, delinqua, delinquas, delinquam. Obs: no Brasil, a pronncia mais corrente a primeira, com a e i tnicos.

Vous aimerez peut-être aussi