Vous êtes sur la page 1sur 3

1

Universidade Federal de Gois, Faculdade de Direito. Disciplina: Dir. Constitucional Professor: Jonathas Silva Aluno: Hlio Lucas de Oliveira Neto Turma: 3 A Matricula: 104001

A SOBERANIA POPULAR ENQUANTO LEI MAIOR


Advogado e consultor jurdico, Mestre em Direito Pblico pela UFSC, Doutorando em Direito do Estado pela UFPR, membro da Associao Brasileira de Constitucionalistas Democratas, Professor de Direito Constitucional da Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina e da Universidade do Vale do Itaja, Ruy Samuel Espndola discorre, no texto apresentado, A constituio como garantia da democracia: o papel dos princpios constitucionais, sobre a contemplao, na Carta Magna, da soberania popular e de que forma a realizao constitucional permeia a realizao de um Estado Democrtico pleno. A democracia, enquanto princpio, irradia-se sobre as normas de um pas democrtico. Tem-se, assim, a Constituio enquanto retrato dessa soberania popular e de sua estrutura para manter-se. Distingue-se o Estado Democrtico de Direito e constitucional, a partir da, atravs da anlise do processo formador da Carta: quando democrtico, como nas assembleias nacionais constituintes de 1988 no Brasil, ou de 1985 na Argentina, por exemplo, vislumbramos a preeminncia do povo. Pode-se dizer que, sob tal tica, a democracia a base sob a qual se consolida a Constituio e todas suas inferncias factveis, como a prpria organizao da sociedade em um Estado. Estabelecendo-se um paralelo com o famoso dizer do Baro de Montesquieu, no justo porque lei, mas lei porque justo , subentende-se, da elucidao do Prof. Espndola, que a justeza da norma constitucional decorre da formao dessa dever-se a um processo legtimo, justo. Ainda com base nos filsofos iluministas, temos Rousseau e o abade Emmanuel Sieys, que posicionam o povo enquanto soberano, detentor do poder constituinte. Sob outra perspectiva, a democracia um princpio fundamental abordado na Constituio, refletindo, no mundo dos fatos, na organizao da vida do Estado, da Comunidade Nacional e dos cidados. Dentre as normas que ordenam tais aspectos da realidade social, esto as liberdades civis e os direitos individuais e da coletividade. A democracia se daria, ento, sobre a os alicerces dos mandamentos constitucionais. essa a perspectiva focada pelo autor.

A despeito das adversidades, pacfico a ambas abordagens: a democracia s se realiza plenamente quando a nao elabora um Constituio e passa a reger-se por ela, acatando-a como fora soberana; uma Lei Fundamental, em seus princpios que garanta a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Focado nessa dinmica entre a realidade das instituies e social e a Constituio, enquanto norma coordenadora, o autor aprofunda-se na problemtica dos conceitos, com o escopo de elucidar o leitor sobre os caminhos hermenuticos de cada acepo, que do ttulo a obra: Democracia, Constituio, Princpios Constitucionais. Sobre a democracia, Ruy Samuel Espndola problematiza naquilo que crticos e pensadores analticos, tais quais X, Y denominaram ditadura da maioria, ou ainda na idade clssica, aquilo conceituado enquanto deturpao da democracia atravs da manipulao das massas. A regra da maioria deve ser compreendida no como um sinnimo, mas sim um elemento importante do governo democrtico; exige-se, para tal, instituies e afirmao de procedimentos, como nas palavras de Norberto Bobbio, em Do pas constitucional ao pas neocolonial. Mais alm, democracia pressupe a existncia de foras intrnsecas a sociedade, ademais do Estado, que a convirja em torno de valores ticos, polticos e jurdicos, manifestado inicialmente no convvio social. Ainda, no consenso geral a respeito dos direitos do homem. Sob tal perspectiva encontra-se, por exemplo, o jurisconsulto Fbio Konder Comparato. A comunidade fundada luz dos Direitos Humanos, democrtica, declara sua condio no texto constitucional, ilustrando-se na forma de normas, vislumbrando manter-se em tais conjunturas e progredir em outros (como nas normas programticas, que visam no manuteno, mas progresso). Sobre o conceito de Constituio, Espndola ressalta o carter ptreo e universalista da carta, isso , o texto deve ser realizvel em diferentes momentos histricos e sob diversas condies sociais. Ainda versa sobre o equvoco oriundo da crena de que uma Lei Maior restringe-se a definir competncias, separar os poderes e estabelecer limite entre o pblico e o privado as constituies contemporneas veem, cada vez mais, sagrando valores coletivos, vinculando-se ao indivduo comum e estipulando funes para o Estado. Sobre a evoluo histrica do conceito, o autor tambm destaca um novo patamar para seu sentido ontolgico: a Constituio, de carta de intenes poltica, passou a lei das leis, a norma preponderante e substrato das consequentes.

Sob essas novas concepes, que manifestam um aperfeioamento da eficcia normativa desse modelo jurdico, valores, tais quais a vida, a dignidade da pessoa humana, eficcia e funcionalidade do aparato poltico, justia, so captados no ato da Constituio, na forma de princpios. Od princpios jurdicos constitucionais possuem a mais alta condio normativa, e organizam-se, segundo Canotilho, em trs nveis: racionabilidade tica, poltica e jurdica. Por um ponto de vista j superado, positivista, serviam os princpios unicamente a preencher lacunas das regras, tal qual estipulado no art. 4 da LICC e no art. 126 do Cdigo de Processo Civil. Hoje, eles so a base de qualquer hermenutica. A partir desses princpios fundamentadores, consolida-se a Democracia Constitucional Contempornea, nas palavras do autor, onde desde as leis a atos administrativos podem ser contrastados com base na carta constituinte. Ruy Samuel Espndola encerra sua dissertao com ao apelo ao leitor, para que nos faamos guardies dos direitos constitucionais, mais que indivduos regidos pela Carta. [...] n'est pas juste parce qu'elle est loi ; mais elle doit tre loi parce qu'elle est juste, in le spirit de les lois.

Vous aimerez peut-être aussi