Vous êtes sur la page 1sur 2

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA

1) Qual a diferena entre lngua culta e lngua coloquial? R. Como vimos no nosso contedo sobre as variaes lingsticas importante termos a conscincia de que a lngua apresenta variaes que possibilitam a nossa comunicao de maneira mais eficiente e adequada. A lngua culta a lngua falada e escrita em situaes mais formais, usar a lngua culta significa falar (ou escrever) obedecendo s regras da gramtica normativa. A lngua coloquial uma variante mais espontnea, utilizada nas relaes informais entre os falantes. a lngua do cotidiano sem muita preocupao com as normas.

2) Quais as principais mudanas na acentuao de acordo com o Novo Acordo


Ortogrfico? R. Acento agudo:

Desaparecer nos ditongos abertos ei e oi em palavras como idia e jibia e nas palavras paroxtonas com i e u tnicos, quando precedidos de ditongo em palavras como feira. Acento circunflexo: Desaparecer em palavras com duplo o, como vo e enjo e na conjugao verbal com duplo e, como vem e lem. Acento diferencial: No se usar mais acento para diferenciar pra (verbo) de para (preposio) ou plo (substantivo) de plo (verbo) e pelo (preposio mais artigo). 3) Quais as principais caractersticas de um texto conciso? R. Conciso: O que ? Ser conciso ser exato, no abusar das palavras. Deve-se ir direto ao assunto. Um texto considerado conciso quando elimina tudo aquilo que desnecessrio. Para que serve? Serve para o leitor chegar a informao mais rpido possvel, ou seja, para atingir o objetivo da sua redao (informar, solicitar, relatar). Como obter? V direto ao assunto; Mantenha-se dentro do assunto, tema, matria. Redatores distrados costumam desviar-se para assuntos secundrios no decorrer do texto, fugindo daquilo que interessa. Evite palavras ou frases desnecessrias. Veja alguns exemplos: evidente que..............................em geral, quando evidente no precisamos dizer e, quando no , mentira dizer. a finalidade desta ..........................porque no apresentar direto? desnecessrio dizer que...................se desnecessrio no diga.

Em nome da conciso, claro, no se devem sacrificar as idias importantes nem eliminar consideraes pertinentes. O ideal est no perfeito equilbrio entre os dados que se pediram e aqueles que se oferecem. 4) Por que ao redigir um texto devemos prestar ateno nos pargrafos? R. O que ? uma parte do texto que representa as articulaes do raciocnio. Para que serve? Serve para expressar as etapas do raciocnio. Como construir um pargrafo? Estruturando-o atravs de trs etapas: Introduo: anuncia-se o que se quer dizer atravs de frase(s) inicial(is), tambm chamada de tpico frasal, que resume todo o pensamento que ser desenvolvido no corpo do pargrafo. Desenvolvimento: desenvolve-se a idia anunciada; Concluso: dar-se um fecho idia explanada. Obs.: A mudana de um pargrafo marca o fim de uma etapa e o comeo de outra.

5) Na apostila do nosso curso, estudamos sobre concordncia nominal e verbal, de que forma usarei este contedo ao redigir um texto? R. Saber aplicar na prtica, as regras de concordncia constitui uma habilidade absolutamente indispensvel a quem, falando ou escrevendo, precisa se comunicar utilizando o padro culto da lngua. Concordncia Nominal: princpio de acordo com o qual toda a palavra varivel referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele. Concordncia Verbal: princpio de acordo com o qual o verbo deve se flexionar para se ajustar ao sujeito da orao.

Vous aimerez peut-être aussi