Vous êtes sur la page 1sur 7

Energia no renovvel

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete suacredibilidade (desde Fevereiro de 2008). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como
referenciar e citar as fontes.

Recursos energticos no-renovveis o nome atribudo aos recursos naturais que, quando utillizados, no podem ser repostos pela ao humana ou pela natureza, a um prazo til. Tanto os combustveis fsseis como os nucleares so considerados no renovveis, pois a capacidade de renovao muito reduzida comparada com a utilizao que deles fazemos. As reservas destas fontes energticas iro ser esgotadas, ao contrrio das energias renovveis As fontes de energias no renovveis so atualmente as mais utilizadas. Os combustveis fsseis (petrleo, carvo e gs natural) so fortemente poluidores, libertando dixido de carbono quando queimados; causando chuvas cidas; poluindo solos e gua.
ndice
[esconder]

1 Petrleo 2 Gs natural 3 Carvo mineral 4 Combustveis nucleares 5 Link externo

[editar]Petrleo
O petrleo um combustvel fssil, produzido h milhes de anos atrs pela presso de material orgnico, e hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da Terra. a principal fonte de energia atual. O petrleo e gs natural so encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatrios), mas tambm em rochas do embasamentocristalino. de fcil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente muito grande, pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes "viles" do chamado aquecimento global, por causa, da sua grande utilizao nos meios de transportes como carros e motos.

[editar]Gs

natural

encontrado, geralmente, junto das reservas petrolferas.

a mais barata e menos poluente dos combustveis fsseis, mas de mais difcil extrao, vem sendo utilizadas principalmente pelas indstrias, e pelos automveis, mas vem sendo amplamente utilizados nas casas como gs de cozinha.

[editar]Carvo

mineral

uma das fontes de energia mais abundante mas tambm uma das mais poluentes, utilizado nas turbinas das termeltricas, tem ampla utilizao nas indstrias como combustvel quase que principal. O carvo mineral um combustvel fssil natural extrado do subsolo por processos de minerao. um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustvel. composto primeiramente por tomos de carbono e magnsio sob a forma de betumes. Dos diversos combustveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvo mineral mais abundante.

[editar]Combustveis

nucleares

Um quilo de urnio capaz de produzir tanta energia como um milho de quilos de carvo. uma fonte de radioactividade, pelo que de uso bastante perigoso e complicado, podendo haver vazo do material radiotivos e no existir um modo de tratamento ou de isolamento eficiente dos dejetos ocasionados pela utilizao ampla do urnio enriquecido. Hoje esses materiais vem sendo estocados em grandes piscinas para o seu resfriamento, mas no h previso para que esses materiais voltem ao "normal"

Energias No Renovveis

As fontes de energia no renovveis so aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilizao. Uma vez esgotadas, as reservas no podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia no renovveis os combustveis fsseis (carvo, petrleo bruto e gs natural) e o urnio, que a matria-prima necessria para obter a energia resultante dos processos de fisso ou fuso nuclear. Todas estas fontes de energia tm reservas finitas, uma vez que necessrio muito tempo para as repor, e a sua distribuio geogrfica no homognea, ao contrrio das fontes de energia renovveis, originadas graas ao fluxo contnuo de energia proveniente da natureza. Geralmente, as fontes de energia no renovveis so denominadas fontes de energiaconvencionais, uma vez que o sistema energtico actual assenta na utilizao dos combustveis fsseis. So tambm consideradas energias sujas, j que sua utilizao causa directa de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruio de ecossistemas, danos em bosques e aquferos, doenas, reduo da produtividade agrcola, corroso de edificaes, monumentos e infra-estruturas, deteriorao da camada de ozono ou chuva cida. Sem esquecer os efeitos indirectos como os acidentes em sondagens petrolferas e minas de carvo ou a contaminao por derramamentos qumicos ou de combustvel. Actualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energtico que privilegia o uso de fontes de energia no renovveis o denominado efeito de estufa. As instalaes que utilizam combustveis fsseis no produzem apenas energia, mas tambm grandes quantidades de vapor de gua e de dixido de carbono (CO2), gs que um dos principais responsveis pelo efeito de estufa do planeta. A par

deste, so ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os xidos de azoto (NO x), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC). Estes gases, por sua vez, provocam uma srie de modificaes ambientais graves e cuja concentrao na atmosfera causa a poluio das cidades, a formao de chuvas cidas, de nvoa (denominada smog fotoqumico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentraes elevadas de ozono troposfrico. O recurso energia nuclear surgiu como uma soluo possvel face ao problema do efeito de estufa (no so emitidos gases poluentes para a atmosfera; contribui para a diversificao das fontes de energia, diminuindo a vulnerabilidade do pas s oscilaes de preo dos combustveis fsseis; etc.) mas os riscos inerentes produo de energia elctrica recorrendo a esta fonte (perigo de exploso nuclear e de fugas radioactivas; produo de resduos radioactivos; contaminao radioactiva; etc.), sem esquecer tambm o custo elevado de construo e manuteno das instalaes, contribuem significativamente para que o uso desta fonte de energia continue a ser encarada, por muitos, como um risco desaconselhvel. Outro problema que resulta de um sistema energtico baseado na utilizao de combustveis fsseis a dependncia econmica dos pases no produtores das matrias-primas. Em alternativa, as energias renovveis so geralmente consumidas no local onde so geradas, isto , so fontes de energia autctones. Desta forma, possvel diminuir a dependncia dos fornecimentos externos e contribuir ainda para o equilbrio interterritorial e para a criao de postos de trabalho em zonas mais deficitrias. Neste sentido, estima-se que as energias renovveis so responsveis pela criao de cinco vezes mais postos de trabalho do que as convencionais, que geram muito reduzidas oportunidade de emprego, atendendo ao seu volume de negcio. O rpido crescimento observado para o consumo energtico, com todos os problemas inerentes ao actual modelo energtico baseado nas energias no renovveis, fazem com que seja imprescindvel propor um novo modelo baseado na eficincia e na poupana energticas e na implementao das energias renovveis. importante ter em conta que os impactos ambientais, resultantes do modelo vigente, tm um grande custo socio-econmico para a sociedade. Em virtude de um modelo energtico insustentvel, o homem est sujeito s consequncias econmicas que dai resultam, bem como, aos impactos negativos da deteriorao do meio ambiente.

Carvo

O carvo uma rocha orgnica com propriedades combustveis, constituda maioritariamente por carbono. A explorao de jazidas de carvo feita em mais de 50 pases, o que demonstra a sua abundncia. Esta situao contribui, em grande parte, para que este combustvel seja tambm o mais barato. Inicialmente, o carvo era utilizado em todos os processos industriais e, ao nvel domstico, em fornos, foges, etc. Foi, inclusive o primeiro combustvel fssil a ser utilizado para a produo de energia elctrica nas centrais trmicas. Refira-se que, em 1950, o carvo cobria 60% das necessidades energticas mundiais, mas actualmente esta percentagem sofreu uma reduo significativa. Nos dias de hoje, devido ao petrleo e seus derivados, deixou de ser utilizado na indstria, com excepo da metalrgica, e do sector domstico. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas disponveis durem para os prximos 120 anos. O principal problema da utilizao do carvo prende-se com os poluentes resultantes da sua combusto. De facto, a sua queima, conduz formao de cinzas, dixido de carbono, dixidos de enxofre e xidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combusto dos restantes combustveis fsseis.

Petrleo

O petrleo um leo mineral, de cor escura e cheiro forte, constitudo basicamente por hidrocarbonetos. A refinao do petrleo bruto (ou crude) consiste na sua separao em diversos componentes e permite obter os mais variados combustveis e matrias-primas. As primeiras fraces da refinao (isto , os primeiros produtos obtidos) so os gases butano e o propano, que so separados e comercializados individualmente. No entanto, podem tambm ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petrleo liquefeitos (GPL). Um dos principais objectivos das refinarias obter a maior quantidade possvel de gasolina. Esta a fraco mais utilizada do petrleo e, tambm, a mais rentvel, tanto para a indstria de refinao como para o Estado. Saliente-se que, todos os transportes, a nvel mundial, dependem da gasolina, do jet fuel (usado pelos avies) e do gasleo. Por esta razo, as refinarias tm vindo a desenvolver, cada vez mais, os processos de transformao das fraces mais pesadas do petrleo bruto em gasolina e gasleo. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas planetrias de petrleo se esgotem nos prximos 30 ou 40 anos.

Trata-se de um combustvel muito nocivo para o ambiente em todas as fases do consumo:

durante a extraco, devido possibilidade de derrame no local da prospeco; durante o transporte, o perigo advm da falta de fiabilidade dos meios envolvidos, bem como, da utilizao de infra-estruturas obsoletas; na refinao, o perigo de contaminao atravs dos resduos das refinarias uma realidade e no momento da combusto, devido emisso para a atmosfera de gases com efeito de estufa.

Gs Natural

O gs natural um combustvel fssil com origem muito semelhante do petrleo bruto, ou seja, formou-se durante milhes de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petrleo, encontra-se em jazidas subterrneas, de onde extrado. A principal diferena prende-se com a possibilidade de ser usado tal como extrado na origem, sem necessidade de refinao.

Actualmente, Portugal recebe o gs natural proveniente da Arglia atravs de gasoduto. Junto s zonas de consumo, urbano e/ou industrial, o gs natural passa dos gasodutos para as redes de distribuio, que so instaladas, regra geral, por baixo dos passeios ou das bermas das estradas, e atravs das quais chega a casa dos consumidores. Constitudo por pequenas molculas apenas com carbono e hidrognio, o gs natural apresenta uma combusto mais limpa do que qualquer outro derivado do petrleo. Acresce tambm, que no que respeita emisso de gases com efeito de estufa (dixido de carbono, dixido de enxofre e xidos de azoto), a combusto do gs natural apenas origina dixido de carbono e uma quantidade de xidos de azoto muito inferior que resulta da combusto da gasolina ou do fuelleo.

Energia Nuclear

A energia nuclear produzida atravs das reaces de fisso ou fuso dos tomos, durante as quais so libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia elctrica. A fisso nuclear utiliza o urnio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustvel e consiste na partio de um ncleo pesado em dois ncleos de massa aproximadamente igual. Ainda que a quantidade de energia produzida atravs da fisso nuclear seja significativa, este processo apresenta problemas de difcil resoluo:

perigo de exploso nuclear e de fugas radioactivas; produo de resduos radioactivos; contaminao radioactiva e poluio trmica.

Em alternativa, a energia nuclear pode tambm ser produzida atravs do processo de fuso nuclear, que consiste na unio de dois ncleos leves para formar outro mais pesado e com menor contedo energtico, atravs do qual se libertam tambm grandes quantidades de energia. Este processo envolve tomos leves, como os de deutrio, tritio ou hidrognio, que so substncias muito abundantes na natureza. De referir, que o impacto ambiental resultante do processo de fuso muito menor, quando comparado com o da energia nuclear produzida por fisso. Actualmente, esta fonte de energia encontra-se ainda numa fase experimental, j que a tecnologia ainda no conseguiu criar reactores de fuso devido s altas temperaturas necessrias para levar a cabo o processo. Enquanto no se conseguir encontrar uma forma segura de utilizar a energia nuclear e de proceder ao tratamento eficiente e durvel dos resduos resultantes desta actividade, esta continuar a ser encarada como um rico desaconselhvel. Em Portugal, no existem centrais nucleares. No entanto, consumimos electricidade que provm delas. Ainda que as nossas centrais tenham capacidade para produzir energia elctrica suficiente para suprir as necessidades actuais, a realidade que, em alguns momentos ocorrem picos de consumo e preciso importar energia. A Espanha a nossa fornecedora de energia elctrica nessas alturas. Como este pas utiliza a energia nuclear, fcil constatar como esta entra em Portugal.

Fontes de Energia: renovveis (esquerda) e no renovveis (direita)

As fontes de energia so de fundamental importncia, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substncias, aps serem submetidas a um processo de transformao, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc. Contudo, foi com o advento das Revolues Industriais, juntamente com a intensificao do processo de urbanizao, que a utilizao das fontes energticas teve um aumento extraordinrio. O atual modelo capitalista altamente dependente de recursos energticos para o funcionamento das mquinas industriais e agrcolas; os automveis tambm necessitam de combustveis para se deslocarem; e a urbanizao aumentou a demanda de eletricidade. Diante desse cenrio, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas de origem fssil (carvo, gs natural, petrleo), e sua queima libera vrios gases responsveis pela poluio atmosfrica, efeito estufa, contaminao dos recursos hdricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente. Outro aspecto negativo que essas fontes no so renovveis, ou seja, elas se esgotaro da natureza. Segundo estimativas da Agncia Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a mdia de consumo das ltimas dcadas, as reservas de petrleo e gs natural iro se esgotar em 100 anos e as de carvo, em 200 anos. A energia nuclear, tambm de origem no renovvel, motivo de vrias manifestaes contra o seu uso, pois pode haver a liberao de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrnia) e em Fukushima Daiichi (Japo). Com o intuito de diversificar a matriz energtica, vrias pesquisas foram desenvolvidas para a obteno de fontes limpas e renovveis. Entre elas esto a energia solar (obtida atravs do Sol), energia elica (dos ventos), energia das mars (correntes martimas), biomassa (matria orgnica), hidrulica (das guas), entre outras. Estas fontes, alm de serem encontradas em abundncia na natureza, geram menos impactos ambientais. Confira os artigos disponibilizados nessa subseo e conhea as caractersticas das diferentes fontes de energia. Boa leitura! Por

Wagner

de em

Cerqueira

Francisco Geografia

Graduado Equipe Brasil Escola

Vous aimerez peut-être aussi