Vous êtes sur la page 1sur 13

INFORMAES AERONUTICAS

FINALIDADE

O servio de Informao Aeronutica (AIS) um Servio criado com a finalidade de reunir, compilar, editar e divulgar informaes aeronuticas relativas ao territrio de um pas e s reas fora dele em que o pas seja responsvel pelo Servio de Trfego Areo por acordo internacional.

A SIGLA A sigla AIS origina-se do ingls Aeronautical Information Service.

O QUE INFORMAO AERONUTICA a informao necessria segurana, regularidade e eficincia da navegao area.

NORMAS E MTODOS O documento bsico que contm as normas e mtodos recomendados para os Servios de Informao Aeronutica o Anexo 15 Conveno de Aviao Civil Internacional, da qual o Brasil um pas membro.

CONVENO DE AVIAO CIVIL INTERNACIONAL o apndice principal e resultado da Conferncia de Chicago, de 1944, onde 54 pases reuniram-se em torno do tema Aviao Civil. , tambm, a base documental da Organizao da Aviao Civil Internacional (OACI), qual agregam-se os demais documentos, originalmente criados ou resultantes da evoluo dos diferentes enfoques.

ORGANIZAO DA AVIAO CIVIL INTERNACIONAL (OACI) Fundada em 1947, pode tambm ser considerada um dos resultados prticos da Conferncia de Chicago. Em seguida a sua estruturao, torna-se um Organismo da ONU, com status de agncia especializada para a aviao civil e com sede em Montreal, no Canad. O Brasil um dos pases membros da OACI, participando do seu Conselho desde a sua criao.

NO BRASIL O Servio de Informao Aeronutica estabelecido no Brasil, uma das reas que compoem o Sistema de Proteo ao Vo, um dos cinco Sistemas utilizados no Gerenciamento e Controle do Espao Areo Brasileiro.

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAO AREO (DECEA) Organizao Militar do Comando da Aeronutica, responsvel pelo Gerenciamento e Controle do Espao Areo Brasileiro e rgo central do Sistema de Proteo ao Vo (vide site "decea.gov.br").

SALA A I S o rgo do Servio de Informao Aeronutica, estabelecido em um aerdromo com o objetivo de prestar servio de informao prvia ao vo e receber os planos de vo que so apresentados antes da sada das aeronaves, bem como os informes referentes ao servio de trfego areo.

Este o smbolo que indica a localizao das Salas AIS nos aerdromos, as quais devem situar-se em local de fcil acesso para os usurios, nas proximidades do ptio de estacionamento das aeronaves e junto aos rgos de despacho de vo das empresas areas, do Posto de Fiscalizao de Aviao Civil (P F A C), do Centro Meteorolgico de Aerdromo (C M A), da Estao de Comunicaes (Z W / E T A) e do representante da administrao do aerdromo.

PLANO DE VO So as informaes especficas, relacionadas com um vo planejado ou com parte de um vo de uma aeronave, fornecidas aos rgos de trfego areo. Estas informaes, para casos especficos, podem ser apresentadas tambm sob a forma de Notificao de Vo.

PLANEJANDO UM VO As informaes sobre aerdromos e rotas, necessrias ao planejamento de um vo, so a matria-prima do A I S. Em uma Sala A I S, estas informaes esto disponveis aos aeronavegantes atravs de publicaes, cartas aeronuticas, avisos e aprontos meteorolgicos.

INGRESSANDO NO SISTEMA O local adequado para o preenchimento e entrega do Plano de Vo (*) a Sala A I S do aerdromo de partida. O operador da Sala A I S tem, entre suas atribuies, receber, conferir e encaminhar os Planos de Vo. Deste trabalho inicial decorrer a AUTORIZAO para realizao do vo (emitida pelo Centro de Controle de rea A C C) e informada pelo rgo do Servio de Trfego Areo do aerdromo (Torre de Controle ou Rdio) ao piloto de uma aeronave que dele pretenda partir. (*) Com exceo dos Planos de Vo Repetitivos e Planos de Vo AFIL.

METEOROLOGIA

prestado nos aeroportos atravs das Estaes Meteorolgicas de Superfcie (EMS), Estao Meteorolgica de Altitude (EMA) e Cent Meteorolgicos de Aerdromo (CMA), pelos Profissionais de Meteorologia (PMET) Observadores Meteorolgicos (OBM), que coletam meteorolgicas referentes aos aerdromos e rotas areas da rea de interesse dos aeronavegantes, para posterior exposio nas Sa Informaes Aeronuticas (Sala AIS) dos respectivos aeroportos.

ABRIGOS METEOROLGICOS:

So, em geral, confeccionados em madeira, com paredes duplas de venezianas, com assoalhos de tiras espaada pintado de branco e que envolvam os termmetros de tal maneira que os protejam da influncia exterior indesej termmetros em seu interior devero ficar afastados de suas paredes e a um altura entre 1,25 a 2m sobre o solo por grama curta.

AERDROMO: rea definida de terra ou de gua (que inclue todas suas edificaes, instalaes e equipamentos) destinada total ou parcialmente movimento em superfcie de aeronaves. Conforme anexo 3 FAB.

AEROPORTO: Extenso de terra ou gua adaptada para o pouso e decolagem de aeronave e que possui instalaes para seu abrigo, suprimento e usado para receber ou embarcar regularmente passageiros ou carga area. O termo militar corrente para aeroporto e aerdromo.

ALTURA DAS NUVENS:

Camada ou massa sobre a estao pode ser determinada com emprego de bales, medida por instrumentos denominados tetmetro de aeronaves ou atravs de calculo.

ANEMMETRO:

um instrumento que mede os parmetros mais crticos para a operao dos aeroportos, ou seja, a direo e a velocidade do vento. sensor com torre situado na pista, e um indicador digital na Torre de controle.

ARCO-RIS: um fenmeno que apresenta todas as cores do espectro. produzido pela refrao da luz do sol nas gotas de chuva ou chuvisco.

CENTRO METEOROLGICO AERONUTICO:

Centro encarregado de fornecer informaes meteorolgicas s tripulaes de vo. Pode ser de primeira, segunda ou terceira classe.

CHUVAS ISOLADAS: So chuvas decorrentes de nebulosidade com grande desenvolvimento vertical, e, geralmente, pouco desenvolvimento horizontal, o atinjam apenas micro regies.

CHUVAS OCASIONAIS OU ESPARSAS:

So chuvas com carter intermitente, normalmente decorrentes de nebulosidade com pouco desenvolvimento vertical e grande dese horizontal, envolvendo uma regio de forma homognea.

CICLONE TROPICAL:

Reside no fato de ser ele uma rea de concentrao de energia cintica na atmosfera, ou seja, de ventos fortes. Que ocorrem no Ver latitudes tropicais martimas, onde as temperaturas mais baixas ficam entre 27 C e 28 C, em mdia. Desenvolvem mais energia qu ciclones e apresentam como caractersticas fsica, em Centro relativamente calmo, chamado "olho ".

CORTANTE DE VENTO:

o fenmeno prximo superfcie capazes de implicar nas operaes areas nos aerdro aeronave est voando com velocidade prxima a sua velocidade de perda (STALL), qu intensidade do vento acarretar considervel ganho ou perda de sustentao. O fenmeno p em uma camada que se estende (na vertical), em mdia, da superfcie do terreno ou gua at

CUMULONIMBUS:

Nuvem densa, de grande dimenso vertical (Torre), cujo topo se apresenta liso, fibroso ou estriado e que se sempre achatado, assem bigorna com vasto penacho cirroso. Por definio o cumulonimbus uma nuvem acompanhada de relmpago, trovo por vezes sarai

ENCOBERTO: Usado para indicar a predominncia de cu totalmente encoberto.

ESTAO METEOROLGICA DE SUPERFICIE:

o local onde o operador faz as observaes de um ou de diversos elementos meteorolgicos que esto aconte seu turno de servio.

FOTOMETEORO:

um fenmeno luminoso produzido pela reflexo, refrao, difrao ou difuso da luz solar ou lunar, ou por descargas eltricas na a

FRENTES: uma linha de interseo entre duas massas de ar, de caractersticas / propriedades diferentes.

FURACO: a mesma denominao de ciclone tropical, recebe o nome de furaco (hurricane) para os que se formam sobre o Atlntico Norte.

GEADA:

Orvalho congelado que forma, camada branca de gelo cristalino, em geral feito de escamas, agulhas, penas ou leques, e que se form anloga ao orvalho, mas com temperaturas inferiores a 0 C.

GELO CLARO: brilhante, translcido e vtreo. Forma-se por congelao sobre os aeroflios das aeronaves, formando assim, uma camada de gelo lentamente, muito difcil a sua remoo. O gelo claro forma mais fcil e comumente entre 0 C e - 10 C.

GRANIZO:

uma forma de precipitao slida, formada por pequenas pedras de gelo (granizo pequeno, com dimetro mdio menor que 5 mm) pedras de gelo (granizo, tambm conhecido como saraiva, com dimetro igual ou superior a 5 mm) geralmente transparentes mas m opacas e rgidas (saraiva) que se precipitam na forma de pancadas, produzidos por nuvens cumulus congestus (TCU) ou mais comum cumulunimbos(CB).

HIDROMETEOROS:

So aqueles elementos constitudos base de gua e que so encontrados na atmosfera nos trs estados fsicos: slido, lquido e ga

LITOMETEORO:

o nome dado as impurezas constitudas de partculas minsculas de matria slida, em suspenso no ar, geralmente de origem mi contribuem para a reduo da visibilidade. Essas partculas constituem-se em ncleos higroscpicos contribuindo decididamente para de vapor de gua, gerando muitas vezes uma mistura de nvoa mida e nvoa seca, difcil de serem distinguidas.

MASSA DE AR:

Uma massa de ar pode ser definida como uma grande poro de ar de grande espessura, de caractersticas mais ou menos homogn horizontal. Quando elas se formam sobre os oceanos so denominadas martimas e quando se formam sobre os continentes so den continentais.

MEDIDA DE PRECIPITAO:

O que significa 1 MM de precipitao? R. significa que, cada 1 mm de precipitao num intervalo de 24 horas, equivale a proporo de 1 litro de gua por m2 da regio ond registro est unidade de medida foi adotada pela OMM (Organizao Mundial de Meteorologia).

NEBLINA: Nevoeiro; nvoa densa e rasteira.

NEBULOSIDADE: Pequenas gotas de gua provenientes da condensao do vapor de gua, e que, por muito leves, ficam em suspenso na atmosfera nevoeiro e da nuvem.

NEVOEIRO:

um fenmeno meteorolgico em que gotculas de gua extremamente pequenas flutuam no ar e que, por conveno, reduzem a vi menos de 1.000m. O nevoeiro difere das nuvens apenas por estar colado a superfcie do solo.

NUBLADO: Nessa situao, a nebulosidade predominante ocupar metade ou mais da abbada celeste, porm, sem cobrir a sua totalidade.

NUVENS ALTAS:

Encontradas apartir de 20.000 a 60.000 ps (6 a 18 Km ) so trs tipos de gneros que identificada pelos nomes de Cirrus (isolada (forma de lenol) e Cirrocumulus (forma de amndoas).

OBSERVAO SUPERFCIE: a verificao, por meios instrumentais e visuais, dos elementos que, em conjunto, representam as condies meteorolgicas, num num dado local.

PARCIALMENTE NUBLADO:

Usado para informar que no ocorrero fenmenos meteorolgicos de relevncia, e que a nebulosidade predominante ir cobrir men abbada celeste.

PLUVIGRAFO:

So instrumentos que alm de acumularem a precipitao, registram graficamente e em alguns casos, de maneira contnua, a quant precipitao e o momento em que ela cai.

PONTO DE ORVALHO:

a temperatura na qual a umidade do ar se condensa quando ocorre resfriamento, sem alterar a presso atmosfrica e a quantidade gua nele presente.

PRECIPITAO:

Na informao de precipitao (chuva ocasional, chuva esparsa, chuva isolada, chuvisco, granizo e outros), eventualmente, so nece complementos que relatem a forma como iro se processar na atmosfera e no local. Colocamos a seguir, os mais conhecidos.

PSICRMETRO:

Dois termmetros fixados em uma haste compem o instrumento. Um dos termmetros tem seu bulbo mantido mido por meio de u

molhada em gua pura. Com os valores das temperaturas obtidas dos termmetros de bulbo seco e bulbo mido pode-se chegar aos umidade relativa e do ponto de orvalho.

RELMPAGO: a fasca luminosa causada pela descarga de eletricidade atmosfrica.

SISTEMA FRONTAL:

Sistema de frente delineado sobre uma carta sintica de superfcie. A posio do sistema frontal ou de linhas de descontinuidade pro determinada, levando em considerao o mapa real analisado e a posio mdia obtida por fotos de satlites, confrontando-se com a prognosticadas para aquele horrio.

TETMETRO:

Instrumento situado junto a cabeceira da pista, utilizado para medir a altura da camada de nuvens, indicando qual operao da Aeroporto.nstrumento situado junto a cabeceira da pista, utilizado para medir a altura da camada de n qual o teto de operao da Aeroporto.

TORNADO:

Os ventos na circulao do tornado podem alcanar velocidades superiores a 300 ns. No interior do funil, as for Convectivas provocadas transportam da superfcie para dentro da nuvem tudo o que for leve e estiver solto na s folhas, madeira, papel, caixas, alm de poeira e areia. Quando elas se formam sobre os oceanos so denominad quando se formam sobre os continentes so denominadas continentais.

TROMBA D GUA:

um tubo idntico ao tornado, com apenas a diferena de ocorrer sobre superficies lquidas, como lagos, rios e mares. Neste caso, a do funil eleva para os ares a gua da superficie, dando por isso o nome de tromba d gua ao fenmeno.

TROVO: o rudo produzido pela descarga eltrica devido a expanso explosiva do ar, ou, a manifestao sonora do relmpago que se viu

TROVOADA:

uma tempestade local produzida por nuvens cumulonimbus acompanhada de relmpagos e troves. Ela particularmente perigosa porque sempre acompanhada de fortes rajadas de vento, turbulncia e formao de gelo, chuva forte e granizo.

TUFO: a mesma denominao de Ciclone Tropical, recebe o nome de Tufo (Typhoon) para os que se formam no Pacfico Norte.

TELECOMUNICAES AERONUTICAS
TELECOM Servio que consiste na troca de informaes, atravs da veiculao de mensagens, entre Estaes de Telecomunicaes Aeronuticas, a respeito da movimentao e tudo o mais que se relacione com os vos das aeronaves. So mensagens sobre planos de vo, horas estimadas de chegadas, atrasos, acionamento de recursos de prestao de socorro e outras informaes sem as quais no haveria a segurana necessria para a realizao dos vos. Esse Servio, tambm chamado de Servio Fixo Aeronutico, executado pelos Operadores de Estaes Aeronuticas (OEA).

AFIS Em aeroportos com movimento de aeronaves reduzido, onde no haja ainda a necessidade de controle de trfego areo, esses profissionais podero prestar, tambm, o Servio de Meteorologia e Servios de Trfego Areo, que no incluiro o Servio de Controle. Nesses casos, o Operador da Estao de Telecomunicaes Aeronuticas poder prestar o Servio de Telecomunicaes Aeronuticas, de Informaes Meteorolgicas e de Informao de Vo de Aerdromo, informaes teis e necessrias para que os pousos e decolagens aconteam de forma segura, porm sempre sob inteira responsabilidade decisria dos pilotos em comando.

METEOROLOGIA Em aeroportos com movimento de aeronaves reduzido, onde no haja ainda a necessidade de controle de trfego areo, esses profissionais podero prestar, tambm, o Servio de Meteorologia e Servios de Trfego Areo, que no incluiro o Servio de Controle. Nesses casos, o Operador da Estao de Telecomunicaes Aeronuticas poder prestar o Servio de Telecomunicaes Aeronuticas, de Informaes Meteorolgicas e de Informao de Vo de Aerdromo, informaes teis e necessrias para que os pousos e decolagens aconteam de forma segura, porm sempre sob inteira responsabilidade decisria dos pilotos em comando.

AIS - SERVIO DE INFORMAES AERONUTICAS Em aeroportos com movimento de aeronaves reduzido, onde no haja ainda a necessidade de controle de trfego areo, esses profissionais podero prestar, tambm, o Servio de Meteorologia e Servios de Trfego Areo, que no incluiro o Servio de Controle. Nesses casos, o Operador da Estao de Telecomunicaes Aeronuticas poder prestar o Servio de Telecomunicaes Aeronuticas, de Informaes Meteorolgicas e de Informao de Vo de Aerdromo, informaes teis e necessrias para que os pousos e decolagens aconteam de forma segura, porm sempre sob inteira responsabilidade decisria dos pilotos em comando.

TRFEGO AREO E SEGURANA DE VO


(ATM/SEGCEA)

As atividades relacionadas com o vo de uma aeronave comeam muito antes da sua decolagem, pois os pi informaes prvias, meteorolgicas e de carter geral, sobre o vo pretendido, para fazer o seu Plano de V apresentado e encaminhado a todos os aerdromos e rgos de Navegao Area envolvidos. A partir da de necessrias outras informaes e instrues e, conseqentemente, entram em cena outras atividades de Na tambm visando a proteo desse vo at o pouso com segurana no respectivo aerdromo de destino.

A Navegao Area , pois, um conjunto de atividades, interdependentes, que visam proteger o vo das aer momento em que o piloto planeja a sua realizao at o momento do pouso. Essas atividades so os Servi Area que compreendem o Servio de Informaes Aeronuticas (AIS), o Servio de Informaes Meteorolgicas (MET), o Servio Telecomunicaes Aeronuticas (COM) e os Servios de Trfego Areo (ATS).

As atividades de Navegao Area, no Brasil, seguem o padro tcnico internacional ditado pela Organizao de Aviao Civil Intern com sede em Montreal, no Canad.

O Comando da Aeronutica o rgo responsvel pela administrao e prestao dos Servios de Navegao Area no Brasil, atrav Eletrnica e Proteo ao Vo (DEPV) e pelo controle, superviso e fiscalizao da aviao civil, atravs do Departamento de Aviao ambos com sede no Rio de Janeiro.

Os Servios de Navegao Area so prestados por militares e civis dos rgos de Navegao Area da DEPV e tambm so presta profissionais civis de Empresas de Transporte Areo, de Administraes Estaduais ou Municipais ou de empresas pblicas como a IN de administrar 66 aeroportos brasileiros, a partir de 1996 passou a prestar Servios de Navegao Area em 39 Aeroportos e a res administrao de 51 Unidades Tcnicas de Apoio UTA (Auxlios Rdio Navegao Area).

OS SERVIOS DE TRFEGO AREO (ATS)

So prestados nos aeroportos pelos Profissionais de Trfego Areo Controladores de Trfego Areo (PTA-CTA), nas Torres de Con Aerdromos (TWR), nos Controles de Aproximao e Sada (APP) e nos Centros de Controle de rea (ACC). Esses profissionais emi instrues dentro de suas respectivas reas de jurisdio, controlando e separando as aeronaves em vo, dando-lhes informaes quando necessrio, os recursos de prestao de socorro e de busca e salvamento.

As Torres controlam uma rea de mais ou menos 5 Km de raio em torno do aerdromo; os APP controlam uma rea de mais ou me em torno do aerdromo e os ACC controlam o vo nas aerovias, que so corredores areos, balizados por Auxlios Rdio Navega estas reas de 70 Km de raio existentes em torno dos aerdromos.

Em reas de maior movimento de trfego, os rgos de Navegao Area podem dispor de equipamento RADAR que possibilita o a visual da progresso das aeronaves em uma tela, proporcionando diminuio das separaes, rapidez e economia, com aumento da

A NAVEGAO AREA NA INFRAERO

A INFRAERO administra 66 aeroportos brasileiros, 51 Unidades Tcnicas de Apoio (UTA) e presta Servios de Navegao Area em Existe uma Superintendncia de Navegao Area na sede da Empresa, em Braslia, que coordena e supervisiona as atividades de atravs das Gerncias e Coordenadorias de Navegao Area dos diversos Centros de Negcios. O CNPA administra 11 aeroportos Brasil, prestando Servios de Navegao Area em 05 desses aeroportos: Londrina (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas ( Em todos esses locais, Profissionais de Navegao Area pertencentes INFRAERO, juntamente com os Profissionais das demais r Empresa, trabalham para que os vos sejam agradveis e, sobretudo, seguros. ALTURAS MNIMAS para vos de aeronaves de pequeno porte

As Regras de Vo Visual (VFR) valem para todas as aeronaves que se propem a voar dentro destas normas, ou seja, tanto as de p quanto as de mdio ou de grande porte devero ater-se a determinados limites e procedimentos previstos.

Para manter Regras de Vo Visual. as aeronaves devem voar em condies de visibilidade, distncia de nuvens, velocidade, nvel d com o solo ou gua, de acordo com os mnimos estabelecidos pelas Regras do Ar.

Esses mnimos citados no pargrafo anterior, permitem ao piloto em comando de uma aeronave voando sob Regras de Vo Visual ( sua prpria separao em relao a obstculos e demais aeronaves por meio do uso da viso.

No que se refere a altura, exceto em operaes de pouso e decolagem, o vo sob Regras de Vo Visual no dever ser efetuado so povoados, lugares habitados ou sobre grupos de pessoas ao ar livre, em altura inferior a 300m, acima do mais alto obstculo existe 600m em torno da aeronave.

Em lugares no citados no pargrafo acima (lugares desabitados ou sobre a gua), as aeronaves sob Regras de Vo Visual no dev inferior a 150m acima do solo ou da gua. Fonte: ICA 100-12, de 16.02.2006 (Instruo do Comando da Aeronutica, Captulo 5).

INFORMAO PARA INGRESSO


COMO INGRESSAR NA CARREIRA PROFISSIONAL

METEOROLOGIA Seleo: o processo seletivo realizado atravs de concursos pblicos, existentes em duas modalidades, nas seguintes condies:

1- Concurso Pblico para profissionais com prvia habilitao em Meteorologia.Nesta modalidade, o candidato realiza prova contendo questes objetivas de lngua portuguesa e inglesa, e conhecimentos tcnicos de meteorologia. Os aprovados sero recrutados segundo a necessidade da INFRAERO. 2- Concurso Pblico para cadastro de reserva de profissionais de navegao area Candidatos sem habilitao prvia em Meteorologia, realizam concurso pblico que envolve trs fases: a) Prova contendo questes objetivas de matemtica, fsica, e lnguas portuguesa e inglesa. b) Os aprovados realizaro testes e entrevista psicolgica que visam avaliar a capacidade da adaptao do indivduo rea especfica de navegao area. c) Em complemento fase anterior, para ser admitido, o candidato dever ser considerado apto em exames de sade. Uma vez vencidas as etapas anteriores, seguindo a necessidade da Empresa, o candidato ser encaminhado para curso de especializao em Meteorologia, cujas principais caractersticas so colocadas na seqncia: Durao: 5 meses 3- Requisitos: Nvel escolar: 2 grau completo. Idade: 18 anos ou +, quites com o servio militar e eleitoral. Local de Realizao: So Jos dos Campos - SP 4- Vencimentos: Ser considerado como bolsista ao cargo de Profissional de Meteorologia e passar a receber: - no perodo do CURSO 60% do salrio do cargo. - aps o curso, durante o treinamento prtico 80% do cargo. 5- Matria Abordadas: - Meteorologia Geral (abrangendo os fenmenos meteorolgicos em geral; - Meteorologia Operacional com foco na utilizao Meteorologia pela Aeronutica ( classificao de nuvens, condies visuais para vo , condies para vo instrumentos ); - Publicaes e formulrios de Meteorologia editados pelo Comando da Aeronutica; Codificao e descodificao das mensagens METAR, SYNOP, TAF, AIREP, SPECI. 6- Ambiente de Servio: EMS/CMA/EMA em Aeroportos domsticos e Internacionais; EMS - Estao Meteorolgica de Superfcie; CMA - Centro de Meteorologia de Aerdromo; EMA - Estao Meteorolgica de Altitude. PARA MAIORES INFORMAES RAMAL / E-Mail: 2511 / silvia_farias.cnpa@infraero.gov.br 2514 / alexandre_silva.cnpa@infraero.gov.br 2008 / renato_perfeito .cnpa@infraero.gov.br

TELECOMUNICAES AERONUTICAS Seleo: O processo seletivo consiste em trs fases: 1 - Concurso pblico para o cadastro reserva operacional; 2 - Receber parecer favorvel no exame psicolgico para a funo de Operador de Estao Aeronutica; 3 - Receber parecer favorvel em exame de sade especfico. Durao: 5 meses Requisitos: Aprovao no processo seletivo; Nvel escolar: 2grau completo. Local de Realizao: Instituto de Proteo ao Vo So Jos dos Campos SP Vencimentos: Ser considerado como bolsista ao cargo de Operador de Estao Aeronutica e passar a receber: no perodo do curso 60% do salrio inicial do cargo aps o curso, durante o treinamento prtico 80% do salrio inicial do cargo Matria Abordadas: a) Telecomunicaes Aeronuticas - aprende-se a operar o sistema de telecomunicaes aeronuticas, responsvel por todas as mensagens referentes a proteo ao vo. b) Informaes Aeronuticas - conhecimentos na rea de Informaes Aeronuticas, a qual lida com todas as publicaes que envolvam informaes que possam ser teis ao bom planejamento e realizao de um vo. c) Meteorologia - aprende-se a fazer observaes e confeccionar registros regulares e especiais, os quais so muito importantes para a segurana dos vos. d) Servio de Informao de Vo de Aerdromo AFIS aprende-se a prestar informaes via radiotelefonia para a manuteno da segurana dos vos nas proximidades dos aeroportos. Ambiente de Servio: Estaes de Telecomunicaes Aeronuticas Locais, em aeroportos de pequeno e mdio fluxo de avies, onde executam-se os quatro servios citados acima. PARA MAIORES INFORMAES RAMAL / E-Mail: marcos_freitas.cnpa@infraero.gov.br 2506

INFORMAES AERONUTICAS

PARA MAIORES INFORMAES RAMAL / E-Mail: 2507 / fabricio_pereira.cnpa@infraero.gov.br 2352 / andiara_bittar.cnpa@infraero.gov.br/2592 norberto_nissen.cnpa@infraero.gov.br

CONTROLE DE TRAFEGO AREO PARA MAIORES INFORMAES RAMAL / E-Mail: 2510 / vilmar_silva.cnpa@infraero.gov.br 2520/ andre_kettenhofen.cnpa@infraero.gov.br 2576/silvio_silvello.cnpa@infraero.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi